sábado, 19 de dezembro de 2015

Parabéns aos formandos!!!


Bom dia Brasil!!!

Parabéns aos formandos de mais um curso de formação na Academia Nacional de Polícia. Espero em breve poder trabalhar com cada um de vocês. Após muita batalha, enfim, agora podemos comemorar. Sei que o concurso foi tumultuado e inclusive parece que ontem teve novidade boa para alguns e ruim para outros. Não tenho duvida que a situação de todos serão resolvidas, pois todos são merecedores.

Tenho recebido muitos emails de agradecimento, mas a vitória é de todos nós. É gratificante ver colegas que antigamente escreviam no blog atualmente se tornando colegas. Nesta postagem serei breve. O vídeo postado retrata NOSSA vida. O sofrimento do concurseiro até o tão esperado momento. Mesmo após 3 anos no DPF me emocionei muito com o vídeo.


Bons estudos a todos e nunca deixem de sonhar!!!

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Técnicas de estudo – Parte I


Cronograma

            Olá, novamente! Gostaria desde já de agradecer aos concurseiros que seguem o Blog pela participação na minha publicação anterior. Não imaginava a repercussão. Agradeço também aos amigos Alexandre e Caverna, muito obrigado!
            Graças a Deus já acabaram as provas aqui da ANP (rs!) e não tive nenhuma lesão grave ou doença! Agora é só aguardar a formatura e a tão esperada nomeação!
            Como eu havia dito, em outra oportunidade relataria como foi o meu preparo e a oportunidade chegou! Hahaha.
            Quero antes de tudo, passar uma ideia pra quem ainda não tem nível superior e quer ser Agente da Polícia Federal: aconselho que façam um curso tecnólogo, que em 2 anos você já estará formado e em condições de ser aprovado no concurso. Se está pensando em fazer o curso de direito por achar que irá lhe ajudar na prova, ledo engano. Explico: A prova pra APF 2014, na qual passei, das 120 questões objetivas apenas míseras 20 eram de Direito (Código Penal, Processual Penal, Legislação Especial, Direito Constitucional e Direito Administrativo) e lhes garanto: praticamente todas as questões foram letra de lei. Portanto, um bacharelado em Direito não lhe ajudaria em nada. A menos que você queira ser delegado, promotor e juiz. E outra, o concurso de agente/escrivão é bem mais frequente que o de delegado. Então, como muitos, após entrar no departamento como agente/escrivão, se tiver interesse, faça o curso de Direito depois.
            Para se ter uma ideia do que isso quer dizer: Português foram 30 questões, Informática 18 questões, Raciocínio Lógico 14 questões, Contabilidade  10 questões e Economia 10 questões. Só aí já vai bem mais da metade da prova. Portanto, se quiser realmente se formar em algo pra “lhe ajudar no concurso”, faça letras ou exatas. Hahaha.
            Já aconselho a todos que estiverem dando muito mais atenção às disciplinas de Direito, aconselho severamente a repensarem a sua forma de estudo.
            Após esses breves apontamentos, retorno ao assunto da postagem: Cronograma.
            Eu sempre soube que organização é essencial mas não imaginava que fosse tanto  ainda mais pra quem não tem o dia inteiro à sua disposição. Assim, o tempo deve ser otimizado ao máximo para render. Demorei a entender isso no estudo. No início, erroneamente, às vezes estudava o dia inteiro apenas uma disciplina. Imagine, só uma matéria. No máximo, eu diria que o ideal é de até 2 horas pra cada. Mais que isso seu rendimento cai absurdamente E mais: lembre-se que não existe somente aquela matéria no edital. São 13! E todas merecem a sua devida atenção.
            Como eu trabalhava o dia inteiro e só tinha o período da noite e os fins de semana pra estudar, eu começava a estudar por volta das 20:00 e com as devidas pausas, ficava estudando até umas 02-03 horas da manhã, dando umas 5-6 horas líquidas de estudo por dia.
            Então, com o tempo, desenvolvi um cronograma. Entretanto, confesso que no início não conseguia segui-lo. É difícil controlar os estudos, mas é muito bom quando se consegue. Tenha um cronômetro e estude exatamente o que está programado, nem um minuto a mais ou a menos e, quando parar por algum motivo, pare o cronômetro. Assim, ao fim do estudo, você saberá exatamente o tempo que realmente se dedicou aos estudos. Ás vezes você acha que está estudando 5 horas quando, na verdade, está dando menos de 3! E isso é muito comum! Está perdendo duas horas sem fazer ideia.
Abaixo está o cronograma que desenvolvi baseado no concurso de APF 2012. Quem tiver interesse, me envie e-mail que envio a planilha. Ele é bem simples. Existem outros por aí mais elaborados mas, no fim, a diferença está em segui-lo ou não. Essa é a diferença que vai realmente importar na qualidade do seu estudo. 


clique para aumentar

- Preenchi com caráter exemplificativo. Você vai adaptá-lo de acordo com o seu tempo disponível durante os dias e as suas dificuldades em cada matéria. Ele está de segunda-feira a sexta-feira com 5 horas por dia de estudo. Lembrando que deve ser o tempo líquido, real de estudo. Caso tenha alguma dificuldade, poste-a que se eu puder certamente lhe ajudarei. Afinal, esse blog é pra isso!

            É o seguinte: Coloquei a quantidade de questões das disciplinas e dividi em dois blocos, cada um para uma semana. Portanto, o cronograma era elaborado para cada 14 dias. As disciplinas em vermelho eu não “misturava” com as azuis. Como podem observar, a cada 2 semanas, eu estudava algum assunto de todas as disciplinas e ainda os resumos, que será abordado em uma outra oportunidade.
            A divisão era feita da seguinte forma: nos campos de “1hr” ficavam as disciplinas que eu já estava razoavelmente bem ou havia poucas questões na prova e só uma hora era suficiente.“1:30hrs” para disciplinas de nível intermediário e com número razoável de questões. “2hrs” para disciplinas mais difíceis ou com elevado número de questões ou que por alguma razão eu queria dar uma maior atenção a ela. Português eu estudava praticamente todo dia e funcionou: das 30 questões, acertei as 26 que marquei e deixei 4 em branco.
Obs: Fique atento com as horas disponíveis que você terá pra estudar, para não acumular conteúdo demais em um só dia. O tempo máximo na planilha por dia é de 9 horas. Aloque as disciplinas de modo que não extrapole o tempo que você terá pra estudo, pois se programou estudar 7 horas na segunda-feira e só conseguiu se dedicar 5 horas, as duas horas vão ficar pra terça-feira. Você deve sempre “pagar” as duas horas faltantes, caso contrário, não fará sentido algum o cronograma. Vai criar uma bola de neve e você vai se frustrar. Portanto, faça uma programação desafiadora, mas alcançável.
            Na planilha que fiz, o sábado está para estudar todas as matérias da semana, ler os resumos e responder mais questões. O domingo está livre porque, no começo, é bom que se tenha tempo extra para organizar os estudos e analisar como foi a sua semana, essa análise é essencial, já fez isso alguma vez? Aposto que não! Caso não consiga cumprir alguma hora de estudo durante a semana, é no domingo que você corrigirá eventuais erros. No início você terá uma certa dificuldade, mas confie em mim, é uma excelente ferramenta de estudo. Lembre-se do objetivo da postagem: Organização → Melhor rendimento.
            Lembrando que essa programação não é fixa. A cada 14 dias você analisará caso a caso se o cronograma está funcionando bem ou se merece alguma alteração. A partir daí, faça ajustes nos tempos dedicados para cada matéria.

