quinta-feira, 30 de maio de 2013

Lotações Polícia Federal


As fronteiras do Brasil são as lotações que esperam pelos senhores. É necessário que tenham o "coração aberto". São culturas, locais, modo de vida e pessoas bem diferentes. Ruas esburacadas, dificuldade em conseguir um bom imóvel, péssimas prestações de serviços, preços absurdos nos mercados, falta de hospitais, colégios de pouca qualidade são apenas alguns fatores...

Por outro lado, podemos citar a tranquilidade, poder chegar no trabalho em 5 minutos, almoçar em casa, ter acesso a juízes e desembargadores, ser a autoridade local, e a violência que sem dúvida é menor do que nas grandes cidades.

Nestas lotações vocês serão literalmente "os caras". A cidade sabe quando estão saindo uma turma e chegando outra. Não tem como disfarçar. Te olham e perguntam: você é da federal??? Apesar disso ninguém mexe com você  muito pelo contrário. No futebol ninguém reclama e diversos serviços são facilitados como colégio e hospitais. 

A população é muito carente.5% com uma condição boa e 95% vivendo em grande dificuldade. O "curral eleitoral" é absurdo. Em festas locais chegamos a ficar enjoados com tanta propaganda. É possível andar com tranquilidade junto com a família não precisa se preocupar. Quem conseguir ficar lotado em uma Capital levará grande vantagem. Vale muito a pena fazer 3 pontos em Rio Branco. Dentre elas, pelo que vejo, a pior é Macapá. Ter aeroporto é um diferencial.

Não vejo nenhum colega em grandes dificuldades nas suas lotações. Acredito que as piores sejam: Oiapoque (ruim de tudo), Tabatinga (pela distância) e Altamira (aluguel elevadíssimo). Estar no Sul do Brasil é sinônimo de "prestígio". Dizem que a cultura e principalmente o "povo" é mais fácil de se adequar.

É possível levar a família não vejo problema. A minha união familiar é muito mais forte do que antes vivendo em uma grande cidade. Existem aqueles que optam em deixar a família e mediante a isso ficam desesperados querendo viajar para casa. Isso é outro motivo de embates no DPF. Uns chefes são mais flexíveis outros não. O certo é que: NÃO FIQUEM ACHANDO QUE PODERÃO TROCAR PLANTÃO E IR PARA CASA SEMPRE. Quem já conseguiu ir passou uma semana e não tem perspectiva de voltar (falo na minha lotação). Todos sabem da dificuldade do concurso, que é fronteira e depois ficam reclamando. Acha que não vai se adaptar faça prova para o Ministério Público local. Não entendo estas cosias. As pessoas passam em um concurso desse, encaram uma ANP pesada e depois dizem que estão em depressão!!!

O certo é que como todos dizem existe um limite na fronteira que é de uns 3 anos. Após isso já é foda! Fui à Brasília e parecia que eu estava na Califórnia cara...rs 
Vou passar um bizú que ninguém me passou, fuja das seguintes lotações: oiapoque, tabatinga, cruzeiro do sul, epitaciolândia, Guajará-mirim, altamira e pacaraima. Sendo assim, já terão superado uma fase mais crítica na primeira lotação. Estou feliz lotado no Acre mas ver colegas em Vilhena, Ji-Paraná, Sul do Brasil e nas capitas não é fácil. Fazer o que não estudei!!!kkkk

Agora vou tirar uma onda com vocês: quem aí já jogou amistoso Internacional??? Estamos indo para Cusco (Peru) jogar um futebol contra a polícia peruana levando a família para um passeio. Isso são coisas que só a fronteira poderá te oferecer. Mil kilometros de estrada mas que valerá muito a pena.

domingo, 26 de maio de 2013

Rascunho redação Agente 2012

TEMA REDAÇÃO POLICIA FEDERAL 2012 AGENTE
PROVA DISCURSIVA
• Nesta prova, faça o que se pede, usando o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos.
• Qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.
• Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas na primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.
O Departamento de Polícia Civil do Estado de São Paulo vem investigando os crimes cometidos por três pessoas, maiores e capazes, que atuam no roubo de cargas transportadas em operações interestaduais nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As empresas transportadoras afetadas pelas ações dos criminosos são totalmente privadas, ou seja, não possuem participação financeira de nenhum entre da Federação, não havendo, portanto, em decorrência desses delitos, prejuízo patrimonial direto à União.
Em operação destinada a prender em flagrante os criminosos, apenas um deles foi preso. No momento da prisão, ele ofereceu, ao chefe da equipe policial, cem mil reais para que fosse informalmente libertado. A proposta não foi aceita, e a prisão do criminoso foi efetuada, de acordo com as formalidades legais.
Com base na situação hipotética apresentada acima, redija um texto dissertativo que responda, necessariamente e de maneira fundamentada, aos seguintes questionamentos.
• Havendo necessidade de repressão uniforme dos crimes acima mencionados, poderá o Departamento de Polícia Federal investigar os delitos contra o patrimônio (roubos)?
• Na situação considerada, a proposta feita pelo criminoso ao chefe da equipe policial configurou crime contra a administração pública? Em caso afirmativo, especifique o delito.


