terça-feira, 5 de abril de 2016

Trajetória de sucesso

Pensei por vários dias antes começar a escrever sobre minha jornada até aqui. É realmente difícil sintetizar tudo, até chegar ao dia em que finalmente me tornei uma policial federal, fazendo o que nasci pra fazer. De qualquer forma, vou tentar. Meu nome é Karoline, nome de guerra, França. Eu tenho 32 anos e, embora tenha tomado posse no cargo de agente de polícia federal no dia 08/01/2016, essa jornada começou há muito tempo. Creio que convém relatar alguns fatos de minha vida que, pela sua importância, contribuíram e influenciaram para eu estar onde estou.

Minha mãe teve que me criar sozinha. Quando eu tinha quase dois anos, um carro a atropelou no gramado de casa, mudando nossas vidas para sempre. Durante muitos anos ela sofreu, de hospital em hospital, médico em médico, trocando várias vezes próteses no quadril por conta do atropelamento. Hoje, graças ao bom Deus e depois de tanto sofrimento, ela está tão bem que teima em subir no telhado para consertar alguma coisa. Passamos juntas por muitas restrições - ela certamente muito mais - contudo, não deixou que nada me faltasse. Certo dia minha avó me contou que minha mãe fazia questão de trabalhar aos sábados, quando possível, pois aos sábados ela ganhava marmita no trabalho. Mesmo com todas as dificuldades, minha mãe fez questão de, com muito sacrifício, me matricular no melhor curso de inglês da cidade. Embora à época eu odiasse (pela quantidade de gente "esnobe" que lá havia), isso mais tarde me proporcionou grandes oportunidades.

Eu dei muito trabalho à minha mãe, mas também muitas alegrias. Tivemos fases péssimas e fases incríveis, como qualquer família.

Minha mãe queria que eu somente estudasse, mas eu queria trabalhar, comecei aos 14 anos, como atendente de lanchonete. Graças a Deus, esse primeiro trabalho durou pouco. A quantidade de trabalho era digna de um burro de carga. Acabei aprendendo que, após começarmos a trabalhar, não podemos mais voltar a ser só estudante. Arrumei então um estágio, e depois passei a trabalhar como atendente de call center. Em 2003 iniciei a faculdade, no curso de sistemas de informação (em uma faculdade pequena, que já nem existe mais). Com a faculdade e o curso de inglês, surgiu a oportunidade de um estágio em um banco multinacional. Foi o maior salário da história da minha família, R$ 1094,00 (O primeiro tinha sido de R$ 94,00). 

A vida tinha melhorado muito, mas em 2009 eu descobri a Polícia Federal. Me apaixonei. Fiz cursinhos, fiz a prova da PRF e PF em 2009, fiz em 2012, fiz administrativo da PF. Fiz muitas provas, não passei em nenhuma.

Paralelamente aos fracassos nos concursos, tive um relacionamento que acabou muito mal, em 2010. Para resumir, eu perdi um apartamento, que tinha comprado há menos de um ano, perdi um carro novo, e pra finalizar, perdi o emprego. Voltei a morar com minha mãe.

O mercado de trabalho estava péssimo. Gastei o restante de meus recursos em cursinhos, mas não tive êxito em nenhum concurso. Cheguei em uma situação crítica, então passei a aceitar trabalhar com qualquer coisa pra não ficar em casa. Consegui um emprego como vendedora de loja, em shopping. Depois, cheguei a trabalhar até no Cirque du Soleil (esse foi mais bacana, pois consegui ver algumas apresentações de graça). Nessa época, consegui comprar um fusca. Ele me deixou a pé na rua algumas vezes, é verdade, mas era até divertido (fora, claro, a vez que quase pegou fogo com minha mãe e eu dentro).

Consegui, depois, voltar a trabalhar como analista de sistemas, minha profissão. Já estava desistindo do sonho de ser policial, quando inusitadamente conheci um rapaz, concurseiro, em uma aula de dança de salão. Com ele, aprendi a estudar com eficiência, assinei o qcconcursos para resolver questões (eu não sabia que existia), e resolvi mais de 30 simulados. Diante da minha situação, ele me fez a proposta mais louca do mundo: largar o emprego e estudar em período integral nos meses que restavam até a prova. Eu topei, uma última tentativa de correr atrás daquele sonho, ele me deu suporte em tudo, nos estudos e até financeiramente. Fiquei de abril de 2014 até dezembro do mesmo ano (demorou mais que o esperado), só estudando para a prova. Esse concurseiro veio a se tornar meu namorado e, se aguentarmos a tortura da distância, meu futuro marido. s2

