domingo, 5 de maio de 2013

Redação: Uma prova a parte!



A redação é uma prova a parte. Conhecendo o espelho utilizado na correção fica mais fácil de observar o que o examinador realmente quer. Fiz uma redação excelente, tirei 12.93, porém só quem viu a minha discursiva foi minha esposa. Quando tentei ter acesso já não estava mais disponível. Gostaria de mencionar que nunca fui bom no assunto ams dominando técnica e conhecendo o assunto fui muito bem.

É importante praticar redação. Letra legível, respeitando a margem, pouca rasura - se possível nenhuma - e tranquilidade na hora de passar e limpo são pontos fundamentais. Alguns candidatos comentam o último tema de redação. Foram perguntas sobre um texto e dessa forma o candidato precisava elaborar a sua redação.

É necessário responder todas as perguntas! O interessante foi que alguns colocaram ser atribuição da PF e outros não. A Nota, se o texto foi bem elaborado, não mudou muito. Agora, na parte referente a corrupção ativa se a pessoa colocou ativa perdeu 1,5 pontos.

Resta saber se foram dois professores que corrigiram a prova sendo um de português e outro com conhecimento jurídico ou apenas uma pessoa que dominasse as duas coisas. O que aprendi nos cursinhos e "valeu muito a pena" foi ser objetivo na introdução e mostrar o meu posicionamento referente ao assunto. ex: É notório que o Departamento de Polícia Federal possui atribuição de investigação para o crime mencionado. Depois disso citar o que relatarei nos próximos parágrafos (sempre faço três) fora a conclusão.

Palavras que fazem a  ligação dos parágrafos no texto: sabe-se que, além disso, por outro lado, por conseguinte e etc... Em cada parágrafo uso a mesma técnica. Abro me posicionando depois coloco exemplos, cito um fato conhecido ou estatístico justamente para dar firmeza no que estou dizendo, Depois faço uma pequena conclusão do parágrafo. ex. esses fatos sem dúvida causam um grande prejuízo a população.

A conclusão e a introdução são importantíssimas. Na conclusão você deve mencionar tudo o que colocou no parágrafo de forma reduzida é claro mas logo que iniciar coloque a sua opinião de forma clara. ex: Diante do exposto, a Polícia Federal possui atribuição para investigar os crimes de repercussão interestaduais. Citar também que o crime praticado foi de corrupção ativa. E sempre, sempre termine o texto de forma positiva. ex: com a sua importância no cenário nacional e seu elevado grau de profissionalismo o departamento de polícia federal é um órgão primordial para que possamos ter um país melhor.

Segue o espelho da redação:

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO – MODELO CESPE/UnB

Caríssimos, vocês querem saber como o professor da banca de redação, da CESPE, avalia sua redação? Então atente para o espelho de avaliação da prova discursiva, apresentado a seguir, e verifique quais os aspectos que são abordados.

ESPELHO DE AVALIAÇÃO DA PROVA DISCURSIVA- MODELO CESPE/UnB

Aspectos macroestruturais nota obtida faixa de valores

APRESENTAÇÃO TEXTUAL
Legibilidade (0,00 a 2,00)
Respeito às margens e indicação de parágrafos (0,00 a 2,00)

ESTRUTURA TEXTUAL (dissertativa)
Introdução adequada ao tema/posicionamento (0,00 a 4,00)
Desenvolvimento (0,00 a 4,00)
Fechamento do texto de forma coerente (0,00 a 4,00)

DESENVOLVIMENTO DO TEMA
Estabelecimento de conexões lógicas entre os argumentos (0,00 a 4,00)
Objetividade de argumentação frente ao tema/posicionamento (0,00 a 4,00)
Estabelecimento de uma progressividade textual em relação
À seqüência lógica do pensamento (0,00 a 4,0)

Aspectos microestruturais

Tipo de erro

Pontuação
Construção do período
Emprego de conectores
Concordância nominal
Concordância verbal
Regência nominal
Regência verbal
Grafia/acentuação


Repetição/omissão vocabular

Outros

Nota no conteúdo (NC) NC=5 : 28 x (soma das notas dos quesitos)
Número de linhas efetivamente ocupadas (TL)
Número de erros (NE)

NOTA DA PROVA DISCURSIVA (NPD): NPD=NC – 3 x NE : TL

A seguir, apresentarei a estrutura textual dissertativa, a partir dos dados do espelho de correção da prova discursiva, seguindo a orientação do professor Fernando Moura, em Nas Linhas e Entrelinhas.