RASCUNHO DA MINHA REDAÇÃO. Não tive acesso à minha folha de redação definitiva. Postei o rascunho da mesma. É claro que fiz diversos ajustes, pois a redação você deve escrever as ideias para depois ir colocando outros elementos. Na discursiva minha nota foi 12.93 e ainda tive uma rasura. Espero que possa servir ao menos de base.

SEGUE A REDAÇÃO:

É indiscutível que a Policia Federal possui atribuições para reprimir os crimes que ocorrem de forma interestadual. Dentre algumas competências podemos citar: (coloquei os pontos obrigatórios que tinham que constar na redação).

Sabe-se que a Constituição Federal prevê de forma expressa a possibilidade da Policia Federal reprimir crimes interestaduais. Cabe salientar, que esta função não excluem as autoridades estaduais que possuem a mesma função. Roubo de carga, veículos, drogas e armas são alguns exemplos que decorrem das atividades desses bandos ou quadrilhas. Assim, é elementar uma atuação que ocorra tanto de forma repressiva quanto preventiva.

Além disso, a Carta Magna da República Federativa do Brasil também prevê a atuação dos Agentes Federais no crime que exijam repressão uniforme. Fatos ilícitos que estejam ocorrendo em vários pontos do território Nacional devem ser orientados pela Policia Judiciária da União podemos citar: operações conjuntas, troca de informações e um sistema integrado de inteligência são bastante eficazes. A segurança publica Nacional deve agir em permanente sintonia. Por outro lado, sabemos que os agentes no seu dia a dia sofrem diversos tipos de “subornos”. A situação em questão configura o crime de corrupção ativa e por consequência possui como sujeito passivo a administração pública. O criminoso deve ser responsabilizado pelo crime.


Diante do exposto, a Policia Federal possui competência para investigar os delitos que ocorrem de forma interestadual, mesmo que não sejam contra bens, serviços e interesses da União. 

domingo, 19 de maio de 2013

SEU NOME SERÁ LEMBRADO!!!



Prezados(as), o bom filho a sua casa retorna e aqui estou eu. Saiu o edital galera. Não é hora de desespero. Sei que é complicado... Geralmente os estudos não rendem mas é neste momento que deve ser feito o diferencial. Ler com calma o edital é um bom ponto de partida. Pode ser que tenha ocorrido mudanças. 

Mas que momento gostoso é estar próximo de um concurso público muito perto de um sonho. É neste momento que paramos para pensar o quanto investimos neste sonho. E torno a dizer hoje que para ingressar em nossos quadros é preciso ter um objetivo maior: ir para região de fronteira, ganhar R$ 6.098 liquido e encarar esta guerra EPAs x Delegado não é para qualquer um. Esqueçam terceiros que estão de olho grande no seu sonho!!! É comum observar pessoas que não passam dizer assim: foi bom assim, não me adaptaria viver na fronteira. Mesmo se fosse aprovado não sei se valeria a pena...(conversa)

O importante é você saber que fez a sua parte. Que deixou muitas coisas de lado e vai entrar com tudo. O resultado, sem hipocrisia, pouco importa. Faça literalmente o seu melhor. Eu e muitas pessoas como: familiares e amigos de verdade teremos muito orgulho de vocês! Estava agoniado sem poder postar neste blog. Gostaria de dividir essa angústia com cada um dos senhores. Precisamos estar unidos para encarar esta prova de frente. Me recordo que no dia 6 de maio estava saindo de casa como cada um dos senhores. Candidato, caneta preta, cartão de inscrição e identidade. Me recordo que vi uma menina linda no ônibus, novinha, deve ter uns 14 anos muito estilosa e maquiada. Cara, morava próximo a minha casa - embora jamais tivesse encontrado com ela - e toda vez que passava por ela - após a aprovação - sentia uma vibração positiva. Não por ser bonita, até porque não sou pedófilo, mas sim porque de uma forma ou de outra ela fez parte da minha história!!!

