segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Orgulho de ser Federal


Fala rapaziada!!! Tô de volta... Após dez meses chegou a minha vez de voltar ao Rio de janeiro e observar de certo que ele realmente continua lindo! Como foi bom ver a família, amigos, dar uma passada no local onde aprendi a nadar e etc... Como me fez bem, voltei de ânimo renovado. Foi possível compartilhar o orgulho de familiares e amigos ao mostrar a carteira e o distintivo. Uma sensação que faz superar qualquer adversidade. Além disso, no mesmo dia que cheguei já fui ao novo maracanã e presenciei a vitória do Flamengo sobre o Internacional!!!

Todos querem saber da sua lotação, como é viver na região de fronteira, região Norte, se tem índio, enfim, não faltam perguntas. Por outro lado, muitas pessoas se afastam durante este período. Os contatos diminuem e muita coisa fica para trás. É o preço que se deve pagar por estar longe, sem ao menos, saber se vai voltar. Teatro, cinema, praia, paisagem, shopping tudo parecia novo.

Por outro lado, trânsito, dificuldade de achar uma vaga na rua já não possuem mais espaço na minha paciência. Uma pergunta constante até mesmo entre os amigos do DPF é levar ou não a arma e a funcional. Eu levei, mas acho necessário redobrar a atenção, muito mais do que em uma região de fronteira. O clima é diferente em uma cidade grande. O prestígio no aeroporto ao se identificar é algo indescritível ao dizer a respeito do seu órgão. Outra coisa que tenho que compartilhar com vocês é a paciência: muda muito, eu mudei, existem coisas que não consigo suportar tenho que me segurar. Acredito que tenha muito haver com a função, por sempre buscarmos uma excelência.

Como foi bom sobrevoar o Rio de janeiro e escutar durante o voo: “seja bem vindo à cidade maravilhosa”. É muito orgulho!!! Não estava ali por acaso foram anos de luta e dedicação. A família ao lado, amigos aguardando no aeroporto é muito diferente. Fiquei, literalmente, igual pinto no lixo de um lado para o outro, não parei durante a visita e não abria mão de frisar que a minha residência é no Acre. O tempo passa e boa parte dos amigos tomam outro rumo e por uma série de fatores não pode te encontrar. Faz parte, mas é uma coisa que faz você refletir em como as coisas mudaram durante estes poucos mais de 1 ano (Academia e lotação).


Estou voando galera... Já teve o psicotécnico? Quero novidades. Fiquei sabendo que a Academia Nacional de Polícia já está de portas abertas aguardando os novos alunos. Ohhhh que coisa boa!!!

32 comentários:

  1. Boa Alexandre, já estávamos com saudades....
    Bom retorno.
    Rumo ao DPF...

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, adiaram o exame médico. As datas ficaram 03/11 (médico), 10/11 (psico), 17/11 (prática), resultado geral dia 27/11 (previsão).
    Até esta terça-feira 22/10 deve-se preencher a FIC.
    Bom retorno!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro Caverna, quanto tempo!!!
      Li teus comentários lá no post anterior! Muito bom!!!!

      Na torcida, amigo!!! Também na torcida pelo Iglezias, na civil do RS!!!

      Abração!

      Excluir
    2. Adiaram o médico??? Neste concurso até que os candidatos estão tendo um tempo maior. Em 2012 foi tudo na correria. Bom para se preparar para os testes PRINCIPALMENTE psicotécnico.

      Floppes, bom ver os amigos conquistando vitórias. Teremos muitas outras surpresas por aqui. cada um com a sua história.

      abs

      Excluir
    3. Caverna!
      Esse texto do Alexandre Meirelles eu já tinha mas, vlw assim mesmo!
      É meu mantra aqui!

      Excluir
    4. Olá, Alexandre!
      Por falar em se preparar para o psicotécnico, vc por acaso treinou antes? Vc leu o manual?
      Grande abraço!!

      Excluir
  3. Alexandre, é muito bom ler um post teu, eu pelo menos consigo sentir o orgulho e a emoção ao ler.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iglezias,

      também sinto falta deste contato com vocês. Além de me sentir orgulhoso pela profissão poder compartilhar minha pouca experiência não tem preço.

      abs

      Excluir
    2. Iglezias, tá lá no CW também? Comentei lá, o ldz16 sou eu!
      Abraço

      Excluir
  4. Grande Alexandre, bom tê-lo de volta!!

    Sei da importância desse momento! Voltar para casa, rever família, amigos! Não rever outros que se afastaram por algum motivo!

