domingo, 16 de fevereiro de 2014

Esclarecendo dúvidas

Muitas pessoas estão perguntando a respeito de escala no DPF. Antes de tudo gostaria de dizer que aqui tem espaço para todos os tipos de servidores. Seja qual for o seu ritmo encontrará um setor em que possa realizar sua atividade. Salvo aqueles que querem fazer do Departamento um “trampolim”para algo maior lhes digo que: ENTREM PARA FAZER A DIFERENÇA!!! Esqueçam escala, folga, viagem para casa, missão e etc… Tudo isso é importante, mas no momento certo. Antes de entrar eu pensava que minha vida seria literalmente doada ao DPF e assim faço. Não tem sábado, domingo, fim de semana, feriado se o delegado não der folga para passear sem problema, pois só conto com as minhas férias. Vale lembrar que compensar horário com folga não é um favor e sim seu direito basta buscar as vias legais. Trabalho para atender e defender a sociedade sou servidor público e recebo para prestar um serviço de excelência. Isto não é um desabafo contra as perguntas colocadas. Por exemplo, a pessoa pode estar no plantão e prestar um excelente serviço. Este é o caminho buscar seu espaço. Mesmo trabalhando 24hs não existe nenhum valor adicional. Esta briga é antiga e até agora nada de positivo.

É lógico que o momento não é bom e por vezes desanimo é natural. É neste momento que penso por tudo que passei e independente de qualquer coisa sou muito orgulhoso de ser Policial Federal. Precisamos melhorar, progredir na carreira, lutar por mais espaço e tenho muita fé que teremos dias melhores. Muitas palestras estão ocorrendo na ANP em detrimento de hierarquia funcional e etc… Hierarquia é uma coisa domínio absoluto do Órgão é outra. Espero que nossos representantes e gestores possam perceber que tudo isso só está enfraquecendo profissionais que são o “orgulho para o Povo brasileiro”. Sem dúvida o departamento não é o que eu imaginava. Acredito que chegando em uma SR as coisas vão melhorar de forma bem positiva.

Muitas pessoas pensam que o DPF é só investigação. Na realidade é muita mais do que isso. Imigração, atendimento ao estrangeiro, passaporte, aeroporto, controle de químicos, segurança de dignitários, fiscalização bancária são apenas alguns exemplos. É necessário profissionais que se enquadrem neste perfil. Muitas das vezes a pessoa entra e desempenha o trabalho como “quebra galho”. Precisamos de pessoas que venham fazer a diferença e o principal neste momento: ACREDITE NO DPF FORTE E UNIDO.


Um fato que me chamou muito a atenção esta semana e de forma bem positiva foram duas policiais que dando continuidade em um serviço de investigação prenderam em flagrante 7 pessoas realizando contrabando de combustível na cidade de Brasiléia/AC. Realizaram tudo como manda o “figurino”inclusive filmagem. Quando perceberam já estavam todos recebendo voz de prisão com a mão na parede e até hoje não sabem de onde elas sairam. Resultado: 7 pessoas, incluindo dois bolivianos e quatro carros. Só realizaram o contato solicitando apoio depois de estar tudo dominado. Não posso citar nomes, ams como sei que de vez em quando elas entram aqui, gostaria de deixar meu imenso orgulho pelo trabalho de vocês e dizer: muito homem não faria a abordagem tendo em vista o número de pessoas. Quem disse que mulher não serve para nada na polícia???

Dia 26 fevereiro ocorrerá uma paralisação visando a regulamentação do adicional de fronteira. É a hora de fazer a diferença!!!

48 comentários:

  1. Alexandre, como funciona nas delegacias de fronteiras as áreas mais operacionais (DRE, NO), existe essa divisão certinha, é possível logo ao entrar no departamento conseguir trabalhar na DRE por exemplo?
    E a parte de canil, existe nessas delegacias? Como funciona para conseguir trabalhar nessa área?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitorpavani,

      Estas divisões geralmente ocorrem nas capitais devido a estrutura. Se conseguir ser lotado em uma SR já chegará nesta condição. No interior geralmente a galera faz de tudo um pouco. Com certeza é possível já chegar atuando nestas áreas.
      O canil é feito um curso que consiste na primeira etapa adaptação e logo após o curso com as técnicas. Geralmente o cachorreiro é muito utilizado e não tem dia, hora nem local.