Chegou o dia da prova. Passadas as 5 longas horas, eu não tinha a menor ideia se eu tinha ido bem ou não. Lembro-me que na antevéspera de Natal saiu o gabarito do CESPE, eu fiz 70 pontos no preliminar, 73 no definitivo. Outra pedra no caminho foi a redação, eu tinha muita dúvida se tinha conseguido nota suficiente, graças a Deus, passei naquela fase. Sobre as outras fases, cada uma teve a sua dificuldade. Seja juntar exames, ou o desafio do psicológico, ou mesmo ter fé que, apesar dos meus 1,57m de altura, conseguiria saltar ao menos 1,66m no TAF. Tudo isso foi muito difícil, mas nem tanto, comparado ao curso de formação na ANP.

A ANP, também, não me poupou de sofrimentos. A primeira corrida foi inesquecível, minha garganta parecia sangrar, tossi, vomitei. Lá também me contundi, tive diarreia, fui para o hospital, tive muitos hematomas. Cheguei na ANP sem fazer nenhuma barra, no TAF consegui fazer 5, pontuação máxima na modalidade. O ápice do desafio, para mim, era passar novamente pelo salto, no último TAF. Queimei o primeiro salto. Vi, diante dos meus olhos, todo o esforço de anos prestes a ir pelo ralo. Era como estar à beira da morte, e minha vida passando em um filme. Algumas colegas, inclusive atletas, já tinham sido reprovadas no salto naquela semana, eliminadas do concurso às vésperas da formatura. Meu canga de curso, Vinícius, me deu um chacoalhão, disse pra eu me concentrar e fazer como a gente tinha treinado. Fui, saltei 1,75m. A turma toda comemorou. Eu, a menor de todos, consegui.

Depois daquilo, a alegria e comemoração foram muito grandes. A formatura foi inesquecível. Ter a minha família comemorando comigo aquela vitória foi a melhor sensação do mundo.

Hoje sou Agente de Polícia Federal, Terceira Classe, lotada em Epitaciolândia, no Acre (sim, o Acre existe). Ainda tenho muitas dificuldades para enfrentar, a maior dela é a distância da família. Mas Deus tem sido maravilhoso comigo, tenho exercitado minha fé em todos os momentos.



Com essa minha história, tudo o que eu queria transmitir, é que não importa quão pobre você seja, quantas tragédias aconteçam na sua vida, ou mesmo se estudou a vida toda em escola pública. Se não sabe escrever bem, se não teve pai, se não tem recursos, ou se você é o mais baixinho e gordinho. Se quer muito ser policial, astronauta, presidente, seja o que for, você consegue. Basta deixar as desculpas de lado, traçar um plano e segui-lo com dedicação e afinco. Não se engane: você terá que passar o vale da sombra e da morte. Mas, não tema. Deus jamais desiste de nós e dos nossos sonhos.


Ao meu colega, Santos, um grande abraço, quando eu crescer quero ser como você, um exemplo no DPF.

89 comentários:

  1. Senhores(as) leitura obrigatória para todos os futuros aprovados para o concurso do DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te abençoe sempre em sua jornada Federal Karoline! Li, reli e chorei! Desistir jamais! Eu vou ser Federal!

      Excluir
  2. Nesse exato momento, pequena pausa nos estudos (Direito Constitucional). Venho dar aquela pequena lida no blog e me deparo com esse post totalmente motivacional. Parabéns pela sua garra e não desistir do seu sonho, também estou na luta (ainda novinho nos estudos) e espero um dia me tornar um APF como vocês. Desistir? JAMÉ.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela vitória Karoline, depoimentos como o seu nos motiva ainda mais nesta árdua batalha !

    ResponderExcluir
  4. Show de bola Karol! Quem tive a oportunidade de conhecer pessoalmente na ANP! Muito bom ler seu texto!
    ABs
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Wellington, também li seu depoimento. Show de bola. Um abraço!

      Excluir
  5. Emocionante...sem palavras! Obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por compartilhar Karoline, realmente um exemplo de superação, muito sucesso para você no DPF, continuamos na caminhada, mas chegaremos là!

    ResponderExcluir
  7. Guerreira, emocionante demais! É disso que o nosso país precisa!

    ResponderExcluir
  8. Guerreira, emocionante demais! É disso que o nosso país precisa!

    ResponderExcluir
  9. Caramba ein!; Que trajetória, e que conquista, parabéns pela dedicação e força.

