quarta-feira, 27 de maio de 2015

Socorro - Vou para a Região Norte

Olá colegas, aqui é o Caverna. Estes dias um futuro colega postou nos comentários sobre os receios de vir para uma região desconhecida por muitos.

Primeira coisa, a primeira experiência é que na academia vocês farão alguns amigos que são exatamente do norte e o maior desejo (e empenho deles) é justamente voltar para cá. É emocionante no dia de escolha de vagas um de seus amigos top10 na classificação final ir lá na frente escolher sua lotação, encher os pulmões e dizer “Epitaciolândia” (não, não é ficção).
Depois de quase um ano no Norte, não tenho nada que diria com firmeza que seria impossível viver aqui todo o resto de minha vida. Os dois “poréms” são a distância da família (e consequentemente preço das passagens aéreas) e a questão dos costumes das cidades grandes do sul/sudeste (shoppings, grandes parques, infraestrutura)

A questão é, você vai passar de 3 a 6 anos no norte, como você vai encarar? Muitos compram um colchão inflável e um ar-condicionado e não passa muito tempo, são os primeiros a reclamarem. Vejam, eles estão aguardando a remoção!! Este é o erro, você cria uma expectativa para ir embora em 2 anos, e não acontece, depois em 3 anos, e não acontece, é lógico que você vai ficando com a cuca desajustada. Muitos reclamam do salário, o salário já teve mais poder de compra no passado, mas se você pensa somente nisso, eu diria até pela atividade específica do trabalho que dedique-se para outra carreira. Você será mais feliz e não precisará deste estágio no norte.

Outros ainda, eram acostumados a comer sorvete Kibon, ir em Rodízios de Churrascarias famosas, fazer um curso de Francês no Alliance Française. Veja, a questão aqui é adaptação. A não ser que para algumas coisas você não se importe em pagar 3 vezes mais (sorvete Kibon) você encontrará alternativas que só o norte oferece. Eu não conhecia a maravilha que é um filé de pirarucu, o açaí do norte não tem o gosto daquilo que vendem e dizem ser açaí no sul/sudeste, ou então comprar meio-quilo de castanha-do-pará e pagar 10 reais, poderia citar inúmeros exemplos.

A infraestrutura é mais precária sim, a saúde, a educação de seus filhos, a rede de esgoto é inexistente, a internet quando tem é de 1 ou 2 mbits/s. Mas ainda assim, você pode encontrar uma academia na cidade para fazer musculação, uma arte marcial que goste, um futebol com os novos amigos, um churrasco no domingo, um vídeo-game. Nunca esqueça que em CNTP sua atividade laboral é de apenas 7 horas diárias mais 1 hora de atividade física, e o restante do seu dia? Vai se lamentar? Vai se divertir? Vai estudar? Só depende de ti.

E descubra o norte, aprenda a apreciar o que tem de bom. Aqui tem passeios de barco, praticamente todos os dias é possível ouvir as araras cruzando o céu, vejo sempre iguanas, garças (ou algo do tipo rs), e agora descobri que no igarapé ao lado de casa ficam várias tartarugas (e um jacaré rs), poxa, qual oportunidade de muitos que vem do sul/sudeste têm ainda de ver estes tipos de animais soltos? Teve um dia que uma arara, quando digo arara, não é aquela da casa da sua avó, é aquela vermelha gigante que passa no Globo Repórter todo mês haha, então, um determinado dia estávamos jogando bola, ela pousou no campo, do nada. Um colega pegou com a mão e a levou para o banco dos reservas, descontente, ela içou vôo logo em seguida.
Eu poderia escrever mais, mas acho melhor parar por aqui. Grande abraço e boa sorte para todos que fizeram o Psico neste fim de semana que passou. Caverna.

46 comentários:

  1. Bom dia senhores!!!

    É com muita satisfação que informo aos senhores que a partir de ontem o blog ganhou mais um administrador conhecido como "CAVERNA"!!!. Após dois anos e meio senti que precisávamos décima renovada, novas idéias e de pronto o colega aceitou.

    Na primeira postagem o cara já veio firme.rs Realmente é exatamente isso que acontece na ANP. Não deixem de prestigiar o amigo. Nos revezaremos nas postagens continuaremos juntos.

    Ótimo dia a todos galera.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola mano caverna,eu quero e passar no concurso,se um dia eu for para o norte vou curtir o que de melhor tem.
      Meu sonho e vestir a camisa preta(POLICIA FEDERAL)
      .

      Excluir
    2. Caverna qual é o horário das delegacias,em especial onde tu ta lotado.

      Excluir
    3. Rafael,

      A grande maioria trabalha no horário de expediente: 08:00 às 12:00h e 14:00 às 18:00hs com uma hora de atividade física. Por, existe tbm 24x72 do plantonista.

