sábado, 18 de janeiro de 2014

APF 600 vagas 2014


Homenagem ao grupo de estudos ROJÃO Rio Branco

Galera notícia quente. Estive na SR do Acre e conversei pessoalmente com dois instrutores do SAT (setor de armamento e tiro). Um deles inclusive vai fazer parte do grupo que vai ministrar aulas agora em fevereiro. O mesmo me informou que recebeu um comunicado que a administração fará um grande esforço para que o curso de formação para o cargo de APF saia este ano ou início do ano que vem.

Para tanto o edital deveria sair em fevereiro, pois - segundo ele - não é possível ter convocação até 3 meses antes da eleição e nem 3 meses depois. No ruim de tudo a convocação sairia no início do ano que vem. Achei bastante interessante não imaginava que estivesse tão quente. Informou ainda que foi discutido o grande número de aposentadorias e exonerações.

É importante intensificar os estudos será uma ótima oportunidade. Em todo Brasil muitas pessoas estão se preparando. Por outro lado, excelentes candidatos que poderiam tentar APF estarão na ANP no curso de escrivão se a prova sair nos próximos meses. Por outro lado, a confiança de já estar dentro e a tranquilidade podem ser motivos determinantes para uma aprovação.

Além disso, vários colegas já estão começando a "rascunhar"uma possível lotação para remoção. Acelere os estudos, pois a qualquer momento pode sair a autorização do MPOG. Depende de vontade política.

OPERAÇÃO PF ACRE

51 comentários:

  1. Alexandre, estou me preparando para o concurso e tenho pesquisado sobre a carreira na PF, já encontrei muitos policiais reclamando das condições de trabalho, crise interna e problemas de relacionamento entre delegados e demais cargos. Inclusive 2 APFs com quem entrei em contato não recomendaram o ingresso na carreira por conta desses problemas. Porém, pelo blog se percebe que você tem uma posição bem diferente das informações que tenho colhido, por isso gostaria que você comentasse: até que ponto essas informações procedem? Existe mesmo uma grave crise interna no DPF? Os futuros agentes encontrarão um bom ambiente de trabalho?
    Obrigado pela atenção,
    André

    ResponderExcluir
  2. Prezado André,

    antes de responder gostaria de fazer um breve comentário. Estudei para o DPF durante 5 anos e por 7 anos fui policial no Estado do RJ. Enfrentei grandes dificuldades: salário, estrutura, política, falta de perspectiva e o principal problema que era a falta de credibilidade da população.

    Após a Posse no DPF vi que não era aquilo o que eu imaginava, pelo menos neste momento. Existe sim um problema entre classes e muito grave. Não vejo um bom ambiente para os futuros APFs pelo menos por este momento. Tenho este blog objetivando motivar as pessoas que assim como eu "sonham"com o departamento. Se comparar com tudo o que vivi durante meus 7 anos na PMERJ estou no paraíso! Entretanto, gostaria que as coisas fossem diferentes existisse uma união entre todos os cargos.

    Existem muitos trabalhos na net falando dos problemas no departamento, mas aqui o foco é diferente. Após aprovado poderemos debater os problemas internos, assim como fiz ontem e inclusive agora. Sou sindicalizado e luto por melhores condições da minha classe. Na minha Unidade sempre sou consultado e dou minha opinião participando dos atos que acredito serem convenientes.

    Devido ao ritmo de estudos e a grandeza do nosso Órgão estamos bastante defasados. Estudar, ir para região de fronteira, deixar seus lares com o nosso salário não é para qualquer um. Se for por dinheiro sinceramente não vale a pena. Se estudando menos é possível ficar em seus Estado e ganhando igual ou mais. Até mesmo para aqueles que sonham adentrar no DPF devem avaliar se realmente estão dispostos. Muitos já estão estudando para outra coisa. Os EPAs estão 8 anos sem reajustes, ou seja, a situação está "preta". Apesar de toda dificuldade é aqui que quero ficar não consigo me ver em outro trabalho. Para tanto sei que para isso é necessário que minha esposa também trabalho. Foi tempo que o EPA poderia se dar ao luxo da esposa ser dona de casa. Ou melhor, é possível sim, mas terá que ter uma vida bem equilibrada. Muitos companheiros(as) estudam buscando também uma estabilidade para somar renda.

