terça-feira, 25 de agosto de 2015

Mudança de Hábito


Olá amigos do Blog.

Último dia 19 completou um ano de polícia para os novinhos do último concurso (para quem tomou posse no primeiro dia da nomeação). O aprendizado desta nova vida de polícia é diário e não termina quando saímos da academia, na verdade vamos observar que não sabemos muito e temos muito a aprender com colegas antigos da firma, colegas advindos de outras forças ou que trabalham nestas atualmente.

Quando se é policial observamos detalhes que antes não faziam parte do nosso raciocínio como: a imprensa gosta quando a polícia erra mas dificilmente dá a mesma atenção para quando a polícia acerta (reforçando sempre aquela imagem que "todos" policiais são corruptos);  os direitos humanos (e o estado talvez?) são extremamentes preocupados com o cidadão  que descumpriu a lei mas muito pouco ou nada com as vítimas (e futuras vítimas!) de suas ações; o preciosismo com formalidades que geram a anulação de atos parciais ou totais durante o inquérito ou no decorrer do processo por meros erros de formalismo contribui ainda mais para a sensação de impunidade que impera em nosso País.

Mas continuamos aqui? E por quê? Porque amamos ser policiais. Por isso eu falava que não compensa fazer este concurso apenas pelo salário, é um risco para uma futura frustração.
Durante sua nova vida de policial, haverá mudanças no seu cotidiano, você terá porte de arma de fogo, vai lidar diretamente com pessoas de má índole, será conhecido como policial por aqueles que frequentarem a delegacia ou em trabalhos ostensivos em campo, e isto gera como consequência uma preocupação maior com a sua segurança e de sua família.
Você ao chegar em um local adotará novas posturas, durante passeios ou folgas reconhecerá pessoas que já algemou, entrevistou, intimou, conduziu para uma oitiva ou para uma audiência judicial e tantas outras situações.

Vou contar uma situação engraçada que aconteceu alguns meses atrás. Estava eu andando de veículo pela cidade quando notei um cidadão a paisana atravessando a rua e na hora o "Tico e Teco" deu um estalo e pensei "Quem será este senhor que não está com a farda?" e fui "matutando" enquanto dirigia em sentido a outro objetivo. E a caixinha do pensamento continuou a todo vapor até que uns quinze minutos depois eu caí na risada com a conclusão: É o padre.
Mas com este exemplo eu notei como isso fazia parte da mudança de um cidadão comum para um policial e fiquei satisfeito. Ainda há muito a aprender, o caminho é longo e árduo, mas continuaremos na labuta dia após dia.

Grande abraço

50 comentários:

  1. Estou precisando desse tipo de mudança Caverna. Parabéns pelo seu primeiro ano na PF. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caverna parabéns!! Vc acredita em concurso para escrivão ano que vem? Desculpa em insistir nesse tipo de pergunta, mas para quem está de fora é importante manter a chama acesa, pois prosseguir nos estudos nessa escuridão de informações de novos concursos é brabo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo de minha parte seria tudo na base do achismo. A única forma mesmo é acompanhando quando tiver protocolo solicitando autorização no MPOG.
      Como teve o último edital de escrivão em 2012 poderia ter grandes chances em 2016 mas devido à suspensão do concurso de quase um ano e ANP somente em 2014 pode ser que não saia ano que vem ainda.
      O importante é manter sim a chama acesa, enquanto vocês estão comendo os livro tem gente que só começa a estudar com o edital ou protocolo no MPOG, e te digo, nesta fase não é hora mais de aprender e sim lapidar seu conhecimento adquirido.
      Segue o ritmo \o/ \o/

      Excluir
    2. É verdade. Obrigado pela resposta!!!

      Excluir
  3. Uma frase de minha autoria(Rapai até agora eu acredito que seja,nunca vi em nenhum lugar,não fui militar mas a criação já viu né).
    "Soldado ligado é soldado vivo!"
    kkkkk, nunca esqueço disso!