    ResponderExcluir
  10. Poderia falar mais dos exames médicos ? Como fez, quanto tempo demorou, como conseguiu fazer todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega, para os exames médicos eu consegui fazer pela MedPrev Curitiba, uma empresa que cobra um pouco mais barato por conta de convênios. Gastei em torno de mil reais, a maioria sai em no máximo 15 dias, o único mais demorado é o toxicológico, dependendo do lugar pode demorar até 40 dias.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Os exames são de boa, porém rola uma correria. Pessoas q não possuem plano no concurso de 2012 gastaram em média 3 mil reais. Para quem tem plano por fora vc paga o toxicologico e do laudo psiquiátrico.

      Abs

      Excluir
  11. Parabéns!!!!!!! Isso só motiva mais e mais a gente. Me emocionei, obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns e legal você compartilhar.

    ResponderExcluir
  13. Depoimentos como o seu que nos motiva a continuar na luta. Obrigado por compartilhar. Sucesso

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pessoal. É isso aí, desistir, jamais, espero por vocês aqui na fronteira! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karol, você é de onde? me identifiquei com a sua história, principalmente pelo fato de ser criada sem pai e com muita pobreza e sofrimento. Mas, não desistiu. Espero ser assim também. Parabéns!

      Excluir
    2. Oi Patrick, eu sou do Paraná.
      A gente é muito mais forte do que pensa que é. Um abraço.

      Excluir
  15. Quando bate aquela dúvida, o desânimo, venho pra esse humilde local e me deparo com um post desses, sensacional!! Obrigado Karol e os demais, por ajudarem a alimentar o sonho de tantos por aqui!!

    ResponderExcluir
  16. Brother esse blog, realmente, para mim é peça fundamental para concluir meus objetivos, a cada um tenho um agradecimento e esse seu relato Karol e digno de motivação ao extreme a todos nos. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Show de bola, Karol!
    Você é um exemplo de motivação, Guerreira!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia guerreiros(as), sei que estou fugindo um pouco do assunto do post, mas alguém tem um link que disponibilize a idade dos últimos aprovados na PF/PRF? Alguém se arrisca a comentar sobre a idade da galera que tem entrado nesses concursos?

    ResponderExcluir
  19. Varia muito a idade. Pelo que pude observar a média é de 32 anos um pouco mais um pouco menos. É comum pessoas entrando na faixa dos quarenta tbm.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre, obrigado pela atenção, abraço irmão.

      Excluir
  20. Caralho que historia mais um gas para estudar.
    Parabens guerreira.
    No proximo concurso de remoção vou substituir vcs ai

    ResponderExcluir
  21. Ola pessoal, algum colega PF poderia nos informar como são as avaliações praticas(vi publicações na internet que há avaliações de defesa pessoal, tiro e outras). minha duvida se essas avaliações são básicas, pois, por exemplo, quem nunca praticou defesa pessoal, não terá muita habilidade na disciplina. abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai aprender tudo na ANP, antes disso, só se preocupe com as matérias do edital e o TAF. Mesmo quem nunca praticou artes marciais, tem total condição de se sair bem na ANP. Abraço.

      Excluir
  22. Linda da mãe, vc foi a razão para eu continuar lutando pela vida, e olha aí o resultado.....te amo muito filha amada....

    ResponderExcluir
  23. Ola alguém sabe me dizer em qual banco os policias federais recebem?

    ResponderExcluir
  24. Vc pode receber por qualquer banco o que muda é odia do pagamanento podendo ser no primeiro, segundo.... Porém, por este imenso Brasil vi com meus próprios olhos que banco do Brasil tem em qualquer lugar, assim como caixa econômica.

    Nas cidades mais complicadas vc pode ter certeza que contará com uma das duas agências sendo que a maioria possue como agência o banco do Brasil.

    Abs

    ResponderExcluir
  25. Que história incrível! Takipariu...!

    ResponderExcluir
  26. Parabéns Guerreira. Essa semana tinha desistido de estudar para APF. Muitas pessoas dizendo que era loucura, que já que sou formado em direito tinha que estudar para delegado da civil e um dia da PF.Já tinha ate revisto meus planos até ler seu depoimento.
    Sonho é sonho!
    Obrigado por me fazer lembrar do meu(do nosso)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Adriano, sonho é sonho. A vontade de ser agente da PF vai muito além do ego de ser delegado, deixe de ouvir os outros e busque o que te faz feliz. Siga o seu coração, pois pessoas querendo te deixar para baixo tem aos montes.

      Excluir
    2. Unkonw, pura verdade. Mas vamos seguir na fé que o que é nosso ninguém tira.
      Vamos estudar que a motivação voltou com todo gás.
      Foco, força e fé guerreiros(as)!

