segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Adaptação na Academia Nacional de Polícia

Fim de ano chegando e muita gente aguardando o resultado. Um amigo voltou agora de Brasília, passou na Academia Nacional de Polícia e confirmou que os preparativos já começaram. Sem dúvida alguma será uma grande experiência para todos os que estão ingressando. Pessoas de todos os lugares do país, uma grande riqueza cultural, uma grande lição devida. Ao passarem no P1 (portaria) e se dirigirem até a secretaria para efetuar a sua matrícula tenham a convicção que encontrarão pessoas que farão uma grande diferença na sua vida. Existem bons relacionamentos e ruins, vai depender de cada um de vocês. Não tem como alegar troca de alojamento devido a falta de entrosamento. A todo momento você é testado dentro da academia e saber se adaptar é fundamental.

Cada “maluco” com a sua mania. Tem gente que por “simpatia” fica por 4,5 meses sem lavar o lençol. Outros comem miojo “cru” no almoço e janta. Outros malandros, pegam as camas de baixo e colocam na escada meia, camisa, casaco e quer que você desça dando um salto caindo com tornozelo no chão. Se você pisar nele acha ruim... E a barrigada matinal? Um tentando acordar mais cedo que o outro. Não adianta tentar combinar de não mijar no boxe. Tem sempre espírito de porco. Vá de chinelo! O sabonete acaba mais rápido do que o comum...kkkk Como era bom o alojamento Charlie 06 que saudade. Tirando a pressão do dia a dia era muito bom o relacionamento da rapaziada. Se forma uma verdadeira família. É importante ter o contato de alguém da família do colega e informar se você toma algum tipo de medicamento.

A rotina é sempre a mesma e o cansaço cada vez maior. Acordar, tomar café e formatura. No alojamento começamos compartilhando tudo, ¨no início tudo são flores¨. Depois você observa que tem gente que compra palhacitos e quer comer chocooky. Compra leite Piracanjuba e quer mamadeira de leite ninho. Chega junto na margarina e quer polenguinho!!! Geralmente depois a galera separa e fica cada um com a sua. Sem contar a hora de fazer as compras. No início é igual ao BOPE (todos aptos), depois ninguém é voluntário. Independente dos problemas, são estas pessoas que vão te abraçar nas dificuldades, vão fazer dupla com você na natação e estarão juntos em qualquer dificuldade. Só Deus sabe o sufoco que eu passava na natação e meus amigos jamais deixaram de me apoiar.

A piscina da academia fica aberta durante o horário do almoço para quem quiser nadar. No início todo mundo vai depois fica tranquilo, salvo época do TAF. Depois de um tempo existem aulas de reforço para o TAF em todas as modalidades. Basta saber o dia da sua turma e ir até lá. É notório a evolução na corrida, salto e barra. A natação com dedicação no ruim de tudo a pessoa mantém. O tempo passa e por diversas vezes esquecemos de pessoas que foram fundamentais em nossas vidas. Gostaria de agradecer publicamente aos meus amigos de alojamento: APFs Pires, Cruz, Charbel, Dini e Cavalcante e dizer que o Charlie 06 passou pela ANP com aproveitamento de 100%. Iniciamos e terminamos juntos sem baixa!!! Jamais esquecerei de vocês.

Dúvidas e curiosidades basta dizer.


Abraços

17 comentários:

  1. Caro Alexandre, parabéns por fazer um dos melhores blogs policiais da rede. Vc e o Sandro Araújo são demais! Colocam o nome e mostram a realidade.

    Deve ser uma experiência fantástica ficar vários meses dividindo o alojamento com pessoas.

    Vou elencar alguns pontos, se possível fale sobre eles:

    1. Diferenças regionais: como foi encarar as diferenças entre, por exemplo, nordestinos e sulistas? E quais seriam elas?

    2. Final de semana, galera toda saía ou o pessoal ficava na ANP?

    3. Tem lugares bonitos pra se visitar, além da própria Brasília?

    4. Como funciona a posse? Tipo, é como tem na lei 8112, que tem 30 dias da nomeação? E depois mais 15 pra entrar em exercício? Caso positivo, a nomeação rola, em média, quanto tempo após a conclusão da academia (a de 2014, vai terminar dia 21 de junho, de acordo com o edital)

    Por enquanto é só. Obrigado por gastar seu tempo escrevendo essas linhas para os candidatos. Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Alexandre meu querido, muito, muito, muuuuuuuito bom esse post... Não ando deixando comentários, mas, todos os dias estou por aqui viu, dando uma olhadinho no que anda rolando... Muito bom mesmo... E que venha o próximo post...

