domingo, 15 de dezembro de 2013

O inicio


ESTUDAR PARA CONCURSO
Terminei a faculdade  no final de 2003. Apesar de terminar a faculdade jovem não havia feito nenhum estágio e quando fui correr atrás o mercado se tornou muito difícil. Durante este período resolvi estudar para Policia Rodoviária Federal. Não tinha técnica, estudava na base do vamos que vamos e não tinha noção de cursos bons. Em um cursinho na minha cidade um professor que era PRF me chamou no canto e disse que via o meu potencial. Aconselhou-me um curso no centro do RJ e para lá fui eu. A diferença foi imediata. Vi que estava perdendo tempo e só deu para fazer a turma de “resumão”. Veio a  prova e a nota de corte foi 98 e fiz 75. Um colega de curso me alertou que teria prova da PF, mas preocupado com o mercado de trabalho, voltei a pensar na minha formação. Neste meio tempo fiz a prova de soldado da PMERJ. Na primeira aguardava um recurso de matemática, mas devido a fraude a prova foi cancelada. Desisti da prova e coloquei na cabeça que não faria mais. Na véspera da prova encontrei um colega de longa data e perguntei a ele o que estava fazendo da vida. Ele me informou que estava na PM. Informei que estava com a inscrição feita, mas não perderia aula para fazer a prova. Na ocasião estudava para PF. Ele disse: faça a prova a PM não é ruim como as pessoas acham. Era um domingo, acordei cedo, peguei um ônibus e fui para um bairro longe da minha casa. Nem sabia chegar por isso peguei um táxi. Fiz a prova de forma rápida e sai logo que liberaram para sair. Continuei estudando para PF e fui fazer em 2004 a prova regional e por incrível que pareça estava no Acre. Esta vez passei perto, não passei por 2 pontos, ou seja, uma questão errada. Um dia após a prova entrei na internet e vi meu nome aprovado na PMERJ. Como estava disposto a  continuar estudando resolvi fazer as etapas e quando vi já estava na PM. Não posso reclamar da PMERJ, pelo contrário, só agradecer, mas sem dúvida alguma atrapalhou meus estudos. O tempo não sobra muito e, além disso, ganhava pouco, era muita exposição e a cada dia que passava eu tinha mais a certeza que poderia ser algo maior.

INDECISÃO
É certo que não mantive o estudo desde 2004 dei uma parada que não foi total. A incerteza do concurso e a grande concorrência me deixavam pessimistas. Durante este tempo vi vários colegas passando na prova de Oficial da PM. O sucesso subia a cabeça, mas teve um amigo que comentou comigo:  Alexandre, você é inteligente, seu conhecimento nos assusta. Você não acha que se focasse a prova de Oficial da PM no ruim de tudo teria uma carreira?” Isso tirava o meu sono. Além disso, um Capitão me chamou em sua sala e foi categórico: “ Vejo que você tem diferencial. Sei que vai passar para PF, mas até quando vai viver este sonho? Hoje você está no fundo do posso da segurança pública. Vejo você como um bom oficial e passa com tranquilidade. PF muita gente estuda a vida inteira e não passa”. Isso não saia da minha cabeça... Conversei com a minha esposa e mudei meu foco: Oficial da PMERJ. Prova de vestibular, não sabia nada. Devido afalta de emprego muitos jovens estavam disputando as vagas oferecidas que não era muitas, por outro lado, todo ano abria e com a pegada que eu tinha no máximo em 2 anos estaria dentro. Estudei intenso uns 3 meses. Neste meio tempo fiz prova para Polícia Civil do RJ um com 250 vagas e uma com 500 e não passei em nenhum dos dois. A pressão aumentava até eu receber uma ligação de um amigo: “cara, você tá maluco? Olha o quanto já gastamos. Oficial você não será feliz, estamos na fila e vamos entrar, volta logo”. Conversei com a minha esposa e fui recebido com abraços no curso. Veio à prova de 2009- duzentas vagas APF e nada. Mesmo cansado decidi: vai ser a última tentativa!

