sábado, 29 de novembro de 2014

REDAÇÃO

Bom dia senhores. Estou repetindo uma postagem de grande importância para prova. Nela pretendo colocar algumas redações corrigidas por pessoas aprovas no concurso DPF. Quem tiver alguma redação favor retirar o nome e enviar para santosla1@hotmail.com.

Na primeira redação a nota foi 12.93. Aos poucos vamos atualizando. 

Bons estudos reta final!!!

Abraços

Rascunho redação Agente 2012

TEMA REDAÇÃO POLICIA FEDERAL 2012 AGENTE
PROVA DISCURSIVA
• Nesta prova, faça o que se pede, usando o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos.
• Qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.
• Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas na primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.
O Departamento de Polícia Civil do Estado de São Paulo vem investigando os crimes cometidos por três pessoas, maiores e capazes, que atuam no roubo de cargas transportadas em operações interestaduais nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As empresas transportadoras afetadas pelas ações dos criminosos são totalmente privadas, ou seja, não possuem participação financeira de nenhum entre da Federação, não havendo, portanto, em decorrência desses delitos, prejuízo patrimonial direto à União.
Em operação destinada a prender em flagrante os criminosos, apenas um deles foi preso. No momento da prisão, ele ofereceu, ao chefe da equipe policial, cem mil reais para que fosse informalmente libertado. A proposta não foi aceita, e a prisão do criminoso foi efetuada, de acordo com as formalidades legais.
Com base na situação hipotética apresentada acima, redija um texto dissertativo que responda, necessariamente e de maneira fundamentada, aos seguintes questionamentos.
• Havendo necessidade de repressão uniforme dos crimes acima mencionados, poderá o Departamento de Polícia Federal investigar os delitos contra o patrimônio (roubos)?
• Na situação considerada, a proposta feita pelo criminoso ao chefe da equipe policial configurou crime contra a administração pública? Em caso afirmativo, especifique o delito.


RASCUNHO DA MINHA REDAÇÃO. Não tive acesso à minha folha de redação definitiva. Postei o rascunho da mesma. É claro que fiz diversos ajustes, pois a redação você deve escrever as ideias para depois ir colocando outros elementos. Na discursiva minha nota foi 12.93 e ainda tive uma rasura. Espero que possa servir ao menos de base.

SEGUE A REDAÇÃO:

É indiscutível que a Policia Federal possui atribuições para reprimir os crimes que ocorrem de forma interestadual. Dentre algumas competências podemos citar: (coloquei os pontos obrigatórios que tinham que constar na redação).

Sabe-se que a Constituição Federal prevê de forma expressa a possibilidade da Policia Federal reprimir crimes interestaduais. Cabe salientar, que esta função não excluem as autoridades estaduais que possuem a mesma função. Roubo de carga, veículos, drogas e armas são alguns exemplos que decorrem das atividades desses bandos ou quadrilhas. Assim, é elementar uma atuação que ocorra tanto de forma repressiva quanto preventiva.

Além disso, a Carta Magna da República Federativa do Brasil também prevê a atuação dos Agentes Federais no crime que exijam repressão uniforme. Fatos ilícitos que estejam ocorrendo em vários pontos do território Nacional devem ser orientados pela Policia Judiciária da União podemos citar: operações conjuntas, troca de informações e um sistema integrado de inteligência são bastante eficazes. A segurança publica Nacional deve agir em permanente sintonia.

Por outro lado, sabemos que os agentes no seu dia a dia sofrem diversos tipos de “subornos”. A situação em questão configura o crime de corrupção ativa e por consequência possui como sujeito passivo a administração pública. O criminoso deve ser responsabilizado pelo crime.

Diante do exposto, a Policia Federal possui competência para investigar os delitos que ocorrem de forma interestadual, mesmo que não sejam contra bens, serviços e interesses da União.



EPF 2013 - Nota 9.5

PRF 2013 - Nota 14.84
EPF 2013 - Nota 8.75

41 comentários:

  1. Parabéns pelo blog incrível!
    Nunca me manifesto nos comentários mas queria deixar registrado que passo aqui todos os dias para ver se há uma nova postagem e me motivar para alcançar meu sonho.
    Tenho certeza que, muito em breve, irei contar minha história aqui.
    Rumo ao DPF!

    Abraço e até logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia,

      Sem bem-vinda... Aqui é tudo feito com simplicidade e com tempo reduzido. Faça parte desta família sua postagem foi de grande motivação.