      Excluir
    3. Quando eu ia pra aula de natação, eu dizia:
      -Treinador, desculpa, mas não estou aguentando mais.
      -Eu não perguntei se você está aguentando ou não, abaixa a cabeça aí, e nada.

      Lema: Continue a nadar, continue a nadar... (Procurando Nemo)

      Não desista!!!

      Excluir
    4. Com certeza Karol. Desistir não faz parte do cronograma!

      Excluir
  27. Estou aguardando a parte III das técnicas de estudo.
    Obrigado, está me ajudando muito !

    ResponderExcluir
  28. Sua história é muito motivadora, que Deus possa guiar você em caminhos verdejantes sempre! a iniciativa do Alexandre em manter esse blog é fundamental para nós que sonhamos em ser PF em breve, gostaria de saber se algum de vocês sabem quando irá surgir novo concurso? fiz o ultimo e bati na trave, vamos ver o próximo né.. força, foco e Café a todos

    Cleiton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane, obrigada. Então, o próximo concurso previsto é o de delta e perito. Estou torcendo pra sair no primeiro semestre desse ano. Se não sair, pode atrasar os demais. Mas o negócio é manter o foco nos estudos.
      Um abraço.

      Excluir
  29. Carol, parabéns pelo excelente texto. Sua trajetória de vida é chocante e especial, pois mesmo com as baixas você conseguiu emergir e realizou seu sonho. É muito bom saber que trabalho numa instituição com pessoas vocacionadas como você. Qualquer dia apareço em EpitacioLost para realizar alguma missão com vocês. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Urlan, vai ser muito bem recebido pelo efetivo. Força e Honra!

      Excluir
  30. Às vezes trabalhamos com as pessoas sem saber sequer o nome, quem dirá sua história, sua vida... Desde a ANP soube histórias sobre você baixinha (pra quem não sabe ela deu um soco em um colega de turma que arrancou-lhe sangue dos lábios, mais história para contar), mas sempre muito guerreira,como a gente costuma falar "sangue nos olhos". Pra mim, é uma satisfação ainda maior, depois desse relato de vida, de saber que tenho uma pessoa como voce que posso, sem sombra de dúvidas, confiar minha vida e vice versa. Esses Blog sempre foi leitura obrigatória e cada dia mais histórias, como essa. Grande abraço ao Santos, caverna e companhia.

    ResponderExcluir
  31. Ps. Obrigado por me incluir no texto, ou melhor, na foto 😉

    ResponderExcluir
  32. Ps. Obrigado por me incluir no texto, ou melhor, na foto 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shwbert, pra mim é uma honra ombrear contigo nessa batalha da fronteira! Por nossas famílias, por nosso país, juntos somos fortes!

      Excluir
  33. Que isso guerreiraaa é com orgulho de que posso dizer que te conheci na ANP boaaaaaa

    ResponderExcluir
  34. Que isso guerreiraaa é com orgulho de que posso dizer que te conheci na ANP boaaaaaa

    ResponderExcluir
  35. Essa é caveira!!!! Orgulho de ter ombreado com essa guerreira!!! #turmaindiaoqueéquevocêfaz?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Turma Índia! Pra mim foi uma honra, mestre! Osssssssss

      Excluir
  36. AH Karol, quanta emoção !!! Menina valente e guerreira , orgulho de ser tua amiga e poder te ter como irmã !!! Fiquei muito feliz pela sua conquista, sei o quanto mereceu....!!! Deus a abençoe sempre...bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos espartanas, não importa quantos tombos a gente leve, a gente chega lá nem que tenhamos que terminar rastejando! hehehehe

      Excluir
  37. Karoline (França) obrigada por compartilhar sua história, que me serviu de grande motivação para continuar focada nos estudos (próximo 3 anos) e que apesar das dificuldades que estão surgindo, não me fará desistir. Como você mesma escreveu: " Se quer muito ser policial... você consegue. Parabéns pela sua luta e você não imagina o quanto foi inspirador ter lido algo tão particular, tão seu, a sua história. BJO

    ResponderExcluir
  38. Ola eu gosto muito dos seus posts e do seu trabalho, e gostaria de saber se você fará algum post sobre o cot, qual é a sua visão do grupo ai dentro e tal...
    Muito obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diria o nobre professor de segurança privada: "O COT é a elite da elite"
      PS.: sem menosprezo a nenhuma força. Que fique claro!

