sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Chute Técnico



Olá galera! Blz? E os estudos? Insane Mode: ON?!

Respondendo aos muitos e-mails dos fans, kkkkk, resolvi fazer esse post explicando a minha concepção sobre o chute técnico, estarei me baseando principalmente no meu conhecimento prático e nas análises de dezenas a centenas de gabaritos (CESPE) que verifiquei durante meu preparo. Fiz também algumas pesquisas relacionadas ao assunto enquanto estudava, mas nunca encontrei nada bem sintetizado como o que tentarei fazer nesse post.

SIM, CHUTE TÉCNICO FUNCIONA! PORÉM...ENTRETANTO...TODAVIA... depende do seu nível de estudo; quanto mais preparado você estiver mais ele irá funcionar. Entenda que não estamos falando de um chute às cegas, e sim de uma técnica. E como toda técnica, exige estudo e treino.

Acredito que esse será um dos posts mais intrigantes que vocês já viram, céticos podem não aceitar o que irei falar, mas como dizia Dr. House: “Números não mentem”. xD

Primeiramente, o chute técnico possui diversas linhas de aplicação, abordarei as duas mais conhecidas e, é claro, que mais utilizei.

A primeira delas (se subdivide em 3) não exige tanto conhecimento para ser utilizada, não sei o nome certo, mas sempre chamei de “Questão trancada” ou “Questão Aberta” ou “Questão Semiaberta”.

A “Questão Trancada” engloba as questões que não aceitam outra alternativa, sem a possibilidade de uma segunda opção, exemplo: “APENAS/SOMENTE quem estuda por PDF passa em concurso”. É um exemplo simples, mas a ideia é essa, em tudo que fazemos geralmente tem outra forma de também dar certo (Geralmente há exceções). Esses tipos que questões costumam ter em sua construção um “NÃO É POSSÍVEL”, “APENAS”, “JAMAIS”, “NUNCA” “SOMENTE”, “EM NENHUMA HIPÓTESE”, “DE MODO NENHUM”. Assertivas contendo essas partículas OU EXPRESSANDO ESSES SENTIDOS na gigantesca maioria das vezes está errada, avalio em 80% a possibilidade de tal assertiva ser errada. (Jamais teremos um 100%). Mas se na sua prova tiver 10 questões com essas construções, com certeza você sairá no lucro aplicando a técnica, na pior hipótese você acerta pelo menos 6 e erra 4, ficando com 2+.

A “Questão Aberta” é o oposto da anterior, mas que também tende a estar errada, pois geralmente há exceções; possui os termos “EM QUALQUER CASO”, “DE TODA FORMA”, “SEMPRE”; A probabilidade de estar errada também gira em torno dos 80%. Veja que nem sempre terá esses mesmos termos, você deverá analisar a questão e avaliar qual o sentido que ela está expressando.

Já a “Questão Semiaberta” é o meio termo das duas anteriores, pois nem admite todas as possibilidades como também não inclui apenas uma ou nenhuma. Essas questões geralmente estarão certas. Exprimem a ideia de “Em alguns casos”, “Uma vez ou outra”.

Observe que essas três espécies usam a regra maior que diz: Geralmente há exceção, ou seja, nem tudo é permitido e nem tudo é proibido.

Essa técnica para mim é uma das melhores, pois pode ser aplicada a tudo que for de matéria, nas provas que fiz até hoje sempre apliquei essa técnica, nunca tive prejuízo. Use ela com cautela e a considere apenas como um auxílio, lembre-se que o mais importante é o estudo. E nunca se esqueça dos 20% que faltam para “fechar” a conta. Risos.

Treinem bastante, toda questão que você for responder a partir de hoje, procure primeiro esses termos que disse, e vá aplicando no seu dia a dia, poste aqui os seus resultados dos exercícios. Lhe garanto que funciona.

O “ponto fraco” dessa técnica é que em provas mais elaboradas as bancas tentam ao máximo evitar esses tipos que construções, entretanto, o sentido que os termos expressam dificilmente é completamente evitado, embora se utilizem de outras palavras. xD.

Em uma estimativa por baixo, nas provas de 120 questões, você irá conseguir aplicar essa técnica em cerca de 5 a 10 questões. (Se tratando de chute, é um número elevado).

Tenha em mente que não se passa em um concurso apenas com técnicas de chute, são um auxílio, que se bem aplicadas, irão lhe garantir alguns pontos extras. Imagine quantos não passaram no concurso de APF 2014 e em tantos outros por falta de 1 ponto ;/.