ESTRUTURA TEXTUAL DISSERTATIVA

1. Bases Conceituais

PARTE I – O conteúdo da redação

a) Apresentação Textual
- Legibilidade;
Legibilidade e erro: escreva sempre com letra legível. Prefira a letra cursiva. A letra de imprensa poderá ser usada desde que se distinga bem as iniciais maiúsculas e minúsculas. No caso de erro, risque com um traço simples, o trecho ou o sinal gráfico e escreva o respectivo substituto.

Atenção: não use parênteses para esse fim.
- Respeito às margens e indicação dos parágrafos;
Para dar início aos parágrafos, o espaço de mais ou menos dois centímetros é suficiente. Observe as margens esquerda e direita na folha para o texto definitivo. Não crie outras. Não deixe “buracos” no texto. Na translineação, obedeça às regras de divisão silábica.

-Limite máximo de linhas;
Além de escrever seu texto em local devido (folha definitiva), respeite o limite máximo de linhas destinadas a cada parte da prova, conforme orientação da banca. As linhas que ultrapassarem o limite máximo serão desconsideradas ou qualquer texto que ultrapassar a extensão máxima será totalmente desconsiderado.

-Eliminação do candidato;
Seu texto poderá ser desconsiderado nas seguintes situações:

- ultrapassagem do limite máximo de linhas.
- ausência de texto: quando o candidato não faz seu texto na FOLHA PARA O TEXTO DEFINITIVO.
- fuga total ao tema: analise cuidadosamente a proposta apresentada. Estruture seu texto em conformidade com as orientações explicitadas no caderno da prova discursiva.
- registros indevidos: anotações do tipo “fim”, “the end”, “O senhor é meu pastor, nada me faltará” ou recados ao examinador, rubricas e desenhos.

b) Estrutura Textual Dissertativa
Não dê título ao texto, começa na linha 1 da folha definitiva o seu parágrafo de introdução.

Estrutura clássica do texto dissertativo

b.1) Introdução adequada ao tema / posicionamento
Apresenta a idéia que vai ser discutida, a tese a ser defendida. Cabe à introdução situar o leitor a respeito da postura ideológica de quem o redige acerca de determinado assunto. Deve conter a tese e as generalidades que serão aprofundadas ao longo do desenvolvimento do texto. O importante é que a sua introdução seja completa e esteja em consonância com os critérios de paragrafação. Não misture idéias.

b.2) Desenvolvimento
Apresenta cada um dos argumentos ordenadamente, analisando detidamente as idéias e exemplificando de maneira rica e suficiente o pensamento. Nele, organizamos o pensamento em favor da tese. Cada parágrafo (e o texto) pode ser organizado de diferentes maneiras:
- Estabelecimento das relações de causa e efeito: motivos, razões, fundamentos, alicerces, os porquês/ conseqüências, efeitos, repercussões, reflexos;
- Estabelecimento de comparações e contrastes: diferenças e semelhanças entre elementos – de um lado, de outro lado,em contraste, ao contrário;

- Enumerações e exemplificações: indicação de fatores, funções ou elementos que esclarecem ou reforçam uma afirmação.

b.3) Fechamento do texto de forma coerente
Retoma ou reafirma todas as idéias apresentadas e discutidas no desenvolvimento, tomando uma posição acerca do problema, da tese. É também um momento de expansão, desde que se mantenha uma conexão lógica entre as idéias.

