sábado, 26 de outubro de 2013

Dificuldade de adaptação e isolamento



Após toda adrenalina da prova, curso de formação, escolha de vagas e despedida da família começa a realidade do que realmente é o Departamento. Acredito que com 6 meses você poderá observar que não era exatamente aquilo que você imaginava. Posse, recebimento da Glock, carteira funcional, cartão de suprimento, abastecimento, distintivo... Moral elevado, ligação para amigos e uma vontade imensa de combater a criminalidade e fazer a diferença para sociedade. Ao chegar à cidade de lotação ocorre todo aquele contraste natural, cultural e estrutural.

Mediante a isso, vem o salário liquido dos EPAs R$ 6.098,00. O Departamento não é para quem quer emprego e sim está em busca de um sonho, mas basta conquista-lo, que muita coisa muda em sua cabeça. O meu salário líquido era de R$ 3.00,00. Além disso, minha esposa poderia desenvolver a profissão dela agregando mais uma renda. Casa própria, minha filha morando ao lado da avó, amigos, cursos, Universidades... Tudo com muita facilidade. Embora eu tenha me decepcionado  um pouco com o DPF a luta que tive, o orgulho da minha família e admiração pelos amigos é algo que não tem preço.

Ser Policial Federal muda o seu estilo de vida, amizades, moradias... é um outro parâmetro. Associado a tudo isso, temos muitos jovens, estudantes das melhores Universidades do país que passam no concurso e assumem seus cargos. Muita gente morava com os pais e de uma hora para outra estão isolados em um ponto do Brasil. Além disso, acreditam no mito de que poderá ir até sua residência de 2 em 2 meses e etc... Ao se depararem com a discricionariedade do Chefe, levam um balde de água fria. O ambiente interno da Delegacia é fundamental para uma lotação ser tranquila, e na realidade, é muito difícil uma lotação ter um clima acima de 60%.

Sabe-se que o assunto do momento é a reestruturação salarial. Agentes, Escrivães e Papiloscopistas buscam o seu reconhecimento que por vezes não é muito claro. Atrelado a isso, existe o cargo de Delegado que dentro de todo este processo só diz que: essas categorias estão querendo acabar com o nosso cargo. Na atual conjuntura de desunião, o DPF está perdendo força e o Ministério Público, a cada dia, ganhando notoriedade no cenário nacional. A PEC 51 “carreira única” acredito que seja o momento mais aguardado pelo Departamento atualmente . Agrada grande parte do efetivo. Sou novo no Departamento e não quero entrar nesta briga (nosso objetivo neste blog não é esse). Por outro lado, vejo na prática, um grande enfraquecimento do nosso órgão e isso é muito triste. Apesar do cenário sou muito otimista e acredito que o Departamento voltará a ser unido.





O índice de suicídio é “enorme” e acreditem, muitas das vezes, terceiros nem ficam sabendo. Como atualmente existe uma grande crise, tudo é jogado no “ventilador” e as pessoas ficam sabendo. Onde sou lotado, ontem mesmo, nos reunimos na casa de um amigo com as famílias reunidas e brincamos: “como as pessoas conseguem ter depressão em um lugar desse”? É normal brincarmos assim. Importantíssimo você praticar atividade física, viajar, esporte, ter uma casa legal, ter em mente que a sua vida é aquela e esquecer que só sairá quando tiver concurso. Quando me perguntam, policiais, a minha opinião do próximo concurso eu sempre digo: meu amigo, eu tinha pressa para entrar, agora que estou dentro, não tenho a mínima pressa!!! E recordo dizendo que enquanto estamos aqui tem gente lá fora se fudendo, estudando de domingo à domingo querendo estar aqui...