A Segunda técnica é muito mais complexa, e nunca utilizei, mas conheço vários amigos que usaram e hoje estão na PF ou em outros órgãos. Está diretamente ligada a seu nível de estudo. Quanto melhor você estiver, melhor será a sua aplicação.

Funciona da seguinte forma, após você terminar toda sua prova, conte quantas você marcou “C” e quantas “E”; as provas tendem a ter gabaritos balanceados, de modo que 50% de toda a prova será C e a outra metade E. Ou seja, se a prova tiver 120 questões, seu gabarito terá 60 C e 60 E. Dentre tantos gabaritos que analisei, em alguns casos, de fato batiam 60C/60E, porém a grande maioria vem com 62/58; 61/59; 63/57. Veja que não há diferenças exorbitantes, há um equilíbrio, e é nisso que tiramos vantagem. Então, no fim você contou e digamos que tenha respondido 110 questões, e dentre essas, 50 você marcou como C e as outras 60 marcou como E, as 10 que ficaram em branco marque elas como “C”, se (como já falei antes) você estiver em um bom nível de preparo, com certeza irá ganhar alguns pontos. O ponto fraco dessa técnica é que, como no meu caso, na prova de APF 2014 respondi apenas umas 92 questões, não mais que isso, e quando contei, os números estavam bastante equilibrados, algo em torno de 50E/42C e ainda faltavam 28 questões. Portanto, não foi possível o uso dessa técnica nessa situação. Mas vários amigos com quem conversei na ANP fizeram isso e ganharam pontos, uns conseguiram 2, outros 5 e por aí vai, lembro que pra PRF um amigo ganhou 7 pontos. Essa realmente funciona, e como eu disse, na minha prova não pude usar ela, mas estava preparado para utilizá-la se fosse possível. Mas como eu disse, você deve treiná-las para tê-las como auxílio, não deu para eu usar essa, mas a primeira que citei me auxiliou bastante.

A última técnica, (Só soube dela após fazer minha prova) é um tanto quanto absurda, mas que se eu tivesse utilizado teria ganhado uns 10 pontos; na realidade é desdobramento da anterior, e também depende inteiramente do seu nível de preparação, funciona da seguinte forma: em linhas gerais, encontre em sua prova 35 questões erradas, e chute todo o resto (85) como “C”. Sei que parece estranho, mas vejamos: considerando que as provas sejam equilibradas 60C/60E, se você acerta as 35 que marcou como E, e marcou as outras 85 como C, veja que irá acertar todas as questões C, garantindo 60 pontos e errar as outras 25E, como uma errada anula uma certa, acertou 35 + 60 = 95, subtraindo as 25E, fica com 70 pontos, com uma redação bem feita, você está aprovado.

O amigo que me mostrou essa técnica, olhei a prova dele com meus próprios olhos, e tinha sequências grandes todas respondidas como C, cerca de 15 questões seguidas, óbvio que foi chute. Mas só funcionou porque ele acertou as 35 questões (ou bem perto disso) que marcou como E, ou seja, exige que você esteja preparado. Ele se arriscou porque, nas palavras dele, “estava estudando há pouco tempo e não tinha condições de atingir uma nota para ser aprovado pelo meio convencional de se responder provas e tinha confiança de que acertaria as 35 que marcou como E”.

Você pode estar se perguntando, por que 35 E ao invés de 35 C? Questões erradas são mais fáceis de respondermos, não é verdade? É fácil quando se encontra o erro; por outro lado, quando a questão está C temos mais dificuldades para marcar, pois pode ser que seja questão capciosa e não estamos identificando erro algum, sempre questão C é mais difícil!

Quem descobriu essa ideia certamente é um gênio, faz todo sentido, e como já disse, eu ganharia uns 10 pontos se tivesse aplicado ela nas outras 28 questões de deixei em branco, me colocaria no Top 10. xD

O ponto fraco dessa técnica é que ela depende totalmente do seu desempenho em acertar as questões “E”. No meu caso, respondi 50E, óbvio que não acertei as 50, devo ter errado umas 3-4, ainda assim, acertei umas 45 E, logo, se eu tivesse aplicado a técnica, teria ficado próximo aos 90 pontos (fiz 78). No gabarito definitivo, ficou 61C, 52E e 7 anulações. Outro risco, como sempre, é de a banca fazer uma prova desbalanceada, isto é, 80E e 40C, ou o contrário, mas sinceramente, acho muito difícil de algo assim acontecer, no máximo um 67/53. 