      Nem todas as lotações possuem este profissional.

      abs

      Excluir
    2. So digo uma coisa: O canil é mto massa!!!!! To tendo a oportunidade de fazer o curso e pra quem gosta é uma otima pedida. Infelizmente tem poucos que se dispoem a essa pratica, pois a carga de trabalho e alto e vc tem mta responsabilidade com o animal, alem do que poucas unidades no Brasil tem canil. Tirando algumas delegacias de regioes "punk", so algumas SRs possuem.

      Excluir
    3. Na minha lotação o cachorro era da Força nacional. Como terminou o convênio o mesmo foi embora e ficamos sem nada. Ter um cachorro auxiliando no combate as drogas é fundamental. No último curso as duas vagas ficaram nas Capitais e olha que não faltaram voluntários aqui.

      Valeu Monteiro

      Excluir
  2. Oi Alexandre, tudo bem?

    Poderia nos explicar um pouco melhor (se possível, claro) como funciona essa divisão logo ao chegar na sua unidade? Por exemplo na primeira semana, como são definidas suas atribuições iniciais?

    Abraço e mais uma vez obrigado por compartilhar um pouco dessa realidade conosco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,

      ao tomar posse você fica na SR, se sua lotação for o interior, no período de 30 dias, na prática fica uma semana. Lá você tem o primeiro contato com o chefe de sua lotação e ele pergunta qual o local que gostaria de trabalhar. Ao chegar na sua delegacia mais uma vez surge esse papo e depois de um tempo o delta apresenta onde cada um ficará inicialmente. No interior o objetivo é todos saberem de tudo, por isso dizem ser uma boa experiência.

      abs

      Excluir
  3. E ai Alexandre, tudo tranquilo?

    Mais uma boa postagem, esclarecendo pra quem entrar, não quebrar a cara depois, a respeito de folga , distância da família ou amigos e etc!
    Independente de tudo eu quero o distintivo,rs. Uma dúvida, tem uma area especializada em trabalhar contra crimes envolvendo licitação, lavagem de dinheiro? E essa area é só dos antigoes?

    Valeu , um abraço tudo de bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FLR,

      negativo. Nas regiões de fronteira 90% são novos policiais. É possível trabalhar com certeza na área que busca. Já nas grandes capitais já não sei dizer como é. Licitação é importantíssimo no DPF e é difícil achar mão de obra nessa área. Geralmente quem sabe se omite por não querer...kkkk

      abs

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Grande Alexandre!!!!!
    Grande Rapaziada!!!!
    Estou na área ainda (Resistindo ao malabarismo)!
    Fazendo 13 bolinhas rodar ao mesmo tempo....
    Aqui estuda!!!!!

    Abraço a todos!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Companheiro Alexandre, e demais companheiros e companheiras do blog!

    Passou-se mais uma prova!!
    A prova do último domingo (16/02) para Agente Administrativo PF até que foi razoável!
    Caiu bastante assunto que estudei! Acredito ter feito uma boa prova!
    Das 120 questões, respondi 111, deixei 09 em branco!!!

    Espero que dê tudo certo! Mas, se não for desta vez, paciência!
    A luta continua!!!

    À propósito, companheira Camilinha, sei que você irá ler este post! Tentei responder seu e-mail perguntando como foi a prova, mas o e-mail que enviei retornou novamente! Aqui respondo, então!

    Abração a todos e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande flopess, também fiz a provinha domingo, mas não fui tão bem como você, até pq não estudei a parte específica de Adm. Fiz para treinar meus conhecimentos na parte da matéria comum a prova de APF. Me surpreendi com a quantidade e o nível das questões de AFO.
      Espero que tenhas feito uma boa prova.
      Abraço

      Excluir
    2. Boa sorte. Estou torcendo por ti !!
      Aqui muito corrido. Não é mole não.
      Hoje tomamos 1h40m de chuva no lombo kkkk
      Abraços.

      Excluir
    3. Oi, pessoal... :))

      Alguns amigos meus fizeram a prova e as impressões até o momento foram as melhores possíveis, inclusive me disseram que caiu uma questão super manjada da Cespe....


