sábado, 20 de fevereiro de 2016

Título: Técnicas de Estudo - Parte II - Cronograma



Olá concurseiros, Blz? Insane mode:ON?? Haha. Finalmente a parte II está pronta! Risos...

E o cronograma que estou enviando a vocês por email está sendo útil? Pergunto porque o assunto que irei abordar neste post é um complemento da organização dos estudos. Espero conseguir fazer com que vocês compreendam a relevantíssima importância do resumo e também dar um caminho que como chegarem a um resumo realmente eficiente, eficaz e como utilizá-lo.

O resumo deve ser o mais objetivo possível e de rápida leitura para que tenha efetividade; não é só sentar e sair escrevendo tudo que “acha importante” da matéria que fará do seu resumo algo útil. Pelo contrário, quanto mais “coisas importantes” se escreve, menos útil ele se torna. Pode parecer contra-senso o que estou falando, mas explico: Tudo que se aprende durante o estudo tem a sua devida importância e merece a sua atenção, e na próxima prova esse conhecimento poderá ser necessário e fará a diferença entre ser convocado para o Curso de Formação ou continuar estudando para o próximo por mais uns 2/3 anos, assim sendo, se no resumo se escreve o que é importante, e no estudo tudo é importante, logo: Escreve-se a matéria inteira! Usando essa lógica o resumo perde a razão de existir. Então, já vai se “ligando” aí que, não é o fato de a informação ser importante que fará dela merecera de estar no sagrado resumo, risos.

O tamanho de um resumo que a meu ver é o ideal é uma folha (frente/verso) para cada 20 páginas de apostila. Ou seja, se a aula tiver 60 páginas, vai dar 3 folhas de resumo; se tiver 100 páginas, 5 folhas de resumo, isso é excelente, isso é um resumo de qualidade. Estamos falando de uma proporção de 10% resumo/apostila. Imagino que você esteja dizendo: Wellington, é impossível! Hahaha. A maioria dos resumos que vejo, a proporção resumo/apostila varia de 50 a 70%, isso é um absurdo, pelo amor de Deus, chame isso de qualquer outra coisa menos de resumo! Mas não julgo, quando não se tem uma base de como se faz, ele acaba ficando gigante mesmo. Os meus também já foram grandes no início, mas foram grandes porque não tive a oportunidade que vocês estão tendo agora, de ler um texto como esse escrito por quem passou exatamente pela minha situação, pelas mesmas dificuldades, pro mesmo cargo, explicando como é e como se faz e como se usa.

Já disse como deve ser, agora vou tentar lhe explicar como fazê-lo, seguinte: Não pegue uma aula nova e já vai lendo e fazendo resumo, não faça isso! Será um resumo feito às segas! Esse é o primeiro passo: Leia toda a aula e resolva os exercícios, tente apenas entender o assunto, se questionando e respondendo, vai ser difícil não escrever nada, a solução que encontrei foi a seguinte: guarde as canetas e cruze os braços, pode rir de mim, hahaha, mas funciona! Tendo esse primeiro contato com a aula e respondendo os exercícios verá o que realmente é cobrado nas provas sobre aquele assunto, com base nisso, quando for fazer a aula pela segunda vez faça primeiro os exercícios, logo que terminar, aí sim você faz o resumo procurando selecionar as informações do que é cobrado. Dessa forma já vai focando o resumo pra sua prova baseado na prática, e tendo sempre em mente a proporção de 10 páginas de apostila para uma página de resumo, 20 páginas de apostila para duas páginas (1 folha frente/verso).

Pode ser que dependendo do seu nível (iniciante) talvez seja necessário um resumo um pouco maior, sendo assim faça na proporção de 10 a 30%, não mais que isso! E sempre com o intuito de ir reduzindo ele até ficar nos 10%..

Neste momento você deve estar se perguntando porque estou apontando tanto para essa questão de tamanho, simplesmente porque é fundamental na racionalização do tempo! Explico: O ideal é estudar um assunto em um dia e no dia seguinte revisá-lo (creio que você nunca ouviu falar nisso, realmente não é algo que se ver falando por aí), mas como fazer isso sem comprometer as matérias do outro dia? Lendo o resumo pequeno e objetivo! Pela minha experiência, digo que a revisão do dia seguinte é mais importante do que estudar um conteúdo novo. Digo isso porque é comprovado que nós esquecemos muito mais coisas nas primeiras 24 horas do que ao longo de um mês. Seria mais ou menos assim: você decora hoje sobre um assunto, amanhã só irá lembrar de uns 60% (esqueceu 40% em 24h), e daqui a um mês só irá lembra de uns 40%, ou seja, as primeiras 24 horas é o pior momento da memorização, então se você der uma revisada as chances de esquecimento são absurdamente reduzidas, comigo isso foi um descobrimento e tanto, meu estudo ficou muito mais agressivo dessa forma, a minha memorização melhorou muito; desse jeito olhe o que ocorre: Você estuda hoje, amanhã ler o resumo, e no fim de semana revisa novamente e refaça outra vez os exercícios, lhe garanto, fazendo assim não tem como esquecer o assunto! E como o resumo vai ficar pequeno, em uns 5 a 10 minutos você ler ele todo e não atrapalha o cronograma. LEMBRE-SE SEMPRE DE LER O RESUMO! LEIA-O SEMPRE QUE PUDER, DECORE TODO O SEU RESUMO!