c) Desenvolvimento do Tema

c.1) Estabelecimento de conexões lógicas entre os argumentos.
Apresentação dos argumentos de forma ordenada, com análise detida das idéias e exemplificação de maneira rica e suficiente do pensamento. Para garantir as devidas conexões entre períodos, parágrafos e argumentos, empregar os elementos responsáveis pela coerência e unicidade, tais como operadores de seqüenciação, conectores, pronomes. Procurar garantir a unidade temática.

c.2) Objetividade de argumentação frente ao tema / posicionamento
O texto precisa ser articulado com base nas informações essenciais que desenvolverão o tema proposto. Dispensar as idéias excessivas e periféricas.
Planejar previamente a redação definindo antecipadamente o que deve ser feito. Recorrer ao banco de idéias é um passo importante. Listar as idéias que lhe vier à cabeça sobre o tema.. Estabelecer a tese que será defendida. Selecionar cuidadosamente entre as idéias listadas, aquelas que delimitarão o tema e defenderão o seu posicionamento.

c.3) Estabelecimento de uma progressividade textual em relação à
seqüência lógica do pensamento.
O texto deve apresentar coerência seqüencial satisfatória. Quando se proceder à seleção dos argumentos no banco de idéias, deve-se classificá-los segundo a força para convencer o leitor, partindo dos menos fortes parta os mais fortes.

20 comentários:

  1. Mais um excelente post.

    Eu sinto dificuldades com a redação, não consigo praticar.

    Preciso me adequar a isso, a respeito da prova sei que cada pessoa possui um método, mas qual momento da prova vc acha mais adequado realizar a redação, no começo quando a cabeça está mais tranquila, ou para última parte após ter realizado toda prova objetiva.

    Obrigado

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    1. Sempre comecei fazendo a redação (foram duas oportunidades). Quando terminava pensava assim: agora é só marcar certo e errado, ficava aliviado.

      Neste especialmente fiz por último mas dei uma lida no tema e vi que dominava o conteúdo. Fiquei tenso olhando para o lado e vendo candidatos terminando a redação mas segui na minha tática.

      Só marquei o cartão após a redação está toda pronta. Sempre observo a minha pontuação antes de passar para o cartão. Quando estudamos pesado tem como saber como você foi. Pelo nível acreditava em algo em torno de 60 líquidos estar dentro.

      Apostei na tática e me dei bem. É importante esquecer os concorrentes e fazer o seu. Existem questões que o examinador coloca para você errar. Precisa saber onde "pode meter a mão". A grande maioria das questões são as chamadas Pelé: Marcou é gol certo!!!rs Se acertar as questões Pelé e ir bem nas mais ou menos é bingo!

      Prova Cespe a média nunca é muito elevada, salvo em 2009, onde a prova foi fácil e a média veio lá em cima!!!

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  2. Bah, redação é complicado. Particularmente deixo para fazer a redação no fim, mas já estou cansado e o texto perde qualidade. O problema é que ao fazer no início, me desgasto para o resto da prova.

    Não tem muito para onde correr..hahah..o importante é praticar. O pessoal acha que "quem lê bem, escreve bem", mas não é bem assim, tem que praticar a escrita. Nas próximas semanas pretendo fazer pelo menos uma redação por semana para prática.

    Estou com um palpite que o tema vai ser relacionado a PEC 37 ou sobre a crise entre os poderes, mas puro chute...

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    1. Pois é meu caro João, tenho esse mesmo problema!
      Sou péssimo em redação! hahaha É algo que devo treinar muito, porque pode ser tudo ou nada numa prova.

      Em relação ao tema, acho dificil cobrarem temas "polêmicos" como estes. Geralmente se nao for um estudo de caso, é sobre a violencia urbana, ou sobre como educação influencia na violencia, ou coisa do genero.
      Minha opiniao, claro!