 - Vantagens do cronograma:

I – Quando chegar a hora de estudar, você não vai ficar se perguntando: O que estudo hoje? É pra isso que serve a planilha.

II – Quando você estiver estudando português, por exemplo, sem razão alguma, vai se lembrar de um assunto ou dúvida de informática e vai começar a “viajar” em outra matéria. Quando isso ocorrer, veja que no cronograma diz “português” e informática terá o seu momento depois. Portanto, pé no chão e não se empolgue pois o momento é de português!

- Desvantagem: Não encontrei nenhuma! Talvez um problema no seu uso é por desconhecimento ou por não achar que necessite. Faço um desafio: se você ainda não usa cronograma ou usa mas de forma incorreta me responda se praticamente, todos os dias, não se pergunta qual matéria estudar diariamente. E começa uma disciplina, e com cinco minutos, pensa: “quer saber, melhor estudar matéria tal...” Proponho outro desafio:  pense em quanto tempo líquido você estuda por dia. Anote. Agora sente-se para estudar com um relógio ao lado, dando as pausas para ir ao banheiro, beber água, atender o telefone, fazer um lanche e veja quanto dá no final. Já fiz esse teste com uns amigos que estão estudando. Em média, o resultado foi mais de 01 hora de diferença. É isso mesmo!Se não tiver cuidado, vai gastar muito mais tempo que o necessário para simplesmente ir beber água, por exemplo. Então, se você tiver apenas 4 horas por dia pra estudar, que é um tempo bom, no fim, serão menos de 3. Aí lhe digo, parceiro: menos de 3 horas por dia pra um concurso desses é um pouco complicado. Ainda mais podendo estudar as 4...

            PS: Outra dica, que nem era assunto para esse post, mas lembrei agora, cuidado com a quantidade de material para não se atrapalhar. Use apenas um! Quando saturar, passe a alternar com outro. No início só estudava pelo material do Ponto, com um bom tempo já de estudo (Um ano e meio +/-) que passei a estudar pelo Estratégia. É o velho ditado: Quem tem um relógio sabe a hora, quem tem dois não sabe! Primeiro porque você deve aceitar o fato de que o conhecimento é infinito. Então, não adianta a quantidade de conteúdo que você terá, sempre vai ter algo que eventualmente você não saberá e uma questão que você vai errar. [O que buscaremos no estudo é errar menos, não adianta acerta 90 e errar 30 e, ao final, ficar com 60. Na minha prova, respondi 90, errei 6, nota final 78. Ou seja, apesar de me preparar bem, ainda tinha 30 questões que eu não sabia e das que pensei saber, ainda errei 6!] Já vi pessoas estudando por 4 cursinhos distintos. É impossível coordenar um estudo dessa forma, ainda mais a médio/longo prazo! Aconselho os dois que estudei, são excelentes. Pegue um, quando concluir tudo e revisar, vá pro outro, mas não cometa o equívoco de estudar duas disciplinas iguais de cursos diferentes, ainda que fosse desses dois. Repito: estude um, quando concluir e revisar bem e se sentir razoavelmente seguro e tiver um bom índice de acertos nos exercícios, vá para outro, para ter acesso a uma nova abordagem do assunto por um professor diferente.

            Então é isso galera, espero ter ajudado! Qualquer dúvida ou algo que não ficou bem claro, poste que tentarei esclarecer.

Meu e-mail: lingworks@hotmail.com

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Realizando um sonho!



 Olá galera! Blz?! Me chamo Wellington Macedo, 24 anos, cresci em Pacaraima-RR, há uns 7 anos vivo em Boa Vista-RR.

Neste exato momento estou onde vocês em breve certamente também estarão...realizando um sonho...cursando a ANP, no LV Curso de Formação Policial de Agente de Polícia Federal.

Gostaria desde já de agradecer esse brilhante "trabalho" feito pelos colegas Caverna e Alexandre. Sempre acessava a essa página em busca de motivação, e sempre a encontrava. Já li praticamente tudo que foi postado aqui, várias vezes. Risos.

Pela primeira vez estou tendo a oportunidade de estar aqui "pelo lado de dentro", risos, para contar um pouco da experiência adquirida durante minha preparação exclusivamente para o DPF.

Sempre quis ser Agente Federal, mas apenas em meados de 2011 passei a acreditar que seria possível passar nesse concurso, nesta época eu estava cursando Comércio Exterior sem nenhuma pretenção de concurso até o momento; já havia "tentado" alguns, mas sem qualquer preparação.

Tinha um grande amigo na Faculdade que também tinha o mesmo sonho que eu, decidimos então nos organizar pra estudar, conseguir material bom, estratégias de estudos e tal...Passamos praticamente um semestre com essa conversa, risos; Conseguimos um material do Ponto específico para o cargo de APF e finalmente iniciamos a estudar no início de 2012. Em Maio/2012 teve o concurso pra APF, 500 vagas, muita ansiedade...afinal era o primeiro concurso que iríamos fazer com seriedade. Estudávamos em média umas 5-8 horas por dia, às vezes mais, às vezes menos, e beiramos a aprovação, nos faltou "malícia" com a CESPE. Apesar da reprovação, fizemos o mais importante de tudo - o sonho continua... e os estudos também.

Logo após o concurso de APF em maio, em junho ainda de 2012, já iria ter também o de Escrivão, mas foi suspenso – Por conta das vagas para os PNEs, salvo engano. Daí então, decidimos estudar pra EPF e aproveitar a suspensão para se preparar mais ainda. E foi o que fizemos, sempre que podíamos, a gente estudava junto, trocávamos umas ideias sobre as disciplinas e meio que "competíamos" com os simulados de outras provas que a gente fazia. Sempre um motivando o outro, lembro que às vezes eu tava com uma vontade de parar e ir dormir pois já estava tarde, daí ele me mandava uma msg com uma foto de uma questão ou algo assim...daí eu pensava "ops, se eu for dormir agora, vou ficar pra trás", risos. E tempos depois ele disse que com ele era a mesma coisa, daí a importância de você ter um parceiro de estudo, é fundamental, procure um, ou vários, e motivem um ao outro pois vai dar certo, jamais pensem em estudar sozinho pra não "ajudar o concorrente", isso não existe, vejo até professores (sem conhecimento de causa) falando isso, é ridículo... são muitas vagas, eu até diria que se estudarem juntos a probabilidade de passar tende a crescer, e melhor, passam os dois. Quando você estuda só, não tem noção do seu nível, pois não tem com quem comparar. Vou já explicar a razão disso.

Seguimos então o segundo semestre de 2012 estudando, e 2013 também, e finalmente o concurso de EPF foi liberado pelo STF e prova em julho/2013. Eu e meu amigo fizemos a prova, e quando cheguei em casa, ansiedade absurda...e a indecisão...olho os gabaritos extra-oficiais ou não??? Acabei olhando todos que saíram, por uns eu tinha feito 55, outro 60, outros 52... Daí foi desânimo total (Conselho: Não olhem, aguardem a boa vontade do CESPE, sei que não é fácil, mas aguardem pelo oficial). Quando enfim sai o gabarito pre-liminar oficial, eu havia feito 66, e meu amigo tinha feito 69...daí já deu aquela animada, e depois quando saiu o resultado final, eu tinha ficado com

incríveis 80 pontos, e meu amigo 79 (Acho que foi isso). Mas pra tristeza minha, viajei na discursiva, e fiz apenas 2,5 – Eliminado. O mínimo é de 6,5. Sou formado em Comércio Exterior, e caiu exatamente um caso de descaminho...fundamentei pelo lado administrativo/tributário e deixei de lado o que cobrava no edital – Parte penal/processual do delito. Fiquei muito triste e ao mesmo tempo muito feliz, pois o meu grande amigo de estudo passou em tudo, agora é o EPF Caldas. Vestiu o manto preto primeiro que eu, risos.

