sexta-feira, 26 de junho de 2015

Socorro - Vou para a Região Norte - Parte 2

Uma colega lotada no estado do Mato Grosso enviou-me este texto publicado no Blog de Ruth Manus no Estadão, cujo link reproduzo abaixo, que acredito corroborar a tese do que estavámos discutindo no post anterior de mesmo título.

Embora no exemplo dela não exista largar o Rio, São Paulo por Tabatinga, Epitaciolândia, acho de grande importância para aqueles que estão com um pé na posse e para aqueles que ainda sonham com esta conquista.

http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/ruth-manus/o-alto-preco-de-viver-longe-de-casa/

Grande abraço

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Dicas sobre o enxoval e dicas gerais

Olá pessoal, antes de vir para a ANP sempre tive muitas dúvidas sobre o enxoval e lendo alguns comentários pela internet e depois de passar pela experiência cheguei a seguinte conclusão: As opiniões emitidas são pessoais, cada um tem seu jeito, sua preferência, seus costumes, então pensei em ser mais um a emitir (outra) opinião pessoal, pois com quantos mais opiniões vocês dispuserem, melhor poderão fazer suas escolhas. Para este texto não ficar enorme, vou pular itens do enxoval que informações já postadas na internet sejam unânimes, e vou tentar comentar apenas àquelas que senti mais falta de prestar uma atenção maior.

Vou comentar sobre alguns itens do enxoval do último edital de convocação para Escrivão e depois darei algumas dicas gerais sobre sua estadia durante o curso:

calçados totalmente pretos: dois tênis e uma bota no mínimo, não se preocupe com tamanho do cano da bota, mas sim com conforto, algumas atividades devem ser exercidas de bota e as bolhas não perdoam, comprando uma bota relativamente boa, ela acompanhará você nas suas atividades pós-academia. O tênis eu acho essencial, pois durante as aulas teóricas é muito mais confortável ficar de tênis, caso tenha dificuldade para encontrar totalmente pretos, esconda os detalhes com um destes itens: nugget preto, caneta preta de retroprojetor ou esmalte preto. O outro tênis é o seu de corrida preferido.
meias pretas: sério, traga 15 meias no total, 10 pretas e 5 brancas. Sobre as pretas, no mínimo 5 pares de cano baixo para usar com os tênis e 5 pares de cano alto para usar com as botinas, tem dias que precisa usar uns 3 pares num único dia, a não ser que você seja um Viking e não se importe com o cheiro, suor de seus pés.
calças jeans: não se preocupe muito com a tonalidade mas sim com a “resistência” da que você trouxer, se for uma muito velha, ela não vai aguentar até o fim, a minha rasgou e estou tendo que usar a que trouxe para sair.
sunga: não tem problema usar aquela da adidas com listras brancas, a minha é assim e ninguém reclamou. Uma dica, não venha com sunga do tipo shorts, pois a resistência na água será maior e se a natação for uma dificuldade para ti, será alguns centésimos em seu desfavor.
chinelos de dedo tipo havaianas: tente fazer algum tipo de identificação, eu mesmo já estou com um par de outra pessoa e outra pessoa está com o meu par, tem dia que são mais de 50 pares de chinelos juntos e a confusão está armada. A não ser que não ligue para isto.
toalhas de banho e de rosto: recomendo não trazer toalhas de rosto e trazer 3 de banho. Quem vai ser corajoso o suficiente de deixar uma toalha de rosto dando sopa dividindo alojamento com 4, 6, 8 colegas.
algemas com chave: alguns tiveram dificuldades com algema do tipo “dobradiça”, procure comprar a de corrente e tente evitar comprar a “mais” barata, na hora de travar ela pode emperrar e dar uma trabalheira danada.
luvas de látex: compre uma caixa de 100 para dividir com os amigos, não precisa ser aquelas individuais embaladas à vácuo para transplante de coração.
joelheira operacional tática: não precisa gastar com aquela joelheira tática mais cara, pode ser até uma simples pequena que você coloque por dentro da calça. Eu mesmo comprei e usei umas duas vezes, não me adaptei, prefiro ficar sem.
cinto BDU: tem para vender na ANP. Acabei comprando 3 cintos, o BDU, o de fivela metálica (de nylon) e o cinto tático, nunca usei o tático, coloco tudo no BDU, mas muita gente deixa o tático pronto e quando há atividades já leva o tático na mochila. O de fivela metálica uso para assistir as aulas teóricas.
calças pretas ripstop: pode comprar fora da ANP, não tem qualquer tipo de identificação, mas o conselho é que tenha os bolsos laterais, é imprescindível na verdade. Quanto mais bolsos melhor.
protetor auricular externo e interno: eu trouxe o protetor externo e só usei uma única vez, ele me incomodava apertando as alças do óculos de proteção. Dá para comprar dois internos e ser feliz.
Código Penal, Código de Processo Penal e CF: Vá no site do planalto e salve estas leis em PDF no pendrive, quando quiser consultar é só abrir, não precisa comprar livros para isto não.

Dicas gerais: Traga embalagens do tipo “tupperware” para guardar barra de cereal, bolachas, doces, etc. Squeeze do tipo com bico protetor contra derramamentos, você deve tomar água sempre, mas imagina derramar por acidente na mochila com cadernos, notebook, etc. É bom ter um kit-remédios, do tipo analgésico, anti-inflamatório de sua preferência. Traga roupa para usar nos fins de semana e nos treinos extra-classe de corrida, natação, etc. Está liberado para usar nas corridas, aquelas proteções em geral, de joelho, tornozelo, coxa, short térmico e também aquele dilatador de narina (para quem gosta). Um notebook particular ou um tablet seria uma boa, o tablet se for mais confortável para você estudar, e o notebook particular se quiser jogar um pouco nas horas de folga. Teve gente que comprou aquele pen USB com sintonização de TV digital, daí assiste TV no alojamento através do notebook. Caso não traga notebook particular, traga um HD externo (além do pendrive exigido no enxoval).

Acho que é isso, pensei em tanta coisa para sugerir e agora na hora de transcrever posso ter esquecido de algo. Qualquer coisa estamos às ordens. Abraços do Caverna

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Resultado fresco na área

Olá pessoal,

Vi que saiu o resultado fresco na página do concurso. Parabéns por mais esta etapa vencida. Agora para os que estão de fora das vagas é aguardar se sobra alguma vaga da banca que verificará as quotas. E ainda para os que estão muito por perto das 600 vagas é se preparar para as chamadas complementares da ANP, durante as primeiras duas semanas de curso.

Eu fiz um rascunho no passado sobre dicas do enxoval para o Alexandre e como estava fora da hora desta etapa do concurso ele achou melhor não postar, vou revisar este texto e "upar" aqui mais tarde ok.

Abração