      Flopess, meu querido que massaaa! Vai dar certo sim!!
      Quanto ao e-mail está tudo ok aqui, até recebi muitos materiais e o mesmo e-mail enviei para o Luiz, ele respondeu normalmente, tá.
      Uma excelente semana de estudos para todos!!!

      Excluir
    4. Muita gente falando que a prova foi difícil e AFO surpreendeu. Hoje em dia o CESPE bate pesado não tem essa de nível médio e superior. É aguardar o gabarito definitivo e torcer para tudo dar certo.

      Vamos manter o ritmo de estudos.

      Excluir
    5. Olá nobres guerreiros da grande "FAMÍLIA SANTOS" aqui é a Carol! Andei sumida, mas treinar e estudar não é brincadeira. Quero fazer, desde já, um sincero agradecimento aos amigos que aqui fiz e ao grande apoio e companheirismo de colegas me mandando materiais e palavras fortalecedoras. MUITO OBRIGADA. Me sinto muito acolhida por todos vcs! FLOPESS, estou na torcida por vc !!!Vamos juntos nesta batalha pq nossa vitória será grande. Um grande e sincero abraço a toda FAMÍLIA SANTOS! Obrigada por tudo! Vcs me deram o meu primeiro degrau, agora o resto é comigo! Estou na luta para fazer um excelente trabalho e deixo Ele no comando de tudo. Aps Santos, vc é um exemplo de garra e determinação. Tenho certeza de que não só eu como todos os nobres colegas aqui presentes somos gratos por tê-lo ao nosso lado nesta guerra que travamos em busca desse sonho. VALEU, AVANTE, BRASIL!

      Excluir
  8. Pessoal! Boa tarde a todos! Gostaria de perguntar ao alexandre se na unidade dele trabalha algum assistente administrativo? Tb fiz a prova domingo pra treinar. Minha duvida e o seguinte: o salario bruto de assistente administrativo pf e de 3100 no edital.Mas alguem sabe dizer se tem outras gratificacoes???? Obrigado a todos e bons estudos!!!

    ResponderExcluir
  9. André,

    não tem gratificação, salvo o da região de fronteiras que dizem que vai sair. Vale lembrar que Administrativos também pegam missão inclusive para grandes eventos.

    abs

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Alexandre.
    Com esse corte do Governo, será qe vamos ter concurso este ano ainda ?

    ResponderExcluir
  11. OLA ALEXANDRE, OLA PESSOAL, ESTOU COM UMA DÚVIDA QUE ATÉ AGORA NINGUÉM SOUBE RESPONDER, SOBRE O SALÁRIO DO AGENTE POLICIAL QUANDO SE APOSENTA, AQUELE PAPO DE QUE IRIA TER UM TETO FOI CONFIRMADO, SE POSITIVO COMO SERÁ?

    ResponderExcluir
  12. Até que ponto isso pode afetar o concurso da PF em 2014?
    ========================================
    20/02/2014 12h45 - Atualizado em 20/02/2014 13h07

    Parte dos concursos previstos pode atrasar, diz ministra do Planejamento
    Orçamento prevê 47 mil vagas para o Poder Executivo em 2014.
    'Uma parte dos concursos pode atrasar', admite Miriam Belchior.

    Alexandro Martello
    Do G1, em Brasília

    Parte dos concursos previstos para este ano "talvez não fique pronta" até o período estabelecido e "pode atrasar", informou a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, nesta quinta-feira (20) ao anunciar um bloqueio de R$ 44 bilhões em gastos na peça orçamentária de 2014. Segundo ela, isso também está relacionado com o processo eleitoral que vai ocorrer neste ano.

    O Anexo V do Projeto da Lei Orçamentária Anual (Ploa) oferece margem de até 47.112 vagas para contratações por concurso público no Poder Executivo em 2014. Nesse total estão 42.353 cargos vagos já existentes, que a critério da administração poderão ou não ser usados; e outros 4.759 cargos reservados com a finalidade específica de substituição de terceirizados. Se todas as vagas forem ocupadas, a despesa no ano que vem será, respectivamente, de R$ 2,053 bilhões e de 224,9 milhões.