Só caiu a ficha sobre não ter passado e estava sozinho agora, quando após o resultado final voltei a estudar e não tinha mais com quem conservar sobre o concurso, discutir questões, esclarecer dúvidas...E, igual vocês que estão aí nesse exato momento se perguntando – E agora, quando será o próximo concurso? Mantenho estudando pra isso mesmo ou foco pra outra coisa? Já tentei duas vezes, 2 anos de estudo e nada...acho que isso não é pra mim...Entretanto, fiz a escolha certa, e aconselho você a fazer o mesmo, busque o seu sonho, e seu sonho não está na Receita Federal, no MPU, ou em algum tribunal da vida...está aqui na PF, é pra cá que você tem que vir. É aqui que você se sentirá realizado, não fuja! Não deixe a bola cair nesse momento, sua hora vai chegar.

Mantive meus estudos como sempre fiz, e decidi mesclar meu material, que até então era só do Ponto, e já estava muito saturado, acrescentei então o material do Estratégia. Daí depois de EPF teve Depen - fiz em torno de uns 80 pontos, e não tinha lido a Lei de Execuções Penais (não caia pra PF) e então fui eliminado na redação, e PRF fiz uns 70 pontos, algo assim, não lembro bem, e na redação sobre produtos contrabandeados, só falei de drogas e armas, que não são contrabando, e sim tráfico, não deu, caí na redação novamente... risos...É, eu sei, não era pra eu passar em 2013...não era o meu ano...risos. PS: No fim de 2012 fui aprovado no concurso da Polícia Militar de Roraima, eram 300 vagas, fiquei entre os 50 primeiros, fui eliminado no teste físico, na barra, que foi em 2013...hahahhha – Mas eu meio que sabia disso, pois não treinei, estava focado pra PF e em um excelente ritmo de estudo, fiz uma análise de custo/benefício/necessidade e acabei deixando de lado o concurso da PM.

"Tudo tem o seu tempo e sua razão".

Meu objetivo aqui não é, pelo menos nessa postagem, dar detalhes de como foi meu preparo, apenas contar minha história, que certamente não é muito diferente da sua e também lhe motivar a manter-se firme, pois como você já viu, eu sei muito bem como é ser reprovado em uma prova onde tinha tudo pra passar.

Então, finalmente encerra-se o ano de 2013 e nada ainda de ser aprovado em concurso e já tinha 2 anos de estudo. Mas sempre acreditando que minha hora iria chegar...e em Abril de 2014, salvo engano, o concurso foi autorizado quando eu menos esperava, ânimo total, sempre pensando "agora é minha vez".

(Em Maio teve o concurso pra ADM da PRF, lá pra Roraima eram 3 vagas, quase 5 mil inscritos, fiquei em segundo lugar, e graças a Deus, fui aprovado, em outubro de 2014 tomei posse, até então, trabalhava em uma empresa privada. Obs: Não estudei pra ADM PRF, como disse no início, exclusivamente, só estudei pra PF, mas como o edital é muito vasto, você acaba passando em outros concursos "por tabela").

Lá pra setembro sai o bendito edital...risos...arregacei mais ainda nos estudos e principalmente nas revisões de resumo, que é fundamental. Dia 21 de Dezembro foi a prova...meu Deus, que dia foi aquele?! que prova horrível!

Saí perdido da sala, pensando, meu Deus, que prova foi essa, sem chance pra mim, não foi dessa vez de novo...

Entreguei minha prova pro meu amigo EPF Caldas, que ficou com ela pra somar os pontos quando saísse o gabarito, eu não queria ficar com a prova, e no preliminar, pra minha surpresa, tinha feito 67 pontos. E muita expectativa pro resultado dos recursos e mais ainda pra nota da redação, risos.

E pra glória de Deus, quando sai o resultado final, tinha feito 78 pontos na prova e 9,27 na discursiva, tava dentro! Alegria total, telefone tocando, mensagens...todo mundo vibrando, chorando, sorrindo...foi um dos dias mais felizes da minha vida!

Daí veio o Teste Físico, Médico e Psicotécnico, resultado final saiu em Junho de 2015, estava em Lua de Mel na Venezuela. Posição final: 83º! (Eram 450 vagas pra ampla concorrência) Foi só alegria, e comprar enxoval que a ANP me aguardava, dia 30 de julho adentrei aos portões da ANP para a realização de um sonho!

Hoje, falta pouco mais de 30 dias para a formatura, e talvez mais um ou dois meses para a tão sonhada nomeação, e digo a você, se fosse preciso, faria tudo de novo. Me prepararia mais ainda. Tudo valeu a pena. E hoje entendo o motivo das reprovações, não era pra eu ser EPF, nem do magnífico Depen, nem da bela PM, nem Policial da brilhante PRF. Foram exatamente 3 anos de preparação e reprovação. Mas minha hora chegou!

Gostaria de agradecer aqui aos amigos EPF Caldas e o APF Armando que sempre me apoiaram e motivaram a estudar pra estar aqui, em breve estaremos juntos! Não poderia deixar de agradecer também ao grupo de estudo online: Missão Papa Fox!

E também à minha amada esposa, Jessica Macedo, que muito me ajudou e suportou tudo ao longo da minha preparação, desde abrir mão de fim de semana comigo pra eu estudar, pelas curtas ligações para não prejudicar meu cronograma de estudo, e também por tê-la deixado com menos de dois meses de casados para vir pra ANP para concluir meu sonho. Muito obrigado meu amor!

E por último, agradecer ao meu grande Deus por ter me guiado durante toda essa trajetória em meio a tantas dificuldades, e também à minha família que sempre me deu apoio e tem me ajudado mesmo estando longe, jamais terei como retribuí-los.

Então é isso galera, como eu disse, não tinha planejado pra esse texto comentar sobre a preparação em sí, pois são muitos detalhes importantes, quem sabe, em uma nova oportunidade, mas é claro, estou disponível pra qualquer ajuda de que precisarem ou dúvidas sobre métodos de estudo. Tenho uns amigos em Roraima que estão estudando pra PF e estou sempre ajudando dentro do que posso com dicas e tudo mais. Tenho total prazer em ajudar a quem de fato está decidido a pagar o preço pela realização do seu sonho.

Pra finalizar, deixo um versículo bíblico escrito pelo sábio Salomão:

Provérbios 3:13

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento.


É isso aí, bons estudos, sucesso, vlw!

sábado, 17 de outubro de 2015

Operação Milionários Rio Branco

Fonte: G1 - Acre TV
Fala Rapaziada!!!

Galera que estuda para polícia não abandonou o Blog vocês são demais. Estive ausente, pois os últimos dias foram muito agitados. Estava de missão em Rio Branco e pela primeira vez tive a oportunidade de participar como coordenador de uma Operação no DPF. É muito gratificante ser lotado no interior do Estado e receber esta confiança de outros colegas sendo recrutado com este intuito. De fato, pude notar a diferença de ter uma lotação no interior e em uma Superintendência. A estrutura em Rio Branco é absurda coisa de primeiro mundo. Trabalhando na coordenação posso afirmar que é muito mais fácil colocar a roupa preta e sair às 5 da manhã para cumprir um mandado do que ficar aguardando pelo rádio o resultado de cada equipe. Foi um sucesso total 14 mandados de prisão foram cumpridos sendo 12 Colombianos e 2 brasileiros. É muito trabalho, mas após o resultado você percebe que tudo valeu a pena.