      Bons estudos.

      Excluir
  2. Oi Cláudia apf14, SONHO com ações de estudos, perseverança e FOCO, o resultado é rumo certo a DPF, torço muito por pessoas como você, temos que perseverar e temos que sonhar grande, nossa atitude de estudar, treinar já é sucesso. Também adoro esse blog, e especialmente esse trata de meu "calo", REDAÇÃO....risos.

    Vamos contar nossa história de sucesso. Um dia de cada vez. Tenho gratidão e muito admiração por esse blog também.
    Nos encontraremos na ANP?

    Abraço carinhoso a todos os sonhadores em ser FEDERAIS.

    Regiane - regianemartinsrp@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regiane,

      Agradeço pelo carinho de vcs. Espero sinceramente que possamos trabalhar juntos em um futuro muito próximo.

      Abs

      Excluir
  3. Alexandre,

    Parabéns pela dedicação em compartilhar tantas informações conosco, seu blog é sem dúvida o material mais completo que podemos encontrar sobre o dia-a-dia do DPF.

    E, como todos, não poderia passar por aqui sem deixar uma pergunta.

    Em qual cidade você está lotado atualmente? Levou com você familiares (esposa/filhos)? Talvez você já tenha até colocado essa informação no blog, mas, não consegui checar em meio à tantos tópicos.

    Pergunto isso, pois estou naquela fase de preparação mental dos familiares, digo a eles que se eu passar ficarei ausente por algum tempo.

    E a título de curiosidade, pesquisei através do street View, cidades como Epitaciolândia, Pacaraíma, etc. e realmente são cidades minúsculas e remotas. Vocês moram nessas cidades ou fazem diariamente o percurso para as capitais onde ficam estabelecidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilian,

      Sou lotado em epitaciolandia e aqui é tudo tranquilo. A estrutura não e muito boa. Só tem colégio e hospital publico por exemplo. Estou com minha esposa e filha e levamos numa boa e olha que aqui é uma das lotações mais complicadas. O ideal é ir para uma capital ou então fugir das seguintes lotações: epitaciolandia, cruzeiro do Sul, oiapoque, tabatinga e pacaraima, nesta ultima, a escala é 24x72 e é necessário morar em boa vista 230km já que pacaraima é reserva indígena.

      Abs

      Excluir
  4. Muito boa a redação, Alexandre! Bem parecida com a minha..rsrs
    Sempre passo para dá uma olhadinha e motivar um pouco mais. Falta pouco para o dia da vitória, continuemos firmes...
    Aos colegas do blog, força e fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,

      Expectativa com certeza aqui teremos muitos aprovados. Continue participando bons estudos.

      Abs

      Excluir
  5. Olá Alexandre, me tire uma dúvida por gentileza, no caso a redação da imagem(folha de redação unb), ela perdeu ponto pela ortografia?

    ResponderExcluir
  6. Gabriel,

    Negativo qto a perda de pontos pela ortografia.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, meu nobre, acredito que você confundiu irmão. A redação não perde pontos pela caligrafia mas perde sim se haver algum erro quanto a ortografia. Grande Abraço.

      Excluir
    2. Então, se o examinador tiver alguma dificuldade de ler a redação do candidato por conta da caligrafia,não será retirado nenhum ponto da redação por conta dessa dificuldade né?

      Excluir
    3. Será sim. Se estiver ilegível, é óbvio que perderá ponto. A caligrafia em si não retira ponto, como misturar letra corrida com forma, salvo casos esdrúxulos.

      Excluir
  7. Alexandre ,

    Sou amazonense, e tenho amigos do exército e marinha locados em tabatinga! E todos eles adoram a cidade =) é difícil mesmo estar de uma capital , porém , tudo pela farda preta !!! Claro que para alguns colegas o barreirismo de vir à estas cidades e enorme =)

    Senhores , falo como amazonense ! Nosso estado esta de braços abertos a todos os futuros APF's , estamos prontos para lhes proporcionar gratidão e boa recepção =) não venham para cá com a cabeça e o coração fechados =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,

      Grande parte dos aprovados são dos grandes centros e não sabem o que irão encontrar pela frente. É importante esta sua postagem, pois no norte também existem pessoas capacitadas e que irão receber os novos policiais de braços abertos. Ainda não conheço a sua cidade, mas assim que tiver oportunidade estarei ai.

