sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Parabéns aos aprovados ANP/2014!!!


Em comemoração ao dia de hoje estou soltando de forma antecipada uma postagem sobre o funcionamento dentro da Academia e finais de semana. Galera, dúvidas e sugestões me ajudam bastante na hora de desenvolver um tema. Aos aprovados não esquecer de alimentar a galera que está estudando para o próximo. Vocês serão fundamentais na continuidade do blog!!!
 
As turmas são liberadas sábado às 11:40h. A partir deste momento todos os alunos estão autorizados a sair da ANP. Começa uma correria. A sensação é como se você fosse um “presidiário”. Existem muitas opções em Brasília como restaurantes, shopping, noites e etc. Você pode sair e voltar quantas vezes quiser. Após 23h, salvo engano, não é possível mais retornar. Quem está dentro fica e quem está fora permanece. Eu não era de sair muito, pois como todos sabem a natação era o meu desespero. Sabia que era a chance da minha vida e eu não poderia desperdiçá-la. Mesmo assim, era muito bom comer um tempero diferente da ANP, ir a Churrascaria então... Dar um rolé no shopping, comer uma pizza à noite. Para tanto, o transporte é fundamental. Existe um Bar chamado “Flamingo” onde é possível ir caminhando 2km de caminhada (no sol quente de brasília). Por isso muitos colegas de alojamento se juntam para alugar carro. Você pode pagar uma taxa extra para que seja entregue na porta da academia. Outra opção é o famoso LAÉRCIO... O cara é uma lenda viva e transporta os alunos durante todo o tempo. Se ligar com antecedência ele não te deixa na mão. Enfim, minha opinião, quem puder ir de carro vá. Depender de carona é ruim, cada um tem seu tempo de descanso, a vontade de fazer algo e assim por diante. Além disso, você pode guardar seus pertences dentro do carro. Existe estacionamento nos alojamentos.

Sábados e Domingos muitos alunos vão praticar a natação em clubes que ficam à 20 minutos da ANP. Uma boa opção é a DIREF. Você pode se matricular dentro da própria academia, na loja que vende uniforme, ou então pagar 10 reais por dia direto no clube. Excelente lugar para treinar para o TAF. Vale lembrar que a piscina fica disponível aos alunos dentro da academia no horário do almoço, mas isso começa após umas 3 semanas do início das aulas. Enquanto alguns alunos saem para curtir outros optam por ficar estudando nos finais de semana. Gostei bastante de Brasília, mas para morar lá tem que ter dinheiro. Como já relatei não era de sair muito, mas existem bons locais para passear e esfriar a cabeça. O ideal é montar grupos e dividir o táxi.

Em relação as diferenças culturais é complicado, porém uma rica experiência. Lembro que quando iniciou o curso estranhava muito a forma com que as pessoas falavam e ao final tudo era normal! A galera do Norte são os que mais sofrem. Muitas das vezes as pessoas reclamam e falam de forma negativa daquela região, mas esquecem que existem pessoas da região ao seu lado. Isso com o tempo cansa e pode gerar problemas. Isso é de cada um. Existem relatos afirmando ser impossível conseguir viver na região Norte. O motivo nem vou citar... Essas pessoas se dedicam muito para conseguir lotação no Sul. É natural aquela gozação com nordestino, carioca x paulista, a galera do Sul se achando um país a parte, brasiliense se defendendo das acusações de Brasília ser um local que ninguém quer trabalhar e etc... Ao final do curso observará que tudo não passa de brincadeiras e que os alunos da região Norte são muito inteligentes. E além disso, quando o DPF realizou o concurso para determinado cargo, ele tinha o objetivo de selecionar “os mais qualificados do Brasil”. Portanto, quem está lá não precisa provar mais nada para ninguém.

Como é bom relembrar estas coisas foi muito bom. Sinto orgulho por ter passado por lá. Quase no final do curso, acho que faltando um mês, começam a liberar por turmas para almoçar do lado de fora. Galera não parece, mas é uma renovada e tanto!!! Em relação a posse são realmente os trinta dias nomeação e depois quinze para posse. Vale lembrar que cada dia mais rápido que o colega possibilitará ter mais pontos no seu concurso de remoção. Na realidade, a nossa homologação do concurso foi muito rápida e isso demostra a vontade da administração de chamar rápido ou não e olha que era final de ano. Vocês tenho certeza que será muito rápido.

Dica: saiu da formatura faça logo os exames necessários para a Posse.


37 comentários:

  1. Aeeeeee passei Alexandre ! \o/ Agora é aguardar o definitivo dia 17/12 e fazer um churrasco né haha rapaz, estava com medo de ficar de excedente mas estou confiante agora que mesmo com o definitivo ainda vai dar para ficar dentros das vagas, tomara !
    Aos que estudam, não desistam de seus sonhos, eu vou continuar colaborando com o blog no que puder, pois ele me ajudou ainda quando estava estudando para a prova objetiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí caverna! To lá também!

