sábado, 31 de dezembro de 2016

Feliz 2017!!!!

Como já é do conhecimento da maioria dos senhores, em 2017 teremos um reajuste salarial. A partir de fevereiro os novos valores já estarão fazendo parte do subsidio dos Policiais Federais. Nesta época de crise e com os novos valores a tendência é que a concorrência fique ainda mais acirrada. Somando a isso, temos a reforma da Previdência, que está tirando o sono da população.

No primeiro texto anunciado a PF, PRF e PC estavam sendo incluídos na “vala comum”, ou seja, estávamos ficando fora do regime diferenciado. Tudo indica que teremos mudanças, mas algo diferente deverá ser apresentado para nós. Existem fortes rumores sobre o concurso da PRF. É comum encontrar colegas trabalhando neste órgão e passando esta informação. Eles também tiveram aumento concedido pelo governo federal com reflexo já em 2017.

Tabela salarial PF:








Tabela salaria PRF:












Desejo aos amigos do Blog um feliz 2017 repleto de paz, alegria, saúde e muita disposição para estudar.


São os votos da família “ORGULHOSOS DE SER FEDERAIS”.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Chute Técnico



Olá galera! Blz? E os estudos? Insane Mode: ON?!

Respondendo aos muitos e-mails dos fans, kkkkk, resolvi fazer esse post explicando a minha concepção sobre o chute técnico, estarei me baseando principalmente no meu conhecimento prático e nas análises de dezenas a centenas de gabaritos (CESPE) que verifiquei durante meu preparo. Fiz também algumas pesquisas relacionadas ao assunto enquanto estudava, mas nunca encontrei nada bem sintetizado como o que tentarei fazer nesse post.

SIM, CHUTE TÉCNICO FUNCIONA! PORÉM...ENTRETANTO...TODAVIA... depende do seu nível de estudo; quanto mais preparado você estiver mais ele irá funcionar. Entenda que não estamos falando de um chute às cegas, e sim de uma técnica. E como toda técnica, exige estudo e treino.

Acredito que esse será um dos posts mais intrigantes que vocês já viram, céticos podem não aceitar o que irei falar, mas como dizia Dr. House: “Números não mentem”. xD

Primeiramente, o chute técnico possui diversas linhas de aplicação, abordarei as duas mais conhecidas e, é claro, que mais utilizei.

A primeira delas (se subdivide em 3) não exige tanto conhecimento para ser utilizada, não sei o nome certo, mas sempre chamei de “Questão trancada” ou “Questão Aberta” ou “Questão Semiaberta”.

A “Questão Trancada” engloba as questões que não aceitam outra alternativa, sem a possibilidade de uma segunda opção, exemplo: “APENAS/SOMENTE quem estuda por PDF passa em concurso”. É um exemplo simples, mas a ideia é essa, em tudo que fazemos geralmente tem outra forma de também dar certo (Geralmente há exceções). Esses tipos que questões costumam ter em sua construção um “NÃO É POSSÍVEL”, “APENAS”, “JAMAIS”, “NUNCA” “SOMENTE”, “EM NENHUMA HIPÓTESE”, “DE MODO NENHUM”. Assertivas contendo essas partículas OU EXPRESSANDO ESSES SENTIDOS na gigantesca maioria das vezes está errada, avalio em 80% a possibilidade de tal assertiva ser errada. (Jamais teremos um 100%). Mas se na sua prova tiver 10 questões com essas construções, com certeza você sairá no lucro aplicando a técnica, na pior hipótese você acerta pelo menos 6 e erra 4, ficando com 2+.

A “Questão Aberta” é o oposto da anterior, mas que também tende a estar errada, pois geralmente há exceções; possui os termos “EM QUALQUER CASO”, “DE TODA FORMA”, “SEMPRE”; A probabilidade de estar errada também gira em torno dos 80%. Veja que nem sempre terá esses mesmos termos, você deverá analisar a questão e avaliar qual o sentido que ela está expressando.

Já a “Questão Semiaberta” é o meio termo das duas anteriores, pois nem admite todas as possibilidades como também não inclui apenas uma ou nenhuma. Essas questões geralmente estarão certas. Exprimem a ideia de “Em alguns casos”, “Uma vez ou outra”.

Observe que essas três espécies usam a regra maior que diz: Geralmente há exceção, ou seja, nem tudo é permitido e nem tudo é proibido.

Essa técnica para mim é uma das melhores, pois pode ser aplicada a tudo que for de matéria, nas provas que fiz até hoje sempre apliquei essa técnica, nunca tive prejuízo. Use ela com cautela e a considere apenas como um auxílio, lembre-se que o mais importante é o estudo. E nunca se esqueça dos 20% que faltam para “fechar” a conta. Risos.

Treinem bastante, toda questão que você for responder a partir de hoje, procure primeiro esses termos que disse, e vá aplicando no seu dia a dia, poste aqui os seus resultados dos exercícios. Lhe garanto que funciona.

O “ponto fraco” dessa técnica é que em provas mais elaboradas as bancas tentam ao máximo evitar esses tipos que construções, entretanto, o sentido que os termos expressam dificilmente é completamente evitado, embora se utilizem de outras palavras. xD.

Em uma estimativa por baixo, nas provas de 120 questões, você irá conseguir aplicar essa técnica em cerca de 5 a 10 questões. (Se tratando de chute, é um número elevado).

Tenha em mente que não se passa em um concurso apenas com técnicas de chute, são um auxílio, que se bem aplicadas, irão lhe garantir alguns pontos extras. Imagine quantos não passaram no concurso de APF 2014 e em tantos outros por falta de 1 ponto ;/.

A Segunda técnica é muito mais complexa, e nunca utilizei, mas conheço vários amigos que usaram e hoje estão na PF ou em outros órgãos. Está diretamente ligada a seu nível de estudo. Quanto melhor você estiver, melhor será a sua aplicação.

Funciona da seguinte forma, após você terminar toda sua prova, conte quantas você marcou “C” e quantas “E”; as provas tendem a ter gabaritos balanceados, de modo que 50% de toda a prova será C e a outra metade E. Ou seja, se a prova tiver 120 questões, seu gabarito terá 60 C e 60 E. Dentre tantos gabaritos que analisei, em alguns casos, de fato batiam 60C/60E, porém a grande maioria vem com 62/58; 61/59; 63/57. Veja que não há diferenças exorbitantes, há um equilíbrio, e é nisso que tiramos vantagem. Então, no fim você contou e digamos que tenha respondido 110 questões, e dentre essas, 50 você marcou como C e as outras 60 marcou como E, as 10 que ficaram em branco marque elas como “C”, se (como já falei antes) você estiver em um bom nível de preparo, com certeza irá ganhar alguns pontos. O ponto fraco dessa técnica é que, como no meu caso, na prova de APF 2014 respondi apenas umas 92 questões, não mais que isso, e quando contei, os números estavam bastante equilibrados, algo em torno de 50E/42C e ainda faltavam 28 questões. Portanto, não foi possível o uso dessa técnica nessa situação. Mas vários amigos com quem conversei na ANP fizeram isso e ganharam pontos, uns conseguiram 2, outros 5 e por aí vai, lembro que pra PRF um amigo ganhou 7 pontos. Essa realmente funciona, e como eu disse, na minha prova não pude usar ela, mas estava preparado para utilizá-la se fosse possível. Mas como eu disse, você deve treiná-las para tê-las como auxílio, não deu para eu usar essa, mas a primeira que citei me auxiliou bastante.

A última técnica, (Só soube dela após fazer minha prova) é um tanto quanto absurda, mas que se eu tivesse utilizado teria ganhado uns 10 pontos; na realidade é desdobramento da anterior, e também depende inteiramente do seu nível de preparação, funciona da seguinte forma: em linhas gerais, encontre em sua prova 35 questões erradas, e chute todo o resto (85) como “C”. Sei que parece estranho, mas vejamos: considerando que as provas sejam equilibradas 60C/60E, se você acerta as 35 que marcou como E, e marcou as outras 85 como C, veja que irá acertar todas as questões C, garantindo 60 pontos e errar as outras 25E, como uma errada anula uma certa, acertou 35 + 60 = 95, subtraindo as 25E, fica com 70 pontos, com uma redação bem feita, você está aprovado.

O amigo que me mostrou essa técnica, olhei a prova dele com meus próprios olhos, e tinha sequências grandes todas respondidas como C, cerca de 15 questões seguidas, óbvio que foi chute. Mas só funcionou porque ele acertou as 35 questões (ou bem perto disso) que marcou como E, ou seja, exige que você esteja preparado. Ele se arriscou porque, nas palavras dele, “estava estudando há pouco tempo e não tinha condições de atingir uma nota para ser aprovado pelo meio convencional de se responder provas e tinha confiança de que acertaria as 35 que marcou como E”.

Você pode estar se perguntando, por que 35 E ao invés de 35 C? Questões erradas são mais fáceis de respondermos, não é verdade? É fácil quando se encontra o erro; por outro lado, quando a questão está C temos mais dificuldades para marcar, pois pode ser que seja questão capciosa e não estamos identificando erro algum, sempre questão C é mais difícil!

Quem descobriu essa ideia certamente é um gênio, faz todo sentido, e como já disse, eu ganharia uns 10 pontos se tivesse aplicado ela nas outras 28 questões de deixei em branco, me colocaria no Top 10. xD

O ponto fraco dessa técnica é que ela depende totalmente do seu desempenho em acertar as questões “E”. No meu caso, respondi 50E, óbvio que não acertei as 50, devo ter errado umas 3-4, ainda assim, acertei umas 45 E, logo, se eu tivesse aplicado a técnica, teria ficado próximo aos 90 pontos (fiz 78). No gabarito definitivo, ficou 61C, 52E e 7 anulações. Outro risco, como sempre, é de a banca fazer uma prova desbalanceada, isto é, 80E e 40C, ou o contrário, mas sinceramente, acho muito difícil de algo assim acontecer, no máximo um 67/53. 

O risco sempre existe. Vai de cada um arriscar ou não, falo por mim, e apenas por mim, Wellington Macedo,  não é a opinião do blog, tendo em vista que não perguntei a ideia dos amigos Alexandre Santos nem do Caverna; utilizei a primeira técnica sempre, a segunda não usei na PF, e na prova da PRF preferi não arriscar, mas me arrependi, teria conseguido uns 5 pontos a mais. 

O objetivo desse post é trazer a vocês novas abordagens, tentei explanar ao máximo os pontos positivos e negativos de cada técnica. Não estimulo nem aconselho ninguém a usar essas técnicas (exceto a primeira, desperdício seria não utilizá-la), analise você mesmo os números, as possibilidades, em que nível de preparação você se considera estar e decida por conta própria e boa prova!

Devo deixar claro que essa questão se aplica a praticamente todas as bancas e a todos os concursos e vestibulares.


Recordo de um Sr. chamado Sapóia, tem alguns vídeos dele no Youtube explicando algumas ideias do que citei aqui, aconselho a analisarem, e sempre terem em mente que nenhuma técnica de chute lhe garantirá uma vaga, e sim o seu preparo, a sua dedicação, portanto, se você decidir usar as técnicas, use-as como a "ultima ratio". Se eventualmente elas funcionarem com você, lembre-se que não é por "pura sorte", é porque você estava preparado; e, quanto mais preparado você está, mais "sortudo" você se torna". Como disse Tiger Woods: "Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho". 

Acho que é tudo galera! Estude cada dia mais, se supere a cada semana!

Qualquer coisa, estou à disposição, postem suas dúvidas, se preferir, me enviem email. lingworks@hotmail.com

Bons Estudos! Insane Mode: ON!


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Estudando no presente e planejando o futuro!!!



Após a aprovação no concurso e o início do curso na Academia Nacional de Polícia a indagação que mais passa na cabeça dos alunos é a lotação que cada um será contemplado. O interessante é que tudo fica diferente quando você olha o mapa do Brasil. A sensação que você tem é que as distancias diminuem e locais que antigamente você nunca pensou em conhecer passam a fazer cada vez mais parte de sua vida. A partir do momento que as notas começaram a sair  observei que cada vez estava mais longe do Rio de Janeiro. Sinceramente, o  sonho de me formar era tão grande que isso nunca fez diferença na minha vida.

Diversas provas ao longo da semana, o fato de não poder sair da ANP, saudade da família, exercícios e eliminações são alguns fatores que começam a pesar. Na minha primeira prova objetiva me surpreendi quando vi que existia cartão de marcação. Psicologicamente pesou, pois automaticamente você lembra de tudo o que passou e pensa: ainda não acabou! Conforme falei anteriormente, é importante você obter uma boa classificação para escolher cidades melhores. Existem cidades de 4 pontos muito superiores a outras quem também possuem a mesma pontuação. Sem dúvida esta escolha fará total diferença em sua vida. Na minha opinião, o ideal é tirar no mínimo 9,25 nas provas objetivas e caprichar no TAF, Abordagem e prova de tiro.

Parece que foi ontem que cheguei na fronteira. Em média você fica uma semana na capital de missão (para os policiais que são lotados nas descentralizadas). Após, começam os deslocamentos para as cidades. Conversando com os “antigões” descobri algo interessante: antigamente os locais eram muito isolados e com a estrutura muito ruim. Atualmente, apesar das dificuldades, é possível morar em qualquer lotação. Lembrando sempre  que com filhos, principalmente pequenos, a dificuldade pode ser um pouco maior.

Nosso Brasil realmente é imenso e com muitas diversidades culturais. Com aproximadamente 3 anos e 10 meses de DPF posso afirmar que vivi neste período momentos inesquecíveis. Conheci boa parte do Brasil viajando de missão. Geralmente é neste  momento “missão” que vocês irão reencontrar colegas da época da ANP e com certeza darão boas risadas!!! Após 3 anos paguei minha etapa e fui removido. Se em um passado bem recente a família passou dificuldades, atualmente estamos em uma cidade com excelente qualidade de vida Campo Grande MS.


Senhores, com certeza tudo valeu a pena!!!

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

FEDERAL Há Nove Meses!





Salve Salve Brasil!

Peço perdão a todos pela ausência no Blog... Mas voltei pra ficar! Haha

Já estamos há mais de meses dos meus últimos posts, como estão levando os estudos? O cronograma?  Resumos? As revisões? O que está mais difícil? Estão conseguindo aplicar as dicas que passei? Sente que seu estudo está evoluindo?

A cada dia sou grato a Deus por ter me abençoado com esse trabalho. Há nove meses sendo FEDERAL e muitas coisas boas já me aconteceram, estive em locais onde jamais imaginei um dia ir; a cada missão, uma nova experiência, novos horizontes. Já foram tantos serviços que é impossível falar tudo aqui.

Esse trabalho explora nossa criatividade em um nível absurdo. Tem muito serviço interessante a ser feito aqui, mas, é claro, tem muita coisa chata que deve ser feita também L. Haha. Mas devo deixar claro que serviço interessante/serviço chato é ponto de vista. Certamente muitos pensam o contrário, o que é interessante pra mim pra outro colega pode ser chato. Faz parte. E aqui na PF tem espaço pra todos os gostos.

Tive a oportunidade de atuar nas Olimpíadas em Manaus-AM, e nessa mesma missão revi amigos da minha turma (Turma Quebec!) e também outro amigo com quem dividi alojamento na ANP. Como é bom rever amigos da Academia e poder trabalhar ao lado deles!

Atualmente estou em Pimenta Bueno - Rondônia atuando no âmbito da Operação Roosevelt. Estarei aqui por 1 mês dando apoio nos serviços; e aqui, já dei uma olhada no que tem pra ser feito, e só tem o que eu gosto: inteligência, investigação, vigilância, barreira, abordagem... Estou muito empolgado com as diligências, jamais imaginei que seria tão bacana o serviço por aqui.

Meu amigo aqui com quem faço dupla (meu “canga”) já é Classe Especial, o cara manja muito, estou aprendendo bastante aqui.

Então é isso galera, estudem mais e mais, se superem a cada dia, o estudo deve ser agressivo!

INSANE MODE: ON!

A PF aguarda os senhores!


O Brasil é nosso e é lindo!


Vlw!

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Polícia Federal é ovacionada durante desfile de 7 de Setembro em Brasília

Reconhecimento: no momento que os policiais federais foram anunciados, as pessoas se levantavam e aplaudiram de pé.


A Polícia Federal foi ovacionada pelo público que acompanhava o desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios em Brasília. No momento que os policiais federais foram anunciados, as pessoas se levantavam e aplaudiram de pé. Alguns populares até ensaiaram um grito de “Moro! Moro!”, mas rapidamente acabou.

Segundo estimativas da Polícia Militar do Distrito Federal, mais de 25 mil pessoas estiveram na Esplanada para acompanhar o desfile da Independência.


Fala meus amigos, como estamos nos estudos?

Sei que a fase é complicada, mas temos que manter a pegada. Quem está acompanhando os bastidores sabe que o sindicato da PF e PRF estão cobrando novos concursos. Embora a conjuntura política ainda está se alinhando já é possível notar a pressão por novas vagas.

Diante disso, necessitamos manter o entusiasmo para vencermos as dificuldades que estão por vir. Observei que está em andamento o concurso para PC/GO e Anvisa ambas organizadas pela Cespe. Caso exista a possibilidade de realizarem o certame façam. Digo isso para manterem contato com a Banca mesmo que não tenham interesse de ingressarem nas carreiras.

Devido aos grandes eventos estamos sumidos do blog... Peguei um grande período de missão e não vejo a hora de retornar para casa. Por outro lado, estou tendo a experiência de atuar pela primeira vez no Estado de São Paulo. No trabalho Ostensivo é que podemos notar o carinho que a população tem pelo DPF. É comum ouvir coisas do tipo “parabéns por colaborar com um Brasil melhor”. Ainda mais comum são pessoas se aproximando perguntando sobre o concurso. As pessoas não estão acostumadas a ver um policial federal ostensivo. Chega a ser engraçado é visível olhares discretos em nossa direção. Entretanto, a ostensividade atrai vários problemas corriqueiros que não temos costume em atuar.


Está sendo uma experiência interessante já que rotineiramente minhas atividades são mais sigilosas. Mudanças no Executivo federal, reforma da previdência e os concurseiros continuam na batalha em busca de seus objetivos. Aos guerreiros(as) não esqueçam que muitos candidatos bons saíram da batalha devido à incerteza do mercado. Vamos persistir!!!

sábado, 16 de julho de 2016

Prefeito e secretários de Brasileia são afastados durante Operação da PF

Operação ‘Metástase’ foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (14).



Trabalho investiga crimes relacionados a desvio de recursos públicos.

O prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes, e quatro secretários municipais foram afastados dos cargos em cumprimento à Operação “Metástase”, deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (14) no município. O ex-prefeito do município também foi preso durante a operação que investiga desvio de verba pública. Eles são acusados ainda de corrupção ativa e passiva, organização criminosa, lavagem de capitais e falsidade ideológica.

As investigações também foram realizadas pelo Ministério Público do Acre (MP-AC). A reportagem entrou em contato com o MP e foi informado que o órgão não vai se pronunciar sobre o caso devido às investigações ainda estarem em andamento.

No total, a polícia cumpriu 26 medidas judiciais. Dentre elas, 13 mandados de busca e apreensão, que incluiu também a capital Rio Branco; sete conduções coercitivas; um mandado de prisão; além dos cinco afastamentos de cargos públicos na atual gestão.

As investigações duraram um ano e meio,e foram analisados mais de 2 mil documentos. Ainda conforme a PF, a operação recebeu o nome de “Metástase” porque as investigações começaram com desvios na saúde e, posteriormente, a polícia descobriu que as irregularidades se estendiam em outras áreas.

A PF informou ainda que uma entrevista coletiva deve ocorrer ainda nesta quinta-feira para divulgar mais informações sobre a operação.

fonte: G1 - Acre

domingo, 10 de julho de 2016

Próximos Concursos

2017/2018

Fala galera como estamos nos estudos? Sei que é difícil manter o ritmo durante tanta incerteza, mas o esforço é necessário para vitória. Estive na Academia Nacional em Brasília (berço de formação) e tive contato com vários colegas que formaram em 2014 e 2015 e atualmente estão espalhados por este imenso Brasil.

