quinta-feira, 19 de junho de 2014

Motivação e depoimento do nosso amigo caverna!!!

Nada como um dia após o outro... Antes era apenas um frequentador do blog e hoje se tornou um EPF. É muito show este momento saber que de uma forma ou de outra participamos desta conquista. A partir de agora Caverna é do Brasil!!! Fiquei muito feliz em receber diversos e-mails de agradecimento e diversos convites para participar da formatura, mas acabou que não rolou. Efetivo reduzido devido a Copa e alguns problemas pontuais impediram este momento.

O momento agora não é meu e sim do amigo Caverna!



Olá Alexandre,

Nascimento de um Sonho

Venho de uma cidade do interior, saí de casa para fazer faculdade na capital aos 18 anos, ir atrás do sonho de frequentar uma universidade pública e de qualidade e encarar a iniciativa privada. Por estar longe da família, todos os meses tentava pegar o ônibus de linha na rodoviária para passar ao menos um final de semana em casa.

Eis que determinado final de semana, durante à noite, quando me aproximo a pé da rodoviária, vejo todos os taxistas em pé fora de seus carros, guardas municipais juntos, todos observando uma movimentação no estacionamento.
Já me aproximo mantendo a distância, curioso. Vejo um carro com o porta-malas aberto e um rapaz com as mãos no carro sendo revistado por um senhor com o colete preto escrito "POLÍCIA FEDERAL", observo melhor e vejo outros policiais descaracterizados com o cordão e o distintivo no peito. Consigo concluir que a situação era um flagrante e já vejo um policial conduzindo um preso algemado para a viatura. A sensação neste dia foi só uma: Orgulho.

Os anos passaram e como eu ainda estava na faculdade, fui devagar pesquisando, lendo posts no correioweb, onde o saudoso "Mahpa" tinha a paciência de explicar dúvida por dúvida, repetidas vezes. Passei a sonhar com o concurso. Quanto mais informações eu tinha, mas meu interesse aumentava.

Na época, achei na internet uma rede social (hoje falecida) chamada "multiply" onde um ex-aluno da ANP postou fotos dos alojamentos, da vista de Brasília, da área de educação física, dentre destas diversas fotos, do bosque de pinheiros. Não tive dúvidas, peguei esta foto do bosque e ela foi meu papel de parede no computador. Quem via achava apenas uma paisagem bonita, mas eu sabia o real significado da foto, eu desejava transitar naquele bosque por mais de 4 meses.

Durante este caminho, evitava comentar meu sonho para as pessoas, mas alguns por determinada situação, eu compartilhava qual era minha meta para o futuro. Recebi reações diversas: alguns se espantavam, outros davam força, e outros ainda me disseram: "- larga disso, você não tem o perfil para isso." Esta frase me marcou e eu pensava "como pode alguém definir isso por mim senão eu mesmo?"

Com o passar do tempo, o sonho passou a "correr em minhas veias", todos os dias ao deitar imaginava eu treinando com a submetralhadora e subindo uma corda em atividade física. Era fechar os olhos no travesseiro e estas imagens formavam-se nítidas em minha mente. Ficava imaginando qual seria a situação que eu ficaria mais emocionado na ANP, se no primeiro dia ao entrar na portaria, ao entrar no alojamento, ao ouvir a primeira palestra, ao entrar pela primeira vez no stand de tiro, ao receber o crachá de identificação, ao cantar o hino nacional. Estava decidido. Este sonho é meu e ninguém me tira. Nem que leve 20 anos, não vou desistir.

Praticamente 35 dias antes da prova objetiva, conheci o blog do Alexandre, e nos intervalos de estudos, seus vídeos motivacionais era o gás que faltava para eu fazer o melhor, dar o máximo. Conheci colegas por aqui, o João, o Flopess, o Tarcísio, Mayara que trocavam e-mails comigo e outros que ajudavam pelos comentários.

Meu maior desafio durante o curso de formação

Ao fazer a prova objetiva em 2013 e ver a nota provisória de 67 pontos, fiquei desacreditado. Entrei em contato com o Alexandre, o qual disse apenas: "- Vai nadar meu filho, se matricula hoje". Faltavam uns 40 dias para o TAF. Cheguei na academia e contei para o professor que eu precisava nadar 50 metros abaixo de 41 segundos, ele já falou: "- Passou no concurso da PF? Legal. Faz um tiro de 50 metros aí". Pulo na água e faço os 25 metros, abraço a borda morto, acabado.
O professor ri muito. Após 20 dias consigo fazer os 50 metros pela primeira vez em uns 46 segundos. O professor diz: "- Cara, vai ser difícil".