RESOLVI ABRIR O LEQUE
Mesmo estudando para PF comecei a ver o edital da Civil. É uma prova difícil e muito disputada. No ano de 2012, 15 dias antes da prova da Federal, surgiu o concurso de Inspetor PCERJ. Como era véspera da prova da Federal não mudei o foco, mas fazia treinamento de provas de informática e português referente à Banca do concurso. Eu era um cara conhecido no cursinho. Nunca fui aluno TOP, mas estava na guerra. Em uma ocasião fui ao curso para uma aula de português e encontrei um colega de curso da PF. O cara me olhou e falou exatamente assim: ihhhh,  ta pipocando... Não ta se garantindo não irmão? É PF ou não é?...

Como eu fiquei sem graça, mas pedia muito a Deus para ver os meus estudos rendendo um fruto. Se 
viesse a Civil já estaria satisfeito.

ESTUDO RENDENDO FRUTOS
É do conhecimento de todos que a família sofre conosco... O sentimento de derrota era grande eu me esforçava muito. Não tinha vida social durante muitos anos. O sentimento da minha família sem dúvida era de “pena”. Dia 15 de abril prova da Civil. Difícil, bem complicada. Ao olhar a parte de direito sabia que só dependeria do português, como podem perceber, sempre fui fraco. O estudo te dá confiança e experiência. Cheguei a dar risadas, pois várias questões te jogavam para uma resposta e era outra. Sabia que com 500 vagas poderia entrar. Irmãoveio o resultado, passei!!! Era necessário fazer 30 flexões eu não fazia. Estava na casa de vinte e duas... Entrei para academia e com exercícios específicos em 15 dias já superava as trinta. Não tinha como negar estava feliz e orgulhoso. Após muitos anos passei em um concurso.Meus dias mudaram me sentia bem. No ruim de tudo já melhorava bastante a minha situação não por salário, mas por reconhecimento profissional.

CORRERIA TOTAL
Apesar da euforia meu “foco” nunca mudou. Ser Policial Federal é “sobretudo uma razão de ser”. No cursinho muitos bons alunos não passaram na Civil. Isso era um bom termômetro até porque: TREINO É TREINO JOGO É JOGO!!! Estava tranquilo para prova no dia 6 de Maio a prova que mudou a minha vida. Após o exame sabia que poderia ser chamado para PF. Treinava para tudo com gás total. Diminui meus treinos na academia e foquei natação. O resultado saiu um dia antes. Minha esposa me ligou dizendo: “viu sua nota na redação?” Disse que não e que o resultado nem tinha saído. Ela disse saiu! Aí falei: se tem meu nome aí eu passei o Cespe só divulga quem passou... Emocionado liguei para um amigo que confirmou: PASSAMOS!!! Dentro da Sede da UPP Borel chorei cara, chorei... Independente da natação provei que era capaz. Ninguém acreditava até mesmo eu. Provei que uma pessoa humilde pode causar uma revolução. A poliçada – Polícia militar - não entendeu nada. Rapidamente as coisas ganharam vulto. Liguei para minha professora de natação e falei: Bianca, agora vai ser só eu e você! O professor da academia vibrou e me deu muita força. Enquanto muitos comemoravam eu sabia que ainda faltava muito e que carregava uma tonelada de 
responsabilidade. Começava aí treinos intensos e um desgaste físico incrível!!! Só contei para amigos próximos e na polícia a coisa começou a tomar grandes proporções. Tive que me isolar e muitos interpretaram como “marra” de minha parte. A pressão era total, assim como o apoio do meu Comandante e os verdadeiros amigos da PM. Por outro lado, muito olho grande me fazia sentir medo e uma vontade muito maior de vencer.

Agora deixa eu curtir uma piscininha em EPITACIOLOVE, pois ontem completei um ano de formado!!!

32 comentários:

  1. Grande alexandre, sensacional.

    Acho que estou passando por esse momento difícil de querer uma aprovação,
    Sabe quando acaba perdendo um pouco das esperanças, nenhuma forma de estudo está rendendo, e vc pensa que n é capaz.
    Mas a vontade de ser PF ainda bate forte, tenho ctz que isso vai passar.
    Agradeço muito pela força.
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parise,

      sei como é dificil!!! Lutei e venci você também vencerá. mantenha seu foco. "Dificuldades existem para serem superadas se tudo fosse fácil não existiria superação. Força Parise Agente Federal"

      abs

      Excluir
  2. Parabens Alexandre pela sua História!!!
    Acho que muita gente vai se identificar com sua trajetória, assim como eu. A luta a família que sofre junto. Enfim...

