sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ta aí o que vocês queriam... Edital!!!

Todo "sonho" possui um início e o de vocês já começou faz tempo. O edital apenas acelera a adrenalina e o "foco" no que buscamos. Muitos ficam desesperados, outros comemoram, mas independente de qualquer coisa o equilíbrio é fundamental neste momento. O conteúdo já está assimilado isso é fato. Ajustes e estratégia é o que podemos dizer neste momento. A maior mudança ocorreu em Economia. Essa troca entre Macro e Micro brinca com os candidatos da Polícia Federal. Se por um lado o início da ANP deixou a maioria dos policiais da turma de 2012 chateados, para quem está estudando dará tempo de fazer as etapas com mais tranquilidade. É lógico que a adrenalina é a mesma, porém se compararmos com o edital de 2012 o requisito "tempo"entre as etapas podemos dizer "VEM QUE EU TÔ FACIM". hehehehe

Natação aumentou um segundo isso significa uma Eternidade!!! Muitos candidatos e alunos faziam na casa dos 41 e alguma coisa. A cota sem dúvida alguma atraiu a atenção de muitos candidatos. Por este motivo a nota mínima subiu de 36 para 48 líquidos. Se você concorda ou não esqueça vamos para a luta. Academia no inverno de Brasília - agosto -não é mole. A piscina era muito gelada e o aquecedor só começou a ser utilizado devido a vários alunos não conseguirem terminar as aulas. No enxoval temos a luva de MMA como novidade. Era comum o revezamento entre colocar e tirar nas aulas fazendo com que tempo fosse perdido. Por outro lado, o valor do kit aumentará ainda mais. Por estas e outras que digo que este concurso é "elitista "...

Bons estudos a todos e muita dedicação. Esperamos que realmente entre os melhores candidatos de todo o Brasil e eu tenho certeza que eles estão aqui e frequentam o Blog. Vamos trocando uma ideia por aqui nos comentários. Não esqueçam que vários policiais do último concurso postam aqui facilitando ainda mais as dúvidas dos senhores.

Abraços

DOU_26/09/14

domingo, 14 de setembro de 2014

Rendição na região de fronteira: Oh glória!!!


Após muitas especulações em torno da prova parece que agora não temos mais dúvidas. As pessoas que estavam torcendo contra a publicação do edital devem se preocupar e acelerar ainda mais os estudos. Nada impede que o curso de formação seja realizada no primeiro semestre começando em março ou abril e quem sabe até mesmo antes. Chegou a hora de muitos exercícios, simulados e redação. Dessa forma, o candidato ganhará uma excelente experiência de tempo de prova. As pessoas que estão no topo do ranking “simulados" é ter tranqüilidade no dia da prova. Como todos sabem fiz muitos simulados e sempre fui um aluno mediano, mas na hora da prova surpreendi. O psicológico é a sua maior arma, assim como a sua tática de guerra para este dia.

Muito se fala em torno de valer ou não prestar o concurso da Polícia Federal. As pessoas que realmente “sonham”estão por dentro de todas as dificuldades e esperando dias melhores. O que se discute é que o volume de estudos para ser aprovado em nosso concurso o candidato poderia passar para outro que pague mais ou até mesmo o dobro do que recebemos atualmente. Para quem almeja ser policial continuo dizendo que dentro da Segurança Pública apesar de tudo”o nosso Órgão ainda é diferenciado.   Estamos bem perto de darmos um relevante passo em nossa carreira no mês de Outubro, vamos torcer e o principal: Estudar!

Aguardo a rendição dos senhores na fronteira. Domingão EPITACIOLOVE em festa. Um grande amigo do RJ tomou posso e já curte um dos melhores momentos de sua vida. Cidade pequena, malhação, vestir o preto, futebol, piscina, enfim... Poder usufruir do que os anos de estudos lhe proporcionou.


Grande abraço

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Tríplice fronteira: Brasil/Bolívia/Peru



Se a vida na fronteira já não é fácil, imaginem os Postos avançados do DPF pelo Brasil. Todos os meses o nosso efetivo encaminha um servidor para fazer parte de uma equipe na tríplice fronteira: Brasil, Bolívia e Peru no município de Assis Brasil – 110 km de Epitaciolândia no Estado do Acre. O clima de isolamento se torna ainda maior. Temos a sorte de lá não existir Delegacia, apesar disso, servidores do MAPA (Ministério Agricultura) e Receita Federal possuem os seus efetivos lotados naquele local.

O efetivo do MAPA é formado por antigões que geralmente moram em locais próximos. Já os colegas Auditores da Receita Federal moram em alojamento do próprio Órgão que não possue uma boa estrutura. Porém, se comparados com as opções locais, vira uma grande opção de moradia. A vantagem que possuem é que todos os meses podem ir para casa devido a escala que trabalham. Vale lembrar que quando a última turma de ARFB chegou nós já estávamos aqui e hoje já aguardam a sua remoção para outra localidade devido a um novo concurso que já foi realizado.

Mas vamos falar do nosso DPF. O atendimento do Posto é realizado por efetivo recrutado pela OPERAÇÃO SENTINELA. São servidores administrativos e APFs que prestam o atendimento. O tipo de serviço são os mais variados: imigração, fiscalização de veículos, bens e pessoas, entrega de ofícios, confecção de relatórios, contabando, descaminho, tráfico de armas e drogas dentre outros… Os servidores que optarem por ficar no alojamento fornecido pelo DPF recebe meia diária, já aqueles que ficarem em hotel receberá a diária completa algo em torno de R$ 4.800,00. Os dias de missão pode variar. Geralmente 30, 60 e 90 dias. Existe uma academia local que se o conselho de educação física fiscalizar não irá autuar, mas sim sentar e chorar!!! Na minha opinião a pessoa que fica 90 pode ser considerado um GUERREIRO.rs

A estrutura local não é das melhores. Na localidade, por exemplo, só funciona a operadora VIVO e quando funciona. A cidade é muito tranquila e grande parte da população é formada por índios (que convivem na cidade). Além dos Órgãos citados também existe um quartel do Exército - sempre grande parceiro -, Polícia Civil e batalhão da PM. O preço no mercado é elevado e muitas das vezes o produto está com prazo de validade vencido. Para almoço e jantar são raras opções, mas hoje já existe um restaurante de médio porte que dá para levar numa boa que funciona somente durante o dia.


A movimentação no Posto é Grande. Por lá passa a famosa Estrada do Pacífico que liga o Brasil a mística cidade de Machupichu no Peru. Por esse motivo o movimento lá é intenso principalmente no período de férias. No Posto você faz boas amizades e tem a possibilidade de ouvir muitas histórias contadas pelos antigões do Departamento. É necessário estar atento por ser uma região sensível, mas não temos histórico de violência contra os nossos servidores. Após 20 dias de missão, acreditem, a saudade da família, amigos e da própria Delegacia é enorme. Ao retornar a EPITACIOLOVE parece que estamos em Miami. Só o fato de observar carros parados na rua já levanta a nossa autoestima, academia com ar condicionado então luxo total!!! É comum policiais lotados em Epitaciolândia irem até Assis Brasil realizar diligências, já que lá faz parte de nossa circunscrição.

Antes de eu entrar no Departamente ouvia muitos contos relacionados ao policial ser intimidado a entrar no Posto para não ver algo que estava acontecendo do lado de fora. Até hoje, sinceramente, acredito ser conversa… Nunca me contaram nada parecido nem tão pouco passei por isso.

Valeu rapaziada, enquanto não sai o edital vamos trocando uma ideia.


Abs