      Mas, vamo que vamo que ainda da tempo de estudar muito! =)

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    2. Meus caros Claudio e João, realmente Redação é um problema para muitos, mas não é um "bicho de sete cabeças". Só quando é um tema que não dominamos nada. Mas mesmo assim, sendo coerente em algo que diz, e sempre afirmando o que diz (sim ou não) do início ao fim, dará alguns pontinhos.
      Analisando resultados do concurso de 2009, por exemplo, de Agente e Escrivão da PF, pode-se perceber que muitos bons candidatos com pontuação 82.0, 87.0 e até 92.0, com notas baixíssimas em Redação (1.38, 2.45 e até 0.00). Imagine, ver seu nome na lista e sem condições alguma de recorrer por alguns pontinhos?!
      Pratiquem bastante, e não esqueçam de consultar materiais de professores que dão ótimas dicas de Redação.
      Abração!!!!

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    3. É, tb morro de medo da redação... o negocio é praticar mesmo. Da mesma forma que ela pode te tirar do certame, ela tb pode ser a "mão amiga" que vai te colocar dentro das vagas.

      Lembrando que ultimamente a/o Cespe tem usado o esquema de estudo de caso nas suas provas discursivas, vide pcba ontem.

      Bons estudos, pessoal!

      Bom trabalho, Alexandre!

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    4. Olá amigos!!!

      O Cespe geralmente não entra muito em assunto polêmico mas é importante dominar o assunto até porque ainda tem atualidades. Na minha época entrei em um clube da redação (pacote com um total de 5). Toda semana entregava uma.

      Palavras chaves são importantes galera... Na hora do sufoco são eles que fazem você andar no texto. Caso dê uma travava em um parágrafo deixe espaço no rascunho e desenvolva outro. Na minha redação eu rasurei com um simples traço e não fui penalizado.

      Vejam provas anteriores para determinar um padrão que a banca vem seguindo. Vamos ver se amanhã sai. Não se esqueçam que eu também tinha medo da redação e na hora "H" mandei bem.

      abs

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  3. Parabéns pela grande iniciativa de fazer o blog, é muito importante para nós enquanto "aspirantes" a EPAs ter uma luz quando não sabemos como proceder em determinado assunto. Eu por exemplo tenho grande dificuldade na redação, mas suas dicas serão valiosas na hora de praticar.

    Sua paixão pelo departamento me faz "querer ser como você quando crescer", pois sei que ainda tenho uma grande estrada a percorrer!

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    1. Oh meu amor...

      Galera, tranquilidade! Essa é minha esposa que assim como vocês está buscando ingressar no DPF. Começou a estudar agora deve ter uns 2 meses. Isso é o bom da fronteira. Existe a possibilidade de estudar. É comum no departamento marido e mulher serem servidores.

      Ela me deu toda força quando disse que queria desenvolver um blog. Além disso, grande companheira. São 13 anos de felicidades te amo!!!
      Vamos deixar de muita festa porque concurseiro não pode ter direito nem de namorar. Vai ser uma "overdose" de vídeo aulas"...rs

      Rapaziada isso também é um fator importante. A internet possibilitou o aumento da concorrência. Prefiro aulas presenciais mas hoje as pessoas podem se preparar em qualquer local do Brasil - inclusive Bolívia!!!kkkk

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    2. Parabéns ao casal...Pra ela por ter alguem tao dedicado como vc, e dar essa oportunidade a ela. E a ela, por te apoiar nesses momentos dificeis que sao os estudos. Só quem passa por isso sabe como é duro, a pessoa do relacionamento entender o porque de tantas coisas deixadas de lado...Por sorte, tbm tenho alguem que entende. Entao, felicidades a voces...

      E é isso ai, o negocio é estudar, nao importa quando começar... Tudo depende da qualidade do estudo. =)
      Boa sorte a todos!

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    3. Valeu Claudio,

      o DPF apresenta uma grau elevado de separações. Como a maioria dos aprovados são dos grandes centros o impacto é muito grande. Graças a Deus não encontro estes obstáculos.

      Somos felizes.

      Abs

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  4. Que legal!
    Oh a esposa do Alexandre aí!!!

    Oi, Erica!
    Espero que possamos ser colegas de profissão!

    E, Alexandre, parabéns pela esposa!

    Abraços ao casal! =)

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    1. Carina, agora não está mais só...kkkk

      A união faz a força. Todo Mundos e ajudando sairemos com a vitória mais cedo ou mais tarde.

      O edital nada!!!

      abs

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  5. Carina,
    Espero o mesmo!!

    Passei anos dando força ao Alexandre nos estudos e nunca me interessei em estudar, mas todo esse seu empenho e dedicação acabou me contagiando. Ver cada vitória dele, era como fosse minha, e foi muito emocionante ver o esforço ser recompensado.

    Nunca pensei que poderia passar 8 horas por dia sentada em frente a livros e vídeo aulas estudando, e ter um professor particular como ele... não tem preço!!

    Abraços.

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  6. Isso aí, casal que estuda junto permanecem juntos. Legal os dois terem o mesmo objetivo de servir ao órgão.

    E esse edital que não saí gente? Meu F5 já esta falhando..kkkk..deu na Folhadirigida que "questões burocráticas atrasam retomada do concurso".

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    1. João,

      complicado está situação. Não esperava esta situação. Amanhã é dia 8 se não sair desisto das previsões. Mas vamos lá, vai sair...

      Tranquilidade o importante é estar preparado. Vamos ajustar os estudos.

      Obrigado pelo incentivo.

      Abs

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  7. Boa noite pessoal, venho através deste e-mail lhes chamarem a participar do GRUPO, CNM,"conhecer nunca é muito", cujo objetivo é a troca de conhecimentos e saberes, por exemplo: como professor de Língua Portuguesa posso lhes ajudarem em Língua Portuguesa, (gramatica, compreensão e interpretação e produção textual). Também o grupo objetiva a troca ou seja a ajuda a quem tem materiais, macetes melhores de forma que auxiliam uns aos outros. Sou concurseiro e acredito que com a minha experiências e a sua, essa vaga é minha e sua.
    Pessoal, há dois concurso da EPF que presto, porém não obtive exceto, mas sempre fecho língua portuguesa (redação não tem como, porque só corrige quem passa,) todavia sempre que posso, estou estudando a BANCA para no próximo concurso de ESCRIVÃO DE POLÍCIA FEDERAL,2015.
    Pessoas que não gostem de ESTUDAR, troca ideias, conhecimento, dicas e macetes esse será o grupo de ESTUDOS que reunirá todos independente do status ou posição social ou profissional. Quero que ao invés de críticas todos abraçar aquele (a) que tem dificuldades de aprendizagem.
    Antes de mandarem seu e-mail para add no grupo CNM, WhatsApp pense e reflita em partilhar seus saberes e ajudar ao próximo.

    Porém, no grupo como Líder e responsável não aceitarei nenhuma ou quaisquer pessoa com atitudes de condizentes ao que o grupo propôs.
    Caso continuem cometa difamação, calúnia ou injuria seja de quaisquer grau, será excluído e denunciado as autoridade competentes. Pois, todos aqui somos estudiosos e sabemos defender e punir aqueles que querem causar algazarras.


    Mande seu número para o E-MAIL: egomes70@gmail.com ou professorportingles@hotmail.com e já add de imediato.

    Edilson Gomes de Sá, professor em Colégio Estadual de Goiás, caso queira autorizo sua pesquisa para saber da minha idoneidade sobre o mesmo.

    Att, EDILSON GOMES DE SÁ

    GOIÂNIA – GOIÁS, 03/07/2015 ( 22:39)

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. Conheci o blog hoje por indicação do EPF "kemsyt". Bacana demais!!! Você teria o espelho da discursiva de EPF 2013? Grande abraço!

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  10. Alexandre, você colocou título na sua Redação?
    Cara, que blog incrível. Descobri por acaso e estou lendo todas as postagens desde as mais antigas.

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