quarta-feira, 25 de junho de 2014

Edital Julho ou Agosto

Após o término da ANP só se fala no edital para APF. Nas lotações a animação é geral. Com certeza nossa comemoração será igual e derrepente "até maior do que a dos senhores".hehehe A vida na fronteira não é fácil. No início é só festa, mas a mente e o corpo vai cansando. No concurso de EPF surgiram vagas muito boas. Com 600 vagas - para quem já está dentro - devem ter boas opções de remoção. Realizei contato com um instrutor da ANP que garantiu ao menos a ideia do curso de formação ser no primeiro semestre de 2015  e o edital saindo em julho ou no máximo agosto.

Muitos perguntam se vale a pena ou não ingressar no DPF. Tenho um amigo excedente para APF que tinha acabado de se formar na PCERJ e veio tirar a dúvida comigo. Resultado: indo para Tabatinga/AM feliz da vida como EPF. 

Nossa dúvida é grande. Ou a pessoa pensa em ser removido para um local com pontuação alta visando no "outro" concurso já ter condições de estar na lotação que almeja ou esquece a pontuação e vai em busca da qualidade de vida e deixa o barco seguir. 

* O adicional de fronteira até agora nada!!! 

Bons estudos

domingo, 22 de junho de 2014

Preparação para o Exame Intelectual - Parte 1

Galera,

Segue texto do EPF Kemsyt falando um pouco da sua preparação para a prova objetiva. Aproveito a oportunidade para lhe parabenizar pela conquista e desejar sucesso em sua lotação.



É aí, futuros policias federais, tudo bem?

Em primeiro lugar, agradeço a Alexandre pela oportunidade de, mais uma vez, escrever aqui no blog.

Neste texto vou falar um pouco sobre a preparação para o Exame Intelectual, 1ª etapa (de muitas!) do concurso para os cargos da Polícia Federal.

As disciplinas que caem para Agente de Polícia Federal (APF) são

- Português
- Informática
- Atualidades
- Raciocínio Lógico
- Contabilidade
- Economia
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Legislação Especial
- Redação

Para o cargo de Escrivão de Polícia Federal (EPF), são as mesmas disciplinas acima, excetuando Contabilidade e Economia. E adiciona Arquivologia. Outro detalhe é que o nível da prova de informática para Escrivão é BEM mais alto (leia “difícil”) do que para o cargo de Agente. E, apenas para constar, como todos já devem saber, Escrivão e Agente recebem o mesmo salário.

Como o cargo para o qual passei foi EPF, nem nunca havia tentado (e nem vou tentar, hehe) o concurso de APF não vou poder falar da preparação das disciplinas exclusivas para APF (Contabilidade e Economia). Vamos lá:

Português: Apostila do ponto.

Arquivologia: apostila do ponto dos concursos.

Atualidades: Se existe UMA disciplina que não dá pra vacilar, é Atualidades. Para conseguir uma boa nota aqui, basta assistir/ler jornal frequentemente. Recomendo comprar a série Atualidades Vestibular, da editoral Abril, que ajuda MUITO a lembrar o que de mais relevante ocorreu recentemente no cenário nacional e mundial. Outra dica é acompanhar esse site aqui http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/

Raciocínio Lógico: estudei por apostila do ponto. Geralmente as pessoas tem certa dificuldade nessa matéria, e comigo não foi diferente. Consegui aprender lógica proposicional, mas a parte de contagem e probabilidade nunca entrou na minha cabeça, então entreguei nas mãos de Deus (não recomendo que façam isso, rsrs). Matrizes e sistemas lineares tem no edital e nunca cai. Essas eu também deixei de lado (o que se mostrou um acerto, pois não caiu nada. Mas nunca se sabe. Se tiver tempo, estude). Se tem uma matéria que acho que vídeo aula pode fazer diferença, é Raciocínio Lógico, pois aprender só lendo pode ser complicado e desestimulante. Mas, apesar de achar isso, não assisti vídeo aulas sobre o assunto. Para quem gostar de vídeo aulas, um site interessante é o www.euvoupassar.com.br que é tem um excelente preço e você pode BAIXAR as aulas para assistir quando quiser.

