sábado, 29 de março de 2014

Autorizado o concurso de APF


Saiu a autorização do concurso de forma inesperada. Lembro como se fosse hoje a publicação de nossa autorização. O interessante agora é estar do outro lado e obeservar como é a festa dos Agentes. Na quinta-feira fiquei sabendo através da postagem do Lucas e comecei a ligar para os colegas. Uns não acreditavam e outros se emocionavam. Após quase um ano e meio na fronteira as coisas mudam. Os problemas e a falta de estrutura já começam a incomodar. Hoje mais uma vez Epitaciolândia teve um verdadeiro apagão e ficamos o dia inteiro sem internet, telefone, impossibilidade de compras com cartão... Além disso, fila kilométrica no Posto de combustível, ou seja, o Acre está passando por uma grande dificuldade. Para terem noção um amigo saiu às 4:00h da manhã para o posto aguardar chegar o combustível, resultado: já se passaram 19hs e o carro dele está lá estacionado seguido por uma grande fila. Previsão de chegada: quem sabe amanhã!!!

O adicional de fronteira parece que dessa vez sai. A grande novidade é que provavelmente não terá nenhuma capital. A galera da ANP já está chegando com o pé direito!!! Saindo antes de agosto com certeza o adicional causará uma grande mudança na hora da esolha de vagas privilegiando aqueles que preferem a qualidade de vida. Para os solteiros a ajuda mencionada poderá proporcionar grande parte da despesa mensal.

Neste momento é de grande importância a estratégia de estudo. Como não existia previsão de autorização muitos migraram para outras carreiras. Outro fator importante são os candidatos de escrivão de excelente qualidade que não poderão estudar como gostariam (claro, aqueles que pensam em ser APF). 600 vagas é uma grande oportunidade de ingressar no Órgão. Poucos acreditam em curso este ano, apostamos prova no segundo semestre, academia início do ano, ou seja, até agosto seremos rendidos na fronteira!!!


É hora de dar o gás total!!! Muito bom este momento. É a hora que se estuda o dia inteiro e sentimos vontade de estudar ainda mais!!! O dia passa a ser pequeno. Chegou a hora galera, vamos lá. Não está descartadao inclusive curso de formação ainda este ano, porém, admito que errei todas as previsões até o presente momento e estou sem crédito na praça!!!

sábado, 22 de março de 2014

Rumo ao Departamento de Polícia Federal


Em meio a todo este problema na Segurança Pública e a crise interna no Departamento muitas pessoas perguntam se teremos ou não concurso este ano. Não sou muito de acompanhar em fórum e fiz contato com instrutor que está na ANP. Fui informado que tudo está parado no MPOG. Não existe uma previsão concreta neste momento. No início do ano era iminente a vontade de realizar concurso logo depois da Academia de Peritos, Delegados e Escrivães.


Não é novidade para ninguém as manifestações que estão ocorrendo em todo território Nacional. De fato, para o Governo, somado a crise na Segurança, o momento não é nada bom. Mais uma vez foi oferecido, no dia 18/03, o percentual de 15.8% para os EPAs. Esse fato gerou mais uma vez uma profunda insatisfação. Isso tudo ocorreu em um momento de muita expectativa em torno de um acordo.

A realidade é que quem entrou agora não sofreu com com o congelamento do subsidio. Para aqueles que são mais antigos estão literalmentes sofrendo com este quadro. Além disso, sabemos que para termos um DPF eficiente é necessário um bom salário. Diversos servidores estão buscando novos caminhos devido ao congelamento e principalmente o clima interno que tem ocorrido devido a toda essa briga. O que posso afirmar é que estudar para entrar no Departamento é mole o difícil é estudar para sair e abrir mão do tão sonhado distintivo e da camisa preta. É como se fosse voltar a ser um “simples mortal”.

Muitas Policias Civis já estão ganhando o mesmo ou mais do que nós. Não é por achar que somos melhores ou piores, mas… Doar sua vida aos estudos, passar por uma bateria de exames e testes, cursar ANP e depois ir para região de fronteira cada vez mais deixa claro que só vale a pena para aqueles que sonham!!! Mesmo assim, é muito fácil observar sonhadores desmotivados. O Governo é muito claro que conta com a Força Nacional para resolver seus problemas seja ele qual for. Jamais irão se negar. Militarizados, geralmente não ganham bem e além do seu salário recebem diária girando em torno de 6 mil reais. Para muitos deles uma oportunidade única. Aí eu te falo, será que é justo? Para nós não tem acordo e pagam líquido para um policial da Força, que se quer passou por concurso público, igual a um Policial Federal “novinho”. A possibilidade do Exército e a Força nacional assumirem nossas funções na Copa são grandes.

