quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Matrícula ANP - DF

 Vai começar mais um curso na Academia Nacional de Polícia. Parece que foi ontem que saí de lá. ótimas lembranças, amigos e a reta final de um grande objetivo. É gratificante ver vários colegas que frequentam o Blog prestes a ser tornar PF. A partir de agora será de grande importância a participação dos colegas que lá estão. Caso necessário receberei por e-mail e farei uma filtragem, pois nem tudo pode ser falado. É como sempre digo: "muita coisa só poderá saber quem passar por lá". Tenho certeza que todos que sonham vão entender o meu posicionamento.

Para aqueles que estão lá uma boa sorte e não se esqueçam de dedicação integral. Como já relatei os instrutores são excelentes. Basta seguir as dicas e como os professores falam "não miguelar". Com estas dicas farão uma ótima Academia. Todos irão evoluir na parte física desde que não se enganem, pois os maiores prejudicados serão vocês.

Parece que as matrículas ocorrerão em dias diferentes de acordo com o cargo. Recebi um e-mail de um cara que admiro bastante. Sempre frequentou o blog e é amigo de um APF que trabalha comigo. O colega disse que ele me idolatrava...rs Sou muito grato ao carinho de vocês. Quem lembra do Caverna??? O cara está lá nos representando!!! EPF CAVERNA!

Segue na íntegra uma dica interessante de quem acreditou, se dedicou e venceu... Prestem atenção principalmente aqueles que estão desmotivados. São 12 anos de luta até ele chegar lá. E ainda tem a natação né Caverna? Você vencerá, ou melhor, já venceu!!!


Olá Alexandre,

É o Caverna. Seu blog me ajudou nos 30 dias que estava de férias focado para o concurso e 
foi neste momento que o descobri e usava como aliado para dar aquele gás,
aquela injeção de ânimo. Como sou grato por isso, pretendo descrever como
desempenhei estes 30 dias de estudo para ajudar quem também sonha em
passar na prova objetiva.

Cara, eu sonho com a PF desde 2002. Fiz o concurso 2004 Nacional, o de 2009, 2012 e agora o EPF 2012/2013/2014.

O que eu sempre fiz de errado?
Estudava um tempo, parava outro tempo, fazia um curso de 4 meses no LFG, parava de estudar depois do curso, era muito irregular. Acho que paguei uns 4 anos consecutivos do site euvoupassar , este site tem videoaulas e eu sempre baixava elas e organizava em um grande HD. Até assistia algumas mas era realmente muito irregular.

Este ano de 2013, decidi pensar mais na estratégia. Sempre trabalhei, então decidi antes da prova tirar 30 dias de férias que a véspera do retorno coincidiria com a data da prova.
O que mudei neste ano? Foco total, era estudar de manhã, tarde e noite. Acordava às 7:00, tomava café e bunda na cadeira, almoçava, tomava um café (para aguentar o sono pós-almoço) e estudava de tarde, parava às 17:45 para correr, comer, tomar banho e estudar novamente.
Todo domingo era dia de simulado, imprimia totalmente uma prova anterior e fazia inclusive a redação. Após corrigia item por item e ficava matutando os erros, erro por erro. Isto levava um tempo total de 3 a 4 horas. Nem precisa falar como é importante fazer as provas anteriores, neste concurso uma questão de 2009 foi praticamente idêntica a de 2013, uma sobre "posse de terras indígenas".

Acontece o seguinte, estudar o dia inteiro, pelo menos para mim, é muito difícil !! Então eu me entediava, cansava ou ficava distraído muito facilmente. Como resolvi isso: não está rendendo mais a matéria teórica, eu ia direto para o site questoesdeconcursos (o qual também vale muito a pena assinar algum pacote) e resolvia as questões da matéria que eu estava estudando naquele momento. Eu tinha uma regra que era a seguinte: Somente resolvia questões da CESPE, ensino superior e nunca questões já resolvidas. Quando errava, li os comentários dos usuários tentando rapidamente filtrar quem estava falando besteira e quem estava falando coisa boa, com o tempo, por mais perigoso que isso pareça, você acaba se divertindo e aprendendo ao mesmo tempo ao ler os comentários.
Quando de noite estava muito cansado, eu assistia video-aulas salvas do euvoupassar na TV, ligava na porta HDMI e colocava no notebook, sentava no sofá da sala, e nestes 30 dias foi como minha namorada segurou as pontas, assistindo video-aulas comigo na TV à noite.

