quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Matrícula ANP - DF

 Vai começar mais um curso na Academia Nacional de Polícia. Parece que foi ontem que saí de lá. ótimas lembranças, amigos e a reta final de um grande objetivo. É gratificante ver vários colegas que frequentam o Blog prestes a ser tornar PF. A partir de agora será de grande importância a participação dos colegas que lá estão. Caso necessário receberei por e-mail e farei uma filtragem, pois nem tudo pode ser falado. É como sempre digo: "muita coisa só poderá saber quem passar por lá". Tenho certeza que todos que sonham vão entender o meu posicionamento.

Para aqueles que estão lá uma boa sorte e não se esqueçam de dedicação integral. Como já relatei os instrutores são excelentes. Basta seguir as dicas e como os professores falam "não miguelar". Com estas dicas farão uma ótima Academia. Todos irão evoluir na parte física desde que não se enganem, pois os maiores prejudicados serão vocês.

Parece que as matrículas ocorrerão em dias diferentes de acordo com o cargo. Recebi um e-mail de um cara que admiro bastante. Sempre frequentou o blog e é amigo de um APF que trabalha comigo. O colega disse que ele me idolatrava...rs Sou muito grato ao carinho de vocês. Quem lembra do Caverna??? O cara está lá nos representando!!! EPF CAVERNA!

Segue na íntegra uma dica interessante de quem acreditou, se dedicou e venceu... Prestem atenção principalmente aqueles que estão desmotivados. São 12 anos de luta até ele chegar lá. E ainda tem a natação né Caverna? Você vencerá, ou melhor, já venceu!!!


Olá Alexandre,

É o Caverna. Seu blog me ajudou nos 30 dias que estava de férias focado para o concurso e 
foi neste momento que o descobri e usava como aliado para dar aquele gás,
aquela injeção de ânimo. Como sou grato por isso, pretendo descrever como
desempenhei estes 30 dias de estudo para ajudar quem também sonha em
passar na prova objetiva.

Cara, eu sonho com a PF desde 2002. Fiz o concurso 2004 Nacional, o de 2009, 2012 e agora o EPF 2012/2013/2014.

O que eu sempre fiz de errado?
Estudava um tempo, parava outro tempo, fazia um curso de 4 meses no LFG, parava de estudar depois do curso, era muito irregular. Acho que paguei uns 4 anos consecutivos do site euvoupassar , este site tem videoaulas e eu sempre baixava elas e organizava em um grande HD. Até assistia algumas mas era realmente muito irregular.

Este ano de 2013, decidi pensar mais na estratégia. Sempre trabalhei, então decidi antes da prova tirar 30 dias de férias que a véspera do retorno coincidiria com a data da prova.
O que mudei neste ano? Foco total, era estudar de manhã, tarde e noite. Acordava às 7:00, tomava café e bunda na cadeira, almoçava, tomava um café (para aguentar o sono pós-almoço) e estudava de tarde, parava às 17:45 para correr, comer, tomar banho e estudar novamente.
Todo domingo era dia de simulado, imprimia totalmente uma prova anterior e fazia inclusive a redação. Após corrigia item por item e ficava matutando os erros, erro por erro. Isto levava um tempo total de 3 a 4 horas. Nem precisa falar como é importante fazer as provas anteriores, neste concurso uma questão de 2009 foi praticamente idêntica a de 2013, uma sobre "posse de terras indígenas".

Acontece o seguinte, estudar o dia inteiro, pelo menos para mim, é muito difícil !! Então eu me entediava, cansava ou ficava distraído muito facilmente. Como resolvi isso: não está rendendo mais a matéria teórica, eu ia direto para o site questoesdeconcursos (o qual também vale muito a pena assinar algum pacote) e resolvia as questões da matéria que eu estava estudando naquele momento. Eu tinha uma regra que era a seguinte: Somente resolvia questões da CESPE, ensino superior e nunca questões já resolvidas. Quando errava, li os comentários dos usuários tentando rapidamente filtrar quem estava falando besteira e quem estava falando coisa boa, com o tempo, por mais perigoso que isso pareça, você acaba se divertindo e aprendendo ao mesmo tempo ao ler os comentários.
Quando de noite estava muito cansado, eu assistia video-aulas salvas do euvoupassar na TV, ligava na porta HDMI e colocava no notebook, sentava no sofá da sala, e nestes 30 dias foi como minha namorada segurou as pontas, assistindo video-aulas comigo na TV à noite.

Às vezes durante esta rotina, você acaba querendo acessar a net, jogar um joguinho, comer, então eu até me atrapalhava e dava uma navegada na internet, mas a consciência era muito mais forte e eu voltava para o estudo. O que acontece é esta força de vontade, não adianta lamentar que você perdeu 20 minutos na internet, o importante é ter a força para voltar ao estudo e estes 20 minutos não virar 50, 90. Antigamente eu pensava: agora já fudeu, volto a estudar amanhã. Então não tem essa mais, naveguei, aproveita, come uma maçã, mija e volta pra cadeira. 

Outra estratégia importante que adotei foi o conteúdo de estudo: Eu sempre queria cobrir fielmente o edital e nunca conseguia, é claro.
Então eu analisei as últimas 3 provas do concurso e fiz porcentagens de questões/disciplina.
Um grande erro nosso é ignorar/não dar importância para matérias que fazem a real diferença e são de certa forma decorebas. Aqui entram Português, Arquivologia, Raciocínio Lógico, Administração Pública, Informática, Redação Oficial.
Estas disciplinas não há como aceitar irmos mal mais. É questão em cima de questão, eu nem estudava mais, fazia resoluções de exercícios e onde errava muito em algo particular de gramática por exemplo, aí sim abria o livro de gramática pura e via apenas aquele tópico que eu estava patinando.
No começo a gente se assusta ou ignora matérias como Redação Oficial. Mas após fazer umas 200 questões, você não erra mais nenhuma e imagina o quão na frente você já está de vários concorrentes.

