quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Exame médico

Olá amigos,

EPITACIOLOVE está passando por momentos complicados. Acredito que estejam acompanhando na TV a Cheia no Rio Acre. A minha lotação fica exatamente ao lado do Municípo de Brasileia cidade muito prejudicada pela chuva. Aqui estamos desde sábado sem: internet, telefone, sistema bancário e etc... O bom é que temos acesso até a Capital Rio Branco. Para ir ao município vizinho, Brasileia, somente de barco.

Por este motivo estarei um pouco ausente. Apenas aqui no trabalho consigo fazer a comunicação com o "Brasil"...rs

TAF passou e vamos para próxima etapa. Muitos amigos aprovados e outros infelizmente reprovado... Não é fácil galera este concurso é sofrido. Espero que Deus possa orientar os colegas que ficaram nesta etapa. Independente do resultado sou fã de todos vocês.

Quem realizou p contato comigo foi o "concurseiro Robson" e encaminha um material visando sanar algumas indagações frequentes sobre a próxima etapa.


Abs

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Teste de Aptidão Física

Após muito estudo e comemoração chegou mais uma etapa de fogo: Teste físico!!! É comum ter colega dizendo que deveria ter começado a treinar antes...rs 

Se você chegou até aqui meus parabéns, mas sei que todos buscam mais do que isso. Por todo o Brasil existem colegas nadando, saltando, correndo e fazendo barras. ´Nos locais de treino parece que os candidatos se conhecem no olhar e novas amizades surgem a partir daí, A cada volta mais rápida, cada vez que o queixo passa na barra, salto distante e um segundo na natação viram motivo de comemoração. 

Chegou a hora de colocar em prática todo treino e dedicação. A semana passa voando e mais uma vez a mente precisa trabalhar para manter a tranqüilidade do corpo. A palavra do momento é "superação". É importante não esquecer de uma alimentação adequada, dormir bem e alongar antes das provas. O teste demora aproximadamente uma hora no total. "ATESTADO MÉDICO" modelo CESPE!!! IDENTIDADE não mão, teve um colega retornando para buscar. Se possível, coloque tudo no papel e antes de sair confira documento por documento. Chegar cedo, pois isso já vai fazendo com que você fique no clima. 

Tenha sempre na cabeça que você já é um vencedor e quando estiver cansado lembre da família, do distintivo e até mesmo daquelas pessoas que torcem "contra" chegou a hora galera!!! Os que estão de excedentes não se esqueçam que antes de tudo precisam fazer a parte de vocês. Cabeça fria nada de pensar lá na frente.

Este concurso foi o que mais vi colegas sendo aprovados bom demais!!! Estou na torcida por todos vocês. Falta menos do que antes senhores...

Fiquem com Deus e um bom TAF.

Aos amigos que estão nos estudos parece que a PRF vai nomear o restante dos aprovados do último concurso, portanto, cresce a expectativa para o próximo concurso. "Foco" nos estudos que a hora da vitória vai chegar e já está bem próxima!!!

Abs


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Natação

 Texto: Paulo Monteiro

Ao contrário do que a maioria pensa, natação é muito mais perna que braço. Por dois fatores, primeiro: a perna é que mantém o seu corpo na superfície da água, e quanto menos submerso, e mais na horizontal estiver, menor resistência da água enfrentará. Pra treinar sua perna é simples. Compre uma pranchinha, e tente atravessar a piscina apenas com o movimento das pernas. Movimentos alternados, bate uma, depois bate a outra. Não e necessário bater forte, e sim o mais rápido possível.

Caso você esteja batendo perna e levantando muita água, tente bater mais suave e com mais velocidade. No início, provavelmente, não vão sair do lugar, ou se deslocar devagar, mas com treino vai melhorar bastante. Pode-se usar tal treino como aquecimento, ou intercalá-lo no treinamento.

Mantenha as mãos no formato de concha, e de forma alguma deixe os dedos separados. A função da mão e “puxar” a água e facilitar o deslocamento. Alongue o máximo a braçada, esticando o corpo o máximo possível e puxe a água com força. Não é preciso também exagerar na força, caso contrário seu corpo vai ficar balançando na água e aumentando a resistência.

