terça-feira, 2 de setembro de 2014

Tríplice fronteira: Brasil/Bolívia/Peru



Se a vida na fronteira já não é fácil, imaginem os Postos avançados do DPF pelo Brasil. Todos os meses o nosso efetivo encaminha um servidor para fazer parte de uma equipe na tríplice fronteira: Brasil, Bolívia e Peru no município de Assis Brasil – 110 km de Epitaciolândia no Estado do Acre. O clima de isolamento se torna ainda maior. Temos a sorte de lá não existir Delegacia, apesar disso, servidores do MAPA (Ministério Agricultura) e Receita Federal possuem os seus efetivos lotados naquele local.

O efetivo do MAPA é formado por antigões que geralmente moram em locais próximos. Já os colegas Auditores da Receita Federal moram em alojamento do próprio Órgão que não possue uma boa estrutura. Porém, se comparados com as opções locais, vira uma grande opção de moradia. A vantagem que possuem é que todos os meses podem ir para casa devido a escala que trabalham. Vale lembrar que quando a última turma de ARFB chegou nós já estávamos aqui e hoje já aguardam a sua remoção para outra localidade devido a um novo concurso que já foi realizado.

Mas vamos falar do nosso DPF. O atendimento do Posto é realizado por efetivo recrutado pela OPERAÇÃO SENTINELA. São servidores administrativos e APFs que prestam o atendimento. O tipo de serviço são os mais variados: imigração, fiscalização de veículos, bens e pessoas, entrega de ofícios, confecção de relatórios, contabando, descaminho, tráfico de armas e drogas dentre outros… Os servidores que optarem por ficar no alojamento fornecido pelo DPF recebe meia diária, já aqueles que ficarem em hotel receberá a diária completa algo em torno de R$ 4.800,00. Os dias de missão pode variar. Geralmente 30, 60 e 90 dias. Existe uma academia local que se o conselho de educação física fiscalizar não irá autuar, mas sim sentar e chorar!!! Na minha opinião a pessoa que fica 90 pode ser considerado um GUERREIRO.rs

A estrutura local não é das melhores. Na localidade, por exemplo, só funciona a operadora VIVO e quando funciona. A cidade é muito tranquila e grande parte da população é formada por índios (que convivem na cidade). Além dos Órgãos citados também existe um quartel do Exército - sempre grande parceiro -, Polícia Civil e batalhão da PM. O preço no mercado é elevado e muitas das vezes o produto está com prazo de validade vencido. Para almoço e jantar são raras opções, mas hoje já existe um restaurante de médio porte que dá para levar numa boa que funciona somente durante o dia.


A movimentação no Posto é Grande. Por lá passa a famosa Estrada do Pacífico que liga o Brasil a mística cidade de Machupichu no Peru. Por esse motivo o movimento lá é intenso principalmente no período de férias. No Posto você faz boas amizades e tem a possibilidade de ouvir muitas histórias contadas pelos antigões do Departamento. É necessário estar atento por ser uma região sensível, mas não temos histórico de violência contra os nossos servidores. Após 20 dias de missão, acreditem, a saudade da família, amigos e da própria Delegacia é enorme. Ao retornar a EPITACIOLOVE parece que estamos em Miami. Só o fato de observar carros parados na rua já levanta a nossa autoestima, academia com ar condicionado então luxo total!!! É comum policiais lotados em Epitaciolândia irem até Assis Brasil realizar diligências, já que lá faz parte de nossa circunscrição.

Antes de eu entrar no Departamente ouvia muitos contos relacionados ao policial ser intimidado a entrar no Posto para não ver algo que estava acontecendo do lado de fora. Até hoje, sinceramente, acredito ser conversa… Nunca me contaram nada parecido nem tão pouco passei por isso.

Valeu rapaziada, enquanto não sai o edital vamos trocando uma ideia.


Abs

20 comentários:

  1. ..."No Posto você faz boas amizades e tem a possibilidade de ouvir muitas histórias contadas pelos antigões do Departamento"....

    Está possibilidade de conhecer os mais diversos cantos do Brasil e ouvir e viver histórias, torna o DPF fantástico!!!

    ResponderExcluir
  2. Mevio,

    Realmente sensacional você saber como surgiu o DPF os fatores positivos e negativos isso não tem em livro algum. Isso fora a experiência que cada um adquiriu ao longo dos anos. Enfim, muito show!!!