      Abs

      Excluir
    2. A menina dos olhos do norte kkk MANAUS - AM

      Excluir
    3. Caro Thiago Quinco, manaus nem é tão interessante para os candidatos, tendo em vista que a pontuação para remoção é 2.
      Há cidades como BOA VISTA, RIO BRANCO e PORTO VELHO e MACAPÁ, que tem pontuação 3.

      As últimas capitais do Norte que fecharam nesse de EPF foram MANAUS e BELÉM.

      Abraço e boa sorte!

      Excluir
  8. Hoje recebi um email do CESPE dizendo que minha inscrição foi cancelada por falta de pagamento. Só que efetuei o pagamento nos primeiros dias (dia 14/10/2014). No entanto, já percebendo a demora da confirmação já tinha mandando diversos emails para lá informando o pagamento através da documentação anexada.
    Isso é um desrespeito com o candidato. Como fica a cabeça da pessoa para estudar, sem saber se vai ao menos ter a oportunidade de fazer a prova?
    Sei que aqui não é lugar para falar essas coisas, mas serve de alerta para quem estiver esperando sua confirmação também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que parece, várias pessoas estão passando pela mesma situação... Lamentável.

      Excluir
    2. Colega ligue pra lá, acredito que será corrigido com ctz.
      Tive um probleminha com a minha inscrição em relação a isenção mas, foi devidamente corrigido no recurso. Corra atrás que vai dar certo!

      Excluir
  9. Fiquei surpreso com a nota dessa redação de PRF. Considerei a redação de mediana para ruim. Pois não esclareceu devidamente os tópicos exigidos pela prova.
    Com isso fica claro que, às vezes, tirar uma boa nota na redação também é questão de sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza! quanto mais se estuda mais sorte se tem!!
      Mérito do colega, aliás de todos..
      Parabéns para eles, vamos olhar e aprender também.
      Foco minha gente!! ;)

      Excluir
    2. Não falei isso por desdém, é porque realmente há "erros" na redação. Por exemplo: faltou ele dizer corretamente no que consiste o crime de contrabando, que é a entrada de produtos ILEGAIS em território brasileiro; faltou também ele repetir o tópico frasal de cada item cobrado pela banca no início de cada parágrafo(geralmente o CESPE desconta muitos pontos caso isso esteja ausente em um texto).
      É muito relativo tirar uma nota boa em redação, concurseiro sabe disso.

      Excluir
    3. Fui confirmar agora, a redação da PRF estava valendo 19 pontos. Se fosse converter a nota dele para uma média considerando o total como 10 pontos, tiraria em torno de 8 pontos.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Caro Jorge Barreto, caso você tenha provas CESPE no estilo cobrado para PF e PRF peço que envie para o Alexandre Santos postar aqui, pois seus comentários vão acabar afugentando colaboradores do BLOG que ajudam muito a galera.

      A prova da PRF não valeu 19 pontos, valeu 20.

      Vamos estudar, pois é isso que aumenta nossa sorte, como bem falou a Camila.

      Excluir
    6. Não leve a mal, eu fui o 415° colocado no último concurso de EPF e falo isso com um pouco de conhecimento de causa. Pra você ter um exemplo, li certa vez uma redação desse último concurso da PRF na qual um candidato colocou como exemplo de produtos de contrabando peças de máquinas caça niqueis, e o mesmo candidato obteve a nota máxima nesse quesito. Porém, na minha redação de EPF, eu disse que o crime do caso exposto poderia ser tanto contrabando, quanto descaminho, mas, numa primeira avaliação, esse meu argumento não foi levado em conta, e no recurso tentei justificar meu posicionamento até com uma portaria publicada pela Receita Federal a qual mencionava que peças de computadores destinadas para a construção de caça niqueis são sim consideradas material de contrabando.
      Infelizmente não tenho a minha redação do concurso de EPF, contudo ainda tenho uns textos que refiz baseados nessas provas discursivas da PF e PRF. O ruim é que não tenho como avaliá-las de acordo com a correção do CESPE.

      Excluir
    7. Pelo amor de deus, gente. Eu não estou querendo ser grosseiro nem nada parecido. Só estou querendo contribuir um pouco com o blog. Se eu estou aparentando grosseria, peço desculpas, não foi minha intenção.

      Excluir
    8. Jorge Barreto,

      Achei bastante interessante seu argumento em sua redação muito bem fundamentado. Em relação a redação da PRF sabemos que muita coisa influência na nota, por exemplo, o nível de cobrança do examinador. Será que a cobrança no norte, Sul, Sudeste será a mesma?