O risco sempre existe. Vai de cada um arriscar ou não, falo por mim, e apenas por mim, Wellington Macedo,  não é a opinião do blog, tendo em vista que não perguntei a ideia dos amigos Alexandre Santos nem do Caverna; utilizei a primeira técnica sempre, a segunda não usei na PF, e na prova da PRF preferi não arriscar, mas me arrependi, teria conseguido uns 5 pontos a mais. 

O objetivo desse post é trazer a vocês novas abordagens, tentei explanar ao máximo os pontos positivos e negativos de cada técnica. Não estimulo nem aconselho ninguém a usar essas técnicas (exceto a primeira, desperdício seria não utilizá-la), analise você mesmo os números, as possibilidades, em que nível de preparação você se considera estar e decida por conta própria e boa prova!

Devo deixar claro que essa questão se aplica a praticamente todas as bancas e a todos os concursos e vestibulares.


Recordo de um Sr. chamado Sapóia, tem alguns vídeos dele no Youtube explicando algumas ideias do que citei aqui, aconselho a analisarem, e sempre terem em mente que nenhuma técnica de chute lhe garantirá uma vaga, e sim o seu preparo, a sua dedicação, portanto, se você decidir usar as técnicas, use-as como a "ultima ratio". Se eventualmente elas funcionarem com você, lembre-se que não é por "pura sorte", é porque você estava preparado; e, quanto mais preparado você está, mais "sortudo" você se torna". Como disse Tiger Woods: "Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho". 

Acho que é tudo galera! Estude cada dia mais, se supere a cada semana!

Qualquer coisa, estou à disposição, postem suas dúvidas, se preferir, me enviem email. lingworks@hotmail.com

Bons Estudos! Insane Mode: ON!


43 comentários:

  1. Ótimo post cara! Dicas valiosas! Mas a última é meio suicida mesmo, kkkkk, ou dá certo ou dá totalmente errado! Muita preparação para aplicá-la!

    Apenas uma dúvida: Você disse que respondeu 92 questões na prova de 2014. O que você fez com o resto das questões? Deixou alguma em branco? Ou utilizou alguma das técnicas de chute técnico e respondeu as 120? Pois é complicado deixar 28 em branco e mesmo assim passar, tem que ter ido muuito bem nestas 92 respondidas!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, pois é brother, a última técnica é o concurseiro kamikaze. kkkkk Mas tem sua aplicação.
      as 28 questões...deixei todas em branco mesmo. xD
      Respondi 92, errei 6. Nota final 78.
      Foi como eu disse no post, ficaram 28 questões e a quantidade de C/E respondida estava equilibrada, portanto, fiquei sem total possibilidade de chute.

      Excluir
  2. Wellington M. Liguei o Insane Mode: ON há alguns meses e só irei desliga-lo quando passar a prova e tudo.
    Obrigado pelas dicas elas são demais, ainda nao tinha ouvido falar sobre.
    Ps. Já estava indo dormir, ai resolvi da um passada por aqui no Blog para ler algum post., e Nossa! É uma sensação indescritível quando vejo uma postagem nossa, um gás tao grande de motivação.
    Insane Mode: On👊

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fui aprovado em dois concursos até aqui (Analista DPU e INSS) e em ambos me arrisquei aplicando essa teoria dos chutes técnicos. Nas DUAS o número de chutes errados foi igual ao de chutes certos e fiquei no zero a zero (na visão mais pessimista, eu quase PERDI ponto!). Devo ressaltar que hoje já não estou muito confiante para replicar na prova da PF, maas contudo porém todavia, tenho um grande amigo que aplicou esse método em dois concursos e teve mais "sorte", ganhando pontos importantes nas duas vezes. Ainda levo em consideração tentar pela terceira vez essa técnica, mas cuidado pessoal, não é oba oba! Enfim, parabéns pelo Blog colega, muito motivador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. * Para ser mais claro, apliquei a segunda técnica descrita na postagem.

      Excluir
    2. Obrigado!
      Pois é, como falei, depende diretamente do seu nível, daí muitas vezes achamos que fomos super bem na prova, mas aí nos ferramos... xD
      É pra ser usada como última ratio, não aconselho, caso decida usar, já ir pra prova com isso em mente. é uma decisão muito pessoal. Mas, nunca ouvi falar de alguém que tenha usado e perdido pontos, a não ser, é claro, os que usam às cegas.
      Que coincidência vc usar elas em duas provas e ficar no zero a zero em ambas...!
      Já ouvi de alguns que perderam pontos mas é porque não estavam em um nível bom de estudo, daí fica impossível utilizá-las.
      Bons estudos!

