sábado, 31 de maio de 2014

Motivos da minha grande gratidão pelo Estado do ACRE

Por diversas vezes as pessoas escrevem aqui no blog dizendo que sonham com a Polícia Federal. Apesar de ser bastante conceituada no ano de 2004 eu não havia pensado em fazer parte deste mundo. Simplesmente comprei a Folha Dirigida e na ocasião me interessei pela PRF. Não fui aprovado no concurso e fiquei sem rumo. Após um certo tempo saiu autorização para a PF. Na ocasião eram pouco mais de 1000 vagas concurso Nacional e Regional. Tomei a iniciativa de voltar a estudar. Praticamente foi a partir de então que comecei a ter noção da dimensão de um concurso público.

Os professores orientavam para quem pudesse fazer a prova regional. Na época havia necessidade de realizar a prova no local de sua opção. A passagem de avião era muita cara na época e sabendo das minhas limitações de conteúdo não era prudente eu fazer este sacrifício com a minha família. Conversando com um vizinho que trabalhava na VARIG ele disse que me levava e depois buscava só pagando a taxa de embarque. Me animei e cai dentro da ideia. Fiz minha inscrição, vejam só, para o Estado do Acre. Com 24 anos era uma coisa que me assustava. Primeira vez andando de avião. Quando entrei no voo em Brasília estava 90% dos passageiros com o código na mão e a luz ligada fazendo a leitura. Neste momento meu vizinho falou: QUE LOUCURA… NUNCA VI ISSO NA MINHA VIDA!!!

Ao chegar no Estado do Acre senti um clima tenso. Vários candidatos chegando e sentia um cheirou forte de queimada. Ao perguntar disseram ser a queimada e devastação em nossa floresta. Logo de cara meu amigo se achando carioca malandro tomei logo a primeira facada. O preço era fechado e ele exigiu taximetro, resultado: pague uns 20 reais a mais. Na hora de ir embora meu vizinho alertou que era péssimo o funcionamento do telefone lá e formamos um acordo de independente de qualquer coisa Domingo estaríamos tal hora no aeroporto. Fiquei aproximadamente uns 5 dias lá. Desde então vi o quanto era o prestigio pelo Departamento. Só o fato de você prestar o concurso já te dava o status. Parecia que eu estava no RJ. Várias pessoas que eu conhecia, sem ter intimidade, estavam por lá. Fiz duas inscrições: APF e EPF. No dia das provas resolvi não fazer escrivão e apostei tudo só na de Agente.

Acredito que tenha sido neste concurso que o DPF pegou muito receio pelos excedentes. Já se falavam no grande déficit e na convocação muito maior do que a que estava anunciada. Nesta época foi possível candidatos passar para diversos cargos. Era prova pela manhã e a tarde para cargos diferentes. Existiam pessoas fazendo por exemplo APF e DPF. Dessa forma, a pessoa estava no curso e era convocada para o outro cargo. Foi um grande prejuízo para União. Desde então o Departamento não quer mais saber de excedente. Voltando a falar do concurso, pelo que estudei fiz uma boa prova, mas errei questões bobas que me deixaram de fora.

Lembra do que meu vizinho me disse? Fiquei sem contato com ele e fui para o aeroporto sem saber se ele estaria lá ou não. Vários colegas com passagem na mão e eu na dependência de um amigo. Discussão de pessoas que haviam perdido o voo e só sairiam de lá quase uma semana depois, pois os poucos vooos estavam lotados. Parecia cena de filme quando deu o horário chegou o voo e de longe vi meu amigo. Cara que alívio!!! Sabe quando descarrega uma carga de tensão??? Como é bom ver alguém conhecido estando tão longe de casa. Esqueci de dizer que um dia após a prova fomos até a fronteira Brasileia – Cobija Bolívia (eu e outros candidatos). Foi meu primeiro contato com EPITACIOLOVE. Coincidência ou não foi aí que começava minha relação com o Estado do Acre.


