domingo, 23 de novembro de 2014

Retomada do Concurso!

Salve, salve rapaziada...

Estou sumido, pois fiquei de missão 35 dias e logo assim que retornei participei de uma operação em Porto Velho/RO. Lá tive a grata surpresa de saber que a liminar caiu e o concurso voltou a andar. Novas datas estão por sair, parece que dia 28 deste mês. A expectativa é que o curso de formação seja mantido para a mesma data prevista. Dessa forma, apenas as etapas seriam alteradas. O gás precisa estar ligado a todo vapor, está chegando a hora. Não existe o amanhã e sim o presente. Os servidores estão comemorando mais do que os senhores podem acreditar!hehehe

Tive a oportunidade de conhecer a Cidade de Porto Velho/RO. Gostei de sentir aquela adrenalina de viaturas na estrada e ao longo do percurso encontrando diversos colegas do Estado do Acre. De Rio Branco para lá são aproximadamente 550km. É bom estar com a direção em dia, pois a estrada não é molezinha não... Vários caminhões e o desgaste físico é grande. A cidade onde foi a Operação possui uma estrutura maior do que a de Rio Branco, mas o aspecto parece ser mais antiga que a capital do Acre e a SR não tem nem comparação, pois a de Rio Branco é muito nova!!!

Participar da Operação foi algo diferenciado... Equipes separadas e só na hora da deflagração você fica sabendo do que se trata e detalhes. Ouvir de um colega que sentia orgulho de participar de ações assim não tem preço. Apesar de tudo, sou apaixonado pela minha profissão e espero dias melhores. A hospedagem foi legal, o valor recebido sempre dá uma aliviada e além disso, ainda conheci outro Estado. Reencontrar amigos das mais diversas regiões não tem preço e vestir a roupa preta durante a madrugada é algo que definitivamente tira o meu sono "hora do show". Gastamos aproximadamente 7h de Rio Branco até lá. A única saída do Acre para Rondônia por terra é feita através de "balsa". O transporte leva 30 minutos até a outra margem.

Após o trabalho aquele barzinho durante à noite e observar o destaque na imprensa. A cidade fica fervorosa, afinal de contas "os homens de preto estão por lá e vão curtir a noite em algum lugar"... Ao retornar onde paramos as pessoas comentam parabenizando. Cara é algo incrível!!! No meio do nada, em um posto de combustível, mesmo com viatura descaracterizada o funcionário do Posto mostrou uma outra funcionária que estava com fone no ouvido e computador ligado dizendo: " o sonho dela é ser federal". porra, vocês me conhecem... Não resisti e fui até ela. Ao me apresentar ela ficou encabulada, passei o endereço do blog e disse que precisamos de pessoas guerreiras como ela e ainda disse que ela iria conseguir. Eu imagino a dificuldade daquela menina para conseguir estudar. Estava em uma lanchonete sentada e estudando vídeo aula.Cenário de muito "barro" na beira de uma estrada.

E você, vai continuar reclamando da vida??? 

35 comentários:

  1. Não existem limites para um objetivo humano meu caro, é nois de roupa preta com letras douradas!

    Tamo junto!

    ResponderExcluir
  2. Pode ficar tranquilo, Alexandre, vamos te render aí no Acre em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo a hora. Rio Branco já seria um levante absurdo!!!

      Excluir
  3. Aeeee, sempre uma emoção ler sobre seu dia-a-dia na PF, sempre motivador.
    Cada um com sua história, lindas histórias de vida. Superação.
    Realmente temos capacidade de muito mais sempre.
    Força e muita FÉ.

    Abraço fraternal da admiradora, Regiane - São José do RioPreto - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais difícil q vitoria mais saborosa será a sensação da comemoração. Cada um com a sua dificuldade em busca do seu sonho.

      Abs

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Muito me emociona saber da sua rotina, Alexandre! Parabéns pelo esforço! Você pode explicar um pouco melhor como funcionam essas missões que você participa (como essa que durou 35 dias)?