Direitos:

O estudo da parte teórica dos direitos compreende a lei seca e a doutrina. Geralmente ler apenas a lei pode ser meio chato, mas não deixe de fazer isso. Não leia apenas a doutrina, nem apenas a lei. Leia as duas coisas. Depois de um tempo, quando você já está “safo” na doutrina, pode fazer um exercício mental que me foi útil. Eu costumava ler o artigo e tentar lembrar da doutrina relacionada a ele ou mesmo elaborar uma questão mentalmente. Por exemplo:

Direito Constitucional, Administrativo, Penal, Processo Penal e Legislação Especial: Lei e apostilas do Ponto. Em relação à legislação especial capriche na leitura das leis!

Redação: desde 2012 que a redação deixou de ser um tema genérico (estilo vestibular) para abordar algo mais específico voltado para a prática policial. Assim, recomendo a leitura atenta do art. 5º e do art. 144 da Constituição Federal (este último é o que trata das atribuições da PF) e que você esteja afiado em Direito Penal (especialmente os crimes contra a Administração Pública, como corrupção e aqueles que compete à PF investigar, como contrabando, descaminho e tráfico de drogas) e Processual Penal (especialmente a parte de prisões).


Sinceramente não vejo necessidade do estudo por LIVROS para os cargos de Agente e Escrivão de Polícia Federal. Apostilas de sites confiáveis são suficientes. Mas, se ainda assim quiser estudar por livros, escolha apenas UM bom livro de cada disciplina e mande brasa! Boa sorte a todos e estudem porque vale a pena!

Créditos Kemsyt

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Motivação e depoimento do nosso amigo caverna!!!

Nada como um dia após o outro... Antes era apenas um frequentador do blog e hoje se tornou um EPF. É muito show este momento saber que de uma forma ou de outra participamos desta conquista. A partir de agora Caverna é do Brasil!!! Fiquei muito feliz em receber diversos e-mails de agradecimento e diversos convites para participar da formatura, mas acabou que não rolou. Efetivo reduzido devido a Copa e alguns problemas pontuais impediram este momento.

O momento agora não é meu e sim do amigo Caverna!



Olá Alexandre,

Nascimento de um Sonho

Venho de uma cidade do interior, saí de casa para fazer faculdade na capital aos 18 anos, ir atrás do sonho de frequentar uma universidade pública e de qualidade e encarar a iniciativa privada. Por estar longe da família, todos os meses tentava pegar o ônibus de linha na rodoviária para passar ao menos um final de semana em casa.

Eis que determinado final de semana, durante à noite, quando me aproximo a pé da rodoviária, vejo todos os taxistas em pé fora de seus carros, guardas municipais juntos, todos observando uma movimentação no estacionamento.
Já me aproximo mantendo a distância, curioso. Vejo um carro com o porta-malas aberto e um rapaz com as mãos no carro sendo revistado por um senhor com o colete preto escrito "POLÍCIA FEDERAL", observo melhor e vejo outros policiais descaracterizados com o cordão e o distintivo no peito. Consigo concluir que a situação era um flagrante e já vejo um policial conduzindo um preso algemado para a viatura. A sensação neste dia foi só uma: Orgulho.

Os anos passaram e como eu ainda estava na faculdade, fui devagar pesquisando, lendo posts no correioweb, onde o saudoso "Mahpa" tinha a paciência de explicar dúvida por dúvida, repetidas vezes. Passei a sonhar com o concurso. Quanto mais informações eu tinha, mas meu interesse aumentava.

Na época, achei na internet uma rede social (hoje falecida) chamada "multiply" onde um ex-aluno da ANP postou fotos dos alojamentos, da vista de Brasília, da área de educação física, dentre destas diversas fotos, do bosque de pinheiros. Não tive dúvidas, peguei esta foto do bosque e ela foi meu papel de parede no computador. Quem via achava apenas uma paisagem bonita, mas eu sabia o real significado da foto, eu desejava transitar naquele bosque por mais de 4 meses.

