segunda-feira, 28 de julho de 2014

Preparação para o Exame Intelectual - Parte II


Texto Kemsyt

"Olá, futuros policias federais, tudo bem?

Enquanto aguardo nomeação, resolvi escrever a parte II da série "Preparação para o Exame Intelectual ". Hoje vou falar do que considero ser o "pulo do gato" na preparação para concursos públicos que é RESOLVER QUESTÕES.

Galera, se eu pudesse dar uma única dica para um candidato e se tem uma coisa que fará o diferencial para sua aprovação, mais do que qualquer livro, cursinho, vídeo-aula, apostila, simpatia, etc... isso se chama RESOLVER QUESTÕES.

Dentre outras razões para incentivar você, futuro policial federal, a virar uma "máquina" de fazer questões, destaco as seguintes.

a) Fazer questões é muito mais divertido que estudar teoria:
Cansou de ler a apostila? Não aguenta mais artigos, incisos e alíneas na sua frente? Dê uma relaxada, amigo! Vá resolver questões!
b) Ajuda a entender melhor a banca:
Se você já tentou outros cargos que não os da carreira da polícia federal, já deve ter tido contato com outras bancas, como ESAF, FCC, etc. Assim, percebeu que cada uma tem um estilo diferente. E para entender o CESPE, meu amigo, só tem uma maneira: resolver questões do CESPE!
c) Avaliar sua absorção do conteúdo:
De que adianta saber todo a constituição, o código penal, etc, se não souber aplicar esse conhecimento na hora de resolver a questão? Lembre-se que não necessariamente passa no concurso quem sabe mais e sim quem acerta mais questões! Somente resolvendo questões é que você ver se o estudo está rendendo e  saber as disciplinas que domina e poderá direcionar mais esforços no estudo daquelas que está mais fraco.
d) Ajuda a controlar o tempo:
Em 2013, a prova para Escrivão da PF continha 120 questões e mais a discursiva (que foi bem mais complicada que a de 2012). A duração era de cinco horas. Considerando uma hipótese que a pessoa demore 1 hora para fazer a redação, 20 minutos para preencher o gabarito e uns 10 minutos para ir ao banheiro e beber agua, restam 3 horas e meia, ou seja, 210 minutos para fazer 120 questões. E ainda tem algumas de raciocínio lógico que exigem cálculos e construção da tabela verdade. Então não dá pra perder muito tempo para resolver as questões (e é sempre bom deixar um tempo para revisar). Se você tiver o hábito de resolver questões, conseguirá fazê-las mais rápido, o que te ajudará MUITO no dia da prova.
e) AS QUESTÕES SE REPETEM!
Sim, meu amigo, futuro policial federal! Chega um tempo que mesmo o CESPE, cheio de criatividade (às vezes terrível), não tem mais o que inventar! As questões se repetem! Portanto, quanto mais você resolver questões, maior a chance de cair na prova da Polícia Federal uma questão bem parecida com aquela que você já fez! E aí essa não dá pra errar, né?!
Vou apresentar alguns exemplos de questões repetidas, começando com duas da própria Polícia Federal:
Direito Constitucional: ÍNDIOS
Polícia Federal 2009
A Constituição Federal de 1988 (CF) não reconhece aos índios a propriedade sobre as terras por eles tradicionalmente ocupadas. 
Polícia Federal (Escrivão) 2013
A CF reconheceu aos índios a propriedade e posse das terras que tradicionalmente ocupam. 
Direito Constitucional - CPI
Procurador do Espírito Santo 2008
A CPI instaurada no Poder Legislativo estadual não pode promover a quebra de sigilo bancário de pessoa submetida a investigação. 
Investigador da Polícia Civil Bahia 2013
A possibilidade de determinação da quebra do sigilo bancário e fiscal encontra-se no âmbito dos poderes de investigação das comissões parlamentares de inquérito.
Direito Administrativo: LICITAÇÕES
Antaq 2009
Verifica-se a dispensa de licitação sempre que houver impossibilidade jurídica de competição. 
Analista de Controle Externo TCU 2007
A inexigibilidade de licitação ocorre sempre que houver impossibilidade jurídica de competição, enquanto a dispensa de licitação tem lugar em contexto de viabilidade jurídica de competição.
Antaq 2009
Na modalidade pregão, é vedada a exigência de garantia da proposta. 
Analista BACEN 2013
A administração pública poderá exigir do licitante a garantia da proposta realizada.

E eu poderia passar a noite toda (são 02:33 da manhã enquanto escrevo essas linhas) colocando para vocês verem questões do CESPE que são praticamente idênticas! Restou alguma dúvida de que o candidato que tem o hábito de resolver questões sai na frente daquele que pensa mais em decorar leis, conteúdo da apostila ou assistir horas e horas de aulas?

Quantidade de questões.
E aí? Quantas questões devo fazer? Meu amigo, a resposta é O MÁXIMO QUE VOCÊ PUDER! Durante o estudo da teoria, eu fazia questões do assunto que tinha acabado de estudar (umas 20 questões de cada matéria, que dava umas 60 por dia). E tirava um dia na semana para fazer questões de todas as matérias que tinha estudado até então (neste dia fazia algumas centenas de questões, algo entre 200 e 400). Minhas últimas duas semanas antes da prova foram TOTALMENTE dedicadas a resolver questões.

