O novo Governo tem a promessa de fortalecer a cúpula de
segurança pública, principalmente a Polícia Federal, que tem desenvolvido papel
fundamental em operações de extrema importância no país. Para isso, terá que
repor o quadro de servidores através de concurso público (Concurso Polícia
Federal 2016).
E parece que a promessa não ficou somente na teoria. Isso
porque, o processo que trata da consulta de verba para realização do Concurso
Polícia Federal 2016, parado no Planejamento desde janeiro deste ano, recebeu
ontem, dia 18 de maio, uma movimentação. Agora, o pedido é analisado pela
Coordenação-Geral de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pessoas.
Fonte:
http://noticiasconcursos.com.br/concurso-policia-federal-2016-tem-movimentacao/
Servidores querem manter acordos
As carreiras que fecharam acordo no dia da votação do
impeachment no Senado têm pressa em saber qual será o posicionamento do novo
ministro do Planejamento, Romero Jucá, sobre as propostas. Para valerem, os
acordos precisam da aprovação do atual governo, pois, como os reajustes foram
acertados para o ano que vem, precisam ser encaminhados ao Congresso Nacional,
até agosto, prazo final para envio da Lei Orçamentária de 2017.
Assinaram termo com a Secretaria de Gestão de Pessoas e
Relações de Trabalho (SEGRT): analistas técnicos de políticas sociais, analistas
de infraestrutura, peritos agrários do Incra, delegados, peritos, escrivães,
papiloscopistas e agentes da Polícia Federal e servidores do Departamento
Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e da Polícia Rodoviária
Federal.
Porém, desde a posse da equipe do governo interino, a
sinalização é de que as negociações de última hora serão analisadas.
Os representantes sindicais esperam ter oportunidade de
discutir as propostas com o novo ministro da pasta. No caso da Polícia Federal,
o acordo firmado prevê reajuste de 10,8%, em janeiro de 2017, com bônus de R$ 3
mil para delegados e peritos e de R$ 1,8 mil para agentes, escrivães e
papiloscopistas, além de aumento de 4,75% e 4,5%, em 2018 e 2019,
respectivamente. O presidente da Federação Nacional do Policiais Federais
(Fenapef), Luís Boudens, tem expectativa de ser recebido ainda esta semana para
tratar da negociação. “Queremos que o governo faça a adequação de tornar os
reajustes igualitários para todas as carreiras da PF. Não tivemos tempo para
conversar no momento que assinamos”, afirmou .
Fonte:
http://servidorpblicofederal.blogspot.com.br/2016/05/servidores-querem-manter-acordos.html
Sou excedente APF 2014, e mirando no próximo concurso de Agente. Algumas fontes dizem que se houver novo concurso antes de 2019 é lucro, devido a crise econômica. Este possível cenário desanima muito, mas procuro encontrar esperança que uma nova chance não se delongue por tanto tempo.
ResponderExcluirA crise é grande e alguns colegas que estudam estão aproveitando oportunidades no Estado e Município. O negócio é manter a pegada para quando chegar estar bem preparado.
Excluirótimas notícias para fortalecer mais os estudos... Foco e Fé em Deus.
ResponderExcluirBoa noite a todos que acompanham o Blog. Com a permissão dos administradores do BLog, aproveito o espaço para colocar o seguinte tema em debate: "prestar o concurso para EPF, dobrando suas chances de entrar para o DPF, mesmo não gostando muito das atribuições do cargo, ou aguardar o próximo concurso para APF"? Sei que a s matérias são parecidas, então serviria como um teste, mas e se vc classificar? Vai cursar a ANP ou esperar o próximo APF? Muitos sabem que depois de tomar posse fica difícil retomar o ritmo dos estudos. Enfim, gostaria de ler as opiniões daqueles que possuem a mesma dúvida. Bons estudos a todos!
