terça-feira, 4 de julho de 2017

A importância do Simulado


A melhor forma de buscar motivação sem existir edital aberto é através dos simulados. Com eles, podemos manter a nossa competitividade, realizar exercícios e, além disso, saber as matérias que precisamos melhorar. Acredito muito na eficiência dos simulados. Na minha época de estudos eu praticava no RJ. Todos os sábados vários alunos se dirigiam até o Centro para realizar uma prova. Na parte da tarde era a resolução de questões com os professores. A cada simulado surgia uma nova emoção e adrenalina na hora da conferência do gabarito.

A oscilação no ranking é normal. Nunca fui aluno de estar entre os primeiros, mas ficava em posições onde eu sabia que tinha chances. O ideal é que além das questões os simulados também venham acompanhados da redação. Isso não tem jeito senhores... Prova objetiva é uma coisa e a redação é outra completamente diferente. Graças à redação fui aprovado no concurso de 2012. A minha nota foi 12.93 enquanto na objetiva, fiz 64.  

Muito se fala em relação à próxima nota de corte do concurso de escrivão: “70 na prova objetiva e 11 na redação”. A cada concurso é uma incógnita, mas a “previsão” é de uma nota alta para uma prova cespe. No concurso de 2004, muita gente passou largando de mão algumas matérias, mas de 2009 para cá, é cada vez mais importante ser completo nas disciplinas. Existem bons simulados sendo ofertados para os candidatos. Grande parte dos candidatos aprovados participava de turmas de simulados. Em um momento de incertezas é importante manter a motivação.

A "tentativa" de Reforma da Previdência assustou muitos servidores. No boletim interno é cada vez mais comum ver servidores sendo aposentados. Isso faz com que o déficit aumente cada vez mais. Continuem se dedicando, pois em breve estaremos juntos.

Grande abraço.

34 comentários:

  1. É sempre motivador ler uma nova postagem! Vamos q vamos!

    ResponderExcluir
  2. Depois que comecei a fazer simulados que percebi o quanto a nota de corte é alta!
    Percebi que fazendo apenas questões avulsas ou de determinada matéria, os resultados sao melhores, porém, irreais.
    No simulado estão todas as matérias e todo o conteúdo, o que dificulta com relação às questões. E óbvio, se assemelham a prova.
    Parabéns ao blog! Rumo à PF!

    ResponderExcluir
  3. Um incentivo a mais: "Comissão do Senado apresenta emenda que impede corte no orçamento da PF" (LDO de 2018)

    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,comissao-do-senado-aprova-emenda-que-impede-corte-no-orcamento-da-pf,70001877941

    ResponderExcluir
  4. Realmente! as vezes damos prioridade em determinados assuntos e deixamos outros de lado, por exemplo: atualidades,AFO, legislação especial etc. matérias essas que sempre pensamos em deixar para após o edital. enfim a questão de simulados é muito padrão! ainda mais se estiver a frente dos(as) camarada dos simulados, sensação de estar no fluxo! rsrs.
    Em breve entrando pelos portões da ANP!!!
    Parabéns Alexandre Santos, pelo grande trabalho sendo realizado no blog.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Alexandre! Também sou do RJ, vc sabe algum simulado presencial bom no RJ para a PF?
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, tbm sou do RJ e venho acompanhando a movimentação de possíveis turmas de simulados presencial. Notei q existem turmas para PRF. Para PF nem turmas regulares presenciais têm formado como para PRF. Parece-me que os candidatos estão mais interessados pela PRF aqui no RJ. Meu foco sempre foi a PF desde 2012, quando iniciei meus estudos. Aconselho não esperar abrir turmas presenciais e procurar em grupos de estudos turmas de simulados na internet. Não sei se conhece o Missão PapaFoX, que deve iniciar um novo ciclo de simulados daqui a 2 meses. Existem cursos preparatórios q disponibilizam simulados online tbm, como o Alfa Concursos. Aqui no RJ a Academia do concurso tem uma turma de simulados para abrir desde o último concurso rsrssr, porém não abre por falta de demanda. Creio q turmas presenciais só irão abrir com a proximidade do edital, pq ai irão parecer candidatos a rodo, rsrsrs. O importante é vc ir treinando através de grupos de estudos e simulados online. Mas não deixe de realizar simulados.

      Excluir
    2. Obrigado pelas discas Cláudio, irei dar uma olha no Missão PapaFox. Realmente simulado presencial no RJ para PF ainda não achei, para a PRF realmente existe alguns. Bons estudos 💪

      Excluir
    3. Não sabia que não está tendo simulado para PF na ACP. Ficava lotado!!!