      Excluir
  39. Boa noite Karol, penso em realizar o o próximo concurso, contudo sou do RJ e tenho umas dúvidas sobre lotação, se possível pode me passar umas orientações e algumas dicas de estudo? tipo..., material bom e com preço razoável!!! Pois sou ISAP-RJ(carcereiro). Abraços!!!

    ResponderExcluir
  40. Boa noite Karol, penso em realizar o o próximo concurso, contudo sou do RJ e tenho umas dúvidas sobre lotação, se possível pode me passar umas orientações e algumas dicas de estudo? tipo..., material bom e com preço razoável!!! Pois sou ISAP-RJ(carcereiro). Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Thiago

      Eu utilizei o QC concursos, para resolver questões, Missão Papa Fox, para os simulados, e o mais caro, mas que valeu a pena, foi o material do estratégia.
      O importante é você resolver questões, 5, 10 mil questões..

      Espero ter ajudado, Abraço.

      Excluir
  41. Alguém sabe do índice de reprovações durante a ANP(tanto nas provas práticas e teóricas ) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Algumas colegas, inclusive atletas, já tinham sido reprovadas no salto naquela semana, eliminadas do concurso às vésperas da formatura " . Essas provas não tem recuperação ?

      Excluir
    2. "Algumas colegas, inclusive atletas, já tinham sido reprovadas no salto naquela semana, eliminadas do concurso às vésperas da formatura " . Essas provas não tem recuperação ?

      Excluir
    3. Não, parceiro. Nas provas da ANP, ou vai ou racha.
      Creio que o índice de reprovação seja em torno de 2%.

      Excluir
  42. Alguém sabe do índice de reprovações durante a ANP(tanto nas provas práticas e teóricas ) ?

    ResponderExcluir
  43. Meu nome é Paola, tenho 18 anos, estou no primeiro semestre de letras e há seis meses ressuscitei o sonho de ser policial federal, hoje faço tudo focando em ser policial (estou até estudando pro concurso de ADM da policia federal, pra ter um gostinho de trabalhar no mesmo prédio dos federais da minha capital). Após ler seu depoimento Karol, sinto-me imensamente motivada porque você é mulher, baixinha (eu sou também, 1,58), passou por dificuldades financeiras (nesse momento minha família passa por muita muita dificuldade financeira) e hoje é policial federal. Obrigada pela motivação.
    Quando eu crescer, quero ser como você.

    ResponderExcluir
  44. Meu nome é Paola, tenho 18 anos, estou no primeiro semestre de letras e há seis meses ressuscitei o sonho de ser policial federal, hoje faço tudo focando em ser policial (estou até estudando pro concurso de ADM da policia federal, pra ter um gostinho de trabalhar no mesmo prédio dos federais da minha capital). Após ler seu depoimento Karol, sinto-me imensamente motivada porque você é mulher, baixinha (eu sou também, 1,58), passou por dificuldades financeiras (nesse momento minha família passa por muita muita dificuldade financeira) e hoje é policial federal. Obrigada pela motivação.
    Quando eu crescer, quero ser como você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paola!
      Estamos todos no mesmo barco, dificuldades sempre serão pedras no caminho, mas a persistência vale a pena quando alcançamos um grande sonho!
      Não desista!

      Excluir
  45. Alguém me tira uma duvida aqui, quem é TECNÓLOGO pode fazer o concurso da PF para o cargo de AGENTE? A PF exige ensino superior, não sei se tecnólogo conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer curso de graduação é suficiente para prestar concurso para agente, tecnólogo é aceito sim. O que não é aceito é curso técnico. =]

      Excluir
  46. História de superação, muito motivacional!! Parabéns!! Em breve será eu também.

    ResponderExcluir
  47. Karol, você lembra durante a ANP, qual o colega com mais idade da turma? E com relação a avaliação médica, é examinado todo o corpo detalhadamente ? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora. Na minha turma tinha um colega com quarenta e poucos, tinha vários na ANP nessa faixa etária.
      O exame médico é minucioso, além de todos os exames que precisamos entregar, tem uma junta médica que avalia a pessoa, eu não precisei tirar a roupa íntima, mas várias pessoas precisaram.

      Excluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galera , alguém sabe me dizer se o nome negativado é motivo suficiente para ser eliminado na investigação social da Polícia Federal ?

      Excluir
  49. Karol Parabéns !!! Sua história é um incentivo para mim ! Adoro o vídeo Inspiração #3.

    ResponderExcluir
  50. Karol Parabéns !!! Sua história é um incentivo para mim ! Adoro o vídeo Inspiração #3.

    ResponderExcluir