quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Feliz Natal!!!

Saiu o gabarito preliminar e temos a alegria de poucos e tristeza de muitos. Todo concurso é assim. O que mudou um pouco o cenário foi o estilo de aplicação da prova. Aos que estão na iminência de serem relacionados para próxima etapa meus parabéns! Já aqueles que por um motivo ou outro não fizeram um bom exame não fiquem decepcionados. Fiquei na luta por 5 anos até conseguir a realização do meu sonho.

Sei que a cobrança é grande: família, amigos, companheiros(as)… Mas precisamos saber até onde vai o nosso sonho. O conhecimento nós nunca perdemos. Apesar do “foco”deste blog ser Polícia Federal não podemos descartar a possibilidades de outras carreiras. O “estudo” é a maior arma para as pessoas humildes alcançarem o seu sonho.

Para quem ficou na casa dos 50 treinem!!! Não será pior do que estudar 6, 8, 12 horas por dia. No gabarito preliminar fiquei com 59 pontos e no definitivo 64. Cara, você treinar após a prova é muito gostoso. Chega ser uma higiene mental. Eu me sentia realizado, mesmo se não fosse chamado, sabia que tinha feito a minha parte. A partir daí já começa aquele gostinho pela segunda etapa do concurso. As pessoas perguntando na pista de corrida ou na academia e uma hora ou outra você deixa escapar e já começa a sentir o “tudo de bom”da profissão.rs 
Claro, cautela sempre, pois concurso difícil e sofrido igual a este pelo amor de “Deus”.

Vejo vários colegas desanimados, inclusive desapontados com o rendimento na prova. Vamos lá galera, após passar as festas vamos voltar com tudo!!! Deixem a depressão de lado. "Cole" em um colega que foi bem, faça contato para correrem juntos, marque o tempo… Junto com isso, adquira o conhecimento. Veja o que ele fez que você pode adaptar em sua realidade, dicas e etc… É lógico que não é por causa de uma aprovação que o candidato sabe mais do que você. Mas acho um momento importante para troca de informações e até mesmo mudança de estratégia. Futuramente o colega pode estar vestindo o preto e esclarecer muita coisa para você dentro do DPF.

No concurso de 2010 um colega ficou no TAF, mas independente do resultado ele virou meu herói! Hoje também é APF passou no mesmo concurso que eu. A minha confiança aumentou muito ao ver que um colega que estudava comigo ser aprovado, a partir de então vi que também era possível conseguir. Pelo que tenho observado as notas estão na casa dos 55 até 67. Lógico que existem os “galácticos” na casa de 70 e 80, mas com certeza não são pessoas normais!!!kkkk 
Não faço esta pontuação nem com gabarito do lado.

Amigos, mais um Natal juntos obrigado por me aturar mais um ano. Desejo a todos muita paz, saúde e união familiar. Independente do resultado todos são vencedores a única coisa que mudou foi o tempo de cada um. Ainda falta muito, mas o primeiro passo já foi dado.
Grande abraço.


Feliz Natal!!!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Aguardando o Gabarito

Muita gente reclamando da prova de ontem e com razão. Ninguém imaginava que o exame pudesse vir daquela forma. Para os "amantes do Direito" uma grande decepção. No último concurso da PRF a Banca também surpreendeu com a parte de Trânsito... E agora, qual postura adotar para o próximo concurso? Só vejo uma solução: ser completo! Agora é aguardar o gabarito cespe para ter noção do resultado. Alguns gabaritos estão sendo divulgados por aí, mas é comum haver várias questões que não batem com o que o Cespe "quer".

O meu ponto de vista é o seguinte: parece que o perfil mudou. Querem o APF com uma capacidade de raciocínio maior para desenvolver as investigações e a parte de Direito fica com o Delegado. Por muitos anos o concurso no DPF entre EPAs e Deltas era muito parecido. Prova de certo e errado 120 questões com muita cobrança de Direito. Agora para Delegado exige experiência de 3 anos e entrou a prova oral. Acredito que para alcançar a média tenha ficado mais difícil, pois a grande maioria se garantia no Constitucional, Penal, Processo, Administrativo e Leis.

No próximo concurso vamos ver se a objetiva vai repetir o perfil da prova de ontem.

domingo, 14 de dezembro de 2014

7 dias para o início de um sonho...

Senhores, chegou a hora de separar os homens dos meninos. Mais uma oportunidade para muitos e a primeira para alguns. Tudo aquilo que se adquiriu com o tempo mediante o esforço e dedicação de cada um será colocada em prática no próximo Domingo. Torno a dizer, o principal é estar ciente de que fez o seu melhor. Aqui no Acre a prova terá início às 11:00h.

É certo que a pressão aumenta muito nesta época. Não farão apenas a prova por vocês, mas por seus familiares, amigos, inimigos enfim… No TAF acho até que isso estimula, mas na prova o ideal é ter em mente apenas o momento de vocês. Lembro como se fosse hoje o meu deslocamento até a prova. Estava muito confiante e antes de abrir o portão observar vários concorrentes “pica das galáxias” aguardando o início me fez pensar: treino é treino jogo é jogo!

Algumas pessoas falam do número de questões a marcar na prova. Eu marquei 99 na minha. Não chutei, simplesmente quando eu tinha 70% de convencimento marcava. Na minha lotação acho que 40% das pessoas marcaram a prova toda ou quase toda. Ou entraram por este fator ou pontuaram bem mais por usar esta estratégia. É lógico que estou no meio de pessoas aprovadas e com certeza muitos perderam a aprovação também por este método. Tem uma Policial que passou marcando menos de 80 questões, ou seja, quase não errou. São vários exemplos, isso é muito pessoal.

Independente do tempo de preparação a hora é essa todos estão competindo pelo mesmo cargo. Triste não é a pessoa que por algum motivo não conseguirá aprovação neste concurso, mas aquele que se acha incapaz para realização do seu sonho.


Sete dias contagem regressiva!!!

sábado, 29 de novembro de 2014

REDAÇÃO

Bom dia senhores. Estou repetindo uma postagem de grande importância para prova. Nela pretendo colocar algumas redações corrigidas por pessoas aprovas no concurso DPF. Quem tiver alguma redação favor retirar o nome e enviar para santosla1@hotmail.com.

Na primeira redação a nota foi 12.93. Aos poucos vamos atualizando. 

Bons estudos reta final!!!