    ResponderExcluir
  3. Não fazia ideia que existia esse posto avançado, muito menos que as missões para lá eram feitas por tanto tempo.
    Me diz uma coisa depois de passar 30 dias lá, o APF tem alguma folga no retorno? ou volta pra delegacia e já sai trabalhando?
    Muito obrigado pro compartilhar suas histórias de vida.
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Iglezias,

    Não tem direito a folga, salvo algum acordo em caráter excepcional por necessidade de serviço com o chefe do Posto e sua chefia de lotação. Ocorre que você receberá seu subsídio normal + a diária. Já tem escriba novo em missão no Nordeste...
    Como regra tem direito a descansar apenas no dia de deslocamento do retorno.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta. Sigo focado nos estudos para APF, um dia minha hora chega.

      Excluir
  5. Excelente tópico, gostei demais! importante saber que missões assim nos esperam!
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Grande Alexandre, valeu por compartilhar mais um pouco sobre a PF e fazer aumentar nossa sede de conhecer essa nobre instituição por dentro. Posto pouco por aqui, mas sou assíduo na leitura desde o início do ano quando conheci o blog. Sempre aguardo ansiosamente uma nova postagem. Continue com o excelente trabalho.
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde Alexandre,
    Obrigado por todas as informações, isso motiva demais.
    Gostaria de saber que a probabilidade de haver lotações para SP nesse concurso de APF 2014, pois me parece que houveram vagas para os escrivães recentemente formados, é verdade?
    Muito obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      Acho pouco provável. Geralmente no concurso interno de remoção não é preenchido as vagas oferecidas devido a grande demanda de serviço neste local. Portanto, escrivão existe esta necessidade específica.

      Tamo junto.

      Abs

      Excluir
  8. E ai Alexandre, blz?
    Como é o deficit de efetivo da PF, onde o numero de claros é maior?
    E o estado de SP, por ter o custo de vida elevado , o que vc sabe?
    Valeu um abraço ...Rumo a PF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FLR,

      São Paulo não é uma lotação difícil. Geralmente só vai o lá quem é da cidade. Vaga direta da ANP muito difícil, mas a partir da primeira remoção quem sabe... Quer saber algo especifico?

      Abs

      Excluir
    2. Muito obrigado alexandre, já me respondeu! Um abraço...

      Excluir
  9. Olá, poderia me informa se há alguma restrição para ingresso no DPF para pessoas submetidas a cirurgia bariátrica (redução de estômago). Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zezo Ramos, você pode ver isso no próprio edital do concurso, veja os anteriores na parte referente a exames médicos se há alguma restrição. Abraços

      Excluir
  10. Olá Alexandre,

    E esse edital da PF, sai ou não sai?

    Já começo a ficar apreensiva com medo da perda do prazo.

    Será que tem essa possibilidade?Algum comentário interno ai?

    Ansiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zaira,

      vai sair sim assim esperamos, porém com essa demora não deve haver pressa ao longo das demais etapas. Perder prazo não cogitamos nem um pouco.

      Desculpe a demora na resposta.

      abs

      Excluir
  11. Nesta sexta-feira, 12 de setembro de 2014, a Polícia Federal anunciou em sua rede social, a contratação do Cespe/Unb como organizadora do Concurso Público a ser realizado.

    O certame, autorizado em março de 2014 com a publicação da Portaria nº 101/2014, visa o provimento de 600 vagas para o cargo de Agente de Polícia Federal.

    O documento que regulamenta a escolha da Cespe/Unb deve ser divulgado nos próximos dias, assim como o edital de abertura do Concurso Público, previsto de ser publicado até 25 de setembro de 2014.

    Fonte: PCI Concursos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já deu aquele frio na barriga. Não pela notícia que será o CESPE/UNB, pois isso todos nós já esperávamos. Mas sim, por saber que está cada vez mais próximo de sair o edital.

      FORÇA, FOCO E FÉ!

      Excluir
  12. Alexandre, o Adicional de Fronteira é aproximadamente $ 1.800,00? Salvo engano, a proposta do adicional não é $ 91,00 por dia de efetivo serviço naquelas localidades?

    ResponderExcluir
  13. Exato,

    são 91 reais por dia "efetivamente" trabalhado. Não entra final de semana e feriado. A briga será, futuramente, para recebermos todos os dias estando na região de fronteira, até pq, podemos ser acionados 24h todos os dias.

    abs

    ResponderExcluir