domingo, 9 de fevereiro de 2014

Início do curso

Teve início mais um curso de formação na Academia Nacional da Polícia Federal. Em breve teremos diversos servidores preenchendo os cargos de nosso Órgão. Mesmo assim estamos longe do efetivo necessário para um bom trabalho. Na luta pela reestruturação existe a necessidade de 3 mil cargos. As matriculas ocorreram em dias diferentes e tudo dentro da normalidade. O que muitos alunos comentam, principalmente aqueles que já são policiais, é da organização do curso. Sem dúvida alguma apesar da tensão é um excelente curso com ótimos profissionais.

Uma coisa que vem chamando atenção são as palestras falando sobre a necessidade de hierarquia no Órgão. Colegas que estão lá dizem que por vezes chega a ser cansativo. Com certeza os colegas estão pagando pelo momento que atravessa o DPF. Nas últimas semanas o destaque foram as diversas manifestações em todo território Nacional. As manchetes dos jornais chamam atenção até mesmo da mídia Internacional e até a Copa do Mundo o clima deve esquentar ainda mais.

O aumento concedido pelo Governo de 15.8% ainda pode ser aceito pela categoria desde que o Governo aceite algumas condições, como por exemplo, reconhecimento do nível superior e após as 3 parcelas a equiparação com a ABIN. Vamos acompanhar os próximos capítulos desta luta. O meu “sonho”é ver o Departamento unido e forte combatendo a corrupção.


Durante a cerimônia de abertura foi solicitado que os alunos se misturassem no Teatro de Arena justamente visando combater a separação de cargos. Dentro da ANP segue o comentário da possibilidade do curso para APF ainda este ano ou início do ano que vem. Este fim de semana encontrei a galera do grupo de estudos “ROJÃO”aqui no Acre aproveitando a posse do novo Superintendente. O ritmo de estudos é intenso e aos sábados treinam para o TAF. Foi um prazer estar junto com eles realmente estão focados. Foi difícil tirar uma pizza dos caras, mas no final deu tudo certo.

34 comentários:

  1. Fala Alexandre Santos,
    Você acha que vale à pena fazer um curso de instrução de tiro para não entrar zerado na ANP?
    Abraço, bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Alexandre,

    não é necessário. Além do excelente nível dos instrutores são muitos tiros ao longo da academia. É mais do que necessário para sua aprovação e o principal que é estar preparado.

    Acredito que pode inclusive te prejudicar já que cada um tem uma maneira de ensinar e na ANP existe uma certa dinâmica nos movimentos. Se preocupe apenas com a prova e os exames lá dentro os instrutores te garantem.

    abs

    ResponderExcluir
  3. E ai Alexandre, tranquilo?
    Bacana o post, a mistura entre os cargos!
    Acredito que este ano ainda saia um concurso pra APF, e com muitas vagas,enquanto isso vou estudando.
    Pode indicar livros de Direito Penal e Processual Penal, algum que você leu e achou interessante!
    E outra , no outro post , te pedi dicas de natação, acha que nado livre e flutuação ja ajuda a preparar?
    Até mais , um abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FLR,

      não comprei livro de Penal e nem Processo. Estudava pelo código "puro" e cursos. LFG achei top, mas nem todos gostam por estar um pouco acima do nível da prova. Adotei a tática do Silvio Maciel: anotava tudo e estudava pelo caderno!!!kkkk Não posso deixar de citar professor Sarkis, Sérgio Gurgel, Daimon do RJ.

      A natação não posso te dar dicas fui na base do "vamo que vamo". A primeira vez que vi flutuação foi na piscina da ANP desepero total!!! Quem me viu lá sabe!!!kkkkk

      Se você já faz o tempo pode treinar outras coisas, caso contrário, foque no que reprova que é o tiro de 50 metros.

      abs

      Excluir
  4. Grande Brother Alexandre e agora membro de honra do Rojão...rsrs. Amigo foi uma grande satisfação para o grupo poder sentar com vc e perceber que é possivel sim, alcançar o sonho de ser PF. Pode ter certeza que vc tem agora 6 amigos aqui na capital e que futuramente seremos colegas de profissão... E realmente a conversa tava tão boa que quase esquecemos de comer...kkkkk Da próxima vez, iremos levar um caderno com as perguntas organizadas por tema...hehe DPF BRASIL

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite Alexandre.
    Gostaria de saber como é o seu dia dia na delegacia ?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton,

      já fiz este comentário anteriormente. Dê uma procurada aí. Vou fazer uma postagem sobre o tema. Sempre tem alguém perguntando.