Não podemos ter medo da banca. Eu fui confiante com uma "gana" enorme de destruir a prova, iniciar a feitura da mesma. Lembro que na sala da prova eu ficava olhando e desdenhando dos candidatos pensando: uma vaga é minha!!! Cara, escrevendo isso fico até emocionado... Nada melhor na vida do que ter orgulho de si mesmo cara!!! Eu lutei não tive medo da prova e venci por mais que muitos duvidassem de uma pessoa que ficou durante 7 anos na Polícia Militar do RJ. Dia 17 de maio foi meu aniversário e eu estava dentro da academia Nacional de Polícia cantando o hino do DPF. Não tem preço. É verdade que gostaria de gritar cantando mas observo que aquela gana das pessoas ficam na época do curso de formação e é uma pena...

O certo é que quem não estiver disposto a ir para guerra em busca de seu sonho jamais será lembrado. O vídeo mencionado nesta postagem eu recebi de um amigo dias antes da prova e me emocionava. São estas pequenas coisas que vão te dar vibração na hora em que bater o desespero. Se você não acreditar em você mesmo "jamais terá o seu nome lembrado". Esqueçam terceiros, aqueles que te chamam de louco e os invejosos. Seja você mesmo. O momento é agora não é amanhã nem depois. A sua atitude de hoje é que fará de você um vencedor seja neste concurso, no próximo ou na vida!!!

Façam não só por você mas como por todos aqueles que lhe dão força. Amigos, filhos, maridos, esposas, pais, avô, avó enfim... Dê o seu melhor, tenho a convicção que eles e eu terei muito orgulho de cada um dos senhores. O Brasil necessita de policiais qualificados e quando o Departamento lançou o edital foi no intuito de chamar as pessoas mais qualificadas do Brasil para ingressarem nos seus quadros. A hora é agora, resta saber se você está disposto a fazer o seu nome ser lembrado... Precisa se portar como um lutador do UFC. Se não tiver disposição de partir para cima da banca ela vai pegar você, portanto, pra cima dela!!!

E aí, estão dispostos a fazer seus nomes figurarem na relação do Cespe??? Eu lutei por esse sonho e no restaurante da Academia pude ver semana passada o meu nome imortalizado na Academia Nacional de Polícia!!!

Firme nos estudos e esqueçam terceiros. No dia 21 de Julho precisa estar disposto a terminar a prova dando o seu melhor e ao final ter a disposição de encarar qualquer outro desafio que esteja por vir. Uma prova será pouco para a nossa gana e força de vontade. São muitos candidatos por este Brasil a fora mas ninguém, eu disse ninguém, terá mais vontade do que nós. Coloque a sua armadura e se prepare para uma verdadeira guerra lembrando sempre que um bom guerreiro deve ter a disposição de vencer sempre independente do adversário. Eu, amigos e familiares poderemos torcer por vocês mas quem entrará na "Arena" para este desafio serão os senhores.

Dê o seu melhor pois com certeza o seu nome será lembrado!!! E você, aceita desafios???


sábado, 18 de maio de 2013

Motivos da minha ausência

Olá amigos, estou de volta!!!



Estava aguardando o momento para participar da minha primeira megaoperação no Estado do Acre. Dia 09 do corrente mês fomos até a capital Rio Branco para desenvolver este trabalho. Já ouviram aquela música do "Engenheiros do Havaí" que diz: nós não precisamos saber pra onde vamos nós só precisamos ir!!! então é mais ou menos isso aí.

Não posso dar detalhes mas posso dizer que é algo marcante!!! Total descrição, profissionalismo e policiais de diversos locais do Brasil. Tenho que me reservar se não acabo falando besteira e dizendo detalhes...rs
O trabalho foi um sucesso e todos os objetivos foram alcançados. Nós não temos dúvida em relação as provas obtidas mas agora é trabalho para o Judiciário e Ministério Público.

No dia seguinte a delegacia acordou com diversos cartazes e um deles dizia: "ainda existe instituição séria neste País". Vou conseguir as fotos e postar aqui. É de arrepiar. Dois colegas foram a um restaurante no dia da operação e ao chegaram no local foram aplaudidos de pé pelos clientes do estabelecimento!!!

No dia seguinte ao término da megaoperação cada equipe retornou as suas origens. Aguardei até domingo para embarcar com destino à Brasília. Participei do II Seminário Nacional de Homicídio. Muito show cara. Várias coisas passadas durante a ANP foram aprofundadas. Estes forma os motivos da minha ausência. Gosto de ficar 100% comprometido quando tenho um compromisso profissional. Estou de volta galera. Fiquei muito feliz pelos acessos e principalmente pela interação dos participantes do Blog.

Forte abraço!!!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Megaoperação em Rio Branco... e finalmente o edital!



Dia movimentado!!

Por conta dessa megaoperação que aconteceu hoje na capital Rio Branco - Acre, fiquei sumido por uns dias pois fiz parte dela.
Informo ainda que estou indo para um seminário em Brasília e terei algumas dificuldades para postar novas mensagens.