      Abs

      Excluir
    4. Valeu mano, tem como escolher expediente ou plantão.

      Excluir
    5. Ola mano caverna como funciona a formatura na ANP, pois pelo o que eu vi ate agora tem duas formatura uma com a família e outras com os colegas como ex:baile de gala.Lá em Brasilia tem hotel por exemplo para a família ficar no dia da formatura e quanto e a diária.

      Excluir
    6. Sabe me dizer se na delegacia de Macaé ou Campos e plantão ou expediente.Pois um dia pretendo trabalhar nessas.

      Excluir
    7. O hotel é livre, você escolhe de acordo com seu gosto e bolso. Na véspera da formatura oficial (participação obrigatória) tem uma festa (participação a seu critério)

      Excluir
    8. Não conhece os locais que você mencionou mas geralmente há tanto expediente e plantão, caso você queira um ou outro, é questão de tempo e chefia para conseguir.

      Excluir
    9. Fala caverna, queria saber se aquele aumento que o governo deu ja esta caindo na conta do agente e quanto ta o subsidio hoje.
      VALEU.

      Excluir
    10. Rafael,

      Já estamos recebendo. O inicial bruto r$ 8700,00 + 373 alimentação liquido bate uns 7 mil.

      Abs

      Excluir
    11. Ola caverna desculpa, mais daria então 9.000,00,quanto desconta 10% da aposentadoria.
      Por que vc colocou 7.000,00.

      Excluir
  2. Pois é Caverna! É como vc disse, sou de Boa Vista-RR, e meu sonho é voltar pra casa. haha. O norte é Show!
    Seja Bem-vindo! desde 2012 acompanho a página, as postagens são sempre interessantes e esclarecedoras, parabéns!!
    Ansiedade pelo resultado do psico é absurda, por mais confiantes que estejamos... sempre tem aquele "será?"...hhahaah.
    Se Deus quiser dará certo!

    ResponderExcluir
  3. Sou ADM na SR/ES e estive em Boa Vista/RR para cumprir uma OSA. Foi a primeira vez que estive no NORTE e a cidade atendeu minhas expectativas. A melhor descrição resumida que posso dar a alguém do SUDESTE (como eu) é que parece um "interior grande". A cidade tem aquele "ar" de interior, de cidade de 50 a 100 mil habitantes, porém, é maior, e tem muito mais coisas pra fazer do que nessas cidade.

    Tive a impressão que moraria tranquilamente na cidade, o único problema (grave) é realmente o preço da passagem para visitar a família e amigos que ficam "pra trás".

    ResponderExcluir
  4. Ai sim Caverna! Muito massa a postagem! Adaptação é tudo. O difícil é a distancia da família, mas nao é nada impossível basta estar disposto a gastar com passagens aéreas.

    ResponderExcluir
  5. Galera, comentem sobre outra cidade do Norte...rsrs Deixem Boa Vista para mim!
    O Norte é isso e mais um pouco, Caverna. Muito legal o que você falou! Na verdade, o ambiente quem faz somos nós. Cada lugar tem seus pontos fortes e fracos, devemos explorar o que existe de melhor .
    Lembro das comunidades que existiam na internet nos concursos de 2004 e 2009 que diziam: Vem forte, que eu sou do Norte! só comentavam coisas bizarras daqui....rsrs

    ResponderExcluir
  6. Me sentir forçado a comentar, so os conhecidos, eita que deve ser a confiança no psico né... Nao era pra vcs estarem assim, todos os testes foram uma surpresa. (risos).

    Poisé, realmente Boa Vista é a melhor de todas hahahaha...

    Mas, fora ela, existem outras cidades que não são capitais e mesmo assim são muito "boas" e principalmente atrativas pela pontuação. Desculpem amigos não sou capaz de promover concorrência contra mim, por isso não as cito hehehehehe.

    E se o aspecto for Mulheres, as do norte são as melhores do mundo... Nao estou mentindo, nem puxando o saco...

    Abraços amigos...

    Wellington para de puxar o freio de mão velho, bora pra BSB de carro mano. To te esperando aqui em Bel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brother, seu nível de altruísmo está muito baixo, parceiro! Quais são as cidades rapaz?! kkkkk
      Pepe, ir de carro é uma opção a se pensar cuidadosamente pra quem sai de Roraima... hahahah

      Excluir
  7. Olá a todos. Sou de Manaus-AM e pretendo me esforçar nessa ANP para voltar para casa. O que eu vejo é que muitas pessoas do sul e sudeste tem a visão de que a região norte é só mato e rio, mas essa já não é a realidade de muitas cidades. Manaus é uma cidade de aproximadamente 2 milhões de habitantes e tem praticamente tudo o que uma cidade do sul e sudeste tem a oferecer como shoppings, cinemas, cursos de idioma, shows, etc. Claro que pelo fato de não sermos a região onde está localizada a maior parte da população faz com que algumas novidades cheguem aqui só depois de um certo tempo, já que os lançamentos em geral ficam concentrados no eixo Rio-São Paulo.

