sábado, 19 de dezembro de 2015

Parabéns aos formandos!!!


Bom dia Brasil!!!

Parabéns aos formandos de mais um curso de formação na Academia Nacional de Polícia. Espero em breve poder trabalhar com cada um de vocês. Após muita batalha, enfim, agora podemos comemorar. Sei que o concurso foi tumultuado e inclusive parece que ontem teve novidade boa para alguns e ruim para outros. Não tenho duvida que a situação de todos serão resolvidas, pois todos são merecedores.

Tenho recebido muitos emails de agradecimento, mas a vitória é de todos nós. É gratificante ver colegas que antigamente escreviam no blog atualmente se tornando colegas. Nesta postagem serei breve. O vídeo postado retrata NOSSA vida. O sofrimento do concurseiro até o tão esperado momento. Mesmo após 3 anos no DPF me emocionei muito com o vídeo.


Bons estudos a todos e nunca deixem de sonhar!!!

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Técnicas de estudo – Parte I


Cronograma

            Olá, novamente! Gostaria desde já de agradecer aos concurseiros que seguem o Blog pela participação na minha publicação anterior. Não imaginava a repercussão. Agradeço também aos amigos Alexandre e Caverna, muito obrigado!
            Graças a Deus já acabaram as provas aqui da ANP (rs!) e não tive nenhuma lesão grave ou doença! Agora é só aguardar a formatura e a tão esperada nomeação!
            Como eu havia dito, em outra oportunidade relataria como foi o meu preparo e a oportunidade chegou! Hahaha.
            Quero antes de tudo, passar uma ideia pra quem ainda não tem nível superior e quer ser Agente da Polícia Federal: aconselho que façam um curso tecnólogo, que em 2 anos você já estará formado e em condições de ser aprovado no concurso. Se está pensando em fazer o curso de direito por achar que irá lhe ajudar na prova, ledo engano. Explico: A prova pra APF 2014, na qual passei, das 120 questões objetivas apenas míseras 20 eram de Direito (Código Penal, Processual Penal, Legislação Especial, Direito Constitucional e Direito Administrativo) e lhes garanto: praticamente todas as questões foram letra de lei. Portanto, um bacharelado em Direito não lhe ajudaria em nada. A menos que você queira ser delegado, promotor e juiz. E outra, o concurso de agente/escrivão é bem mais frequente que o de delegado. Então, como muitos, após entrar no departamento como agente/escrivão, se tiver interesse, faça o curso de Direito depois.
            Para se ter uma ideia do que isso quer dizer: Português foram 30 questões, Informática 18 questões, Raciocínio Lógico 14 questões, Contabilidade  10 questões e Economia 10 questões. Só aí já vai bem mais da metade da prova. Portanto, se quiser realmente se formar em algo pra “lhe ajudar no concurso”, faça letras ou exatas. Hahaha.
            Já aconselho a todos que estiverem dando muito mais atenção às disciplinas de Direito, aconselho severamente a repensarem a sua forma de estudo.
            Após esses breves apontamentos, retorno ao assunto da postagem: Cronograma.
            Eu sempre soube que organização é essencial mas não imaginava que fosse tanto  ainda mais pra quem não tem o dia inteiro à sua disposição. Assim, o tempo deve ser otimizado ao máximo para render. Demorei a entender isso no estudo. No início, erroneamente, às vezes estudava o dia inteiro apenas uma disciplina. Imagine, só uma matéria. No máximo, eu diria que o ideal é de até 2 horas pra cada. Mais que isso seu rendimento cai absurdamente E mais: lembre-se que não existe somente aquela matéria no edital. São 13! E todas merecem a sua devida atenção.
            Como eu trabalhava o dia inteiro e só tinha o período da noite e os fins de semana pra estudar, eu começava a estudar por volta das 20:00 e com as devidas pausas, ficava estudando até umas 02-03 horas da manhã, dando umas 5-6 horas líquidas de estudo por dia.
            Então, com o tempo, desenvolvi um cronograma. Entretanto, confesso que no início não conseguia segui-lo. É difícil controlar os estudos, mas é muito bom quando se consegue. Tenha um cronômetro e estude exatamente o que está programado, nem um minuto a mais ou a menos e, quando parar por algum motivo, pare o cronômetro. Assim, ao fim do estudo, você saberá exatamente o tempo que realmente se dedicou aos estudos. Ás vezes você acha que está estudando 5 horas quando, na verdade, está dando menos de 3! E isso é muito comum! Está perdendo duas horas sem fazer ideia.
Abaixo está o cronograma que desenvolvi baseado no concurso de APF 2012. Quem tiver interesse, me envie e-mail que envio a planilha. Ele é bem simples. Existem outros por aí mais elaborados mas, no fim, a diferença está em segui-lo ou não. Essa é a diferença que vai realmente importar na qualidade do seu estudo. 


clique para aumentar

- Preenchi com caráter exemplificativo. Você vai adaptá-lo de acordo com o seu tempo disponível durante os dias e as suas dificuldades em cada matéria. Ele está de segunda-feira a sexta-feira com 5 horas por dia de estudo. Lembrando que deve ser o tempo líquido, real de estudo. Caso tenha alguma dificuldade, poste-a que se eu puder certamente lhe ajudarei. Afinal, esse blog é pra isso!

