quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Estratégia


Fala galera, tranquilo? Pouca informação, tudo parado, não tem muito o que dizer. Academia na ANP em reta final e a segunda turma que será em 2020 mudou a data de início passando para o mês de março – segundo informações. Existe o desejo do departamento para realização de um novo concurso APF com 600 vagas. Nada confirmado, mas já é um sinal de fumaça. Alguns colegas perguntam se vale a pena estudar para um outro concurso durante esta fase de indefinição. Pergunta difícil que depende da condição de cada um.

No concurso de 2012 eu já me sentia preparado para o concurso do DPF, mas nesta mesma época, também existia edital do concurso da PCERJ. Eu pensei, avaliei e resolvi também tentar este concurso, da seguinte forma: abri mão de tudo o que eu não conhecia do edital civil e fui apenas com o que eu sabia. Além disso, fiz um curso de questões de provas da Banca da organizadora com as disciplinas de informática e português (o restante eram disciplinas de direito) . Como eu era policial militar achei que valeria a pena ir para Civil (seria um plano B). Sabe-se que o concurso da polícia civil do RJ é muito disputado, mas eu tracei esta estratégia.

Logo no início fui indagado por um colega de curso que disse: “atirando para todos os lados não vai passar em nenhum”. Imagine o meu sentimento ao ouvir isso. No caso ele estudava para civil. Segui na minha e fiz a minha aposta. Não alterei a minha grade de horários, compensei aos domingos e fui para guerra. Foi cansativo, desgastante, mas era mais uma oportunidade que eu tinha. A prova da PCERJ foi aproximadamente duas semanas antes da federal. Mandei bem, acredito que pelo fato de estar adaptado a banca cespe, consegui eliminar mais questões múltipla escolha mesmo nas questões que eu não dominava muito bem. Resultado: fui aprovado na polícia civil e logo depois também passei na prova da polícia federal. Por questões de sonho e realização profissional optei pela PF, inclusive fui chamado para o teste físico da civil quando eu já estava cursando a ANP.

Em resumo: faça a sua estratégia! Caso você já tenha bagagem para PF mas queira algo mais a curto prazo faça um levantamento e veja as suas possibilidades. Para quem está começando agora sugiro ganhar bagagem para o próximo concurso. Tudo depende da condição financeira de cada um, pois sabemos que aperta e muitas das vezes temos que buscar um plano B. Fica aí a minha dica para vocês.
Ah, em relação ao colega que falou que eu não passaria nos dois, ele não passou na civil e mandei um recado para ele: Avisa que eu passei nos dois!!!


8 comentários:

  1. Recentemente passei no meu primeiro concurso da área policial, após 2 anos e 6 meses de estudo diário, batendo na trave na PF e PRF, fui aprovado na primeira fase da PMESP. Aparentemente parece que tirei um peso das costas, vejo isso pelo meu desempenho nos simulados do missão pós aprovação.
    Foram 7 concursos da carreira policial até a primeira aprovação.
    Graças a Deus acredito que estou preparado para o próximo concurso do DPF. Avante... o Brasil precisa de nós!!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Frequento esse blog já há alguns anos e cada postagem é sempre muito motivadora.
    Gostaria de saber de dentro da PF como estão os comentários a respeito da Reforma Administrativa que está sendo proposta pelo Guedes, se isso pode afetar os novos PFs, sobretudo a questão de diminuição do salário dos novos servidores, e se há algum movimento contra isso. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi comentários sobre a redução salarial, ams sinceramente não acredito. Existem vários atos do poder executivo que não alcançam as carreiras típicas de Estado.Faça a sua parte e fique tranquilo.

      Excluir
  3. Também, sou Papa Mike e estou na luta para ingressar na PF/PRF, bati na trave da PRF. No momento estou canalizando as energias para PCDF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua hora vaio chegar basta manter o foco. Se bateu na trave basta dar uma acelerada que no próximo estará dentro., Não pode deixar o ritmo cair.

      Excluir
  4. Olá! Alguém que tenha participado do último curso de formação poderia responder as seguintes dúvidas:

    - Quantos TAFs foram aplicados durante o curso de formação?
    - Em quais períodos, início, meio ou fim do CFP
    - Foram computados para classificação final?
    - A piscina ficava disponível para treinamento?

    Obrigado a quem puder responder.

    ResponderExcluir
  5. Ver o seu nome na lista de aprovados tem um peso muito grande na sua confiança. Acho de grande importância na preparação prestar outros concursos, até pq hoje em dia, não tem concurso fácil.

    Parabéns pela aprovação.

    ResponderExcluir