As informações de concurso para Escrivão, Perito e Delegado aumentam a cada dia 2017 e Agente 2018. O clima das olimpíadas toma conta do Departamento. Nos últimos dias diversas operações estão "estourando" e ganhando espaço na imprensa. Tenho certeza que estas ações de uma forma ou de outra motivam os senhores(as) durante os estudos. 

Esta semana aconteceu algo muito interessante. Colegas que estavam trazendo veículos apreendidos "de grandes operações" - com reboques ostensivos do DPF -, foram aplaudidos e receberam diversos "buzinaços" ao longo do trajeto. Isso decorreu do reconhecimento e orgulho que a sociedade brasileira possui no trabalho realizado nos últimos anos de Departamento.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Últimas notícias


O novo Governo tem a promessa de fortalecer a cúpula de segurança pública, principalmente a Polícia Federal, que tem desenvolvido papel fundamental em operações de extrema importância no país. Para isso, terá que repor o quadro de servidores através de concurso público (Concurso Polícia Federal 2016).

E parece que a promessa não ficou somente na teoria. Isso porque, o processo que trata da consulta de verba para realização do Concurso Polícia Federal 2016, parado no Planejamento desde janeiro deste ano, recebeu ontem, dia 18 de maio, uma movimentação. Agora, o pedido é analisado pela Coordenação-Geral de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pessoas.

Fonte: http://noticiasconcursos.com.br/concurso-policia-federal-2016-tem-movimentacao/

Servidores querem manter acordos

As carreiras que fecharam acordo no dia da votação do impeachment no Senado têm pressa em saber qual será o posicionamento do novo ministro do Planejamento, Romero Jucá, sobre as propostas. Para valerem, os acordos precisam da aprovação do atual governo, pois, como os reajustes foram acertados para o ano que vem, precisam ser encaminhados ao Congresso Nacional, até agosto, prazo final para envio da Lei Orçamentária de 2017.

Assinaram termo com a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SEGRT): analistas técnicos de políticas sociais, analistas de infraestrutura, peritos agrários do Incra, delegados, peritos, escrivães, papiloscopistas e agentes da Polícia Federal e servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e da Polícia Rodoviária Federal.

Porém, desde a posse da equipe do governo interino, a sinalização é de que as negociações de última hora serão analisadas.

Os representantes sindicais esperam ter oportunidade de discutir as propostas com o novo ministro da pasta. No caso da Polícia Federal, o acordo firmado prevê reajuste de 10,8%, em janeiro de 2017, com bônus de R$ 3 mil para delegados e peritos e de R$ 1,8 mil para agentes, escrivães e papiloscopistas, além de aumento de 4,75% e 4,5%, em 2018 e 2019, respectivamente. O presidente da Federação Nacional do Policiais Federais (Fenapef), Luís Boudens, tem expectativa de ser recebido ainda esta semana para tratar da negociação. “Queremos que o governo faça a adequação de tornar os reajustes igualitários para todas as carreiras da PF. Não tivemos tempo para conversar no momento que assinamos”, afirmou .


Fonte: http://servidorpblicofederal.blogspot.com.br/2016/05/servidores-querem-manter-acordos.html

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Feriado!

Salve salve galera, blz?!

Estou gostando de ver geral motivado e participando do blog (www.aspirantespf.blogspot.com.br), o que me leva a crer que tudo que postamos aqui está surtindo o efeito desejado...nosso trabalho não está sendo em vão!

Meu objetivo ao ombrear essa missão deste blog com os amigos Alexandre e Caverna não é outro senão contribuir para que pessoas saiam de suas retrógradas zonas de conforto e se aventurem a estudar (sim! Se preparar para um concurso é uma aventura e tanto!).

Temos recebido vários e-mails de pessoas falando que há 2-3 ou mais anos haviam deixado de acreditar no sonho de um dia ser Federal, mas que após leitura dos posts do blog ganharam novos ânimos e agora estão firmes e fortes! Esse feedback muito nos alegra!

Voltando ao assunto do post...hoje é feriado...como será seu dia?! Descansar? Games? Tv? Ou estudar no modo insano?! Aconselho a última opção! Concordo com você que essa não é a mais favorável, mas certamente é a que mais lhe ajudará a tornar o seu sonho mais perto da realidade!

Um feriado é um excelente dia para se adiantar os estudos, ler os resumos, resolver muitas questões e ganhar mais confiança e disciplina.

Dedique o dia inteiro ao estudo como se nada mais importasse. Lembre-se que isso está sendo apenas uma pequena etapa da sua vida, não é para sempre. Fiz isso por três anos. Tudo valeu a pena, hoje, pela graça do meu bom Deus, sou Agente Federal.

E então, como será seu dia?!

Bons estudos! 

Abs

Wellington Macedo

terça-feira, 5 de abril de 2016

Trajetória de sucesso

Pensei por vários dias antes começar a escrever sobre minha jornada até aqui. É realmente difícil sintetizar tudo, até chegar ao dia em que finalmente me tornei uma policial federal, fazendo o que nasci pra fazer. De qualquer forma, vou tentar. Meu nome é Karoline, nome de guerra, França. Eu tenho 32 anos e, embora tenha tomado posse no cargo de agente de polícia federal no dia 08/01/2016, essa jornada começou há muito tempo. Creio que convém relatar alguns fatos de minha vida que, pela sua importância, contribuíram e influenciaram para eu estar onde estou.

Minha mãe teve que me criar sozinha. Quando eu tinha quase dois anos, um carro a atropelou no gramado de casa, mudando nossas vidas para sempre. Durante muitos anos ela sofreu, de hospital em hospital, médico em médico, trocando várias vezes próteses no quadril por conta do atropelamento. Hoje, graças ao bom Deus e depois de tanto sofrimento, ela está tão bem que teima em subir no telhado para consertar alguma coisa. Passamos juntas por muitas restrições - ela certamente muito mais - contudo, não deixou que nada me faltasse. Certo dia minha avó me contou que minha mãe fazia questão de trabalhar aos sábados, quando possível, pois aos sábados ela ganhava marmita no trabalho. Mesmo com todas as dificuldades, minha mãe fez questão de, com muito sacrifício, me matricular no melhor curso de inglês da cidade. Embora à época eu odiasse (pela quantidade de gente "esnobe" que lá havia), isso mais tarde me proporcionou grandes oportunidades.

Eu dei muito trabalho à minha mãe, mas também muitas alegrias. Tivemos fases péssimas e fases incríveis, como qualquer família.

Minha mãe queria que eu somente estudasse, mas eu queria trabalhar, comecei aos 14 anos, como atendente de lanchonete. Graças a Deus, esse primeiro trabalho durou pouco. A quantidade de trabalho era digna de um burro de carga. Acabei aprendendo que, após começarmos a trabalhar, não podemos mais voltar a ser só estudante. Arrumei então um estágio, e depois passei a trabalhar como atendente de call center. Em 2003 iniciei a faculdade, no curso de sistemas de informação (em uma faculdade pequena, que já nem existe mais). Com a faculdade e o curso de inglês, surgiu a oportunidade de um estágio em um banco multinacional. Foi o maior salário da história da minha família, R$ 1094,00 (O primeiro tinha sido de R$ 94,00). 