 Bons estudos!

Abaixo segue a reportagem e o video.

Polícia Federal desencadeou operação e prendeu gestores públicos e empreiteiros no AC


     "A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (10) a Operação G-7, que investiga fraudes em licitações públicas. Foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão. Dentre os presos estão servidores do governo do Estado, o secretário de Obras do Estado, o secretário Adjunto de Gestão Municipal, o sobrinho do governador do Acre, além de empreiteiros.
Já foram presos o secretário de Obras do Estado, Wolvenar Camargo, o secretário Adjunto de Gestão Municipal, Assurbanipal Mesquita, o diretor de análises clínicas da Secretaria Estadual de Saúde e sobrinho do governador Tião Viana, Thiago Paiva, o ex-secretário de Habitação do Estado Aurélio Cruz, o diretor do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Gildo César, o empreiteiro e ex-presidente da Federação da Indústria do Acre (Fieac) João Francisco Salomão, os empreiteiros Narciso Mendes Júnior, Tshuyoshi Murata e outros.
De acordo com informações da Polícia Federal, sete construtoras estavam sendo investigadas desde 2011 suspeitas de atuar em conjunto para fraudar licitações em obras públicas do Estado.
Segundo a PF, as empresas atuavam da seguinte forma: elas simulavam concorrer entre si, com a finalidade de garantir que uma deles vencesse o processo. Os concorrentes que se recusassem a fazer parte do esquema eram eliminados pelo grupo ainda na primeira fase, a de habilitação.
Os envolvidos na organização criminosa devem responder pelos crimes de cartel, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, formação de quadrilha e desvio de recursos públicos.
A operação é realizada nos municípios de Tarauacá e Rio Branco e conta com o apoio de 150 agentes federais.
Procurado pelo G1, o advogado de defesa de Thiago Paiva, Odilardo Marques, disse que só se pronunciará após ter acesso ao inquérito. A reportagem está tentando entrar em contato com os demais advogados dos suspeitos."

Fonte: G1- Acre

terça-feira, 7 de maio de 2013

Precauções durante o Curso



O edital não saí então vamos dando sequência as nossas informações. Durante o curso é bom observar as seguintes questões: carga horária, lesões e condições do alojamento.

As disciplinas são compostas por uma carga horária. Caso o aluno tenha algum problema e tenha que se ausentar da aula é importante verificar a carga horária da mesma. Digo isso porque pode acontecer que um dia sem assistir aula o aluno esteja fora do curso. Aconteceu na última academia. Aluno lesionado avisou aos colegas de quarto que não iria, ou seja, o orientador estava ciente. No dia seguinte o mesmo orientador foi alertado por outro que havia um aluno da turma dele excluído. Companheiro, não teve ideia... Acho que são 30 minutos para arrumar a mala. Salvo engano isso ocorreu no horário da noite. O aluno desligado teve que deixar a academia e aguardar no P1 (portaria) do lado de fora. Sem passagem, sem transporte...

As lesões ocorrem a todo momento. Ao se machucar você é encaminhado para o médico. Mesmo que ele te dispense as aulas perdidas contam como falta! É isso mesmo!!! Por isso, alunos evitam ao máximo ir ao profissional - isso é dica até dos orientadores. Isso sem contar quando você diz que está com dor no dedão do pé e te encaminham ao psicologo!!!rs Esse sim é o terror da ANP. Dizer que o aluno está no psicólogo a galera já fica na expectativa. É melhor ser atendido no domingo pelo "capeta" do que passar na mão deste profissional!!!kkkk
Cuidados especiais: aula de defesa pessoal e educação física.

O alojamento é muito bom! Mas não vai achando que estará no quarto do big brother né galera... Podem ter 4 ou 6 camas. Cabide nunca é demais. É proibido o uso de qualquer eletrodoméstico. Possui armário, locais para guardar a mala e serviço de limpeza durante as aulas. Teve caso de um aluno que foi "picado" por uma aranha. O cara teve vários sintomas e ficou literalmente no veneno... Perdeu várias aulas, resultado: desligado! Não tem essa de dizer se é certo ou errado excluído. Todo cuidado é pouco... Sempre dê uma sacudida na roupa de cama e olhe o coturno e as roupas. É lamentável ver um colega sendo desligado por este motivo. Aí muitos vão dizer: "É mole, a justiça manda voltar". Até acredito mas no próximo curso e por uma bagatela de 5, 10, 15 mil reais... Se voltar no mesmo ficará na condição de sub judice e isso é uma situação que não desejo para ninguém. Tenho dois amigos aguardando pois perderam no psicotécnico.