Independente da situação ainda vejo muitos colegas estudando e muito para estar aqui. Você se dedica e se entrega de uma tal forma que mesmo escutando muitas coisas quer ver com seus próprios olhos. Eu também pensaria dessa forma. Para aqueles candidatos que sonham e querem fazer a diferença acreditando em um futuro melhor no DPF avante! Até o dia 4 de abril ainda podemos ter uma resposta positiva.

O importante é cada um dos senhores estarem cientes do momento que passamos e possam explicar a seus vizinhos, amigos e parentes o atual momento. Não podemos deixar que o Órgão com maior credibilidade dos país se perca em meio a um descaso e para isso é necessário que cada um faça a sua parte. Aqui em Epitaciolândia todos nós trocamos o título e vamos fazer valer o nosso voto. Quando me perguntam o motivo do meu otimismo é muito simples: “enquanto muitos estudam para sair eu pretendo me aposentar aqui”por isso luto por melhores condições de nossa categoria.


quinta-feira, 13 de março de 2014

Motivação: A realização de um sonho!

A convite do novo amigo Claudio resolvi escrever um pouco sobre minha trajetória dentro desta casa que conhecemos por DPF.

Sempre tive o sonho de entrar na PF, como muitos aqui! Aos 22 anos me formei na faculdade e a primeira coisa que fiz foi entrar num cursinho especializado. Minha família que sempre teve uma boa condição social era contra e por isso tive que usar de artifícios para seguir em frente. Mergulhei nos estudos, pela manha no cursinho e a tarde em casa... Após 6 meses de estudo veio a bendita prova da Cespe. Alguns dias depois o resultado e voilà!!

Estava acima da nota de corte mas entre os últimos colocados. Sabia que as provas física, medica e psicotécnica seriam decisivas e assim foram. Fui aprovado mas fora do numero de vagas. E assim começaram as convocações para a ANP, 2 em 2005, 2 em 2006, e a esse ponto já estavam convocando quem estava acima do numero inicial de vagas mas eu ainda era um dos últimos! No dia da segunda chamada de 2007 lembro que acordei e fui direto pro computador, sem esperança alguma, queria apenas ver o quanto ainda teria que esperar. Mas para minha surpresa lá estava o meu nome, como ultimo chamado, eu não acreditava naquilo, li umas 10 vezes pra me certificar ate que a ficha caiu e não consegui conter as lagrimas, um choro de alegria, de dever cumprido, de sonho realizado, gritei como nunca! Sabia que nada mais poderia tirar aquilo de mim.

Em agosto de 2007 aterrisei em Brasília e iniciei o curso na ANP. Como naquela época não era internato optei por ficar fora da academia. Não entrei na neura que alguns ficam quando estão la dentro, me dediquei mas sem deixar de ter meus momentos de lazer, afinal sabia que ia para algum interior do Para. Em dezembro do mesmo ano tomei posse como APF e no mesmo dia entrei em exercício. Casa nova, vida nova, emprego dos sonhos, cidade nova, amigos novos... Tive a sorte de ter como primeira lotação uma delegacia excelente, com um clima sensacional onde aprendi muito, vigilância, analise, campanas... Éramos uma família! Fomos considerados por 3 anos a melhor delegacia do Norte pelos trabalhos realizados. Por isso tive o privilegio de realizar diversos cursos tanto na área operacional como na área de inteligência (assunto pra outro post!).  Aos poucos os colegas foram sendo removidos e a equipe se dissolvendo e eu apos 3 anos fui para o Sul, trabalhar na tríplice fronteira. Ao chegar em Foz fui recebido ainda no aeroporto pelos colegas do NEPOM, onde assumi meu posto e estou ha 4 anos. Durante estes 7 anos conheci muitos lugares, tive oportunidade de trabalhar em missão em outros tantos e posso afirmar sem medo de errar que não ha lugar mais operacional do que o NEPOM Foz. Aqui me especializei em Operações Anfíbias e passei pelas situações mais alucinantes que se possa imaginar, aprendi, apreendi e prendi muito, muito mesmo, ao lado de uma equipe que e referencia no mundo naquilo que faz, colegas que estão sempre prontos pra enfrentar qualquer parada lado a lado. Se fizermos uma media dos últimos 3 anos nossos números mostram aproximadamente 15 toneladas de maconha, 90 embacações, 300 veículos e 40 milhões em apreensões anuais. Aqui somos amados, odiados, invejados e ainda assim permanecemos firmes e fortes.