A vida tinha melhorado muito, mas em 2009 eu descobri a Polícia Federal. Me apaixonei. Fiz cursinhos, fiz a prova da PRF e PF em 2009, fiz em 2012, fiz administrativo da PF. Fiz muitas provas, não passei em nenhuma.

Paralelamente aos fracassos nos concursos, tive um relacionamento que acabou muito mal, em 2010. Para resumir, eu perdi um apartamento, que tinha comprado há menos de um ano, perdi um carro novo, e pra finalizar, perdi o emprego. Voltei a morar com minha mãe.

O mercado de trabalho estava péssimo. Gastei o restante de meus recursos em cursinhos, mas não tive êxito em nenhum concurso. Cheguei em uma situação crítica, então passei a aceitar trabalhar com qualquer coisa pra não ficar em casa. Consegui um emprego como vendedora de loja, em shopping. Depois, cheguei a trabalhar até no Cirque du Soleil (esse foi mais bacana, pois consegui ver algumas apresentações de graça). Nessa época, consegui comprar um fusca. Ele me deixou a pé na rua algumas vezes, é verdade, mas era até divertido (fora, claro, a vez que quase pegou fogo com minha mãe e eu dentro).

Consegui, depois, voltar a trabalhar como analista de sistemas, minha profissão. Já estava desistindo do sonho de ser policial, quando inusitadamente conheci um rapaz, concurseiro, em uma aula de dança de salão. Com ele, aprendi a estudar com eficiência, assinei o qcconcursos para resolver questões (eu não sabia que existia), e resolvi mais de 30 simulados. Diante da minha situação, ele me fez a proposta mais louca do mundo: largar o emprego e estudar em período integral nos meses que restavam até a prova. Eu topei, uma última tentativa de correr atrás daquele sonho, ele me deu suporte em tudo, nos estudos e até financeiramente. Fiquei de abril de 2014 até dezembro do mesmo ano (demorou mais que o esperado), só estudando para a prova. Esse concurseiro veio a se tornar meu namorado e, se aguentarmos a tortura da distância, meu futuro marido. s2

Chegou o dia da prova. Passadas as 5 longas horas, eu não tinha a menor ideia se eu tinha ido bem ou não. Lembro-me que na antevéspera de Natal saiu o gabarito do CESPE, eu fiz 70 pontos no preliminar, 73 no definitivo. Outra pedra no caminho foi a redação, eu tinha muita dúvida se tinha conseguido nota suficiente, graças a Deus, passei naquela fase. Sobre as outras fases, cada uma teve a sua dificuldade. Seja juntar exames, ou o desafio do psicológico, ou mesmo ter fé que, apesar dos meus 1,57m de altura, conseguiria saltar ao menos 1,66m no TAF. Tudo isso foi muito difícil, mas nem tanto, comparado ao curso de formação na ANP.

A ANP, também, não me poupou de sofrimentos. A primeira corrida foi inesquecível, minha garganta parecia sangrar, tossi, vomitei. Lá também me contundi, tive diarreia, fui para o hospital, tive muitos hematomas. Cheguei na ANP sem fazer nenhuma barra, no TAF consegui fazer 5, pontuação máxima na modalidade. O ápice do desafio, para mim, era passar novamente pelo salto, no último TAF. Queimei o primeiro salto. Vi, diante dos meus olhos, todo o esforço de anos prestes a ir pelo ralo. Era como estar à beira da morte, e minha vida passando em um filme. Algumas colegas, inclusive atletas, já tinham sido reprovadas no salto naquela semana, eliminadas do concurso às vésperas da formatura. Meu canga de curso, Vinícius, me deu um chacoalhão, disse pra eu me concentrar e fazer como a gente tinha treinado. Fui, saltei 1,75m. A turma toda comemorou. Eu, a menor de todos, consegui.

Depois daquilo, a alegria e comemoração foram muito grandes. A formatura foi inesquecível. Ter a minha família comemorando comigo aquela vitória foi a melhor sensação do mundo.

Hoje sou Agente de Polícia Federal, Terceira Classe, lotada em Epitaciolândia, no Acre (sim, o Acre existe). Ainda tenho muitas dificuldades para enfrentar, a maior dela é a distância da família. Mas Deus tem sido maravilhoso comigo, tenho exercitado minha fé em todos os momentos.



Com essa minha história, tudo o que eu queria transmitir, é que não importa quão pobre você seja, quantas tragédias aconteçam na sua vida, ou mesmo se estudou a vida toda em escola pública. Se não sabe escrever bem, se não teve pai, se não tem recursos, ou se você é o mais baixinho e gordinho. Se quer muito ser policial, astronauta, presidente, seja o que for, você consegue. Basta deixar as desculpas de lado, traçar um plano e segui-lo com dedicação e afinco. Não se engane: você terá que passar o vale da sombra e da morte. Mas, não tema. Deus jamais desiste de nós e dos nossos sonhos.


Ao meu colega, Santos, um grande abraço, quando eu crescer quero ser como você, um exemplo no DPF.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Retratos de vida e carreira Policial Federal



 Policial Federal: retratos de vidas e carreira inspirou-se em experiências de profissionais que aturam junto à Polícia Federal (PF) e vivências de policiais federais e servidores da Superintendência Regional de Santa Catarina. Decidiu-se dar ênfase na carreira do policial desde o seu ingresso por meio do concurso público até a sua aposentadoria. Para construir retratos de trajetórias profissional dos policiais federais, convidou-se funcionários de todos os cargos, funções, níveis e qualificações para contarem suas histórias de vida e experiências. O Sindicato dos Policiais Federais de SC também apresentou como tem sido a contribuição sindical na defesa e garantia de melhorias na carreira policial federal, elevando o reconhecimento profissional perante a sociedade, por meio de salários e das condições de trabalho; e ainda profissionais que pesquisaram algumas questões da vida cotidiana: como a saúde do trabalhador, o tempo livre na aposentadoria e processos gerenciais institucionais.

Quem seria o público leitor deste livro? seriam os atuais policiais e servidores, e seus familiares; os futuros policiais, jovens que sonham em fazer parte dessa instituição e o público em geral diante do contexto nacional que clama pela atuação da PF.

Procurou-se expressar o sentido e o vivido por alguns personagens, por meio de suas histórias de vida, dos relatos de trajetórias profissionais e de resultados de estudos desde a escolha profissional até a decisão pela aposentadoria do policial. O livro mostra as nuances do local de trabalho e das relações que se estabelecem na Instituição.