    "Quase 60% das vagas é para a área de educação para aplicação nas universidades e Institutos de Tecnologia - 50% a 60% são para Educação. Uma parte dos concursos pode atrasar. Pode ter um ajuste em concurso público. O ano eleitoral tem uma influência. Só é possível nomear homologados até 5 de julho. Os concursos precisam estar homologados. Se não, só podem ser contratados até 2015", declarou a ministra do Planejamento.

    Questionada se as 47 mil vagas previstas deverão ser preenchidas, ela acrescentou que isso "depende muito mais do andamento dos concursos". "A gente tem de fazer no ultimo ano [do mandato da presidente Dilma Rousseff] uma restrição de contratações. Já foi feita na proposta orçamentária", declarou a ministra, sem dar mais detalhes sobre o assunto.

    http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/02/parte-dos-concursos-previstos-pode-atrasar-diz-ministra-do-planejamento.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li esta reportagem. Sem contar que o concurso da Receita, que estava atrás do nosso, já foi aprovado! Assim como ocorreu na ABIN, o nosso concurso tb tem seus motivos p/ ser atrasado. ABIN estava na iminência de ser aprovado, mas depois de toda aquela repercussão sobre espionagem, o concurso foi cancelado. É fato que o DPF está fazendo uma pressão por melhorias e isso deve influenciar (ou não) a politicagem do processo de decisão da "Tia Miriam"!!! Bem, a certeza é que ele será aprovado. A nossa certeza é que devemos estudar mais e mais. Não conjugo o verbo ESPERAR e sim PAPIRAR! Hj estamos navegando em um mar tranquilo, mas a tempestade vai vim e só os mais fortes e preparados sobreviverão. Enquanto as previsões climáticas anunciam céu azul, eu estou preparando o meu barco...calculando cada melhoria p/ não afundar como os demais que, no momento, estão desfrutando da calmaria presente. É isso aí galera...AVANTE! Plantando hj p/ colher amanhã! Um grande abraço aos nobres guerreiros da Família Santos. APF Zimermann, esse é o meu horizonte e luto diariamente por este fim ;-)

      Excluir
    2. Falando em luta, nossa colega acima vai fazer muito marmanjo passar vexame nos treinos de defesa pessoal na ANP rs o povo chassis de grilo, como eu, melhor manter distância...# ficaadica... rs rs rs

      Excluir
    3. Grande Rabelo...deixa de mandar caô! Vai papirar pq esta semana tem curso e temos q passar! Eu ainda nem comecei a fase de trincamento kkkk....te vejo no curso...abção APF Rabelo :-)

      Excluir
    4. O curso está bem frequentado!!!

      é notório que o curso PRA PASSAR possui o seu diferencial. Dentre vários motivos podemos citar:kkkkk

      Valeu galera forte abraço.

      Excluir
    5. Falcão,

      complicado. O clima entre o DPF e o Governo já não é bom ainda mais com este corte. A hora é de ter força e manter os estudos. Saiu edital da Receita e vários vão migrar de concurso pelo menos por agora.

      É hora de ver exatamente quem quer e quem não quer. Respondendo: provavelmente terá influência no concurso para APF.

      abs

      Excluir
  13. Alexandre porque não faz uma matéria com fotos sobre a sua lotação ai no Acre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos aqui, só imaginando como deve ser ai...

      Excluir
    2. Ótima!!!! ideia!
      Eu aqui no sul não tenho a menor noção de como é no Acre. Aqui a piada é que o Acre não existe

      Excluir
  14. Acho que passou da hora né?

    Boa pedida. farei uma postagem com as lotações. Como já relatei: devido a crise no DPF não será fácil conseguir pessoas que estejam dispostas a nos ajudar. Assim, quem puder poderá participar me mandando email que farei a postagem por região.

    Será que a galera vai topar ajudar? Por exemplo: Galera do Rojão faz Rio Branco dentre outras pessoas. Pode ser algo breve e se possível com fotos.

    Será a próxima postagem.

    abs

    ResponderExcluir
  15. vlw, vamos aguardar. Nem precisa ser tudo numa postagem só. Pode fazer uma postagem de Rio Branco, depois de outra lotação e assim vai indo. Talvez com a primeira postagem incentive a dos outros.
    abraço

    ResponderExcluir
  16. Companheiros e companheiras do blog,
    como sempre o CESPE surpreende!!!