    1º ano de muitos! Congratulations meu nobre! Grande abraço e fica na paz!

    ResponderExcluir
  4. Fala mano caverna em primeiro lugar parabéns por um ano de departamento que DEUS t guarde todos os dias.
    Uma pergunta ai onde tu mora ja houve algum atendado contra os Policias federais,ou em outras cidades sabe ma dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem. Risco sempre há, mas com certeza a Polícia Militar está muito mais exposta a este tipo de situação, até por ser uma polícia eminentemente fardada.

      Excluir
    2. Caverna parabéns por um ano de "firma" e obrigado por contribuir e manter viva a chama de vários aspirantes ao departamento. Sensacional a sua participação. Lembro quando você era apenas um leitor tenho orgulho de você.

      Abs

      Excluir
  5. E ai caverna , tudo bem?
    Qual o horário do expediente onde você está? E os plantões , como é a escala?
    Muito obrigado pelas informações que nos são passadas.
    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala amigo!
      Na lotação é o horário comercial de 7 horas + 1 hora de atividade física com 2 horas de almoço. Os plantão são no modelo similar da PRF, 24 x 72 de folga. Dependendo da lotação, da chefia, de sua carga de trabalho, é possível flexibilizar os horários do expediente, tem gente que faz faculdade e às vezes tem uma ou outra aula durante o dia. O importante é você cumprir o saldo de horas da semana/mês.

      Excluir
  6. Caverna, conheci seu blog a pouco tempo atrás...vc fez ANP então em 2014 show de bola.

    Infelizmente nesta última prova acabei ficando com 63 líquido nota final, vc tem alguma dica que possa me ajudar a melhorar o nível antes e após o edital...para vc o que foi fundamental, o que fez a diferença pq quando estamos num nível legal a diferença entre não passar e passar bem é muito pequena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma Beto hehe, o Blog foi iniciado pelo colega Alexandre que fez ANP em 2012 e eu era apenas um leitor, como vocês, sonhando com a vaga, se você tiver paciência para devorar todos os posts verá comentários meus aqui no blog quando apenas sonhava com a vaga como vocês. Depois que passei e entrei na firma passei a contribuir mais com o blog e o Alexandre curtiu a ideia. Tomara que em 2016 tenhamos mais um colega que está na academia este ano!

      Eu acho que já postei sobre sua dúvida no passado, relatando exatamente o que eu fiz no "meu" caso, mas vou tentar sintetizar aqui: Eu trabalhava na iniciativa privada e consegui mediante acordo, uns 35 dias de férias antes da prova, neste período eu praticamente ficava 80% do tempo resolvendo questões do CESPE, quando errava, procurava saber o porquê. Era manhã e tarde na leitura, e de noite para "descansar" assistia vídeo-aulas do site Eu Vou Passar (algumas de exercícios também).

      Como eram 35 dias, o ritmo teve que ser forte. Quando ia para outro cômodo da casa fazer outra coisa, levava o tablet resolvendo questões do QC.
      Eu pensava assim, ao final das férias, vou ter que voltar a trabalhar... era minha motivação sacou?
      Outra que escrevi já no passado também, neste período eu lapidei Português como nunca, pois ninguém leva muito a sério que Português representa a vitória neste concurso, são muito mais questões e você fazendo 22, 23 pontos de 25 em Português em uma prova Cespe vai te empurrar para as cabeças (eu demorei para cair a ficha que não basta saber Direito).

      Abração

      Excluir
    2. bom estou nesta mesma linha sua, muitas questões e teoria quando errar...infelizmente nesta prova eu fui mal em interpretação de texto e acabei errando 4 questões, isso eu já havia percebido que direito não põe mais ninguém para dentro da PF não. Bom, vou manter o ritmo até novo APF, semana que vem terei minha ação julgada do último concurso da PRF pois havia rodado no teste raciocinio espacial, acredita...Para vc ver né, se ao invés de errar essas 4 de interpretação de texto eu tivesse acertado elas minha nota seria 71 teria passado entre os 300 primeiros com ctz...agora é moer em questões até lá.