Fica o convite para o leitor descobrir, alguns RETRATOS DE VIDA e  CARREIRA do POLICIAL FEDERAL.

O grupo de autores agradece o apoio.

Grande abraço.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Em busca do ideal 2016



Boa tarde rapaziada!!!

Passou o carnaval e a partir de agora o ritmo deve ser acelerado. Apesar de todas as expectativas no Mundo dos concursos federais, sabemos que para ingressar na Polícia Federal a cobrança está cada vez maior. Iniciamos este blog com o objetivo de "desvendar" um pouco os mistérios de DPF. Ao longo destes quase 3 anos fizemos diversas amizades ao longo deste imenso Brasil.

Sinceramente chegou um certo momento que não tinha mais ideias, pois acreditava que os assuntos estavam esgotados. Tivemos alguns colaboradores que foram fundamentais para o andamento deste trabalho cada um dando a sua importante contribuição. Atualmente temos duas pessoas fundamentais: Caverna e Wellington Macedo (ambos policiais federias nos últimos concursos)são pessoas que precisamos enaltecer dentro deste trabalho e por isso se tornaram administradores do blog.

Recebo e-mails de diversas regiões do país e me sinto realizado por isso, assim como os demais colegas. Estava pensando em criar algo mais específico para a aprovação nos concursos do DPF. Sinto que podemos colaborar e estarmos mais próximos a vocês. Observo também algumas pessoas orientando os estudos dos concurseiros e isso ajuda muito no dia a dia principalmente no âmbito da motivação e organização. Além disso, existem as demais etapas do concurso que tiram o sono dos concorrentes.

Assim, resolvi conversar com ambos os colegas e quem sabe podemos criar em breve um grupo restrito focando exclusivamente o ingresso no Departamento de Polícia Federal. Acredito e muito nos colegas, pois como vocês mesmos são testemunhas, fazem isso por amor. Muitos colegas aqui estão por "um detalhe" de ingressar no Órgão e outros apesar de não ter muito tempo de estudos precisam otimizar os estudos. Como todos sabem demorei 5 anos para realizar o meu sonho e sou muito feliz, sinceramente, faria tudo novamente.

Dessa forma senhores, em breve podemos anunciar um trabalho mais restrito e profissional a ponto de elevarmos a sua motivação fazendo com que você esteja cada dia mais próximos ao almejado "sonho". O blog em nada vai mudar continuaremos da mesma forma, porém, "poderemos"ter um trabalho em paralelo. Já conversei com os colegas e acredito que eles vão aceitar o desafio.

E você, está disposto a aceitar este desafio???

ORGULHOSOS DE SER FEDERAIS " nem melhor nem pior apenas diferente".

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Planilha de Controle de Estudo/Cronograma - Link pra Download

Salve Salve galera! Blz?!

Seguinte, está ficando inviável pra mim responder a todos pra envio da planilha. Resolvi compartilhar pra ficar mais prático. Só clicar e baixar!


https://drive.google.com/file/d/0B0QWi4rN2JNXNkRIclFaTHh0RTA/view?usp=sharing

Legenda: AFO - Item 3 da matéria de administração (Administração Financeira e Orçamentária).

Mas meu email continua à disposição pra qualquer dúvida ou opinião que você possa querer falar comigo: lingworks@hotmail.com

Bons estudos!

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Título: Técnicas de Estudo - Parte II - Cronograma



Olá concurseiros, Blz? Insane mode:ON?? Haha. Finalmente a parte II está pronta! Risos...

E o cronograma que estou enviando a vocês por email está sendo útil? Pergunto porque o assunto que irei abordar neste post é um complemento da organização dos estudos. Espero conseguir fazer com que vocês compreendam a relevantíssima importância do resumo e também dar um caminho que como chegarem a um resumo realmente eficiente, eficaz e como utilizá-lo.

O resumo deve ser o mais objetivo possível e de rápida leitura para que tenha efetividade; não é só sentar e sair escrevendo tudo que “acha importante” da matéria que fará do seu resumo algo útil. Pelo contrário, quanto mais “coisas importantes” se escreve, menos útil ele se torna. Pode parecer contra-senso o que estou falando, mas explico: Tudo que se aprende durante o estudo tem a sua devida importância e merece a sua atenção, e na próxima prova esse conhecimento poderá ser necessário e fará a diferença entre ser convocado para o Curso de Formação ou continuar estudando para o próximo por mais uns 2/3 anos, assim sendo, se no resumo se escreve o que é importante, e no estudo tudo é importante, logo: Escreve-se a matéria inteira! Usando essa lógica o resumo perde a razão de existir. Então, já vai se “ligando” aí que, não é o fato de a informação ser importante que fará dela merecera de estar no sagrado resumo, risos.

O tamanho de um resumo que a meu ver é o ideal é uma folha (frente/verso) para cada 20 páginas de apostila. Ou seja, se a aula tiver 60 páginas, vai dar 3 folhas de resumo; se tiver 100 páginas, 5 folhas de resumo, isso é excelente, isso é um resumo de qualidade. Estamos falando de uma proporção de 10% resumo/apostila. Imagino que você esteja dizendo: Wellington, é impossível! Hahaha. A maioria dos resumos que vejo, a proporção resumo/apostila varia de 50 a 70%, isso é um absurdo, pelo amor de Deus, chame isso de qualquer outra coisa menos de resumo! Mas não julgo, quando não se tem uma base de como se faz, ele acaba ficando gigante mesmo. Os meus também já foram grandes no início, mas foram grandes porque não tive a oportunidade que vocês estão tendo agora, de ler um texto como esse escrito por quem passou exatamente pela minha situação, pelas mesmas dificuldades, pro mesmo cargo, explicando como é e como se faz e como se usa.

Já disse como deve ser, agora vou tentar lhe explicar como fazê-lo, seguinte: Não pegue uma aula nova e já vai lendo e fazendo resumo, não faça isso! Será um resumo feito às segas! Esse é o primeiro passo: Leia toda a aula e resolva os exercícios, tente apenas entender o assunto, se questionando e respondendo, vai ser difícil não escrever nada, a solução que encontrei foi a seguinte: guarde as canetas e cruze os braços, pode rir de mim, hahaha, mas funciona! Tendo esse primeiro contato com a aula e respondendo os exercícios verá o que realmente é cobrado nas provas sobre aquele assunto, com base nisso, quando for fazer a aula pela segunda vez faça primeiro os exercícios, logo que terminar, aí sim você faz o resumo procurando selecionar as informações do que é cobrado. Dessa forma já vai focando o resumo pra sua prova baseado na prática, e tendo sempre em mente a proporção de 10 páginas de apostila para uma página de resumo, 20 páginas de apostila para duas páginas (1 folha frente/verso).

Pode ser que dependendo do seu nível (iniciante) talvez seja necessário um resumo um pouco maior, sendo assim faça na proporção de 10 a 30%, não mais que isso! E sempre com o intuito de ir reduzindo ele até ficar nos 10%..