O curso na ANP está pegando fogo. Tiro de fuzil, flutuação e pista de obstáculos são as maiores novidades. A situação dos “cotistas” ainda continua levando bastante embate em Brasília. O Concurso de remoção dos policiais já abriu e agora aguardamos as lotações contempladas. A novidade é que os responsáveis por algum setor e pessoas que fazem parte de comissão serão contempladas com “pontuação extra” e isso vem gerando muita confusão interna. No último concurso isso não aconteceu e todos foram pegos de surpresa. Aos colegas que já estão na ANP não esqueçam de fazer contato com os policiais que são lotados onde os senhores exercerão as suas atividades. Os melhores imóveis da cidade, mobílias, localidade, sol pela manhã, eventos na cidade com certeza são onde estão os atuais policiais!!!rs Quem não fizer contato terá dificuldade de conseguir algo em conta. Aqui em Epitaciolândia, por exemplo, diversos servidores  de outros órgãos já estão nos consultando, mas a galera sempre segura para os novos colegas. Salvo engano serão 20 vagas para EPITACIOLOVE!!!

A crise econômica deu última forma em relação ao reajuste que seria de 21.3%. Algumas carreiras já fecharam acordo, mas parece que será a partir do segundo semestre de 2016.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Mudança de Hábito


Olá amigos do Blog.

Último dia 19 completou um ano de polícia para os novinhos do último concurso (para quem tomou posse no primeiro dia da nomeação). O aprendizado desta nova vida de polícia é diário e não termina quando saímos da academia, na verdade vamos observar que não sabemos muito e temos muito a aprender com colegas antigos da firma, colegas advindos de outras forças ou que trabalham nestas atualmente.

Quando se é policial observamos detalhes que antes não faziam parte do nosso raciocínio como: a imprensa gosta quando a polícia erra mas dificilmente dá a mesma atenção para quando a polícia acerta (reforçando sempre aquela imagem que "todos" policiais são corruptos);  os direitos humanos (e o estado talvez?) são extremamentes preocupados com o cidadão  que descumpriu a lei mas muito pouco ou nada com as vítimas (e futuras vítimas!) de suas ações; o preciosismo com formalidades que geram a anulação de atos parciais ou totais durante o inquérito ou no decorrer do processo por meros erros de formalismo contribui ainda mais para a sensação de impunidade que impera em nosso País.

Mas continuamos aqui? E por quê? Porque amamos ser policiais. Por isso eu falava que não compensa fazer este concurso apenas pelo salário, é um risco para uma futura frustração.
Durante sua nova vida de policial, haverá mudanças no seu cotidiano, você terá porte de arma de fogo, vai lidar diretamente com pessoas de má índole, será conhecido como policial por aqueles que frequentarem a delegacia ou em trabalhos ostensivos em campo, e isto gera como consequência uma preocupação maior com a sua segurança e de sua família.
Você ao chegar em um local adotará novas posturas, durante passeios ou folgas reconhecerá pessoas que já algemou, entrevistou, intimou, conduziu para uma oitiva ou para uma audiência judicial e tantas outras situações.

Vou contar uma situação engraçada que aconteceu alguns meses atrás. Estava eu andando de veículo pela cidade quando notei um cidadão a paisana atravessando a rua e na hora o "Tico e Teco" deu um estalo e pensei "Quem será este senhor que não está com a farda?" e fui "matutando" enquanto dirigia em sentido a outro objetivo. E a caixinha do pensamento continuou a todo vapor até que uns quinze minutos depois eu caí na risada com a conclusão: É o padre.
Mas com este exemplo eu notei como isso fazia parte da mudança de um cidadão comum para um policial e fiquei satisfeito. Ainda há muito a aprender, o caminho é longo e árduo, mas continuaremos na labuta dia após dia.

Grande abraço

domingo, 16 de agosto de 2015

Novidades ANP


Amigos(as) concurseiros(as),

Situação completamente indefinida no DPF. Algumas mudanças podem surgir nos próximos dias o que terá uma influência radical em alguns cargos no caso APF e EPF. Mediante a isso, e devido a crise econômica que o nosso país atravessa as oportunidades de uma estabilidade não devem ser desprezadas.

No âmbito federal acredito que o concurso da PRF esteja amis próximo, mas digo isso na base do “achismo” mediante o cenário atual. Em Brasília – no curso de formação para APF – temos novidades: instrução de fuzil e no TAF teremos flutuação e pista de obstáculos, além dos demais testes físicos que já é do conhecimento de todos.

Sempre existe a pergunta sobre o adicional de fronteira. Os Delegados foram os primeiros de todas as carreiras a conseguir o pedido de liminar deferido e já começarão a receber. Algumas ações regionais já foram deferidas e “parece” que alguns EPAs também já vão começar a receber, porém todos através da Justiça. Em relação ao reajuste o MPOG manteve 21,3% em 4 anos tendo a possibilidade de um acréscimo no auxilio creche, saúde e alimentação. Até o presente momento nenhuma categoria aceitou o acordo.


No momento não temos muitas novidades. Bons estudos e dedicação e nunca se esqueçam: “passa logo nessa porra, pois a cada ano que passa fica mais difícil”. 

sábado, 25 de julho de 2015

Sejam bem vindos!!!


Bom dia amigos!!! 

Após grande período de ausência  e compartilhando informações com o amigo “caverna” volto a fazer uma postagem. Em primeiro lugar parabéns aos aprovados. Sabemos das dificuldades deste concurso. Mais uma vez o DPF surpreendeu como eu já havia alertado anteriormente. Primeiro foi o caso dos PNEs e agora dos Cotistas. Estava presente em uma discussão de dois APFs onde um era a favor da cota e o outro não. Foi aí que um deles disparou: “você é cotista, entrou no concurso de 2004 e fez a prova para região de fronteira, assim foi beneficiado na “cota  financeira”, pois a passagem na ocasião era muito cara”. Olha que pica senhores...

O concurso do DPF é diferenciado. O que parece ser pacifico em outros Órgãos aqui sempre gera um apreensão maior. Neste contexto vários amigos(as) foram prejudicados e vão buscar seus direitos na Justiça. Vida que segue mais uma ANP e Brasília com certeza estará em festa. Chegou a hora de fazer a mala para mais uma etapa do concurso que parece que nunca acaba. Por outro lado, já se inicia de fato o contato com a tão sonhada “camisa preta”. Dentre vários colegas que estão indo para ANP, em especial, o cara que sou fã. O amigo já é FEDERAL, porém teve um problema no psicotécnico, tomou posse e agora está voltando para ANP passou novamente. Simplesmente um exemplo de superação!

Rapaziada que está indo para ANP sejam bem vindos! Será um imenso prazer ter cada um de vocês como colegas. Eu já paguei minha etapa e aguardo a minha rendição aqui na fronteira. Juntem um dinheirinho também, pois a galera passa o imóvel junto com todos os móveis, ou seja, já chegam com a casa montada só negociar. Na minha mão tem um preço especial e parcelado “quer pagar quanto”?rs

Grande abraço,
o sonho virou realidade, ainda falta, mas muito menos do que faltava!!!


domingo, 12 de julho de 2015

O primeiro grande alívio


Olá irmãos, resultado na ponta da lança. Talvez nem seja o dia mais feliz de suas vidas mas vai chegar bem perto, não sei bem dizer como, pois todos sabemos que ainda falta a segunda etapa na Academia, mas a sensação de terminar a primeira etapa, depois de tantas fases, é boa demais, é um tremendo alívio, é retirar um saco de pedras de nossas costas.

Acho que o mais importante agora até o início do curso é manter o treino sem exageros naquela prática desportiva que seja sua principal dificuldade e evitar lesões, sai a fase da agonia, entra a fase do pisar em ovos.