Às vezes durante esta rotina, você acaba querendo acessar a net, jogar um joguinho, comer, então eu até me atrapalhava e dava uma navegada na internet, mas a consciência era muito mais forte e eu voltava para o estudo. O que acontece é esta força de vontade, não adianta lamentar que você perdeu 20 minutos na internet, o importante é ter a força para voltar ao estudo e estes 20 minutos não virar 50, 90. Antigamente eu pensava: agora já fudeu, volto a estudar amanhã. Então não tem essa mais, naveguei, aproveita, come uma maçã, mija e volta pra cadeira. 

Outra estratégia importante que adotei foi o conteúdo de estudo: Eu sempre queria cobrir fielmente o edital e nunca conseguia, é claro.
Então eu analisei as últimas 3 provas do concurso e fiz porcentagens de questões/disciplina.
Um grande erro nosso é ignorar/não dar importância para matérias que fazem a real diferença e são de certa forma decorebas. Aqui entram Português, Arquivologia, Raciocínio Lógico, Administração Pública, Informática, Redação Oficial.
Estas disciplinas não há como aceitar irmos mal mais. É questão em cima de questão, eu nem estudava mais, fazia resoluções de exercícios e onde errava muito em algo particular de gramática por exemplo, aí sim abria o livro de gramática pura e via apenas aquele tópico que eu estava patinando.
No começo a gente se assusta ou ignora matérias como Redação Oficial. Mas após fazer umas 200 questões, você não erra mais nenhuma e imagina o quão na frente você já está de vários concorrentes.

Outra decisão que para mim funcionou foi o seguinte, percebi que direito constitucional caía apenas umas 2 questões por concurso. Agora reflita, você acha que vale a pena perder tempo estudando esta disciplina e não estudar português por exemplo? Eu passei a estudar português praticamente 60% do tempo total de estudo, pois percebi que eu ia mal nas provas, não considerava meu desempenho adequado para uma prova de concurso. É claro que eu tinha uma base dos anos anteriores sobre direito constitucional, eu decidi que naqueles finalmentes não valeria a pena ficar lapidando este conhecimento para tão pouco benefício (prováveis 2 questões certas contra prováveis 25 de português)

Então, algumas dicas já são bem conhecidas, tomara que dê para aproveitar algo.
Abraços do Caverna!

25 comentários:

  1. Fantástica a determinação do caverna, estou começando no mundo dos concursos agora e meu sonho é ser APF. Estou no aguardo do concurso para este ano ou 2015.

    Alexandre, não acredito que você tenha REAL idéia do quão importante é o seu blog. Espero um dia poder encontrá-lo, já em uniforme preto, para agradecer pessoalmente toda sua ajuda ...

    Parabéns ao caverna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,

      obrigado pela força. Estamos todos juntos. É importante esta participação. Em breve estaremos juntos tem vaga para todos.

      Qualuqer dúvida basta chamar.

      abs

      Excluir
  2. Grande Companheiro Alexandre!!!!

    Obrigado mais uma vez por esse post!!!

    Cara, muito feliz pelo Caverna!!!! Sempre estive na torcida por ele, e todos que estavam na fila desse último concurso EPF/PPF/DPF!!!

    Valeu Caverna!!! Boa sorte aí na ANP!! Quanta emoção!!!!

    A história do Caverna é bem parecida com a de muitos aqui! Comecei a prestar concurso e querer a carreira na PF em 2009!
    Meu ritmo de estudo era parecido com o do Caverna, mesmos esquemas (euvoupassar, questoesdeconcursos, aulas em PDF, etc)! Mas de maneira irregular!

    Mas nunca atentei para isso: por que estudar tanto uma disciplina que me darão apenas 2 pontinhos??? (Se bem que no CESPE, um pontinho faz muita diferença)!
    Mas, disciplinas como Direito Constitucional, por exemplo, ultimamente tenho tirado de letra! Na prova da PRF acertei todas. Simulados acerto bastante também! Respondendo provas, acerto muitas!

    Preciso focar as que me derrubam mais, como Português, Direito Penal, Processo Penal, Informática!!!

    As dicas do Caverna, nosso futuro Escrivão PF, com certeza são valiosas!!

    Outro erro que cometo e muito, é marcar todas!! Cara, já vi que quem estuda e muito como nós, não precisa se arriscar!!! Sei que é interessante aquele esquema - "conte quantas você respondeu, depois veja quantas letras têm mais (C ou E), chute o restante a que menos aparece!!!" Isso já deu certo para muitos!!! Não para mim!
    Neste último concurso da PRF respondi apenas o que sabia ou achava que sabia, e foi onde mais me aproximei de uma possível aprovação!!!

    O Caverna por exemplo, neste último concurso respondeu 105, o Alexandre se não me engano respondeu 99 na prova APF 2012! O chutômetro às vezes não é bom! Depende muito da ocasião!