A regra do jogo é clara: entrou, muito provavelmente, irá para região de fronteira!!! Todos sabem disso??? Depois não vão ficar dizendo que a cigana te enganou!!! Na formatura chora de emoção e na lotação de depressão... Acredito que a maior dificuldade seja para aqueles que têm filho(a)/família  e optam por não leva-los. É uma escolha difícil. Posso lhes garantir que quem vem com a família  a vida passa muito melhor, agora, tem que ter o coração aberto. Na moral, papo reto, minha esposa fica toda orgulhosa ao pegarmos uma ponte aérea e eu me identificando... A minha família tem orgulho de ser Federal. Passamos dificuldades aqui como escolas, hospitais, qualidade de vida... Tudo isso é passageiro e sabemos disso.

24 comentários:

  1. Muito bom esse seu texto meu camarada. Tenho um casal de amigos que estão passando pela mesma situação, ela foi chamada por um concurso que fez a uns 3 anos atrás e de uma hora pra outra se viu tendo que morar em Araguatins-TO. A luta deles é diária, saudade, isolamento, é a vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta ter tranquilidade e saber curtir a vida da forma que puder naquele momento. A alegria de ser aprovado em um concurso não pode virar uma decepção. Vejo isso como uma conquista!!!

      Exatamente o que você falou é a vida e assim vamos vivendo.

      abs

      Excluir
  2. Concordo contigo, a regra é clara! Se não estivesse disposto a ir pra fronteira nem tinha feito o concurso. Mas as pessoas são assim fazem primeiro e pensam depois.
    Pelo menos o din-din tem previsão de melhorar né pra quem está na fronteira, com o adicional. Sei que só falta a regulamentação do governo? Será que a próxima de escrivão quando sair já vai estar valendo??

    Valew Alexandre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, apenas a regulamentação, mas o Governo está enrolando... Provavelmente quando terminar o curso de escrivão estará valendo, aliás, esperamos que esse "parto" se resolva no máximo até janeiro para recebimento em fevereiro.

      abs

      Excluir
  3. Show de bola, Alexandre! Independente de entrarmos pelo sonho de ser PF o policial deve ser reconhecido, principalmente pelo Estado. Essa seria a principal parte da remuneração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Alexandre,

      para mantermos um DPF forte é necessário aumento salarial, caso contrário, muitas pessoas irão migrar para outras carreiras. Não podemos deixar o DPF se torne como a grande maioria das Policias Civis onde o delegado ganha muitas vezes 5x mais que o Inspetor. Para mantermos uma Polícia de qualidade necessitamos: remuneração, atribuição e melhores condições de trabalho.

      Excluir
  4. Obrigado!!

    Alê

    Informações preciosas viu!! Deu para clarear a mente de quem está aqui fora.

    Acredito que alguns já vem com problemas emocionais e chegando na lotação a situação se agrava de vez. Também não se pode generalizar pois, a situação para outros se origina no ambiente laboral, já que o assédio moral é uma constante em qualquer trabalho e todos estão suscetíveis . (Mas, isso só você pode afirmar de fato)
    Reconhecimento é a base de qualquer trabalho sadio.
    E todo ser humano precisa disso.
    Infelizmente alguns seja por um motivo ou outro deixam a humildade de lado quando passam no concurso X e com o passar do tempo a vaidade e o estrelismo é que dominam a mente da criatura.
    Que quando chegar o nosso momento (para que está na batalha) não nos esqueçamos disso, que fizemos o concurso para ajudar as pessoas e não para ficar com guerras internas.
    E que ser policial é vocação pura, não dá pra ser por dinheiro apenas.

    Uma dúvida: Vc acha que o fato de um PF não ganhar o condizente à um profissional de nível superior e a demora/impasse nessa reestruturação de carreira não seria uma retaliação política já que vcs prendem os chamados intocáveis/corruptos do mais alto escalão?

    Em quais pontos essa reestruturação vai melhorar? ( a maioria concorda em tudo?) é positivo de fato?