ResponderExcluirMeu conselho de amigo é: Faça, e se passar, entre! Porque nada lhe garante que irá passar no próximo pra APF. Lá na ANP eram vários EPFs refazendo pra APF, é até melhor, já vai bizurado, é "antigão", e ainda, já faz a ANP ganhando como EPF, enquanto os "novinhos" estarão recebendo metade.
ExcluirE pra quem quer ser operacional full mesmo como Escriba se mata e banca o curso do GPI, ou NEPOM, ou então até mesmo o COT , que aí nada vai fazer diferença o seu cargo.
É a análise que faço já estando "do outro lado". ;D
Bons estudos!
Caro wellington, os EPFs caso preencham os demais requisitos, podem fazer o curso do COT? cara isso é muito massa. Se me permite uma ideia para um próximo post, COT e GPI.
ExcluirObrigado, o blog é uma das minhas paginas iniciais, quase todos os dias eu olho.
Opa parceiro, qualquer policial federal pode integrar o COT, CAOP, NEPOM, GPI, seja Agente, Escriba ou Papilo. Não faz a menor diferença o cargo, desde que seja policial, e tbm não há preferência pra ninguém, todos iguais.
ExcluirÓtima ideia, vou me informar melhor e fazer um post a respeito.
abs
waleu guerreiro.
ExcluirEm relação a prestar ou não concurso para EPF tenho algumas considerações: na minha opinião o que vale é estra dentro, mas vejo alguns problemas internos em relação a isso.
ExcluirMuitos colegas são aprovados no concurso, passam pelas diversas etapas, ANP, recebe os parabéns de amigos e familiares e depois partem para posse. O problema é que alguns não se encontram na função e tendem a querer desempenhar outra função. Alguns conseguem, outros não. Isso pode trazer uma grande frustração ao policial federal. Existem os cursos tipo COT, GPI, CAOP, mas apenas lembrando: GPI ainda não é lotação você desempenha sua função normalmente e quando é necessário será acionado.
Existe a possibilidade de uma fusão de cargos e eu até acredito nisso, porém, vários colegas dizem que é conversa fiada. No concurso de 2009, salvo engano, eram 350 vagas para EPF e 200 APF. Eu preferi tentar APF e não passei já um colega que estudava comigo mudou de opção e fez EPF sendo aprovado.
Acho válido aproveitar o conhecimento e tentar e entrar na firma como escrivão, porém, não conte que entrará e ficará fora do cartório. Na minha lotação atual não é autorizado um servidor exercer a função de outro cargo é vedado, mas isso muda de local para local.
Vale lembrar que vários EPFs exercem sua função numa boa e estão satisfeitos com o trabalho.
Concurso para Delegado e Perito? ou será que já vem concurso para Escrivão ou Agente?
ResponderExcluirVamos ter que esperar sair o concurso pra Delegado e Perito, não vai ter jeito, e só depois pensar em escrivão! O importante é entrar independente do cargo, até porque se fala numa futura unificação de cargos e acredito que ocorra mesmo que informalmente.
ResponderExcluirO pessoal que já está do outro lado pode falar melhor!!!!!
Na realidade, pouco provável, e praticamente impossível sair um concurso pra Delegado sem ter pra escrivão junto. Não faz nem sentido, porque escrivães já não são suficientes para os delegados que já existem, e se vir mais uma turma de Delta não terão escrivães pra eles. "Muito cacique pra pouco índio". Portanto, na atual situação que vivemos, é incabível uma turma de delta sem escrivão junto. e assim tem sido nos últimos concursos.
ExcluirQuanto a essa unificação, pelo clima aqui dentro, é coisa pro próximo milênio. hahaha. Não existe a menor chance disso ocorrer. Muito embora seja desejável.
Podem anotar aí, o próximo concurso contemplará 600 vagas distribuídas entre os cargos de Delegado, Escrivão e Perito, da seguinte forma: 150 para o primeiro, 350 para o segundo e 100 para o terceiro. Ou seja, exatamente como disposto no último edital.