Lembro que eu antes da academia fui fazer barras nos fundos de casa, lá tinha um resto de construção que meu pai deixou quando trocou o telhado, eu pulei na barra e ao largar pulei com gosto em cima de uma ripa com um prego virado para cima, a pisada foi tão precisa que furou a havaiana (graças a Deus estava de havaiana) e penetrou pé adentro. Vocês não sabem o que passa na cabeça da pessoa.
Bora para o hospital para checar o reforço da anti-tetânica e no final a recuperação foi exatamente a tempo de não atrapalhar em nada meu desempenho. Imagina se eu não estivesse de chinelos? Então é hora de deixar o futebol semanal de lado. O quanto você se dedicou, se abnegou até aqui? Cada um sabe o cuidado que deve tomar. A foto do post de hoje é justamente do dito cujo que quase me privou de um sonho e para que cada um adote a postura “olhos abertos”.


Dica de última hora para a Academia: eu achei que iria me virar bem sem carro em BSB, ledo engano amigos, eu havia vendido o carro para pagar os custos das etapas do concurso (eita concurso caro), e se eu soubesse o que passaria, teria financiado, emprestado, dado um jeito de ir com um fiat 147 para a Academia. Explico: Com o regime de semi-internato, o que você mais quer no final de semana é justamente dar uma espairecida, ir treinar natação aos domingos em outro local, ir ao shopping, ver um filme, comer em um lugar diferente, ir ao barzinho, ir ao mercado fazer a compra do rancho da semana. E te digo, da última vez até havia 3 senhores que faziam o trajeto do tipo condução, e muitas vezes eles vão te deixar esperando, e não por maldade deles, mas pela alta demanda mesmo. Houve colegas que deixaram de ir de carro pois o brother iria de carro se arrependeram depois, pois vai ter um dia que você quer fazer uma coisa X e seu amigo quer fazer uma coisa Y, e se o final de semana acabar antes de você se virar, volta o regime de semi-internato. Então se puder, dê um jeito e vá de carro.

Abraços e boa sorte a todos \o/ \o/ \o/


sexta-feira, 26 de junho de 2015

Socorro - Vou para a Região Norte - Parte 2

Uma colega lotada no estado do Mato Grosso enviou-me este texto publicado no Blog de Ruth Manus no Estadão, cujo link reproduzo abaixo, que acredito corroborar a tese do que estavámos discutindo no post anterior de mesmo título.

Embora no exemplo dela não exista largar o Rio, São Paulo por Tabatinga, Epitaciolândia, acho de grande importância para aqueles que estão com um pé na posse e para aqueles que ainda sonham com esta conquista.

http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/ruth-manus/o-alto-preco-de-viver-longe-de-casa/

Grande abraço

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Dicas sobre o enxoval e dicas gerais

Olá pessoal, antes de vir para a ANP sempre tive muitas dúvidas sobre o enxoval e lendo alguns comentários pela internet e depois de passar pela experiência cheguei a seguinte conclusão: As opiniões emitidas são pessoais, cada um tem seu jeito, sua preferência, seus costumes, então pensei em ser mais um a emitir (outra) opinião pessoal, pois com quantos mais opiniões vocês dispuserem, melhor poderão fazer suas escolhas. Para este texto não ficar enorme, vou pular itens do enxoval que informações já postadas na internet sejam unânimes, e vou tentar comentar apenas àquelas que senti mais falta de prestar uma atenção maior.

Vou comentar sobre alguns itens do enxoval do último edital de convocação para Escrivão e depois darei algumas dicas gerais sobre sua estadia durante o curso:

calçados totalmente pretos: dois tênis e uma bota no mínimo, não se preocupe com tamanho do cano da bota, mas sim com conforto, algumas atividades devem ser exercidas de bota e as bolhas não perdoam, comprando uma bota relativamente boa, ela acompanhará você nas suas atividades pós-academia. O tênis eu acho essencial, pois durante as aulas teóricas é muito mais confortável ficar de tênis, caso tenha dificuldade para encontrar totalmente pretos, esconda os detalhes com um destes itens: nugget preto, caneta preta de retroprojetor ou esmalte preto. O outro tênis é o seu de corrida preferido.
meias pretas: sério, traga 15 meias no total, 10 pretas e 5 brancas. Sobre as pretas, no mínimo 5 pares de cano baixo para usar com os tênis e 5 pares de cano alto para usar com as botinas, tem dias que precisa usar uns 3 pares num único dia, a não ser que você seja um Viking e não se importe com o cheiro, suor de seus pés.
calças jeans: não se preocupe muito com a tonalidade mas sim com a “resistência” da que você trouxer, se for uma muito velha, ela não vai aguentar até o fim, a minha rasgou e estou tendo que usar a que trouxe para sair.
sunga: não tem problema usar aquela da adidas com listras brancas, a minha é assim e ninguém reclamou. Uma dica, não venha com sunga do tipo shorts, pois a resistência na água será maior e se a natação for uma dificuldade para ti, será alguns centésimos em seu desfavor.
chinelos de dedo tipo havaianas: tente fazer algum tipo de identificação, eu mesmo já estou com um par de outra pessoa e outra pessoa está com o meu par, tem dia que são mais de 50 pares de chinelos juntos e a confusão está armada. A não ser que não ligue para isto.
toalhas de banho e de rosto: recomendo não trazer toalhas de rosto e trazer 3 de banho. Quem vai ser corajoso o suficiente de deixar uma toalha de rosto dando sopa dividindo alojamento com 4, 6, 8 colegas.
algemas com chave: alguns tiveram dificuldades com algema do tipo “dobradiça”, procure comprar a de corrente e tente evitar comprar a “mais” barata, na hora de travar ela pode emperrar e dar uma trabalheira danada.
luvas de látex: compre uma caixa de 100 para dividir com os amigos, não precisa ser aquelas individuais embaladas à vácuo para transplante de coração.
joelheira operacional tática: não precisa gastar com aquela joelheira tática mais cara, pode ser até uma simples pequena que você coloque por dentro da calça. Eu mesmo comprei e usei umas duas vezes, não me adaptei, prefiro ficar sem.
cinto BDU: tem para vender na ANP. Acabei comprando 3 cintos, o BDU, o de fivela metálica (de nylon) e o cinto tático, nunca usei o tático, coloco tudo no BDU, mas muita gente deixa o tático pronto e quando há atividades já leva o tático na mochila. O de fivela metálica uso para assistir as aulas teóricas.
calças pretas ripstop: pode comprar fora da ANP, não tem qualquer tipo de identificação, mas o conselho é que tenha os bolsos laterais, é imprescindível na verdade. Quanto mais bolsos melhor.
protetor auricular externo e interno: eu trouxe o protetor externo e só usei uma única vez, ele me incomodava apertando as alças do óculos de proteção. Dá para comprar dois internos e ser feliz.
Código Penal, Código de Processo Penal e CF: Vá no site do planalto e salve estas leis em PDF no pendrive, quando quiser consultar é só abrir, não precisa comprar livros para isto não.

Dicas gerais: Traga embalagens do tipo “tupperware” para guardar barra de cereal, bolachas, doces, etc. Squeeze do tipo com bico protetor contra derramamentos, você deve tomar água sempre, mas imagina derramar por acidente na mochila com cadernos, notebook, etc. É bom ter um kit-remédios, do tipo analgésico, anti-inflamatório de sua preferência. Traga roupa para usar nos fins de semana e nos treinos extra-classe de corrida, natação, etc. Está liberado para usar nas corridas, aquelas proteções em geral, de joelho, tornozelo, coxa, short térmico e também aquele dilatador de narina (para quem gosta). Um notebook particular ou um tablet seria uma boa, o tablet se for mais confortável para você estudar, e o notebook particular se quiser jogar um pouco nas horas de folga. Teve gente que comprou aquele pen USB com sintonização de TV digital, daí assiste TV no alojamento através do notebook. Caso não traga notebook particular, traga um HD externo (além do pendrive exigido no enxoval).