Nossa estrutura e equipamentos são frutos de conquistas e de lutas internas, onde nos mesmos corremos atrás daquilo que necessitamos. Muitos reclamam da falta de equipamento mas nunca moveram uma palha. Difícil resumir em linhas o que realizamos por aqui, em tese somos responsáveis por todo o contrabando, droga e armas que vem do Paraguai tanto pelo Rio Paraná quanto pelo Lago de Itaipu. Estouramos depósitos, apreendemos embarcações, perseguimos carros, temos intensas trocas de tiro, seja com traficantes ou com a marinha do Paraguai, ministramos cursos, damos apoio a roubos de carga, banco, transporte de valores, presos de alta periculosidade, enfim... A escala de trabalho aqui e bem diferenciada, não  cumprimos expediente, fazemos os nossos horários de acordo com a demanda, e todo nosso tempo de serviço e na rua ou na água! Ainda assim acabamos ultrapassando em muito as horas mensais. Fazemos porque somos loucos por isso, cada um aqui ama o que faz e da o sangue. Temos um canal no youtube com nossos videos: www.youtube.com/nepomfig  Contudo, como todos sabem a PF passa por uma situação muito delicada e isto começa a refletir no nosso trabalho, temos muitos colegas desanimados e os números despencaram, confesso que sou um deles, chegamos a um ponto que não da mais pra suportar. Difícil resumir tudo em um único texto, portanto se alguém quiser saber algo mais, detalhes, curiosidades, fique a vontade, tentarei ajudar ao máximo. Não desistam dos seus sonhos. Verão que ao alcançá-los terá valido muito a pena.

Um grande abraço. 
APF Rafael R S








domingo, 9 de março de 2014

Chuí/RS


A lotação Chuí/RS é localizada no extremo sul do Brasil e é uma fronteira seca com o Uruguai. Apesar de possuir essa nomenclatura a delegacia está localizada na cidade de Santa Vitória do Palmar, outro município que está a 20Km do município do Chuí. 
Abaixo uma relação de distância aproximada das principais cidades e pontos turísticos da região(Ponto de referência - Chuí):




Santa Vitória do Palmar - 20km
Pelotas - 260Km
Rio Grande - 250Km
Porto Alegre - 550Km
Montevideo - 350Km
Punta del este - 220Km
Punta del Diablo - 40Km
Fortaleza Santa Tereza - 30Km




No Chuí fica a aduana brasileira (Receita Federal), o NFTI (núcleo de fiscalização do tráfego internacional) da Polícia Federal, a PRF, o MAPA e a ANVISA, existe ali uma boa estrutura para a fiscalização.  Uma obra de ampliação de toda a estrutura que vem sendo realizada para a Copa e esta bem adiantada.
Receita Federal
O NFTI é onde trabalham os plantonistas desta lotação e este posto de migração esta localizado do lado brasileiro da fronteira, diferentemente de outras fronteiras do Rio Grande do Sul que possuem o posto de  fiscalização em outros países e os policias ali lotados não tem autonomia e competência para atuar como deveriam, pelo fato de estar em outro país. No Chuí este fato não ocorre. 

 A delegacia que esta localizada na cidade de Santa Vitória do Palmar possui todos os setores que outras delegacias do departamento. O diferencial desta delegacia é o fato da cidade ser muito tranquila e pacata possuindo aproximadamente 10 inquéritos em 2013. Acredito que se o DPF estivesse em outro momento os números seriam outros, obviamente que não poderíamos comparar com uma fronteira do MT ou MS, mas os resultados seriam melhores do que foram em 2013.
Os crimes mais corriqueiros de nossa atribuição que ocorrem na região são: Contrabando, Descaminho e Tráfico Internacional de Armas.

Delegacia Polícia Federal
 Com relação a cidade e estrutura local vou descrever ponto a ponto:

O Chuí possuí aproximadamente 5 mil habitantes e Santa Vitória do Palmar possuí 20 mil. Como todos os servidores vivem em SVP vou descrever apenas as peculiaridades desta cidade, pois o Chuí não é recomendado para residir.

Saúde - A estrutura hospitalar e clínica da cidade deixam a desejar. Existe um hospital público na cidade, porém sem muitos equipamentos e médicos. Existe também uma clínica da Unimed na cidade, porém o horário de funcionamento é até às 22:00. 
Caso haja uma emergência é necessário ir a Porto Alegre ou Pelotas.
O lado bom é que as farmácias da cidade são boas.

Educação - Para  o maternal, pré-escola e primário existe uma escola bem estruturada, com bom material e bons professores (Rede Positivo). A partir do ginásio e colegial acredito que já tenha que ter conseguido sua remoção.  Não sei quais são os termos atuais para os períodos escolares mencionados acima. 