Peço demissão do emprego. Passo a nadar todos os dias da semana. Dedicação exclusiva e total. Durante os treinos, fiz abaixo de 41 segundos por duas vezes apenas. Detalhe: Eu acreditava! Antes do TAF tinha 100% dos exames médicos e laudos prontos, sem convênio de saúde, havia torrado toda a grana da rescisão, sobrando um pouco para o enxoval.

No dia do TAF, a natação deu 40"03', puxa, que emoção! Sabia que seria meu tendão de aquiles e até a matrícula no curso de formação em janeiro, passo a nadar 3 vezes por semana desde o TAF. Evoluo pouco mas mantenho o ritmo, o que já era suficiente para mim.

No TAF diagnóstico da academia faço 38" alto, e durante a academia nado todos os domingos por fora. No primeiro TAF valendo, faço o pior tempo da turma, 39" baixo. Para mim, satisfatório, mas ao ver que aproximadamente 20 alunos de toda a academia caíram no primeiro TAF, passei a nadar 3 a 4 vezes por semana para o segundo TAF. Resultado do último teste: 38" alto. Ufaaaa, vitória, todos comemorando e me abraçando, aquela emoção enorme tomando conta, o filme passando por sua cabeça, a luta para chegar até aqui. Após o último teste de natação posso encher a boca e dizer: "Orgulhoso de ser Federal"

Hoje amigos, envio a foto do bosque de pinheiros, tirada por mim mesmo! Para que sirva de motivação para vocês como serviu para mim!


Grande abraço do Caverna

36 comentários:

  1. Parabéns, Caverna!!!!! CHOREI...rs..Sei que deves ter bem mais coisas para falar, afinal são muitas etapas, cada fase é uma vitória, uma emoção diferente. Imagino quão boa sensação está sentindo agora, missão cumprida.

    Alexandre, mais uma vez obrigada pelo blog e pela dedicação para mantê-lo!
    Aos demais, força!!! Nossa hora vai chegar, no tempo de Deus!

    Abçs

    Ana













    ResponderExcluir
  2. "- larga disso, você não tem o perfil para isso." Esta frase me marcou e eu pensava "como pode alguém definir isso por mim senão eu mesmo?"

    Muito emocionada aqui....quantas vezes escutamos isso...

    Caverna, parabéns pela superação, pela força de vontade e por ser tão obstinado, não há dinheiro pague, a sensação de ter honrado seu sonho, bem como,das pessoas que acreditaram que um dia isso seria realidade.


    Motivação, mode on!!
    A nossa está chegando, genteeee. Fé na missão e em Deus sempreeee!!

    ResponderExcluir
  3. Tamo junto caverna.
    Quem é sabe..
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovano, meu ídolo \o/
      Quem é sabe.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Pra mim não foi um 38 segundos alto não, foi um 38 segundos lindo! kkkkk

      Abraço caverna elite!
      Tamo junto!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Companheiro Caverna, quanta emoção cara!!!! uhoooo!!! \o/

    Igual a Claudinha, chorei cara!!! Olhos cheios de lágrimas, sorriso no rosto, emocionado demais!!!!

    Tava torcendo demais por você, para dar tudo certo aí!!!
    Espero que estejas indo para uma boa lotação desse imenso país que tanto amamos!!!
    Mas seja lá onde for: "ORGULHOSOS DE SER FEDERAIS"!!!!!!!

    Tou na luta ainda, irmão!!!

    Abração e tudo de bom!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Caverna do Brasil! Sucesso guerreiro nessa nova fase da sua vida!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela conquista amigo. Que sirva de exemplo pra todos que compartilham aqui no blog desse sonho. Com certeza, que sejam 10, 15 ou 20 anos, mas que não percamos a fé a vontade. Só depende nós! Sucesso!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Caverna!!!! Muito orgulho por ti!!!
    Já perdi as contas de quantas pessoas me falaram essa frase também "você não tem o perfil para isso" Mesmo assim, sigo estudando só para quando passar.
    Espero nos encontrarmos nessa instituição que tanto nos orgulha.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, emocionante.

    A emoção toma conta e um dia estarei dando um depoimento assim.


    Valeu Caverna, Alexandre e toda galera.

    ResponderExcluir
  9. Aos Senhores que quiserem participar deste grupo do Facebook, ele é pequeno, formado por colegas de Boa Vista-RR, Codó-MA, João Pessoa-PB e eu de Foz do Iguaçu-PR.