Abraços

Rascunho redação Agente 2012

TEMA REDAÇÃO POLICIA FEDERAL 2012 AGENTE
PROVA DISCURSIVA
• Nesta prova, faça o que se pede, usando o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos.
• Qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.
• Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas na primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.
O Departamento de Polícia Civil do Estado de São Paulo vem investigando os crimes cometidos por três pessoas, maiores e capazes, que atuam no roubo de cargas transportadas em operações interestaduais nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As empresas transportadoras afetadas pelas ações dos criminosos são totalmente privadas, ou seja, não possuem participação financeira de nenhum entre da Federação, não havendo, portanto, em decorrência desses delitos, prejuízo patrimonial direto à União.
Em operação destinada a prender em flagrante os criminosos, apenas um deles foi preso. No momento da prisão, ele ofereceu, ao chefe da equipe policial, cem mil reais para que fosse informalmente libertado. A proposta não foi aceita, e a prisão do criminoso foi efetuada, de acordo com as formalidades legais.
Com base na situação hipotética apresentada acima, redija um texto dissertativo que responda, necessariamente e de maneira fundamentada, aos seguintes questionamentos.
• Havendo necessidade de repressão uniforme dos crimes acima mencionados, poderá o Departamento de Polícia Federal investigar os delitos contra o patrimônio (roubos)?
• Na situação considerada, a proposta feita pelo criminoso ao chefe da equipe policial configurou crime contra a administração pública? Em caso afirmativo, especifique o delito.


RASCUNHO DA MINHA REDAÇÃO. Não tive acesso à minha folha de redação definitiva. Postei o rascunho da mesma. É claro que fiz diversos ajustes, pois a redação você deve escrever as ideias para depois ir colocando outros elementos. Na discursiva minha nota foi 12.93 e ainda tive uma rasura. Espero que possa servir ao menos de base.

SEGUE A REDAÇÃO:

É indiscutível que a Policia Federal possui atribuições para reprimir os crimes que ocorrem de forma interestadual. Dentre algumas competências podemos citar: (coloquei os pontos obrigatórios que tinham que constar na redação).

Sabe-se que a Constituição Federal prevê de forma expressa a possibilidade da Policia Federal reprimir crimes interestaduais. Cabe salientar, que esta função não excluem as autoridades estaduais que possuem a mesma função. Roubo de carga, veículos, drogas e armas são alguns exemplos que decorrem das atividades desses bandos ou quadrilhas. Assim, é elementar uma atuação que ocorra tanto de forma repressiva quanto preventiva.

Além disso, a Carta Magna da República Federativa do Brasil também prevê a atuação dos Agentes Federais no crime que exijam repressão uniforme. Fatos ilícitos que estejam ocorrendo em vários pontos do território Nacional devem ser orientados pela Policia Judiciária da União podemos citar: operações conjuntas, troca de informações e um sistema integrado de inteligência são bastante eficazes. A segurança publica Nacional deve agir em permanente sintonia.

Por outro lado, sabemos que os agentes no seu dia a dia sofrem diversos tipos de “subornos”. A situação em questão configura o crime de corrupção ativa e por consequência possui como sujeito passivo a administração pública. O criminoso deve ser responsabilizado pelo crime.

Diante do exposto, a Policia Federal possui competência para investigar os delitos que ocorrem de forma interestadual, mesmo que não sejam contra bens, serviços e interesses da União.



EPF 2013 - Nota 9.5

PRF 2013 - Nota 14.84
EPF 2013 - Nota 8.75

domingo, 23 de novembro de 2014

Retomada do Concurso!

Salve, salve rapaziada...

Estou sumido, pois fiquei de missão 35 dias e logo assim que retornei participei de uma operação em Porto Velho/RO. Lá tive a grata surpresa de saber que a liminar caiu e o concurso voltou a andar. Novas datas estão por sair, parece que dia 28 deste mês. A expectativa é que o curso de formação seja mantido para a mesma data prevista. Dessa forma, apenas as etapas seriam alteradas. O gás precisa estar ligado a todo vapor, está chegando a hora. Não existe o amanhã e sim o presente. Os servidores estão comemorando mais do que os senhores podem acreditar!hehehe

Tive a oportunidade de conhecer a Cidade de Porto Velho/RO. Gostei de sentir aquela adrenalina de viaturas na estrada e ao longo do percurso encontrando diversos colegas do Estado do Acre. De Rio Branco para lá são aproximadamente 550km. É bom estar com a direção em dia, pois a estrada não é molezinha não... Vários caminhões e o desgaste físico é grande. A cidade onde foi a Operação possui uma estrutura maior do que a de Rio Branco, mas o aspecto parece ser mais antiga que a capital do Acre e a SR não tem nem comparação, pois a de Rio Branco é muito nova!!!

Participar da Operação foi algo diferenciado... Equipes separadas e só na hora da deflagração você fica sabendo do que se trata e detalhes. Ouvir de um colega que sentia orgulho de participar de ações assim não tem preço. Apesar de tudo, sou apaixonado pela minha profissão e espero dias melhores. A hospedagem foi legal, o valor recebido sempre dá uma aliviada e além disso, ainda conheci outro Estado. Reencontrar amigos das mais diversas regiões não tem preço e vestir a roupa preta durante a madrugada é algo que definitivamente tira o meu sono "hora do show". Gastamos aproximadamente 7h de Rio Branco até lá. A única saída do Acre para Rondônia por terra é feita através de "balsa". O transporte leva 30 minutos até a outra margem.

Após o trabalho aquele barzinho durante à noite e observar o destaque na imprensa. A cidade fica fervorosa, afinal de contas "os homens de preto estão por lá e vão curtir a noite em algum lugar"... Ao retornar onde paramos as pessoas comentam parabenizando. Cara é algo incrível!!! No meio do nada, em um posto de combustível, mesmo com viatura descaracterizada o funcionário do Posto mostrou uma outra funcionária que estava com fone no ouvido e computador ligado dizendo: " o sonho dela é ser federal". porra, vocês me conhecem... Não resisti e fui até ela. Ao me apresentar ela ficou encabulada, passei o endereço do blog e disse que precisamos de pessoas guerreiras como ela e ainda disse que ela iria conseguir. Eu imagino a dificuldade daquela menina para conseguir estudar. Estava em uma lanchonete sentada e estudando vídeo aula.Cenário de muito "barro" na beira de uma estrada.

E você, vai continuar reclamando da vida??? 

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

JUNTOS SOMOS FORTES!!!