    Em relação a velocidade de internet, a qualidade da conexão melhorou muito a partir de 2011 e a cidade já tem planos de 10 e 20 mbps. Então dá para usar a Internet sem muitos transtornos.

    Digo aos futuros colegas de outras regiões que virão para o norte deixarem o mal humor e a visão retrograda de que o norte é o fim do mundo em casa, venham de mente aberta a novas experiências e curtam a estadia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Luis, fui a Manaus no início do mês. a cidade me surpreendeu.
      Vamos botar pra moer na ANP pra voltarmos pra casa. Vai dar Certo!!

      Excluir
    2. Ahhh quando eu fiz o post não era uma referência às capitais que já têm mais infraestrutura, aeroportos com mais opções, cultura e lazer mais abrangente. Para os que vêm tomar posse, a capital só apresenta duas desvantagens: uma pontuação para remoção geralmente menor e um custo de vida mais elevado.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Outra desvantagem importante de Manaus é o custo de vida, bastante alto pelo que sei. Pra quem já mora, ou tem família na cidade, pode ser que isso não influencie tanto.

      Excluir
  8. Grande Caverna, sempre leio as postagens, mas é meu primeiro comentário. Acredito, que como bem você falou, o agente é quem faz a lotação, no sentido de que se ele ver com bons olhos as coisas boas da cidade, assim irá aproveitar mais. caso fique apenas reclamando, irá se frustrar. Certamente a distância da família é um dos maiores obstáculos para os abnegados da PF/PRF, mas tenho certeza que viver um sonho é realmente uma oportunidade única.

    Espero ter muito o que comemorar dia nove.

    Boa sorte a todos.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai guerreiro sonho é sonho vamos em busca. Tudo é passageiro para quem tem o "coração aberto".

      Abs

      Excluir
  9. Muito bom Caverna.. Realmente o futuro agente tem de subir para o Norte pensando em viver e aproveitar sua lotação, e não somente cumprir o tempo necessário para remoção.
    Se for pensando assim, vai perder 3/4 anos da vida pensando em voltar, e além disso o descontentamento até com o Departamento sera grande..
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá guerreiros! Alguém que acessa o blog ou Alexandre saberia me responder se existe a possibilidade de disponibilizar alguns materiais específicos ministrados e cobrados dentro da ANP? Sei que o resultado provisório ainda não saiu e talvez seja algo dispensável, mas se possível eu agradeceria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Não existe a possibilidade. Mas não se preocupe com isso, o início do curso tem tempo de sobra para você estudar fora de hora se quiser.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Embora muitas pessoas vão conseguir o material considero uma luta desigual e na realidade após este tempo tbm não tenho.

      Terá bastante tempo p estudar no período noturno após as aulas com certeza terá sucesso.

      Abs

      Excluir
  12. Fala pessoal!
    Alguem tem informações, alem das que constam no manual do Robson, sobre Navirai MS? Parece uma lotaçao bacana dentre as de pontuaçao 4.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablo,

      Não tenho maiores detalhes mas é uma ótima opção de 4 pontos.

      Abs

      Excluir
    2. Eu vou contrariar o Alexandre. estive la em Missão e não curti a cidade. Bem pequena, sem muitas opçoes de lazer e você esta a 4 horas de Campo Grande (aeroporto grande mais proximo) Fica a 1h de Dourados, essa sim e uma excelente cidade, la tem aeroporto, mas acaba que quase todos os voos regulares sao pra Campo Grande!!! No fim sair de Navirai, Rio Branco ou Boa Vista para o RJ por exemplo gasta-se o mesmo tempo, e comprando com antecedência talvez se gaste ate a mesma coisa. Pra mim no MS é Dourados (pontuaçao e otima cidade) Campo grande (cidade muito legal, nota 10, unica restriçao e que depois que for pra la esquece remoçao.. heheheh pontuaçao e 1,5) Ponta (cidade com boa estrutura contando-se o lado paraguaio e bem operacional) Navirai e Corumba (queeeeeeeeeeeeeeente e looooooooooonge)