    Abração a todos e bons estudos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flopess,

      a fila ta andando!!! Conheço pessoas que passaram por terem marcado todos fazendo este esquema de contar questões da mesma forma que vi outras marcando próximo a 70 e sendo aprovadas. Não existe mágica, mas eu não arriscaria, salvoa quela que tenho 70% ou mais de certeza.

      Foquei: Português, AFO, Economia e Contabilidade. Quando vi que fiz mais de 10 em português pensei automaticamente: estou na briga!

      Abs

      Excluir
  3. Bom dia grande Alexandre e cia, tudo bem? Fui aprovado neste último concurso para EPF também. Ontem eu estava na ANP, enfrentando filas e comprando o restante do material. Tenho apenas 23 anos( um dos mais novinhos lá, rsrsrs), e gostaria de postar aqui minha trajetória de estudo, que relatei em uma entrevista para o Alfa Concurso ( o cursinho que me aprovou de fato): “Venho estudando desde 2009 para concursos, mas confesso que não tinha foco e nem sabia estudar. Eu fazia todos os concursos que saíam e apenas estudava por apostilas de banquinhas, contudo sem obter êxito. Cansado de tantas derrotas em minha caminhada de concurseiro, resolvi dar uma parada nos estudos e só retornar em 2010, e assim fiz. Prestei o concurso do MPU daquele ano (2010), me matriculei em um curso preparatório (considerado o melhor do DF), mas infelizmente não passei nem na prova objetiva e nem perto da nota mínima. Então em 2011, resolvi buscar uma saída na iniciativa privada, onde me daria um retorno financeiro mais rápido, tendo em vista a longa caminhada de insucesso nos certames públicos. Tirei uma das certificações mais difíceis de informática, que é a área onde sou formado (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), e saí entregando currículos nas empresas através de sites de emprego, porém algo me impedia de obter uma vaga: minha pouca idade e experiência na área, já que com 20 anos de idade eu nunca tinha trabalhado. Frustrado novamente, decidi me dedicar de corpo e alma aos concursos de área policial, que sempre foram meu sonho de vida. Em fevereiro de 2012, minha mãe sofreu um acidente de carro com meu pai, vindo a falecer 5 dias depois. Eu estava completamente arrasado! Busquei no Senhor forças para continuar caminhando, e três dias após a sua morte fui para Minas Gerais prestar o concurso do INSS: e adivinhem? Mais uma vez reprovado. Nesse mesmo ano, havia boatos da possível publicação do edital da PMDF, e sabendo disso me matriculei mais uma vez em um curso preparatório aqui no DF, me inscrevi em um site de questões na Internet e até o dia da prova (que se deu apenas em 2013), fiz cerca de 4700 questões. Fui confiante para a prova, pois apesar de não ter feito o concurso da PMGO, baixei a prova em casa e resolvi todas as questões daquele certame, obtendo uma pontuação para ficar em os 400 primeiros. Resultado: não fui aprovado por 1 questão na PMDF. Toda aquela expectativa, toda confiança da família, dos amigos, tinham ido por água abaixo. Após essa reprovação desanimei por uma semana e retornei aos estudos, só que dessa vez sabia que precisava de algo mais, um empurrãozinho para a aprovação. Então, vendo vídeos de relatos de aprovados na PF 2012 no Youtube, encontrei a Equipe Alfaconcursos, que tinha ocupado cerca de 40 % das vagas com seus alunos. Confesso que chorei quando vi o Jerônimo e os outros aprovados dando depoimento, então pensei: Polícia Federal é o topo mais alto (na minha opinião) das carreiras policias, então vou confiar na MELHOR EQUIPE DO BRASIL, tendo em vista esse grande número de aprovações. Então comecei a estudar com a Equipe Alfa no começo de Junho, e vi todas as vídeoaulas em tempo recorde.

    Eu assistia cerca de umas 8 por dia, fazendo resumos em meu caderno apesar de ter o material em PDF. Fiz mais uma tonelada de exercícios, fiz todos os simulados e mesmo tomando pau em todos, revisava cada questão errada, e certa também. Assisti a todos os aulões, madrugadões, e fui para a prova com o seguinte pensamento: o que podia ser feito até aqui, foi feito, mas já que não sei o propósito de Deus pra mim, eu entrego minha vida nas mãos dele e fará conforme a sua vontade. E adivinhem? 80 na Prova Objetiva e 7,50 na redação! Nem acreditei quando vi meu nome na lista de aprovados. Eu não posso nem acreditar, com 23 anos aprovado na PF. Não entendi porque não tinha passado antes, mas agora faz sentido: Ele tinha algo muito melhor pra mim.
    Agradeço a toda Equipe Alfa, porque sem vocês eu não teria obtido esse excelente resultado.”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Minha preparação também é com a equipe alfa e se Deus quiser logo logo eu estarei realizando o sonho de ser APF

      Excluir
    3. Hahaha olha só. Vai dividir o alojamento comigo. Tua cama debaixo no beliche está reservada kkk até domingo!!