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (28) medida provisória que reestrutura a carreira da Polícia Federal e concede reajuste salarial de 15,8% para agentes, escrivães e papiloscopistas do órgão e para peritos federais agrários. Como o texto foi aprovado sem alterações por deputados e senadores, será agora promulgado pelo presidente do Congresso.


A medida perderia a validade se não tivesse sido votada até esta quarta-feira (29), o que pressionou os senadores a aprovarem o texto consensualmente. O aumento será concedido de forma escalonada, sendo que 12% já foram pagos em junho de 2014, e o restante ficará para 1º de janeiro de 2015. Como a MP entra em vigor quando é publicada, os policiais já haviam recebido a primeira parcela.


O impacto da medida nos cofres públicos, segundo justificativa apresentada pelo Executivo, será de R$ 192,6 milhões em 2014 e de R$ 415,1 milhões em 2015 e nos anos seguintes. Um agente da Polícia Federal, por exemplo, passará a receber R$ 13.756,93 a partir do ano que vem.


Além de conceder o aumento salarial, a matéria estabelece que todos os cargos da carreira policial são de nível superior.


O reajuste foi concedido pelo governo federal em junho após os policiais terem ameaçado entrar em greve durante a Copa do Mundo.
O aumento de 15,8% é idêntico ao concedido pelo Executivo a todo o funcionalismo público em 2013. A Polícia Federal havia ficado de fora porque reivindicava, além de reajuste salarial, reestruturação da carreira.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ainda temos tempo para o ajuste final

E aí galera, como estão?

Adrenalina lá em cima e os estudos parecem não render da mesma forma que antes... Ainda temos tempo para o ajuste final. O ideal é fazer muitas questões e baixar provas antigas. Sabemos que é normal o Cespe repetir questões. Fico imaginando os cursinhos lotados com professores ministrando aulas de economia dizendo que possuem a fórmula mágica...hehehe
Passei por isso também. Tive aulas de Economia durante a semana, foi necessário negociar no trabalho, pois iniciava no período da tarde. Recebi email de um representante do site MAPA DA PROVA. Alguém conhece? Parece que estão com um trabalho voltado para estudantes focados na Polícia Federal. Informo aos senhores que não tenho nenhum vínculo com o site, mas pode ser mais uma fonte de estudos. Vale a pena conferir!!! Mês que vem farei postagem de candidatos aprovados e que tiveram a redação corrigida (importantíssimo).

Estamos em um período de mudança eleitoral e só Deus sabe como vai ficar no próximo ano. Espero eu, que após o dia 28 com a votação no Senado Federal, as coisas possam vir a melhorar. É isso que acreditamos. Após a conquista do Nível Superior e a tentativa de implementar o GT - vamos tentar dividir a “fatia” do bolo com a MP 657. Um passo de cada vez. O ideal é termos um DPF "forte" e todos os servidores sejam valorizados.

Já observaram uma coisa? Mesmo com toda a crise no DPF todo debate entre os candidatos à Presidência da República falam do DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL. Mais uma vez estamos sendo decisivos nas eleições. Imagine um Departamento forte, será que interessa? Não posso negar que sinto muito orgulho da minha profissão ao mesmo tempo que bate depressão em ouvir tantas inverdades sobre diversos assuntos.

O final de ano com certeza será diferente para diversos candidatos e eu tenho a convicção que vários colegas aqui estarão dentro. Basta cada um fazer a sua parte e dar o seu melhor, pois o restante será consequência. A última novidade é que devido ao horário de verão agora nossa diferença são de 3 horas para o horário de Brasília. O Acre, literalmente, virou outro país. Saio do Posto às 19hs e já está passando o jogo de 22hs do campeonato brasileiro.kkkkkk

Galera, de missão pelo Brasil e um pouco sumido.

Estamos juntos, reta final!!!

Abraços.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Medida Provisória

Nos últimos dias o Departamento está vivendo um momento bem delicado. Como postei anteriormente, existe a MP 650 que trata de aumento de 15.8% e reconhecimento do Nível Superior. Muitos devem se perguntar o motivo deste reconhecimento, pois todos sabemos que é necessário ser formado. Ocorre que na PF esta exigência não é ratificada pela lei que diz que o cargo dos EPAs é de Nível Médio. Com o reconhecimento do NS ficaria mais fácil lutar pelo subsidio de uma atividade "TÍPICA DE ESTADO DO PODER EXECUTIVO FEDERAL" e por atribuições das atividades complexas que já são desempenhadas pelos EPAs - assim como Chefias - embora não reconhecidas.

Após muita luta com o Governo, foi editada a MP 650 e um grupo de trabalho buscando melhorias para carreira. Quando a MP foi levada à Câmara surgiram "emendas" visando também beneficiar a carreira do Delegados, fato este rejeitada pelo EPAs, e que gerou grande desgaste na Cãmara. A MP passou com seu texto original ficando restando apenas o Senado.

Na última terça-feira - surgiu uma MP 657 - beneficiando a carreira dos Delegados. A FENAPEF diz que houve quebra de acordo pelo Governo Federal e a categoria já fala em Greve. No dia 28 de Outubro será a vez da MP 650 ser votada no Senado. Dessa forma, o aumento e o Nível Superior estarão assegurados.

Como todos sabem o objetivo do Blog não é falar em crise, mas como muitos perguntam, fica aí o resumo dos acontecimentos. Tenho fé que um dia estes problemas serão resolvidos e o DPF será um só em benefício de todo o POVO BRASILEIRO.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Escada do sucesso!!!



Boooora pessoal!!!

Atendendo ao pedido do parceiro Alexandre Santos a quem eu devo muito, já que acompanhava este blog para ter uma noção de como seria e do iria ter lá dentro.
Estou passando aqui para passar um pouco da minha história.

O primeiro ponto pro SUCESSO???     SEMPRE QUIS SER POLICIAL...
Comecei estudando assim como todos focado na PF, o tempo de estudo é relativo de cada um mas no geral eu estudava não menos q 5 horas por dia(incluindo fds e feriado).Resolvia algumas questões ao termino das matérias,mas pra mim o grande barato disso tudo foi q realmente eu estudava e explicava o porque daquilo internamente como se já tivesse na situação..parece babaquice mas funcionou na prova em quase todas as questões, não vou mentir p vcs fiz a PROVA TODA, algumas questões q tva em duvida mas q tinha uma certa “certeza” eu ia e marcava...não existe questão meio certa, tudo é RISCO!! Alguns vão ser contra, mas eu digo q Façam todas!!! Nestes concursos q fiz marquei TODAS, a chance d vc zerar é pequena se vc tm uma “noção” do assunto.