    O problema é grande, mss mesmo que todos deixem os quadros do DPF -hoje - meu pensamento é de ficar aqui para "apagar a luz". É aqui que eu amo é aqui é que eu quero ficar. Para tanto, internamente, espero dar minha contribuição para que possamos ter um DPF melhor.

    Dessa forma, o que você ouviu não é mentira. Se não está disposto a aguardar um futuro melhor nem perca tempo, pois será infeliz. Torno a dizer: meu objetivo é contar um pouco do meu sentimento de realização. Pode ser que amanhã não seja mais assim, mas quando isso acontecer não mudarei o "foco"do blog vou preferir encerrar. Enquanto estiver vivendo este SONHO lutarei por um DPF melhor!!!

    Boa pergunta.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Então agora mais do que nunca é FACA NA CAVEIRA \o/

    ResponderExcluir
  4. Vamos nessa, moçada! DPF Brasil!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom senhores!!!

      Você é do tamanho de seu sonho!!!

      abs

      Excluir
  5. Agora vaiiii!!


    Alexandre, li todo o edital e vi que na ANP podem ser cobrados a qualquer momento novas av.médicas,psicológicas e afins. No seu tempo isso chegou a acontecer com alguma pessoa? E por qual motivo, específico?
    E qual o critério para que um Epa ou Delta ministre aulas na ANP? ( Além, é claro de querer dar aulas, ter um curso x, mais tempo na casa?) Deve ser massa demais, um dia quem sabe adoraria dar aula lá!! E tu?
    Por hora, vou me preocupar em entrar mesmo...kkkk
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,

      chegou sim! Se em algum momento por algum motivo o DPF achar que vc deve ser submetido a exame assim deverá proceder. Aconteceu de um aluno desmaiar na educação f;isica simplesmente pq foi anotado e outro por exercício físico, alé de outros casos. Vale lembrar que se o exame tiver ques er realizado extanamente cabe ao aluno tomar as suas próprias providências. Vi casos de pagar particular, pois pelo plano iria demorar. É necessário afzer o exame no dia certo perderá aula e tomará falta.

      Em relação aos professores existem cursos abertos pelo próprio DPF visando formar instrutores. Já aulas individuais acredito que basta dominar o assunto. Eu ministraraula? Não tenho esse DOM vontade até que sim, mas não por agora...kkk

      abs

      Excluir
    2. Brigadãooo!!
      Você professor sim!!!
      Pense seriamente nisso.
      Que inveja branca do pessoal do Rojão. :) kkkkkk
      Vão fazendo aquela básica listinha de perguntas (no mínimo umas 50 kkkk) e o cel no ponto para gravar tudo, seria o que eu faria se morasse no Acre.
      Vai ser uma motivação e tanto!!
      Abraços

      Excluir
    3. Quem sabe camila, para tanto preciso estudar.

      esqueci bastante coisa. Mas não descarto a possibilidade ainda mais com seu apoio!!!

      abs

      Excluir
  6. Eita então vai ter concurso de remoção pra vcs!!! Tu já pode sair??Tu vai querer sair, vai ficar mais tempo??? Hehehe, valew pelas informações quentinhas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleydson,

      o concurso de remoção só sai após o início da academia. Pretendo sair sim. Minha visão é de que é possível pontuar 3 pontos ganahndo muitaaa qualidade de vida. Locais como: Vilhena, Ji-Paraná, Guaíra são 4 pontos onde se pode esperar mais tempo.

      Agora: Tudo acontece nas Capitais SRs. Cursos, melhores missões... Se tiver oportunidade vá para Capital consegue até 3 pontos. Dessa forma, acredito ser mais fácil aguardar lá até a lotação desejada.

      abs

      Excluir
  7. Olá Alexandre, parabéns pelo blog!

    Realmente as informações postadas aqui, são de grande valor a todos os que sonham em fazer parte do quadro da PF.