    Vá curtir vc merece!!!
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleysdon,

      Guerreiros se identificam muda um detalhe ou outro. Aproiveite todo o tempo que estiver se estudo, pois quando sai o edital eles vão correr e nós apenas administrar o tempo nas dificuldades.

      abs

      Excluir
  3. Caraca, companheiro Alexandre!!!!

    Lendo esse post teu, na verdade um relato, vejo que a luta de todos nós concurseiros é parecida!!! Principalmente daqueles que buscam a PF, ou mesmo PRF, ou qualquer área da Segurança Pública!!!

    É exatamente assim! Esforços nos estudos, treinos para o TAF, vida social meio que de lado...família...amigos...!!! Difícil, cara!

    Mas quando vejo vitoriosos como você, que teve a simplicidade e humildade de compartilhar conosco sua história, me dá cada vez mais ânimo e força de vontade!!!

    Nunca fiz cursinhos presenciais, apenas online e em PDF, além de muitos livros, apostilas! Não tenho ou tive professores que avaliassem meu potencial em concursos! Sempre estudei em escolas públicas e fiz faculdade pública também!

    Esforço e dedicação é nosso forte, irmão!!!!

    Abração e parabéns por um ano de formado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flopess,

      cada um estuda da forma que pode. Minha esposa, por exemplo, só assiste aula pelo computador. Antigamente pessoas que moravam em locais complicados não tinham como disputar. Hoje devido a globalização a luta é mais acirrada.

      Leitura, exercício, simulado e estudar sempre buscando motivação. A cada dia a cada minuto você precisa saber que é possível sim!!!

      Um grande abraço irmão.

      Excluir
  4. Alexandre, Que.....Massaaa!! Nos motivando sempreeee!!! :)

    Parabéns, por um ano de casa! Muitos outros anos abençoados estão por vir.

    Nesse post tenho certeza que você acabou contando a vida de muitos direta ou indiretamente, muitos obstáculos vencidos, a falta de apoio e o reconhecimento a fim de tudo. Inclusive a minha. Eu vivia contando meu sonho em ser PF. Hoje em dia só conto para quem está mentalmente preparada(o) para isso.

    Deve passar um filme na tua cabeça, relembrando tudo isso né! De que valeu tudo a pena :))

    Com essas minhas férias na facul, estou intensificando os estudos.
    Tem uns doidos que dizem que vai ter para delta ano que vem será? Me confirma aí, please!

    A gente procura uma receita de bolo em busca da aprovação mas, o fato é que cada um tem sua receita. Sendo que o importante, é perseverar sempre!

    Dezembro também é mês de papirar, Força meu povo!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi camila,

      ano que vem acho impossível concurso de delta. Na realidade já existem muitos comparados com outros cargos no DPF. Provavelmente será de APF não se sabe quando. Psicologicamente nos preparamos para mais 1,6 ou 2 anos de fronteira.
      O importante é estar preparada seja como for e se adaptar a sua realidade de estudos. Não precisa ser nenhum galáctico para ser aprovado. Basta sim estudar e chegar na prova sabendo que se você não souber uma questão ninguém sabe!!!

      Dezembro, carnaval, semana santa são os períodos que fazem a diferença dos concurseiros.

      abs

      Excluir
    2. Então vai ser mais tempo para estudar! ;P
      Muito Obrigado, mais uma vez Alê!
      Um feliz natal para todos e um 2014 repleto de bençãos e nosso nome no diário oficial é claro!
      Abraços para todos.

      Excluir
  5. Show Alexandre! Concurso é estudar até passar.
    Fiz PRF e Agente DF e faltou pouco.
    Fiz Oficial de Cartório RJ e acho q fui bem. Acertei 65 de 100. Mas meu foco é Agente PF.
    Grande abraço para todos e não desistam de seus sonhos!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo, estou nessa luta também. Consegui 71 Pts para OC, mas o foco ainda é a PF. É claro que vou seguir as etapas, mas almejo mesmo é a PF.

      Excluir
    2. André e Alexandre, mandaram bem na prova da PCERJ. quem é do RJ sabe quantos bons candidatos fazem esta prova. Excelente avaliação de capacidade. Devido ao número de vagas acho que ambos estarão dentro. Olha aí os estudos rendendo frtos, quem falou que foi em vão???
      Parabéns!!!