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço licença para tentar responder essa.

      Cara CAROLINA MIRANDA,

      em relação às missões é o seguinte: alguns lugares tem certa carência de efetivo, de modo que solicitam servidores das outras unidades para reforçar o efetivo. Assim, o servidor sai de sua unidade e vai trabalhar em outra, por algum tempo.
      Outra possibilidade é o caso de postos da PF que todo o efetivo é temporário (ou seja, os servidores vão se revezando para que sempre fique alguém no lugar).
      E ainda uma outra possibilidade é nessas mega operações, que em geral mobilizam um grande efetivo (que a unidade onde é deflagrada não tem), quando vários servidores de várias partes do Brasil vão fazer a operação e passam alguns dias.

      PS: os servidores que saem de suas unidades fazem jus à diária, para custear suas despesas como hospedagem e alimentação, conforme previsto na lei 8112.

      Espero ter ajudado a esclarecer.

      Abraço e boa sorte!!!

      Excluir
  6. Bom dia Guerreiros. Muito bom saber das missões, Alexandre.
    Mas não demora assim para escrever não brother. Todo dia tenho que abrir o blog para ver se tem algo novo, ai quando vejo que não tem nada, já imagino: Puts, o cara tá la se divertindo e tirando uma onda com na PF e não deu tempo de escrever hoje. hehehehe
    Brincadeira. Mas saiba que são seus posts e histórias que motivam a galera aqui do outro lado.
    Grande abraço Alexandre e quando possível, faz um post contando as missões. Algumas histórias de bastidores engraçadas.

    ResponderExcluir
  7. Alexandre, bom dia. Sou muito fã do seu blog. Hoje descobri que tenho uma discrepância de 1,1cm nos membros inferiores, ou seja, 0,1cm acima da margem de tolerância. Nunca tive problema para realizar qualquer atividade fisica, treino musculação há 15 anos sem qualquer problema. Conforme o edital, dentre os exames a serem apresentados na avaliação medica, não exigem a escanometria. Esse exame é realizado na propria avaliação? Será que tenho chance de ser considerado apto? estou estudando há desde março/14 com exclusividade e me sinto bem preparado, mas, não esperava por essa. Se puder me dar alguma informação, agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço licença para voltar a colaborar no blog, rs.

      Caro CHAVES,

      De fato não tem essa previsão no edital (de exigir exame de escanometria)!
      Provavelmente só vão exigir se for muito aparente essa diferença, especialmente se você apresentar alguma dificuldade na locomoção.

      A real é o seguinte: você tem dificuldades para caminhar/correr? Consegue fazer as atividades normalmente?

      Se tiver ok, parceiro...Vá e vença! Estude e bote para passar! Não vai ser 1 milímetro que vai te afastar do sonho de ser federal!

      Abraço e boa sorte!

      Excluir
    2. Valeu irmão! Tô na luta! Nasci pra ser Policial!!! Isso é um sonho, uma meta, um objetivo e principalmente, meu projeto de vida! Desistir jamais!!! Agradeço de coração suas palavras, elas aumentam ainda mais a vontade de trabalhar nesse projeto que toca fogo no meu peito só de pensar em um dia vestir a Farda Preta!!! (se puder depois bota seu nome aí, é estranho ter gratidão sem saber o nome, apesar de na real, ter esse sentimento já por todo policial que luta em prol justiça). Mais uma vez, obrigado.

      Excluir
    3. Parceiro, vou ficar devendo o nome, rs.

      Quando vc tiver dentro, quem sabe a gente se encontra na lotação (ou em missões) e aí te dou os parabéns pela aprovação no concurso pessoalmente :-D
      Um grande abraço!

      Excluir
    4. Valeu! Os dias nunca passaram tão rápido como os dessa ultima semana. contagem regressiva. abraço.

      Excluir
  8. Grande Alexandre!!!!

