Com a proximidade das demais
etapas o candidato deve estar atento a detalhes que podem fazer a diferença.
Após a felicidade de avançar na primeira etapa a euforia deve ser deixada de
lado.
Sabemos a dificuldade que é este concurso. Falta menos do que faltava,
mas temos que manter “os pés no chão”.
Teste físico: O ideal é tomar um
café leve, levar algumas frutas, barra de cereal... É preciso estar atento à
chamada. Eles chamam antes do horário marcado pela banca examinadora. O teste é
apenas eliminatório você não precisa ser atleta e pontuar o máximo em todos os
testes. Façam os seus cálculos. Não tem esta de achar que fazendo o máximo na pontuação você poderá ser indicado para algo depois. Na ANP ninguém saberá a sua pontuação no TAF Cespe. Mesmo as pessoas bem condicionadas correm o risco de lesão. Estratégia é
a melhor opção. Não deixar para pegar o atestado na véspera da prova. Pode ser
que o médio exija algum tipo de exame complementar. Devido a vários problemas com
candidatos no dia do TAF, é cada vez mais comum, médicos terem receio de
entregar o atestado.
Psicotécnico: É a grande “assombração”
dos concurseiros. Teste muito cansativo e longo. Diversos testes são aplicados.
Você responde uma pergunta pela manhã e no final da tarde observa que a mesma
pergunta foi feita novamente. Acredito que seja o exame mais complicado do concurso.
Exame médico: Atentar para o
modelo exigido pela banca nos laudos. Geralmente os médicos não gostam disso.
Expliquem a eles a necessidade para não ocorrer problemas. Levem o modelo e confiram
para ver se ficou igual. É importante também conferir se todos os exames solicitados
estão na lista do pedido. Eu fiquei em exigência
porque faltou um tipo de exame de sangue.
Novo concurso
Estamos em um momento de
transição política. O déficit no quadro de pessoal é imenso e que aumentou mais
ainda com a especulação da reforma da previdência. Este concurso atual não foi
parâmetro. Acredito em nova prova no final de 2019 ou primeiro semestre de
2020.
Parece bizarro, mas a melhor dica para o TAF é não esquecer de levar o atestado no dia. Rs
ResponderExcluirO último apontamento foi o que mais me interessou hehehe
ResponderExcluirExcelente dicas! Dicas adicionais:
ResponderExcluirExame Psicotécnico: Leiam o manual do psicotécnico do Concurseiro Robson e mandem brasa.
Exame médico: chequem, rechequem e chequem de novo os exames e se estão de acordo com o solicitado (CADA LETRA). Não deem margem para o azar. O CESPE aceitou os exames esquecidos em 2012 e 2013 (não sei como foi em 2015), mas não deem brecha. Eu mesmo fui reprovado no exame médico em 2013 (faltou um dos quesitos em um dos exames) e na mesma época o tratamento com os candidatos da PRF foi bem diferente (não aceitaram os exames restantes em fase de recurso administrativo) e foi uma dor de cabeça. Mas não contem com a sorte.
Dica pós-TAF: Mantenham/melhorem o condicionamento físico para passar no TAF. Mas tomem muito cuidado com atividades que possam machucar. Sinceramente, eu recomendo ser radical: nada de futebol e jiu-jitsu, por exemplo. Qualquer coisa cuja chance de se lesionar seja alta, é bom dar um tempo. Depois QUE TOMAR POSSE aí você já estará garantido e qualquer coisa entra de licença médica. Até lá, vale a pena o sacrifício. Um ano sem jogar bola não mata.
Boa sorte a todos e parabéns!
É justamente na etapa dos exames médicos que estou com receio. Esse ano, eles exigiram, além da assinatura e especialidade do médico, a presença do número do RQE(Registro de Qualificação de Especialista). Aí é que está o grande problema, pois pouquíssimos médicos tem esse número no carimbo, já que não é obrigado pelo CRM. Já comecei a procurar os especialistas e estou bem preocupado, pois todos me disseram que dificilmente irei encontrar médicos com o número do RQE.
ExcluirNo edital está nítido essa exigência:
Excluir14.9 Em todos os exames laboratoriais e complementares, além do nome completo do candidato, deverá
constar, obrigatoriamente, a assinatura, a especialidade (obrigatoriamente com o número de Registro de
Qualificação de Especialista – RQE, ou com anexação de cópia de documento que comprove a especialidade
médica – conforme definido nos artigos 1º, 2º e 3º da Resolução do Conselho Federal de Medicina [CFM] nº
1.960/2010, de 12 de janeiro de 2011) e o registro no órgão de classe específico do profissional responsável
e que assina o relatório médico, sendo motivo de inautenticidade destes a inobservância ou a omissão do
referido número
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirJá em relação a cópia do documento que comprove a especialidade, outra alternativa dada pela banca, dificilmente os médicos vão ceder. Alguém mais com essa dificuldade?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO número não precisa estar no carimbo do médico, basta pedir que ele adicione ao laudo junto com o nome dele. Além disso, salvo engano tem como consultar a especialidade do medico e RQE em algum site, concurso passado alguns colegas o fizeram, só não lembro se só imprimiram a tela do site, bizu é unir os aprovados num grupo do face/whats e irem trocando ideias.