      Existem outras boas opções por aí.O importante é cada um buscar a sua motivação.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Caro Alexandre, gostaria de saber se existem muitas diferenças entre homens e mulheres após a aprovação. Todos têm exatamente o mesmo treino na ANP? E após a formatura, as mulheres são encaminharas para determinadas lotações e funções na mesma proporção que o sexo masculino? Tenho essas dúvidas e não consigo encontrar respostas! Muito obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  8. O treinamento na ANP é o mesmo para todos, a única coisa são os índices do Taf como já previsto no edital. O único critério para escolha de vagas é a ordem de classificação. No meu concurso, por exemplo, muitas meninas foram para Tabatinga/AM (lotação muito operacional). Não existe número de vagas para homens e mulheres. Pode ter uma lotação só com mulheres ou apenas com homens.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma curiosidade que eu tenho, estando na ANP a "matéria" que teria um maior peso para a pontuação/nota do aluno,seria o TAF?

      Obrigado abs

      Excluir
    2. Não. O TAF é apenas uma das dezenas de disciplinas. Ser ruim no TAF definitivamente não vai te jogar pro Oiapoque.

      Excluir
  9. Pessoal, o concurso da Abin foi autorizado. PF deve ser o próximo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tomara viu! do jeito que esses políticos ficam perseguindo a PF.. mas vamos torcer..

      Excluir
  10. Essa autorização do concurso para ABIN nos dá uma esperança.

    Mas, acredito que, caso tenha a da PF, virá também com restrições orçamentárias!!! Ou seja, poucas vagas!!

    Foram solicitadas mais de 500 vagas para ABIN. Só houve autorização para 300.

    Lá no fórum do CW, no tópico da ABIN a galera tá dividida.
    Alguns dizem que quem estuda para PF ou PRF irá prestar o concurso da ABIN, outros acreditam que não, pois ABIN não é polícia!!!

    Fala sério!!!

    Melhor eles focarem os estudos e parar de se preocupar conosco.
    Não vou mentir, prestarei o concurso sim!! Mas sei o que quero.
    Aproveita-se algumas matérias, outras não!!!

    Não vou mudar o foco! Mas na atual "conjuntura"...!!!

    Abração a todos!!!

    E bons estudos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande flopess, boa noite amigo... também acompanhei essa discussão, uns dizem quem estuda para a PF vai ir em peso para esse concurso outros dizem que a ABIN não é policial, eu estava na dúvida se prestaria o concurso ou não, mas vou prestar para aprimoramento da banca, embora o conteúdo mude um pouco, parece que no ultimo concurso caiu geografia, se passar maravilha, mas sempre mantendo o foco na gloriosa PF.

      Excluir
  11. Companheiros, vi uma boa notícia no Instagram de um blog parceiro!!

    Ao final da tarde de hoje o Ministério do Planejamento divulgou esclarecimentos quanto ao PDV e afirmou que concursos públicos podem ser autorizados em casos especiais. Concurso PF e PRF estão incluídos entre os concursos que podem ocorrer.

    Abração a todos e bons estudos!!!

    ResponderExcluir
  12. Galera, MUITAS movimentações no protocolo ontem!! Depois do anúncio de remanejamento de verbas do PAC pra outros locais, como PF, tá chegando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andou bastante mesmo https://protocolointegrado.gov.br/Protocolo/documento/detalhes_documento.jsf?protocolo=03000003054201691

      Excluir
  13. Alexandre, tem alguma informação pelos corredores da PF sobre o concurso com essas recentes movimentações do protocolo?

    ResponderExcluir
  14. Afinal, seria escrivao ou agente? ou ambos??

    ResponderExcluir
  15. E ai ??? O processo andou mesmo ou é só marketing do Alfacon querendo vender curso e não desanimar a galera? alguém sabe?

    ResponderExcluir
  16. Senhores informação: delegado e perito (primeiro concurso). Depois escrivão e agente.
    Papiloscopista não existe previsão.

    Estou enrolado mas farei uma postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for assim, serão muitas vagas para delegado então!

      Excluir
    2. muito boa essa informação!! Que agente e escrivão saia so ano que vem!!!!!!!!!!!!! #fé

      Excluir
    3. Valeu, Alexandre! Você acredita em ANP para agente e escrivão começando já no segundo semestre de 2018 ou apenas em 2019?

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Simulado Nacional PRF. Grupo: Missão Papa Romeo Fox

    http://sagapolicial.com/2017/08/01/concurso-prf-simulado-nacional-gratuito/

    ResponderExcluir