      Resumindo: imigração, intimação, ofícios, informações, pesquisas, contato com outros órgãos dentre outros.

      abs

      Excluir
  6. E aí, blz, Alê!

    Também gostei de saber, desse detalhe da mistura dos cargos.
    Fiquei imaginando e suspirando aqui: Quais as matérias/disciplinas pagas lá?
    Existe uma grande diferenciação dessas matérias e na quantidade das mesmas para cada cargo, digo pelo fato de fulano ser futuramente um perito e eu uma escrivã por exemplo? (tipo, uma matéria que só um escriba paga em virtude do seu cargo ou que um agente paga)
    Se não der para falar sem problemas!!!
    Tem jeito não, tu já virou padrinho de muiiitaaa gente nessa caminhada :P
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila e suas perguntas a galera vai ao delírio!!!

      Você deve ficar pensando no que vai perguntar... Imagino um encontro com a galera aí será tantas informações...kkkk Na minha academia estavam presentes: APF e PPF. Existem muitas matérias comuns e outras específicas. Além disso, a carga horária pode ser diferente. Salvo engano, PPF não deram tiro com a submetralhadora MP5 e nem tantos tiros com pistolas. Em compensação tiveram uma carga maior em outras matérias que nós só tivemos o basicão. Ou seja, existem matérias em comum e outras específicas.

      A ANP está repleta de ORGULHOSOS DE SER FEDERAIS!!!

      Abs

      Excluir
    2. Companheira Camilinha, mudando um pouco de assunto!
      Tentei enviar para seu e-mail o material de que você está precisando de informática, solicitado lá no nosso grupo de compartilhamento, mas os e-mails que envio estão retornando!

      Talvez sua caixa de entrada esteja lotada!!!

      Dê uma olhadinha!!

      Abração!!!

      Excluir
    3. kkkkkkkkk, Eita Alê...
      Algumas perguntas sim, mas a maioria são espontâneas.
      Me lembrei de uma aula período passado, com uma prof minha que é delta civil.
      Ela estava contando na minha turma acerca da prisão de um dos integrantes de uma quadrilha, um caso super comentado na época.
      Um amigo meu perguntou: -Como você conseguiu prendê-lo?
      Ela respondeu - Meu querido o segredo é trabalhar em segredo.
      Eu te entendo, você tem o mesmo pensamento dela, já que não dá para contar tudo. Como eu sou insistente, vai que cola né kkkk :P
      Mas, voltando aqui e o trabalho dos papis como se dá? Aí na delegacia tem algum ou eles ficam mais na SRs?

      Excluir
    4. Flopess, meu querido fiz uma limpeza lá.
      Estava muuiitoo lotada. Pode mandar agora!!!
      Eu achei que a prova do ag. adm tinha passado, ia te perguntar já.
      Desses 2 mil aí menos de por cento estuda de fato, não vai nessa vibe de concorrência não!
      Vá lá para quebrar tudo!! Mostre que manda nessa parada!

      Abraços

      Excluir
    5. Camila,

      perito só fica na SR "papi"existem no interior. A única que tinha na minha lotação foi removida estamos sem o profissional. Porém, Epitaciolândia é a lotação que mais necessita deste profissional são aproximadamente 100 haitianos por dia uma loucura. Assim, sempre tem um profissional desta área de missão só coletando as digitais.

      As poucas vezes que vi este profissional realmente atuando posso dizer que é um trabalho minucioso, coisa de PERITO no assunto. A coleta de digitais é perfeita em locais que você jamais poderia imaginar. Sei pouco sobre o assunto.

      abs

      Excluir
  7. Grande companheiro Alexandre!!!!

    Quer dizer que a galera queria tanta informação e nada de querer pagar uma pizzazinha? kkkkk Brincadeira!!!

    Interessante essa pergunta da Camilinha! Os cursos de formações militares, por exemplo, há um período inicial onde são ministradas mesmas disciplinas para todos! Mesma prova, inclusive!
    Depois os cursos se dividem, como por exemplo Infantaria, Artilharia, Cavalaria, etc...

    E na ANP? É assim também? Na sua turma, haviam disciplinas iguais com provas iguais para os APF e os Papiloscopistas?

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Quem é vivo sempre aparece!!!

      Grande Flopess, a galera do rojão quer moleza. Famoso: "quer me fuder me beija" nem uma pizza rapaz, tu acredita?kkkk O ritmo da galera é forte não estão para brincadeira. Percebi que o Acre em breve terá novos servidores Federais.

      Em relação a pergunta respondi para Camila acima.