    Rapaz, o bicho tá pegando!!!

    Mas, era de se esperar. Afinal, nesse país a maioria são negros, pardos, "misturados"!!!

    Salvo engano, no concurso de Agente PF em 2009 foram cerca de 317 candidatos por vaga, para 200 vagas.
    No concurso de 2012 foram cerca de 216 candidatos por vaga, para 500 vagas.

    Agora em 2014, só para as 120 vagas destinadas a negros e pardos, são cerca de 316 candidatos por vaga.

    Acredito que ampla concorrência terá um número reduzido de candidatos por vaga, comparado aos demais anos anteriores.
    Quem tanto reclamava dos cotistas, agora está rindo à toa!

    Tive oportunidade de alterar a opção. Mas, quer saber?
    Continuo como estou. Afinal, venho estudando para não necessitar dessas cotas. Estudo como se não houvesse essa lei.

    Abração Alexandre!!

    E aos demais companheiros do blog, abração e bons estudos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flopess, posso estar falando besteira, mas de acordo com a Lei 12.990 o candidato cotista concorre tanto na ampla concorrência quanto nas cotas. Então, por exemplo, em um universo de 100 candidatos, em que 20 são "cotistas", a ampla concorrência continua com 100 candidatos, e os candidatos privilegiados pela nova lei só farão uso das vagas reservadas para os mesmos caso tenham nota de corte superior a nota de corte para as cotas, e inferior a nota de cota da ampla concorrência.

      No final é como se o candidato negro ou pardo acabasse tendo um "plano b", se não conseguir entrar tendo como corte a nota da ampla concorrência o sistema já lança o resultado dele para o universo dos 20 candidatos do exemplo, aí, nesse caso, a nota de corte é gerada tendo escopo apenas os 20 cotistas.

      Excluir
    2. A, e só por curiosidade e brincadeira, usei o Excel para extrapolar as estatísticas desse concurso e cheguei nos seguintes números:

      2009 2012 2014
      Inscritos 63.294 107.799 124.304
      Vagas 200 500 600
      Demanda 316,47 215,6 207,2
      Nota de Corte 74 62 65

      Agora é continuar estudando muito, porque eu estou, de qualquer forma, no meio do povão...

      Abraçoo

      Excluir
    3. Em 2014 a demanda são praticamente duas: Uma é do total de inscritos para concorrer a 500 vagas, e a outra é a dos candidatos negros que concorrem somente às suas vagas.

      Abraço

      Excluir
    4. *Corrigindo. Não são 500 vagas, mas sim 480

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Gostei da estatística...kkkk

      Vou cobrar ao final da objetiva claro que com uma margem de erros.kkkk

      Valeu por compartilhar seu levantamento.

      Abs

      Excluir
  9. Alexandre

    Acompanho seu blog há um tempo , e nunca me pronuncie em postagem alguma sua até então. O causo que contou sobre a moça do posto , parece muito com o que eu vivi em 2013, quando na ocasião eu estava comentando as operações da PF que estavam passando na televisão e disse : " seria um orgulho ser um federal" e continuei falando sobre o tema ate que um agente chegou e se identificou e disse praticamente as mesmas palavras que você , aquilo fez de mim um perguidor desde sonho de vestir a camisa preta ! Parabéns pelo blog, você e um dos principais incentivadores para toda essa legião de futuros PF's , assim que entra na PF faço questão de que no dia que lhe encontrar agradece lo pessoalmente !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,

      Fico feliz que curte o blog. Vamos em busca do sonho. Dificuldades existem para todos, alguns mais outros menos.

      Conte conosco seja bem vindo.