Lazer - A cidade não possui shopping, cinema, teatro, pubs, barzinhos. Entretanto, para os solteiros, dizem que a noite é bem agitada e as mulheres são bonitas. Afinal os policiais federais, pelo menos os EPAs, são fortes na linha avançada.
Além disso, existem diversas praias que podem ser visitadas tanto no Brasil quanto no Uruguai. No Uruguai existem praias desertas e paradisíacas que podem ser exploradas e praticados diversos esportes radicais. Para os surfistas esta será a melhor lotação inicial que se pode conseguir no DPF.
Para quem gosta de compras, no Chuy uruguaio existem diversos Freeshops onde existem diversos produtos internacionais, desde cosméticos, perfumes, bebidas a produtos eletrônicos que podem ser adquiridos a um bom preço se o câmbio ajudar.

Acesso - O município não possui aeroporto. O aeroporto mais próximo fica em pelotas. As estradas que vão para Porto Alegre e Montevideo são ótimas.

Alimentação - A cidade possui alguns restaurantes, porém nenhum é de ótima qualidade. Dá para comer, mas não é algo que o motive a ir almoçar fora de casa. 
Com relação aos supermercados, estes também deixam a desejar, pois não possuem grande variedade de produtos e deve-se sempre olhar a data de validade dos produtos que estão sempre prestes a vencer. Além disso eles desligam os freezers durante à noite para economizar energia. 
 
Acho que é isso.  Se precisar de mais alguma informação é só perguntar.
Lembrando que essa é a minha visão sobre o lugar, cada pessoa pensa de forma diferente. 
Morei muito tempo em São Paulo(capital), portanto meu padrão de comparação com relação a serviços é um pouco mais exigente do que o de outras pessoas. Existem colegas que acham que tudo aqui é perfeito e não querem sair daqui nunca. Enfim, não acreditem em tudo o que lerem. Façam seu juízo de valor, essa é uma decisão que vai influenciar na vida dos senhores por no mínimo dois anos. Pensem bem(para aqueles que terão a oportunidade de escolher, para os outros ...).

Um Grande Abraço









Oiapoque/AP

Vamos começar a viagem pelas lotações em grande estilo. Semana passada recebi o e-mail do PPF Robson, mais conhecido como ROBSON CONCURSEIRO. Agradeço pelo excelente material que será de grande importância para os futuros Policiais Federais. Todo material referente a esta postagem foi concedido pelo policial já citado e atualmente lotado na cidade em questão.

Oiapoque é um município brasileiro localizado no extremo norte do estado do Amapá. Sua área é de 22,625 km²; e sua população, de acordo com as estimativas do IBGE em 2013, era de 22 986 habitantes.

P.S.: O post original do OIapoque deu problema no link com o material do Robson, desta forma quem quiser saber mais sobre essa lotação eu posso disponiblizar por email.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Campanha: "Cala a boca Floppes"!!!


Após o comentário do Floppes na quarta-feira tudo mudou em Epitaciolândia. Até o presente momento haviam apenas especulações sobre um possível desabastecimento da cidade. A partir de hoje só existe combustível em um posto de gasolina, sendo vedado mais de dez litros para carro e três para  moto. A cidade amanheceu diferente, pois a população ainda lembra da grande enchente que atingiu a cidade de Brasiléia em 2012. A estrada que liga Acre à Rondônia está fechada e só é liberada em alguns momentos do dia. Levando-se em consideração que esta rodovia é a única que liga o Acre ao restante do Brasil, podemos dizer que estamos literalmente "ilhados". O município de Guajará-Mirim, Rondônia, está passando por uma situação ainda mais difícil que nós, tendo em vista que a estrada que liga Porto Velho a esta cidade (em condições normais) já é ruim – inclusive – muito
 pior que a rodovia que liga Rio Branco/AC a Epitaciolândia. Além disso, a cheia do Rio Madeira – Porto velho – já ultrapassa 20 metros.

Epitaciolove e Brasileia já se encontram em situação de alerta e em breve as primeiras famílias que moram próximas ao rio acre devem começar a ser retiradas. É impressionante como o rio sobe e desce rápido. O problema aqui é da cheia do rio peruano que chega com bastante força aqui. Todos os policiais moram em Epitaciolândia e aqui como a cidade é alta não corremos maiores riscos.  Floppes, cuidado com o que fala, não passou de 24 horas para o clima ficar ruim aqui. Sendo assim está aberta a campanha: “cala a boca Floppes”!!!hehehehe

Seguem algumas fotos para terem uma mínima noção e observar a vida como ela é” na fronteira com a Bolívia.

Seguem algumas fotos. O melhor ficará para quando eu postar sobre Epitaciolândia.

Próxima parada Chuí!!!