      Não some...

      abs

      Excluir
    2. Companheira Ana Cláudia, realmente quanto tempo!!!!
      Tou estudando bastante para a prova de domingo agora, dia 16/02, para Ag Adm PF!
      Por isso estou meio sumido!!! Mas sempre acesso o blog e leio os posts!!!

      Companheiro Alexandre, pode deixar, não vou sumir não!!!

      A concorrência para Ag Adm PF aqui em PE está para 2.054,44 candidatos por vaga!!! A maior comparada as demais regiões do Brasil!!
      Tem que gabaritar a prova!! kkkkk

      Abração e bons estudos!!!

      Excluir
    3. Boa sorte na prova, flopess.
      Firme nos estudos. A recompensa virá certamente.
      Abcs

      Excluir
  9. Olá Alexandre Santos. Prazer em conhecê-lo.

    Aproveito para te parabenizar pela iniciativa e dizer a você que acompanho seu blog já há algum tempo. Sou membro do site e acompanho as postagens pelos Google Friend Connect, embora nunca tenha comentado já li todas as postagens assim como os comentários. Por aqui já tive a oportunidade de conhecer muita gente boa e de vez em quando nos correspondemos via Hotmail.

    Passei para te dar um alô e desejar que você continue com o site dando esse incentivo.

    Muita saúde, sorte e coragem para a você, seus familiares bem como a todos os seguidores do blog.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipão,

      valeu pela força. "unidos somos fortes". Seja bem vindo e continue interagindo com a rapaziada. Qualquer coisa basta postar.

      Abs

      Excluir
  10. Boa tarde Amigo Alexandre.
    Gostaria de saber 2 coisas.
    1 - Como é essa cartar Bomba qe tem na Anp durante o curso.

    2 - Como é aquela aula de vigilância que vocês vão para o centro de Brasilia no ônibus da PF .

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton,

      1- O edital prevê a investigação social até a nomeação. Durante o curso você pode receber esta carta para esclarecer alguma situação. Várias pessoas recebem é normal.

      2- Existem coisas que não posso dizer só quem passar pelo curso saberá e com certeza não irão contar. Em breve você estará participando desta aula.kkkkkk

      abs

      Excluir
  11. Pura verdade Alexandre !!! Estou nessa batalha desde 2008 !!! Mas espero qe esse seja o ano da minha vitória!!!
    Fé em Deus. SIVIS PACEM PARABELLUM.

    ResponderExcluir
  12. Grande Alexandre!!
    Obrigado por sempre responder as minhas perguntas, tu é um dos meus maiores incentivos para enfiar a cara nos estudos e treinar o físico todos os dias.
    Hoje fiz os 50m em 36,7 na natação e to até agora na adrenalina!! Mais faceiro que nunca!!

    Só queria compartilhar a minha conquista!!
    Um abraço Alexandre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Everton,

      desde já agradeço pelos elogios. vamos lá: eu só fiz este tempo no TAF diagnóstico na ANP.

      Parabéns pela dedicação é menos uma dor de cabeça para prova. Mantenha a pegada não vacile.

      Nos dois Tafs lá dentro valendo fiz na casa dos 37.

      abs

      Excluir
    2. Valeu Alexandre!! O que mais me preocupa são os exames médicos e o psico.. Nos exames médicos tem muita reprovação? Fiquei sabendo que para PM/SC eles reprovam por qualquer coisa, na PF é assim tbm?

      Excluir
  13. Alexandre , boa noite!
    não tem muito a ver com o tópico não, mas, se puder responder desde já agradeço!

    duvida..... com relação ao pessoal que fica de plantão 24/72, estes recebem adicional noturno ou algum adicional referente ?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,

      isso é uma briga antiga mas até agora nada de adicional.

      abs

      Excluir
  14. OLA PESSOA! SE ALGUM AMIGO DA PM MG OU DAS COIRMÃS QUE VAI FAZER A MATRICULA NA ANP PODE ME TIRAR UMA DUVIDA, PARA FOI NECESSÁRIO DAR BAIXA DA INST MINEIRA OU TEM ALGUM MEIO DE FICAR COM O SERVIÇO GARANTIDO EM MINAS CASO OCORRA ALGUM INCIDENTE EM BRASÍLIA, DESDE JÁ FICO AGRADECIDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CB PM MG,

      a PF não está preocupado com a sua situação na polícia. Se você abandonou, se está de férias é tudo contigo mesmo. Inclusive pode continuar recebendo o seu salário e da ANP juntos, desde que o valor não saia do Governo Federal. Durante o curso muitos colegas da PCES tiveram que devolver o salário - valor este cobrado pelo Órgão Estadual. Para aqueles que são servidores da União deve ser feito a opção. Quando fui para ANP levei um ofício informando que era militar da ativa e por isso meu certificado de reservista estava preso e que o mesmo seria liberado após a "baixa".