      Se manterem a mesma posição que tiveram na PRF ao indeferir os recursos estamos dentro!!

      Até a ANP!

      Excluir
    2. Vocês já fizeram a parte de vocês. Agora é aguardar, mas estão muitos próximos. Todo estudante sonha com este momento. Não esqueçam dos colegas.

      Forte abraço.

      Excluir
    3. kkkkkk, caraca, companheiro Caverna, que emoção!!!!!
      Muito feliz por você e os demais!!!!!

      Valeu a torcida e todo esforço!!!!!!

      Parabéns!!!!!!!!!!!!!!

      Abração e tudo de bom!!!!

      Excluir
    4. Parabéns aos aprovados, caverna e Paulo! Não esqueçam dos amigos, logo estaremos juntos hehe
      Grande abraço e sucesso pra vocês!

      Excluir
    5. Não esqueceremos! Talvez mais pra frente o Alexandre pense em um post com algumas dicas dos membros do blog que passaram.


      Excluir
  2. grande alexandre, fiquei aprovado na PF e PRF, venho acompanhando seu blog ha algum tempo parabens pelos posts, decidi escolher PRF. Nao pelo sonho (que sempre foi PF, mas queria agente nao escrivao), escolhi pela familia mesmo que pra mim é o mais importante. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel,

      o importante é que está feliz. Excelente profissão muito orgulho para família, parabéns.

      Estamos juntos...

      abs

      Excluir
  3. Quais são os exames que eles pedem para posse? Ainda se recorda deles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      não me recordo mas ao fim do curso você recebem a lista de exames. Todos eles você já fez antes de entrar, porém a quantidade é muito menor. Vou ver se acho a relação. Não se esqueça que tem validade e não adianta fazer muito antes.

      abs

      Excluir
  4. Primeiramente parabéns aos aprovados. Nos espelhamos nas suas vitórias.
    Alexandre você tocou no assunto de concurso de remoção, como que funciona isso?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serginho,

      a partir do exercício começa a contar a pontuação. cada cidade possui a sua e varia de 1 a 4 pontos. Quando chegar na época do concurso de remoção você poderá escolher as lotações que desejar e vai concorrer com os outros policiais do seu cargo. Quanto maior a pontuação melhor. Eu sou o terceiro mais antigo da minha lotação. Teoricamente, terei mais pontos que a maioria de minha unidade, mas você concorrerá com o Brasil. Já fiz postagem sobre isso e lá na frente voltarei a falar. Pesquise que está tudo bem explicado, pois falei de forma resumida.

      abs

      Excluir
  5. Parabéns para todos que foram aprovados.
    Passar na PF não é pra qualquer um não, tem que abdicar de tudo.
    Vcs juntamente com o alexandre são espelhos que nos motivam nessa caminhada.
    Amei os posts!!! Sensação como se fosse um presidiário kkkkkkkk
    Massaaaa :)
    Acho que deve ter gente que constrói uma amizade tão boa que combina de ir para a mesma lotação, se der é claro!?

    ResponderExcluir
  6. Caro Alexandre, na formação, tirando a natação que sei que é complicada para muitos qual é a maior dificuldade encontrada em uma opinião geral?
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      acredito que seja o tiro. Tem muito treino, mas é o fato de você estar realizando a prova e olhar onde o tiro está entrando. No restante é apenas a adrenalina de ser testado por todo o tempo. O psicológico é o que mais influência. Quem vai bem na parte física e não esquenta para lotação tende a ter um período tranquilo.

      abs

      Excluir
  7. Alexandre, você sabe de algum bizu de o DPF vai interferir junto ao CESPE pra que esta banca aceite os recursos do exame médico?
    Foram reprovações em massa, vai sobrar vaga de perito, delegado e talvez escrivão...
    Ainda está na fase de recurso, mas na PC-BA e na PRF eles não quiseram saber: quem esqueceu um exame ou então o exame veio incompleto, ficou de fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Nascimento, de acordo com informações que me foram dados por um EPF, grande parte dos recursos no exame médico são deferidos. Quando surge uma alteração em algum exame, eles pedem um parecer médico sobre o assunto. No meu caso, me pediram um parecer de ortopedista, e nele consta que as alterações encontradas no RX da coluna não têm repercussão clínica. Acho que com isso está tudo resolvido. Difpicil mesmo é reverter o resultado do psicotécnico, mas deste eu já me livrei. Abraços e boa sorte.

      Excluir
    2. No meu concurso foi a mesma coisa. Inclusive eu fiquei reprovado por ter faltado um tipo de exame de sangue. Entreguei e pronto. É comum reprovação em massa, mas sempre mais de 95% conseguiram a reversão. parabéns galera!!!

