sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Parabéns aos aprovados ANP/2014!!!


Em comemoração ao dia de hoje estou soltando de forma antecipada uma postagem sobre o funcionamento dentro da Academia e finais de semana. Galera, dúvidas e sugestões me ajudam bastante na hora de desenvolver um tema. Aos aprovados não esquecer de alimentar a galera que está estudando para o próximo. Vocês serão fundamentais na continuidade do blog!!!
 
As turmas são liberadas sábado às 11:40h. A partir deste momento todos os alunos estão autorizados a sair da ANP. Começa uma correria. A sensação é como se você fosse um “presidiário”. Existem muitas opções em Brasília como restaurantes, shopping, noites e etc. Você pode sair e voltar quantas vezes quiser. Após 23h, salvo engano, não é possível mais retornar. Quem está dentro fica e quem está fora permanece. Eu não era de sair muito, pois como todos sabem a natação era o meu desespero. Sabia que era a chance da minha vida e eu não poderia desperdiçá-la. Mesmo assim, era muito bom comer um tempero diferente da ANP, ir a Churrascaria então... Dar um rolé no shopping, comer uma pizza à noite. Para tanto, o transporte é fundamental. Existe um Bar chamado “Flamingo” onde é possível ir caminhando 2km de caminhada (no sol quente de brasília). Por isso muitos colegas de alojamento se juntam para alugar carro. Você pode pagar uma taxa extra para que seja entregue na porta da academia. Outra opção é o famoso LAÉRCIO... O cara é uma lenda viva e transporta os alunos durante todo o tempo. Se ligar com antecedência ele não te deixa na mão. Enfim, minha opinião, quem puder ir de carro vá. Depender de carona é ruim, cada um tem seu tempo de descanso, a vontade de fazer algo e assim por diante. Além disso, você pode guardar seus pertences dentro do carro. Existe estacionamento nos alojamentos.

Sábados e Domingos muitos alunos vão praticar a natação em clubes que ficam à 20 minutos da ANP. Uma boa opção é a DIREF. Você pode se matricular dentro da própria academia, na loja que vende uniforme, ou então pagar 10 reais por dia direto no clube. Excelente lugar para treinar para o TAF. Vale lembrar que a piscina fica disponível aos alunos dentro da academia no horário do almoço, mas isso começa após umas 3 semanas do início das aulas. Enquanto alguns alunos saem para curtir outros optam por ficar estudando nos finais de semana. Gostei bastante de Brasília, mas para morar lá tem que ter dinheiro. Como já relatei não era de sair muito, mas existem bons locais para passear e esfriar a cabeça. O ideal é montar grupos e dividir o táxi.

Em relação as diferenças culturais é complicado, porém uma rica experiência. Lembro que quando iniciou o curso estranhava muito a forma com que as pessoas falavam e ao final tudo era normal! A galera do Norte são os que mais sofrem. Muitas das vezes as pessoas reclamam e falam de forma negativa daquela região, mas esquecem que existem pessoas da região ao seu lado. Isso com o tempo cansa e pode gerar problemas. Isso é de cada um. Existem relatos afirmando ser impossível conseguir viver na região Norte. O motivo nem vou citar... Essas pessoas se dedicam muito para conseguir lotação no Sul. É natural aquela gozação com nordestino, carioca x paulista, a galera do Sul se achando um país a parte, brasiliense se defendendo das acusações de Brasília ser um local que ninguém quer trabalhar e etc... Ao final do curso observará que tudo não passa de brincadeiras e que os alunos da região Norte são muito inteligentes. E além disso, quando o DPF realizou o concurso para determinado cargo, ele tinha o objetivo de selecionar “os mais qualificados do Brasil”. Portanto, quem está lá não precisa provar mais nada para ninguém.