ResponderExcluirMuito obrigado, Vitor! Então pode ser adicionado de caneta ao lado da assinatura, né?! Pensei que deveria vir no carimbo! Uma amiga médica me falou dessa consulta no site do CFM. Vou analisar essa possibilidade tbm. Já pensei nesse bizu do grupo, mas ainda não conheço ninguém, pois sempre estudei sozinho em casa.
ExcluirCara, de caneta eu não sei, eu enchia o saco dos médicos, mas nesse caso ai eu pediria para colocar no computador antes de imprimir, caso seja impresso, senão iria com caneta e mais a consulta do site, tem que ser chato mesmo, teve exame que fui em 3 médicos até sair como queria.
Excluir"senão iria com caneta e mais a consulta do site..."
ExcluirPensei nisso tbm. Mas, sinceramente, estou muito preocupado com esse lance do RQE. Até pq, ao contrário do edital de 2014, nesse veio uma exigência expressa.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite, também estou encontrando dificuldade em adquirir junto aos médicos o RQE. Achei o site Associação Médica Brasileira e lá dá pra consultar o número do registro do RQE, juntamente com CRM e outras coisas.
ResponderExcluirO TAF está dentro dos índices, só manter a calma e contratar a ansiedade.
Estamos no caminho, espero um dia poder postar meu testemunho AK no blog e somar com esses Pikas das Galáxias......
Exatamente, Eloy! Você já realizou os exames laboratoriais? Se quiser trocar informações, a gente pode se falar pelo whats...
ExcluirBoa tarde fera, anota o meu WhatsApp 67 999957053. Amanhã sera meu dia, 08:30h. Vamos com tudo
ExcluirMeu esposo passou para ir para o TAF mas nao vai, pois machuvou o joelho. Estamos bem tristes. Mas pensa que coisa ele tMbeém tem visão monocular mesmo se passando no taf nao conseguiria na avaliação médica. Ele fez para escrivão
ResponderExcluirEm relação à visão monocular, justiça neles. Na academia de EPF 2014 tinha um cara com visão monocular. Não sei se tomou posse.
ExcluirAi galera, um protocolo antigo que trata de um pedido de 600 vagas para Agente caminhou ontem. Vem coisa ai?
ResponderExcluirhttps://protocolointegrado.gov.br/Protocolo/documento/detalhes_documento.jsf?protocolo=03000003054201691
Blz! Bruno vamos ficar acompanhando...Qualquer coisa vamos postar aqui no blog. Senhores aprovados um excelente TAF para cada um e boa sorte nas baterias. Parabéns a todos.
ExcluirForça Sempre.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcabei de chegar do TAF. Assim como na prova objetiva, eles dão uma saco para guardar e colocar dentro da mochila. No mais, deu tudo certo para mim, graças a Deus. Na barra, fiz o máximo: 15; na impulsão horizontal, dei uma desequilibrada no primeiro salto, mas, mesmo assim, fiz 2,10( no segundo ia fazer uns 2,35, mas caí para trás); na natação, fiz 37s; na corrida(já debaixo de um sol escaldante de 13:30 em Salvador), fiz 2.600. Mas um passo foi dado! Que venham as próximas etapas!
ExcluirParabéns Lucas. Falta pouco amigão....
ExcluirShow de bola guerreiro... continue firme. Parabéns!!!
ExcluirParabéns, Lucas! Fico ansioso só de ler suas atualizações sobre as demais etapas rsrs ... Fiquei com 56 líquidos nessa prova, não foi dessa vez. Mas na próxima oportunidade nóis se encontra lá na fronteira. Abraços e boa sorte.
ExcluirValeu, galera! Sigamos firme nessa árdua batalha. Não desistam! Se servir para motivá-los, informo-lhes que, no meu grupo do TAF, tinha uma pessoa que estava há 11 anos estudando para o cargo de Delegado; já outra, há pouquíssimo tempo e com apenas 22 anos de idade. Isso só comprova que cada um tem seu tempo e quem persevera e não desiste vence!
ExcluirCreio que sim. Eu TB irei realizar em outra cidade e irei de carro, no caso nem o alarme do carro podera entrar, conforme o edital de convocação, que ainda deixa margem para outras coisas, pois tem o "etc"
ResponderExcluirNão sei se é possível para os senhores, mas o bom mesmo é ir com algum amigo ou parente. Além do apoio moral na hora das provas ( gritos de incentivo) a pessoa pode ajudar a resolver coisas como essas e você se concentra 100% na prova.
ResponderExcluirPovão de Jesus, façam uma publicação pra gente trocar uma ideia sobre PRF, visto que essa é a bola da vez =D
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde, há a possibilidade de ser feita uma postagem sobre as possíveis lotação do pessoalnovo? já houve algum concurso de remoção dentro da instituição? e como é vista a possibilidade de lotações dos papilos (cargo para o qual passei), pelo que eu soube, geralmente são alocados nas SR, procede?
ResponderExcluirBoa tarde. Parabéns pela aprovação. O último concurso para papi foi aquele de 2012 e eles foram lotados nos mais diversos lugares. Depois (por volta da época que os APFs de 2015 tomara posse, salvo engano) houve um recrutamento, mas apenas para capitais.
ExcluirNão se sabe oficialmente para que lotações irão os novos papis então teoricamente pode ser pra qualquer uma.
Até o momento não houve concurso de remoção (geralmente ocorre durante a formação dos novos policiais).
Sucesso!!