      Excluir
    3. O importante é não desistir.
      Em 2009 no concurso de agente fiquei de fora também por umas duas erradas. Já teria hoje 5 anos de casa. A vida tem destes deslizes, infelizmente, mas o gostinho de vitória quando dá certo é muito maior. Não deixa a peteca cair.

      Excluir
  7. Eu tb como vc trabalho o dia todo ainda e estudo, mas sinto o peso da idade pois estou com 38 anos...já tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, sou só um pouco mais novo que tu (tentei PF desde o concurso de 2004) e tinha um colega de alojamento em Brasília mais velho ainda que nós que fez 23 pontos no TAF lá dentro, só não "zerou" a natação. Já eu, fora a natação que sou uma zebra, tudo no máximo também. Mente sã, corpo são. \o/ \o/

      Excluir
  8. Bom dia, só complementando quanto ao TAF, sei que o Carverna citou o exemplo apenas para afirmar que a idade não importa, porém, só a critério de informação: no novo modelo de TAF da ANP não faz diferença fazer 12 pts ou 24 pts, nos dois casos o aluno ganhará nota 6, os outros 4 pontos que compõem a nota da matéria Treinamento Físico Policial serão compostas por Pista de Obstáculos (2 pts) e flutuação (2 pts).

    ResponderExcluir
  9. Marcelo,

    Isso é novidade eu não sabia. Acredito que seja para nivelar mais os candidatos, pois teoricamente os mais preparados fisicamente levavam vantagem e se beneficiavam na classificação. O objetivo deve ser colocar pessoas mais preparadas fisicamente mas regiões mais operacionais, pois com este critério deixa os candidatos mais parelhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Alexandre,

      Acredito que também fizeram a mudança para que candidatos não se lesionem treinando exageradamente para conseguir atingir os índices máximos do TAF.

      Abraços,

      Excluir
    2. Não acho que seja por causa de lesões. Se não eles n teriam deixado o pessoal fase a Verificação Diagnóstica da pista sem nenhum treinamento previo. Teve várias lesões.

      Acho que essa mudança é mais pra implementar algo novo mesmo. Colocar a flutuação e pista nas provas. Pra mim que não fazia o maximo dos exercícios, achei bom demais. Hehe

      Excluir
  10. Ola caverna vc sabe me dizer quanto ta o auxilio creche/pre escolar e transporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem auxílio transporte. São três "auxílios": saúde, creche, alimentação. Eu não recebo o creche mas acredito que seja algo em torno dos cem reais.

      Excluir
  11. Bom dia a todos!!

    Companheiro Caverna, parabéns por um ano completado na "firma"!!!

    Sabe o que é melhor nisso tudo?
    - FÉRIAS!!!!! kkkkk

    Aproveitar para visitar família, amigos, cidade natal!!

    Bem, mudando de assunto, vi nos noticiários que a presidenta Dilma enviará proposta do Orçamento 2016 ao Congresso com déficit.
    Só espero que isso não prejudique muito quanto aos concursos públicos. Apesar de sabermos que isso afete de certa forma novas contratações, mas certas áreas requerem atenção, como segurança pública por exemplo!

    Bem, continuando nos estudos, sem desanimar!!

    Abração a todos!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, gostaria de saber quais são os estados que têm sede operacional, como o NEPOM e GPI. E também como é feito o processo de recrutamento para essas tropas. Se é voluntariado, se há alguma preferência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o que posso te dizer é que abre o recrutamento de tempos em tempos e sempre será "voluntário", mas sua liberação para um grupo (fazer o curso) depende da ciência e/ou autorização da chefia. A preferência é que o "voluntário" seja da mesma lotação do grupo mas há exceções.
      Abraços

      Excluir
    2. Ah entendi!!!! Valeu Caverna!!!! Abraço

      Excluir
  13. Fala mano caverna, como funciona os expedientes das delegacias como por exemplo , natal e ano novo e carnaval trabalha direto ou para.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obedece aos feriados nacionais, no natal e ano novo, há o recesso de todos os servidores do executivo federal, em que você pode folgar na semana do natal ou ano novo compensando estas horas depois, precisa escolher.

