quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Realizando um sonho!



 Olá galera! Blz?! Me chamo Wellington Macedo, 24 anos, cresci em Pacaraima-RR, há uns 7 anos vivo em Boa Vista-RR.

Neste exato momento estou onde vocês em breve certamente também estarão...realizando um sonho...cursando a ANP, no LV Curso de Formação Policial de Agente de Polícia Federal.

Gostaria desde já de agradecer esse brilhante "trabalho" feito pelos colegas Caverna e Alexandre. Sempre acessava a essa página em busca de motivação, e sempre a encontrava. Já li praticamente tudo que foi postado aqui, várias vezes. Risos.

Pela primeira vez estou tendo a oportunidade de estar aqui "pelo lado de dentro", risos, para contar um pouco da experiência adquirida durante minha preparação exclusivamente para o DPF.

Sempre quis ser Agente Federal, mas apenas em meados de 2011 passei a acreditar que seria possível passar nesse concurso, nesta época eu estava cursando Comércio Exterior sem nenhuma pretenção de concurso até o momento; já havia "tentado" alguns, mas sem qualquer preparação.

Tinha um grande amigo na Faculdade que também tinha o mesmo sonho que eu, decidimos então nos organizar pra estudar, conseguir material bom, estratégias de estudos e tal...Passamos praticamente um semestre com essa conversa, risos; Conseguimos um material do Ponto específico para o cargo de APF e finalmente iniciamos a estudar no início de 2012. Em Maio/2012 teve o concurso pra APF, 500 vagas, muita ansiedade...afinal era o primeiro concurso que iríamos fazer com seriedade. Estudávamos em média umas 5-8 horas por dia, às vezes mais, às vezes menos, e beiramos a aprovação, nos faltou "malícia" com a CESPE. Apesar da reprovação, fizemos o mais importante de tudo - o sonho continua... e os estudos também.

Logo após o concurso de APF em maio, em junho ainda de 2012, já iria ter também o de Escrivão, mas foi suspenso – Por conta das vagas para os PNEs, salvo engano. Daí então, decidimos estudar pra EPF e aproveitar a suspensão para se preparar mais ainda. E foi o que fizemos, sempre que podíamos, a gente estudava junto, trocávamos umas ideias sobre as disciplinas e meio que "competíamos" com os simulados de outras provas que a gente fazia. Sempre um motivando o outro, lembro que às vezes eu tava com uma vontade de parar e ir dormir pois já estava tarde, daí ele me mandava uma msg com uma foto de uma questão ou algo assim...daí eu pensava "ops, se eu for dormir agora, vou ficar pra trás", risos. E tempos depois ele disse que com ele era a mesma coisa, daí a importância de você ter um parceiro de estudo, é fundamental, procure um, ou vários, e motivem um ao outro pois vai dar certo, jamais pensem em estudar sozinho pra não "ajudar o concorrente", isso não existe, vejo até professores (sem conhecimento de causa) falando isso, é ridículo... são muitas vagas, eu até diria que se estudarem juntos a probabilidade de passar tende a crescer, e melhor, passam os dois. Quando você estuda só, não tem noção do seu nível, pois não tem com quem comparar. Vou já explicar a razão disso.

Seguimos então o segundo semestre de 2012 estudando, e 2013 também, e finalmente o concurso de EPF foi liberado pelo STF e prova em julho/2013. Eu e meu amigo fizemos a prova, e quando cheguei em casa, ansiedade absurda...e a indecisão...olho os gabaritos extra-oficiais ou não??? Acabei olhando todos que saíram, por uns eu tinha feito 55, outro 60, outros 52... Daí foi desânimo total (Conselho: Não olhem, aguardem a boa vontade do CESPE, sei que não é fácil, mas aguardem pelo oficial). Quando enfim sai o gabarito pre-liminar oficial, eu havia feito 66, e meu amigo tinha feito 69...daí já deu aquela animada, e depois quando saiu o resultado final, eu tinha ficado com

incríveis 80 pontos, e meu amigo 79 (Acho que foi isso). Mas pra tristeza minha, viajei na discursiva, e fiz apenas 2,5 – Eliminado. O mínimo é de 6,5. Sou formado em Comércio Exterior, e caiu exatamente um caso de descaminho...fundamentei pelo lado administrativo/tributário e deixei de lado o que cobrava no edital – Parte penal/processual do delito. Fiquei muito triste e ao mesmo tempo muito feliz, pois o meu grande amigo de estudo passou em tudo, agora é o EPF Caldas. Vestiu o manto preto primeiro que eu, risos.

Só caiu a ficha sobre não ter passado e estava sozinho agora, quando após o resultado final voltei a estudar e não tinha mais com quem conservar sobre o concurso, discutir questões, esclarecer dúvidas...E, igual vocês que estão aí nesse exato momento se perguntando – E agora, quando será o próximo concurso? Mantenho estudando pra isso mesmo ou foco pra outra coisa? Já tentei duas vezes, 2 anos de estudo e nada...acho que isso não é pra mim...Entretanto, fiz a escolha certa, e aconselho você a fazer o mesmo, busque o seu sonho, e seu sonho não está na Receita Federal, no MPU, ou em algum tribunal da vida...está aqui na PF, é pra cá que você tem que vir. É aqui que você se sentirá realizado, não fuja! Não deixe a bola cair nesse momento, sua hora vai chegar.

