domingo, 17 de maio de 2015

Cenário atual

Bom dia amigos!!!

Após alguns anos repletos de oportunidades no mundo dos concursos estamos em um ano muito complicado. DEPEN é a bola da vez. Recebo muitos e-mails perguntando sobre a carreira e se vale a pena ou não mas isso é muito subjetivo. O concurseiro enfrenta uma pressão e familiar. Fico feliz de ver amigos que ainda não alcançaram o seu tão sonhado sonho sendo aprovado para outros concursos, pois desta forma, ganham gás para continuar na luta.

Internamente ninguém comenta sobre um novo concurso de agente ou escrivão. Só se fala em remoção e nas próximas etapas do concurso de APF e posteriormente Delegado e Perito. A crise que o país vem passando afetou a vida dos concurseiros. Tenho observado novos PRFs aqui no Estado do Acre acredito que seja o próximo concurso ofertado com uma quantidade de vagas interessante.

A preocupação de muitas pessoas que estudam e me escrevem é sobre o clima no DPF. Melhorou muito em relação ao ano que entrei 2012-2013 pelo menos aqui no Estado do Acre. Outra coisa que foi notória após a chegada da nova chefia são as oportunidades de cursos e missões. Acredito que da posse da última turma até hoje tivemos mais oportunidades que o longo período com a chefia passada.

No próximo fim de semana teremos a aplicação do psicotécnico!!! Meu amigo é muita tensão... Chegou a hora do momento mais complicado de todas as etapas onde a única certeza é a incerteza. Particularmente, eu já havia feito dois psicotécnicos para área policial o que me trouxe uma maior tranquilidade, embora seja tão cansativo, que só resta entregar nas mãos de Deus.

Ontem tivemos um dia muito triste pois perdemos um guerreiro em combate. Embora o risco na PF seja menor que em outros Órgão de Segurança o risco existe sim e temos que ter em mente que somos policiais. Que Deus conforte a família do colega que “tombou em combate”. Da mesma forma um PRF também veio a óbito no exercício de sua função também na mesma semana, ou seja, tivemos duas perdas irreparáveis nestes últimos dias.



Bons estudos e bom psicotécnico para quem está seguindo no certame e bons estudos para os nobres amigos.

Policial federal morre em tiroteio com bando que iria 

17 comentários:

  1. Grande Alexandre,
    muito triste essa notícia sobre a morte de um companheiro!!

    Sempre me entristeço quando vejo notícias de morte de policiais, quer PM, Civil, Federal, Rodoviário, enfim!! Pessoas que se doam para preservar os outros!!

    Claro, também me entristeço quando vejo outros inocentes perderem suas vidas por conta da bandidagem!!

    Alexandre ou Caverna, mudando de assunto, fiquei com uma dúvida em uma postagem anterior: o Caverna respondeu a um companheiro, o qual disse possuir 7 anos de serviço no Exército, que esse tempo no Exército seria aproveitado para fins de aposentadoria!
    Mas, segundo um amigo meu, para se aposentar na carreira policial seria necessários 20 anos de atividade policial. E, pelo que eu saiba, Forças Armadas não conta como atividades policiais, a exemplo da PRF que na prova de títulos não aceita tempo de Forças Armadas.
    Eu, por exemplo, tenho 1 (um) ano de PMPE e 15 (quinze) anos de Exército. Mas só aproveitarei o tempo da PMPE para fins de aposentadoria.

    Procede essa minha linha de raciocínio?

    Abração e bons estudos aos guerreiros que continuam no combate dos estudos!!

    E boa sorte aos companheiros e companheiras (Claudinha, essa vaga é tua!!!!) no psico!! Na torcida!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta regra de 20 anos na carreira policial é apenas se você quiser se aposentar com proventos integrais, o que na atual conjuntura tem direito apenas os já integrantes do funcionalismo federal que não perdem o vínculo no momento da posse.

      Excluir
  2. Flopess, meu amigo, muito obrigada pela torcida!

    Alexandre, muito triste essa notícia. Que Deus conforte o coração de amigos e familiares.

    Boa sorte para todos que farão o psicotécnico dia 24/05, força e fé para os que se mantêm firmes nos estudos.
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Parece que houve mais um suicídio de APF, não?
    Em Caxias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro Claudio,
      realmente é lamentável essa situação!

      Mas, não devemos pensar que, necessariamente, tenha alguma relação com a profissão!!

      Aqui mesmo, nas Forças Armadas, ocorre muito isso! E, detalhe, independente de patente. O último que soube foi um Major, em um quartel em Garanhuns-PE.

      Abração!!

      Excluir
    2. Pois é. Eu sei que não seja exclusivamente pela profissão.
      Mesmo porque parece que nese caso, ele estava sendo processado por ter matado um Tenente da Pm em uma briga de transito, se não me engano.

      Mas enfim, apesar dos problemas pessoas de que cada um tem, é inevitavel perceber também que os problemas profissionais também influenciam em muito para este tipo de atitude.
      Lamentavel... infelizmente o DPF perde mais um guerreiro.

      Excluir
  4. Quanto está o salario liquido do agente federal?

    ResponderExcluir
  5. Olà todos os companheiros.
    Lamentável a morte de mais esse guerreiro, que o Criador possa consolar a família, esposa principalmente, e amigos. Infelizmente quando escolhemos essa profissão sabemos os riscos advindos da mesma. Quem a escolhe deve ama-la.
    Alexandre, sigo seu blog a muito tempo, contudo nunca me manifestei. Queria deixar primeiramente meus parabéns pelo blog, serve de muito para nós que estamos trilhando este árduo caminho até a tao sonhada posse.
    Bom vamos a minha pergunta, tenho poucos relatos sobre como è o trabalho em penitenciaria federais, sobre como é executar de modo pratico esta LEP. Gostaria de saber se conhece alguém que te contou um pouco como é, regime de horários, e se o porte de arma dos agentes penitenciários esta sendo respeitado.

    Estamos na luta rumo ao DEPEN PRF e PF.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilian,

      Vou tentar esta informação. Existem vários colegas ex DEPEN na PF infekizmente nenhum no acre.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Tem um na sua lotação, gente finíssima.

      Excluir
    3. Obrigado Alexandre e Caverna, estarei no aguardo da resposta.

      Abraço!

      Excluir
    4. Obrigado Alexandre e Caverna, estarei no aguardo da resposta.

      Abraço!

      Excluir
  6. Aos guerreiros que vão realizar o psicotécnico amanhã boa sorte e sabedoria. Chegou a hora da pressão pisicologica. Se chegaram ate aqui é pq todos possuem condições de ser policial federal.

    Fiquem com Deus.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Alexandre, bom dia Caverna...
    Psico ontem foi paulera!!! Putz...sai de la perdido kkkkk Vamos aguardar agora!
    Caverna e nosso texto??? Esquecemos não heim!! Estamos aguardando.
    outra coisa, e sobre essa noticia que o MPF pediu novamente a suspensão do concurso e agora esta no STF. O que vcs acham??

    Valeu!! Bom trabalho pra vcs!

    ResponderExcluir
  8. Já disse o profeta: " A certeza é a incerteza!"rs,...nossa parte foi feita, agora está nas mãos de Deus. Sorte a todos

    ResponderExcluir