Como é bom relembrar estas coisas foi muito bom. Sinto orgulho por ter passado por lá. Quase no final do curso, acho que faltando um mês, começam a liberar por turmas para almoçar do lado de fora. Galera não parece, mas é uma renovada e tanto!!! Em relação a posse são realmente os trinta dias nomeação e depois quinze para posse. Vale lembrar que cada dia mais rápido que o colega possibilitará ter mais pontos no seu concurso de remoção. Na realidade, a nossa homologação do concurso foi muito rápida e isso demostra a vontade da administração de chamar rápido ou não e olha que era final de ano. Vocês tenho certeza que será muito rápido.

Dica: saiu da formatura faça logo os exames necessários para a Posse.


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Adaptação na Academia Nacional de Polícia

Fim de ano chegando e muita gente aguardando o resultado. Um amigo voltou agora de Brasília, passou na Academia Nacional de Polícia e confirmou que os preparativos já começaram. Sem dúvida alguma será uma grande experiência para todos os que estão ingressando. Pessoas de todos os lugares do país, uma grande riqueza cultural, uma grande lição devida. Ao passarem no P1 (portaria) e se dirigirem até a secretaria para efetuar a sua matrícula tenham a convicção que encontrarão pessoas que farão uma grande diferença na sua vida. Existem bons relacionamentos e ruins, vai depender de cada um de vocês. Não tem como alegar troca de alojamento devido a falta de entrosamento. A todo momento você é testado dentro da academia e saber se adaptar é fundamental.

Cada “maluco” com a sua mania. Tem gente que por “simpatia” fica por 4,5 meses sem lavar o lençol. Outros comem miojo “cru” no almoço e janta. Outros malandros, pegam as camas de baixo e colocam na escada meia, camisa, casaco e quer que você desça dando um salto caindo com tornozelo no chão. Se você pisar nele acha ruim... E a barrigada matinal? Um tentando acordar mais cedo que o outro. Não adianta tentar combinar de não mijar no boxe. Tem sempre espírito de porco. Vá de chinelo! O sabonete acaba mais rápido do que o comum...kkkk Como era bom o alojamento Charlie 06 que saudade. Tirando a pressão do dia a dia era muito bom o relacionamento da rapaziada. Se forma uma verdadeira família. É importante ter o contato de alguém da família do colega e informar se você toma algum tipo de medicamento.

A rotina é sempre a mesma e o cansaço cada vez maior. Acordar, tomar café e formatura. No alojamento começamos compartilhando tudo, ¨no início tudo são flores¨. Depois você observa que tem gente que compra palhacitos e quer comer chocooky. Compra leite Piracanjuba e quer mamadeira de leite ninho. Chega junto na margarina e quer polenguinho!!! Geralmente depois a galera separa e fica cada um com a sua. Sem contar a hora de fazer as compras. No início é igual ao BOPE (todos aptos), depois ninguém é voluntário. Independente dos problemas, são estas pessoas que vão te abraçar nas dificuldades, vão fazer dupla com você na natação e estarão juntos em qualquer dificuldade. Só Deus sabe o sufoco que eu passava na natação e meus amigos jamais deixaram de me apoiar.

A piscina da academia fica aberta durante o horário do almoço para quem quiser nadar. No início todo mundo vai depois fica tranquilo, salvo época do TAF. Depois de um tempo existem aulas de reforço para o TAF em todas as modalidades. Basta saber o dia da sua turma e ir até lá. É notório a evolução na corrida, salto e barra. A natação com dedicação no ruim de tudo a pessoa mantém. O tempo passa e por diversas vezes esquecemos de pessoas que foram fundamentais em nossas vidas. Gostaria de agradecer publicamente aos meus amigos de alojamento: APFs Pires, Cruz, Charbel, Dini e Cavalcante e dizer que o Charlie 06 passou pela ANP com aproveitamento de 100%. Iniciamos e terminamos juntos sem baixa!!! Jamais esquecerei de vocês.

Dúvidas e curiosidades basta dizer.