      Excluir
    3. Mas aí que pega colega Wellington, na prova da DPU, por exemplo, eu fiquei em 3º no meu Estado e, mesmo tendo ido muito bem, a técnica "falhou".
      Por este motivo colegas, penso que nós devemos ser conservadores quanto ao índice das diferenças entre certas e erradas, só aplicando a técnica caso exista uma diferença grande entre elas!

      Excluir
    4. Opa Tiago, me expressei errado...
      seu caso foi o mesmo do meu...se tiver equilibradas não tem como utilizar a técnica, por isso não usei. Na minha prova fiz 92, errei apenas 6, mas o número de questão C/E estava muito próximo, sem condições para aplicar a técnica. Porque na real, seu nível de preparo não vai fazer diferença se a quantidade de respostas estiver balanceada.
      Bons Estudos!

      Excluir
  5. Wellington, realmente muito louca essa técnica 3, nunca tinha ouvido falar, se fosse pra vc aplicar nas 28 questões suas que faltaram como faria?

    ResponderExcluir
  6. Este welligton sempre trazendo polêmicas no blog!!!kkkkkk

    Cara, na minha época de Anp só vi colegas que tiveram resultados positivos com a técnica. Porém, o meu contato foi com a galera que passou né... Não sei se com as pessoas que "quase passaram" o resultado tbm foi positivo.

    Na minha prova marquei 99, queria muito matar 100 questões e não tive confiança. Marcava as questões que eu tinha "certeza" e ao final as que eu tinha 75% de convicção. Sou meio conservador, mas observando miuta gente que se deu bem, respeito a técnica.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk.
      Pois é Alexandre, a técnica tem sua aplicação.
      xD

      Excluir
  7. Boa noite, senhores. Sei q minha pergunta nao tem muito a ver com o topico. Mas eh pq nao achei a informacao em lugar nenhum e nada melhor do q perguntar na fonte rs. Alguem sabe Qto eh o vencimento de APF em inicio de carreira? Abracos

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,não conhecia essa terceira técnica, é vivendo e aprendendo né, haha acho válido usar dependendo do nível de estudo, caso sair PRF ano que vem arriscaria, pois pra prf não estudo Trânsito, e nem arquivologia caso de escrivão, depende como cada um vai estar no dia, mas não arriscaria para Agente que é meu objetivo e maior sonho. Valeu pelas postagens, WELLINGTON MACEDO E ALEXANDRE sempre busco motivação aqui, e com um brother escrivão, muito gente boa. INSANE MODE:ON

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Pedro! pois é, tudo deve ser analisado, mas se sair pra EPF, aconselho estudar arquivologia, é uma disciplina razoavelmente pequena e de fácil assimilação, vale a pena!
      Bons estudos!

      Excluir
  9. Vou deixar meu comentário sendo um dos que ficaram no quase na prova de APF de 2014 em que tirei 63, e também como o próprio Wellington comentou de sua prova eu também não tive como chutar e aplicar a segunda técnica, pois minha prova ficou equilibrada o C e o E, sendo que sempre penso eu deixar no máximo 20 questões que tenho muitas dúvida ou não sei nada em branco...assim das 100 que respondo tento trabalhar com uma margem de erro 15 questões no máximo assim, garanto 70 pontos que me colocam para dentro do concurso da Cespe.

    Foi assim que passei na PRF em 2013 e na PC/DF 2013 também, em que respectivamente tirei 72 e 70 pontos, mas infelizmente na PF 2014 das 103 eu errei 20, ou seja, 5 questões a mais do programada e no final das contas fiquei com 63 e o quaseeeeeeee....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Beto! Uma hora vai dar certo!
      Chegou a tomar posse na PRF ou PCDF?

      Excluir
    2. então Wellington concluí o CFP agora em maio, mas como fui SJ ainda não fui nomeado, mas creio que minha nomeação e posse deva sair agora em 2017 na Gloriosa...e a respeito da PC/DF faço parte daquele grupo dos 217 excedentes que estão na luta pelo Curso de Formação para 2017.

      Excluir
    3. e cheguei até escolher minha lotação em RO.

      Excluir
    4. muito bom. fiquei por 03 pontos da nota de corte da prova da pc-go, foi uma prova do caralho, muitos professorem disseram que veio nível de delta. Enfim, após ficar 1 mês e meio parado estou de volta, rumo á PCDF ou PF. Beto, você estuda há quanto tempo? abraço.

      Excluir
    5. Beto77, tb estou nesse grupo ai dos 217 da PCDF... Ainda tenho esperanças, mas esse cenário ta complicado demais. No entanto, temos que ter fé!