Sei muito bem que resumo não é algo simples de se fazer e exige uma certa experiência e prática pra ficar legal, mas eu garanto que se você colocar em prática o cronograma do qual tanto falo e buscar aprender a fazer um resumo objetivo, o seu estudo será muito bem aproveitado.

Tem gente que não acha necessário fazer resumo, ledo engano. Se você não faz resumo, ouso fazer o comentário a seguir: Ou você é um super dotado de elevado QI ou então seu estudo no médio/longo prazo não está rendendo, é insustentável. Conheci lá na ANP alguns que estudaram sem resumo, mas foi um estudo de curtíssimo prazo, coisa de 5 meses de estudo e a maioria que fez assim já possuía uma boa base de estudos anteriores, não saíram do zero...aí tudo bem, o resumo exige um certo tempo a mais, mas não é esse o nosso caso, sequer foi autorizado o concurso, então no mínimo teremos aí talvez até mais de um ano pro próximo de EPF e uns 2 anos pro próximo de APF, portanto, um bom resumo se faz necessário.

Quanto ao resumo que você já fez, veja o tamanho dele e compare com o que estou falando e se envergonhe! Hahahaha. Estou brincando...Eu comprei um caderno novo e fui refazendo meus resumos aos poucos, até porque muito do que está lá você certamente já aprendeu ou não é cobrado em provas, logo não tem necessidade de compor o resumo, portanto, na medida que os estudos forem evoluindo os seus resumos obrigatoriamente devem ir diminuindo, é como se fossem inversamente proporcionais um ao outro.

Infelizmente após a prova em 21/12/2014 me mudei duas vezes, e nessas mudanças acabei perdendo meus cadernos de resumo, se eventualmente eu encontrar eles irei digitar tudo e postar aqui pra vocês. Já deixo aqui a dica, procurem ao menos digitalizar os resumos pra isso não acontecer, e outra coisa, guardem eles bem guardados, resumo de qualidade é trabalhoso pra se fazer, é jóia rara, eu tinha muito ciúmes dos meus, só emprestava pro amigo que estudava junto comigo, e ele só emprestava os dele pra mim, isso porque sabíamos da dificuldade de se fazer bons resumos, então tínhamos muito cuidado, outros colegas me pediam pra levar pra casa pra darem uma lida e eu dizia não! Não por individualismo, mas porque certa vez emprestei e acabaram deixando filhos pequenos “brincar” com meu caderno e perdi 4 páginas de resumo muito bem trabalhadas. Sempre eu falava “não tenho como emprestar, mas se quiser ler, pode sentar aí e leia à vontade!”.

Já pra aqueles que estudam por vídeo aulas, infelizmente não tenho muita experiência, pois meu preparo praticamente todo foi por apostilas do Ponto dos Concursos e do Estratégia. Mas a aplicação é a mesma, você assiste a aula (como se estivesse lendo) e depois responde os exercícios, após isso volte a assistir as aulas e vai anotando o que cai nas provas. Não muda muito.

Espero ter ajudado!

Como dizia o pernalonga: “Isso é tudo pessoal!”. Hahahaha

Bons Estudos, vlw!


Meus posts anteriores:





43 comentários:

  1. Fala rapaziada!!!

    Estas dicas do colega valem ouro. Muitas pessoas estão escrevendo dizendo q se adaptaram bem a metodologia. Gostaria de agradecer mais uma vez a todos colaboradores do blog a ajuda de vcs é fundamental.

    Bons estudos a todos.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Você merece um FO+ :D Excelente post caro APF...demorei um tempo também pra entender isso..mudei várias vezes meu plano de estudo...e agora sei que estou no caminho correto...meu desempenho melhorou.