      Excluir
    3. Com certeza, Alexandre Santos. Como muitos disseram, sua história se confunde com a de muitos de nós. Este ano, fiquei de fora da PRF por uma questão. Isso apenas ratificou que estou no caminho certo, quem se dedica consegue. Vamos seguir na luta! Abraços e bom fim de ano a todos

      Excluir
  6. Vc foi muito bem Alexandre Rabelo. Foco é PF sempre! Não tem jeito. Rssss.
    Espero q eu com esses meus 65 consiga participar do TAF. Não sei como é o histórico de nota de corte nem de aprovações na policia do RJ. Pois sou de SP.
    Boa sorte e bons estudos!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, se seguir a linha da prova de inspetor nossa nota está boa, vamos ver, né? mas foi um baita de um treino, provinha bem puxada em todas as matérias... Abraços

      Excluir
  7. Parabéns Alexandre!!!
    ótimo post, estava precisando dessa motivação para retomar os estudos para PF.
    Estou na finaleira da PCRS, mas o sonho é APF sempre
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro Iglezias, quanto tempo!!!

      Na torcida pelo resultado da PCRS!!!!

      Já fez TAF e demais fazes do concurso?

      Abração e bons estudos!!!!

      Excluir
    2. Já, TAF, Psicodoido e entrevista psicologica (1 hora de duração) Agora só falta entrevista psiquiatrica e exames médicos.
      Força nos estudos
      abraço

      Excluir
    3. Iglezias,

      a nossa motivação deve refletir e ser comemorada com todos os colegas que buscamn aqui um ponto de apoio uma realidade que até então poucos tinham. Estude e se concentre nas etapas do seu concurso parabéns. Só o fato de estar aprovado já te da moral em casa, entre os amigos e no cursinho. A galera fala: aquele cara ta aprovado na Civil!!!kkkk

      pra cima deles é tudo nosso...

      abs

      Excluir
    4. Não tá fácil esse concurso da civil, acho que tá mais complicado do que o da PF hehe, mas estamos quase lá... mas o sonho permanece, e continuemos firmes pois os rumores do concurso ano que vem estão aumentando. Alexandre, obrigado pela força, se deus quiser logo conseguiremos passar por mais esse desafio.
      Segue link sobre o concurso do ano que vem, e vamos aproveitar por muitos ainda nem pensam em começar a estudar. "http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/12/veja-concursos-esperados-para-2014.html". Abraço

      Excluir
    5. Valeu! Alexandre. Ontem minha esposa fez concurso para oficial escrevente, peguei a prova dela e fiz as questões de penal. Estava uma barbada, pelo menos em penal ainda estou afiado. Tenho que ficar bom em contabilidade e economia faz tempo que não vejo.
      Lucas, nosso concurso da civil esta muito longo, ta louco. Mata agente no cansaço. Fiz a entrevista psiquiátrica, foram tantas perguntas rápidas que eu sai de lá sem saber o que tinha acontecido (se fui bem ou mal, não sei) mas agora é a pior parte espera e espera os resultados e sem data para sair.
      Deixo aqui um feliz Natal para ao pessoal do blog.
      abraço

      Excluir
    6. Poisé Iglezias, a única resposta quando me perguntam dos testes é um singelo "não sei". Mas vamos ter fé, e aguardar. Esse teste de "paciência concentrada" deve ser o último hehe abraços a todos e um feliz natal!

      Excluir
  8. Parabéns Alexandre, me identifiquei bastante com sua trajetória. Sou SD PM desde 2003. Nesse período me acomodei com a Universidade e Família. Em 2007 voltei a estudar para concursos, foco e sonho na PF, porém sem muito comprometimento, era o "querer vida de solteiro estando casado" (queria passar no concurso, até estudava, mas não queria deixar de curtir nos finais de semana, festinhas, cerveja...) Veio PRF e Escrivão da PF em 2009, na PRF fiquei em 152 para meu estado, chamaram até o 142, na PF nem classificado fui. Aquele momento foi divisor de água, vi que se eu quisesse passar teria que fazer o ALGO A MAIS. Por insistência dos colegas fiz em 2011 o CFO, passei, porém no final fiquei como excedente. Naquele momento senti que o plano de Deus estava traçado, e o sonho de ser PF poderia ser alcançado e deveria ser realizado, naquele mesmo ano minha esposa passou na CEF e me deu uma maior tranquilidade para buscar esse sonho. Resultado, passei na PF e na PRF, ambos dentro das vagas, e em todas as etapas. E mesmo com uma possibilidade de ficar no meu estado na PRF, irei para PF, porque Sonho é Sonho !!!! Ah! Esqueci de falar, o CESPE tentou me derrubar na redação da PF, mas quando Deus quer é assim: ganhei 2,5 pontos no recurso. E vamos que vamos !!! Rumo à ANP !!!!