Respiro depois de quantas braçadas? Depende. Você não precisa se preocupar com um número certo. Tente respirar uma quantidade de vezes confortável. Não precisa ficar respirando toda hora, nem prendendo a respiração a ponto de achar que vai morrer. Veja pra qual lado você tem maior facilidade para respirar e mande brasa. Não e necessário fazer a respiração bilateral, sempre vai existir um lado que se possui maior facilidade, então devo usá-lo. Eu, nado a ida com 1-2 respirações ou até nenhuma (explico depois o porque) e a volta com 4. Mas não é regra, e nem sempre faço essa contagem. Um fator que auxilia muito na respiração é o processo de expiração. Quando respirar (colocar a cabeça pra fora) puxe o máximo de ar que conseguir pela boca, ao retornar a cabeça pra água (mantenha o olhar nos azulejos do fundo, essa é a posição correta da cabeça) e aos poucos e esvaziando o pulmão de ar, soprando mesmo. Para que quando voltar a respirar você não perder o tempo que deveria estar “engolindo” ar, expelindo ele. Para respirar não precisa colocar a cabeça inteira pra fora, basta tirar a boca para o lado de fora.

Na hora do salto, prenda os dedos dos pés na borda, flexione um pouco os joelhos e salte, como se fosse realizar o salto horizontal. A diferença é que você entrará de ponta na água. Alongue os braços ao máximo e una as mãos, formando uma espécie de seta. Eu deixo as mãos próximas aos pés antes de saltar, pois acredito dar mais impulso ao salto. Tente “colar” as orelhas nos ombros, antes da queda, essa é a posição mais adequada e aerodinâmica. Evite ao máximo dar aquela barrigada, que além de praticamente reduzir sua velocidade a zero, gerara desconforto e impede o deslocamento submerso. Ao entrar na água, ou de a famosa golfinhada (unindo as duas pernas e batendo-as de maneira vigorosa e em conjunto, lembrando que o movimento vem desde o quadril, como uma dançarina de dança do ventre), ou se não conseguir bata muito rapidamente as pernas, da mesma maneira que treinou na pranchinha e mantenha seus braços em forma de seta ate chegar à superfície. Aqui é o motivo de fazer pouquíssimas respirações na ida, eu chego à superfície com praticamente 15-20 metros percorridos, então além de percorrer com velocidade quase que um terço da prova, eu gasto muito pouco energia, o que me garante mais gás pro final. Treinem o salto, vale a pena. Eu também aconselho a não tentar adivinhar a hora que o avaliador vai apitar, pois queimar a largada além de tirar uma tentativa sua, possivelmente você não perceberá e nadará com todo gás. Ai, apenas no fim vai descobrir que gastou gás a toda e nada daquilo valeu.

Fazer ou não fazer a virada. Eu não fiz. Por um único motivo, ela tem que estar muito bem treinada pra ser eficiente, e um erro (não bater a perna na borda- acontece- e pode te desclassificar) E olha que nadei muito tempo na vida, mas estava parado a tempos. Fiz da seguinte forma. Bata a mão na borda, ponha a cabeça pra fora e respire. Ao mesmo tempo em que você gira seu tronco, você encolhe suas pernas, colocando o joelho no peito. Afunde, e impulsione suas pernas como uma mola na parede, posicione seus braços como seta, e siga as mesmas orientações do salto. Da pra ganhar uns 5-10 metros ai.

Eu prefiro não usar óculos. Eles podem se soltar, entrar água, afinal dar merda. Eu acho que 30 segundos de cloro nos olhos não faz mal a ninguém. Mas se quiser usar, use aquele que você esta acostumado. Não compre um mega tecnológico na véspera. Use o que ta dando certo. Não invente. 

No mais, é nadar, nadar e nadar. Acho que 4 vezes na semana é suficiente pra quem tem algum nível de natação. Não considero cachorrinho nem “modo rio” estilos de natação, deixo isso bem claro. Heheheehehhe. Quem tem dificuldade procure um personal ele poderá ser muito útil. E pra concluir, não ache que você tem que treinar apenas tiro. Natação e fluidez do corpo. Solte os movimentos, nade bem lento, memorize os movimentos, deixe seu corpo se condicionar a eles. Natação é 80% técnica e o resto é preparação física. Vai dar certo!