    Bom tenho duas dúvidas: a primeira é referente a tatuagens, tenho algumas tattos, como uma perna fechada e um braço fechado. Gostaria de saber se isso interfere no concurso? Quando vc fez a ANP havia outros APF que tinham tattos a mostra? Você acha que posso ser reprovado por isso?

    Outra questão é a parte fisíca, tenho 1,70m e 55kg, sempre fui magro, meu pai é magro, então tenho esse perfil. Mas não sou um completo sedentário, gosto de nadar, faço surf umas 2,3 vezes por mês e tenho certeza que com dedicação me garanto no TAF. Gostaria de saber se a questão do peso interfere?Precisa de algum índice peso x altura?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Vinicius,

    Não tem problema algum com tatuagem. na realide nunca vi tantas pessoas tatuadas como na ANP. Braço fechado, pescoço. Até instrutores são assim, relaxe!!! Na realidade acho que os policiais federais adoram isso.

    Em relação peso x altura eu fui o maior chassi de grilo da ANP 2012! Espero que não bata a minha marca.rs Hoje to correndo atras malhando com a rapaziada, mas sou Federal, não preciso provar nada para ninguém.kkkk (brincadeira).

    Tirei suas dúvidas???

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba Alexandre, muito obrigado! Ganhei meu dia com suas respostas positivas hehe

      Você se lembra + ou - sua relação peso x altura na época do concurso? Só pra ter uma base.

      Estou cursando o 3º ano de direito e sinceramente não vejo advogando, sinto que não é aquilo que eu quero. Antes de fazer direito já tinha esse sonho e admiração pela PF e é isso que vou tentar e vou conseguir (se DEUS quiser).

      Ganhou mais um seguidor no blog. PARABÉNS!

      Abraço

      Excluir
    2. Vinicius,

      estamos juntos seja bem vindo!!! Algo em torno de 1.86m e 75kg.

      Acelera aí que seremos colegas de trabalho.

      valeu!!!

      Excluir
  9. Grande Alexandre!! Confesso que foi uma grande satisfação falar com vc meu nobre. Fiquei antenado na TV... , e realmente que operação em? ? A cada dia que passa o sonho de ser PF cresce mais... A galera do Rojão está super empolgada na expectativa da sua visita. Meu amigo Desejo à vc um excelente 2014, e que as mais ricas bênçãos do Eterno repouse sobre a sua vida e que vc logre êxito em todos os seus planos. E se precisar de algo aqui na capital conte conosco...heheh o Rojão esta as ordens...Abraço

    ResponderExcluir
  10. Nossa, um enorme frio na barriga me deu agora!!!! O furacão está chegando e me resta escassos meses de preparação. SERÁ QUE EU CONSIGO??? É a pergunta que teima martelar em minha mente nesse momento. Pelo sonho da PF, já derreti 21,5kg (me pesei ontem kkk..) em menos de um ano e agora só me restam meses p/ absorver um gigante conteúdo de matéria. Sem dúvida, o meu desafio é bem maior. Agora, não é o momento de ter medo. É se atirar com tudo na luta q me espera. É sair na frente sem olhar quem está ao meu redor. É olhar os olhos do inimigo sem abaixar a cabeça. AVANTE!!!! Nesse momento, eu não me permito pensar no SE EU NÃO PASSAR....Não sou vencedora, mas tb não sou derrotada!

    Alexandre, quero muito agradecer aos amigos que aqui fiz, a grande ajuda no fornecimento de materiais e, principalmente, em sua grande atenção. OBRIGADA!