    Abs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom comentário Camila, vamos as considerações:

      1- de fato, nunca vi em um órgão, tantas pessoas em depressão, detestando a vida em um determinado local e reclamando tanto de X ou Y. Nem mesmo na época de PM isso acontecia. Realmente existem muitas pessoas que já entram com dificuldades de adaptação. No meu curso vi isso no dia a dia e o final no local de lotação foi trágico. Não foi problema do DPF e sim da pessoa. Porém, o problema poderia ter sido identificado no curso se houvesse um acompanhamento psicológico mais eficaz. Pelo menos é a minha opinião.

      2- Briga de vaidade este é o problema do DPF. Como o nível intelectual dos servidores é elevado, algumas arbitrariedades são combatidas de frente e resultou nos problemas de hoje. No meu ponto de vista as coisas se encaminham para uma solução, pois o nosso órgão só está perdendo e como fico triste com isso.

      3- Acredito que seja uma retaliação política. Nosso órgão é um dos poucos que incomoda pessoas com poder. Porém, o Governo se apega a somente alguns Cargos, os que possuem mais expressão, e com este apoio, fazem o que estão fazendo. Os 15.8% oferecido ano passado e neste foi negado e continuará sendo. Nem mesmo o nível superior foi reconhecido!!!

      4- A reestruturação é defendida pelos EPAs: reconhecimento de nível superior, acompanhar o subsídio do Poder Executivo, atribuições e chefias de alguns setores exercidas por EPAs, meritocracia e etc... Uma coisa ques e questiona muito é um jovem de 23 anos passar no concurso e chefiar uma Delegacia onde existe policiais com anos de investigação. Por muitas vezes se confunde: Presidente do inquérito com Gestão de pessoal em todos os níveis.

      5- A PEC 51 visa carreira única. Todos entrariam pela mesma porta. Os Deltas hoje poderiam ser desmembrados do DPF ou atuar como uma espécie de perito (os já existentes teraim o Direito adquirido de Delta) fazendo o enquadramento da investigação. obs: Delegado só existem em três países no Mundo: Cabo Verde, Guiné .... e outro país sem expressão alguma. A Briga no DPF, dependendo do final, irá influir também na Polícia Civil, onde investigadores e inspetores aguardam ansiosos...

      Excluir
    2. Espero e acredito que tudo terminará bem!!

      Essa questão do cara entrar bem novinho (com a minha idade que coincidência kkk), eu tb tinha pensado nisso. Não vem a ser culpa da pessoa que fez a prova de delta mas, do sistema que aumenta as disparidades e beneficia uns em detrimento de outros.
      Eu ficava pensando por mais inteligente e dedicado (a) que cada pessoa seja, fica muito difícil assumir uma delegacia (sozinho) logo após a anp.
      Li em algum site não me recordo qual agora (jusnavigandi,ordem jurídica, âmbito jurídico algum desses) que depois da anp, o novo delta trabalha em várias delegacias e só após o estágio probatório é que assumirá sozinho uma. Essa informação confere? Pq se for assim, eu não vejo problemas.
      Gnt que só fica reclamando da vida e deprê eu quero é distância, visse!!
      Temos é de arregaçar as mangas e trabalhar para uma mudança concreta nem que seja a longo prazo.
      A PEC é excelente. Meritocracia sempre é bem vinda para o verdadeiro profissional em qualquer área.

      Eu aqui papirando na madrugada..Eiiitaaaaaa xD
      Abs

      Excluir
    3. camila,

      Os deltas se formam e partem para as suas lotações. Podem ser 3 ou 2 nos onde o SR escolhe quem será o chefe da Delegacia. Pega o Bizú com o Delta que está saindo e começa a trabalhar.

      Precisamos é trabalhar unidos para um DPF melhor a sociedade espera isso de nós.

      abs

      Excluir
  5. "...E recordo dizendo que enquanto estamos aqui tem gente lá fora se fudendo toda, estudando de domingo à domingo querendo estar aqui... "
    Uma batalha, física, mental e emocional... Peço a Deus pra me manter com força pra aguentar a pressão!!!