      Excluir
    4. Olha a coincidência aí!!!kkkk Qual o quarto? alojamento A né?

      abs

      Excluir
    5. Isso mesmo. A 33. Valeu Caverna, hoje ainda nos encontraremos, rsrsrs. Abraço !

      Excluir
  4. Israel,

    Parabéns!!! Brasileiro não desiste nunca. 23 anos é um menino!!! Na minha academia o mais novo tinha esta idade. Sangue novo purinho.

    Obrigalo pelo seu comentário tenha certeza que motivará diversos candidatos que assim como você almejam o DPF.

    Seja bem vindo o Brasil é nosso!

    Curiosidades da ANP poste aqui. Tem muita gente querendo saber mais um pouquinho sobre a Terra Santa.

    Obs: Poste fatos existem coisas que não pdoem ser ditas.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Grande Alexandre, é um prazer para mim compartilhar minha experiência de vida. Que D'us possa continuar abençoando este trabalho caridoso e altruísta que tens feito. Pode deixar que compartilharei curiosidades da ANP, porém como você disse, na medida do possível, rsrsrs. No mais, um abraço e CAVEIRA !!

      Excluir
  5. Companheiro Alexandre , Muito Boa tarde!

    Esta semana estive "folheando " o forum do correio web , e lá ,vi pessoas citando seu nome e da seriedade deste blog. Acredito que em meio a tantos blogs realmente eles tem razao. E outra coisa: Na maioria dos casos, geralmente, as pessoas "BLOGUEIRAS" ao serem aprovados ,simplesmente esquecem de postar novamente e nao lembram que um dia tambem foram concurseiros , e o mais dificil: esclarecer e tirar muiiiiiitas duvidas , como vc mesmo faz! valeu pela força Alexandre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,

      muito bom saber que você curtiu. Os parabéns é para todos nós! É gratificante saber que a fila está andando. Fique ligado que teremos muitas novidades aqui.

      abs

      Excluir
  6. Alexandre, a tão sonhada placa "entrada para realização de um sonho (alunos)" ainda existe na ANP?

    Vi pelo google que tem uma outra escrita "saída com uma seta", mas não consegui ler o que estava escrito em baixo, pro acaso, você lembra??

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Saída para seu futuro (alunos)"

      Excluir
    2. Achei a outra placa Caverna e obrigado por escrever as palavras da outra.

      E PARABÉNS e SUCESSO nessa nova fase da sua vida.

      Abraço.

      Excluir
  7. Dreyfus.
    Bom dia amigos, sumi do blog porque tive vários probleminhas na reta final antes de chegar aqui na academia, até que enfim chegou o dia, me matriculei na quinta e, vou sair semana que vem. Agradeço grandemente ao Alexandre, idealizador desse blog, e aos amigos participantes, que sempre em clima amistoso trocaram ideias e informações aqui. Eu estava aprovado no concurso pra Analista Tributário da Receita, saiu sexta feira, um dia depois da minha matrícula, com um nó na garganta e uma vontade de chorar deixo a ANP com gostinho de queria mais, mas tenho que sair até dia 6, porque após esse dia não será mais possível chamar excedentes. Galera, um dia poderemos até nos encontrar nesse país, mas em órgãos diferentes, um grande abraço a todos, muito sucesso e muito estudo pra vocês.

    ResponderExcluir
  8. Dreyfus

    Parabéns pela sua aprovação em ambos os concursos, e parabéns também pela sua atitude de sair até o dia 6 dando espaço aos demais que ainda estão na fila.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Deyfus Diogenes,

    feliz é você que pode escolher. Parabéns pela iniciativa de sair a tempo de um outro colega entrar. Imagino você deixandoã ANP. Mas a vida é assim amigo. Estaremos juntos em órgãos diferentes com certeza, somos todos Federais! Para fazer esta escolha deve ter analisado por vários lados.

    Obrigado por fazer parte de nossa família.

    Fique com Deus.

    São os votos de Alexandre&Orgulhosos de ser Federais!!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Caverna!!!
    Que história massaaaa, superação mesmo.
    Você honrou a si mesmo e ao seu sonho.
    Adorei o post Alê, salvei aqui no pc.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Muito batalhador! E a luta continua...

    ResponderExcluir
  12. Um dia postarei aqui minha trajetória.

    ResponderExcluir