Mantive meus estudos como sempre fiz, e decidi mesclar meu material, que até então era só do Ponto, e já estava muito saturado, acrescentei então o material do Estratégia. Daí depois de EPF teve Depen - fiz em torno de uns 80 pontos, e não tinha lido a Lei de Execuções Penais (não caia pra PF) e então fui eliminado na redação, e PRF fiz uns 70 pontos, algo assim, não lembro bem, e na redação sobre produtos contrabandeados, só falei de drogas e armas, que não são contrabando, e sim tráfico, não deu, caí na redação novamente... risos...É, eu sei, não era pra eu passar em 2013...não era o meu ano...risos. PS: No fim de 2012 fui aprovado no concurso da Polícia Militar de Roraima, eram 300 vagas, fiquei entre os 50 primeiros, fui eliminado no teste físico, na barra, que foi em 2013...hahahhha – Mas eu meio que sabia disso, pois não treinei, estava focado pra PF e em um excelente ritmo de estudo, fiz uma análise de custo/benefício/necessidade e acabei deixando de lado o concurso da PM.

"Tudo tem o seu tempo e sua razão".

Meu objetivo aqui não é, pelo menos nessa postagem, dar detalhes de como foi meu preparo, apenas contar minha história, que certamente não é muito diferente da sua e também lhe motivar a manter-se firme, pois como você já viu, eu sei muito bem como é ser reprovado em uma prova onde tinha tudo pra passar.

Então, finalmente encerra-se o ano de 2013 e nada ainda de ser aprovado em concurso e já tinha 2 anos de estudo. Mas sempre acreditando que minha hora iria chegar...e em Abril de 2014, salvo engano, o concurso foi autorizado quando eu menos esperava, ânimo total, sempre pensando "agora é minha vez".

(Em Maio teve o concurso pra ADM da PRF, lá pra Roraima eram 3 vagas, quase 5 mil inscritos, fiquei em segundo lugar, e graças a Deus, fui aprovado, em outubro de 2014 tomei posse, até então, trabalhava em uma empresa privada. Obs: Não estudei pra ADM PRF, como disse no início, exclusivamente, só estudei pra PF, mas como o edital é muito vasto, você acaba passando em outros concursos "por tabela").

Lá pra setembro sai o bendito edital...risos...arregacei mais ainda nos estudos e principalmente nas revisões de resumo, que é fundamental. Dia 21 de Dezembro foi a prova...meu Deus, que dia foi aquele?! que prova horrível!

Saí perdido da sala, pensando, meu Deus, que prova foi essa, sem chance pra mim, não foi dessa vez de novo...

Entreguei minha prova pro meu amigo EPF Caldas, que ficou com ela pra somar os pontos quando saísse o gabarito, eu não queria ficar com a prova, e no preliminar, pra minha surpresa, tinha feito 67 pontos. E muita expectativa pro resultado dos recursos e mais ainda pra nota da redação, risos.

E pra glória de Deus, quando sai o resultado final, tinha feito 78 pontos na prova e 9,27 na discursiva, tava dentro! Alegria total, telefone tocando, mensagens...todo mundo vibrando, chorando, sorrindo...foi um dos dias mais felizes da minha vida!

Daí veio o Teste Físico, Médico e Psicotécnico, resultado final saiu em Junho de 2015, estava em Lua de Mel na Venezuela. Posição final: 83º! (Eram 450 vagas pra ampla concorrência) Foi só alegria, e comprar enxoval que a ANP me aguardava, dia 30 de julho adentrei aos portões da ANP para a realização de um sonho!

Hoje, falta pouco mais de 30 dias para a formatura, e talvez mais um ou dois meses para a tão sonhada nomeação, e digo a você, se fosse preciso, faria tudo de novo. Me prepararia mais ainda. Tudo valeu a pena. E hoje entendo o motivo das reprovações, não era pra eu ser EPF, nem do magnífico Depen, nem da bela PM, nem Policial da brilhante PRF. Foram exatamente 3 anos de preparação e reprovação. Mas minha hora chegou!

Gostaria de agradecer aqui aos amigos EPF Caldas e o APF Armando que sempre me apoiaram e motivaram a estudar pra estar aqui, em breve estaremos juntos! Não poderia deixar de agradecer também ao grupo de estudo online: Missão Papa Fox!

E também à minha amada esposa, Jessica Macedo, que muito me ajudou e suportou tudo ao longo da minha preparação, desde abrir mão de fim de semana comigo pra eu estudar, pelas curtas ligações para não prejudicar meu cronograma de estudo, e também por tê-la deixado com menos de dois meses de casados para vir pra ANP para concluir meu sonho. Muito obrigado meu amor!

E por último, agradecer ao meu grande Deus por ter me guiado durante toda essa trajetória em meio a tantas dificuldades, e também à minha família que sempre me deu apoio e tem me ajudado mesmo estando longe, jamais terei como retribuí-los.

Então é isso galera, como eu disse, não tinha planejado pra esse texto comentar sobre a preparação em sí, pois são muitos detalhes importantes, quem sabe, em uma nova oportunidade, mas é claro, estou disponível pra qualquer ajuda de que precisarem ou dúvidas sobre métodos de estudo. Tenho uns amigos em Roraima que estão estudando pra PF e estou sempre ajudando dentro do que posso com dicas e tudo mais. Tenho total prazer em ajudar a quem de fato está decidido a pagar o preço pela realização do seu sonho.

Pra finalizar, deixo um versículo bíblico escrito pelo sábio Salomão:

Provérbios 3:13

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento.


É isso aí, bons estudos, sucesso, vlw!