    ResponderExcluir
  9. D lamare,

    que coisa linda cara, superação. Tenho certeza que os colegas vão se inspirar no que narrou acima. Você não desistiu continuou buscando e andando na fila merece. Será um prazer estar trabalhando com você. Já foi PM e sabe das dificuldades. No ruim de tudo vai melhorar 1000%. Reverter a redação é para poucos!!! 2,5 acho que foi fato inédito nunca vi subir tanto. A família é toda Federal.

    parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre, se Deus permitir, o prazer será meu em trabalhar contigo. Realmente, quem já foi Papa Mike conhece de perto uma dificuldade ímpar!!! Estou super otimista com essa mudança de instituição e de serviço, claro que com os pés no chão e sem fantasiar demais, mas creio que por aqui, na PM, já dei minha contribuição... Não vejo a hora de cursar a ANP e pagar meu "vexame" numa fronteira do Brasilsilsil !!! eheeheh Abração, boas festas, e que em 2014 o Governo Federal trate melhor e valorize os EPAs !!!

      Excluir
  10. ola Alexandre, como fica a aposentadoria dos agentes que se ingressarem a partir de 2014, parece que o salario do agente ao se aposentar ira ser reduzido conforme nova previdência, outra pergunta, como é o plano de carreira la dentro, promocoes e salarios.

    ResponderExcluir
  11. Grande Alexandre, seus posts sempre rendendo muita coisa boa.
    Minha história é um pouco parecida com dessa galera toda aqui. Tenho 23 anos e estou a um ano formado em Direito, estou na metade do curso de formação de agente de policia civil do meu estado(PIAUÍ), concurso que passei antes de me formar( com 22 anos e no 9ª periodo da faculdade).
    Alexandre, depois de pegar pau pela segunda vez no concurso da Pf deu uma desestimulada, porque pra agente em 2012 fiquei por um ponto de entrar no corte(fiz 61), pra escrivão em 2013 fiquei a um ponto do corte DE NOVO. Mas saber que possivelmente haverá concurso da PF esse ano já faz meus olhos brilharem, porque sonho é sonho e isso nao se discute.
    Vi meu principal parceiro de estudos passar dentro das vagas pra escrivão e saber que estudavamos pelo mesmissimo material me deu um tristeza infeliz. Mas a vida de concurseiro é assim. Hoje tenho uma filhinha linda de 9 meses e um dia quero que ela saiba que o pai dela é Policial Federal.

    Grande Abraço galera e bons estudos, o grande dia se aproxima.


    PS: alexandre se fosse possivel queria lhe pedir que postasse algo dando as dicas de livros ou aulas ou mesmo cursinhos de economia, contabilidade...essas materias mais complicadas pra agente da PF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Éwerton,

      valeu pela postagem. Isso aconteceu comigo em 2009. Um amigo passou, infelizmente reprovou no salto. Eu tinha certeza que ele passaria para Agente e ele também tinah a certeza que eu passaria. Resultado: Somos APFs hoje!!!

      Foi bom para sentir que está no caminho certo. A hora dele era aquela. Em relação aos materiais o estudo evolui muito. Você está sabnedo mais do que eu.

      Contabilidade estudei pelo Ricardo Ferreira, Economia aquele dos professores da USP, AFO Fábio furtado e Administração Alexandre Marques.

      abs

      Excluir
  12. Me senti motivado com seu este post alexandre.. parabéns.. assim como vc ta dificil conseguir emprego na minha área de formação, estudo a 1 ano para para concursos na área policial! Acredito que uma hora vai... abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicuis,

      com dedicação tudo acontece na hora certa. A luta é dura, mas a vitória maravilhosa.

      abs

      Excluir