Neste momento você deve estar se perguntando porque estou apontando tanto para essa questão de tamanho, simplesmente porque é fundamental na racionalização do tempo! Explico: O ideal é estudar um assunto em um dia e no dia seguinte revisá-lo (creio que você nunca ouviu falar nisso, realmente não é algo que se ver falando por aí), mas como fazer isso sem comprometer as matérias do outro dia? Lendo o resumo pequeno e objetivo! Pela minha experiência, digo que a revisão do dia seguinte é mais importante do que estudar um conteúdo novo. Digo isso porque é comprovado que nós esquecemos muito mais coisas nas primeiras 24 horas do que ao longo de um mês. Seria mais ou menos assim: você decora hoje sobre um assunto, amanhã só irá lembrar de uns 60% (esqueceu 40% em 24h), e daqui a um mês só irá lembra de uns 40%, ou seja, as primeiras 24 horas é o pior momento da memorização, então se você der uma revisada as chances de esquecimento são absurdamente reduzidas, comigo isso foi um descobrimento e tanto, meu estudo ficou muito mais agressivo dessa forma, a minha memorização melhorou muito; desse jeito olhe o que ocorre: Você estuda hoje, amanhã ler o resumo, e no fim de semana revisa novamente e refaça outra vez os exercícios, lhe garanto, fazendo assim não tem como esquecer o assunto! E como o resumo vai ficar pequeno, em uns 5 a 10 minutos você ler ele todo e não atrapalha o cronograma. LEMBRE-SE SEMPRE DE LER O RESUMO! LEIA-O SEMPRE QUE PUDER, DECORE TODO O SEU RESUMO!

Sei muito bem que resumo não é algo simples de se fazer e exige uma certa experiência e prática pra ficar legal, mas eu garanto que se você colocar em prática o cronograma do qual tanto falo e buscar aprender a fazer um resumo objetivo, o seu estudo será muito bem aproveitado.

Tem gente que não acha necessário fazer resumo, ledo engano. Se você não faz resumo, ouso fazer o comentário a seguir: Ou você é um super dotado de elevado QI ou então seu estudo no médio/longo prazo não está rendendo, é insustentável. Conheci lá na ANP alguns que estudaram sem resumo, mas foi um estudo de curtíssimo prazo, coisa de 5 meses de estudo e a maioria que fez assim já possuía uma boa base de estudos anteriores, não saíram do zero...aí tudo bem, o resumo exige um certo tempo a mais, mas não é esse o nosso caso, sequer foi autorizado o concurso, então no mínimo teremos aí talvez até mais de um ano pro próximo de EPF e uns 2 anos pro próximo de APF, portanto, um bom resumo se faz necessário.

Quanto ao resumo que você já fez, veja o tamanho dele e compare com o que estou falando e se envergonhe! Hahahaha. Estou brincando...Eu comprei um caderno novo e fui refazendo meus resumos aos poucos, até porque muito do que está lá você certamente já aprendeu ou não é cobrado em provas, logo não tem necessidade de compor o resumo, portanto, na medida que os estudos forem evoluindo os seus resumos obrigatoriamente devem ir diminuindo, é como se fossem inversamente proporcionais um ao outro.

Infelizmente após a prova em 21/12/2014 me mudei duas vezes, e nessas mudanças acabei perdendo meus cadernos de resumo, se eventualmente eu encontrar eles irei digitar tudo e postar aqui pra vocês. Já deixo aqui a dica, procurem ao menos digitalizar os resumos pra isso não acontecer, e outra coisa, guardem eles bem guardados, resumo de qualidade é trabalhoso pra se fazer, é jóia rara, eu tinha muito ciúmes dos meus, só emprestava pro amigo que estudava junto comigo, e ele só emprestava os dele pra mim, isso porque sabíamos da dificuldade de se fazer bons resumos, então tínhamos muito cuidado, outros colegas me pediam pra levar pra casa pra darem uma lida e eu dizia não! Não por individualismo, mas porque certa vez emprestei e acabaram deixando filhos pequenos “brincar” com meu caderno e perdi 4 páginas de resumo muito bem trabalhadas. Sempre eu falava “não tenho como emprestar, mas se quiser ler, pode sentar aí e leia à vontade!”.

Já pra aqueles que estudam por vídeo aulas, infelizmente não tenho muita experiência, pois meu preparo praticamente todo foi por apostilas do Ponto dos Concursos e do Estratégia. Mas a aplicação é a mesma, você assiste a aula (como se estivesse lendo) e depois responde os exercícios, após isso volte a assistir as aulas e vai anotando o que cai nas provas. Não muda muito.

Espero ter ajudado!

Como dizia o pernalonga: “Isso é tudo pessoal!”. Hahahaha

Bons Estudos, vlw!


Meus posts anteriores:





quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

INSANE MODE: ON!



Iae pessoal, blz? Finalmente já estou empossado e operacional! É o meu primeiro post como Agente Federal! Hahaha.

Em menos de um mês já fiz escolta, barreira, levantamento de informação, intimação, apoio em fiscalização com cão farejador em aeroporto, correios...muito massa a atividade! Todo dia quando vc chega no trabalho não sabe como será, pode ser que o dia seja muito operacional ou não; é o que se diz aqui: “tudo pode acontecer, inclusive nada”, risos.

É impressionante a credibilidade e o tratamento que recebemos da sociedade de bem quando nos identificamos, a sensação é sem igual; a sociedade espera muito de nós e paga muito bem nossos salários; espero conseguir retribuir à altura com o melhor do meu trabalho.

Depois de um mês de muita atividade, agora em fevereiro estarei trabalhando em plantão 24/72, e hoje é meu primeiro dia, 24 horas em uma sala sozinho sentado “à espera de uma ligação”... hahaha. Só volto às atividades operacionais em Março...x(

Parando com esse “lálálá” e voltando ao assunto do post (risos)...

Firmeza nos estudos?! Início de ano é pra estar a todo vapor! Como eu gostava de dizer: Insane Mode: On! É isso mesmo, o papiro tem que estar no modo insano, agressivo, aumentando o conhecimento a cada dia, elevando a taxa de acerto nas questões, decorando mais uma lei, a cada dia mais confiante... E como saber se está insano? Da seguinte forma: Quando você ler alguma coisa e encontrar um erro de acento em alguma palavra vc vai saber o que está errado e como deve ser e o porquê. Quando ver obra pública vc vai recordar de licitação...obras...ampla concorrência. Quando ver em um jornal determinado crime, vai tipificar a conduta, verificar causas de aumento/redução de pena...concurso material, formal? Dizer se é da Polícia Federal/Civil...Se a perícia é obrigatória ou não...alguma excludente de ilicitude? Imputabilidade? Testemunhas...obrigação de dizer a verdade? Sim/não? Quando ver seus documentos ou de sua família ou trabalho vai analisar se estão acondicionados da forma correta, o que deve fazer pra ficar ‘no padrão’? Sua certidão de nascimento está se deteriorando, qual técnica de recuperação utilizar? Quando ouvir algo sobre balança interna/externa, oferta, demanda...vai saber do que se trata... e assim vai. O edital da PF é um dos mais interessantes que acho das carreiras policiais, pois as matérias envolvem bastante o dia-a-dia. Fazendo isso, além de provar que vc está no caminho certo vai servir também como uma espécie de revisão.