Outra decisão que para mim funcionou foi o seguinte, percebi que direito constitucional caía apenas umas 2 questões por concurso. Agora reflita, você acha que vale a pena perder tempo estudando esta disciplina e não estudar português por exemplo? Eu passei a estudar português praticamente 60% do tempo total de estudo, pois percebi que eu ia mal nas provas, não considerava meu desempenho adequado para uma prova de concurso. É claro que eu tinha uma base dos anos anteriores sobre direito constitucional, eu decidi que naqueles finalmentes não valeria a pena ficar lapidando este conhecimento para tão pouco benefício (prováveis 2 questões certas contra prováveis 25 de português)

Então, algumas dicas já são bem conhecidas, tomara que dê para aproveitar algo.
Abraços do Caverna!

sábado, 18 de janeiro de 2014

APF 600 vagas 2014


Homenagem ao grupo de estudos ROJÃO Rio Branco

Galera notícia quente. Estive na SR do Acre e conversei pessoalmente com dois instrutores do SAT (setor de armamento e tiro). Um deles inclusive vai fazer parte do grupo que vai ministrar aulas agora em fevereiro. O mesmo me informou que recebeu um comunicado que a administração fará um grande esforço para que o curso de formação para o cargo de APF saia este ano ou início do ano que vem.

Para tanto o edital deveria sair em fevereiro, pois - segundo ele - não é possível ter convocação até 3 meses antes da eleição e nem 3 meses depois. No ruim de tudo a convocação sairia no início do ano que vem. Achei bastante interessante não imaginava que estivesse tão quente. Informou ainda que foi discutido o grande número de aposentadorias e exonerações.

É importante intensificar os estudos será uma ótima oportunidade. Em todo Brasil muitas pessoas estão se preparando. Por outro lado, excelentes candidatos que poderiam tentar APF estarão na ANP no curso de escrivão se a prova sair nos próximos meses. Por outro lado, a confiança de já estar dentro e a tranquilidade podem ser motivos determinantes para uma aprovação.

Além disso, vários colegas já estão começando a "rascunhar"uma possível lotação para remoção. Acelere os estudos, pois a qualquer momento pode sair a autorização do MPOG. Depende de vontade política.

OPERAÇÃO PF ACRE

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Polícia Federal 2014

Fala rapazida!!!

Rio de janeiro calor infernal e eu de férias... Parece que foi ontem, mas completei um ano em exercício no DPF. Muitas realizações, novidades, problemas e etc... Com certeza o saldo foi muito positivo apesar de problemas internos. A minha vida realmente não é mais a mesma. Dessa vez estou um período maior com a família e realmente ser Polícial Federal é diferente. Independente de salário ser Policial Federal: ou você é ou não é! Este ano promete galera... Previsão de concurso para APF e Delta será que sai???

Muitas pessoas saindo gerando vacância - inclusive do último concurso, porém, todos passando para um concurso que recebe valores superiores. Ao retornar pude encontrar amigos que ainda estão em busca do sonho e foram várias as dúvidas referente ao Departamento. Um deles, inclusive, é subjudice e tomará posse no primeiro semestre deste ano e está super animado. Apesar de aprovado para PRF, Perito em PCMG vai tomar posse no DPF por SONHO!!! Disse que sua vida não seria completa sem fazer parte do Órgão. Como é SJ do Psicotécnico, caso seja chamada para PCMG como perito (12 mil) assumirá lá aguardando o “martelo” definitivo aqui.

Para os que pensam em salário definitivamente os EPAs não estão nada bem financeiramente. Tudo o que eu imaginava mudou. Imaginava que o dinheiro sobrasse e na prática não é bem assim. Passagens de avião consomem seu orçamento, montar sua casa, passeios. viagens e não abrir mão de coisas boas foram os principais motivos. Em compensação o dinheiro não falta. Consigo ter uma vida equilibrada sem abrir mão do lazer. Exemplo, de férias no RJ estou curtindo tudo do bom e do melhor, passeando, comprando e me divertindo com a família. Apesar de ser lotado em EPITACIOLOVE o RJ é maravilhoso... Este um ano passou muito rápido e acredito ser devido a isso: ter o melhor dentro das possibilidades da minha lotação. E sinceramente acho que é a melhor forma para o tempo passar. Se no passado o Agente tinha uma vida tranquila financeiramente a ponto da esposa ser dona de casa hoje o quadro mudou. A grande maioria dos companheiros(as) estão estudando. A categoria já recebeu 20 salários e hoje estamos com 10.

Apesar de toda beleza natural do RJ é possível sentir saudade da lotação acreditem. Você não ter sua cama, depender de carro emprestado, trânsito... Além disso, tem uma que preciso compartilhar com vocês: na sua lotação, apesar do atendimento ruim, você é o cara! Onde chega tem uma consideração e estes onze dias aqui passar a ser “qualquer do povo” está mexendo comigo!kkkkkkk


Hoje a galera já estava buscando notícias sobre o novo concurso acreditando sermos removidos em 2015 será??? Vamos estudando a hora é agora!!! Estou ausente por dedicação a família, mas quero postagens e dúvidas. Enxoval ninguém quer perguntar nada? Pode ser tudo simples galera muita coisa você nem usa. Não deixe de ter, pois perderá pontos.