Durante este caminho, evitava comentar meu sonho para as pessoas, mas alguns por determinada situação, eu compartilhava qual era minha meta para o futuro. Recebi reações diversas: alguns se espantavam, outros davam força, e outros ainda me disseram: "- larga disso, você não tem o perfil para isso." Esta frase me marcou e eu pensava "como pode alguém definir isso por mim senão eu mesmo?"

Com o passar do tempo, o sonho passou a "correr em minhas veias", todos os dias ao deitar imaginava eu treinando com a submetralhadora e subindo uma corda em atividade física. Era fechar os olhos no travesseiro e estas imagens formavam-se nítidas em minha mente. Ficava imaginando qual seria a situação que eu ficaria mais emocionado na ANP, se no primeiro dia ao entrar na portaria, ao entrar no alojamento, ao ouvir a primeira palestra, ao entrar pela primeira vez no stand de tiro, ao receber o crachá de identificação, ao cantar o hino nacional. Estava decidido. Este sonho é meu e ninguém me tira. Nem que leve 20 anos, não vou desistir.

Praticamente 35 dias antes da prova objetiva, conheci o blog do Alexandre, e nos intervalos de estudos, seus vídeos motivacionais era o gás que faltava para eu fazer o melhor, dar o máximo. Conheci colegas por aqui, o João, o Flopess, o Tarcísio, Mayara que trocavam e-mails comigo e outros que ajudavam pelos comentários.

Meu maior desafio durante o curso de formação

Ao fazer a prova objetiva em 2013 e ver a nota provisória de 67 pontos, fiquei desacreditado. Entrei em contato com o Alexandre, o qual disse apenas: "- Vai nadar meu filho, se matricula hoje". Faltavam uns 40 dias para o TAF. Cheguei na academia e contei para o professor que eu precisava nadar 50 metros abaixo de 41 segundos, ele já falou: "- Passou no concurso da PF? Legal. Faz um tiro de 50 metros aí". Pulo na água e faço os 25 metros, abraço a borda morto, acabado.
O professor ri muito. Após 20 dias consigo fazer os 50 metros pela primeira vez em uns 46 segundos. O professor diz: "- Cara, vai ser difícil".

Peço demissão do emprego. Passo a nadar todos os dias da semana. Dedicação exclusiva e total. Durante os treinos, fiz abaixo de 41 segundos por duas vezes apenas. Detalhe: Eu acreditava! Antes do TAF tinha 100% dos exames médicos e laudos prontos, sem convênio de saúde, havia torrado toda a grana da rescisão, sobrando um pouco para o enxoval.

No dia do TAF, a natação deu 40"03', puxa, que emoção! Sabia que seria meu tendão de aquiles e até a matrícula no curso de formação em janeiro, passo a nadar 3 vezes por semana desde o TAF. Evoluo pouco mas mantenho o ritmo, o que já era suficiente para mim.

No TAF diagnóstico da academia faço 38" alto, e durante a academia nado todos os domingos por fora. No primeiro TAF valendo, faço o pior tempo da turma, 39" baixo. Para mim, satisfatório, mas ao ver que aproximadamente 20 alunos de toda a academia caíram no primeiro TAF, passei a nadar 3 a 4 vezes por semana para o segundo TAF. Resultado do último teste: 38" alto. Ufaaaa, vitória, todos comemorando e me abraçando, aquela emoção enorme tomando conta, o filme passando por sua cabeça, a luta para chegar até aqui. Após o último teste de natação posso encher a boca e dizer: "Orgulhoso de ser Federal"

Hoje amigos, envio a foto do bosque de pinheiros, tirada por mim mesmo! Para que sirva de motivação para vocês como serviu para mim!