Bastante gente me enviou email solicitando a planilha de controle de estudos do meu último post, já enviei aqui pra muuuuuuuuuuuuita gente, gostaria de ter um feedback de você aqui no blog, como está sendo? Tá conseguindo “respeitar” a planilha? Muita dificuldade? Já está percebendo o benefício que ela proporciona?

Em breve vai tá “saindo” a parte II das técnicas de estudo.

Quem ainda não está com a planilha, meu email é lingworks@hotmail.com



Bons Estudos!


terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Fim do período na fronteira

Olá amigos!!!

Acabou o período de fronteira já fui removido e estou mais próximo de casa: Mato Grosso do Sul. Sou muito grato ao Estado do Acre fiz muitos amigos por lá, mas o DPF é assim, e estou pronto para mais uma missão. Antes de sair pude acompanhar a chegada dos novos policiais 100% motivados e isso é bom demais passa uma energia contagiante. Tudo valeu a pena... Após 3 anos aprendemos que aquele medo da lotação na fronteira é pura bobagem e ao final podemos dizer que tudo valeu a pena.

Os amigos se espalham por todo o Brasil, porém em um momento muito breve estaremos todos juntos novamente. Aprendemos que não somos mais cariocas, paulistas, nordestinos... agora somos do Brasil e temos que aceitar esta opção de vida que fizemos. Atualmente o Departamento esta passando pelo seu melhor momento devido a Operação "Lava Jato". A galera chegou vibrando querendo fazer a diferença e este deve ser a autoestima do Policial Federal.

Para os colegas que estão estudando "não existe lotação ruim, ruim é estar fora da Polícia Federal" se dediquem façam  a parte de vocês pois em breve estaremos todos juntos. A cada turma que passa mais recebo contatos devido ao blog pessoas que antes acompanhavam em suas casas e hoje temos a oportunidade de trabalharmos juntos!!!

Vagas disponibilizadas na ANP no último concurso de Agente.
obs: não sei se está exatamente igual, pois surgiram várias listas, mas poderão ter uma noção.

Altamira PA: 21
Araguína TO: 12
Bagé RS: 5
Barra dos Garças MT: 3
Belém PA: 21
Boa Vista RR:15
Cáceres MT:13
Chuí RS:10
Corumba MS: 21
Cruzeiro do Sul AC: 24
Cuiabá MT: 48
Epitaciolândia: 26
Guajará-Mirim: 22
Imperatriz MA: 10
Jaguarão RS:6
Ji-Paraná RO: 29
Macapá AP: 32
Manaus AM: 32
Marabá PA: 21
Naviraí MS: 9
Oiapoque AP: 28
Pacaraima RR: 25
Ponta Porã MS: 31
Porto Velho RO: 43
Redenção PA: 27
Rio Branco AC: 25
Santana do Livramento RS:13
Santarém PA: 19
São Borja RS: 11
São Luis MA: 5
São Paulo: 19
Sinop MT: 9
Tabatinga AM: 30
Três Lagoas MS: 4
Uruguaiana RS: 7
Vilhena RO: 7

domingo, 24 de janeiro de 2016

Retorno aos estudos


Olá galera, após um período de férias e descanso é hora de retomar os estudos para aqueles que ainda não conquistaram o almejado sonho. Para os que já retomaram antes deste post, meus parabéns, para os que estavam até agora na "marcha lenta" é hora de dedicação total.
Antes de entrar no concurso, assisti uma palestra em que uma técnica de certa forma abriu meus olhos e pude refletir exatamente no que melhorar. A auto-disciplina depende de três fatores: Foco, Ação e Vontade.

Vamos tentar agora adaptar esta lição para o nosso concurso. Lembro muito bem quando pintava notícias de concurso do INSS, TRE, Bacen, etc, e eu saía correndo para se inscrever, eu acreditava que saindo da iniciativa privada, usaria apenas um outro cargo como trampolim para o sonho. Mas hoje em dia, concurso não é mais mamão com açúcar, ledo engano quem pensa que vai em dois meses de estudo passar em um concurso do INSS para técnico, ou a pessoa é iluminada ou não passa mesmo. Aqui vem o FOCO. Se a banca sempre é a CESPE, vou resolver apenas provas de certo-errado da CESPE.
Quando você passa o dia inteiro trabalhando, resolvendo problemas, situações de estresse, ou problemas familiares, financeiros (hipoteticamente pense em algo que te deixe para baixo), concorda comigo que chegar em casa, tomar um café, um banho, a última coisa que você quer é meter a cara nos livros. Affff, ninguém merece. Aqui vem a AÇÃO. Sem atitude você não vai desenvolver e lapidar seu conhecimento. É preciso colocar a mão na massa.
Estas duas são fáceis de resolver, mas você precisa de uma rotina, de disciplina, de ambição!
Aqui vem a VONTADE. Você deve realmente se enxergar no futuro na posição que almeja, você deve ser o primeiro a acreditar que é realmente possível, que é uma questão de tempo. Este é o seu combustível diário. Use artifícios que te lembre da sua vontade, como um papel de parede no micro, um vídeo institucional no youtube, um post-it no teto em cima da sua cama, em que toda hora que você deitar você lerá sua meta. hahaha. Use a criatividade.

Agora o grande segredo é que nenhuma destas palavras funciona sozinha, é preciso que as três estejam em sintonia para dar certo. Pergunte-se a si mesmo se não deu certo até aqui porque pecou em alguma delas. Eu posso ter muita vontade de ser Policial Federal, tenho foco, mas não estudo muito, então não tenho AÇÃO. Eu posso ter muita ação e vontade, mas atiro para todos os lados nos concursos, então não tenho FOCO. Eu posso ter foco e ação, mas se não der certo tudo bem fazer o quê não nasci para isso, então não tenho VONTADE.
Reflita sobre o que deu errado até aqui. Esta palavra "errado" não pode ser considerada como algo para sentir-se culpado. O ideal é ver exatamente o que faltou para chegar lá. Porque outros conquistaram a sua vaga?
Vocês não fazem ideia do quanto é uma enorme satisfação para mim e para o Alexandre quando alguns de vocês que estiveram por algum momento conosco acompanhando o blog como candidato, entram, tomam posse, tornam-se colegas e escrevem depois entrando em contato dizendo que deu tudo certo! E aí? Quem de vocês será o próximo? Acredite em seu potencial.