Foram surgindo concursos ao longo do período que não saia o da PF...passei em 5 concursos um atrás do outro!!O primeiro tirava um pouco do meu foco...passei no TJ, depois passei pra PC-SP comecei a fazer as etapas, até que descobri que tinha 2 hérnias ignais..dai fui desligado do concurso, dei o corre e fui me operar(fiz a por Video Laparoscopia q em alguns dias vc já ta novo em folha) pois uma simples hérnia não ia me impedir de chegar na PF...para vcs terem uma ideia no outro dia q tive alta estava n Cursinho! Daí veio o da PC-GO passei tbm...  depois passei na PC-BA e o ultimo PF!!!!!!
FUI DA TÃO FAMOSA TURMA HONRA!!! A turma q fez quase tudo ao contrario do planejado pela ANP kkkkkkkk
“A pátria ameaçada nos chama pra missão
Guerreiros da PF lutarão pela nação...”

Os primeiros dias na ANP foi o famoso OBA OBA, mas com o tempo e a convivência vc separa com quem vc quer realmente estar numa operação e com quem vc não ker nem conversa(fora do serviço). As aulas são cansativas p porra, pensei q não ia dormir em nenhuma aula...mas foi apenas uma ilusão minha, tive até que pagar 10 flexões kkkkk. PESSOAL PROVA REPROVA SIMMM, alguns lá reprovaram porque se descuidaram desse ponto. Não vão achando q na ANP é so festinha.
Outra coisa treinem TUDOOOO não achem q são bons o bastante, terá sempre alguém melhor q VOCE!! ANP é sinônimo de superação...infelizmente tive o desprazer de ver colegas reprovando na NATAÇÃO, e outros se superando pois não tava nem fazendo o mínimo na corrida!

Bom um MITO q falam muito é de entrar e sair despercebido...NÃO VEJO PROBELMA ALGUM EM SER “LEMBRADO”... todos os professores do SEF,SAT e SEOP guardam o meu nome até hj. Esses dias quando tomei posse 2 q eram do SAT me reconheceram de longe e mandaram um: GOMEEESSS vc por aqui?   EU brincava muito com o pessoal, não os via somente como professor,mas como um colega...UM AMIGO. Meu Orientador liga p mim e eu p ele até hj!!

A POSSE: essa me kebrou as pernas, pois na formatura da ANP  disseram q a nomeação e a posse sairia logo daí eu muito vibrante e querendo trabalhar logo...cai na besteira de ir logo pra minha cidade de lotação. PASSEI 43 diasssssss sem fazer absolutamente nada e só gastando $$ com os moveis, contas e alimentação, mas teve o lado bom pois fui me adaptando com o lugar e tal e agilizei a parte burocrática das mudanças. Quando saiu a AUTORIZAÇÃO peguei um voo e fui bater lá na Capital...n outro dia de MADRUGADA me acordei com alguns colegas q assim como eu estavam esperando a nomeação vimos la...DOU, NOMEAÇÃO..tomamos banho e fomos p porta d SR...cara q prazer estar numa fila pra algo q vc sempre kis, demorou o dia todo a papelada...quando fui pegar a ARMA, parecia criança qnd ganha um doce!!kkkkkkkkkkk

Num mesmo dia fiz tantos AMIGOS na SR q sinceramente foi a melhor parte do dia(além da Glock).
Outra coisa bacana...a primeira ida no avião armado!!Muito bom ver as AEROMOÇAS sendo ainda mais cortes com vc kkkkkkkk. Mas tem q preencher uma papelada qnd vai embarcar.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Só falta o Senado!!!

Câmara aprova medida provisória que reajusta salário da Polícia Federal

Texto reajusta em 15,8% salário de agentes, escrivães e papiloscopistas.
MP perde a validade no próximo dia 28; matéria segue para o Senado.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7) a Medida Provisória que reestrutura a carreira da Polícia Federal e altera a remuneração de perito federal agrário (MP 650/2014). O texto concede ajuste salarial de 15,8% até 2015 para agentes, escrivães e papiloscopistas da PF. A matéria ainda precisará ser aprovada no Senado para, então, ser sancionada pela Presidência da República.
A votação levou cerca de três horas e meia para ser concluída. Apesar de terem aprovado o texto principal da MP pouco antes das 20h, os deputados não haviam entrado em acordo para concluir a aprovação da matéria. Com divergências na análise de emendas à MP original, o plenário da Câmara demorou a alcançar o quórum mínimo de 257 parlamentares para dar continuidade à votação.
Desde 1996 é cobrado nível superior para candidatos que prestam concurso para as três carreiras beneficiadas pela MP. No entanto, a lei que regulamenta a corporação ainda classifica esses servidores como sendo de nível médio. A medida provisória explicita na legislação que a carreira policial federal deve ser composta por cargos de nível superior.

A dificuldade para concluir a votação da MP ocorreu devido a duas emendas que buscavam aumentar as exigências para o ingresso na carreira de delegado da Polícia Federal e de delegado da Polícia Civil do Distrito Federal. Pelas emendas, para se tornar delegado, seria necessário ter formação de bacharel em direito, além de três anos de atividade jurídica ou policial.

Caso as emendas fossem  aprovadas, a exigência daria aos delegados um diferencial na hierarquia da corporação em relação a outras categorias e garantiria prioridade para, por exemplo, assumir cargos de chefia. No entanto, as emendas foram rejeitadas por 134 votos contrários, 114 favoráveis e 8 abstenções.


A medida provisória precisa ser aprovada até 28 de outubro no Congresso Nacional para não perder a validade. Caso ela passe por modificações no Senado, precisará de nova análise na Câmara antes de seguir para sanção.

Fonte: g1.globo.com

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ta aí o que vocês queriam... Edital!!!