ExcluirNinguém sabe ao certo, dizem que provavelmente APF venha no final de 2017 ou 2018, acho que deve sair sim, pois o ultimo de agente saiu no final de 2014, iniciou o curso de formação em 2015 e 2016 posse se eu não me engano, seguindo uma linha de raciocínio o próximo sairia no final de 2017 com inicio da academia em 2018 e posse em 2019, mas bora estudar galera que o tempo esta voando pelo menos para mim, ja estamos no meio do ano praticamente.
ResponderExcluirEspero que demore um pouquinho ...rsrsrsrs
ResponderExcluirBom dia guerreiros, ligado sempre nesse espaço que nos motiva e mantém informados sobre a PF. Alexandre ou algum outro nobre colega que possa responder, o que efetivamente está vigorando a respeito do adicional de fronteira, qual o valor, quais cidades estão recebendo, enfim, dá uma clareada aí pra gente. abraço
ResponderExcluirBoa tarde amigo, no manual das lotações do concurseiro Robson, tem todas as lotações contendo informações sobre tudo inclusive adicional de fronteira, me corrija se eu estiver errado, vi que está em torno de 1800 o adicional de fonteira. abraço !
ExcluirExiste uma lista das cidades que deveriam receber este adicional. O problema que necessita de uma regulamentação da lei dizendo de fato quem tem direito. Dessa forma, sindicatos estão entrando na Justiça solicitando o pagamento através d eliminar. É impossível dizer quem conseguiu ou não. Recentemente, as lotações do Estado do Acre conseguiram a apreciação judicial.
ExcluirAbs
Tem um colega que perguntou quanto tempo ele conseguiria ir para Belém. Na própria academia já é possível direto, mas para isso, você precisa ficar bem classificado.
ResponderExcluirBoatos que o protocolo do processo foi desmembrado, contemplando agora escrivão (350), delegado (150) e perito (100). Fiquem ligados!
ResponderExcluirTorcendo para que esse boato se concretize rs #PF
ExcluirOs escrivães já diziam que seria impossível ter concurso para delegado e também não ter p escrivão. Este boato também tomei conhecimento hoje!
ResponderExcluirRedobrem a atenção!!!
Eu sou escrivão e detesto, rs.
ResponderExcluirMas pelo menos de vez em quando dá pra dar uma variada, ir na rua, pegar uma missão, etc. Sem falar que o salário é o mesmo de agente e papiloscopista, atuais 8702 reais + 458 de auxilio alimentação, lembrando que o salário passará ano que vem para quase 12 mil.
Se já tiver em um bom emprego, não recomendo vir pra fronteira pra ser escrivão não (pois essa fusão aí não boto fé em curto prazo não).
Mas se não for o caso (tá desempregado ou ganhando um salário razoavelmente menor), aí tu faz o concurso e depois tenta de agente, se quiser.
Qual função é melhor pra remoção , Escrivão ou Agente?
ResponderExcluirEscrivão remove mais rápido, geralmente. Isso porque o quadro é menor, acho que 4,5 vezes menos que os agentes.
ResponderExcluirEntretanto, o serviço de agente é bem mais dinâmico (ou pelo menos tem a possibilidade. Se um Agente souber investigar determinado tipo de crime, provavelmente vão aproveitar ele. Já o escrivão, provavelmente vai acumular inquérito e, se tiver muito inquérito pra cumprir, tem que ser MUITO motivado para trabalhar dobrado).
Boa noite,
ExcluirDescreve mais um pouco a função do Escrivão. E Quando você fala "se tiver muito inquérito pra cumprir" diz respeito aos prazos dos inquéritos?
Agradeço desde já pela atenção!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirO escrivão é responsável pela lavratura (na prática, digitação) de termos de declarações, autos de apreensão, ofícios, memorandos.
ExcluirControle de inquéritos que chegam e que saem, certificando o recebimento e a remessa.
Controle de material apreendido, alimentando os respectivos sistemas.
Carimbar, perfurar e numerar páginas.
E pode fazer ainda todas as atividades desempenhadas por agentes.