      Excluir
  14. Respostas
    1. Acho que esse Orçamento 2016, com rombo de R$ 30 Bi, não é favorável para concursos. Mas, mantenhamos o foco nos estudos, um dia sai.

      Excluir
  15. Será que teremos concurso pra agente em 2016? Na lista de concursos cancelados para 2016 a pf não esta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro ROGERIOTAVARES,

      pelo que andei lendo por aí, e olha que há bastantes comentários sobre o assunto, concursos que já foram autorizados mantêm ritmo. Os que foram solicitadas autorizações serão analisadas. Já os que nem sequer houve pedido ainda, se houver, serão indeferidos no próximo ano.

      Mas, não se preocupe tanto! Imagino a ansiedade e angústia que muitos de nós estão passando.

      Mas, mantenha o foco! E também o ritmo, fazendo inclusive concursos que a banca CESPE organize (isso se você ainda não tem estabilidade em algum emprego ou que não goste do que possui atualmente).

      Continue os estudos! Uma hora sai, e quando isso ocorrer meu amigo, você estará bem adiantado nas matérias!!!

      Lembre-se, independente dessa "crise", já especulavam concurso para Agente PF só em 2017, ou seja, praticamente nada mudou!!
      Quanto ao concurso de Escrivão PF, que acredito será a bola da vez, aguardar novas notícias, estudando sempre!!!
      Basta lembrar o último concurso de 2013 - foi um ano de espera sem certezas, apenas dúvidas, esperanças, talvez...E depois, saiu o edital e muitos, como eu, ficaram no caminho. Estude!!!

      Abração a todos do blog e bons estudos!!!

      Excluir
  16. Ola caverna,como funciona em relação aos policias federais ,com suas armas no aeroporto e no avião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Policiais federais, civis e oficias podem embarcar armado bastando apenas estar com o documento da arma em mãos e realizar o procedimento.
      É um procedimento tranquilo mas necessita chegar com uma certa antecedência no embarque.

      Abs

      Excluir
  17. Olá Alexandre Santos! E ai tudo tranquilo? Recebi uma lista que relacionava as vagas do concurso de remoção de Agentes. È real? Já houve então o concurso? Com base nessa lista deve abrir vagas pro curso de formação desse ano?
    Agradeço desde já suas respostas e as do Caverna! E vamos seguindo nos estudos independente de previsão de concurso! O importante é o distintivo e a camisa preta...

    ResponderExcluir
  18. FLR,

    Abriu sim já estamos fazendo as escolhas surgiram vagas boas. Teoricamente o que sobrar ficará para Anp. A boa notícia é que oiapoque já são 21 vagas Oh glória!!

    A situação é real! Fiquei sabendo que epitaciolandia terão 3 vagas a mais Deus é maravilhosa experiência de vida.rs

    Abs

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, Carverna. Primeiramente, parabéns pelo primeiro ano de casa! eheh

    Bom, minha dúvida é a seguinte:

    minha esposa é enfermeira concursada do Estado do RN. No caso de eu ser aprovado na PF, qual seria a melhor maneira pra ela me acompanhar?
    - Ela pedir o afastamento durante td o meu período de E. Probatório (até que eu consiga ser removido pra nossa cidade de origem, onde ela trabalha); ou
    - Há alguma forma dela - como servidora ESTADUAL- conseguir ser removida para a cidade que eu seja lotado?