Todo "sonho" possui um início e o de vocês já começou faz tempo. O edital apenas acelera a adrenalina e o "foco" no que buscamos. Muitos ficam desesperados, outros comemoram, mas independente de qualquer coisa o equilíbrio é fundamental neste momento. O conteúdo já está assimilado isso é fato. Ajustes e estratégia é o que podemos dizer neste momento. A maior mudança ocorreu em Economia. Essa troca entre Macro e Micro brinca com os candidatos da Polícia Federal. Se por um lado o início da ANP deixou a maioria dos policiais da turma de 2012 chateados, para quem está estudando dará tempo de fazer as etapas com mais tranquilidade. É lógico que a adrenalina é a mesma, porém se compararmos com o edital de 2012 o requisito "tempo"entre as etapas podemos dizer "VEM QUE EU TÔ FACIM". hehehehe

Natação aumentou um segundo isso significa uma Eternidade!!! Muitos candidatos e alunos faziam na casa dos 41 e alguma coisa. A cota sem dúvida alguma atraiu a atenção de muitos candidatos. Por este motivo a nota mínima subiu de 36 para 48 líquidos. Se você concorda ou não esqueça vamos para a luta. Academia no inverno de Brasília - agosto -não é mole. A piscina era muito gelada e o aquecedor só começou a ser utilizado devido a vários alunos não conseguirem terminar as aulas. No enxoval temos a luva de MMA como novidade. Era comum o revezamento entre colocar e tirar nas aulas fazendo com que tempo fosse perdido. Por outro lado, o valor do kit aumentará ainda mais. Por estas e outras que digo que este concurso é "elitista "...

Bons estudos a todos e muita dedicação. Esperamos que realmente entre os melhores candidatos de todo o Brasil e eu tenho certeza que eles estão aqui e frequentam o Blog. Vamos trocando uma ideia por aqui nos comentários. Não esqueçam que vários policiais do último concurso postam aqui facilitando ainda mais as dúvidas dos senhores.

Abraços

DOU_26/09/14

domingo, 14 de setembro de 2014

Rendição na região de fronteira: Oh glória!!!


Após muitas especulações em torno da prova parece que agora não temos mais dúvidas. As pessoas que estavam torcendo contra a publicação do edital devem se preocupar e acelerar ainda mais os estudos. Nada impede que o curso de formação seja realizada no primeiro semestre começando em março ou abril e quem sabe até mesmo antes. Chegou a hora de muitos exercícios, simulados e redação. Dessa forma, o candidato ganhará uma excelente experiência de tempo de prova. As pessoas que estão no topo do ranking “simulados" é ter tranqüilidade no dia da prova. Como todos sabem fiz muitos simulados e sempre fui um aluno mediano, mas na hora da prova surpreendi. O psicológico é a sua maior arma, assim como a sua tática de guerra para este dia.

Muito se fala em torno de valer ou não prestar o concurso da Polícia Federal. As pessoas que realmente “sonham”estão por dentro de todas as dificuldades e esperando dias melhores. O que se discute é que o volume de estudos para ser aprovado em nosso concurso o candidato poderia passar para outro que pague mais ou até mesmo o dobro do que recebemos atualmente. Para quem almeja ser policial continuo dizendo que dentro da Segurança Pública apesar de tudo”o nosso Órgão ainda é diferenciado.   Estamos bem perto de darmos um relevante passo em nossa carreira no mês de Outubro, vamos torcer e o principal: Estudar!

Aguardo a rendição dos senhores na fronteira. Domingão EPITACIOLOVE em festa. Um grande amigo do RJ tomou posso e já curte um dos melhores momentos de sua vida. Cidade pequena, malhação, vestir o preto, futebol, piscina, enfim... Poder usufruir do que os anos de estudos lhe proporcionou.


Grande abraço

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Tríplice fronteira: Brasil/Bolívia/Peru



Se a vida na fronteira já não é fácil, imaginem os Postos avançados do DPF pelo Brasil. Todos os meses o nosso efetivo encaminha um servidor para fazer parte de uma equipe na tríplice fronteira: Brasil, Bolívia e Peru no município de Assis Brasil – 110 km de Epitaciolândia no Estado do Acre. O clima de isolamento se torna ainda maior. Temos a sorte de lá não existir Delegacia, apesar disso, servidores do MAPA (Ministério Agricultura) e Receita Federal possuem os seus efetivos lotados naquele local.

O efetivo do MAPA é formado por antigões que geralmente moram em locais próximos. Já os colegas Auditores da Receita Federal moram em alojamento do próprio Órgão que não possue uma boa estrutura. Porém, se comparados com as opções locais, vira uma grande opção de moradia. A vantagem que possuem é que todos os meses podem ir para casa devido a escala que trabalham. Vale lembrar que quando a última turma de ARFB chegou nós já estávamos aqui e hoje já aguardam a sua remoção para outra localidade devido a um novo concurso que já foi realizado.

Mas vamos falar do nosso DPF. O atendimento do Posto é realizado por efetivo recrutado pela OPERAÇÃO SENTINELA. São servidores administrativos e APFs que prestam o atendimento. O tipo de serviço são os mais variados: imigração, fiscalização de veículos, bens e pessoas, entrega de ofícios, confecção de relatórios, contabando, descaminho, tráfico de armas e drogas dentre outros… Os servidores que optarem por ficar no alojamento fornecido pelo DPF recebe meia diária, já aqueles que ficarem em hotel receberá a diária completa algo em torno de R$ 4.800,00. Os dias de missão pode variar. Geralmente 30, 60 e 90 dias. Existe uma academia local que se o conselho de educação física fiscalizar não irá autuar, mas sim sentar e chorar!!! Na minha opinião a pessoa que fica 90 pode ser considerado um GUERREIRO.rs

A estrutura local não é das melhores. Na localidade, por exemplo, só funciona a operadora VIVO e quando funciona. A cidade é muito tranquila e grande parte da população é formada por índios (que convivem na cidade). Além dos Órgãos citados também existe um quartel do Exército - sempre grande parceiro -, Polícia Civil e batalhão da PM. O preço no mercado é elevado e muitas das vezes o produto está com prazo de validade vencido. Para almoço e jantar são raras opções, mas hoje já existe um restaurante de médio porte que dá para levar numa boa que funciona somente durante o dia.


A movimentação no Posto é Grande. Por lá passa a famosa Estrada do Pacífico que liga o Brasil a mística cidade de Machupichu no Peru. Por esse motivo o movimento lá é intenso principalmente no período de férias. No Posto você faz boas amizades e tem a possibilidade de ouvir muitas histórias contadas pelos antigões do Departamento. É necessário estar atento por ser uma região sensível, mas não temos histórico de violência contra os nossos servidores. Após 20 dias de missão, acreditem, a saudade da família, amigos e da própria Delegacia é enorme. Ao retornar a EPITACIOLOVE parece que estamos em Miami. Só o fato de observar carros parados na rua já levanta a nossa autoestima, academia com ar condicionado então luxo total!!! É comum policiais lotados em Epitaciolândia irem até Assis Brasil realizar diligências, já que lá faz parte de nossa circunscrição.