    Abs...

    ResponderExcluir
  3. Tá de parabéns grande Alexandre, como sempre publicando um excelente post. Que D'us possa te abençoar abundantemente !!

    ResponderExcluir
  4. Mais um post show de bola, motivando e nos proporcionando uma visão mais nítida e real da ANP. Muito obrigado Alexandre!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa!, sempre acompanho os posts, que por sinal são muito bons e esclarecedores. Cara eu sou um dos que estão na espera pelo resultado, mas eu tenho uma dúvida, dizem que na ANP são três TAFs, é isso mesmo? Esses TAFs são como os que a gente fez pra entrar ou os índices são diferente, as provas são diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço aos colegas pelos elogios. Continuamos juntos!!!

      K Nascimento, farei uma postagem com estes tópicos, bem interessante. Além disso me ajuda bastante, já não sei o que escrever!!!kkkk

      Excluir
  6. Robson,

    são exatamente iguais. Um TAF logo na segunda semana diagnóstico que tem o objetivo de identificar quem possui dificuldade e separar por grupo a corrida. No meio existe o primeiro TAF e no final da ANP o segundo. Acredite: reprova mesmo, principalmente a natação. Não tem facilidade alguma é igual ao Cespe. A única diferença e que possui 3 tentativas, salvo na corrida que é uma.

    ResponderExcluir
  7. Os índices a serem alcançados nesses TAFs são iguais aos do edital do Cespe ou tem índices mais rigorosos?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Rayssa,

      são iguais. Serão somadas as notas dos dois TAFs e terá sua média final em relação a esta disciplina.

      abs

      Excluir
  8. Alexandre,

    muito obrigado por seus posts. São, sem dúvida, um incentivo para aqueles que ainda estão do lado de fora!

    Quero agradecer pela resposta do último comentário que fiz e pelas informações deste.

    Abraços,
    Gabriel.

    ResponderExcluir
  9. Valew Alexandre, sempre ajudam muito seus posts. Seja pra informar, seja pra estimular.
    Tb tenho a mesma dúvida do amigo em cima, no fds o que a galera faz? Fica no alojamento, sai da ANP, como fazem pra sair de lá - em relação a transporte?
    Vc acha importante ir de carro? Tem gente que diz que ajuda MUITO.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Todo dia eu entro aqui pra ver se tem mais postagens (já li todas as outras) e quando o Alexandre atualiza....haaa o coração bate a mil ! Louco pra viver esses momentos tb ! Desculpe pela inveja rsrrs mas estou nessa luta tb !

    Obrigado ajudar a manter acessa a chama....

    ResponderExcluir
  11. 71vla,

    não é inveja é sonho!!! Acreditei e venci foi sofrido...

    mas o gostinho da vitória é muito melhor!!!

    abs

    ResponderExcluir
  12. PASSEI !!!!! GRAÇAS A D'US, ELE FOI FIEL MAIS UMA VEZ !!
    OBRIGADO GRANDE ALEXANDRE PELA FORÇA ATRAVÉS DOS SEUS POSTS E COMENTÁRIOS !!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Israel!!!

    Agora é esperar o início. Não se esqueça de alimentar essa galera que ficou de forma, mas com certeza estará dentro no próximo. Qualquer postagem será bem vinda. Como os colegas precisam disso.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  14. Alexandre sei bem o que é esse sentimento de amizade que se forma,venho do militarismo...dá uma saudade de tudo principalmente dos perrengues, são eles que mais marcam nossa vida!!!
    Mas tudo é passageiro e temos que ir em frente. Já que você está sem idéias deixo uma dica, tenta contar mais sobre a vida atual de seus parceiros, suas lotações e como estão vivendo nelas.

    Um abraço, e obrigado pelo blog.

    ResponderExcluir