Grande abraço do Caverna

terça-feira, 17 de junho de 2014

ESCOLHA DE VAGAS

Aos alunos que estão na ANP, que já considero colegas, vou deixar uma dica: faça contato com o telefone de suas lotações. Será um grande diferencial, pois os colegas que estão indo embora geralmente fazem uma venda casada, ou seja, tudo o que tem em casa junto com o imóvel. O próprio proprietário já sabe que os Policiais fazem isso. Precisam apenas saber se valerá a pena ou não. Na grande maioria das vezes são as melhores opções da sua lotação e os colegas não buscam dar "facadas" pois sabem da dificuldade dos senhores.
obs: 90% do efetivo DPF possui telefone da operadora TIM que se comunicam sem custos.

Não se preocupem, podem ligar que serão bem atendidos. Vamos morrer de rir comentando com os colegas que aqui já estão lotados. Estarão em casa e serão muito bem recebidos. Liguem!!! Aos colegas de EPA passem e-mail: santosla1@hotmail.com, isso também vale para galera de Cruzeiro e Rio Branco.

Basta entrar no site do DPF que lá estarão todos os telefones das lotações. Independente do local saibam que estaremos aguardando vocês. Não sabemos quando sairá a nomeação, mas não vai ser demorado. O meu concurso terminou em dezembro e comentavam sair apenas depois do carnaval, resultado: saiu em dezembro, salvo engano dia 28.

Acredito que as escolhas serão amanhã. Bom sono para aqueles que conseguirem dormir...kkkk.
São 79 vagas para o Estado de São Paulo???

Parabéns pela conquista. Desejo a todos felicidades.

Abraços.

APF Santos

domingo, 8 de junho de 2014

Cruzeiro do Sul - ACRE

Saiu  postagem sobre Cruzeiro do Sul. Durante o curso é natural a dúvida de qual cidade é melhor para se viver. Eu também tinha esta curiosidade. No nosso caso tivemos que verificar com os próprios olhos e com 80% dos votos concluímos que Cruzeiro do Sul é a segunda melhor opção do Estado do Acre. Nunca na ANP as vagas de Epitaciolândia terminaram após as de Cruzeiro, mas acredito que isso vá mudar. Eu conheci CZS e assim que sai do aeroporto falei: " esta cidade não é pontuação 4".

Epitaciolândia x Cruzeiro do Sul:

EPA: Muito próxima de Rio Branco, aproximadamente 230km e uma viagem tranquila de 3 horas. Apesar da proximidade com a capital a entrada de imigrantes, em especial Senegaleses e Haitianos, atrapalha e muito o bom andamento do serviço. Existe uma variação, mas algo em torno de 50 haitianos ingressando por dia por aqui. O abrigo de refúgio está em Rio Branco, mesmo assim ainda temos muitos reflexos. No caso em tela o escrivão fica "blindado", pois não mete a mão no serviço de imigração nem tão pouco no de refugiados.

Cruzeiro do Sul: " Segunda cidade mais desenvolvida do Acre". O principal serviço é DRE. Entra muita droga pelo PERU. Serviço de imigração é praticamente nulo. O que pudemos observar ao longo deste período é que os policiais de CZS pegam muito mais missões do que os de EPA. Mas isso varia de acordo com a chefia. Como ocorrerão mudanças devido o concurso de Delta  pode ser que o quadro não se repita. O principal problema de Cruzeiro é a distância. Sâo 650 km com aproximadamente 8 horas até a capital devido ao estado da estrada que em várias partes deixa de existir. Por outro lado, existe a opção do avião. Algo em torno de 1 hora e 10 minutos. Comprando com antecedência sai por 100 reais a passagem (cada uma). Ao chegar em Rio Branco às 15:00hs o voo para Brasília só sai duas da manhã. Durante este tempo o ideal é ir para um hotel e descansar, isso vale também no voo de volta. A pergunta é? Quantas vezes você vai para casa ao longo do ano? Com certeza não serão muitas, fato este que faz valer a pena. Por ser distante da Capital a cidade teve que evoluir por conta própria gerando uma boa estrutura se levarmos em consideração estar localizada na região Norte.


Abraços