    Força moçada!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrício,

      toda luta é válida!!! Eu também pedia a Deus esta vitória e ela veio. Continue buscando que ele estará olhando por você.

      abs

      Excluir
  6. Alexandre, parabéns pela iniciativa de compartilhar sua experiencia de vida no DPF.
    Camarada, na real, como funciona o processo de remoção dos Agentes .. costuma demorar mais de 3 anos para ser atendido? A PRF trabalha no sistema de 24/72 , o que é um grande atrativo, já na PF isso não funciona né? ou seja, o expediente é integral?
    Obrigado pela Atenção..

    ResponderExcluir
  7. Charles,

    obrigado pelo elogio. Este trabalho não é só meu, assim como de todos os amigos que compartilham experiências e curtem o trabalho. Só existe a remoção quando ocorre um novo concurso. Se demorar 1, 2, 3... depende da sua sorte. Por isso, a turma de 2004 aguardou por muito tempo em sua lotação inicial. Como a proposta do DPF são concursos periódicos esta espera tende a diminuir. Na federal existe 24x72 plantonista, aeroporto e etc... Difícil alguém solicitar principalmente na primeira lotação. Onde sou lotado ninguém quer só tem antigão. O expediente é de 08:00 às 18:00 com duas horas de almoço e uma hora de educação física.

    abs

    ResponderExcluir
  8. Mais um post bastante esclarecedor! Esse rapaz (Alexandre) tá demais! hehe Meu velho, mesmo com todas as dificuldades que surgirão, já avisei lá em casa: SÓ QUERO PF! Fui excedente ano passado, encaminho-me para excedente de escrivão agora de novo, mas uma coisa é certa: ano que vem, vou com tudo para agente de novo (se a prova for ano que vem, né?). Já estou aqui no trabalho dando uma olhadinha, nos tempos livres, no livro de informática (matéria que me deixou fora das vagas em escriba).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo,

      treinar e aperfeiçoar... A sua vitória chegará já provou isso para você mesmo.

      abs

      Excluir
  9. Meu amigo Alexandre, gosto muito de vir aqui e ver como andam as coisas com relação ao DPF. Enquanto isso, estamos ainda na angústia por uma data pro TAF da civil aqui do RS - a prova foi uma semana depois da PRF- então dá pra ter uma noção de como é o processo. Mas sempre na luta, confesso que com toda essa expectativa ainda não consegui retornar aos estudos, estou tentando atingir o máximo nos testes, então é sangue no olho, mas depois voltamos à luta principal. Grande abraço e obrigado por todas essas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou no mesmo barco que você Lucas, porém estou atingindo a pontuação 3 em todos, estou longe do 5.
      Eu acredito que o TAF será dia 23/24 de novembro.
      Também não consegui voltar o foco pra PF, mas tenho feito 1 simulado por semana mantendo pontuação de 60-65

      Excluir
    2. Lucas e Iglezias,

      tudo tem seu tempo, mas como é bom saber que o estudo já rendeu frutos. A confiança e ânimo aumentam ainda mais!!! A ansiedade é algo que mata os estudos, já passei por isso e fica difícil estudar. Simulado é sempre bom para manter a pegada. Estou na torcida por vcs.

      abs

      Excluir
  10. Grande Alexandre,
    Seu blog é parada obrigatória a todos os aspirante da PF.Desde já, agradecemos a dedicação no compartilhamento de informações muito importantes para quem almeja o DPF. Gostaria que, se possível, nos passe informações sobre sua rotina de trabalho, operações que pode mencionar ou até algum fato do dia a dia de um APF.
    Um enorme abraço e bom final de semana a todos os irmãos do blog.
    Ao lucas e Iglezias (meus conterrâneos) também estou na torcida
    Foco na PF, sempre.
    Rumo ao DPF...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Luiz, obrigado pela força amigo! Abraço!

      Excluir
    2. Valeu! Luiz, esperamos que nessa semana saia a convocação para o TAF.
      Abraço

      Excluir