domingo, 24 de janeiro de 2016

Retorno aos estudos


Olá galera, após um período de férias e descanso é hora de retomar os estudos para aqueles que ainda não conquistaram o almejado sonho. Para os que já retomaram antes deste post, meus parabéns, para os que estavam até agora na "marcha lenta" é hora de dedicação total.
Antes de entrar no concurso, assisti uma palestra em que uma técnica de certa forma abriu meus olhos e pude refletir exatamente no que melhorar. A auto-disciplina depende de três fatores: Foco, Ação e Vontade.

Vamos tentar agora adaptar esta lição para o nosso concurso. Lembro muito bem quando pintava notícias de concurso do INSS, TRE, Bacen, etc, e eu saía correndo para se inscrever, eu acreditava que saindo da iniciativa privada, usaria apenas um outro cargo como trampolim para o sonho. Mas hoje em dia, concurso não é mais mamão com açúcar, ledo engano quem pensa que vai em dois meses de estudo passar em um concurso do INSS para técnico, ou a pessoa é iluminada ou não passa mesmo. Aqui vem o FOCO. Se a banca sempre é a CESPE, vou resolver apenas provas de certo-errado da CESPE.
Quando você passa o dia inteiro trabalhando, resolvendo problemas, situações de estresse, ou problemas familiares, financeiros (hipoteticamente pense em algo que te deixe para baixo), concorda comigo que chegar em casa, tomar um café, um banho, a última coisa que você quer é meter a cara nos livros. Affff, ninguém merece. Aqui vem a AÇÃO. Sem atitude você não vai desenvolver e lapidar seu conhecimento. É preciso colocar a mão na massa.
Estas duas são fáceis de resolver, mas você precisa de uma rotina, de disciplina, de ambição!
Aqui vem a VONTADE. Você deve realmente se enxergar no futuro na posição que almeja, você deve ser o primeiro a acreditar que é realmente possível, que é uma questão de tempo. Este é o seu combustível diário. Use artifícios que te lembre da sua vontade, como um papel de parede no micro, um vídeo institucional no youtube, um post-it no teto em cima da sua cama, em que toda hora que você deitar você lerá sua meta. hahaha. Use a criatividade.

Agora o grande segredo é que nenhuma destas palavras funciona sozinha, é preciso que as três estejam em sintonia para dar certo. Pergunte-se a si mesmo se não deu certo até aqui porque pecou em alguma delas. Eu posso ter muita vontade de ser Policial Federal, tenho foco, mas não estudo muito, então não tenho AÇÃO. Eu posso ter muita ação e vontade, mas atiro para todos os lados nos concursos, então não tenho FOCO. Eu posso ter foco e ação, mas se não der certo tudo bem fazer o quê não nasci para isso, então não tenho VONTADE.
Reflita sobre o que deu errado até aqui. Esta palavra "errado" não pode ser considerada como algo para sentir-se culpado. O ideal é ver exatamente o que faltou para chegar lá. Porque outros conquistaram a sua vaga?
Vocês não fazem ideia do quanto é uma enorme satisfação para mim e para o Alexandre quando alguns de vocês que estiveram por algum momento conosco acompanhando o blog como candidato, entram, tomam posse, tornam-se colegas e escrevem depois entrando em contato dizendo que deu tudo certo! E aí? Quem de vocês será o próximo? Acredite em seu potencial.

19 comentários:

  1. boa Caverna!
    meu foco hoje é o inss. Daqui a 3 anos será a PF. Estou sempre por aqui acompanhando o blog e as historias de vocês. Meu muito obrigado pelas dicas. abraços

    ResponderExcluir
  2. boa noite, muito bom o blog, realmente muito motivador para quem pretende fazer parte dessa carreira. estou aguardando a opinião sobre o chute técnico, valeu estamos na luta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa Thiago
      Cara, sobre o chute técnico irei falar sobre ele no meu próximo texto (Técnicas de Estudo - Parte II)

      Excluir
    2. Ta certo Wellington, valeu pela atenção! fica com Deus.

      Excluir
  3. Incrível!!! Acompanho o blog há um tempo, mas nunca participei e comentei aqui. De início, sou o Guilherme (Guigs para os mais íntimos). Tenho 20 anos e estava cursando Engenharia Florestal na Universidade de Brasília. Tinha passado aos 18 anos para História-Licenciatura mas não me agradou. Passei outra vez para Engenharia e também não me agradou. Não conseguia me imaginar planejando pontes, casas ou fazendo consultorias ambientais. Meu negócio é Polícia. Ser operacional, investigar, andar na viatura, fazer apreensão de drogas, enfim rsrsrs. Tá no sangue. Estou fazendo, hoje, aquele tecnólogo de 2 anos. Não lembro quem deu essa dica aqui no blog, mas desde já agradeço pela dica ;). Enfim, eu acho que é isso. Sinto-me bem aqui com meus companheiros de estudo e com os ídolos que ingressaram no DPF. Quero conhecê-los futuramente. Ahh, já ia esquecendo!! Larguei meus pais lá em Brasília e vim estudar em Cascavel-PR. Estão dizendo por aqui que o edital de EPF vai sair agora no segundo semestre de 2016. Vocês que estão aí dentro sabem de alguma coisa? Rsrs. Meus amigos, um grande abraço!! Orgulho-me em poder falar com quem trabalha no DPF e com meus grandes companheiros de estudo. Valeuu!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha... sobre o tecnólogo...acho que fui eu! ;D

      Excluir
    2. Show guilherme,

      Não ouvi nada de concreto mas o próximo concurso de ser escriba mesmo a data não imagino.

      Abs

      Excluir
    3. Está estudando no alfacon presencial ?

      Excluir
  4. Eu estou nessa lista! Rs De leitor a colega... É uma satisfação tremenda escrever aqui no blog agora como colega.
    O blog foi e será sempre muito importante para mim e para todos os que desejam entrar no DPF.
    Estamos juntos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns rabelo imagi a correria muito orgulhoso de vc. Aproveite bastante a região de fronteira pois passa rápido...kkkkk

      Abs

      Excluir
  5. Excelente texto Caverna!
    Realmente, tudo se resume a ação, vontade e FOCO. Foram esses três itens que me fizeram hj ser colega. Se quer ser da PF...estude pra PF e o resto é resto...atirar pra todo lado não dar certo.

    ResponderExcluir
  6. Isso aê, faltava ação, aqui busco motivação, como dica de um amigo. Seremos todos colegas de profissão daqui uns meses..

    ResponderExcluir
  7. Valeu Caverna, você falou a mais pura verdade.

    ResponderExcluir
  8. Pois é ! como já foi dito pelo Wellington Macedo em outro post nosso sonho não esta em um TRT, INSS da vida, esta no DPF.

    ResponderExcluir
  9. Sou de Brasília, sempre acompanho o blog desde jan/2014. Fiz APF 2014 e reprovei com 58 LÍQUIDOS. Mas estou retomando os estudos agora. Um grande abraço aos Federais que aqui nos ajudam a continuar neste caminho árduo, pagando o preço para um dia vestir o manto preto.

    ResponderExcluir
  10. Acabou a moleza!!!

    Determinação é tudo. Uns vão demorar mais tempo outros menos mas o certo é que todos possuem capacidade. A diferença é até onde vai o esforço de cada um p chegar no resultado pretendido.

    Força e foco sempre!!!

    ResponderExcluir