      Resumindo: fui para o curso como militar do RJ e quando terminei o curso voltei a minha função anterior, mas já nos finalmente. Você deve resolver esta questão na Polícia Militar o DPF não se envolverá em nada.

      Levaram o meu ofício comunicando que eu estava indo para ANP e ficaria fora pelo tempo da duração do curso e foi exatamente o que um militar afirmou para um colega: não posso prejudicar o colega e se ele se machuca no curso, ficará sem os dois? Polícia Federal? Dê os parabéns a ele por mim.

      Isso aconteceu comigo, mas cada caso é um caso. Teve gente tendo que pedir exoneração de outros órgãos.

      abs

      Excluir
  15. Olá nobres guerreiros da grande "FAMÍLIA SANTOS" aqui é a Carol! Andei sumida, mas treinar e estudar não é brincadeira. Quero fazer, desde já, um sincero agradecimento aos amigos que aqui fiz e ao grande apoio e companheirismo de colegas me mandando materiais e palavras fortalecedoras. MUITO OBRIGADA. Me sinto muito acolhida por todos vcs! Flopess, estou na torcida por vc amanhã na prova. Não se meça por números e sim por vc! Muitos existem, poucos se fazem valer! Pelo visto, a Galera do Rojão tá caindo dentro. PARABÉNS! Vamos juntos nesta batalha pq nossa vitória será grande. Um grande e sincero abraço a toda FAMÍLIA SANTOS! Obrigada por tudo! Vcs me deram o meu primeiro degrau, agora o resto é comigo! Estou na luta para fazer um excelente trabalho e deixo Ele no comando de tudo. Aps Santos, vc é um exemplo de garra e determinação. Tenho certeza de que não só eu como todos os nobres colegas aqui presentes somos gratos por tê-lo ao nosso lado nesta guerra que travamos em busca desse sonho. VALEU, AVANTE, BRASIL!

    ResponderExcluir
  16. Em relação à crise dentro do DPF, a resumo em 3 problemas: as críticas ao desaparelhamento do órgão, a falta de sintonia entre a PF e o Ministro da Justiça e as disputas internas entre as várias modalidades profissionais que trabalham na PF. Toda revolução trás consigo a evolução. Fazer valer o Estado Democrático de Direito é um passo significativo para a conquista de soluções, pois possuímos o direito de sermos escutados! Acredito que a crise não é só na conjuntura dos federais. Existe um problema sistêmico dentro da estrutura policial brasileira. As manifestações nos fizeram ver isso. A grande verdade é que a polícia brasileira ainda precisa caminhar p/ se nivelar com as demais polícias do mundo. Só para termos uma ideia, a polícia brasileira é a única que investiga por meio de um procedimento burocrático, inquisitivo e ineficiente: o inquérito policial (o famoso elefante branco!). Enquanto nos outros países a polícia procura implantar medidas para agilizar e integrar o ciclo de investigação, no Brasil insistimos num instrumento que anda na contramão da moderna técnica de investigação por apresentar baixíssimos resultados na elucidação de crimes e na produção de provas materiais e periciais. Outra verdade é que o Brasil também é o único país em que a chefia da investigação policial é reservada a uma determinada categoria profissional. Enquanto aqui limitamos o acesso, a gerência e a inteligência policiais aos bacharéis em Direito, a polícia nos demais países do mundo recruta profissionais com formação em diferentes especializações. Por exemplo, o FBI, a polícia federal americana, seleciona profissionais de diversas áreas e não exclusivamente os bacharéis de direito.
    É galera, pode-se concluir que o dever de casa é imenso para que tenhamos no Brasil uma força policial compatível com os desafios do século XXI. Mas, com a mobilização e a participação de todos, é possível vislumbrar um futuro melhor. Quando teremos uma polícia de Estado e não de governos. Quando teremos uma maior integração entre a Polícia, o Ministério Público e a Justiça. Quando, enfim, teremos os direitos de cidadania consagrados como fundamentos do Estado Democrático de Direito, inscritos em nossa Constituição Federal, verdadeiramente respeitados e protegidos. VALEU, AVANTE, BRASIL! Futura APF ZIMERMANN, se Deus permitir :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. APF ZIMERMANN,

      uma opinião muito forte por sua parte deve estar lendo bastante sobre o assunto. O concurseiro que sonha é assim busca conhcimento nas matérias e em reportagens.

      abs

      Excluir