sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Estudando no presente e planejando o futuro!!!



Após a aprovação no concurso e o início do curso na Academia Nacional de Polícia a indagação que mais passa na cabeça dos alunos é a lotação que cada um será contemplado. O interessante é que tudo fica diferente quando você olha o mapa do Brasil. A sensação que você tem é que as distancias diminuem e locais que antigamente você nunca pensou em conhecer passam a fazer cada vez mais parte de sua vida. A partir do momento que as notas começaram a sair  observei que cada vez estava mais longe do Rio de Janeiro. Sinceramente, o  sonho de me formar era tão grande que isso nunca fez diferença na minha vida.

Diversas provas ao longo da semana, o fato de não poder sair da ANP, saudade da família, exercícios e eliminações são alguns fatores que começam a pesar. Na minha primeira prova objetiva me surpreendi quando vi que existia cartão de marcação. Psicologicamente pesou, pois automaticamente você lembra de tudo o que passou e pensa: ainda não acabou! Conforme falei anteriormente, é importante você obter uma boa classificação para escolher cidades melhores. Existem cidades de 4 pontos muito superiores a outras quem também possuem a mesma pontuação. Sem dúvida esta escolha fará total diferença em sua vida. Na minha opinião, o ideal é tirar no mínimo 9,25 nas provas objetivas e caprichar no TAF, Abordagem e prova de tiro.

Parece que foi ontem que cheguei na fronteira. Em média você fica uma semana na capital de missão (para os policiais que são lotados nas descentralizadas). Após, começam os deslocamentos para as cidades. Conversando com os “antigões” descobri algo interessante: antigamente os locais eram muito isolados e com a estrutura muito ruim. Atualmente, apesar das dificuldades, é possível morar em qualquer lotação. Lembrando sempre  que com filhos, principalmente pequenos, a dificuldade pode ser um pouco maior.

Nosso Brasil realmente é imenso e com muitas diversidades culturais. Com aproximadamente 3 anos e 10 meses de DPF posso afirmar que vivi neste período momentos inesquecíveis. Conheci boa parte do Brasil viajando de missão. Geralmente é neste  momento “missão” que vocês irão reencontrar colegas da época da ANP e com certeza darão boas risadas!!! Após 3 anos paguei minha etapa e fui removido. Se em um passado bem recente a família passou dificuldades, atualmente estamos em uma cidade com excelente qualidade de vida Campo Grande MS.


Senhores, com certeza tudo valeu a pena!!!

38 comentários:

  1. Papo de corredor:Escutei um PF que estava de missão em Brasília afirmando que em 2017: Concurso delegado, Perito e Escrivão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre na LOA 2017 não consta concurso para PF, obrigado pela site,bastante motivador!espero que o concurso saia em 2017, em todo caso é continuar sempre estudando!

      Excluir
    2. Francisco,

      mantenha o ritmo para quando sair você não deixar passar a oportunidade. Vamos acompanhando as novidades.

      abs

      Excluir
    3. Francisco, você se engana. Saiu excepcionalidade na LOA 2016-2017 para alguns cargos de natureza essencial, dentre eles Escrivão, Agente, Delegado, Papilo, e PRF. Possivelmente não terão todos esses concursos, mas, fiquemos atentos.

      Firmes no Estudo.

      Excluir
    4. Previsão de edital em Maio de 2017 "A Escola Nacional dos Delegados de Polícia Federal abriu a pré-inscrição do curso preparatório para o concurso de Delegado de Polícia Federal, cujo edital tem previsão de lançamento em maio de 2017. O curso começará em 6 de fevereiro de 2017, com limite de 200 vagas e cadastro reserva de outras 100. Ao todo, estão previstas aproximadamente 592 aulas, distribuídas em cinco aulas por dia, cada uma com 30 minutos de duração. O conteúdo será disponibilizado ao longo de quatro meses e os alunos poderão assistir às aulas durante um ano a partir da data de compra do curso. O curso inclui ainda correção de peças com professor e orientação para prova física. Todo o conteúdo será atualizado após o lançamento do edital"