Antes de eu entrar no Departamente ouvia muitos contos relacionados ao policial ser intimidado a entrar no Posto para não ver algo que estava acontecendo do lado de fora. Até hoje, sinceramente, acredito ser conversa… Nunca me contaram nada parecido nem tão pouco passei por isso.

Valeu rapaziada, enquanto não sai o edital vamos trocando uma ideia.


Abs

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

E o edital???

Fonte: Grupo de estudos ROJÃO/AC
Início de mais uma semana e até agora nada do edital. O importante é estar focado como se ele já estivesse na “praça”. Sabemos que com a sua publicação a mente dá uma travada e a dificuldade aumenta para o entendimento da matéria. É estudar com força agora para depois administrar da melhor forma. Apesar de poucas informações continuo batendo na mesma tecla: todas as pessoas que tive contato (instrutores) dizem que o interesse da Administração é prova este ano e curso de formação em fevereiro!!! Não acreditamos em hipótese alguma que o prazo da autorização irá expirar, pois será uma depressão total nas fronteiras do Brasil…

No sábado tive a oportunidade de bater um papo na turma de simulado de um curso onde estudei. A sala estava cheia, mas na minha época, era o dobro de pessoas.  Muita gente das antigas provando que o nosso concurso possue este diferencial: a pessoa não passa, mas acumula conhecimento e parte para outra tentativa. Assim é o sonho de se tornar um Policial Federal! Portanto, do Oiapoque ao Chuí neste imenso Brasil diversos candidatos estão se armando para a guerra que está por vir. Com certeza torcendo mais do que vocês para o edital estão os policiais do último concurso. Tenho a convicção que o edital será comemorado com churrasco.rs

Na ocasião do bate papo, notei que a “gana”de ingressar no DPF é muito grande. Além disso, vi que existem algumas dúvidas básicas que as pessoas que frequentam este blog não possuem mais. Ex: ANP reprova? Era sábado de sol, mais de quarenta minutos para estacionar o veículo e eu não tinha vinculo algum com o curso… Foi muito bom sentir a energia da galera gosto disso! Achei que fosse me complicar, mas foi tudo 100% inclusive a receptividade.

A cidade do Rio de Janeiro continua maravilhosa, mas o Acre me espera, a missão precisa ser cumprida! Com a nomeação (escrivão, Delta e Papilo) cresce a expectativa em relação as mudanças e com certeza será para melhor. Acreditamos muito que o DPF está em uma fase de mudança e o orgulho de ser Federal voltará a ser o diferencial por todo o país.

Bons estudos.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Nomeação e Cotas APF 2014

Fala meus amigos bom dia!!! Diretamente da cidade maravilhosa e curtindo minhas férias saiu a tão esperada nomeação para o concurso de Perito, Delegado e Escrivão, assim como PRF. Agora o DPF já não possui mais nenhum tipo de compromisso relacionado a concurso e cresce a expectativa em torno do Edital de 600 vagas para APF. Até o presente momento nada definido, mas acreditar que a Banca não será CESPE UNB é quase impossível. Se tiver mudança vai privilegiar as pessoas que iniciaram os estudos a pouco tempo, mas sinceramente... Cespe na cabeça!!!

Outro fato que chama atenção neste novo certame são as "cotas". Geralmente deficientes não conseguem preencher, porém negros e índios gera uma grande incógnita. Vale lembrar que não basta apenas se considerar com estas características. Vai existir um procedimento minucioso em torno do assunto para evitar o famoso "oba-oba". Na minha Academia o número de "negros"era bem reduzido realmente. A tendência é gerar um equilíbrio maior, já que possibilitará pessoas ingressarem com uma média abaixo das notas de cortes atuais. Quem tiver direito ao benefício beleza, porém, aqueles que por algum motivo pense em "burlar"o edital corre o risco de ficar de fora do concurso, passar e não levar.

Tudo indica ANP em fevereiro de 2015. Vivemos uma grande mudança no cenário nacional relacionado as eleições. Tudo gira em torno disso no DPF, pois nosso futuro depende de uma série de fatores. Lembrando que existe o Grupo de Trabalho dos EPAs que está seguindo muito bem. Estamos sendo muito bem representados e esta iminente mudança no cenário das eleições está sendo muito bem avaliada pelo efetivo. Sábado agora irei na Academia do Concurso Público bater um papo com a turma de simulado da PF, algo totalmente informal no horário do intervalo. Recebi um convite de um amigo e aceitei.

Sangue novo no Departamento e um ambiente diferente é isso que posso dizer aos amigos que estão almejando ingressar na Polícia Federal. O pior momento já passou e agora com muita luta e representação da nossa categoria tudo tende a ser melhor. Parabéns aos novos servidores federais e dentre eles para o meu "orgulho"vários integrantes do Blog!!! Adiciona no face aí galera: Alexandre Santos. Coloque recado citando o blog.

Na última quarta-feira tive a honra de conhecer os amigos Alexandre Rabelo e Carol. Na ocasião pudemos bater um papo e falar algumas coisas "sem cortes"sobre o DPF. Estão no gás dos estudos e isso é muito bom!!! Na hora de pagar a conta Rabelo puxou o contracheque "gordo" de servidor federal e fez questão de pagar a conta dizendo: "estou querendo a PF por vocação, pois a estabilidade no RJ já está conquistada". Crise é na Argentina já demonstrando estar ligado nas aulas de atualidade!!!

Valeu galera forte abraço.


domingo, 3 de agosto de 2014

Os Sacrifícios para se tornar Policial Federal

Bate papo com a galera do NEPOM

Realmente nós concurseiros temos a dificuldade de entender diversas indagações a repeito do nosso sonho profissional. As pessoas não compreendem que os estudos são tratados como a nossa profissão. Temos medo até mesmo de descobrirem em nosso atual emprego o que almejamos, pois muitas vezes gera a perseguição. Se souberem a carreira então aí é que complica mais ainda… Por outro lado, a profissão Policial Federal é tão respeitada pela sociedade que só o fato de você estudar já gera um certo respeito, estou mentindo???

Agora não podemos nos enganar, pois de fato, somos individualistas em nossa conduta. Deitamos e levantamos pensando na mesma coisa “vestir a camisa preta”. Por vezes achamos até que o sonho é intangível, Nada disso, passa quem estuda da forma correta e adota a melhor estratégia. Eu não me engano”me esforcei e superei expectativas! Poucos acreditavam na minha pessoa. Se tivesse que fazer a mesma coisa hoje faria com toda certeza. É comum ouvir: você vai passar. Está estudando faz tempo é dedicado… Isso gera uma responsabilidade absurda. Temos que abstrair.