Acho que é isso, pensei em tanta coisa para sugerir e agora na hora de transcrever posso ter esquecido de algo. Qualquer coisa estamos às ordens. Abraços do Caverna

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Resultado fresco na área

Olá pessoal,

Vi que saiu o resultado fresco na página do concurso. Parabéns por mais esta etapa vencida. Agora para os que estão de fora das vagas é aguardar se sobra alguma vaga da banca que verificará as quotas. E ainda para os que estão muito por perto das 600 vagas é se preparar para as chamadas complementares da ANP, durante as primeiras duas semanas de curso.

Eu fiz um rascunho no passado sobre dicas do enxoval para o Alexandre e como estava fora da hora desta etapa do concurso ele achou melhor não postar, vou revisar este texto e "upar" aqui mais tarde ok.

Abração

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Socorro - Vou para a Região Norte

Olá colegas, aqui é o Caverna. Estes dias um futuro colega postou nos comentários sobre os receios de vir para uma região desconhecida por muitos.

Primeira coisa, a primeira experiência é que na academia vocês farão alguns amigos que são exatamente do norte e o maior desejo (e empenho deles) é justamente voltar para cá. É emocionante no dia de escolha de vagas um de seus amigos top10 na classificação final ir lá na frente escolher sua lotação, encher os pulmões e dizer “Epitaciolândia” (não, não é ficção).
Depois de quase um ano no Norte, não tenho nada que diria com firmeza que seria impossível viver aqui todo o resto de minha vida. Os dois “poréms” são a distância da família (e consequentemente preço das passagens aéreas) e a questão dos costumes das cidades grandes do sul/sudeste (shoppings, grandes parques, infraestrutura)

A questão é, você vai passar de 3 a 6 anos no norte, como você vai encarar? Muitos compram um colchão inflável e um ar-condicionado e não passa muito tempo, são os primeiros a reclamarem. Vejam, eles estão aguardando a remoção!! Este é o erro, você cria uma expectativa para ir embora em 2 anos, e não acontece, depois em 3 anos, e não acontece, é lógico que você vai ficando com a cuca desajustada. Muitos reclamam do salário, o salário já teve mais poder de compra no passado, mas se você pensa somente nisso, eu diria até pela atividade específica do trabalho que dedique-se para outra carreira. Você será mais feliz e não precisará deste estágio no norte.

Outros ainda, eram acostumados a comer sorvete Kibon, ir em Rodízios de Churrascarias famosas, fazer um curso de Francês no Alliance Française. Veja, a questão aqui é adaptação. A não ser que para algumas coisas você não se importe em pagar 3 vezes mais (sorvete Kibon) você encontrará alternativas que só o norte oferece. Eu não conhecia a maravilha que é um filé de pirarucu, o açaí do norte não tem o gosto daquilo que vendem e dizem ser açaí no sul/sudeste, ou então comprar meio-quilo de castanha-do-pará e pagar 10 reais, poderia citar inúmeros exemplos.

A infraestrutura é mais precária sim, a saúde, a educação de seus filhos, a rede de esgoto é inexistente, a internet quando tem é de 1 ou 2 mbits/s. Mas ainda assim, você pode encontrar uma academia na cidade para fazer musculação, uma arte marcial que goste, um futebol com os novos amigos, um churrasco no domingo, um vídeo-game. Nunca esqueça que em CNTP sua atividade laboral é de apenas 7 horas diárias mais 1 hora de atividade física, e o restante do seu dia? Vai se lamentar? Vai se divertir? Vai estudar? Só depende de ti.

E descubra o norte, aprenda a apreciar o que tem de bom. Aqui tem passeios de barco, praticamente todos os dias é possível ouvir as araras cruzando o céu, vejo sempre iguanas, garças (ou algo do tipo rs), e agora descobri que no igarapé ao lado de casa ficam várias tartarugas (e um jacaré rs), poxa, qual oportunidade de muitos que vem do sul/sudeste têm ainda de ver estes tipos de animais soltos? Teve um dia que uma arara, quando digo arara, não é aquela da casa da sua avó, é aquela vermelha gigante que passa no Globo Repórter todo mês haha, então, um determinado dia estávamos jogando bola, ela pousou no campo, do nada. Um colega pegou com a mão e a levou para o banco dos reservas, descontente, ela içou vôo logo em seguida.
Eu poderia escrever mais, mas acho melhor parar por aqui. Grande abraço e boa sorte para todos que fizeram o Psico neste fim de semana que passou. Caverna.

domingo, 17 de maio de 2015

Cenário atual

Bom dia amigos!!!

Após alguns anos repletos de oportunidades no mundo dos concursos estamos em um ano muito complicado. DEPEN é a bola da vez. Recebo muitos e-mails perguntando sobre a carreira e se vale a pena ou não mas isso é muito subjetivo. O concurseiro enfrenta uma pressão e familiar. Fico feliz de ver amigos que ainda não alcançaram o seu tão sonhado sonho sendo aprovado para outros concursos, pois desta forma, ganham gás para continuar na luta.

Internamente ninguém comenta sobre um novo concurso de agente ou escrivão. Só se fala em remoção e nas próximas etapas do concurso de APF e posteriormente Delegado e Perito. A crise que o país vem passando afetou a vida dos concurseiros. Tenho observado novos PRFs aqui no Estado do Acre acredito que seja o próximo concurso ofertado com uma quantidade de vagas interessante.

A preocupação de muitas pessoas que estudam e me escrevem é sobre o clima no DPF. Melhorou muito em relação ao ano que entrei 2012-2013 pelo menos aqui no Estado do Acre. Outra coisa que foi notória após a chegada da nova chefia são as oportunidades de cursos e missões. Acredito que da posse da última turma até hoje tivemos mais oportunidades que o longo período com a chefia passada.

No próximo fim de semana teremos a aplicação do psicotécnico!!! Meu amigo é muita tensão... Chegou a hora do momento mais complicado de todas as etapas onde a única certeza é a incerteza. Particularmente, eu já havia feito dois psicotécnicos para área policial o que me trouxe uma maior tranquilidade, embora seja tão cansativo, que só resta entregar nas mãos de Deus.

Ontem tivemos um dia muito triste pois perdemos um guerreiro em combate. Embora o risco na PF seja menor que em outros Órgão de Segurança o risco existe sim e temos que ter em mente que somos policiais. Que Deus conforte a família do colega que “tombou em combate”. Da mesma forma um PRF também veio a óbito no exercício de sua função também na mesma semana, ou seja, tivemos duas perdas irreparáveis nestes últimos dias.



Bons estudos e bom psicotécnico para quem está seguindo no certame e bons estudos para os nobres amigos.

Policial federal morre em tiroteio com bando que iria 

terça-feira, 28 de abril de 2015

Término de férias....