    O intuito é para aquisição de material atualizado com o novo edital de Agente da PF 2014 e também tirar outras dúvidas. Em união já adquirimos o do CERS Agente Federal 2013.

    Quanto mais participantes, mais barato ficarão os possíveis rateios. Atualmente o grupo está parado, mas com a publicação do edital acredito, que teremos mais publicações.

    Segue o link: https://www.facebook.com/groups/176168972584938/

    Obrigado e bons estudos!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela conquista. Não é fácil chegar onde você chegou por isso você é muito merecedor da sua vaga e quem ganha com isso é o Brasil.
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Que texto maravilhoso... Que inspiração meu amigo "Caverna", Estou na luta para realização do meu sonho e objetivo de ser APF e não vou desistir NUNCA!!! Não existe na minha vida a possibilidade de não realizar esse meu objetivo. Muito o brigado pelo texto, A foto do já está no meu background e em breve estarei correndo nesse bosque. Agrande abraço. Até logo.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Caverna! Me emocionei muito, pois me vi em vc. Assim como vc, minha hora vai chegar. Pode demorar anos...mas vou chegar pq EU ACREDITO!
    2 simples palavras com uma força tamanha. Obrigada Alexandre por nos proporcionar posts que só nos fazem crescer ainda mais.
    Boa sorte aos companheiros...vamos seguindo pq nossa batalha tá chegando.

    ResponderExcluir
  13. Ehhhh Galera,

    tenho um amigo de lotação que estudava com caverna. Eu jamais imaginei tamanha coincidência. A partir de então comecei a ter dimensão do Blog.Teve um dia que o colega comentou comigo dizendo: tenho um amigo que te idolatra!!!kkkkkk Perguntei quem era, ele disse caverna. Ele já havia feito uma boa pontuação na prova e pedi para o colega ligar. Ao me identificar vi que o cara gelou, ficou sem palavras e me agradeceu muito pela motivação.

    Sem pensar muito falei vai nadar e não é que ele foi????hehehe

    Parabéns J. Santos, tenho muito orgulho de você. Honre a nossa camisa preta e seja fonte de inspiração para os colegas do Blog. "Orgulhosos de ser Federais" vamos dominar o Mundooo!!!

    abs

    ResponderExcluir
  14. Só tenho uma palavra para descrever essa postagem: EMOCIONANTE!!!
    Juro que arrepiei quando o "caverna" disse: Hoje amigos, envio a foto do bosque de pinheiros, tirada por mim mesmo!
    Cara, parabéns. Do fundo do coração quero deixar meus agradecimentos por essas palavras que li hoje. A motivação agora foi para 110%.
    Me vi em muitos momentos dessa sua história caverna. Desde escutar críticas das pessoas, quando digo que estudo para PF, até a de fechar os olhos e me imaginar em situações já dentro do Departamento.
    Posso levar muitos anos tentando, mas sei que valerá a pena todos os sacrifícios para ter essa sua vitória. Assim como a do Alexandre, que hoje além de ser PF, ainda ajuda os sonhadores do lado de cá.
    Vamos galera, o sonho é possível!

    Sonhar o sonho impossível,
    Sofrer a angústia implacável,
    Pisar onde os bravos não ousam,
    Reparar o mal irreparável,
    Amar um amor casto à distância,
    Enfrentar o inimigo invencível,
    Tentar quando as forças se esvaem,
    Alcançar a estrela inatingível:
    Essa é a minha busca.
    Dom Quixote


    Essa é a nossa busca. O DPF!!!

    ResponderExcluir
  15. Emocionante demais!!

    Primeiramente meus parabéns ao Caverna, sem dúvida alguma é um vitorioso e com méritos!

    Isso dá um gás enormes para seguir nos estudos, foco total que daqui a 3 meses espero ser a minha vez!!

    Forte abraço a todos e vamos com tudo!!

    ResponderExcluir
  16. Prezado Caverna,

    Já coloquei a sua foto como plano de fundo e pretendo tirar a minha também! :)

    ResponderExcluir
  17. E aeee pessoal, também fico emocionado com os comentários de vocês. Assim com o Alexandre e outros colegas, podem ter certeza que continuarei a disposição para tirar dúvidas e contribuir com o blog. Neste caminho árduo e recompensador que a gente trilhou vocês também serão bem-sucedidos. Não deixem a peteca cair. Avante!! \o/ \o/ \o/

    ResponderExcluir
  18. E ai Caverna , tranquilo, meus parábens!!
    Aqui você é espelho de muitos!!
    Ai, tem como dizer a relação das vagas do curso de EPF 2014, posta pra gente ai?
    Valeu cara, um abração e muito sucesso na sua carreira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se entendi muito bem? Relação de vagas para os que estão assumindo? Não se preocupe com isso agora não, mas é fiel ao edital sim, região norte e fronteira especialmente. Abraços