Dentro do próprio cursinho já rola a sensação se segurança ou insegurança. A pergunta que o colega faz já é interpretada pelo nível de conhecimento do candidato. Me recordo no concurso de 2010 a pergunta na semana da prova de um aluno: Professor, mas o que é peculato??? Imagina a vaia da galera na adrenalina né…hehehe No simulado haviam quase 200 pessoas. Se fosse uma corrida da São Silvetre eu estaria naquele segundo grupo variando da posição sessenta até a vigésima. Não entendi como tinha gente fazendo mais de oitenta pontos. Imagino cada um dos senhores aguardando o edital. Uns torcendo para sair e outros torcendo contra, mas cada um com a sua tática de guerrilha.

Quando me perguntam se acho que vale a pena o escrivão fazer a prova de APF acredito que não. O salário é o mesmo e passar por tudo novamente somente se fosse para Perito por exemplo. Muitos me perguntam em off se será possível ir trabalhar na rua, mas isso vai depender de cada caso específico. Epitaciolve e Cruzeiro do Sul devido a quantidade de vagas com certeza terão colegas trabalhando fora do cartório (se assim desejarem).

Se hoje vocês já estão afastados dos amigos imaginem quando estiverem no DPF. Vivemos uma outra vida assim como os seus amigos também possuem a deles. Ao retornar para a sua cidade de férias, folga ou missão observarão que as amizades por muitas das vezes se perde devido a distância e ao contato. Por isso, a importância da união com os colegas de lotação, pois estes serão a sua família. Tudo mudará na vida dos senhores e eu espero que seja para melhor.

Ontem tive uma surpresa muito agradável. Um colega aguardando nomeação que será lotado em Cruzeiro do Sul fez uma grata visita aqui em Epitaciolove. Foi recebido pela minha família de braços abertos, mas infelizmente não aceitou almoçar.hehehe
Ele estava com sua mãe que me informou que o Blog foi grande fonte de inspiração para o seu filho e que também acompanhava o trabalho. Cara, maior viagem, fiquei muito feliz!!! Galera do RJ mandem e-mail (santosla1@hotmail.com) dia 9 de agosto estou aí.



segunda-feira, 28 de julho de 2014

Preparação para o Exame Intelectual - Parte II


Texto Kemsyt

"Olá, futuros policias federais, tudo bem?

Enquanto aguardo nomeação, resolvi escrever a parte II da série "Preparação para o Exame Intelectual ". Hoje vou falar do que considero ser o "pulo do gato" na preparação para concursos públicos que é RESOLVER QUESTÕES.

Galera, se eu pudesse dar uma única dica para um candidato e se tem uma coisa que fará o diferencial para sua aprovação, mais do que qualquer livro, cursinho, vídeo-aula, apostila, simpatia, etc... isso se chama RESOLVER QUESTÕES.

Dentre outras razões para incentivar você, futuro policial federal, a virar uma "máquina" de fazer questões, destaco as seguintes.

a) Fazer questões é muito mais divertido que estudar teoria:
Cansou de ler a apostila? Não aguenta mais artigos, incisos e alíneas na sua frente? Dê uma relaxada, amigo! Vá resolver questões!
b) Ajuda a entender melhor a banca:
Se você já tentou outros cargos que não os da carreira da polícia federal, já deve ter tido contato com outras bancas, como ESAF, FCC, etc. Assim, percebeu que cada uma tem um estilo diferente. E para entender o CESPE, meu amigo, só tem uma maneira: resolver questões do CESPE!
c) Avaliar sua absorção do conteúdo:
De que adianta saber todo a constituição, o código penal, etc, se não souber aplicar esse conhecimento na hora de resolver a questão? Lembre-se que não necessariamente passa no concurso quem sabe mais e sim quem acerta mais questões! Somente resolvendo questões é que você ver se o estudo está rendendo e  saber as disciplinas que domina e poderá direcionar mais esforços no estudo daquelas que está mais fraco.
d) Ajuda a controlar o tempo:
Em 2013, a prova para Escrivão da PF continha 120 questões e mais a discursiva (que foi bem mais complicada que a de 2012). A duração era de cinco horas. Considerando uma hipótese que a pessoa demore 1 hora para fazer a redação, 20 minutos para preencher o gabarito e uns 10 minutos para ir ao banheiro e beber agua, restam 3 horas e meia, ou seja, 210 minutos para fazer 120 questões. E ainda tem algumas de raciocínio lógico que exigem cálculos e construção da tabela verdade. Então não dá pra perder muito tempo para resolver as questões (e é sempre bom deixar um tempo para revisar). Se você tiver o hábito de resolver questões, conseguirá fazê-las mais rápido, o que te ajudará MUITO no dia da prova.
e) AS QUESTÕES SE REPETEM!
Sim, meu amigo, futuro policial federal! Chega um tempo que mesmo o CESPE, cheio de criatividade (às vezes terrível), não tem mais o que inventar! As questões se repetem! Portanto, quanto mais você resolver questões, maior a chance de cair na prova da Polícia Federal uma questão bem parecida com aquela que você já fez! E aí essa não dá pra errar, né?!
Vou apresentar alguns exemplos de questões repetidas, começando com duas da própria Polícia Federal:
Direito Constitucional: ÍNDIOS
Polícia Federal 2009
A Constituição Federal de 1988 (CF) não reconhece aos índios a propriedade sobre as terras por eles tradicionalmente ocupadas. 
Polícia Federal (Escrivão) 2013
A CF reconheceu aos índios a propriedade e posse das terras que tradicionalmente ocupam. 
Direito Constitucional - CPI
Procurador do Espírito Santo 2008
A CPI instaurada no Poder Legislativo estadual não pode promover a quebra de sigilo bancário de pessoa submetida a investigação. 
Investigador da Polícia Civil Bahia 2013
A possibilidade de determinação da quebra do sigilo bancário e fiscal encontra-se no âmbito dos poderes de investigação das comissões parlamentares de inquérito.
Direito Administrativo: LICITAÇÕES
Antaq 2009
Verifica-se a dispensa de licitação sempre que houver impossibilidade jurídica de competição. 
Analista de Controle Externo TCU 2007
A inexigibilidade de licitação ocorre sempre que houver impossibilidade jurídica de competição, enquanto a dispensa de licitação tem lugar em contexto de viabilidade jurídica de competição.
Antaq 2009
Na modalidade pregão, é vedada a exigência de garantia da proposta. 
Analista BACEN 2013
A administração pública poderá exigir do licitante a garantia da proposta realizada.