      Excluir
  2. Nossa, acordar no sábado e ver um post novo no blog, isso não tem preço, uma motivação sem igual.
    Tem um APF que mora no mesmo condomínio que o meu, e sempre ne conta histórias da sua época de fronteira, eu ficp fascinado, como ele diz. - Fronteira é Clínica Geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haroldo,

      fronteira tem a sua dificuldade, mas realmente é uma escola. basta ter o coração aberto meu amigo.

      abs

      Excluir
  3. Show a postagem !!!
    As provas na ANP devem ser bem pesadas pro psicológico do aluno! rs. ter que tirar sempre acima de 9 pra cogitar uma boa classificação no futuro... Porém ninguém disse que seria fácil, afinal é a melhor Policia do Brasil não é....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério,

      minha média final foi 9,05 e já fiquei entre os cem últimos.rs

      Só estará competindo com os melhores de qualquer forma estará feliz.

      O Brasil é nosso!!!

      Excluir
  4. Cara, não tem palavra que possa explicar quão gratificante é ler essas coisas pra quem está na batalha diária. Visito o site todos os dias com a esperança de encontrar algo novo e, quando encontro, é como uma injeção de ânimo!
    Mas deve ser muito gratificante e difícil o tempo na ANP, pois o psicológico deve pesar muito estando longe da família, acredito que o jeito é pegar isso e transformar em motivação. Valeu Alexandre, por não nos esquecer e sempre dedicar uma parte do seu tempo para nos preencher de motivação.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Texto motivador!! ALexandre, estou me formando em engenharia, porém vou seguir meu sonho!

    Gostaria de saber sobre o uso de óculos no dia a dia na ANP? Atrapalha nas atividades? Como exemplo aulas de defesa pessoal, atividades aquáticas e etc..

    Obrigado! Rumo a ANP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daavid,

      relaxa... Não atrapalha em nada!!! Só que na piscina se você tiver necessidade de correção o ideal é usar lente.

      Abs

      Excluir
  6. Alexandre!! como são os exames médicos que são feito após o curso de formação ? são os mesmos exigidos no edital na fase médica ? ou são outros ? é eliminatório
    Se for possível tirar esta duvida!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Rogério,

    são exames repetidos, mas não são todos que são cobrados para você ingressar na ANP.

    São eliminatórios sim. Você precisa entrar bem na ANP e também sair bem para tomar posse.

    abs

    ResponderExcluir
  8. Ola galera estou me formando em Direito.Estudo todos os dias para passar no proximo concurso de Agente.Para mim qualquer lugar para a lotação será bem vinda e vai ser uma experiencia, mais o que mais eu me preocupo a passar, o importante e esta dentro.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Fala, guerreiros! Antes de tudo, parabéns pela conquista e obrigado por compartilhar um pouco com a gente. Eu gostaria de saber sobre a faixa etária da galera que vai para a ANP. Tem muita gente com mais de 30 ou é só a galera mais nova mesmo? Tenho medo de eles fritarem o pessoal mais velho na hora da PAP por causa da idade. Estou com 33 agora provavelmente estarei com uns 35 no próximo concurso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro Walter junior silva,
      relaxa!!! Desencana com essa coisa de idade!!

      Já comentei isso com muitos aqui. Sei que com o passar do tempo nosso físico já não é o de antes!!

      Estude e treine! Persista!!

      Cara, eu serei um dos "tio" na ANP (se Deus permitir)!!
      Já entrei nos "...enta" esse ano! E vou até não poder mais, ou melhor, até conseguir!!!

      Abração e bons estudos!!!

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Pessoal,
    Os dois novos protocolos que estão andando, que têm como interessado o próprio Ministério da Justiça, são para os cargos de Escrivão e Agente. Fonte: Próprio Ministério do Planejamento, via Lei de Acesso Informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno,
      Vc tem os números desses protocolos?