    Não havia comentado com vocês, depois do meu último post acima!
    Fiz a prova dia 16 fev, depois fiz o que nenhum concurseiro deve fazer em época de disputa: viajei!!!

    Entrei de férias dia 10 fev! Foi uma semana de revisão, e estudos, para a prova do dia 16! Dia 17 foram preparativos para viagem! Viajei dia 18 e retornei ontem à noite, dia 24 fev!
    Foram seis dias na Capital paulista (São Paulo), um verdadeiro passeio cultural! nunca havia ido lá! Fui sozinho, aliás, eu e Deus!!
    Não estudei nada ( a não ser culturalmente falando, ao vivo)!

    Faziam 5 anos que minhas férias eram dedicadas aos estudos! Eu precisava disso! Sei que concurseiro só tira férias quando no cargo almejado, mas eu...precisava!!!
    Mochila nas costas, pegando metrô, pra cima, pra baixo, pra lá, pra cá! E nem conheci tudo!!! Mas fiz todo roteiro que planejei!!! Hotelzinho baratinho, confortável!! Deu pro gasto!

    Agora mais relaxado, voltando com todo gás!!!

    Bem, voltando às primeiras palavras acima, o CESPE como sempre surpreende!!!
    Acabei de, finalmente, conferir meu gabarito! Imaginava que me sairia bem melhor! Mas, CESPE é CESPE!!!
    E ainda escuto pessoas dizendo que, segundo o Edital para Ag Adm PF, poderá haver mudança de gabarito, e não só anulações! Ou seja, ver novamente se repetir aquela velha história como ocorrido na prova da PRF!!! Ninguém merece!!!

    Bem, mal ou bem, apesar de tudo, ainda acho as provas do CESPE boas para concursos públicos! Traiçoeira, mas boa!! kkkkk
    Na verdade, nos acostumamos com ela! Nos acostumamos a tentar entendê-la, a entrar no seu jogo! Alguns ganham, outros perdem!!!

    Na minha prova fiz assim, como havia comentado antes: das 120 questões, deixei 9 em branco, respondi 111.
    Das 50 de conhecimentos básicos, respondi 48, deixei 2 em branco: errei 8, ficando com 32 positivas!!!
    Das 70 de conhecimentos específicos, respondi 63, deixei 7 em branco: errei 14, ficando com 35 positivas!!!

    Ou seja, saldo de 67 líquidas!!! Para Pernambuco, com uma concorrência de aproximadamente 2.045 pessoas por vagas (embora eu não estivesse preocupado com isso), sem chance alguma!!!!

    Bola pra frente!!!

    Pelo menos nas matérias comuns para Agente PF, me dei bem!!! Acertei todas de Correspondência Oficial, (PPA,LDO,LOA), Atualidades, DPF, CF/88, e legislações extravagantes!!!

    Caí em algumas pegadinhas nas demais disciplinas!!!!

    Abração a todos e bons estudos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa...perai amigo, ainda é cedo para jogar a toalha, vamos aguardar os gabaritos definitivos, 67 em prova do CESPE não é nada mal....
      Abraços

      Excluir
    2. Meu querido, quisera eu ter feito 67 pontos....

      Tenho que evoluir muitooo.
      É fato, que com o gaba preliminar passaram o facão em muita gente, mas não podemos se ater a isso.
      Aguarde o definitivo, já que até lá tudo pode acontecer (anulações) e para todos os efeitos você está no páreo sim!!!
      Ahhh, 5 anos sem viajar, estudando. Isso é que eu chamo de foco. Viajar é meu fraco, apesar de não ir faz um tempão.. :(
      Espairecer de leve também faz parte da jornada.

      Vamos aguardar o gaba definitivo.

      Alê, E aí!!
      Ia me esquecendo, tb adorei a ideia do próximo post, para conhecer um pouco do DPF no Acre, bem como de outras capitais.
      Topo ajudar sim, só estou doente esses dias com uma gripe infeliz. Assim que me recuperar te aviso.


      Abraços para todos

      Excluir
    3. Valeu companheira Camilinha!!!

      E melhoras, viu?!

      Abração!!!

      Excluir
  17. flopess, concordo com o colega acima, foste muito bem nessa prova. E outra concorrência em concursos não quer dizer nada.
    Mesmo que não entre nas vagas acredito que já te deu uma motivação saber que consegui ir bem nas provas do cespe e passar para APF é possível.
    Eu não fui tão bem quanto você mas consegui ver que eu preciso rever a parte de AFO onde fui mal.
    Como eu não estudei a parte especifica pra ADM, nem respondi as questões incomum ao cargo de APF e acabei fazendo 61 pontos, respondi 93 questões e errei 16, esperava ter errado um pouco menos, mas faz parte.
    E por fim não fique com a consciência pesada, tirar um tempo pra relaxar faz bem e viajar sempre agrega conhecimento. Pensa que fez isso no momento certo antes da autorização, imagina fazer isso pós edital.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiros Iglezias e Alexandre Rabelo,
      obrigado pelas palavras de incentivo!!!

      Realmente, como eu mesmo falei aqui em outros posts, provas do CESPE não existe isso de Nível Médio ou Superior! Vejo questões com mesmo grau de dificuldade!

      Já estudando para APF!!

      Abração!!!

      Excluir
  18. Eu tirei 67 no gabarito preliminar e hoje estou postando este comentário aqui da ANP meu nobre. Força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aêêê, companheiro Caverna!!!

      Nosso futuro Escrivão PF!!!

      Valeu a pela força!!!!

      Tudo de bom aí na ANP, e espero que consiga uma boa lotação!!!!

      Abração!!!

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Flopess..amigão..tô hiper feliz por vc! PARABÉNS! Poxa, pq não veio conhecer minha cidade maravilhosa??? Foi justamente p/ SP? Amo demais sua terra e seria um prazer recebe-lo aqui. bjos no coração e sucesso..vc vai longe;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheira Carol, se sua cidade maravilhosa é nosso Rio de Janeiro, eu já conheço!!!

      Realmente uma cidade maravilhosa!!! Linda de se ver e morar também! E voltar outras vezes!!!!

      Sou militar do Exército, e meu curso de formação em 2000 foi aí no Rio! Naquela época foram 10 meses de curso! Em 2012, estive aí novamente, para um curso de aperfeiçoamento! Fiquei 3 meses, e curti mais do que em 2000!

      Abração e obrigado pela torcida!!!!

      Excluir
    2. Eita Flopess... tu é arretado heim...kkk...então esse cabra já conhece meu Rio!!! oxê, q agora me bateu uma saudade de dançar um forrozinho, comer macaxeira com charque e bode assado com queijo coalho hummm... bjos amigão..tudo de bom e toh na torcida visse!!!!

      Excluir
  21. Floppes,

    Sessenta e sete pontos prova cespe é uma excelente pontuação. A diferença de nível médio para superior só serve para alterar o número de inscritos. Não tem moleza a prova sempre vem pesada. Agora realmente é aguardar o gabarito definitivo o problema são as poucas vagas e não o seu desempenho que por sinal foi muito bom.

    Esquece e vai tocando a vida focado e determinado. Quando você menos espera é que as coisas podem acontecer.

    Estamos juntos mande noticias.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, companheiro Alexandre!!!!

      Fiquei preocupado com você e demais moradores dessa região!
      Acompanho nos noticiários e vejo que a chuva não tem dado trégua, e muitas regiões no norte do país estão ilhadas!!!

      Está tudo bem por aí?

      Abração e tudo de bom!!!!

      Excluir
  22. O Grande problema no momento é Rondônia com reflexos em Guajará-Mirim. Neste o combustível já custa 5 reais. A estrada está fechada em Porto Velho e o Acre ilhado. Hoje a defesa civil comunicou estado de alerta em Brasiléia (vizinha de Epitaciolândia). Em 2011 ocorreu uma tragédia em Brasiléia com muita gente ficando sem moradia e perdendo tudo. No Norte as ruas são os rios.

    Por enquanto aqui em EPA tá tranquilo, mas já informaram que no Peru o rio está cheio e isso não é bom sinal. Qualquer coisa mandamos notícias.

    abs

    ResponderExcluir