E eu poderia passar a noite toda (são 02:33 da manhã enquanto escrevo essas linhas) colocando para vocês verem questões do CESPE que são praticamente idênticas! Restou alguma dúvida de que o candidato que tem o hábito de resolver questões sai na frente daquele que pensa mais em decorar leis, conteúdo da apostila ou assistir horas e horas de aulas?

Quantidade de questões.
E aí? Quantas questões devo fazer? Meu amigo, a resposta é O MÁXIMO QUE VOCÊ PUDER! Durante o estudo da teoria, eu fazia questões do assunto que tinha acabado de estudar (umas 20 questões de cada matéria, que dava umas 60 por dia). E tirava um dia na semana para fazer questões de todas as matérias que tinha estudado até então (neste dia fazia algumas centenas de questões, algo entre 200 e 400). Minhas últimas duas semanas antes da prova foram TOTALMENTE dedicadas a resolver questões.

Como estudar por questões.
a) Dê preferência a resolver questões comentadas. Se as questões tiverem apenas o gabarito, você pode ficar sem saber porque errou ou acertou, além disso, lendo os comentários das questões, você aprende e reforça o conhecimento. Caso o assunto na sua mente já esteja completamente batido (por exemplo: se você já está careca de saber que prisão só pode ser feita com ordem judicial ou em flagrante), não precisa ficar lendo o comentário.
b) Marque as questões que você errou (e aquelas que você acertou mas ficou com dúvida) para resolver novamente, até fixar aquele conhecimento na mente. Ler o comentário dessas questões é muito importante!
c) Caso tenha acabado as questões (já tenha resolvido tudo), faça de novo!
 d) Faça somente questões da banca organizadora do concurso. No caso da PF, há muito tempo é o CESPE. Como cada banca tem sua peculiaridade, se especialize no CESPE. E dê preferência às questões mais recentes, de 2007 pra frente (considerando que estamos em 2014). Também é interessante buscar outras provas de carreiras policiais que foram feitas pelo CESPE. Para quem vai estudar para Agente, recomendo pegar as provas de Escrivão e Delegado Federal de 2013, Agente PF de 2009 além das prova da Polícia Civil da Bahia (concurso que também foi organizada pelo CESPE), etc.
Aproveito a oportunidade para recomendar o site: www.questoesdeconcursos.com.br
Neste site, você pode fazer seus cadernos de questões (eu fazia com as questões que tinha errado, para refazer até não erra mais) e filtrar questões (por exemplo, dentro de direito administrativo, questões de pregão, do cespe, no ano de 2014). Se puder pagar (não é caro) vale muito a pena. Se não, a assinatura gratuita permite você fazer 10 questões por dia. Ah! Não estou ganhando royalties nem desconto, recomendo porque é bom mesmo!

Caso tenha ficado alguma dúvida ou discordem de algo, fiquem à vontade para comentar. Também estou lá no Fórum Correio Web para tentar ajudar no que for possível.

Bom, o texto ficou grande (obrigado pela paciência), espero que tenha ficado bem claro que é imprescindível resolver questões. Realmente vai fazer a diferença na sua vida, acredite!

Um grande abraço a todos e estudem bastante (sem esquecer da parte física), pois vale a pena! Entrar pelos portões da ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA (e, principalmente, sair formado e ver o orgulho estampado no rosto de familiares e amigos) não tem preço!"




segunda-feira, 21 de julho de 2014

Nomeação e Edital APF



Fala galera!!! Após o meu maior perído de ausência do blog estou de volta e com algumas novidas, mas vamos lá… A nomeação do último concurso está gerando uma grande incógnita no DPF. Ninguém está entendendo o motivo desta demora. Vários alunos já estão nas capitais aguardando o momento da posse. O problema é que estão pagando hospedagem, alimentação e transporte do próprio bolso. Após a posse e entrar em exercícios os servidores lotados em delegacias do interior receberão diárias algo em torno de 200 reais. Já os servidores lotados nas próprias capitais não recebem nada. Acredito que este estágio realizado na SR seja de no máximo uma semana. Quando cheguei não participei de nenhum tipo de treinamento era apenas ficar de um lado para o outro, vacinas, buscar colegas que estavam chegando para posse e o principal: juntar um grupo considerado de colegas para irmos juntos até a cidade de lotação.

EPITACIOLOVE já está em festa. Poliçada mesmo sem a posse já deram uma passada na cidade para conhecer e já perguntaram pelo meu nome. Mesmo estando em Brasília os colegas já me avisaram!heheheh Essa rapaziada inclusive já recebeu o apoio do colega que aqui estava e com certeza serão bem recebidos pelos colegas. Com certeza o clima está muito melhor do que quando nós chegamos. Vários colegas do blog que passaram chegando em suas lotações estão me passando mensagens e eu particularmente fico muito feliz.

NOVO CONCURSO: Nós estamos torcendo mais do que os senhores para a publicação do edital! A cidade já começa a ficar cansativa após um ano e meio de lotação e só o fato de saber que vai sair o concurso já anima bastante. Com a pubicação da Medida Provisória passando o cargo dos EPAs de Nível médio para Superior já existe um movimento visando alterar o processo seletivo. O argumento é que havendo mudança na escolaridade cabe a nós buscarmos nossa valorização. Se fala muito em prova de líguas, títulos e até mesmo entrevista. Por isso digo e repito: “Passa logo nessa porra, pois a cada ano que passa fica mais difícil”…

Conversando com colegas em Brasília e diversos formados em escrivão descobri que o “tal”preconceito quanto a carreira mudou muito durante o curso. Poucas pessoas vão concorrer a carreira de APF ( da última turma de escriba) e isso é muito bom para quem está estudando, pois são fortes concorrentes. É o que sempre digo o que vale é estar dentro.  Passar novamente pela ANP em um período tão curto é muito cansativo. Na minha lotação o cara que mais curtia o lazer durante o período de folga era um escrivão. O ciclo do escriba aqui é o mesmo do Agente, geralmente, quando estudam é para outro órgão fora da área de segurança e ganhando bem mais. Olha a alegria do Caverna!!!

Uma coisa não podemos negar: Polícia Civil DF, PRF, EPF, Polícia Câmara… Meu amigo, a fila andou muito! Podemos somar ainda o fato da crise na PF afastando vários candidatos, ou seja, a hora é excelente para uma aprovação!!! Tô de volta sem internet em casa, mas dou meu jeito.