    Tua cidade natal realmente é linda!! Fiz curso de Sargento aí em 2000, lá para o lado de Realengo! Ano passado passei mais três meses, no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS)! Só que desta vez lá em Deodoro!

    Abração amigo, e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Floppes,

      só foi em local conhecido como "faixa de Gaza"...kkkk Brincadeira, Vila Militar tô ligado. Dei uma renovada de 100%. Como ano que vem tenho direito a férias vai ficar melhor ainda. A cidade é boa o problema é a violência. Como estamos na PRF?

      abs

      Excluir
    2. Companheiro Alexandre, PRF infelizmente não deu!
      Lembra da diferença do Edital da PRF e PF? Pois é, no Edital da PF recursos acatados pelo CESPE, haveria anulação de questão! E foi o que aconteceu, 11 anuladas salvo engano!
      No Edital da PRF, recursos de questões acatadas pelo CESPE seriam mudados o gabarito, ou anulado quando realmente não houvesse resposta ou item fora do Edital! Sendo assim, com as anulações/mudanças caí de 62 pontos líquidos para 60 líquidas! Fiquei de fora! Ponto de corte foi 63!!!!

      Mas a luta continua!

      Abração!

      Excluir
    3. Ihhh rapaz, lembro que você havia comentando essa covardia. Muda o futuro de muitas pessoas, seja do lado positivo ou negativo. bem, não era para ser.

      Sempre forte.

      abs

      Excluir
  5. Criei esse grupo interessados podem solicitar participação:

    https://www.facebook.com/groups/176168972584938/members/

    ResponderExcluir
  6. Alê!
    Que saudades! Bronzeadíssimo né kkkkk

    Lendo esse post vejo que todo sacrifício que fizermos nunca será suficiente para pagar momentos como esse.
    E fora a realização pessoal e a profisional de ajudar muitas pessoas.
    Me emocionei muito.
    Ei antes que eu me esqueça fiz umas trocentas perguntas (brincadeira :) sobre o agente adm, no post passado. Flopess e eu vamos fazer.

    Abs




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila e Flopess,

      não vi as perguntas, ams responderei de forma genérica: A carência dos administrativos é enorme. Salvo engano, o último concurso foi em 2004. Precisa muito. Para terem noção, na minha Unidade, existem administrativos, mas nenhum deles fez concurso para o DPF. Dizem que saíram de outros órgão extintos e assumiram no Departamento. O trabalho é burocrático mesmo (o cargo já diz né). Não tem carteira e não pode dirigir viatura. Também não tem porte de arma. Acredito que receba algo em torno de 3 mil reais e possuem direito a missão, como: aeroporto, posto imigração e etc... para quem quer respirar os ares do DPF é uma boa opção, ams perceberá os problemas internos vividos hoje, onde o administrativo só acompanha de longe. façam a prova e depois podemos debater se vale a pena ou não assumir. O curso não é em Brasília. Se fizer para o seu Estado de origem aí pode ser interessante. Acredito que as vagas sejam para todos ou quase todos os Estados.

      Mais algum dúvida?

      Excluir
    2. Grande Companheiro Alexandre!

      Entendo o que você quis dizer sobre "faixa de Gaza", kkkkk!
      Cara, lembro que em 2000, quando fiz o curso lá em Realengo, do lado da EsIE - Escola de Instrução Especializada, havia e ainda há, um residencial chamado "Fumaçê"! Podíamos ouvir tiros (no alojamento pulávamos para debaixo das camas, no refeitório deitávamos no chão), bandidos pulavam constantemente o muro do quartel já fugindo dos outros traficantes. Fala sério!!!

      Ano passado, em Deodoro, foi mais tranquilo!

      Como dizia um amigo, estávamos no "de Janeiro"! O "Rio" é bem mais bonito e interessante! kkkkk

      Fins de semana pegava o trem, descia na Central do Brasil e "corria para o abraço"!!!! kkkkk! Respirar outros ares!

      Olha, quanto ao concurso para Agente Administrativo, como mencionou a Camila, pretendo fazer sim! E para o meu Estado! Ao que parece, serão 9 vagas!
      Aqui no Exército já trabalho no administrativo, sou de Intendência! Trabalho do Setor de Licitações! Ou seja, já conheço a "burocracia"! Quanto ao salário, não muda muito!

      Ouvi dizer que haverá curso na ANP, mas meramente administrativo! Tipo alguns órgãos fazem com seus novos servidores concursados (IBAMA, MPU, BACEN, INCRA, etc.)!

