quarta-feira, 27 de maio de 2015

Socorro - Vou para a Região Norte

Olá colegas, aqui é o Caverna. Estes dias um futuro colega postou nos comentários sobre os receios de vir para uma região desconhecida por muitos.

Primeira coisa, a primeira experiência é que na academia vocês farão alguns amigos que são exatamente do norte e o maior desejo (e empenho deles) é justamente voltar para cá. É emocionante no dia de escolha de vagas um de seus amigos top10 na classificação final ir lá na frente escolher sua lotação, encher os pulmões e dizer “Epitaciolândia” (não, não é ficção).
Depois de quase um ano no Norte, não tenho nada que diria com firmeza que seria impossível viver aqui todo o resto de minha vida. Os dois “poréms” são a distância da família (e consequentemente preço das passagens aéreas) e a questão dos costumes das cidades grandes do sul/sudeste (shoppings, grandes parques, infraestrutura)

A questão é, você vai passar de 3 a 6 anos no norte, como você vai encarar? Muitos compram um colchão inflável e um ar-condicionado e não passa muito tempo, são os primeiros a reclamarem. Vejam, eles estão aguardando a remoção!! Este é o erro, você cria uma expectativa para ir embora em 2 anos, e não acontece, depois em 3 anos, e não acontece, é lógico que você vai ficando com a cuca desajustada. Muitos reclamam do salário, o salário já teve mais poder de compra no passado, mas se você pensa somente nisso, eu diria até pela atividade específica do trabalho que dedique-se para outra carreira. Você será mais feliz e não precisará deste estágio no norte.

Outros ainda, eram acostumados a comer sorvete Kibon, ir em Rodízios de Churrascarias famosas, fazer um curso de Francês no Alliance Française. Veja, a questão aqui é adaptação. A não ser que para algumas coisas você não se importe em pagar 3 vezes mais (sorvete Kibon) você encontrará alternativas que só o norte oferece. Eu não conhecia a maravilha que é um filé de pirarucu, o açaí do norte não tem o gosto daquilo que vendem e dizem ser açaí no sul/sudeste, ou então comprar meio-quilo de castanha-do-pará e pagar 10 reais, poderia citar inúmeros exemplos.

A infraestrutura é mais precária sim, a saúde, a educação de seus filhos, a rede de esgoto é inexistente, a internet quando tem é de 1 ou 2 mbits/s. Mas ainda assim, você pode encontrar uma academia na cidade para fazer musculação, uma arte marcial que goste, um futebol com os novos amigos, um churrasco no domingo, um vídeo-game. Nunca esqueça que em CNTP sua atividade laboral é de apenas 7 horas diárias mais 1 hora de atividade física, e o restante do seu dia? Vai se lamentar? Vai se divertir? Vai estudar? Só depende de ti.

E descubra o norte, aprenda a apreciar o que tem de bom. Aqui tem passeios de barco, praticamente todos os dias é possível ouvir as araras cruzando o céu, vejo sempre iguanas, garças (ou algo do tipo rs), e agora descobri que no igarapé ao lado de casa ficam várias tartarugas (e um jacaré rs), poxa, qual oportunidade de muitos que vem do sul/sudeste têm ainda de ver estes tipos de animais soltos? Teve um dia que uma arara, quando digo arara, não é aquela da casa da sua avó, é aquela vermelha gigante que passa no Globo Repórter todo mês haha, então, um determinado dia estávamos jogando bola, ela pousou no campo, do nada. Um colega pegou com a mão e a levou para o banco dos reservas, descontente, ela içou vôo logo em seguida.
Eu poderia escrever mais, mas acho melhor parar por aqui. Grande abraço e boa sorte para todos que fizeram o Psico neste fim de semana que passou. Caverna.

domingo, 17 de maio de 2015

Cenário atual

Bom dia amigos!!!

Após alguns anos repletos de oportunidades no mundo dos concursos estamos em um ano muito complicado. DEPEN é a bola da vez. Recebo muitos e-mails perguntando sobre a carreira e se vale a pena ou não mas isso é muito subjetivo. O concurseiro enfrenta uma pressão e familiar. Fico feliz de ver amigos que ainda não alcançaram o seu tão sonhado sonho sendo aprovado para outros concursos, pois desta forma, ganham gás para continuar na luta.

Internamente ninguém comenta sobre um novo concurso de agente ou escrivão. Só se fala em remoção e nas próximas etapas do concurso de APF e posteriormente Delegado e Perito. A crise que o país vem passando afetou a vida dos concurseiros. Tenho observado novos PRFs aqui no Estado do Acre acredito que seja o próximo concurso ofertado com uma quantidade de vagas interessante.

A preocupação de muitas pessoas que estudam e me escrevem é sobre o clima no DPF. Melhorou muito em relação ao ano que entrei 2012-2013 pelo menos aqui no Estado do Acre. Outra coisa que foi notória após a chegada da nova chefia são as oportunidades de cursos e missões. Acredito que da posse da última turma até hoje tivemos mais oportunidades que o longo período com a chefia passada.

No próximo fim de semana teremos a aplicação do psicotécnico!!! Meu amigo é muita tensão... Chegou a hora do momento mais complicado de todas as etapas onde a única certeza é a incerteza. Particularmente, eu já havia feito dois psicotécnicos para área policial o que me trouxe uma maior tranquilidade, embora seja tão cansativo, que só resta entregar nas mãos de Deus.

Ontem tivemos um dia muito triste pois perdemos um guerreiro em combate. Embora o risco na PF seja menor que em outros Órgão de Segurança o risco existe sim e temos que ter em mente que somos policiais. Que Deus conforte a família do colega que “tombou em combate”. Da mesma forma um PRF também veio a óbito no exercício de sua função também na mesma semana, ou seja, tivemos duas perdas irreparáveis nestes últimos dias.



Bons estudos e bom psicotécnico para quem está seguindo no certame e bons estudos para os nobres amigos.

Policial federal morre em tiroteio com bando que iria