No edital pede meia do tipo "soquete". passei maior sufoco comprei uns três pacotes de meia. Na real, pode ser meia cano longo ou curto desde que branca. E pode ter detalhe desde que pequeno. Fiquei preocupado e na hora vi que esquentei a toa a cabeça. Cinto BDU vende na própria ANP. Falta de material significa perda de ponto ou até mesmo ficar fora da aula. Não é necessário comprar um bom coldre ou porta carregador, pois o SAT disponibiliza na hora das aulas. Pediram o panqueca mas não utilizei - como é "barato" se vier no edital é melhor adquirir.

Cara o edital tá foda. Vamos continuar na torcida mas mãos a obra. Vamos estudar!!!

domingo, 5 de maio de 2013

Redação: Uma prova a parte!



A redação é uma prova a parte. Conhecendo o espelho utilizado na correção fica mais fácil de observar o que o examinador realmente quer. Fiz uma redação excelente, tirei 12.93, porém só quem viu a minha discursiva foi minha esposa. Quando tentei ter acesso já não estava mais disponível. Gostaria de mencionar que nunca fui bom no assunto ams dominando técnica e conhecendo o assunto fui muito bem.

É importante praticar redação. Letra legível, respeitando a margem, pouca rasura - se possível nenhuma - e tranquilidade na hora de passar e limpo são pontos fundamentais. Alguns candidatos comentam o último tema de redação. Foram perguntas sobre um texto e dessa forma o candidato precisava elaborar a sua redação.

É necessário responder todas as perguntas! O interessante foi que alguns colocaram ser atribuição da PF e outros não. A Nota, se o texto foi bem elaborado, não mudou muito. Agora, na parte referente a corrupção ativa se a pessoa colocou ativa perdeu 1,5 pontos.

Resta saber se foram dois professores que corrigiram a prova sendo um de português e outro com conhecimento jurídico ou apenas uma pessoa que dominasse as duas coisas. O que aprendi nos cursinhos e "valeu muito a pena" foi ser objetivo na introdução e mostrar o meu posicionamento referente ao assunto. ex: É notório que o Departamento de Polícia Federal possui atribuição de investigação para o crime mencionado. Depois disso citar o que relatarei nos próximos parágrafos (sempre faço três) fora a conclusão.

Palavras que fazem a  ligação dos parágrafos no texto: sabe-se que, além disso, por outro lado, por conseguinte e etc... Em cada parágrafo uso a mesma técnica. Abro me posicionando depois coloco exemplos, cito um fato conhecido ou estatístico justamente para dar firmeza no que estou dizendo, Depois faço uma pequena conclusão do parágrafo. ex. esses fatos sem dúvida causam um grande prejuízo a população.

A conclusão e a introdução são importantíssimas. Na conclusão você deve mencionar tudo o que colocou no parágrafo de forma reduzida é claro mas logo que iniciar coloque a sua opinião de forma clara. ex: Diante do exposto, a Polícia Federal possui atribuição para investigar os crimes de repercussão interestaduais. Citar também que o crime praticado foi de corrupção ativa. E sempre, sempre termine o texto de forma positiva. ex: com a sua importância no cenário nacional e seu elevado grau de profissionalismo o departamento de polícia federal é um órgão primordial para que possamos ter um país melhor.

Segue o espelho da redação:

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO – MODELO CESPE/UnB

Caríssimos, vocês querem saber como o professor da banca de redação, da CESPE, avalia sua redação? Então atente para o espelho de avaliação da prova discursiva, apresentado a seguir, e verifique quais os aspectos que são abordados.

ESPELHO DE AVALIAÇÃO DA PROVA DISCURSIVA- MODELO CESPE/UnB

Aspectos macroestruturais nota obtida faixa de valores

APRESENTAÇÃO TEXTUAL
Legibilidade (0,00 a 2,00)
Respeito às margens e indicação de parágrafos (0,00 a 2,00)

ESTRUTURA TEXTUAL (dissertativa)
Introdução adequada ao tema/posicionamento (0,00 a 4,00)
Desenvolvimento (0,00 a 4,00)
Fechamento do texto de forma coerente (0,00 a 4,00)

DESENVOLVIMENTO DO TEMA
Estabelecimento de conexões lógicas entre os argumentos (0,00 a 4,00)
Objetividade de argumentação frente ao tema/posicionamento (0,00 a 4,00)
Estabelecimento de uma progressividade textual em relação
À seqüência lógica do pensamento (0,00 a 4,0)

Aspectos microestruturais

Tipo de erro

Pontuação
Construção do período
Emprego de conectores
Concordância nominal
Concordância verbal
Regência nominal
Regência verbal
Grafia/acentuação


Repetição/omissão vocabular

Outros

Nota no conteúdo (NC) NC=5 : 28 x (soma das notas dos quesitos)
Número de linhas efetivamente ocupadas (TL)
Número de erros (NE)

NOTA DA PROVA DISCURSIVA (NPD): NPD=NC – 3 x NE : TL

A seguir, apresentarei a estrutura textual dissertativa, a partir dos dados do espelho de correção da prova discursiva, seguindo a orientação do professor Fernando Moura, em Nas Linhas e Entrelinhas.