      Suas palavras tiraram as dúvidas que por ventura eu teria! Não sei se responderam as dúvidas da Camila!

      Abração!

      Excluir
    3. Alexandre :)))

      Respondeu sim as minhas dúvidas tb! Obrigado!

      Só tem uma última: Poderei advogar? Se sim quais as restrições? (acredito que a restrição é de não litigar nas que a DPF atue, será?)

      Abs


      Excluir
    4. Floppes e Camila,

      não sei se pode advogar, mas acredito que não... Vou tentar me aprofundar no assunto. Não estou sabendo que haverá curso na ANP. Estou por fora desse assunto, pois na minha Unidade só tem ADM muito antigo. Deixa comigo vou sondar.

      abs

      Excluir
  7. Alexandre parabéns pelo Blog, tenho certeza que está ajudando muita gente assim como está me ajudando a aprender um pouco e se preparar para esse caminho de ser PF.

    Muito Obrigado!!
    Valew

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleyson, bem vindo!!!

      Caminharemos juntos.

      abs e dedicaçlão...

      Excluir
  8. Rapaz, bom "vê-lo" por aqui. Bom ter vindo visitar o nosso RJ.
    Aproveite e mate uma curiosidade. No caso do agente viagem, como foi seu caso, é possível levar a ferramenta de trabalho?rs é feita cautela? Abraços Xará!

    ResponderExcluir
  9. Alexandre,
    Gostaria de saber qual tua opinião (se puder) à respeito da matéria publicada na Veja sobre os constantes suicídios de integrantes da PF.Certa vez, vi um vídeo do Garisto que fala que devemos optar ser polícia pela vocação e não pensando na remuneração.Entendo as frustrações atuais dos servidores, mas acredito que vocação é fundamental, pois assumir numa região de fronteira para quem não gosta da atividade, deve ser complicado.No meu caso não mudou em nada em relação ao meu sonho.Polícia esta no sangue.
    Forte abraço.
    Rumo ao DPF...

    ResponderExcluir
  10. Luiz Lopes,

    farei postagem sobre o tema até domingo. Excelente pergunta que responderei com meu ponto de vista.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg alê :-)

      Ei uma coisa aqui: Com relação a ter mais cuidado em cidade grande do que em fronteira conforme vc citou, é em relação ao RJ especificamente ou todas as capitais no geral?
      E qual a diferença entre os malas da fronteira e de cidade grande? Na sua volta deu pra constatar bem isso né.
      Teve algum colega que preferiu voltar pra casa sem a arma e o distintivo? (Só responda o que der,blz!!)
      Essa reportagem eu vi mas, vou esperar o post.


      Abs

      Excluir
  11. Vou falar em relação onde sou lotado: aqui o perfil é de "mulas" pessoas que vivem transportando droga. Não andam armados, porém, podem estar transportando arma!!! Quando são presos respeitam numa boa. Não existe um "resistência, salvo tentar se evadir. Em cidades grandes existe o malandro mais abusado que te desafia e enfrenta mesmo.

    na minha lotação, pelo que sei, todos levam sua arma e identificação, ams já fiquei sabendo de casos isolados onde pessoas não levam.

    Existem cidades com perfil mais violento, exemplo, RJ, SP, BA, CE... Tranquilo não existe,s e um policial disser isso é sinal que está correndo risco.

    abs

    ResponderExcluir
  12. Alexandre, parabéns pelo blog, depois que achei ele eu li quase tudo em algumas horas rss.

    Se não se importa, gostaria de lhe pedir conselhos.

    Estou em SEXTO lugar para PCF área de geologia, e para o meu cargo o edital oferece CINCO vagas. Domingo passado entreguei os exames e fiz a consulta com os médicos e domingo que vem farei o psicotécnico, por enquanto parece que quase tudo vai se desdobrando de forma favorável para mim.

    A minha situação é a seguinte: sou gaúcho, tenho 33 anos, sou geólogo concursado na Petrobra s e ganho razoavelmente bem, o rendimento anual deve ficar quase pau a pau com PCF, tenho estabilidade, moro em Santos (agradável, infraestrutura, etc...), sou casado e tenho um garoto que logo completará 1 ano. É possível que a BR não tenha interesse em me conceder afastamento não remunerado por interesse particular, então eu teria que rescindir meu contrato para poder cursar a ANP.