    Também tenho as mesmas dúvidas que nosso amigo André menciona em relação ao departamento. Só que o sonho PF sempre falou mais alto que tudo oq li de negativo sobre o DPF. Tenho 34 anos, desempregada, sem experiência em minha área pq era empresária gastronômica, estou velha p/ o mercado... de vingança, meu ex marido me deixou uma dívida de R$ 60.000,00 p/ eu pagar ...enfim, em minha atual realidade, o departamento é um sonho e sou humilde em saber que delegado é delegado e agente é agente. O delegado sempre será uma autoridade policial e quem será eu p/ ir de contra ao sistema. PF ganha mal...ok, mas minha carteira tá vazia e peço sempre R$ 10,00 p/ minha mãe p/ pagar as eventuais passagens de busão (sim, agora eu voltei a andar de busão e perdi meu antigo carrinho e minha amada moto). Se antes eu tinha 2 meios de transporte, hj eu só tenho um: meus pés! Outra coisa, se eu posso concorrer por outro concurso q ganha mais pq eu teimo em fazer PF? Aí entra a resposta brilhante de nosso amigo e nobre Alexandre Santos deu p/ o colega André. Só sei Alexandre que vc não estará sozinho ao apagar as luzes, pois eu estarei ao seu lado. Pode estar certo disso!

    Grandes abraços e muita sorte p/ todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gatinha, atitude você já tem!!
      Essa mesma atitude fará você tomar posse desse sonho.
      Eu mesma, às vezes me sinto: davi contra golias nessa preparação para delta. Estou batalhando para que o resultado seja o mesmo da bíblia!!
      Uma semana abençoada para nós :-)

      Excluir
    2. Camila Carvalho,

      este blog é justamente para isso união. Por este motivo é que não paro de escrever. este contato com vocês faz me orgulhar da minha profissão.

      Fico feliz pelos colegas terem te acolhido.

      abs

      Excluir
  11. Caroline,
    Na verdade, a maioria de nós, vem de histórias parecidas.Venho lutando há muitos anos pela carreira policial, isso esta no meu sangue.Tenho muitos parentes e amigos nessa profissão que amo demais.A realidade da PF pode estar desta maneira, mas quero ver com os meus olhos.Quando o Alexandre entrou para PF o departamento já estava com este retrato, e em nenhum momento ele reclamou do departamento, muito pelo contrário, sempre nos estimulando para entrar.Acredito que ser PF, tens que ter vocação, pois largar tudo da capital e ir pro fim do mundo pela profissão terá que gostar da atividade.A camila é uma grande companheira que seguido divide material com a galera.Sempre que eu receber algo, estarei repassando para a Caroline.
    Alexandre, você participou desta OPERAÇÃO NO ACRE?????
    Conta alguma coisa, se possível, pois curto muito operações da PF.
    Abraço a todos da família "SANTOS".hahahahaha
    Rumo ao DPF...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Luiz, antes de escolher este caminho, eu estudei muito o ofício. Tinha em mente as palavras de meu saudoso pai que sempre me afirmou p/ fazer PF, pois quem entrava alí tava feito. Na época, era bem imatura p/ entender suas sábias palavras. Hj, apesar de todas as informações negativas q leio (principalmente via Sandro Araújo), tenho muita esperança e brilho no olhar. Quero ser APF, apesar de tudo! Assim como vc, eu quero ver com os meus olhos e eu mesma sair. Vou copiar vc e também direi um abração a todos da família "SANTOS" ! Fico feliz por já fazer parte dessa equipe. AVANTE, NOBRES GUERREIROS! bjos no coração, Carol.

      Excluir
    2. Lopes,

      retornei de férias e nem tive tempo de desfazer a mala. Já recebi uma ligação dizendo que retornaria no dia seguinte para Rio Branco. A única informação: uniforme ostensivo e que seria uma operação. Dia seguinte em Epitaciolândia abastecer viatura, conferir o uniforme ostensivo na mala, rayban e colocar a viatura mais conhecida do Brasil na pista que é preta e com letras douradas!!!

      Chegando lá muitos abraços, amigos e tudo em off. na realidade chega ser uma falta de profissionalismo perguntar sobre o assunto já que as pessoas voltadas para o trabalho não falam. Rola aquele sentimento de ser PF.
      Tipo assim: em poucas horas várias viaturas estarão circulando pela cidade.