            É o seguinte: Coloquei a quantidade de questões das disciplinas e dividi em dois blocos, cada um para uma semana. Portanto, o cronograma era elaborado para cada 14 dias. As disciplinas em vermelho eu não “misturava” com as azuis. Como podem observar, a cada 2 semanas, eu estudava algum assunto de todas as disciplinas e ainda os resumos, que será abordado em uma outra oportunidade.
            A divisão era feita da seguinte forma: nos campos de “1hr” ficavam as disciplinas que eu já estava razoavelmente bem ou havia poucas questões na prova e só uma hora era suficiente.“1:30hrs” para disciplinas de nível intermediário e com número razoável de questões. “2hrs” para disciplinas mais difíceis ou com elevado número de questões ou que por alguma razão eu queria dar uma maior atenção a ela. Português eu estudava praticamente todo dia e funcionou: das 30 questões, acertei as 26 que marquei e deixei 4 em branco.
Obs: Fique atento com as horas disponíveis que você terá pra estudar, para não acumular conteúdo demais em um só dia. O tempo máximo na planilha por dia é de 9 horas. Aloque as disciplinas de modo que não extrapole o tempo que você terá pra estudo, pois se programou estudar 7 horas na segunda-feira e só conseguiu se dedicar 5 horas, as duas horas vão ficar pra terça-feira. Você deve sempre “pagar” as duas horas faltantes, caso contrário, não fará sentido algum o cronograma. Vai criar uma bola de neve e você vai se frustrar. Portanto, faça uma programação desafiadora, mas alcançável.
            Na planilha que fiz, o sábado está para estudar todas as matérias da semana, ler os resumos e responder mais questões. O domingo está livre porque, no começo, é bom que se tenha tempo extra para organizar os estudos e analisar como foi a sua semana, essa análise é essencial, já fez isso alguma vez? Aposto que não! Caso não consiga cumprir alguma hora de estudo durante a semana, é no domingo que você corrigirá eventuais erros. No início você terá uma certa dificuldade, mas confie em mim, é uma excelente ferramenta de estudo. Lembre-se do objetivo da postagem: Organização → Melhor rendimento.
            Lembrando que essa programação não é fixa. A cada 14 dias você analisará caso a caso se o cronograma está funcionando bem ou se merece alguma alteração. A partir daí, faça ajustes nos tempos dedicados para cada matéria.

 - Vantagens do cronograma:

I – Quando chegar a hora de estudar, você não vai ficar se perguntando: O que estudo hoje? É pra isso que serve a planilha.

II – Quando você estiver estudando português, por exemplo, sem razão alguma, vai se lembrar de um assunto ou dúvida de informática e vai começar a “viajar” em outra matéria. Quando isso ocorrer, veja que no cronograma diz “português” e informática terá o seu momento depois. Portanto, pé no chão e não se empolgue pois o momento é de português!

- Desvantagem: Não encontrei nenhuma! Talvez um problema no seu uso é por desconhecimento ou por não achar que necessite. Faço um desafio: se você ainda não usa cronograma ou usa mas de forma incorreta me responda se praticamente, todos os dias, não se pergunta qual matéria estudar diariamente. E começa uma disciplina, e com cinco minutos, pensa: “quer saber, melhor estudar matéria tal...” Proponho outro desafio:  pense em quanto tempo líquido você estuda por dia. Anote. Agora sente-se para estudar com um relógio ao lado, dando as pausas para ir ao banheiro, beber água, atender o telefone, fazer um lanche e veja quanto dá no final. Já fiz esse teste com uns amigos que estão estudando. Em média, o resultado foi mais de 01 hora de diferença. É isso mesmo!Se não tiver cuidado, vai gastar muito mais tempo que o necessário para simplesmente ir beber água, por exemplo. Então, se você tiver apenas 4 horas por dia pra estudar, que é um tempo bom, no fim, serão menos de 3. Aí lhe digo, parceiro: menos de 3 horas por dia pra um concurso desses é um pouco complicado. Ainda mais podendo estudar as 4...

            PS: Outra dica, que nem era assunto para esse post, mas lembrei agora, cuidado com a quantidade de material para não se atrapalhar. Use apenas um! Quando saturar, passe a alternar com outro. No início só estudava pelo material do Ponto, com um bom tempo já de estudo (Um ano e meio +/-) que passei a estudar pelo Estratégia. É o velho ditado: Quem tem um relógio sabe a hora, quem tem dois não sabe! Primeiro porque você deve aceitar o fato de que o conhecimento é infinito. Então, não adianta a quantidade de conteúdo que você terá, sempre vai ter algo que eventualmente você não saberá e uma questão que você vai errar. [O que buscaremos no estudo é errar menos, não adianta acerta 90 e errar 30 e, ao final, ficar com 60. Na minha prova, respondi 90, errei 6, nota final 78. Ou seja, apesar de me preparar bem, ainda tinha 30 questões que eu não sabia e das que pensei saber, ainda errei 6!] Já vi pessoas estudando por 4 cursinhos distintos. É impossível coordenar um estudo dessa forma, ainda mais a médio/longo prazo! Aconselho os dois que estudei, são excelentes. Pegue um, quando concluir tudo e revisar, vá pro outro, mas não cometa o equívoco de estudar duas disciplinas iguais de cursos diferentes, ainda que fosse desses dois. Repito: estude um, quando concluir e revisar bem e se sentir razoavelmente seguro e tiver um bom índice de acertos nos exercícios, vá para outro, para ter acesso a uma nova abordagem do assunto por um professor diferente.

            Então é isso galera, espero ter ajudado! Qualquer dúvida ou algo que não ficou bem claro, poste que tentarei esclarecer.

Meu e-mail: lingworks@hotmail.com