      Obg

      Excluir
    2. https://protocolointegrado.gov.br/Protocolo/documento/detalhes_documento.jsf?protocolo=03000003053201646

      https://protocolointegrado.gov.br/Protocolo/documento/detalhes_documento.jsf?protocolo=03000003054201691

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Boa noite, como que tu sabe que os protocolos são referentes a esses cargos? Estive observando e não encontrei em nenhum local essa informação, Somente a troca os artigos no assunto dos referidos protocolos.

      Excluir
    5. Boa tarde, é só registrar um pedido de acesso ao conteúdo dos protocolos acima no site www.acessoainformacao.gov.br. Em até 20 dias o Ministério do Planejamento irá responder que são para os cargos de Escrivão e Agente, embora não possam dizer o total de vagas porque o pedido está em análise.

      Excluir
    6. Boa camarada, muito obrigado. Modo ON full

      Excluir
  13. Estou focado na PRF. Tem como estudar pra PF na mesma levada?
    Acho a PF e PRF diferente dos outros órgãos, pois quem passou motiva o próximo a passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego,

      O ideal é optar mas é bastante comum a aprovação de candidatos em ambos os concursos devido à banca e as matérias de ambos os concursos.

      Excluir
  14. Até que colocação na ANP teve oportunidade de escolher alguma capital?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, boa pergunta...

      Não sei se a galera do último concurso sabe opinar. Geralmente a ultima capital a fechar é Macapá. Chutaria q termina com a escolha de 70% dos candidatos. Existem boas cidades pontuando igual ou mais mesmo sem ser capital q a galera escolhe antes.

      Excluir
  15. Qual curso preparatório online, você indicaria? Sou de Recife, aqui só abre curso com previsão de edital. Grato!

    ResponderExcluir
  16. Estou fora do mercado já fez algum tempo. Neste caso prefiro q os colegas te indique um material.

    Abs

    ResponderExcluir
  17. Alexandre, tenho filho pequeno, me preocupo com o tempo com minha família. No caso de agente, as viagens são constantes? Tem mais ou menos uma média de dias que fica em viagem por mês? Pode citar seu exemplo. Abraço. Outra coisa, minha esposa e funcionária da caixa, existe possibilidade de remoção de acordo com a remoção dela?

    ResponderExcluir
  18. Alexandre, tenho filho pequeno, me preocupo com o tempo com minha família. No caso de agente, as viagens são constantes? Tem mais ou menos uma média de dias que fica em viagem por mês? Pode citar seu exemplo. Abraço. Outra coisa, minha esposa e funcionária da caixa, existe possibilidade de remoção de acordo com a remoção dela?

    ResponderExcluir
  19. É comum concursados da CEF removerem o PF ou serem removidos com ele. Em relação as missões é comum quando chega uma turma nova todos terem o endereço de viajar. Sendo assim, é mais fácil vc não ser acionado p viagens. Neste caso até digo q vc raramente vai viajar. Quando vc não está em lotação de novinhos a prática é ninguém querer viajar, mas sempre tem aquela galera que pega tudo. Digamos que eu saia de missão 30 dias por ano. Atualmente esta é a média, mas se eu tivesse interesse, poderia viajar ao menos 120.

    Fique tranquilo quem não quer viajar não fica muito ausente de casa. Agora, existem
    Casos especiais "ex" olimpíadas peguei 72 dias, pois precisam de muita gente.

    Abs

    ResponderExcluir
  20. Mas é o seguinte: existem missões "bate e volta" tipo de 2 ou 3 dias e as mais longas de 30,60 ou 90 dias. Geralmente nos trabalhos de poucos dias fica mais difícil não participar. Nas longas conta muito o voluntário, mas se não tiver...

    Abs

    ResponderExcluir
  21. Que ótima notícia Alexandre, pois pensei que iria ficar tipo uns 15 ias fora todo mês. Mas 30 ou até 60 por ano e muito de boa. Minah esposa e CEF , talvez isso me ajude a não demorar muito a voltar pra minaj cidade natal, Goiânia. Vlw mano. Foco nos estudos. Abracao.

    ResponderExcluir