      Excluir
  8. Gostaria de parabenizar a todos esses guerreiros e guerreiras que conseguiram passar por mais esse desafio... Muito feliz por todos!!! Já chegaram na metade do caminho e agora é só continuar e alcançar a conquista tão desejada por muitos mas conseguida apenas pelos MELHORES... É o que vcs são...
    Parabénssssssss...

    ResponderExcluir
  9. Grande Alexandre. Fiquei com pendência no exame médico (por causa de algo do meu RX da coluna) mas amanhã entregarei à junta médica, por solicitalçao da mesma, um parecer do meu ortopedista dizendo que "vértebra de transição não possui repercussão clínica e não me impede de realizar as atividades laborativas policiais". Com isso acho que a dúvida é sanada e faltará só aguardar pra ver se chamam um a mais ou não. Obrigado pela sua atenção, e te manterei a par. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ramon, você levou o raio X que eles pedem e pediram outra exame complementar é isso?
      Abraço e boa sorte na luta

      Excluir
    2. Ramon,

      também tive pendência e tudo foi resolvido. Qualquer novidade estamos aí.

      abs

      Excluir
  10. Em relação ao número de aprovados logo depois das provas já diziam: se apertar nos exames vai sobrar vaga!!!

    Não acredito em intervenção, mas vai saber...

    ResponderExcluir
  11. Alexandre esqueci de perguntar.. qual a capacidade de Alunos que ANP forma nesse curdo de agente? Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei a capacidade, mas posso afirmar que com 600 alunos o logística já fica prejudicada.

      Dizem que suporta mais do que isso.

      abs

      Excluir
  12. Caso alguem precise duma orientação pro enxoval, tanto da prf qnto pf, manda email. Sem tempo pra escrever algo. paulojrmonteiro.jf@gmail.com. So nao manda powerpoint!! heheheheheh

    ResponderExcluir
  13. Grande Alexandre,
    Tive um bronca no médico, minha pressão deu alta na hora do exame, e me pediram um MAPA e novo parecer cardiológico. Já entreguei. Psicodoido e digitação OK. Pedindo a Deus pra dar tudo certo e nós sermos companheiros de DPF.
    Tenho duas perguntas: quanto seria a ajuda de custo que recebemos durante o curso, o valor líquido?
    E dizem que o pessoal da sua turma ganhou na justiça o direito de receber o valor da ajuda de custo em 80%, e que vão receber essa diferença, de 30% e que por conta disso talvez no nosso curso já paguem os 80% direto?? Tu sabe de alguma coisa?
    Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleyson,

      na minha cidade tinha um cara com o mesmo problema e solicitaram o MAPA. Resultado deu tudo certo, aprovado. Fazem isso apenas para terem um amparo maior. Em relação aos 80% impossível pagarem de imediato. A grande maioria após o curso entra na justiça. Muita gente já ganhou. Isso já é uma briga antiga.

      abs

      Excluir
  14. Ola grande Alexandre,
    Vejo seu blog todos pois sou um apaixonado pela carreira policial e pela PF.
    Estamos em um momento de expectativas em relação ao tão sonhado concurso para APF em 2014.Eu, acredito que como a maioria, estou me dedicando muito aos estudos e revisando tudo aquilo que foi mal no concurso para escrivão, principalmente as matérias básicas.Sei que já comentou sobre sua preparação, pois já li todo seu blog várias vezes, mas sugiro uma matéria sobre sua preparação como concurseiro. Como se organizava, como conseguiu conciliar com a preparação para prova teórica e para o TAF, e se chegou a se preparar para outros concursos ou focou apenas na PF.
    Desde já, agradeço a dedicação com todos, que assim como eu, sonham em vestir a camiseta preta com letras amarelas.POLÍCIA FEDERAL.
    Um grande abraço.
    Rumo ao DPF...

    ResponderExcluir
  15. E aí gente bonita, estudando muito?
    Passando pra dá uma animada!!! Continuemos...
    Ano que vem é nosso ano. Se Deus quiser!!!

    Um abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  16. Galera, boa tarde!!!

    retornei de missão hoje. Por isso fiquei sumido. Estou cansado e irei colocar o sono em dia. Amanhã vou fazer uma postagem.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande companheiro Alexandre, sei como é isso!!!

      Vá lá, rapaz! Descanse, depois tem mais!! kkkkkk

      Brincadeira! Trabalhar com o que gostamos é bom!

      Abração e tudo de bom!!!

      Excluir
  17. Alexandre, quais eram esses exames pra tomar posse? Tem chance de reprovar alguém? Quando penso que acabaram os exames médicos, lá vem mais... rs... abraço!

    ResponderExcluir
  18. Na PRF, os alunos só eram liberados no sábado à noite, a partir das 18:00, dependendo do horário que você entrou. TInha turmas que só eram liberadas às 20:00

    ResponderExcluir