      Excluir
    3. Eu vou contrariar o Alexandre. estive la em Missão e não curti a cidade. Bem pequena, sem muitas opçoes de lazer e você esta a 4 horas de Campo Grande (aeroporto grande mais proximo) Fica a 1h de Dourados, essa sim e uma excelente cidade, la tem aeroporto, mas acaba que quase todos os voos regulares sao pra Campo Grande!!! No fim sair de Navirai, Rio Branco ou Boa Vista para o RJ por exemplo gasta-se o mesmo tempo, e comprando com antecedência talvez se gaste ate a mesma coisa. Pra mim no MS é Dourados (pontuaçao e otima cidade) Campo grande (cidade muito legal, nota 10, unica restriçao e que depois que for pra la esquece remoçao.. heheheh pontuaçao e 1,5) Ponta (cidade com boa estrutura contando-se o lado paraguaio e bem operacional) Navirai e Corumba (queeeeeeeeeeeeeeente e looooooooooonge)

      Excluir
  13. Bom dia Alexandre. Pelo que li, você era PM, não é? Quando você fez o curso, teve que dar baixa ou conseguiu alguma licença?? Eu sou BM em MG e vou tentar fazer o curso em licença, preferencialmente com opção pela remuneração estadual...você fez assim, ou sabe de alguém que conseguiu? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme,

      Eu não tinha direito a licença. Quando o fato foi comunicado ao setor responsável disseram que eu não perderia o vínculo bastava comunicar que faria o curso de formação e me tiraram da escala. O certo seria eu perder o vínculo, porém foram bem solidários e mandaram me dar os parabéns. Qdo isso ocorreu eu já estava em Brasília quando um amigo me ligou dizendo q estava tudo certo só perdi gratificação o salário recebi normalmente. Eu nem tinha dimensão do tamanho do problema. Acho melhor vc já ir procurando saber como funciona. Na realidade dei muita sorte por entenderem o meu caso e ainda me mandarem os parabéns!!!

      Na Anp vc não pode receber dois valores da União. Se receber do Estado e da União não tem problema.

      Abs

      Excluir
  14. Nossa Alexandre, que beleza. Era exatamente de um caso prático que eu precisava. rs. Cara, eu sei que eu deveria ter visto isso aqui já. Mas sei lá, a turma que eu trabalho não é muito legal, do tipo que quebraria minha perna por telepatia (se é que me entende). Então estou esperando dia 09 sair o resultado pra entregar o documento solicitando a licença remunerada pra fazer o curso. Alexandre, se não for pedir muito, você teria algum documento autorizando você a fazer o curso nessa situação? Sei que já passou um tempinho, mas quem sabe. rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho mas foi algo muito simples. Fiz uma "parte" com a minha convocação para ANP em anexo informando que estaria fora do período tal a tal. O comandante assinou e pronto.

      Levei o documento p ANP mas eles não estão nem ai se vc tem ou não autorização te matriculam sem problema.

      Abs

      Excluir
  15. Grande Alexandre e demais companheiros do blog,
    achei essa matéria e compartilho com vocês.

    Sei que não é o momento ideal para isso, mas é sempre bom estarmos alerta!

    Abração!!

    https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/delegados-da-pf-negociam-com-dilma-a-criacao-de-um-171801860.html

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Caverna, Bom dia Alexandre!
    Deixa eu tirar uma duvida: O Alexandre eu sei que e do Rio de janeiro já o Caverna não sei. Vocês foram de caro para as respectivas lotações ?? Ou comprou carro ai na região em que foi lotado?? O que acha mais viável?? Qual foi a experiência de vcs neste caso?
    Valeu! Bom trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nomeação do concurso do Alexandre foi mais corrida, já a minha, eles chegaram a prorrogar o concurso. No meu caso, como não tinha saído a prorrogação ainda, eu vim de carro de buenas, dirigindo menos de 800 km/dia na tranquilidade, levei uns 4 dias hahaha.
      Mas aqui tem gente que fez isso e tem gente que comprou carro aqui depois. É meio a meio.

      Excluir
  17. Caros amigos, uma dúvida que tenho, não está relacionada a esse tópico, mais vamos lá:
    Possuo uma arma em casa totalmente legalizada e registrada junto a PF, como ouço falar que tudo pode ser um problema na parte da investigação social, pergunto se o fato de possuir essa arma (legalizada e registrada junta a PF) poderá ser um problema?
    Agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na sua pergunta tem a resposta. Relaxa. Tinha um colega da nossa turma que possuía uma glock em casa (legalizada e registrada).

      BTW, Esta semana vem post novo por aí \o/ \o/

      Excluir
    2. Obrigado Caverna.
      Já imaginava que não poderia ser um problema, mais se falam tanto da investigação social que tudo assusta. Grande abraço.

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Morei 2 anos no Acre, fiquei 1 ano em Epitaciolândia e 1 em Brasiléia ( o que da na mesma kkk), quando voltamos pra Rondônia minha irmã ficou com o esposo dela, quase todo ano vamos visitar ela, pra mim, ficar lotado ai, não seria problema,quero só ver quando eu for aprovado haha.

    ResponderExcluir