      Pela manhã tomamos conhecimento do que seria e em poucos minutos cada equipe executando a sua função e no final tudo deu certo, sucesso!!! Tenho que fazer um post da Operação G7 aqui no Acre, isso sim deu ORGULHO DE SER FEDERAL!!!.

      obs: tem coisas que não posso dizer.

      abs

      Excluir
    3. Valeu galera,

      vamos estudar. Galera Rojão estamos juntos. Vamos nos unir que as vagas serão nossas.

      Treino difícil jogo fácil. Carol, se tiver que ser será faça sua parte e entre nas mãos de Deus. Se eu consegui todos vocês podem.

      abs

      Excluir
  12. Boa noite! Devido a uma gama de opções, fico na dúvida com relação a qualidade, assim, te pergunto: Qual o material na web que você indica? Onde posso comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, WEb não tenho conhecimento de causa para indicar, mas caso você more no RJ, indico o presencial que indiquei para Carol. CURSO PRA PASSAR, atualmente, o melhor custo benefício do RJ. Abs e bons estudos

      Excluir
    2. Fábio
      Vá de CERS e LFG, sem medo de ser feliz. Vale o investimento.
      Português: Escolha a Flávia Rita, não tem parêa não.
      Agora se você está desprovido de recursos e concurseiro quase sempre está, por enquanto... escolha o EVP. (melhor custo benefício dos cursinhos).
      Consulte informativos esquematizados no blog dizer o direito e add no fb todos os prof desses cursinhos já que sempre sai uma dica valiosa.
      Assine o Questões de Concursos (vale mais a pena o pacote anual).
      Rogério Sanches todo domingo no fb, 22:00 tem um grupo de estudos gratuito, onde ele posta slides e tudo mais.
      E se você quer ter acesso a livros bem atualizados, vá na biblioteca da justiça federal de onde você mora.
      Não sei se é padronizado, mas aqui onde moro a grande maioria dos livros são de 2012 e 2013, resultado biblioteca sempre cheia e eu morta e viva lá. (Quando posso)
      Abraço.

      Excluir
  13. Gostei dos comentários do Alexandre pela importância que ele dá ao que faz, independente dos fatores externos e internos que dificultem o exercício da profissão, tendo em vista a crise que se encontra atualmente a PF. Ainda sou servidor público estadual e não penso em fazer outro concurso que não seja na carreira policial, principalmente na PF, que sempre foi o segundo sonho de criança(após não ter conseguido ser jogador de futebol). Tenho ainda um bloqueio enorme quando penso em estudar aqueles assuntos do concurso de agente. Pedindo forças a Deus para superar esses obstáculos e concretizar meu sonho. Eu posso ganhar quanto for, se eu não estiver fazendo o que eu gosto eu não estarei feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, essa frase: "Eu posso ganhar quanto for, se eu não estiver fazendo o que eu gosto eu não estarei feliz" resume muito bem a situação que estou. Sou funcionário de empresa pública federal ganhando muito bem, mas se eu for chamado para policia civil rs vou trocar meu salário por 1/3. Enquanto isso continuo estudando pra APF. Levei 31 anos para perceber que salário alto não é sinonimo de realização profissional. Ótima frase, bons estudos

      Excluir
    2. É cara, com certeza. Ainda sou estadual e meu sonho é o alto escalão da Polícia: na estadual ser delegado e na federal ficaria já muito feliz como agente. Bons estudos pra você também Iglezias.

      Excluir
    3. Fabio,

      faz tempo que não estudo, ams os colegas aqui poderiam dizer qual as melhores opções no momento. Estudei pelo LFG, EVP, Questões de concursos, fiz diversos simulados e aulas específicas no RJ.

      Algum colega poderia dizer o mais estratégicodos cursinhos para PF?

      Valeu bruno!!!

      Iglesias tá tirando onda. Vamos em busca então.

      abs

      Excluir
  14. Meu camarada! Excelente iniciativa essa sua de passar experiência e ajuda aos aspirantes! Estou na luta pro concurso para APF também e é extremamente gratificante contar com pessoas como vc! Atualmente, estou totalmente insatisfeito no meu trabalho e aguardo uma convocação para o curso de formação de Agente de Escolta Prisional no ES!!