ESTRUTURA TEXTUAL DISSERTATIVA

1. Bases Conceituais

PARTE I – O conteúdo da redação

a) Apresentação Textual
- Legibilidade;
Legibilidade e erro: escreva sempre com letra legível. Prefira a letra cursiva. A letra de imprensa poderá ser usada desde que se distinga bem as iniciais maiúsculas e minúsculas. No caso de erro, risque com um traço simples, o trecho ou o sinal gráfico e escreva o respectivo substituto.

Atenção: não use parênteses para esse fim.
- Respeito às margens e indicação dos parágrafos;
Para dar início aos parágrafos, o espaço de mais ou menos dois centímetros é suficiente. Observe as margens esquerda e direita na folha para o texto definitivo. Não crie outras. Não deixe “buracos” no texto. Na translineação, obedeça às regras de divisão silábica.

-Limite máximo de linhas;
Além de escrever seu texto em local devido (folha definitiva), respeite o limite máximo de linhas destinadas a cada parte da prova, conforme orientação da banca. As linhas que ultrapassarem o limite máximo serão desconsideradas ou qualquer texto que ultrapassar a extensão máxima será totalmente desconsiderado.

-Eliminação do candidato;
Seu texto poderá ser desconsiderado nas seguintes situações:

- ultrapassagem do limite máximo de linhas.
- ausência de texto: quando o candidato não faz seu texto na FOLHA PARA O TEXTO DEFINITIVO.
- fuga total ao tema: analise cuidadosamente a proposta apresentada. Estruture seu texto em conformidade com as orientações explicitadas no caderno da prova discursiva.
- registros indevidos: anotações do tipo “fim”, “the end”, “O senhor é meu pastor, nada me faltará” ou recados ao examinador, rubricas e desenhos.

b) Estrutura Textual Dissertativa
Não dê título ao texto, começa na linha 1 da folha definitiva o seu parágrafo de introdução.

Estrutura clássica do texto dissertativo

b.1) Introdução adequada ao tema / posicionamento
Apresenta a idéia que vai ser discutida, a tese a ser defendida. Cabe à introdução situar o leitor a respeito da postura ideológica de quem o redige acerca de determinado assunto. Deve conter a tese e as generalidades que serão aprofundadas ao longo do desenvolvimento do texto. O importante é que a sua introdução seja completa e esteja em consonância com os critérios de paragrafação. Não misture idéias.

b.2) Desenvolvimento
Apresenta cada um dos argumentos ordenadamente, analisando detidamente as idéias e exemplificando de maneira rica e suficiente o pensamento. Nele, organizamos o pensamento em favor da tese. Cada parágrafo (e o texto) pode ser organizado de diferentes maneiras:
- Estabelecimento das relações de causa e efeito: motivos, razões, fundamentos, alicerces, os porquês/ conseqüências, efeitos, repercussões, reflexos;
- Estabelecimento de comparações e contrastes: diferenças e semelhanças entre elementos – de um lado, de outro lado,em contraste, ao contrário;

- Enumerações e exemplificações: indicação de fatores, funções ou elementos que esclarecem ou reforçam uma afirmação.

b.3) Fechamento do texto de forma coerente
Retoma ou reafirma todas as idéias apresentadas e discutidas no desenvolvimento, tomando uma posição acerca do problema, da tese. É também um momento de expansão, desde que se mantenha uma conexão lógica entre as idéias.

c) Desenvolvimento do Tema

c.1) Estabelecimento de conexões lógicas entre os argumentos.
Apresentação dos argumentos de forma ordenada, com análise detida das idéias e exemplificação de maneira rica e suficiente do pensamento. Para garantir as devidas conexões entre períodos, parágrafos e argumentos, empregar os elementos responsáveis pela coerência e unicidade, tais como operadores de seqüenciação, conectores, pronomes. Procurar garantir a unidade temática.

c.2) Objetividade de argumentação frente ao tema / posicionamento
O texto precisa ser articulado com base nas informações essenciais que desenvolverão o tema proposto. Dispensar as idéias excessivas e periféricas.
Planejar previamente a redação definindo antecipadamente o que deve ser feito. Recorrer ao banco de idéias é um passo importante. Listar as idéias que lhe vier à cabeça sobre o tema.. Estabelecer a tese que será defendida. Selecionar cuidadosamente entre as idéias listadas, aquelas que delimitarão o tema e defenderão o seu posicionamento.

c.3) Estabelecimento de uma progressividade textual em relação à
seqüência lógica do pensamento.
O texto deve apresentar coerência seqüencial satisfatória. Quando se proceder à seleção dos argumentos no banco de idéias, deve-se classificá-los segundo a força para convencer o leitor, partindo dos menos fortes parta os mais fortes.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Simulação de TAF com professores da ANP


Tá esquentando galera!!!