Bom dia senhores!!! Quanto tempo galera, salve, salve… Após um longo período de férias e folga estou de volta EPITACIOLOVE em reta final. Todos sabem como gosto da minha profissão e até os próprios colegas disseram para eu curtir a família e esquecer um pouco o DPF e assim fiz. Aguardando rendição na fronteira e prestes a deixar a terceira classe e subir para segunda!!! O Rio de Janeiro continua lindo toda vez que vou lá a minha vontade de retornar aumenta e muito…

Sobre o concurso pude estar junto com uma galera concurseira em Niterói onde rolou um churrasco show de bola com diversos aprovados e uma galera prestes a entrar no próximo concurso. As etapas continuam e sabemos que só podemos comemorar ao final, mas a corrida já começou. Uma das coisas que estão falando muito nos bastidores são as “cotas”… Muitas reclamações de diversos candidatos acusando pessoas de estarem se aproveitando da condição sem preencher requisitos. Resta saber se teremos um procedimento de levantamento ou não por parte da Banca ou do próprio DPF sinceramente não sei.

Edital do DEPEN aberto e já se comenta muito PRF. Quem teoricamente deu sorte foi a galera que estuda para Delegado ou Perito. Em época de crise o que vale é conseguir a estabilidade. Vejo na prova do DEPEN uma grande possibilidade de treinar valendo. Quem quiser saber algo específico santosla1@hotmail.com.


Um grande abraço. Em tempo, gostaria de agradecer o amigo Caverna escrivão de Polícia Federal que segurou o blog respondendo aos colegas. Esse jamais esqueceu a época de concurseiro!!!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Exame médico

Olá amigos,

EPITACIOLOVE está passando por momentos complicados. Acredito que estejam acompanhando na TV a Cheia no Rio Acre. A minha lotação fica exatamente ao lado do Municípo de Brasileia cidade muito prejudicada pela chuva. Aqui estamos desde sábado sem: internet, telefone, sistema bancário e etc... O bom é que temos acesso até a Capital Rio Branco. Para ir ao município vizinho, Brasileia, somente de barco.

Por este motivo estarei um pouco ausente. Apenas aqui no trabalho consigo fazer a comunicação com o "Brasil"...rs

TAF passou e vamos para próxima etapa. Muitos amigos aprovados e outros infelizmente reprovado... Não é fácil galera este concurso é sofrido. Espero que Deus possa orientar os colegas que ficaram nesta etapa. Independente do resultado sou fã de todos vocês.

Quem realizou p contato comigo foi o "concurseiro Robson" e encaminha um material visando sanar algumas indagações frequentes sobre a próxima etapa.


Abs

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Teste de Aptidão Física

Após muito estudo e comemoração chegou mais uma etapa de fogo: Teste físico!!! É comum ter colega dizendo que deveria ter começado a treinar antes...rs 

Se você chegou até aqui meus parabéns, mas sei que todos buscam mais do que isso. Por todo o Brasil existem colegas nadando, saltando, correndo e fazendo barras. ´Nos locais de treino parece que os candidatos se conhecem no olhar e novas amizades surgem a partir daí, A cada volta mais rápida, cada vez que o queixo passa na barra, salto distante e um segundo na natação viram motivo de comemoração. 

Chegou a hora de colocar em prática todo treino e dedicação. A semana passa voando e mais uma vez a mente precisa trabalhar para manter a tranqüilidade do corpo. A palavra do momento é "superação". É importante não esquecer de uma alimentação adequada, dormir bem e alongar antes das provas. O teste demora aproximadamente uma hora no total. "ATESTADO MÉDICO" modelo CESPE!!! IDENTIDADE não mão, teve um colega retornando para buscar. Se possível, coloque tudo no papel e antes de sair confira documento por documento. Chegar cedo, pois isso já vai fazendo com que você fique no clima. 

Tenha sempre na cabeça que você já é um vencedor e quando estiver cansado lembre da família, do distintivo e até mesmo daquelas pessoas que torcem "contra" chegou a hora galera!!! Os que estão de excedentes não se esqueçam que antes de tudo precisam fazer a parte de vocês. Cabeça fria nada de pensar lá na frente.

Este concurso foi o que mais vi colegas sendo aprovados bom demais!!! Estou na torcida por todos vocês. Falta menos do que antes senhores...

Fiquem com Deus e um bom TAF.

Aos amigos que estão nos estudos parece que a PRF vai nomear o restante dos aprovados do último concurso, portanto, cresce a expectativa para o próximo concurso. "Foco" nos estudos que a hora da vitória vai chegar e já está bem próxima!!!

Abs


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Natação

 Texto: Paulo Monteiro

Ao contrário do que a maioria pensa, natação é muito mais perna que braço. Por dois fatores, primeiro: a perna é que mantém o seu corpo na superfície da água, e quanto menos submerso, e mais na horizontal estiver, menor resistência da água enfrentará. Pra treinar sua perna é simples. Compre uma pranchinha, e tente atravessar a piscina apenas com o movimento das pernas. Movimentos alternados, bate uma, depois bate a outra. Não e necessário bater forte, e sim o mais rápido possível.

Caso você esteja batendo perna e levantando muita água, tente bater mais suave e com mais velocidade. No início, provavelmente, não vão sair do lugar, ou se deslocar devagar, mas com treino vai melhorar bastante. Pode-se usar tal treino como aquecimento, ou intercalá-lo no treinamento.

Mantenha as mãos no formato de concha, e de forma alguma deixe os dedos separados. A função da mão e “puxar” a água e facilitar o deslocamento. Alongue o máximo a braçada, esticando o corpo o máximo possível e puxe a água com força. Não é preciso também exagerar na força, caso contrário seu corpo vai ficar balançando na água e aumentando a resistência.

Respiro depois de quantas braçadas? Depende. Você não precisa se preocupar com um número certo. Tente respirar uma quantidade de vezes confortável. Não precisa ficar respirando toda hora, nem prendendo a respiração a ponto de achar que vai morrer. Veja pra qual lado você tem maior facilidade para respirar e mande brasa. Não e necessário fazer a respiração bilateral, sempre vai existir um lado que se possui maior facilidade, então devo usá-lo. Eu, nado a ida com 1-2 respirações ou até nenhuma (explico depois o porque) e a volta com 4. Mas não é regra, e nem sempre faço essa contagem. Um fator que auxilia muito na respiração é o processo de expiração. Quando respirar (colocar a cabeça pra fora) puxe o máximo de ar que conseguir pela boca, ao retornar a cabeça pra água (mantenha o olhar nos azulejos do fundo, essa é a posição correta da cabeça) e aos poucos e esvaziando o pulmão de ar, soprando mesmo. Para que quando voltar a respirar você não perder o tempo que deveria estar “engolindo” ar, expelindo ele. Para respirar não precisa colocar a cabeça inteira pra fora, basta tirar a boca para o lado de fora.

Na hora do salto, prenda os dedos dos pés na borda, flexione um pouco os joelhos e salte, como se fosse realizar o salto horizontal. A diferença é que você entrará de ponta na água. Alongue os braços ao máximo e una as mãos, formando uma espécie de seta. Eu deixo as mãos próximas aos pés antes de saltar, pois acredito dar mais impulso ao salto. Tente “colar” as orelhas nos ombros, antes da queda, essa é a posição mais adequada e aerodinâmica. Evite ao máximo dar aquela barrigada, que além de praticamente reduzir sua velocidade a zero, gerara desconforto e impede o deslocamento submerso. Ao entrar na água, ou de a famosa golfinhada (unindo as duas pernas e batendo-as de maneira vigorosa e em conjunto, lembrando que o movimento vem desde o quadril, como uma dançarina de dança do ventre), ou se não conseguir bata muito rapidamente as pernas, da mesma maneira que treinou na pranchinha e mantenha seus braços em forma de seta ate chegar à superfície. Aqui é o motivo de fazer pouquíssimas respirações na ida, eu chego à superfície com praticamente 15-20 metros percorridos, então além de percorrer com velocidade quase que um terço da prova, eu gasto muito pouco energia, o que me garante mais gás pro final. Treinem o salto, vale a pena. Eu também aconselho a não tentar adivinhar a hora que o avaliador vai apitar, pois queimar a largada além de tirar uma tentativa sua, possivelmente você não perceberá e nadará com todo gás. Ai, apenas no fim vai descobrir que gastou gás a toda e nada daquilo valeu.