      Excluir
  10. Grande Wellington, companheiro de turma da ANP 2015 hehehehe.
    Complementando a ideia e relatando minha experiência, em EPF 2013 utilizei a segunda técnica, tinha pouco tempo de estudo e por isso decidi arriscar, fiquei fora por 1 questão. Em APF 2014, no qual fui aprovado, utilizei da primeira técnica em algumas questões, assim como o amigo.
    Acho as técnicas válidas, desde que sejam aplicadas juntamente com um estudo sólido das matérias.

    Abraço camarada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Federal Pavani! Turma Quebec! Honrado em ter vc por aqui meu parça!
      Isso aí, cada um decide por si o que fazer, o post foi pra abrir a mente da galera para o que existe por aí e alguns não sabem. E, de repente, garantir alguns pontos para alguém aí!
      Sucesso irmão!

      Excluir
  11. Colega alguma previsão para o concurso de Papiloscopista?

    ResponderExcluir
  12. Sou policial civil em Xapuri-Ac, vizinho de epitaciolândia, caso eu passe no concurso da PF e consiga vir para o Acre, eu posso escolher morar toda a minha vida no Acre ou serei obrigado a ser removido para outro estado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvanei. Poderá passar a sua vida inteira no Acre. E isto é bem visto pelo órgão, pois diminui a alta rotatividade em alguns postos. Tanto que um dos motivos do adicional de fronteira seria "segurar" servidores na fronteira. Bons estudos e boa sorte!

      Excluir
    2. Xapuri AC,

      Terra de Chico Mendes e do experiente policial civil EURICO lenda viva da região. Ele ainda está na ativa? Manda um abraçao para ele SANTOS da delegacia de epitaciolandia (eu era da turma anterior). Já fizemos vários trabalhos juntos ele conhece a região como ninguém. Teve um lance do delegado carioca logramos êxito em prender o cara que o matou. Este delta era da minha cidade Niterói.

      O colega já respondeu muito bem a sua pergunta.

      Abs

      Excluir
  13. É possível a pessoa escolher dentro do departamento a área para trabalhar ou isso é determinado pela autoridade? Se eu me identificar com a área da inteligência posso seguir esse ramo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa JEan, blz? Tudo quem determina é a autoridade conforme a necessidade do serviço, logo, pode ser que sim, pode ser que não...depende.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  14. Blz Wellington, previsão de um post novo? rapaz esse blog é o meu estimulo, kkkk. saudades de me alimentar dele, já li todos.

    ResponderExcluir
  15. Galera não relaxa nem no natal!!!kkkk

    Terminando minhas férias, semana q vem vou falar de novidades.

    Abs

    ResponderExcluir
  16. Um feliz natal a todos do blog (em especial aos amigos que aqui ganhei: Alê, Francisco (flopess), Carol, Ana, Fabricio e Jairo) e um ano novo SUPER abençoado!
    Sei que nossa vitória está próxima! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Camilinha, obrigado!

      Faz tempão que não nos correspondemos. Em breve farei um "zap" que tanto me pedem!! rsrsrs

      Passei por momentos difíceis nos últimos meses. Te explico depois por e-mail.

      Também desejo a você e a todos do blog um FELIZ NATAL e um 2017 cheio de oportunidades e vitórias para todos nós!!!

      Excluir
  17. Grande Wellington, obrigado pela dica! toda ajuda é bem vinda... Há meses venho acompanhando esse blog (só lendo comentários ) rsrsrs, quando bate o desânimo, vou na postagem de 18 NOV 15, feita por você, dou uma revisada... rsrsrs “daí vem na cabeça pra ele não foi fácil, pra você não será diferente”, essa postagem realmente é muito motivadora, faz com que renove esperanças e ânimo. Sou muito iniciante no (mundo concurseiro), estou apenas com 6 (seis ) meses de estudo focado, depois que vi o post “Realizando um Sonho” de 18 NOV 15, foi quando comecei acreditar em meu sonho, vi que é possível alcançar todos objetivos. você fala sobre arrumar um(a) parceiro(a) de estudo (canga), foi quando achei um amigo, onde comecei a vê que o desempenho ficou muito melhor... realmente não é fácil, pelo contrario muito “Sugado”... só vivo com sono! Rsrsrsr. Creio que valerá cada segundo... agora é só manter a cadência, até chegar à aprovação e consequentemente a tão sonhada Nomeação!
    Muito obrigado pelo apoio e material de estudo que me passou... forte abraço e muito sucesso meu Brother.

    ResponderExcluir