Consegui este vídeo relacionado ao TAF. São os professores do SEF (educação física) que participam da demostração. Dentro da ANP existem 3 TAFs:

Diagnóstico: apenas para ver o rendimento de cada aluno.

TAF 1: No meio do curso é o que mais elimina. A natação é o que mais reprova.

TAF 2: Faltando uma semana para o término do curso. Geralmente o alunos já está com os convites da formatura na mão. Reprova devido as lesões e o aluno perde rendimento.

No TAF do Cespe os exercícios são realizados em sequência e no mesmo dia. Na ANP divide: salto e natação; e corrida e barra.

Na barra o aluno pode balançar a vontade. No salto alguns locais permitiram fazer descalço. Corrida e natação não tem mistério!!!

Dúvidas basta dizer. Caso queiram alguns bizús visitem o site do parceiro Falcão. 

Escolha de Vagas



Após entrar na Academia Nacional de Polícia o assunto mais comentado é a relação de lotações disponíveis para o concurso. Para os que pretendem buscar uma boa lotação vai uma dica: não tire nota inferior a 9.0. Isso porque a diferença de pontuação é muito pequena. As matérias diferenciais são: tiro, TAF e Defesa Pessoal (clique em TAF e vejam as dicas do nosso amigo Falcão). Acho que são 18 disciplinas. Fechei com média 9.045 e minha lotação foi na casa dos quatrocentos. As fronteiras mais disputadas são no Sul do Brasil. Foz do Iguaçu era um sonho mas antes mesmo de iniciar a escolha de vagas já não existia mais. Este fato ocorre porque policiais antigos possuem o direito de ocupar as vagas. O que sobrar no concurso de remoção é que fica para os novinhos.

Existem as lotações Top 3: Oiapoque RR, Tabatinga AM e Pacaraima RR. Teoricamente considerada as mais complicadas. Top 5: Incluem: Cruzeiro do Sul AC, Epitaciolândia AC ou Guajará-Mirim RO. Isso porque Epitaciolândia vem se desenvolvendo e  Guajará decrescendo. 

O meu objetivo era de terminar o curso e superar a natação. Hoje observo que minha lotação vale os mesmos 4 pontos de Vilhena RO excelente cidade. Além disso, Uruguaiana RS, Guairá PR são boas opções e com pontuação quatro também. Vale a pena sim dar o gás... Fará total diferencial na hora da escolha. 

É adrenalina do início ao fim. No dia da escolha nos reunimos no Teatro de Arena e até então ainda não existia relação. Sempre rola uma lista "fake" na ANP e um ranking que tem como dar uma noção.  Voltamos para os alojamentos antes de sair as opções. Lá pelas 11:30 chegou a lista e às 14h - mais ou menos - o momento de escolha. Quem está bem sofre muito pois são muitas oportunidades. Você olha o mapa deste "Imenso Brasil" e fica viajando...rs

Vaga espelho: quando um sub judice (sj) escolhe uma vaga ela não é preenchida, ou seja, apenas alunos regulares eram providos na mesma. O sub judice era lotado na respectiva lotação que escolheu mas a vaga continuava disponível. Neste concurso foi diferente. O sub judice ocupava a vaga e o resultado foi o seguinte: Epitaciolândia AC cinco sub judice optaram por ela e nenhum tomou posse, resultado, apenas quinze nomeações das vinte previstas.

A cidade de Dourados MS foi a mais disputada. Acho que dos 5 primeiros 4 optaram por ela. A cidade que fechou a escolha foi Altamira PA. O custo de vida é muito alto e uma simples casa pode custar 3 mil reais o aluguel. Fronteiras do Sul são as mais disputadas logo depois vem as capitais. Até a posição 300 ainda se pode escolher algo depois é a menos pior...kkkk 

Se existir casal vale a pior classificação. O melhor deixa de escolher no seu momento oportuno e escolhe junto com o aluno que teve o pior. ex: um aluno foi o décimo colocado e a aluna (namorados) trigésima terceira. O décimo colocado - abre mão na sua hora de escolha - e vai escolher no mesmo momento que a aluna for chamada. Cada aluno é chamado na frente e faz a sua escolha no microfone. Bem, acho que pude passar algum conhecimento, dúvidas basta perguntar. Tabatinga AM é uma cidade boa mas de péssimo acesso e voo caríssimo de Manaus. De barco com maré a favor são três dias maré contra uma semana (é o que dizem)... Por outro lado, é a melhor escola do DPF.