Fazer ou não fazer a virada. Eu não fiz. Por um único motivo, ela tem que estar muito bem treinada pra ser eficiente, e um erro (não bater a perna na borda- acontece- e pode te desclassificar) E olha que nadei muito tempo na vida, mas estava parado a tempos. Fiz da seguinte forma. Bata a mão na borda, ponha a cabeça pra fora e respire. Ao mesmo tempo em que você gira seu tronco, você encolhe suas pernas, colocando o joelho no peito. Afunde, e impulsione suas pernas como uma mola na parede, posicione seus braços como seta, e siga as mesmas orientações do salto. Da pra ganhar uns 5-10 metros ai.

Eu prefiro não usar óculos. Eles podem se soltar, entrar água, afinal dar merda. Eu acho que 30 segundos de cloro nos olhos não faz mal a ninguém. Mas se quiser usar, use aquele que você esta acostumado. Não compre um mega tecnológico na véspera. Use o que ta dando certo. Não invente. 

No mais, é nadar, nadar e nadar. Acho que 4 vezes na semana é suficiente pra quem tem algum nível de natação. Não considero cachorrinho nem “modo rio” estilos de natação, deixo isso bem claro. Heheheehehhe. Quem tem dificuldade procure um personal ele poderá ser muito útil. E pra concluir, não ache que você tem que treinar apenas tiro. Natação e fluidez do corpo. Solte os movimentos, nade bem lento, memorize os movimentos, deixe seu corpo se condicionar a eles. Natação é 80% técnica e o resto é preparação física. Vai dar certo!


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Próximas etapas


Bora Treinar...


Fala galera, aqui é o Caverna.

Chegou a hora de focar no TAF, quem já não estava treinando, precisa correr atrás do prejuízo, mas nada de se assustar. Com alimentação equilibrada, ritmo de treinos e foco, todos os exercícios do TAF são possíveis de fazer quando chegar o dia. Vamos falar sobre cada um deles sob a minha perspectiva.

Lembro que eu deixei de treinar a barra e quando fui “testar” não fazia mais que cinco hahaha, até o dia do TAF só cheguei em 10 para conseguir as 15 na ANP. Para quem não é do ramo da musculação, recomendo nem tentar a pegada supinada e treinar só a pronada. Lembre-se do queixo que os fiscais são exigentes. O resto é treino, treino, treino, quem tem dificuldade, vá em uma loja de esportes e compre aquela barra de colocar em batente da porta do quarto, ajuda e muito ter uma barra sempre a sua disposição, olhou para ela, ela olhou para você, não tem escapatória, bora fazer séries.
  
Sobre a natação, nesta fase do concurso eu só conseguia dar os tiros de 25 metros, então nada de se apavorar se você não consegue, tem gente que recomenda treinar todos os dias, eu já digo o seguinte: respeite seu corpo, eu comecei durante os treinos a sentir o ombro e tinha dores que me deixavam muito preocupado, cheguei a fazer fisioterapia para ajudar. Então o que pode servir para alguns, pode não ser bom para você. De nada adianta chegar no dia com alguma luxação, fratura ou lesão. Treine forte mas dê atenção à recuperação e aos sintomas que o seu corpo transmitir. Use a cabeça!

O pulo também assusta, eu tinha plena convicção que faria o máximo, chegou no dia, foi o pior resultado, nota 3. No dia houve uma pequena “lombada” que fizeram com areia e os fiscais disseram que quem encostasse ali poderia correr o risco de “queimar o pulo”. Achei absurdo, mas dependendo da capital onde você faça, se prepare sempre para o pior. Treinando para o pior, quando vier o teste você tirará de letra.
  
A corrida não tem jeito, é treino, treino e treino. Eu já corria a mais de um ano, então para mim foi tranquilo, o que eu não recomendaria é só treinar os 12 minutos, tem gente que só treina isso, eu discordo. Você deve fazer tiros de 200, 400 metros, intercalados com trotes, caminhadas, outro dia correr trinta minutos. Se você tem dificuldade, precisa de cadência, e é isto que vai lhe ajudar.

Qual sua principal dificuldade? Alguns é a natação, outros o pulo. Mas sem esquecer de todos hein! Faça seu post nos comentários e com certeza colegas ajudarão a complementar este post e resolver suas dúvidas.


Para os que não foram agraciados com a nota de corte, deixo esta frase de Martin Luther King:

“A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio.”

Para refletir. Grande abraço as todos os aspirantes do futuro colega, Caverna.

sábado, 17 de janeiro de 2015

Tempo na região de fronteira

Parece que foi ontem... Já são 2 anos de fronteira. Muita coisa que se falava sobre a região de fronteiras hoje posso tirar a minha própria conclusão. Posso dizer que estou feliz, mas admito que a localidade começa a nos “sugar” um pouco. No início tudo é lindo. Três anos é o tempo em que se consegue ficar numa boa aqui. E olha que na minha lotação sempre nos reunimos, fazemos churrasco, curtimos piscina e UFC vira evento de luxo! Sem sombra de dúvidas chegou o momento dos senhores colocarem sangue novo aqui. Quem puder fazer uma boa ANP e pegar uma lotação em capital não pense duas vezes. Tudo gira me torno da SR: melhores missões, cursos, oportunidades, estrutura e etc...

Isso é o que todos os policiais lotados no interior sentem no dia a dia. Lógico que existem as exceções. Pretendo trabalhar em uma SR na próxima remoção. Ser policial atualmente requer ser por uma realização pessoal. Até mesmo aqueles que sonhavam se fosse hoje pensariam duas vezes antes de encarar a fronteira. O Estado do Acre é uma região onde ainda se vive com tranquilidade. Gosto daqui e muitos servidores que são removidos pedem para retornar. Não pretendo ficar a minha vida toda por aqui, mas a lotação que mais se aproxima da minha realidade é a Capital Rio Branco. De uma forma ou outra você fica conhecido entre os policiais e isso possibilita escolher um local onde deseja trabalhar.

Antigamente eu olhava na folha dirigida concursos em regiões distantes e pensava: com este salário eu vou!!! Complicado amigos, vejo Órgãos com concursos a nivel nacional sem a mínima estrutura. Acho que em relação a isso o DPF não está tão ruim. Na minha lotação temos viaturas razoáveis e uma Delegacia arrumada. As oportunidades em missões e cursos aumentaram muito nos últimos tempos. Agora, uma coisa que vale muito a pena em uma lotação de fronteira é a união, a amizade e o companheirismo dos colegas servidores destes locais.

Resultado definitivo: Puro chute apostaria 58 a 60 o corte. Quem não fez uma boa prova mais continuar os estudos terão outras oportunidades não só no DPF como em outros Órgãos Policiais ou não. Aos colegas que estão otimistas para o concurso de APF vamos treinar.

Escrivão: muitos candidatos tem receio quanto ao cargo de escriba. Galera, muitos colegas deste último concurso estão trabalhando fora do cartório. Para sempre, não sei... Porém, é a situação atual. Não se esqueçam que muitos colegas aqui do blog passaram e não vejo nenhum arrependido, pelo contrário, já adaptados ao seu cargo e de vez em quando fazendo trabalho de rua. Portanto amigos, não existe gol feio. Feio é não fazer gol. O que vale é estar dentro e fazer parte da família!!!

Galera estou de plantão e com sono, portanto vamos dar um desconto.


Abraços