Quando falei "inquérito para cumprir" me referi aos despachos contidos no inquérito (nada mais que ordens escritas pelo delegado)
Exemplo:
DESPACHO
1. Intime conforme pauta cartorária JOSE JOAO DA SILVA, ABRAHAM LINCOLN e BARACK OBAMA.
2. Expeça ofício ao TCU solicitando relatório X
3. Apreenda os cartões de benefício do bolsa família supostamente falsificados.
Então vc teria q cumprir o disposto acima. E isso vai desde pesquisar os endereços no sistema até colar o envelope.
Então se tiver muito serviço "de escrivão" para fazer, suas saídas à rua PODEM ser prejudicadas. Digo podem porque é possível que o delegado ou chefe de cartório ache ruim você "protelar" suas atividades cartorárias para fazer serviço "de agente". O fato é que voce vai acumular na maioria das vezes. Se sua "operacionalidade" não prejudicar a burocracia, tudo bem.
Mas sugiro que faça o concurso e venha ver como é de dentro. Tem gosto pra tudo na vida. Se achar ruim faz pra agente ou outra coisa. Melhor um pássaro na mão que dois voando.
Muito obrigado!
ExcluirSua explicação foi muito esclarecedora, sanou 90% das minhas dúvidas em relação ao cargo.
Se sair o certame para Escrivão irei fazer porque com toda essa situação não sabemos quando vai ter para Agente.
Valeu Brother!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAproveitando o assunto, gostaria de saber se o escrivão desempenhar atividades de inteligência mesmo sem ir à rua, utilizando os bancos de dados, ouvindo as interceptações telefônicas, etc. Tenho muito interesse nessa área, mas sempre fico na dúvida se o cargo de escrivão permite isso. Mesmo assim, continuo estudando pra escrivão.
ResponderExcluirVai depender do volume de trabalho. Não é comum, especialmente nas grandes cidades, escrivão ficar totalmente afastado de inquérito. Tem que ter sorte de ter escrivão "sobrando" (pois de forma geral cada delegado quer um escrivão pra trabalhar exclusivamente com ele).
ExcluirAssim, você provavelmente vai ACUMULAR as funções de investigação e cartorária.
ExcluirSe o escrivão pode*
ResponderExcluirCom quanto tempo de serviço um escrivão pode tentar os cursos do COT, NEPOM e CAOP?
ResponderExcluirCOT e CAOP exigem de qualquer policial 1 ano de serviço (já contando com o período do curso). NEPOM não tem tempo mínimo.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia, o escrivão após ter concluído o curso do COT ou CAOP ou mesmo o NEPOM perde suas responsabilidades cartorárias e fica exclusivamente a cargo das atividades especiais ou desempenha essas funções nas respectivas unidades especiais. Existe alguma restrição por parte da chefia em autorizar o Escrivão a se voluntariar para esses cursos?
ResponderExcluirCOT e CAOP fica exclusivo. NEPOM depende.
ResponderExcluirRestrição depende também mas geralmente não há restrição (até pq a maioria nao conclui mesmo)
BLZ camarada, muito obrigado pelo retorno.
ResponderExcluirConheci seu blog hoje e já está favoritado. Sempre tive o sonho de ser policial e depois que entrei na faculdade ser policial federal nunca mais saiu da minha cabeça. Infelizmente a vida leva a gente pra caminhos diferentes, muitas vezes frutos de escolhas ruins, no meu caso foi priorizar a vida dos outros e esquecer a minha. 5 anos se passaram desde que me formei, mas esse sonho não morreu. Ainda pretendo realizá-lo, mas agora tenho uma filha prestes a nascer e as prioridades mudam. Agora pretendo ingressar nos quadros da OAB, coisa que eu adiei por muito tempo e depois começar a me dedicar a esse sonho. Mesmo que no fim eu não consiga vou saber que tentei, o que é muito melhor que nunca tentar e se frustrar com aquele "e se.."
ResponderExcluirUm grande abraço.