    Estarei sempre antenado no seu blog nos meus intervalos de estudos!!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,

      beleza seja bem vindo. Um sonho é um sonho. Quaquer dúvida estamos aí.

      abs

      Excluir
  15. Fala Galera, hoje, saiu o resultado da PC - RJ, consegui passar dentro do número de vagas.
    Caso algum colega, daqui, tenha feito a prova também, vamos conversar. meu e-mail: alepeixe@hotmail.com. Quem for de outro estado e precisar de alguma ajuda é só dá um alô também. Abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre parabéns,

      a PCERJ está granhando vários policiais evoluindo muito.

      abs

      Excluir
    2. Valeu, Alexandre Santos

      Estamos juntos!

      Abraços

      Excluir
  16. Grande Alexandre.

    1. Você poderia discorrer um pouco sobre o trabalho de escrivão?

    2. Estão aparecendo muitas oportunidades para viajar? Caso positivo, apenas pelo Norte ou outras regiões do país também?

    3. E trabalhar em alguma cidade sede na copa do mundo, vc sabe se vai?

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalha diretamente com o Delegado. É o responsável por toda parte cartorária. Intimações, ofícios, prazos, responsável pelo amterial apreendido e etc...

      Viajam para diversas regiões, porém como existem poucos escrivães a possibilidade de missão é menor. Mas viajam sim. Copa das Confederações nenhum escrivão da minha lotação viajou.

      abs

      Excluir
  17. Boa noite Alexandre.
    Gostaria de saber todo o material que voce levou para ANP..
    Abracos.

    ResponderExcluir
  18. Ana Lima,

    fora o enxoval levei roupa de cama, travesseiro, casaco... Só é possível circular nas dependências da ANP de calça. Sempre bom cabide e um tênis bom para corrida.

    No mais não tem nada específico.

    abs

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde alexandre.
    gostaria de saber quando devo apresentar o certificado de ensino superior?
    pois ainda estou cursando a faculdade e pretendo prestar o concurso da PF ainda esse ano, se abrir é claro.
    desde ja, agradeço.
    parabens pelo blog.
    abraços..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hudson,

      o certificado é apresentado apenas na posse, ou seja, após concluir ANP.

      Obrigado e forte abraço.

      Excluir
  20. Alexandre.. eu sei que para ser APF tem que ter ensino superior.. por isso que quero fazer faculdade, eu estou pensando em fazer Administração, pra depois e por enquanto ir tentando concursos nível médio.. queria saber sua opinião.. É uma boa escolha ADM? ps: não tenho interesse em atuar na área, mais eu acho que pode me ajudar nos concursos, com algumas matérias... seria legal? me dá uma luz ai terminei o ensino médio ano passado, e minha nota do enem não deu para ir para uma pública ai vou financiar pelo FIES em uma particular.. só que algumas tias minhas não gostaram que eu vou escolher ADM kkkk.. ficam falando pra fazer Direito num sei que.. mais Direito é quase 1 pau ai pra pagar depois é osso!!! Se puder me ajudar, eu agradeço, abraço irmão.. to acompanhando seu blog a um tempo, só aumenta minha vontade de ser um Agente Federal, eu vou conseguir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,

      passei pela mesma pressão que você e sinceramente hoje me arrependo de não ter feito Direito. Existem muitos bons concursos no mercado. Hoje, na fronteira, não tenho possibilidade de fazer uma nova facul. Precisa pensar no que voc~e realmente gosta. Se seu foco é concurso entre as duas opções Direito é melhor.

      abs

      Excluir
  21. Graande, Alexandre! Sou o Renan, ex-namorado da Amanda! Tô me preparando pra entrar nessa também!

    ResponderExcluir
  22. Boa renan,

    lembro de você. Não existe mistério é necessário dedicação integral. Se a PF for seu sonho não perca tempo.

    Bom saber que está por aqui seja bem vindo. Qualquer dúvida basta postar.

    abs

    ResponderExcluir
  23. Alexandre, legal sua história, parabéns pela trajetória!