Abraços

sábado, 2 de novembro de 2013

Missões e adicional de Fronteira


As missões são escolhidas a critério da chefia ou alguma organização dos policiais, na maioria das vezes, quem indica é o Delegado chefe. Não é novidade que as maiores oportunidades chegam e ficam nas próprias capitais. Muitas das vezes você nem fica sabendo sendo lotado em uma descentralizada (interior). Existem oportunidades em território Nacional e Internacional. Na maioria das vezes você tem a opção de escolha, mas pode ser que tenha que ir sem optar.
Independente da missão ou curso você receberá diárias – que varias de 183 até 230 reais – e passagem. Geralmente quando vai fazer um curso existe um transporte para leva-lo até as hospedagens indicadas pelo evento. É expedida uma ordem de missão em seu nome. Logo após, receberá as passagens em seu e-mail e o valor referente às suas diárias. É comum também receber estes valores após já estar no local da missão. Em grandes eventos as diárias são dobradas.

A mesma coisa acontece quando vai ocorrer alguma operação. É tudo compartimentado. Você só sabe o destino e que terá trabalho. Se entrar em contato com colegas da lotação da missão querendo saber o motivo é interpretado como falta de ética. Não posso entrar em detalhe, mas na hora do deslocamento das equipes é que você sente a adrenalina e pensa: Foi com este objetivo que eu estudei!!! Muito bom mesmo. Após desenvolver suas atividades sobra um pouquinho de tempo para conhecer a cidade e retornar a sua Unidade. Momento único para rever amigos do Departamento. Hora de cada um contar a sua história...

O interessante é que o Policial Federal não pode ir fazer um lanche com duas ou mais viaturas. As pessoas logo ficam atentas achando que algo vai acontecer. Já participei de uma operação em que mais da metade do avião era de servidores do DPF, muito show! O fato mais inusitado que já vi em uma operação foi uma menina dizer para uma APF: “moça, vocês são de verdade mesmo? Eu só vejo estas coisas na televisão, parece filme”... A policial falou que sentiu uma vontade enorme de rir e teve que manter a postura...kkkkk

Bem, para quem está indo para ANP ou almejando através dos estudos, estou enviando a relação das cidades que “provavelmente” serão contempladas com o adicional de fronteira. O decreto deve sair nos próximos dias e deverá ser pago a partir de janeiro. Fica uma dica para escolha de vagas. Algo em torno de 1.800,00 reais. Vou te falar que o solteiro vive com isso ou pouco mais possibilitando juntar uma grana.
Segue lista:

Art. 2º Considerando o disposto no § 2º do artigo 20 da Constituição Federal e o disposto no artigo 1º da Lei 6.634, de 02 de maio de 1979, ficam definidas  as unidades da Polícia Federal situadas nos  municípios de Rio Branco/AC, Cruzeiro do Sul/AC, Epitaciolândia/AC, Tabatinga/AM, Oiapoque/AP, Corumbá/MS, Dourados/MS, Naviraí/MS, Ponta-Porã/MS, Cáceres/MT, Cascavel/PR, Foz do Iguaçu/PR, Guaíra/PR, Guajará-Mirim/RO, Vilhena-RO, Boa Vista/RR, Pacaraima/RR, Bagé/RS, Chuí/RS, Jaguarão/RS, Pelotas/RS, Rio Grande/RS, Santana do Livramento/RS, Santo Ângelo/RS, São Borja/RS, Uruguaiana/RS, Chapecó/SC e Dionísio Cerqueira/SC

Art. 3º  As localidades estratégicas de difícil fixação de efetivo estão localizadas nos  municípios de Manaus/AM, Macapá/AP, Caxias/MA, Imperatriz/MA, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Barra do Garças/MT, Rondonópolis/MT, Sinop/MT, Altamira/PA, Belém/PA, Marabá/PA, Redenção/PA, Santarém/PA, Patos/PB, Salgueiro/PE, Porto Velho/RO, Ji-Paraná/RO, Araguaína/TO e Palmas/TO.