    Att.
    Davi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom! FO+?! hahahahaha
      FO+ na ANP é lenda... hahahaha
      Arrisco dizer que resumo é a peça chave de um estudo a médio/longo prazo.
      Bons estudos!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha. A ideia do post é exatamente essa! Mas agora tendo um "rumo" a seguir, a evolução será mais rápida!
      Bons estudos!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Boa Wellington! Se não existirem resumos eficientes, fica praticamente impossível manter a manutenção do conhecimento adquirido. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Cara, muito obrigado pelas valiosas dicas. Nunca fui de fazer resumo por acreditar (até ler o seu post) que perderia muito tempo fazendo. Então, sempre grifava as apostilas e nas revisões lia o que tinha grifado. Mas acontece que dessa forma você deve selecionar as revisões do dia pq muitas vezes não dá tempo de revisar tudo, ou seja, aquele tempo que "ganhei" só grifando foi "perdido" aqui (revisões mais lentas). Apesar de estar acostumado com essa minha forma, vou começar a fazer resumos e observar se meu rendimento melhora. Espero que sim.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Estou montando um grupo no zapzap para quem quer fazer parte da policia federal um grupo serio so com assuntos relacionados a PF.

    ResponderExcluir
  7. Olá Alexandre, parabéns pelas postagens e por toda a dedicação com o blog. Tenho uma pergunta, observei no edital que pessoas com miopia e/ou as astigmatismo não passam nos exames da PF, isso é uma regra absoluta? nem mesmo as lentes de contato podem ser utilizadas pelo aluno?
    Desde já agradeço pela colaboração!
    Foco nos estudos guerreiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, o que interessa é quanto fica com a correção! mesmo com óculos você não se enquadra?

      Excluir
    2. Com os oculos vejo perfeitamente Wellington

      Excluir
  8. Gustavo,

    Eu tenho os dois problemas e não uso lentes apenas óculos. Mas aulas de defesa pessoal e educação física retirava o óculos e tudo normal. Provavelmente o edital prevê um limite é neste fato q vc deve se atentar.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifiquei no edital e não me enquadro... a unica saida agora é cirurgia, haja vista que tenho 8 graus em cada olho n me enquadrando nos termos do edital.
      obrigado pelo ajuda.
      abs

      Excluir
    2. Olá Gustavo! Dá uma lida no Anexo III, item 4.1, inciso III do edital. Lá constam as causas de incapacitação para problemas de visão. Se a sua visão fica 100% com correção (óculos ou lentes de contato), vc não será eliminado. Leve o edital e peça para seu oftalmologista analisar. As lentes de contato são uma boa opção para as aulas mais operacionais na ANP. Eu tinha receio, mas me adaptei bem ao uso. Hoje faço até natação com as lentes, com a proteção do óculos de natação é claro, rsrsrs.

      Excluir
    3. Obrigado pela dica amigo, fico muito feliz que tenha me ajudado, já estou com consulta marcada amanhã e levarei para o medico analisar, mas de qualquer forma já é um alivio.
      Abraço!!

      Excluir
    4. olá, após a realização de exame constatei que a minha acuidade visual é de 20/25 em ambos os olhos (com o auxílio dos óculos). verifiquei no edital e observai que lá é descrito da seguinte forma: 20/20 em um dos olhos e até 20/40 em outro.

      Excluir
  9. Alexandre, estou estudando por outro método: ler e ir grifando palavras chaves ( de um modo que quando ler só os grifos, façam sentido) ao final leio só as partes grifadas e parto para os exercícios comentados. No dia seguinte reviso lendo os grifos e fazendo mais exercícios. Reviso a aula da seguinte forma: no dia seguinte, depois de 7 dias , 15 dias e de 30 em 30 dias.

    Fazendo dessa forma gasto 1h:30min para revisar 2 matérias e fazer aproximadamente 25 exercícios de cada matéria.

    Acontece que quando faço um resumo e vou lê-los é como se fosse inútil ( parece que não está rendendo ). Acha que devo fazer resumo? eu sei que quem descobre o melhor jeito de estudar sou eu!Mas queria sua opinião!

    Obrigado guerreiro!Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obs: levo aproximadamente 45 minutos ( revisão ) para cada 50 páginas e fazer 25 questões.

      Excluir
    2. Cara, esse post que fiz foi pontuando a importância do resumo; mas infelizmente não tem como tratar de tudo só em um post. Nesse teu caso, não aconselho grifos, grifos não são resumos; aconselho a fazer resumo! e quanto à sua forma de revisão, o ideal é de no máximo a cada 15 dias pra revisar uma matéria inteira; não sei se entendi bem, vc disse que revisa uma aula a cada 7, 15 e depois de 30 em 30 dias? Acho quase impossível vc coordenar isso, pq são 14 matérias, e cada matéria tem em média umas 8-10 aulas, sendo então mais de 100 aulas ao todo, vc consegue mesmo coordenar essas revisões? Quando vc diz que acha inútil ler um resumo é pq seu resumo provavelmente está muito "inflado", com muita informação desnecessária e inútil. Portanto, seria interessante refazer os resumos seguindo a ideia que dei no post, faz eles dando ênfase ao que realmente cai nas questões. e achar que ler um resumo não está rendendo é até normal dependendo que quantas vezes vc já leu ele. O que se tem que ter em mente é que o resumo não é feito pra vc aprender algo novo, ele é feito pra vc não esquecer o conteúdo, objetivo de manter as informações sempre "frescas" na mente. O resultado disso será apontado nas suas provas de simulados e seu desempenho nos exercícios.

