Salvo engano - após a publicação - a prova deve ser realizada no mínimo 2 meses depois. Este é o prazo basicamente que vocês ainda possuem para dar o último ajuste. Chegou o momento de fazer aquele resumo das partes mas importantes de cada matéria e além disso reforçar aquelas que você possui mais dificuldades. Fiquem tranquilos... A Prova do Cespe não é difícil. O Grande desafio é ser melhor do que os outros candidatos.
Uma dúvida que sempre paira no ar é: fazer a redação antes ou depois? Sempre fiz antes mas neste último fiz depois. Peguei a prova com a cabeça fria. Gastei cerca de 2 minutos para dar uma geral na prova antes de começar. Realizava a leitura dos textos de português de forma rápida e depois analisava na questão se pedia algo de interpretação - geralmente a maior parte das questões são desta forma.
Por muitas vezes você lê bem devagar e depois observa que não depende do texto. É uma tática da Banca. Redação oficial é um tema que vem ganhando muito espaço. Me recordo que deixei em branco questões fáceis. Atualidades é o seguinte: ou cai o que está sendo noticiado na imprensa ou questões do tipo: INTERPOL que em 2009 ninguém sabia. Você precisa ter noção onde deve meter a mão e onde pode recuar. Algumas questões são colocadas como o diferencial e mais do que isso, são feitas para o candidato errar.
Quando peguei a prova de 2012 e vi a parte de direito vibrei pois sabia que estava elaborada com temas modernos... Fui na cautela mas confiando no meu conhecimento, resultado: Arrebentei nesta parte!!! Não fui bem em Contabilidade porém sai positivo. Economia errei uma que até hoje estou puto foi erro do professor em aula e AFO mandei bem. Quando saí da prova perguntei a uma amigo sobre a nota de corte e ele disse: 58 no gabarito preliminar tá dentro e não deu outra... O corte foi 62 mas com anulações!!! É muito difícil mas até hoje existem pessoas que passam pontuando muito pouco nestas três matérias ou deixando em branco...
Pois é, amigo! A hora tá chegando!
ResponderExcluirLembro que para prova de Agente, deixei de estudar Economia e me dei mal. Resolvi arriscar, e chutei todas uma letra só. E haviam, das oito questões, 4 "C" e 4 "E", ou seja, zerei as questões.
Mas mesmo se houvesse deixado em branco, daria no mesmo.
Dessa vez, estou estudando tudo. Na verdade, tinha um material bom para microeconomia, deixei para ver mais próximo da prova, e quando saiu o edital, mudou muita coisa em Economia, daí resolvi arriscar e não estudei nada.
Foquei outras matérias.
Para e prova de Escrivão, nada de "chute"! Vou responder o que sei, o que não sei, "em branco"!!!!
Abração!!!
Positivo é importante ter estratégia. Por muitas vezes ela decidirá se estará dentro ou fora. Tive um professor que falava que "dizer que em uma resposta você possui 50% de chances é errado" isso porque se você estudou e acha alguma coisa é sinal que possui ao menos 70%. Se chegar na casa dos 80% de certeza vale a pena marcar pois de 5 questões você sairá com algo líquido POSITIVO.
ExcluirPrimeiro marco tudo que tenho certeza. As dúvidas faço uma letra pequena e interrogação. Quando tudo está marcado no cartão volto para analisar as que deixaria em branco e faço uma avaliação. A confiança no que já marquei anteriormente poderá fazer você tentar ou não.
obs: nas questões que tenho CERTEZA coloco exclamação ao lado e conto antes de marcar o cartão.
Inveja desse cachorro com esse distintivo!
ResponderExcluir.
adoro distintivo: ele, camisa e a glock é o papel de parede do meu pc. Só pra toda vez que eu o ligar lembrar o motivo de eu estar sozinho no meu quarto estudando, hoje para outro concurso ainda estou em objetivos meio, com uma angustia pois, será mesmo que dará certo meu objetivo fim(PF)? como eu vou fazer pra aprender tanta coisa! e olhe que tenho muito tempo pela frente só vou me formar em 2017 com esse "monte de contratação" que ocorrerá para a copa acho que a PF passará um bom tempo sem concurso.
.
abraços e sigamos sonhando e trilhando essa solitária missão de estudar.
O tamanho do seu sonho é o que vai fazer você sustentar os seus estudos. Todos possuem essa dúvida se vai passar ou não. No meu caso não foi diferente.
ResponderExcluirÉ bom ver pessoas com esse perfil. vamos ver como será daqui para frente. O DPF está contratando mas existem muitas aposentadorias. Além disso, se a reestruturação não sair em no máximo 2 anos muitos servidores quando saírem da fronteira e forem para locais com maior facilidade nos estudos buscarão outros cargos.
É notória a diferença entre os servidores antigos e a galera depois de 2004, principalmente 2009 e 2012. Eles mesmos falam conosco sobre a nossa qualidade intelectual. Se o departamento não valorizar os servidores haverão muitas exonerações e até mesmo diminuição na concorrência por novas vagas.
Já teve momentos dos EPAs ganharem mais do que auditores da Receita e hoje eles ganham igual a Delegado além de voltarem para casa mais rápido.
Apesar da diferença intelectual entre alguns servidores é importante frisar que eles são "patrimônios do DPF" pois foram eles que fizeram o Departamento ser o que é hoje!!!
Forte abraço.