      Abs

      Excluir
  10. grande amigo APF Alexandre, um grande prazer ter iniciado essa caminhada la tras junto com voce lembra?, muito feliz pela sua realização e sabe que isso me impulsiona a cada dia que entro em seu blog, continuo firme nos estudos e no taf sem pensar se sera dessa vez ou nao apenas estudo, faço exercicios e taf nos tempos que me sobram. o caminho e doido mais a felicidade ser aprovado e acaba com qualquer dor. efim meu amigo muitas felicidades e realizações pra voce e assim que puder de uma ligada
    e se tiver aqui pelo rio de janeiro avisa para marcamos um almoço ou um jantar. forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Adriano, ainda na luta né? Faz parte a vitoria será ainda mais comemorada. A principio apenas em março.

      Valeu.

      Abs

      Excluir
  11. Olá Alexandre,
    Primeiramente obrigado por toda sua ajuda e esclarecimentos!
    Gostaria que por gentileza tente esclarecer uma dúvida minha,
    Sou casado com uma oficial de marinha da área administrativa ( 2 tenente), e ela é lotada no RJ, eu me formando teria prioridade na escolha, você sabe de algum caso parecido?
    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prioridade na escolha da lotação? Não, não tem.

      Excluir
    2. Gabriel,

      Como o colega respondeu não tem essa. A administração entende que vc já prestou o concurso sabendo que não teria vaga para o RJ.

      Dessa forma nada feito.

      Grande abraço

      Excluir
    3. Obrigado a ambos por sanarem minha dúvida!

      Excluir
  12. Olá, Alexandre! Muito admiro seu trabalho, obrigada pelas grandes postagens!

    Interessante o que foi dito. Vou dizer a razão, depois comente se estou dizendo bobagem. Eu sou paulistana, moro em São Paulo desde que nasci (tenho 34 anos), mas nunca tive muita oportunidade de conhecer o país efetivamente (além de viagens para lugares mais próximos). Eu tento encarar essa possibilidade de lotação em uma região muito afastada não apenas como uma forma de adquirir novas experiências, mas também de conhecer novos lugares. Eu tenho duas perguntas a fazer com base nessa ideia:

    1) É possível que nos momentos de folga um agente faça uma viagem para alguma cidade mais afastada a lazer (custeando com seu próprio subsidio, obviamente), ele teria tempo e permissão pra isso? Vou ser mais específica, por exemplo, estando eu lotada no Acre, poderia fazer uma viagem para Belém ou Mato Grosso em um final de semana ou feriado prolongado?

    2) Nessas missões, que me parecem ser uma boa forma de conhecer lugares diversos, sobra algum tempo de conhecer o local que se está trabalhando?

    Não me entendam mal, não estou dizendo que estou querendo entrar na PF para me aproveitar da situação e nem estou entrando pensando em férias/folga/descanso/etc, apenas estou tentando manter o foco no lado positivo de ir para uma lotação nos pontos mais remotos do país. Não espero que seja fácil, só quero saber se é possível.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) É perfeitamente possível. Inclusive existe a possibilidade de acumular horas e depois, com autorização da chefia, compensar, chegando mais tarde em um dia, saindo mais cedo em outro ou mesmo deixando de ir (boa estratégia ter tempo de viajar sem depender de férias) alguns dias.

      2) Geralmente dá tempo de conhecer o local sim, especialmente nessas missões mais longas, pois você tem direito a folga (não é pq vc está em missão que vc é escravo, rs).

      3) Você está com o pensamento certo, tem que pensar positivo. Quem tiver disponibilidade e disposição vai poder conhecer muuuuuuuita coisa (a maioria remota, especialmente no começo, hahahaha)!

      Abraço e boa sorte!

      Excluir
  13. Valeu meu camarada sempre preciso nos comentários.

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, meu amigo. Parabéns pelo Blog. É uma inspiração para todos que estudam e querem seguir nessa carreira.Poucos dias para a prova, hora de pisar fundo. Pela sua experiência de já ter passado par a PF e de história de seus companheiros, gostaria de sua opinião de quanto é importante fazer exercício da Banca? Sua e de companheiros de estudo que aqui estão e buscam preciosas informações nesta reta final. Abraços....

    ResponderExcluir