Veio a prova Nacional e nada… Como Policial Militar observava toda a dificuldade e desvalorização da classe e adorava assistir TV vendo as MEGAS da PF. Foi aí que decidi em 2008 tomar vergonha na cara e lutar por um sonho que se tornou uma grande paixão e hoje um casamento que como todo relacionamento tem sua fase de crises, mas com certeza será superada. Para quem diz que o Acre não existe mude o seu conceito, pois eu estou aqui e sou feliz!

8 comentários:

  1. Mestre Alexandre,
    Como diz em um livro "NADA É POR ACASO".
    Tu sabe informar alguma coisa qualquer sobre o RS?Nunca vejo ninguém comentar nada sobre o meu Rio Grande.Sei que temos muitas delegacias aqui no estado, e toda vez que passo em frente a Superintendência quase choro ao ver o simbolo da PF (Porto Alegre).
    Um grande abraço.
    Rumo ao DPF...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Luiz,

      Por coincidência um colega que rendemos aqui - concurso anterior ao nosso - foi para Rio Grande, mas não tenho contato com ele. Durante o tempo que ficou a esposa estudou e foi aprovada no concurso da CEF e foi removida com ele.

      Eu também já passei por isso. Passava próximo a SR durante o período da noite e via o símbolo. Automaticamente, algo inconsciente, fazia o sinal da cruz por respeito. Era para ser irmão e você também vai chegar.

      Abs

      Excluir
  2. Poxa, Alexandre, obrigado por compartilhar sua histórica conosco! E que histórica bacana, viu!?

    Quem diria que um dia você voltaria exatamente para o Estado onde vc havia feito a prova de 2004!?

    Todo lugar deve ter algo bom pra se fazer. E tem outra coisa: gosto de dizer que não importa o lugar, mas sim COM QUEM você está. E vc estando com sua família já deve ajudar bastante. Somando-se a isso, havendo um bom clima com os colegas de trabalho, os anos não devem demorar muito a passar.

    Tô chegando!!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala irmão,

      exatamente. A amizade que você constrói na primeira lotação é algo incrível realmente uma grande família. Após, a lotação melhora, mas a saudade dos amigos é muito grande. Enfim, ser Federal é assim. Novas amizades serão formadas. Aqui tudo é motivo de confraternização desde futebol até o UFFCHOP.

      Estamos te aguardando.

      Obs: vou postar fotos de Cruzeiro.


      Excluir
  3. Fala Alexandre, blz?
    Acompanho seu blog, mas esta é a primeira vez que escrevo. Meu nome é Althieris, sou escrivão da Civil em Minas.
    Creio que trabalhei com um atual colega de trabalho seu, o Marcelo, ele tá por aí? kkkkk
    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Marcelo???

    Porraaaa meu camarada "pupilo"!!! Bom saber que a poliçada da Civil de MG está por aqui. Já teve um outro colega seu postando também. Ele trouxe muita experiência para PF adquirida aí. E você, também vem?rs

    Estamos juntos. Já comentei com ele que um colega escreveu aqui.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, tô firme aqui nos estudos, tomei pau p/ agente PF 2012 (fiz 50) e agente PCDF 2013 (fiz 62), mas agora tô com fé que vai dar certo.
      Fiz um cronograma imaginando a prova entre 17/8 e 21/9.
      Ah, fala p/ Marcelão atender o telefone, liguei pra ele duas vezes e não atendeu! kkkkkkkk A gnt passou mt fds em 2012 plantado naquela DP de Ituiutaba, e quando ele me disse que havia feito 84 na objetiva de agente, falei VAI CORRER MEU FILHO! KKKKKKKKKKK
      Abraços!

      Excluir
  5. Boa tarde, Alexandre, tudo Bem?

    Brother, vc tem email para que eu possa entrar em contato?
    Preciso de uma orientação quanto a PF, se possível.

    Abraço

    Rudney (rudneydp@hotmail.com)

    ResponderExcluir