    Alimento o sonho de ser APF desde 2009, apesar de admirar a carreira policial desde criança... Sabe que, assim como várias pessoas, adiei o começo dos estudos por muito tempo, até que um pouco melhor financeiramente, a ficha caiu!

    Em 2012 em meio ao edital aberto para APF fiz um curso de reta final e acertei 74 questões, porem marquei todas... Formado em administração, tomei gosto pelo Direito e segui estudando com o que restou de material posterior ao curso, eis que abriu o edital para EPF, mas logo que suspendeu acabei parando, principalmente em função do trabalho, estava viajando muito na época.

    Tentei retomar os estudos varias vezes, mas estudava 1, 2 dias e sempre tinha um obstáculo... Em 2013 a retomada do edital era eminente e final de abril voltei com tudo, com algumas limitações de tempo, mas estava estudando com todo o gás, foram 3 meses intensos, estudando todas as noites e sábados e domingos o dia todo.. fiz a prova e acertei 89, para o corte faltaram 6 questões, que iriam virar 12 e me deixar dentro... na sequencia fiz para o Depen, acertei 96, mas faltaram 2 para o corte.. PRF 87 e faltaram 5, Civil do RS fiquei com nota de aprovação, mas faltou 1 em português...

    Em resumo, a "paulada" foi grande, queria muito, mas realmente faltou muito pouco para entrar e eu sei que poderia ter dado mais de mim nos estudos...

    Em novembro resolvi fazer um concurso em SC para Agente Penitenciário, logicamente com um nível de exigência inferior aos concursos federais, mas achei interessante, precisava elevar a moral, passar em alguma coisa para acreditar ser possível a realização deste sonho... então fui aprovado em 11° na minha região, veio o TAF, Psico (o qual aguardo o resultado)...

    Assim que vier a convocação irei para SC, para ganhar menos que hoje inclusive, vai me possibilitar mais horas de estudos, o sonho de ser PF jamais será esquecido.. retomei hoje os estudos e vou com tudo na próxima prova!

    Não poderia deixar de mencionar um grande amigo, que partilhou do mesmo sonho, quase passou por uma questão em 2012, passou em 2013 e hoje fez sua matricula na ANP. Grande incentivador e será o exemplo que seguirei, a referencia de que é possível passar sim! Não vou descrever a trajetória e dificuldades que ele enfrentou, mas saibam que foram diversas e hoje colhe os frutos, mais que merecidos. EPF Rieger é o cara!

    Desculpa se me estendi demais, quis relatar um pouco da minha experiência, pois tenho certeza que é a realidade de muitos futuros colegas!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  24. Marcelo Ribas,

    já percebemos que você é um guerreiro!!! Parabéns pela aprovação. Só de ver seu nome como aprovado levanta muito a sua autoestima. Está no caminho certo, questão de detalhe. Continue com a pegada, força de vontade que conquistará o seu objetivo. Além disso, sentir a adrenalina de um psicotécnico e TAF valendo vai te dar experiência.

    Muito bom ver relatos assim me identifico bastante. O fato de seu amigo estar na ANP já é um grande incentivo para que chegue lá também. Aproveite a experiência dele e adapte o possível na sua realidade.

    abs

    ResponderExcluir
  25. Obrigado Alexandre pelo incentivo!

    Realmente o dia do TAF e do Psico, já serviram para exercitar o emocional para o grande momento na PF... E olha, para aqueles que nunca tiveram esta experiência em concursos, na hora vem uma adrenalina fora do sério! Vai de cada um deixar desestabilizar ou usar isso a seu favor...

    Espero que em breve, tenha o prazer de publicar neste blog o testemunho pós aprovação...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  26. Olá, Alexandre!
    Dei uma sumidinha, mas continuo estudando.
    Obrigada mais uma vez pelo blog, motiva muito.
    Parabéns!!!
    E a esposa, firme no projeto APF?

    ResponderExcluir
  27. Ana Cláudia, não suma... Bem, nadou semana passada e fez 51. alguma coisa na natação. Vai fazer uma prova cespe agora, ams percebo que ela quer PF. Vamos ver...

    Temos colegas na ANP em breve notícias novas.

    abs

    ResponderExcluir