    Mas ser PCF é algo que eu vislumbro desde a primeira vez que soube da existência dessa profissão, há mais de uma década atrás, então sairia mesmo se tivesse que ganhar menos $$$, pois me sentiria realizado em outros âmbitos. Se eu fosse solteiro e sem filho eu nem te importunaria com tanto texto, eu entregaria meu pedido de rescisão contratual logo da convocação para o curso de formação na MAIOR FELICIDADE.

    No entanto, como pai de família, vc sabe que quando outros dependem de nós, não podemos ser tão destemidos. Nossas crianças bebem muito leite, frequentam escolinha particular, e sujam muitas fraldas caras.....

    Agora às perguntas:

    Vc acha que é possível que devido a eu estar a princípio fora por uma vaga, eu corro o risco de fazer o curso na ANP e depois não ser nomeado e ficar chupando o dedo?

    É um tipo de curso cheio de pegadinhas que no menor descuido do aluno ele é desligado sem direito a choro (como eu vi alguns casos na BR)?

    Vc acha que eu colocaria em risco a segurança da minha família trocando o certo pelo não tão certo por querer perseguir um sonho pessoal?

    Deixo claro que nem eu nem minha esposa temos objeção de ter que ir para qualquer UF, não é essa minha preocupação.

    Agradeço por sua bondade de disponibilizar tantas informações úteis àqueles que têm como objetivo o DPF. O que vc faz transparece sua boa vontade e desejo de dedicar seu tempo a ajudar os demais sem obter algo além de um muito obrigado. Pessoas assim não se encontram em qualquer esquina.

    Um abraço,

    Roman H. Escardó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roman,

      acredito que seja a opinião mais complicada que já vi aqui no Blog. em primeiro lugar meus parabéns, passou para um excelente concurso e além disso já faz parte de uma excelente empresa. cara, acho praticamente impossível você cursar e não ser nomeado. A necessidade de Perito é muito grande. Se for convocado, minha opinião, estará dentro. É assim que o DPF trabalha. Em relação a lotação você será lotado em uma Capital não tem interior para PCF. Veja com um advogado a possibilidade de um afastamento para cursar e aguardar a nomeação. Acredito que tenha como, caso contrário, seria uma injustiça.

      Realmente qualquer deslize no curso você é desligado. Só poderá comemorar após o término da ANP. Sua situação é complicad, porém, de um cara vencedor! Se sair seu nome sendo convocado basta fazer a sua parte. O ideal era cursar tendo a convicção de que qualquer problema você poderá ocupar seu antigo cargo. Passei por um problema parecido, e pela lei eu teria que ser desligado. Nem precisei falar nada me deixaram afastado apenas. Se eu precisasse retornar estava tudo certo. Isso ajuda muito psicologicamente. Busques eus direito e bem vindo ao DPF.

      Excluir
    2. Alexandre, obrigado pela sua atenção. Nossa, vc foi rápido para responder!

      Seguirei seu conselho. Após dia 27 de novembro sai o resultado provisório do médico e do psicotécnico. Se tiver sido considerado apto, já vou procurar o meu gerente e o pessoal do RH. Eu sei que existe a figura do "afastamento por motivo de interesse particular" na empresa, mas não existe nenhum padrão que rege sua aplicação, e como somos celetistas, não é uma garantia que temos, ao contrário dos serivores regidos pela lei 8.112/90. Ou seja, vai do cara pedir da maneira certa para a pessoa certa. A ideia de procurar consultoria jurídica na eventualidade de me esbarrar com entraves também me parece boa.

      Eu ainda não olhei todo o blog, mas gostaria de lhe fazer uma sugestão de post: a rotina na ANP e lista de coisas que o aluno NÃO deve fazer na academia.

      Mais uma vez, obrigado, e vou sugerir o blog a todos que almejam fazer parte do DPF.

      Abraços,

      Roman H. Escardó

      --

      Excluir
  13. Roman,

    acredito que bom senso resolverá sua situação e além disso, você está entrando para Polícia e tenho a convicção que todos querem continuar sendo seus "amigos"... Eu não gostaria de ter problema com você (essa é a visão que as pessoas do lado de fora possuem)...kkk Brincadeiras a parte acredito que o concurso fará diferença e só vão negar caso não tenha jeito.

    Vou seguir sua sugestão de postagem, mas já falei algo sobre a rotina.

    abs

    ResponderExcluir
  14. É esse tipo de post que me encoraja cada vez mais a treinar duro.

    COm fé em Deus serei aprovado no TAF, EM e TAP.

    Nos vemos no Acre grande Alexandre.

    ResponderExcluir
  15. oi pessoal, estou cursando Ciências Biológicas( Área 8) e não sei se presto o concurso para agente ou para perito. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir