Após muita dedicação nos estudos, enfim a tão sonhada aprovação. E agora, o que fazer? Considerado um dos concursos mais difíceis do Brasil, justamente por suas várias etapas até a tão esperada “nomeação”, é que resolvi passar um pouco da minha experiência. Do TAF ao orgulho de ser Federal!
Olá amigos, espero que todos estejam curtindo a família e os amigos. O meu primeiro Natal no DPF foi comemorado na Delegacia. Como em Unidades do interior a união é muito grande resolvemos passar a data junto com o colega que estava de serviço. A minha família retornou para nossa cidade visando curtir a família e aproveitar o período de férias. A saudade é grande, mas o Orgulho de ser Federal supera qualquer adversidade. A dificuldade para ingressar é tão grande que parece que desde os períodos de estudos vamos nos acostumando.
É dividido recesso de Ano Novo e Natal, ou seja, parte viaja enquanto a outra aguarda o retorno dos colegas. Saiu o resultado dos testes e tem muita gente feliz, outros nem tanto. A vida de concurseiro é assim. Agora resta aguardar a publicação com a convocação. Nos bastidores os escrivães já estão programando para o concurso de remoção. Um amigo já comprou até um apartamento em Rio Branco. Sem dúvida o sangue novo de vocês fará a diferença no Departamento.
Não vejo a hora de reencontrar a minha família e viajar para cidade maravilhosa e curtir um período de férias, falta pouco. Forte abraço e um Feliz Natal. Vamos continuar a pegada nos estudos, pois a fila andou e muita gente já está na porta visando novos concursos.
Terminei a faculdadeno final de 2003. Apesar de terminar a faculdade jovem não havia feito nenhum estágio e quando fui correr atrás o mercado se tornou muito difícil. Durante este período resolvi estudar para Policia Rodoviária Federal. Não tinha técnica, estudava na base do vamos que vamos e não tinha noção de cursos bons. Em um cursinho na minha cidade um professor que era PRF me chamou no canto e disse que via o meu potencial. Aconselhou-me um curso no centro do RJ e para lá fui eu. A diferença foi imediata. Vi que estava perdendo tempo e só deu para fazer a turma de “resumão”. Veio aprova e a nota de corte foi 98 e fiz 75. Um colega de curso me alertou que teria prova da PF, mas preocupado com o mercado de trabalho, voltei a pensar na minha formação. Neste meio tempo fiz a prova de soldado da PMERJ. Na primeira aguardava um recurso de matemática, mas devido a fraude a prova foi cancelada. Desisti da prova e coloquei na cabeça que não faria mais. Na véspera da prova encontrei um colega de longa data e perguntei a ele o que estava fazendo da vida. Ele me informou que estava na PM. Informei que estava com a inscrição feita, mas não perderia aula para fazer a prova. Na ocasião estudava para PF. Ele disse: faça a prova a PM não é ruim como as pessoas acham. Era um domingo, acordei cedo, peguei um ônibus e fui para um bairro longe da minha casa. Nem sabia chegar por isso peguei um táxi. Fiz a prova de forma rápida e sai logo que liberaram para sair. Continuei estudando para PF e fui fazer em 2004 a prova regional e por incrível que pareça estava no Acre. Esta vez passei perto, não passei por 2 pontos, ou seja, uma questão errada. Um dia após a prova entrei na internet e vi meu nome aprovado na PMERJ. Como estava disposto acontinuar estudando resolvi fazer as etapas e quando vi já estava na PM. Não posso reclamar da PMERJ, pelo contrário, só agradecer, mas sem dúvida alguma atrapalhou meus estudos. O tempo não sobra muito e, além disso, ganhava pouco, era muita exposição e a cada dia que passava eu tinha mais a certeza que poderia ser algo maior.
INDECISÃO
É certo que não mantive o estudo desde 2004 dei uma parada que não foi total. A incerteza do concurso e a grande concorrência me deixavam pessimistas. Durante este tempo vi vários colegas passando na prova de Oficial da PM. O sucesso subia a cabeça, mas teve um amigo que comentou comigo: “Alexandre, você é inteligente, seu conhecimento nos assusta. Você não acha que se focasse a prova de Oficial da PM no ruim de tudo teria uma carreira?” Isso tirava o meu sono. Além disso, um Capitão me chamou em sua sala e foi categórico: “ Vejo que você tem diferencial. Sei que vai passar para PF, mas até quando vai viver este sonho? Hoje você está no fundo do posso da segurança pública. Vejo você como um bom oficial e passa com tranquilidade. PF muita gente estuda a vida inteira e não passa”. Isso não saia da minha cabeça... Conversei com a minha esposa e mudei meu foco: Oficial da PMERJ. Prova de vestibular, não sabia nada. Devido afalta de emprego muitos jovens estavam disputando as vagas oferecidas que não era muitas, por outro lado, todo ano abria e com a pegada que eu tinha no máximo em 2 anos estaria dentro. Estudei intenso uns 3 meses. Neste meio tempo fiz prova para Polícia Civil do RJ um com 250 vagas e uma com 500 e não passei em nenhum dos dois. A pressão aumentava até eu receber uma ligação de um amigo: “cara, você tá maluco? Olha o quanto já gastamos. Oficial você não será feliz, estamos na fila e vamos entrar, volta logo”. Conversei com a minha esposa e fui recebido com abraços no curso. Veio à prova de 2009- duzentas vagas APF - e nada. Mesmo cansado decidi: vai ser a última tentativa!
RESOLVI ABRIR O LEQUE
Mesmo estudando para PF comecei a ver o edital da Civil. É uma prova difícil e muito disputada. No ano de 2012, 15 dias antes da prova da Federal, surgiu o concurso de Inspetor PCERJ. Como era véspera da prova da Federal não mudei o foco, mas fazia treinamento de provas de informática e português referente à Banca do concurso. Eu era um cara conhecido no cursinho. Nunca fui aluno TOP, mas estava na guerra. Em uma ocasião fui ao curso para uma aula de português e encontrei um colega de curso da PF. O cara me olhou e falou exatamente assim: “ihhhh, ta pipocando... Não ta se garantindo não irmão? É PF ou não é?...
Como eu fiquei sem graça, mas pedia muito a Deus para ver os meus estudos rendendo um fruto. Se
viesse a Civil já estaria satisfeito.
ESTUDO RENDENDO FRUTOS
É do conhecimento de todos que a família sofre conosco... O sentimento de derrota era grande eu me esforçava muito. Não tinha vida social durante muitos anos. O sentimento da minha família sem dúvida era de “pena”. Dia 15 de abril prova da Civil. Difícil, bem complicada. Ao olhar a parte de direito sabia que só dependeria do português, como podem perceber, sempre fui fraco. O estudo te dá confiança e experiência. Cheguei a dar risadas, pois várias questões te jogavam para uma resposta e era outra. Sabia que com 500 vagas poderia entrar. Irmãoveio o resultado, passei!!! Era necessário fazer 30 flexões eu não fazia. Estava na casa de vinte e duas... Entrei para academia e com exercícios específicos em 15 dias já superava as trinta. Não tinha como negar estava feliz e orgulhoso. Após muitos anos passei em um concurso.Meus dias mudaram me sentia bem. No ruim de tudo já melhorava bastante a minha situação não por salário, mas por reconhecimento profissional.
CORRERIA TOTAL
Apesar da euforia meu “foco” nunca mudou. Ser Policial Federal é “sobretudo uma razão de ser”. No cursinho muitos bons alunos não passaram na Civil. Isso era um bom termômetro até porque: TREINO É TREINO JOGO É JOGO!!! Estava tranquilo para prova no dia 6 de Maio a prova que mudou a minha vida. Após o exame sabia que poderia ser chamado para PF. Treinava para tudo com gás total. Diminui meus treinos na academia e foquei natação. O resultado saiu um dia antes. Minha esposa me ligou dizendo: “viu sua nota na redação?” Disse que não e que o resultado nem tinha saído. Ela disse saiu! Aí falei: se tem meu nome aí eu passei o Cespe só divulga quem passou... Emocionado liguei para um amigo que confirmou: PASSAMOS!!! Dentro da Sede da UPP Borel chorei cara, chorei...Independente da natação provei que era capaz. Ninguém acreditava até mesmo eu. Provei que uma pessoa humilde pode causar uma revolução. A poliçada – Polícia militar - não entendeu nada. Rapidamente as coisas ganharam vulto. Liguei para minha professora de natação e falei: Bianca, agora vai ser só eu e você! O professor da academia vibrou e me deu muita força. Enquanto muitos comemoravam eu sabia que ainda faltava muito e que carregava uma tonelada de
responsabilidade. Começava aí treinos intensos e um desgaste físico incrível!!! Só contei para amigos próximos e na polícia a coisa começou a tomar grandes proporções. Tive que me isolar e muitos interpretaram como “marra” de minha parte. A pressão era total, assim como o apoio do meu Comandante e os verdadeiros amigos da PM. Por outro lado, muito olho grande me fazia sentir medo e uma vontade muito maior de vencer.
Agora deixa eu curtir uma piscininha em EPITACIOLOVE, pois ontem completei um ano de formado!!!
Em comemoração ao dia de hoje estou soltando de forma antecipada uma postagem sobre o funcionamento dentro da Academia e finais de semana. Galera, dúvidas e sugestões me ajudam bastante na hora de desenvolver um tema. Aos aprovados não esquecer de alimentar a galera que está estudando para o próximo. Vocês serão fundamentais na continuidade do blog!!!
As turmas são liberadas sábado às 11:40h. A partir deste momento
todos os alunos estão autorizados a sair da ANP. Começa uma
correria. A sensação é como se você fosse um “presidiário”.
Existem muitas opções em Brasília como restaurantes, shopping,
noites e etc. Você pode sair e voltar quantas vezes quiser. Após
23h, salvo engano, não é possível mais retornar. Quem está dentro
fica e quem está fora permanece. Eu não era de sair muito, pois
como todos sabem a natação era o meu desespero. Sabia que era a
chance da minha vida e eu não poderia desperdiçá-la. Mesmo assim,
era muito bom comer um tempero diferente da ANP, ir a Churrascaria
então... Dar um rolé no shopping, comer uma pizza à noite. Para
tanto, o transporte é fundamental. Existe um Bar chamado “Flamingo”
onde é possível ir caminhando 2km de caminhada (no sol quente de
brasília). Por isso muitos colegas de alojamento se juntam para
alugar carro. Você pode pagar uma taxa extra para que seja entregue
na porta da academia. Outra opção é o famoso LAÉRCIO... O cara é
uma lenda viva e transporta os alunos durante todo o tempo. Se ligar
com antecedência ele não te deixa na mão. Enfim, minha opinião,
quem puder ir de carro vá. Depender de carona é ruim, cada um tem
seu tempo de descanso, a vontade de fazer algo e assim por diante.
Além disso, você pode guardar seus pertences dentro do carro.
Existe estacionamento nos alojamentos.
Sábados e Domingos muitos alunos vão praticar a natação em clubes
que ficam à 20 minutos da ANP. Uma boa opção é a DIREF. Você
pode se matricular dentro da própria academia, na loja que vende
uniforme, ou então pagar 10 reais por dia direto no clube. Excelente
lugar para treinar para o TAF. Vale lembrar que a piscina fica
disponível aos alunos dentro da academia no horário do almoço, mas
isso começa após umas 3 semanas do início das aulas. Enquanto
alguns alunos saem para curtir outros optam por ficar estudando nos
finais de semana. Gostei bastante de Brasília, mas para morar lá
tem que ter dinheiro. Como já relatei não era de sair muito, mas
existem bons locais para passear e esfriar a cabeça. O ideal é
montar grupos e dividir o táxi.
Em relação as diferenças culturais é complicado, porém uma rica
experiência. Lembro que quando iniciou o curso estranhava muito a
forma com que as pessoas falavam e ao final tudo era normal! A galera
do Norte são os que mais sofrem. Muitas das vezes as pessoas
reclamam e falam de forma negativa daquela região, mas esquecem que
existem pessoas da região ao seu lado. Isso com o tempo cansa e pode
gerar problemas. Isso é de cada um. Existem relatos afirmando ser
impossível conseguir viver na região Norte. O motivo nem vou
citar... Essas pessoas se dedicam muito para conseguir lotação no
Sul. É natural aquela gozação com nordestino, carioca x paulista,
a galera do Sul se achando um país a parte, brasiliense se
defendendo das acusações de Brasília ser um local que ninguém
quer trabalhar e etc... Ao final do curso observará que tudo não
passa de brincadeiras e que os alunos da região Norte são muito
inteligentes. E além disso, quando o DPF realizou o concurso para
determinado cargo, ele tinha o objetivo de selecionar “os mais
qualificados do Brasil”. Portanto, quem está lá não precisa
provar mais nada para ninguém.
Como é bom relembrar estas coisas foi muito bom. Sinto orgulho por
ter passado por lá. Quase no final do curso, acho que faltando um
mês, começam a liberar por turmas para almoçar do lado de fora.
Galera não parece, mas é uma renovada e tanto!!! Em relação a
posse são realmente os trinta dias nomeação e depois quinze para
posse. Vale lembrar que cada dia mais rápido que o colega
possibilitará ter mais pontos no seu concurso de remoção. Na
realidade, a nossa homologação do concurso foi muito rápida e isso
demostra a vontade da administração de chamar rápido ou não e
olha que era final de ano. Vocês tenho certeza que será muito
rápido.
Dica: saiu da formatura faça logo os exames necessários para a
Posse.
Fim de ano chegando e muita gente
aguardando o resultado. Um amigo voltou agora de Brasília, passou na Academia
Nacional de Polícia e confirmou que os preparativos já começaram. Sem dúvida
alguma será uma grande experiência para todos os que estão ingressando. Pessoas
de todos os lugares do país, uma grande riqueza cultural, uma grande lição
devida. Ao passarem no P1 (portaria) e se dirigirem até a secretaria para
efetuar a sua matrícula tenham a convicção que encontrarão pessoas que farão
uma grande diferença na sua vida. Existem bons relacionamentos e ruins, vai
depender de cada um de vocês. Não tem como alegar troca de alojamento devido a
falta de entrosamento. A todo momento você é testado dentro da academia e saber se
adaptar é fundamental.
Cada “maluco” com a sua mania. Tem
gente que por “simpatia” fica por 4,5 meses sem lavar o lençol. Outros comem
miojo “cru” no almoço e janta. Outros malandros, pegam as camas de baixo e
colocam na escada meia, camisa, casaco e quer que você desça dando um salto
caindo com tornozelo no chão. Se você pisar nele acha ruim... E a barrigada
matinal? Um tentando acordar mais cedo que o outro. Não adianta tentar combinar
de não mijar no boxe. Tem sempre espírito de porco. Vá de chinelo! O sabonete
acaba mais rápido do que o comum...kkkk Como era bom o alojamento Charlie 06
que saudade. Tirando a pressão do dia a dia era muito bom o relacionamento da
rapaziada. Se forma uma verdadeira família. É importante ter o contato de
alguém da família do colega e informar se você toma algum tipo de medicamento.
A rotina é sempre a mesma e o
cansaço cada vez maior. Acordar, tomar café e formatura. No alojamento
começamos compartilhando tudo, ¨no início tudo são flores¨. Depois você observa
que tem gente que compra palhacitos e quer comer chocooky. Compra leite
Piracanjuba e quer mamadeira de leite ninho. Chega junto na margarina e quer
polenguinho!!! Geralmente depois a galera separa e fica cada um com a sua. Sem
contar a hora de fazer as compras. No início é igual ao BOPE (todos aptos),
depois ninguém é voluntário. Independente dos problemas, são estas pessoas que vão
te abraçar nas dificuldades, vão fazer dupla com você na natação e estarão juntos
em qualquer dificuldade. Só Deus sabe o sufoco que eu passava na natação e meus
amigos jamais deixaram de me apoiar.
A piscina da academia fica aberta
durante o horário do almoço para quem quiser nadar. No início todo mundo vai
depois fica tranquilo, salvo época do TAF. Depois de um tempo existem aulas de
reforço para o TAF em todas as modalidades. Basta saber o dia da sua turma e ir
até lá. É notório a evolução na corrida, salto e barra. A natação com dedicação
no ruim de tudo a pessoa mantém. O tempo passa e por diversas vezes esquecemos
de pessoas que foram fundamentais em nossas vidas. Gostaria de agradecer
publicamente aos meus amigos de alojamento: APFs Pires, Cruz, Charbel, Dini e
Cavalcante e dizer que o Charlie 06 passou pela ANP com aproveitamento de 100%.
Iniciamos e terminamos juntos sem baixa!!! Jamais esquecerei de vocês.
As missões são escolhidas a
critério da chefia ou alguma organização dos policiais, na maioria das vezes,
quem indica é o Delegado chefe. Não é novidade que as maiores oportunidades
chegam e ficam nas próprias capitais. Muitas das vezes você nem fica sabendo
sendo lotado em uma descentralizada (interior). Existem oportunidades em
território Nacional e Internacional. Na maioria das vezes você tem a opção de
escolha, mas pode ser que tenha que ir sem optar.
Independente da missão ou curso
você receberá diárias – que varias de 183 até 230 reais – e passagem.
Geralmente quando vai fazer um curso existe um transporte para leva-lo até as
hospedagens indicadas pelo evento. É expedida uma ordem de missão em seu nome.
Logo após, receberá as passagens em seu e-mail e o valor referente às suas diárias.
É comum também receber estes valores após já estar no local da missão. Em
grandes eventos as diárias são dobradas.
A mesma coisa acontece quando vai
ocorrer alguma operação. É tudo compartimentado. Você só sabe o destino e que
terá trabalho. Se entrar em contato com colegas da lotação da missão querendo saber
o motivo é interpretado como falta de ética. Não posso entrar em detalhe, mas na
hora do deslocamento das equipes é que você sente a adrenalina e pensa: Foi com
este objetivo que eu estudei!!! Muito bom mesmo. Após desenvolver suas
atividades sobra um pouquinho de tempo para conhecer a cidade e retornar a sua
Unidade. Momento único para rever amigos do Departamento. Hora de cada um
contar a sua história...
O interessante é que o Policial
Federal não pode ir fazer um lanche com duas ou mais viaturas. As pessoas logo
ficam atentas achando que algo vai acontecer. Já participei de uma operação em
que mais da metade do avião era de servidores do DPF, muito show! O fato mais
inusitado que já vi em uma operação foi uma menina dizer para uma APF: “moça, vocês
são de verdade mesmo? Eu só vejo estas coisas na televisão, parece filme”... A
policial falou que sentiu uma vontade enorme de rir e teve que manter a
postura...kkkkk
Bem, para quem está indo para ANP
ou almejando através dos estudos, estou enviando a relação das cidades que “provavelmente”
serão contempladas com o adicional de fronteira. O decreto deve sair nos
próximos dias e deverá ser pago a partir de janeiro. Fica uma dica para escolha
de vagas. Algo em torno de 1.800,00 reais. Vou te falar que o solteiro vive com
isso ou pouco mais possibilitando juntar uma grana.
Segue lista:
Art. 2º Considerando o disposto no § 2º do artigo 20 da
Constituição Federal e o disposto no artigo 1º da Lei 6.634, de 02 de maio de
1979, ficam definidas as unidades da
Polícia Federal situadas nos municípios
de Rio Branco/AC, Cruzeiro do Sul/AC, Epitaciolândia/AC, Tabatinga/AM,
Oiapoque/AP, Corumbá/MS, Dourados/MS, Naviraí/MS, Ponta-Porã/MS, Cáceres/MT,
Cascavel/PR, Foz do Iguaçu/PR, Guaíra/PR, Guajará-Mirim/RO, Vilhena-RO, Boa
Vista/RR, Pacaraima/RR, Bagé/RS, Chuí/RS, Jaguarão/RS, Pelotas/RS, Rio Grande/RS,
Santana do Livramento/RS, Santo Ângelo/RS, São Borja/RS, Uruguaiana/RS,
Chapecó/SC e Dionísio Cerqueira/SC
Art. 3º As
localidades estratégicas de difícil fixação de efetivo estão localizadas
nos municípios de Manaus/AM, Macapá/AP, Caxias/MA,
Imperatriz/MA, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Barra do Garças/MT, Rondonópolis/MT,
Sinop/MT, Altamira/PA, Belém/PA, Marabá/PA, Redenção/PA, Santarém/PA, Patos/PB,
Salgueiro/PE, Porto Velho/RO, Ji-Paraná/RO, Araguaína/TO e Palmas/TO.
Após toda adrenalina da prova, curso de formação, escolha de vagas e despedida da família começa a realidade do que realmente é o Departamento. Acredito que com 6 meses você poderá observar que não era exatamente aquilo que você imaginava. Posse, recebimento da Glock, carteira funcional, cartão de suprimento, abastecimento, distintivo... Moral elevado, ligação para amigos e uma vontade imensa de combater a criminalidade e fazer a diferença para sociedade. Ao chegar à cidade de lotação ocorre todo aquele contraste natural, cultural e estrutural.
Mediante a isso, vem o salário liquido dos EPAs R$ 6.098,00. O Departamento não é para quem quer emprego e sim está em busca de um sonho, mas basta conquista-lo, que muita coisa muda em sua cabeça. O meu salário líquido era de R$ 3.00,00. Além disso, minha esposa poderia desenvolver a profissão dela agregando mais uma renda. Casa própria, minha filha morando ao lado da avó, amigos, cursos, Universidades... Tudo com muita facilidade. Embora eu tenha me decepcionado um pouco com o DPF a luta que tive, o orgulho da minha família e admiração pelos amigos é algo que não tem preço.
Ser Policial Federal muda o seu estilo de vida, amizades, moradias... é um outro parâmetro. Associado a tudo isso, temos muitos jovens, estudantes das melhores Universidades do país que passam no concurso e assumem seus cargos. Muita gente morava com os pais e de uma hora para outra estão isolados em um ponto do Brasil. Além disso, acreditam no mito de que poderá ir até sua residência de 2 em 2 meses e etc... Ao se depararem com a discricionariedade do Chefe, levam um balde de água fria. O ambiente interno da Delegacia é fundamental para uma lotação ser tranquila, e na realidade, é muito difícil uma lotação ter um clima acima de 60%.
Sabe-se que o assunto do momento é a reestruturação salarial. Agentes, Escrivães e Papiloscopistas buscam o seu reconhecimento que por vezes não é muito claro. Atrelado a isso, existe o cargo de Delegado que dentro de todo este processo só diz que: essas categorias estão querendo acabar com o nosso cargo. Na atual conjuntura de desunião, o DPF está perdendo força e o Ministério Público, a cada dia, ganhando notoriedade no cenário nacional. A PEC 51 “carreira única” acredito que seja o momento mais aguardado pelo Departamento atualmente . Agrada grande parte do efetivo. Sou novo no Departamento e não quero entrar nesta briga (nosso objetivo neste blog não é esse). Por outro lado, vejo na prática, um grande enfraquecimento do nosso órgão e isso é muito triste. Apesar do cenário sou muito otimista e acredito que o Departamento voltará a ser unido.
O índice de suicídio é “enorme” e acreditem, muitas das vezes, terceiros nem ficam sabendo. Como atualmente existe uma grande crise, tudo é jogado no “ventilador” e as pessoas ficam sabendo. Onde sou lotado, ontem mesmo, nos reunimos na casa de um amigo com as famílias reunidas e brincamos: “como as pessoas conseguem ter depressão em um lugar desse”? É normal brincarmos assim. Importantíssimo você praticar atividade física, viajar, esporte, ter uma casa legal, ter em mente que a sua vida é aquela e esquecer que só sairá quando tiver concurso. Quando me perguntam, policiais, a minha opinião do próximo concurso eu sempre digo: meu amigo, eu tinha pressa para entrar, agora que estou dentro, não tenho a mínima pressa!!! E recordo dizendo que enquanto estamos aqui tem gente lá fora se fudendo, estudando de domingo à domingo querendo estar aqui...
A regra do jogo é clara: entrou, muito provavelmente, irá para região de fronteira!!! Todos sabem disso??? Depois não vão ficar dizendo que a cigana te enganou!!! Na formatura chora de emoção e na lotação de depressão... Acredito que a maior dificuldade seja para aqueles que têm filho(a)/família e optam por não leva-los. É uma escolha difícil. Posso lhes garantir que quem vem com a família a vida passa muito melhor, agora, tem que ter o coração aberto. Na moral, papo reto, minha esposa fica toda orgulhosa ao pegarmos uma ponte aérea e eu me identificando... A minha família tem orgulho de ser Federal. Passamos dificuldades aqui como escolas, hospitais, qualidade de vida... Tudo isso é passageiro e sabemos disso.
Fala rapaziada!!! Tô de volta...
Após dez meses chegou a minha vez de voltar ao Rio de janeiro e observar de
certo que ele realmente continua lindo! Como foi bom ver a família, amigos, dar
uma passada no local onde aprendi a nadar e etc... Como me fez bem, voltei de
ânimo renovado. Foi possível compartilhar o orgulho de familiares e amigos ao
mostrar a carteira e o distintivo. Uma sensação que faz superar qualquer
adversidade. Além disso, no mesmo dia que cheguei já fui ao novo maracanã e presenciei a vitória do Flamengo sobre o Internacional!!!
Todos querem saber da sua
lotação, como é viver na região de fronteira, região Norte, se tem índio,
enfim, não faltam perguntas. Por outro lado, muitas pessoas se afastam durante
este período. Os contatos diminuem e muita coisa fica para trás. É o preço que
se deve pagar por estar longe, sem ao menos, saber se vai voltar. Teatro, cinema,
praia, paisagem, shopping tudo parecia novo.
Por outro lado, trânsito,
dificuldade de achar uma vaga na rua já não possuem mais espaço na minha paciência.
Uma pergunta constante até mesmo entre os amigos do DPF é levar ou não a arma e
a funcional. Eu levei, mas acho necessário redobrar a atenção, muito mais do
que em uma região de fronteira. O clima é diferente em uma cidade grande. O
prestígio no aeroporto ao se identificar é algo indescritível ao dizer a
respeito do seu órgão. Outra coisa que tenho que compartilhar com vocês é a
paciência: muda muito, eu mudei, existem coisas que não consigo suportar tenho
que me segurar. Acredito que tenha muito haver com a função, por sempre
buscarmos uma excelência.
Como foi bom sobrevoar o Rio de janeiro
e escutar durante o voo: “seja bem vindo à cidade maravilhosa”. É muito
orgulho!!! Não estava ali por acaso foram anos de luta e dedicação. A família
ao lado, amigos aguardando no aeroporto é muito diferente. Fiquei,
literalmente, igual pinto no lixo de um lado para o outro, não parei durante a
visita e não abria mão de frisar que a minha residência é no Acre. O tempo
passa e boa parte dos amigos tomam outro rumo e por uma série de fatores não
pode te encontrar. Faz parte, mas é uma coisa que faz você refletir em como as
coisas mudaram durante estes poucos mais de 1 ano (Academia e lotação).
Estou voando galera... Já teve o
psicotécnico? Quero novidades. Fiquei sabendo que a Academia Nacional de
Polícia já está de portas abertas aguardando os novos alunos. Ohhhh que coisa
boa!!!
A FIC é um documento que preocupa muito os candidatos, porém, não há necessidade. Dentro da própria academia o orientador irá pedir para que os alunos atualizem as fichas, isso é normal... Portanto, nada de desespero. É importante frisar que não é válido mentir ou omitir informações, isso sim, pode prejudicar o aluno. Qualquer passagem que tiver na Delegacia, seja como vítima, testemunha ou acusado deve ser mencionado, inclusive termo circunstanciado. Bens em seus nomes, dívidas ou qualquer tipo de problema também devem constar.
Caso tenha alguma coisa negativa em seu nome não se preocupe, não será a única pessoa. É melhor citar e se explicar depois do que descobrirem e receber uma "carta bomba" durante o curso dizendo: "constatamos o fato xxxxxx. Explique as circunstâncias e o motivo de sua omissão na FIC". Tenha a certeza que o DPF investigará tudo!!! Muitas pessoas se explicaram durante o curso, inclusive eu, e salvo engano, só teve uma exclusão e mesmo assim, fiquei sabendo que a pessoa tomou posse.
Seja claro e objetivo. Quando preenchi fiz como vocês, usei a realidade e o bom senso nas informações. A certidão negativa, inclusive, tem um peso ainda maior do que este documento. Patrimônio, local onde mora, profissões devem ser citadas. para ser sincero nãos ei muito sobre a FIC. Siga apenas as instruções do edital. As pessoas que farão a avaliação acima de tudo possuem bom senso e sabem que o aluno é mais uma pessoa da sociedade e pode ter passado por algum problema durante a sua vida, mas nem por isso, será interpretado de forma negativa. Tudo será avaliado.
Além disso, sabemos o quanto cada um aqui estudou para este concurso. Independente da situação de cada um tudo tem um contexto e pode ser devidamente justificado e todos um dia já foram adolescentes. É de grande importância o telefone estar atualizado bem como os locais onde a pessoa morou. Não se assuste caso receba uma ligação.
Sem dúvida alguma a aula do SAT é
a que chama mais atenção dos alunos durante o curso. Trata-se de um excelente
grupo de professores profissionais altamente qualificados e apesar da pressão
acreditem: todos farão o máximo para o sucesso de vocês. Sempre rola uma
adrenalina diferente devido ao
armamento, disparos o local das aulas enfim... Para quem quer escolher uma boa
lotação é fundamental um bom aproveitamento nesta disciplina.
Os armamentos utilizados ao longo
do curso são: espingarda calibre 12, submetralhadora HK MP5 9mm e revólver 357.
Porém, nas avaliações só é utilizada a pistola Glock9mm. Apesar de não haver
prova com todos os armamentos todas elas são importantes para a sobrevivência
policial. Durante o meu curso foram aproximadamente 1200 disparos durante os 4
meses. Para terem noção, na PMERJ foram apenas 70 disparos em 9 meses de curso.
Definitivamente temos que valorizar e agradecer esta disciplina tão valorizada
que o departamento nos concede. Por outro lado, nós fizemos por onde e
merecemos, pois somos FEDERAIS!!!
Existem aulas teóricas em sala de
aula, mas são poucas, e logo depois já está valendo. Aproveitem ao máximo os
instrutores... Pergunte, tire dúvidas eles estão lá para isso. Após umas cinco
aulas a cobrança aumenta e a pressão faz parte da instrução, mas, por favor:
NÃO QUEBREM REGRA DE SEGURANÇA. Os instrutores vão falar nisso do início ao
final do curso. É a única coisa que o aluno corre risco até mesmo de
desligamento. Os primeiros disparos os professores fazem de forma individual.
Esqueçam os colegas olhando se preocupe apenas com você.
A primeira prova de tiro ocorre
na metade do curso. Ocorreu apenas uma reprovação nesta fase. Apesar de muitas
notas abaixo de 6.0 é possível recuperar tranquilamente na segunda. Até lá
vocês estará fera. Na prova de tiro tem um diferencial na avaliação: a nota que
elimina é somente a inferior a 4,0 e a média será a soma das duas provas. Quem tirar 8 ou acima disso na primeira basta
tirar 4.0 na segunda já estará no paraíso. Valorizem todas as aulas. O que é
ensinado será cobrado na avaliação. Todas as provas você tem a oportunidade de
treinar mais de 5 vezes, salvo engano, são 10. É o simulado da prova. Na
primeira, são 20 disparos: quatro a 10 metros, visão primária, e seis a 15 metros.
Terminada esta sequencia os professores vãos até os alvos (com o aluno) e farão
a contagem da primeira série. Logo após, são dez disparos e você terá que sacar
e disparar dois tiro em no máximo 2 segundos. Após é feita a média e estará
pronta a sua nota.
Para quem tem dificuldade ou
desde o início do curso são disponibilizado aulas em um estande de uma empresa
próximo a academia. O valor é elevado. Como
os professores mesmo falam não é necessário confiem nos professores. Estas
aulas ocorrem aos sábados após a turma ser liberada às 12hs. Concentração e
disciplina. Todas as aulas os professores olham seus tiros e vão corrigindo,
basta você entender e seguir as recomendações. Existem aulas com colete, noturno, com obstáculos, simulação de favela e uma aula diferenciada mais do que especial, mas esta só saberá quem estiver lá... Mais cedo ou mais tarde todos saberão tenho certeza disso.
E aí amigos, como foram no TAF? sei que infelizmente nem todos são aprovados faz parte do concurso, mas nem por isso são melhores ou piores do que terceiros. Tudo acontece no seu tempo. O importante é ter força e serenidade para saber avaliar o que pode ser melhorado. Vamos compartilhar esta nova fase.
Se os colegas puderem compartilhar a experiência será de grande importância. Muitas pessoas estão ansiosas aguardando novidades desta etapa. Independente do resultado parabéns a todos os candidatos. A fronteira aguarda por vocês. Estamos evoluindo e a participação dos candidatos deste certame será fundamental.
É
difícil falar por todas as mulheres, mas é possível passar uma noção básica de
como é gratificante, e ao mesmo tempo uma luta constante.
Com
aproximadamente 9 meses no Departamento já podemos ter uma idéia de como é a
rotina de uma Policial Federal no Brasil. Desde o início no Teste de Aptidão
Física (TAF) já é possível ver que o número de mulheres que desejam ingresso no
concurso é bem menor que o de homens. Além disso, o número de reprovação entre
as mulheres é bem maior. “No meu grupo, em São Paulo, apenas eu fui aprovada”
diz APF Mariana. “Em Florianópolis fui a
única mulher aprovada” diz APF Tânia. Não é impossível! Basta treinar e treinar
muito, principalmente para a barra que é o que mais reprova as mulheres. Somos
guerreiras, nada de sexo frágil.
Academia
Nacional de Polícia
Foram
4 meses e meio de semi-internato. Mudamos nossa vida para Brasília e ficamos
isoladas do mundo. Algumas deixam filhos e maridos, conseguindo falar pouco no
telefone e vendo algumas vezes por mês, no final de semana. Éramos
aproximadamente 45 mulheres preenchendo as 500 vagas para o cargo de Agente de
Polícia Federal e algumas ficaram nessa fase. Nas aulas de Atividade Física Policial,
por exemplo, não existia distinção de índices, dávamos o máximo para acompanhar
os homens, principalmente nas aulas funcionais que exigiam cumprimento de
tempos e maior preparo. Contudo, após
treinar com muita perseverança, a maioria das mulheres melhoraram seus índices:
corrida, barra, natação, salto, alcançando o máximo ou próximo disso.
Fronteira
O
concurso de 2012 previa preferência de lotação na fronteira. A maioria dos
agentes foi para alguma cidade de difícil provimento, como Pacaraima/RR, Oiapoque/AP,
Tabatinga/AM, Epitaciolândia/AC, Altamira/PA. Como a maioria das mulheres ficam
por último na classificação geral da Academia, a maioria está nestas lotações
difíceis. Em Epitaciolândia/AC, por exemplo, existem 5 agentes desse concurso,
além de uma papiloscopista.
A
vida nestas cidades é tranquila e não existe muita distinção entre homens e
mulheres. Entretanto para aquelas que possuem filhos, fica difícil trazê-los em
face da pouca estrutura da cidade, além de tornar difícil vê-los com frequência,
pois as passagens não são muito baratas e são escassas.
Operacional
As
mulheres da Polícia Federal são fortes e gostam de atuar na área operacional.
Contudo, percebe-se que as chefias no geral preferem não colocá-las neste
setor, preferindo destiná-las a setores mais administrativos, como imigração.
Temos que lutar muito mais que os homens por um espaço em atividades mais
operacionais, todavia algumas colegas guerreiras fizeram cursos mais
operacionais que exigem bastante força física e cumpriram sua missão. Há
aquelas que preferem, em razão de possuírem filhos, uma área mais tranquila,
administrativa, mas é uma questão de opção.
Por
fim, esperamos que o post tenha sido esclarecedor em alguns assuntos, e que
deixamos claro que sentimos muito orgulho de ser federais. Somos mulheres
lutando por um Brasil melhor, acreditando que podemos fazer a diferença no
mundo.
Acredito que grande parte das pessoas aqui já tenha assistido a este vídeo que trata de um amor incondicional de um pai por seu filho. Nada é impossível quando você tem uma meta a seguir. Foi dessa forma, que um Pai superou seus limites e participou da competição “Ironman” tendo que transportar o seu filho que era deficiente. Além de parecer uma coisa impossível ele tinha diversas dificuldades, como por exemplo: NÃO SABIA NADAR!!!
Superou todas essas adversidades e conseguiu concluir a prova que muitos desistiram, seja por cansaço ou lesões. Ao final da prova muitos perguntaram a ele: Você é um excelente atleta porque não compete sozinho? Ele responde: Não tenho porque competir sozinho. A minha vida é meu filho. O sorriso que ele apresentou ao cruzar à chegada não tem preço, nunca vi um sorriso daquela forma. De alguma forma ele sabia o que estava acontecendo. Respondeu o pai.
Não tenho o que escrever. O vídeo é autoexplicativo. Domingo, dia 15, não é impossível. Você estará representando seus amigos, familiares e de alguma forma estará puxando diversas pessoas em suas costas. Lembre-se deste vídeo que fará total diferença. Só depende de você!!!
Chegou a hora de começar a fazer o sonho virar realidade, bom TAF!!!
O teste psicotécnico sem dúvida
alguma é o que mais “atormenta” a vida dos candidatos. Além disso, foi o que
mais trouxe problemas no último concurso devido a uma apostila postada na
internet que explicava cada tipo de teste. O autor deste material foi aprovado
e cursou a ANP. No dia em que realizou a sua inscrição já foi entrevistado por
diversos profissionais, inclusive psicólogos. Ao final tudo deu certo, se
formou e no dia da formatura foi aplaudido de pé por todos os formandos.
Devido ao fato relatado e a
grande repercussão não duvido que sejam realizadas mudanças, porém, não é
possível fazer muito. É muito cansativo, atenção durante todo o tempo e todos
saem exaustos e sem saber como foi o aproveitamento. Acredito que tenha
iniciado 09:00 e terminou às 12h iniciando 14:00 até 19:00h mais ou menos. A
sensação de insegurança não será apenas dos senhores, mas de todos os
candidatos.
São muitos testes, muitos
mesmo... Variam daqueles mais simples de fazer um traço até outros bem complicados.
A técnica que eu utilizei foi o bom senso e acima de tudo ser verdadeiro. Dessa
forma, conseguia responder a mesma coisa às 09:00 da manhã e 18:00h da noite,
já que muitas se repetem. Muitas reprovações e revoltas de candidatos. É muito
comum ouvir pessoas falando: “entra na justiça e pega uma liminar”... Por ora é
interessante, mas é muito ruim ver um colega cursando sem ter a certeza de
nada, muitos nem participam da formatura e simplesmente por um detalhe.
Geralmente são anos de briga no judiciário.
Pessoas estabilizadas ou que
estejam em um bom emprego “geralmente” aguardam o término do pedido, sendo
assim, não correrão risco da posse precária. Não é difícil ouvir casos de
pessoas que ficaram anos no departamento e de uma hora para outra a liminar
cai. Não existe ter ficado tanto tempo e não sair... Pode até correr atrás,
porém, é complicado. Por outro lado, existem casos de pessoas que ficam anos
nesta posição e ao final o resultado é feliz! Resumindo: concentração e
tranquilidade. Usem suas armas disponíveis e estejam preparados. Tudo é válido.
Fiquem atentos no tempo. Me perdi no teste de memorização e fiquei muito
nervoso. Tive que me concentrar para retomar o exame. Achei que a psicóloga
fosse avisar: faltam 2 minutos e isso não aconteceu. Resultado, de 25 só
marquei 17, porém, tenho certeza que
acertei as que marquei.
Os testes variam no tamanho e
tempo. Atenção total nas instruções. Se existir colegas psicólogos e quiserem
dar dicas beleza, mas não pode se expor. Comentar é uma coisa dar dica é outra,
ok? Dúvidas é só postar.
POLÍCIA FEDERAL REALIZA OPERAÇÃO EM
CRUZEIRO DO SUL
Dia 28, 29 e 30 estava em Cruzeiro
do Sul e fechei todas as lotações do Acre que são três. Cidade muito boa... Ao
menos 2 ou 3 vezes melhor que Epitaciolândia AC. Escolas particulares, mercados de médio porte, população, curso de inglês, diversas opções de moradia, efetivo grande.
Com certeza a cidade não é de
quatro pontos, o que a torna ser assim é a distância. 10h da Capital Rio Branco
ou 50 minutos de avião. A passagem custa entre 400 ou 600 ida e volta. O
problema é que ao sair da cidade de avião não é possível pegar o voo no mesmo
dia. É necessário ficar na Capital até o dia seguinte ir até Brasília e por lá
esperar mais 5 horas até pegar outro voo.
Em Epitaciolândia ficamos a 3
horas do aeroporto e, além disso, a estrada esta melhorando muito. Porém, a
cidade, torno a dizer: Cruzeiro é infinitamente melhor dizem ser a segunda maior
do Acre.
Antes das quatro provas, e especialmente da natação, vamos
falar de algo bem importante, a estratégia do TAF para passar você tem que
fazer pelo menos o mínimo em cada modalidade e no somatório ter pelo menos 12
pontos! Isso, 12 pontos. Se você for o Rambo e fizer 24, não vai ganhar nada!
Na academia sim, mas lá já e ouuuuutra historia. A ordem é a seguinte, barra,
salto, corrida e natação. Vamos lá: você tem que ver suas capacidades, mas no
geral, a barra é uma excelente forma de pontuar, principalmente para os homens.
Fazer 4, 5 ou 6 pontos é excelente. E mais, você só usará novamente os braços
na natação, e terá um bom tempo até ela pra descansa-los. De o máximo nela,
assim com de o máximo no pulo. Caso você não tenha o joelho muito bom, evite o
segundo salto para evitar lesão, mas no geral, tente sempre melhorar. Fiz 09
barras (04 pts), e saltei 2,55 (06 pts). Já tinha pontuação pra passar, era só
fazer o mínimo nas duas outras que teria 14 pts. Tente chegar à corrida com 08
pts. Com treino é um índice bem atingível. Se estiver nessa faixa agora é hora
de se poupar, corra tranquilo. Eu corri 2550 (4pts) em 12, pra mim era uma
corrida leve, na academia cheguei a correr 3100 no mesmo tempo. Natação,
independente do seu nível na agua, o ideal é só precisar fazer o mínimo. Pois
vai que..... Ai meu caro, e coração e vamos que vamos, de o seu máximo! A
vitória já estará ao seu lado após esses 50. Pode sair colocando o pulmão pra
fora, ouvir o seu tempo na borda é muuuuito bom. Fiz 31,45s (5pts). No fim
acabei fazendo 19 pts, mas só precisamos de 12! Programe-se pra ter 12, o que
vier além é lucro. E na corrida, quem está bem, é hora de se poupar pra
enfrentar a piscina.....
Muitos se perguntam sobre o tempo de descanso e tal.
Relaxem. Tem tempo de sobra pra descansar. Normalmente quando o cara vai
repetir a tentativa a galera sempre da uma aliviada e da um tempinho a mais.
Entre corrida e natação rola uns 20 minutos tranquilo. Vamos às provas em sim.
Barra: faça supinada (com a palma da mão voltada pra você) é
mais fácil. Pode balançar, pode dar impulso, pode descansar, pode tudo. Só não
pode largar nem encostar nas hastes do lado. Tem que passar o queixo mesmo, e
outra, e extensão completa dos cotovelos, não tentem dar o migué de descer
menos. Os juízes acabam não contando e isso desequilibra psicologicamente o
candidato. No local de prova eles contam alto, 1, 2... a cada repetição. No
geral os fiscais não tão ali pra ferrar ninguém. Para o treino: fazer barra!
Mas pulley na academia ajuda muito, faça repetições supinadas e pronadas.
Malhar o bíceps ajuda também. Esse é o exercício que menos posso ajudar, era
meu pior índice no TAF, na academia fiz no máximo 13, para entrar fiz, mas
muita gente na academia faz 15. Mas meninas é sim possível fazer cinco barras.
Vi menina fazendo 8 a 10 barras..
Salto: é técnica. Existem vários vídeos no youtube que
ajudam. No básico é o seguinte, flexione os joelhos perto de 90º. Eu flexiono
mais, mas isso vai de cada um. Va impulsionando seu corpo, como fosse contanto
“é 1, e 2, e 3". E jogue seu corpo toda a frente, auxiliando com o
movimento dos braços, impulsionando-os pra frente. Salte num angulo de 45º
(fisicamente é a maior distancia percorrida por um projetil de arremesso) e
flexione os joelhos ao máximo pra cima no momento do voo. Caia jogando o corpo
pra frente, melhor bater a cara no chão, que cair pra trás e perder cm muito
valiosos. Treino: se não tiver problema de joelho faça o agachamento total ou
agachamento zero (é semelhante ao agachamento normal, mas em vez de flexionar
ate 90º o fim dele é praticamente encostar a bunda no chão) na fase negativa
(descida) lento, na fase positiva explosão total. Exercício extremamente
pesado. Para alguém de 70-80 kg, 10 kg + barra está de excelente tamanho.
Fortalecer a rotula em abdução (aquele exercício de mulher de ficar abrindo e
fechando a perna.. heheeh) também é legal. Flexor e extensor também são bem
legais. Na academia pulei 2,65, no TAF 2,55... E TREINO. Caso não esteja
conseguindo, tente entender o movimento, é muito mais técnica que outra coisa.
Tente treinar em caixas de areia, o impacto nas articulações e menor. No dia do
TAF, posicionem-se alguns centímetros atrás da linha para evitar queimar o
salto, melhor ter alguns centímetros a menos que um salto invalido.
Corrida: Sei que é difícil, mas não se preocupe inicialmente
com os 12 minutos. Corra, simplesmente corra. Alterne treinos de 30 a 50
minutos correndo em pique leve sem parar, com corridas fortes, corra em torno
de 90-95% de sua capacidade o máximo de distancia que conseguir, caminhe 30s a
1minuto. Faça este treino inteirando 20 minutos. Quando tiver sentindo o corpo
mais leve faça uma previa dos 12 minutos. Mas não treine basicamente os 12m,
sua evolução será muito menor se assim fizer. Está dentro dos 2400? Ótimo,
preocupe-se em melhorar, não fique pensando unicamente nestes 12 minutos.
Talvez seja o índice mais tranquilo e fácil e de se melhorar. Na academia,
cerca de 70 a 80% da turma faz o máximo na ultima avaliação. Eu corri 3100 na
academia, então não e nada impossível! Intercale estes treinos para não
desgastar a musculatura, e caso sinta suas pernas bem cansadas antes de algum
treino faça um regenerativo, corrida duns 20 m extremamente leve, só pra soltar
a rigidez muscular. Nada de usar aquele tênis novo multi moderno que comprou
semana passada. Não é hora de inventar, aquele velhinho confortável vai ser bem
melhor. Caso tenha alguma "camiseta aerodinâmica" use-a. E bem legal
sentir o vento cortando em seu corpo, mas NAO E NADA NECESSARIA. Se você nesse
momento está se perguntando o que é uma "camiseta aerodinâmica"
esqueça o que eu disse e não se preocupe em comprar uma. Antes do salto e da
corrida da daquele tempo de dar uma aquecida, uma alongada pra aqueles que
curtem (não entrarei nesse tema para não causar discussão, mas a meu ver
alongar antes do exercício e completamente dispensável, mas isso é outro
assunto, caso queiram explico isso depois.) nada e feito assim na correria.
Quanto a isso fique bem tranquilo
Natação: esse é o bicho de sete cabeças. Na verdade nem é,
mas com certeza é a prova que mais elimina no TAF. Antes que me perguntem sobre
meu plano de treino: eu não tive plano de treino. Nadei oito anos na minha
vida, dos 6-13, cheguei a competir e tal. Fiz apenas quatro treinamentos antes
do TAF, o que prova que nado é técnica. Não vou deixar de comentar, mas se você
está inseguro quanto à piscina é hora de contratar um professor particular. Não
é hora de economizar, você gastou muito para chegar até aqui. Sinceramente não
vejo a necessidade de PERSONAL pras outras provas, mas pra natação vale muito a
pena. Seguem algumas diquinhas iniciais: Mao de nadador é fechada, em forma de
concha, dedos colados, como se cavasse a terra. NADA DE DEDOS ABERTOS. Natação
não é somente braços, na verdade é muito mais perna que braço. A pernada é
constante e firme, mas não precisa e NAO DEVE, levantar muita agua. VC vai se
impulsionar, ela é seu motor, e não um bate estaca como se tivesse chutando uma
bola de futebol no fundo da piscina. Outra, o movimento de perna vem desde o
quadril, assim você faz um movimento forte sem muito esforço, e não somente
abaixo dos joelhos, como e feito constantemente pelos que iniciam. Uma boa
forma de treinar isso é, com o auxilio de uma pranchinha, atravesse a piscina
inteira só com o movimento das pernas. No inicio vai cansar muito, sinal que
suas pernadas não estavam eficientes. As braçadas entram na agua como lanças
(furando a agua), você estende totalmente o braço, e puxa a agua em sua
direção. E difícil passar uma técnica pelo computador, por isso a importância
de ter um professor ao lado.
Respiração: o melhor é não respirar. Em provas de 50m, não
fazem uma respiração os atletas profissionais. Mas não somos então o ideal e
dar no máximo cinco respiradas na ida, e sete na volta. Quanto menos melhor,
você ganha atrito ao respirar. Eu faço em média três e cinco respectivamente.
Nada de respiração bilateral. Veja qual o seu lado que respira melhor, e vai
ser deste lado que vai respirar. Sabem o que é golfinhada? E aquele movimento por
baixo d'agua que aumenta sua velocidade e otimiza a distancia percorrida pelo
nadador antes de atingir a tona da piscina. E semelhante a pernada do nado
borboleta. Ajuda muito, eu, por exemplo, nado apenas uns 10m na "primeira
piscina”, o resto e tudo debaixo d’água. O cansaço e bem menor. Se não sabe do
que estou falando tudo bem, não é hora de aprender, mas é outro ponto que o
professor pode ajudar muito. Virada olímpica: se faz tranquilamente, faça no
dia. Senão, faça a virada simples, ponha a mão na borda, gire o corpo, e
impulsione com os pés a parte de baixo da borda. Eu fiz essa pra evitar
possíveis erros na execução, já que não treinava há muito tempo... Ela e mais
lenta, mas nada que atrapalhe, e sem riscos... Eu acostumei a nadar sem toca e
sem óculos, caso queira usar prenda bem, para evitar que ela caia no meio do
caminho. Ah e para os meninos, não precisam comprar barbeador e raspar o corpo
todinho, os pelos fazem diferença nos milésimos de competição de alto nível,
pra gente e totalmente desnecessário. Por fim, quem tem insegurança, contrate
um personal de natação. Qualquer duvida, e só perguntar...
Após muita apreensão saiu a relação
dos aprovados no concurso. Pessoas que antes apenas sonhavam hoje passam a ver
o Departamento como uma realidade. Tanto o primeiro como o último colocado
possui a capacidade de ocupar o mesmo cargo. Estamos falando de pessoas que não
tiveram medo e venceram. A partir de
agora serão conhecidos como “as pessoas que foram aprovadas no concurso da
Polícia federal”. Passam a ser um ícone!!!
Ligações serão feitas citando o
seu nome. Lembra de fulano, de ciclano??? Passou na Federal. Não temos tempo
para comemorar. Somente quem está nesta fase sabe o quanto é difícil. Não tem
nada ganho a única coisa que existe é o sentimento: EU SOU CAPAZ. Esse mesmo sentimento
vai influenciar aqueles amigos de cursinho que estudavam com você. Passará a
ser ídolo fazendo com que o DPF fique mais próximo de vocês. Aproveite a
oportunidade para saber o material, plano de estudo, cursos e veja o que é
possível adequar a sua realidade. Se fez a mesma coisa “ótimo” está no caminho
certo.
Apoie o seu amigo aprovado. É
importante, sinta adrenalina, pois amanhã será você. Corra junto, marque o
tempo, acompanhe nos exame dê um grande abraço e diga: Sou seu fã!!! Você não
sabe a força que isso dará a ele. Na minha oportunidade carreguei nas costas
amigos, parentes e etc... Assim como, me desdobrava para surpreender os
invejosos, pois eu estava foras das vagas inicialmente. O concurso por sua
natureza possuem muitos reprovados em torno de 20, 25% só no TAF. Não faça
parte desta estatística.
Leia a releia o seu nome e
independente da sua posição faça um quadro e mostre a você mesmo que é capaz!
Hoje é seu dia, mas não esqueça que a guerra só começou. O Blog “ORGULHODOS DE
SER FEDERAIS” não vai te abandonar, vamos juntos até a posse e dentro da ANP
vocês passarão informações que são “possíveis” aos colegas que também almejam
este cargo. O APF Paulo Monteiro fez um excelente texto em relação ao TAF que em breve será
publicado. Por ora, comemore amigo(a). Acaba de transformar um sonho em
realidade. Falta pouco se comparado com
dias anteriores.
PARABÉNS AOS APROVADOS NA PRIMEIRA ETAPA DO CONCURSO DPF 2013
Muitos chamam de relação de aprovados aqui o "status" é: CALÇADA DA FAMA
Rapaz, que prova "maluca" da PRF. Realmente o CESPE aprontou. Novamente contrabando a redação, poucas questões de trânsito, muita física e matemática. Acho que a galera que estudava para Polícia Federal aumentou a possibilidade de aprovação.
Estou abrindo o espaço para os colegas que fizeram a prova e querem trocar informações referente a este concurso. Quando eu tiver notícias de fatos postarei aqui também.
Sabe-se que toda lotação da
Polícia Federal possui uma pontuação diária que varia de 1 a 4 pontos. Se por
um lado o servidor perde em qualidade de vida, por outro, ganhará na
possibilidade mais rápida de retorno para casa ou até mesmo em chegar à lotação
desejada. Para ficar em uma capital é necessário pontuar bem durante a
Academia. Vale lembrar, que a classificação Cespe de nada vale durante o curso.
As notas das avaliações internas é que irão de colocar a KM de vantagens de sua
casa. Em geral, as capitais, são bem disputadas. É comum Delegacias descentralizadas
não possuírem hospitais para atendimento como é o caso da minha lotação. Porém,
temos contato com um excelente médico local, que avalia a situação e se necessário for encaminha para Rio Branco.
Além disso, o Exército é sempre uma boa opção nestas regiões.
Também é do conhecimento de todos
que nas Superintendências é o local onde chegam as principais oportunidades:
cursos, missões, palestras, reciclagens e etc... Muitas das vezes servidores
lotados fora destas Unidades só ficam sabendo depois que chegaram
oportunidades. Não é nada do outro Mundo. Na minha lotação chegaram excelentes
oportunidades, quase todo mês tem uma novidade. Fizemos dois treinamentos de
tiros totalizando mais de 600 disparos. Para quem atua na segurança pública
sabe como isso é difícil. É notória a qualidade de vida nas Capitais, pode ser
que não sinta de cara, mas quando for ao interior vai ver a diferença.
Sinceramente ser lotado em Rio Branco que vale 3 pontos é muito interessante.
Não tinha essa visão antes do curso.
Só o fato de ter avião para
quando quiser ir e vir já é um paraíso. É comum encarar horas de estrada para
uma viagem e por vezes, tendo que arcar com hospedagem, pois muitos voos saem
de madrugada e é inviável pegar estrada à noite, salvo se necessário. Na
estrada não tem sinal de celular, vários buracos e ausência de acostamento (tem
que ir com fé)... Ideal: sempre avise um amigo: “estou saindo agora”. Caso
necessário alguém sabe que tem algo de errado. O preço fora das Capitais é
elevado, principalmente alimentos. Um sorvete Kibon chega ser um “mimo”...kkkk
Promoção da semana: Corre que vai acabar!!!
É comum também não existir
escolas particulares ou cursos de inglês por exemplo. Geralmente a estrutura do
colégio Público é melhor que nos grandes centros, pois dividem o mesmo
ambiente: filhos de militares, juízes, promotores, policiais federais, comerciantes
e a grande parcela de pessoas humildes locais.
Bizú: “ao saber o local onde será
lotado faça contato o mais breve possível”!!! Pegará as melhores residências e
poderá negociar até mesmo imóveis mobiliados. Nada disso eu sabia senhores, é
informação de primeira mão. Agora eu te digo: conte estas dicas, espalhe na ANP
e ficará sem imóvel!!! Isso é deve ser privilégio de vocês que dão moral ao
Blog!!! Em geral os donos dos imóveis gostam de ter Federais morando nestes
locais, porém, não são muitas opções.
O servidor lotado na fronteira
aprende muita coisa, joga em várias posições. Já na SR (capitais) ficam em um
setor específico. A estrutura da SR é outra não poso negar. Mas não se
preocupem na minha lotação: várias L200, Pajero, Focus, viaturas
descaracterizadas e etc... É possível fazer um bom trabalho, mas sabemos das
dificuldades, resumindo: é necessário ter boa vontade, ou seja, querer
trabalhar...
Os "novinhos" provavelmente vão chegar já com direito ao adicional de fronteira. Abaixo segue matéria, pois esta semana passou pelo Senado. Apesar de pouca gente acreditar antes, agora parece que é real. Ontem fiz contato com um representante do Sindicato e ele falou: "o adicional já entrou a cabeça, o ombro e a metade do corpo"... Duvido que exista outro trabalho tão claro como este...kkkkkk Em tempo, informo ainda que o APF Paulo Monteiro está fazendo uma postagem espetacular em relação ao TAF. A relação dos classificados será muito especial aqui e vai emocionar aprovados e os futuros aprovados!!!
Publicação FENAPEF
Indenização
Senado aprova gratificação para
servidores federais em região de fronteira »
Auditores da Receita e policiais
federais e rodoviários federais que trabalham em região de fronteira poderão
ter direito a indenização, conforme projeto de lei (PLC 47/2013) aprovado nesta
quarta-feira (7) pelo Plenário do Senado. O projeto, oriundo do Poder
Executivo, estabelece mecanismo de compensação pecuniária de caráter
indenizatório, capaz de minimizar a evasão de servidores de regiões vitais para
as políticas de segurança nacional.
O projeto, que foi analisado e
aprovado nas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça
e Cidadania (CCJ) do Senado, atribui a ato do Poder Executivo a definição de
localidades estratégicas vinculadas à prevenção, controle, fiscalização e
repressão de "delitos transfronteiriços".
A lotação nessas localidades dará
ao servidor o direito de receber a indenização, fixada em R$ 91 por dia de
trabalho. Para o governo, o "fenômeno da variação da mancha criminal"
justifica a necessidade de não colocar na lei as localidades onde os servidores
serão contemplados com a indenização.
Apesar de isenta do Imposto de
Renda de Pessoa Física (IRPF), essa gratificação não poderá ser paga
cumulativamente com diárias, indenização de campo ou qualquer outra parcela
compensatória decorrente de trabalho em região de fronteira. Seu pagamento terá
efeito retroativo a 1º de janeiro de 2013.
Relator do projeto na CCJ, o
senador Sérgio Petecão (PSD-AC) agradeceu a sensibilidade da Presidência do
Senado por colocar o projeto em pauta na sessão desta quarta-feira. Em sua
avaliação, a medida ajudará os estados de fronteira por estimular a atração e
fixação de servidores públicos.
Rapaziada, o seguinte... falta pouco para prova da PRF. Deve ter uns 15 dias que recebi um vídeo de um colega do blog (Filemon T. Jr). Hoje isso veio na minha cabeça e resolvi ver o vídeo. Trata-se de uma palestra do professor Luis Alberto no curso IOB CONCURSOS achei sensacional. Fala de segurança pública, inquérito, STF/STJ muito bom... Me arrependi de não ter postado antes. Particularmente eu não conhecia este grupo, porém, dentro do que cai em concurso achei muito coerente.
Mas, como nunca é tarde, vale muito a pena dar uma conferida.Com certeza algo da palestra vai cair. fala inclusive da junção entre PM, Civil e Bombeiros Militares, temas que estão em destaque hoje. Poderá ser usado como um "resumão" em relação a este tema. Falta apenas uma semana para prova e são muitas vagas. O ideal é ir na boa, pontuando e comemorando... Vai ser necessário ir na estratégia.
Texto redigido pelo APF Ferreira que conheceu o blog
Conforme havia combinado recebi
informações em relação à nota de corte. Não tem nada haver com fórum e sim uma
estimativa com a rapaziada que eu estudava. Pois bem, o “bolo” da galera com chances
ficou entre 55 e 60. De 61 até 65 um grupo menor e mais do que isso acreditamos
estar dentro sem preocupação. Muito parecido com 2012. A última prova de
escrivão a média ficou alta devido às anulações. O corte vai ficar próximo aos
60. De imediato perguntei que está treinando e a resposta foi a seguinte: 55 em
diante antes das anulações estão se dedicando. Só não esqueçam que as anulações
pode gerar um efeito inverso dando possibilidade da nota mais baixa subir e as
mais elevadas cair.
Temos um colega aqui do blog vulgo
“cavernas” que tomou uma chamada na segunda feira “via” telefone. Eu vi e tive
que rir... Está nadando desesperado... E por falar nisso, era inevitável. O
colega dele que é APF disse que ele é meu fã, idolatra!!! Falei com ele ao tel e
o cara quase chorou... (brincadeira) O blog cresceu rapaziada. Na minha lotação
já estão me comparando com Sandro Araújo, veja só...rs E o pior que quando vão buscar no google acham
o blog “nas cabeças” e ficam de bobeira. Só elogio e dizem que retrata a
realidade.
Deus sabe o que faz. Tenho um
amigo aqui na lotação que também é do RJ. Juntos enfrentamos a luta dos
excedentes da Polícia Civil, depois fomos aprovados dentro das vagas para o
mesmo órgão e agora estamos na Federal. É o que eu digo, o estudo vai lhe
render frutos. No dia da escolha de vagas o convenci a vir para EPA e hoje
estamos satisfeitos com a cidade. O apoio que tenho dos senhores foi o
diferencial para que apoiassem este blog. E digo mais... A galera quer postar
no blog, mas deixei bem claro que se chegarem aqui terão que ficar em pé no
ônibus, pois já tem muita gente sentada na janela!!!
Aguardando o resultado da prova
de escrivão, treinando e estudando... Feliz é o candidato que está nesta situação.
Mesmo sem saber se será chamado ou não. Senti a mesma adrenalina. Não fiz uma
pontuação alta no meu concurso, mas só o fato de estudar e poder sonhar já me
fazia bem. E assim deve ser com todos os candidatos que fizeram uma pontuação
razoável. O “papo” na Delegacia ontem foi este: “prova muito difícil e corte próximo
a pontuação de Agente”. Além disso,
redação muito específica né...
Em respeito aos colegas que
prestarão o concurso da Polícia Rodoviária Federal vamos fazer alguns
comentários. Profissão extremamente prazerosa... Falo sem demagogia. Edital com
1000 vagas, e segundo me passaram, a certeza que chamarão ao menos 1500... Rapaziada
é só ficar no “bolo”!!! Estava conversando com dois PRFs do concurso de 2009 e
estão muito satisfeitos. Ao contrário dos EPAs aceitaram o aumento de 15.8% e
estão brigando também por melhores condições.
Geralmente em regiões de
fronteiras possuem uma escala de 24x72 e trabalham em “Postos” na rodovia.
Geralmente existe um policial mais antigo para organizar o grupo, geralmente de
quatro policiais. Aqui no Acre eles pegam a viatura em Rio Brando andam 170km e
chegam ao posto da PRF em Xapuri e lá desempenham as suas funções. Sem pressão,
com tempo de descanso, tranquilidade... São braço direito da Polícia Federal e
não existe nenhum tipo de hierarquia em relação as duas instituições, muito
pelo contrário, o que existe é muito respeito.
Muitos que hoje são PRFs um dia
pensaram em ser Policiais Federais, mas após entrarem, acabaram segurando a onda e hoje estão muito
satisfeitos. É uma excelente profissão, sem dúvida, também faria este concurso.
Parabéns pela interação do grupo. Eu sou só o link entre o senhores vamos
interagir!!!
Vou prestigiar o que na minha opinião é o melhor cargo do DPF: perito Criminal. Estes são realmente "picas". Pessoas altamente qualificadas com excelente nível. São lotados apenas nas SRs, ou seja, capitais dos Estados. São fundamentais para desvendar atos minuciosos. É bonito ver um laudo elaborado por um perito. Não tenho muito contato com estes profissionais, pois sou lotado em uma descentralizada. Alguns deles você olha e pensa "este cara maluco", mas basta ver o nível profissional que rapidamente muda de opinião. Sei que os aspirantes ao cargo de perito encontram grande dificuldade de informações. Espero que possa auxiliar em algo. Tive a possibilidade de assistir uma apresentação com o PCF Hélio Buchmuller e posso lhes dizer que o cara é fera!!!
A importância da perícia aumenta a cada dia. O conhecimento dos criminosos faz com que a elucidação dos fatos se torne algo cada vez mais complexo. Por vezes o que parece imperceptível para nós, para eles, é algo muito claro. Trabalham isolados em seus respectivos setores. Acredito que seja o cargo onde os profissionais são os mais especializados no Departamento.
O Perito Criminal Federal (FONTE APCF) ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PERITOS FEDERAIS
Perito criminal federal é um
policial do Departamento de Polícia Federal com conhecimentos técnicos e
científicos a serviço da justiça. É um profissional especializado em encontrar
ou proporcionar a chamada prova material, mediante a análise científica de vestígios
produzidos e deixados na prática de delitos. As atividades periciais são
classificadas como de grande complexidade, em razão da responsabilidade e
formação especializada revestidas no cargo.
São atribuições do perito
criminal federal: realizar exames periciais em locais de infração penal,
realizar exames em instrumentos utilizados, ou presumivelmente utilizados, na
prática de infrações penais, proceder pesquisas de interesse do serviço,
coletar dados e informações necessários à complementação dos exames periciais,
participar da execução das medidas de segurança orgânica e zelar pelo
cumprimento das mesmas, desempenhar outras atividades que visem apoiar técnica
e administrativamente as metas da Instituição Policial, bem como executar
outras tarefas que lhe forem atribuídas.
Graduações exigidas para
atuar como perito criminal federal:
Área 1
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências
Contábeis ou Ciências Econômicas, fornecido por instituição de ensino superior
reconhecida pelo Ministério da Educação.
Área 2
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia
Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Redes de Comunicação ou
Engenharia de Telecomunicações, fornecido por instituição de ensino superior
reconhecida pelo Ministério da Educação.
Área 3
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências da
Computação, Informática, Análise de Sistemas, Engenharia da Computação ou
Engenharia de Redes de Comunicação, fornecido por instituição de ensino
superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Área 4
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia
Agronômica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo
Ministério da Educação.
Área 5
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Geologia,
fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da
Educação.
Área 6
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia
Química, Química ou Química Industrial, fornecido por instituição de ensino
superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Área 7
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia
Civil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério
da Educação.
Área 8
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Biomedicina
ou Ciências Biológicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida
pelo Ministério da Educação.
Área 9
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia
Florestal, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo
Ministério da Educação.
Área 10
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina
Veterinária, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo
Ministério da Educação.
Área 11
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia
Cartográfica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo
Ministério da Educação.
Área 12
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina,
fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da
Educação.
Área 13
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em
Odontologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo
Ministério da Educação.
Área 14
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Farmácia,
fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da
Educação.
Área 15
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia
Mecânica ou Engenharia Mecatrônica, fornecido por instituição de ensino
superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Área 16
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Física,
fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da
Educação.
Área 17
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia
de Minas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo
Ministério da Educação.
Área 18
Diploma, devidamente
registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia
Elétrica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo
Ministério da Educação.