      Excluir
  10. Cada um se adapta a um modo de estudos não existem fórmula mágica. O welligton Macedo colocou algumas postagens falando disso. Particularmente achei excepcional e muitas pessoas estão seguindo este método.

    Já leu? Veja de aprova a técnica. Eu estudava com resumos e gostava, mas varia de pessoa p pessoa.

    Abs

    ResponderExcluir
  11. Alexandre, quanto a prova de natação, é suficiente saber nadar bem(amador é claro) para passar? eu considero que nado bem, mas nunca marquei o tempo e não quero começar treinar natação agora, por isso que pegunto. agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do seu ritmo na natacao.

      Só existe um jeito ir a piscina e pedir para alguém marcar seu tempo. Só assim ficará com a consciência tranqüila.

      Abs

      Excluir
    2. Souza, o que vc tem que fazer é nadar os 50 metros abaixo de 43 segundos. Fazendo isso, já está de boa.

      Excluir
    3. Alexandre Wellington, aproveitando a pergunta do do Souza, vou fazer a minha:
      No TAF a prova de natação é realizada com os óculos de natação ou sem? E já no curso pode usar ou também todos os testes e provas são sem os óculos?

      Excluir
  12. Alexandre e Wellington,
    No exame médico de visão, consta a relação das doenças que torna o candidato incapacitado de aprovação, e uma das doenças que eu me enquadro é o “Ceratocone” (O ceratocone é uma doença da córnea que se caracteriza por um afinamento e deformação progressiva). O meu grau permanece inalterado uns 5 anos.
    Vocês acham que eu devo continuar com o meu sonho, e se necessário entrar com uma liminar?
    No caso do ceratocone, não há correção com cirurgia, enxergo perfeitamente com o óculo. kkkkk

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas como se faz o diagnóstico de ceratocone?

      Excluir
    2. O diagnótisco é feito com exames de topografia e tomografia da córnea.
      Hoje existe alguns graus de ceratocone, muitos casos é sugerido o transplante de córnea ou cirurgias.
      No meu caso não é indicado o processo cirurgico, devido o meu grau de ceratocone ser baixo.
      Hoje eu uso óculos e minha visão fica perfeita, mas sem óculos não vejo nada longe.
      O teste pode ser feito de lentes de contato?

      Excluir
    3. Wellington,
      O manual do concurseiro Robson é muito esclarecedor, vale a pena ler.
      Agora estou mais tranquilo, rumo aprovação. kkk
      Abraço,

      Excluir
  13. Estou vivendo similar situação, como pode constatar nos comentários anteriores, a postura que irei tomar a partir de agora é fazer a minha parte, continuar estudando e treinando. Ontem passei horas pesquisando sobre o assunto e descobri que cada banca tem seu entendimento sobre o tema. Meu foco sempre vai ser a PF mas irei fazer concursos como da PC ou PM, na "pior" das hipóteses ocuparemos um cargo público. Oriento que pesquise em outros editais se sua doença também esta nele, e não desista sem ao menos tentar.
    Espero ter contribuído, Abs.

    ResponderExcluir
  14. Valeu, Gustavo.
    Vou pesquisar no manual do exame medico do concurseiro Robson, pode ser que tenha alguma explicação.
    Abraço,
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia da existência desse manual, olhei ele e me parece ser bem completo.

      Excluir
  15. Fala Rapaziada, preciso sanar uma duvida. Iniciei os estudos no inicio desse ano com foco no próximo concurso de agente. Segundo especulações o próximo concurso deve vim no final de 2017, só que só finalizo minha graduação no primeiro semestre de 2018(eu fazia engenharia mecânica, mas decidi trocar por um curso de tecnólogo semi-presencial. Em qual etapa do concurso e necessário apresentar o diploma em nível superior?

    ResponderExcluir
  16. Quando for pra ANP! Vai dar certinho, ainda que o diploma não esteja pronto, daí vc leva uma declaração da facu informando que já estás formado,porque na real mesmo, a apresentação dele é pra ser feita na posse. Tem gente que faz a ANP ainda cursando o último semestre. Daí faz os trabalhos online e vai resolvendo as coisas. Não tem com o que se preocupar com isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por esclarecer minha duvida Wellington Macedo.
      Abraços

      Excluir