Para finalizar não conheço nenhum colega da ANP que esteja "odiando" a sua lotação fazendo valer o que já relatei anteriormente: "não existe lotação ruim. Ruim, é estar fora do DPF"...

Segue relação do último concurso de Agente 2012. 


SR/DPF/AC Rio Branco 12
DPF/EPA/AC Epitaciolândia 20
DPF/CZS/AC Cruzeiro do Sul 17
SR/DPF/AM Manaus 16
DPF/TBA/AM Tabatinga 25
SR/DPF/AP Macapá 18
DPF/OPE/AP Oiapoque 9
SR/DPF/MS Campo Grande 4
DPF/CRA/MS Corumbá 18
DPF/DRS/MS Dourados 3
DPF/NVI/MS Naviraí 13
DPF/PPA/MS Ponta Porã 13
DPF/TLS/MS Três Lagoas 7
SR/DPF/MT Cuiabá 7
DPF/BRG/MT Barra do Garças 9
DPF/CAE/MT Cáceres 19
DPF/ROO/MT Rondonópolis 8
DPF/SIC/MT Sinop 6
SR/DPF/PA Belém 16
DPF/ATM/PA Altamira 18
DPF/SNM/PA Santarém 12
DPF/MBA/PA Marabá 20
DPF/RDO/PA Redenção 18
DPF/GRA/PR Guaíra 20
DPF/FIG/PR Foz do Iguaçu 14
SR/DPF/RO Porto Velho 31
DPF/GMI/RO Guajará-Mirim 19
DPF/JPN/RO Ji-Paraná 19
DPF/VLA/RO Vilhena 8
SR/DPF/RR Boa Vista 14
DPF/PAC/RR Pacaraima 25
DPF/BGE/RS Bagé 6
DPF/CHI/RS Chuí 9
DPF/JGO/RS Jaguarão 7
DPF/LIV/RS Santana do Livramento 2
DPF/SBA/RS São Borja 10
DPF/UGA/RS Uruguaiana 16
DPF/DCQ/SC Dionísio Cerqueira 6
TOTAL 514

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Edital 7 ou 8 de Maio. Quem aposta???



É rapaziada... Errei na previsão. Afirmei que o edital sairia até o dia 30. Escrivães, Delegados e Peritos estavam aguardando a publicação pois dessa forma já estariam mais próximos de uma remoção. Até mesmo os Agentes do último concurso ficaram na adrenalina sentindo aquele gostinho gostoso de disputa.

O desânimo e a ansiedade não ficam apenas por conta dos aspirantes que almejam um novo cargo... Pelo contrário, existem pessoas que estão amando e desejando o ingresso dos senhores...rs O papo que rolou é que não sairá nesta semana e sim no dia 7 ou 8 respectivamente segunda ou terça feira próxima.

Teve início neste mês o curso de inspetor da Polícia Civil RJ. Tenho amigos excedentes deste último concurso que estão cursando a academia no RJ. Fui informado que tem uma galera com um nível de conhecimento elevado que não vão fazer a prova de escrivão e sim terminar o curso e buscar a próxima de Agente.

Treino é treino jogo é jogo mas é uma galera gabaritada que deixará de ser concorrência. Reta final vamos intensificar os estudos.

NUNCA SERÃO!!!



Um vídeo chamou a minha atenção nos últimos dias onde um grupo de amigos faziam a simulação de um policial federal entrando em uma suposta boate. Existiam comentários crucificando inclusive o departamento e outras instituições (comentários de terceiros). Com certeza não é essa a visão e a instrução que recebemos durante o curso de formação. Um Policial Federal deve ter ética acima de tudo.

Com certeza o que ocorreu foi uma brincadeira entre amigos. Tenho a convicção que as pessoas aprovadas neste concurso irão honrar o nome da instituição acima de tudo. Quanto aos jovens do vídeo a única coisa que posso dizer é que admiro muito a "moral" que eles dão ao DPF mas com este comportamento só posso dizer uma coisa: "nunca serão"...

A turma bravo era uma das turmas que mais vibrava e eles ao se deslocarem para as atividades cantavam assim:
"Quando o DPF chega na operação
 as mulheres pensam que é clone
 elas confundem a gente com Bruce Willis e Sylvester Stallone
 pensam que é clone, pensam que é clone
 elas confundem a gente com Bruce Willis e Sylvester Stallone"

Coisa do grande amigo Machado, saudades...