      As redações são justamente para termos uma noção do que o examinador cobra. Algumas pessoas que solicitei a redação não me passaram justamente com vergonha mesmo sem aparecer o nome.

      Caso alguém tenha favor me mandar.

      Excluir
  10. Como vai Alexandre? Espero que tudo esteja bem com você e sua família.
    Cara, gostaria de tirar uma dúvida em relação aos aprovados da sua turma.
    O pessoal que passou, a maioria só respondeu as questões que sabia, deixando o resto em branco ou a maioria usou a técnica do chute consciente?
    E fica também a pergunta para o resto do pessoal. Vocês só respondem o que sabem ou chutam também? Como foi a experiencia de vocês nos outros concursos?
    Abraço galera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui excedente EPF 2013 e, na época, chutei algumas. Neste concurso não farei mais isso, pois, com a minha arriscada no último concurso, perdi pontos preciosos que teriam me deixado em uma classificação melhor. Tem gente que acha válido chutar, mas a maioria que passa nesses concursos do CESPE não acha o mesmo. Acredito que neste concurso para Agente é ainda mais arriscado de chutar, pela quantidade de matérias e a dificuldade das mesmas. É quase certeza que a nota de corte fique entre 64-66(é um chute meu), logo não vale a pena se arriscar tanto, ainda mais com a inovação neste edital da PF de alteração de gabarito(o que nos concursos anteriores não existia).
      Essa é a minha opinião, pode ser que eu esteja errado também... rsrs

      Excluir
    2. Outra coisa, essa técnica do chute consciente nem sempre é certeza de sucesso. Por exemplo, no concurso de agente da PCDF, o gabarito trouxe 65 questões certas e 55 erradas(não lembro se a distribuição era essa, mas a quantidade foi). Se todo concurso do CESPE de Certo/Errado seguisse a regra de dividir o gabarito das questões pela metade entre C/E, com certeza, valeria usar essa técnica.

      Excluir
    3. APF 2004 - Nacional

      Questões CERTAS - 55 (maior sequência - 5)

      Questões ERRADAS - 62 (maior sequência - 5)

      Questões ANULADAS - 3

      APF 2004 - REGIONAL

      Questões CERTAS - 54 (maior sequência - 5)

      Questões ERRADAS - 65 (maior sequência - 7)

      Questões ANULADAS - 1

      APF 2009

      Questões CERTAS - 49 (maior sequência - 4)

      Questões ERRADAS - 62 (maior sequência - 4)

      Questões ANULADAS - 9

      APF 2012

      Questões CERTAS - 49 (maior sequência - 4)

      Questões ERRADAS - 63 (maior sequência - 6)

      Questões ANULADAS - 8

      Excluir
    4. Detalhe que nesse exemplo da PCDF que eu dei não teve nenhuma questão anulada.

      Excluir
  11. Se eu não me engano, eu fui com a cabeça pronta para deixar 15 em branco. Quando terminei a prova faltavam umas cinco para cumprir esta meta, daí eu precisava escolher 5 dentre 20 para "chutar". Se não foi exatamente assim dá para tirar a ideia.
    Em 2012 fiz a técnica de certas e erradas e fiquei com uns 54 líquidos kkkkk. Acho isso muito a arriscado porque quando você faz o cálculo não leva em consideração que você já está errando várias :(

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. ESTAVA EU OLHA INTERNET E VI ESSE BLOG FANTÁSTICO, MAIS FANTÁSTICO E SABER QUE VC PASSOU ESTOU NESSA CAMINHADA EM PASSAR NA POLICIA FEDERAL, INCLUSIVE EU MECHO COM FINANCIAMENTO DE CASAS E FIZ UNS FINANCIAMENTOS PARA DOIS DELEGADOS DA POLICIA FEDERAL DO ACRE UM FOI SENHOR JACOB E OUTRO FOI DO FREDERICO, EU MORO NO ACRE, ALIAS SOU ACRIANO, AGORA VOLTANDO AOS ESTUDOS UMA PERGUNTA SOBRE O QUE E COMO VC ESTUDOU ALEXANDRE.

    ResponderExcluir
  14. gostaria de deixar aqui meu agradecimento, sou iniciante e confesso que tive muita dificuldade, até encontrar seu blog, pois não tinha a minima ideia de como resolver uma questão discursiva, mas agora graças a sua ajuda consigo ter pelo menos um norte de como prosseguir. Deixo aqui meu muito obrigado mesmo! abrass

    ResponderExcluir