      Excluir
    2. O kemsyt postou no correioweb, veja se o link abaixo funciona:
      http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?p=9179431#9179431

      Excluir
  19. Amigo Caverna, quanta saudade e que emoção em ver meu nome na sua história. Alegria maior é saber que você realizou seu sonho. Seu nome sempre esteve nas minhas orações. Perdi as contas de quantas vezes seus treinos me ajudaram a vencer a barra fixa. Saiba que você também faz parte da minha história. Fiquei no salto por 3 cm. No dia que entrei no estádio, algo me dizia que não seria a minha vez, mas como bom guerreiro achei por bem tentar, porque se for pra perder, que seja lutando. Estamos na eminência de uma nova prova e às vezes eu fico com medo de tentar, não passar outra vez e acabar me machucando, mas dor maior é não tentar. Lendo o seu depoimento, depois de tanto tempo sem acessar o blog de Alexandre - um ser humano que eu admiro muito, o seu depoimento reacendeu meu sonho. Nessa vida, se for pra perder, que seja lutando porque “a fé na vitória tem que ser inabalável”. Fico feliz com sua conquista, meu amigo, mesmo sem te conhecer pessoalmente. O blog nos uniu, mas sua camaradagem e disposição em ajudar me fez seu admirador. Muitas conquistas virão, pode crer. Preciso muito falar com você, tem como você me passar um contato seu? ( tsm237@hotmail.com ) Você ainda usa aquele seu e-mail? No ensejo, para aqueles que vão se preparar para a prova, não esqueçam do treino físico, senhores! Garra, fé e confiança. Parabéns, amigo Caverna!! Parabéns pelo grande serviço de alimentação de sonhos, Alexandre!! Mais luz para o seu trabalho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarcísio, beleza! O e-mail continua o mesmo sim. Não desista, você e o João eu torço bastante. Para você ver, tinha vários colegas neste ano que caíram em 2012 na barra, na natação, no psico, foram excedentes. Eles estavam lá conosco porque não desistiram. Eram vibradores e honraram a vaga que conquistaram e com vocês não será diferente. Lembre-se que já contei em outro post que este foi o quarto concurso da PF que fiz em 10 anos, se desistisse no terceiro não estaria aqui hoje. Força !!!

      Excluir
  20. Grande Caverna, amigo com o qual tive o prazer de conviver por 4 meses e 20 dias no mesmo alojamento da ANP. Vc é um exemplo de determinação e perseverança, grande merecedor de chegar onde está. Só falta a nomeação para vestirmos a tão sonhada camisa preta com letras douradas... "quanto mais rápido, mais rápido", srsrsrs.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Ludtke, a honra é toda minha. Espero que possamos compartilhar missões juntos em breve \o/ \o/ \o/

      Excluir
  21. Parabéns, Caverna!
    /Que fotografia! Perfeita.../

    Spartanski

    ResponderExcluir
  22. "Sonhar o sonho impossível,

    Sofrer a angústia implacável,

    Pisar onde os bravos não ousam,

    Reparar o mal irreparável,

    Amar um amor casto à distância,

    Enfrentar o inimigo invencível,

    Tentar quando as forças se esvaem,

    Alcançar a estrela inatingível:

    Essa é a minha busca.
    Dom Quixote" [2]

    /Perfeito também esse trecho, postado pelo amigo Adriano Gomes/

    Sigamos a saga!

    Spartanski

    ResponderExcluir
  23. Caverna?!...rsrsrsrs...Tô aqui lendo o depoimento me emocionando e me identificando, estava parecendo que participei desses momentos de superações e vitórias... parecia tanto a história de um amigo guerreiro e querido que conheci na ANP... rsrsrs... que tem entre as mtas das suas qualidades a de ajudar as pessoas. A PF é q tem q ter orgulho de ter pessoas como vc em seu quadro, com certeza a sociedade ganhou.
    Quem é sabe...
    Abç, loirão! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Muito bom ler esse tipo de email de quem acreitou e conseguiu! Largar o emprego e partir pro tudo ou nada? Cara que coragem! Muito bom e parabens! Me manda essa tal foto? rs renato.pereira@mpsa.com

    ResponderExcluir
  25. Sonho em passar nas demais etapas e dar meu depoimento ao final do curso.

    ResponderExcluir
  26. Sonho em passar nas demais etapas e dar meu depoimento ao final do curso.

    ResponderExcluir