    Cara, essa dúvida ta me matando! kkkkkkkk

    Abrc \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, infelizmente tem coisas que eu não sei responder.
      Só um detalhe, ao cumprir o estágio probatório você não necessariamente será removido, não tem relação direta entende? Você terá chance de ser removido apenas abrindo concurso de remoção interno o que ultimamente abre quando há curso de formação na ANP para o seu cargo. Também pode ser removido participando de algum recrutamento específico (aqui também entram os grupos táticos).
      Agora para ficar junto da esposa, ou ela pede exoneração, ou você vai para o norte e tenta voltar para seu estado via administrativa/judicial, o que na minha opinião acho difícil, mas não impossível.
      Abraços.

      Excluir
  20. Caverna, Alexandre.
    Na opnião de vcs, com base no escutam dentro do DPF, essa segunda verificação da condição de cotista pode gerar nova ANP em 2016? Pergunto pq se um candidato que foi elimimado na primeira verificação e que vier a ser aprovado nessa segunda, e que estava dentro dos 120, será claramente prejudicado, pois poderia estar nessa ANP de agora.
    A questão é como o Cespe e DPF irão solucionar esse caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, nada de ANP em 2016. Não estou falando que é o caso, mas caso seja e após essa verificação houver gente que não foi chamada mas deveria, muitoooo provavelmente serão chamados para o proximo Curso de formação. Não farão um especificamente para poucos.

      Aqui na ANP tem gente do concurso de 2004, 2009 e 2012. Pra quem for agraciado com essa nova chance de fazer a ANP, não espere que seja tão logo. Também não é certeza de que chamarão novos candidatos. Tudo está muito obscuro ainda.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Pra quem chegou tão perto de realizar um sonho, temos que enxergar qualquer tipo de possibilidade. Isso ajuda a mantermos motivados em busca do cargo. É o meu caso, fiquei como excedente. Mas, não estou apostando todas minhas fichas nessa chance, continuo estudando, e graças a Deus já sou concursado em empresa federal . A questão toda, com relação aos possíveis cotistas que voltarão ao certame é que eles não serão sob judice, ou seja, têm o direito de participar de um curso de formação vinculado a esse concurso de 2014. Caso o DPF resolva chamá-los para nova turma, seria mais vantajoso uma turma com esses + os excedentes. Sem contar que se houver gente que retorne, após essa verificação, e não for chamado até a validade do concurso, que é de um mês, será eliminado do certame. Aí caberia um MS. Minha opinião. Vc esta na ANP? Sucesso aí pra vc.

      Excluir
    4. Sim brother. Estou sim.
      Valeu. Boa sorte ae nos estudos.
      Abraço

      Excluir
  21. Amigo, eu não tenho nada para te dar/comentar/opinar a esse respeito, infelizmente :(

    ResponderExcluir
  22. E ai galera. Como diria um professor do SEF.

    Ta um mel Ta um mel, a ANP Ta um mel.

    E ai de quem duvide...

    ResponderExcluir
  23. Grande Alexandre e Caverna, Parabéns pelo blog, descobri ele está semana e os posts e comentários tem me incentivado muito. Primeiro concurso da PF que fiz foi esse de 2014 e levei bomba. Mas como o segredo é a continuidade, mantive a preparação constante, e consegui a aprovação agora no DEPEN, estou aqui na ansiedade esperando a divulgação da data do psicotécnico. Mas o desejo de ser Agente da PF não passa nunca. Lendo os posts falando sobre a fronteira, me identifico muito com a situação de vocês, sou EPC aqui em RO, fiquei lotado quatro anos em Buritis (bem escondido mesmo), e sei que a dificuldade é grande. Força irnãos, e em breve serei mais um servidor do DPF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz,

      Parabéns pela conquista na minha turma da ANP três da minha sala eram DEPEN. As portas estão abertas aguardando vc.

      Voltei de missão hoje e final de semana pretendo fazer uma postagem.

      Abs

      Excluir
  24. Fala mano quanto e o auxilio creche/educação para DPF ?

    ResponderExcluir
  25. fala galera, primeiramente parabéns pelo blog.
    gostaria de saber qual a graduação de vcs.
    vlw

    ResponderExcluir