Como estudar por questões.
a) Dê preferência a resolver questões comentadas. Se as questões tiverem apenas o gabarito, você pode ficar sem saber porque errou ou acertou, além disso, lendo os comentários das questões, você aprende e reforça o conhecimento. Caso o assunto na sua mente já esteja completamente batido (por exemplo: se você já está careca de saber que prisão só pode ser feita com ordem judicial ou em flagrante), não precisa ficar lendo o comentário.
b) Marque as questões que você errou (e aquelas que você acertou mas ficou com dúvida) para resolver novamente, até fixar aquele conhecimento na mente. Ler o comentário dessas questões é muito importante!
c) Caso tenha acabado as questões (já tenha resolvido tudo), faça de novo!
 d) Faça somente questões da banca organizadora do concurso. No caso da PF, há muito tempo é o CESPE. Como cada banca tem sua peculiaridade, se especialize no CESPE. E dê preferência às questões mais recentes, de 2007 pra frente (considerando que estamos em 2014). Também é interessante buscar outras provas de carreiras policiais que foram feitas pelo CESPE. Para quem vai estudar para Agente, recomendo pegar as provas de Escrivão e Delegado Federal de 2013, Agente PF de 2009 além das prova da Polícia Civil da Bahia (concurso que também foi organizada pelo CESPE), etc.
Aproveito a oportunidade para recomendar o site: www.questoesdeconcursos.com.br
Neste site, você pode fazer seus cadernos de questões (eu fazia com as questões que tinha errado, para refazer até não erra mais) e filtrar questões (por exemplo, dentro de direito administrativo, questões de pregão, do cespe, no ano de 2014). Se puder pagar (não é caro) vale muito a pena. Se não, a assinatura gratuita permite você fazer 10 questões por dia. Ah! Não estou ganhando royalties nem desconto, recomendo porque é bom mesmo!

Caso tenha ficado alguma dúvida ou discordem de algo, fiquem à vontade para comentar. Também estou lá no Fórum Correio Web para tentar ajudar no que for possível.

Bom, o texto ficou grande (obrigado pela paciência), espero que tenha ficado bem claro que é imprescindível resolver questões. Realmente vai fazer a diferença na sua vida, acredite!

Um grande abraço a todos e estudem bastante (sem esquecer da parte física), pois vale a pena! Entrar pelos portões da ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA (e, principalmente, sair formado e ver o orgulho estampado no rosto de familiares e amigos) não tem preço!"




segunda-feira, 21 de julho de 2014

Nomeação e Edital APF



Fala galera!!! Após o meu maior perído de ausência do blog estou de volta e com algumas novidas, mas vamos lá… A nomeação do último concurso está gerando uma grande incógnita no DPF. Ninguém está entendendo o motivo desta demora. Vários alunos já estão nas capitais aguardando o momento da posse. O problema é que estão pagando hospedagem, alimentação e transporte do próprio bolso. Após a posse e entrar em exercícios os servidores lotados em delegacias do interior receberão diárias algo em torno de 200 reais. Já os servidores lotados nas próprias capitais não recebem nada. Acredito que este estágio realizado na SR seja de no máximo uma semana. Quando cheguei não participei de nenhum tipo de treinamento era apenas ficar de um lado para o outro, vacinas, buscar colegas que estavam chegando para posse e o principal: juntar um grupo considerado de colegas para irmos juntos até a cidade de lotação.

EPITACIOLOVE já está em festa. Poliçada mesmo sem a posse já deram uma passada na cidade para conhecer e já perguntaram pelo meu nome. Mesmo estando em Brasília os colegas já me avisaram!heheheh Essa rapaziada inclusive já recebeu o apoio do colega que aqui estava e com certeza serão bem recebidos pelos colegas. Com certeza o clima está muito melhor do que quando nós chegamos. Vários colegas do blog que passaram chegando em suas lotações estão me passando mensagens e eu particularmente fico muito feliz.

NOVO CONCURSO: Nós estamos torcendo mais do que os senhores para a publicação do edital! A cidade já começa a ficar cansativa após um ano e meio de lotação e só o fato de saber que vai sair o concurso já anima bastante. Com a pubicação da Medida Provisória passando o cargo dos EPAs de Nível médio para Superior já existe um movimento visando alterar o processo seletivo. O argumento é que havendo mudança na escolaridade cabe a nós buscarmos nossa valorização. Se fala muito em prova de líguas, títulos e até mesmo entrevista. Por isso digo e repito: “Passa logo nessa porra, pois a cada ano que passa fica mais difícil”…

Conversando com colegas em Brasília e diversos formados em escrivão descobri que o “tal”preconceito quanto a carreira mudou muito durante o curso. Poucas pessoas vão concorrer a carreira de APF ( da última turma de escriba) e isso é muito bom para quem está estudando, pois são fortes concorrentes. É o que sempre digo o que vale é estar dentro.  Passar novamente pela ANP em um período tão curto é muito cansativo. Na minha lotação o cara que mais curtia o lazer durante o período de folga era um escrivão. O ciclo do escriba aqui é o mesmo do Agente, geralmente, quando estudam é para outro órgão fora da área de segurança e ganhando bem mais. Olha a alegria do Caverna!!!

Uma coisa não podemos negar: Polícia Civil DF, PRF, EPF, Polícia Câmara… Meu amigo, a fila andou muito! Podemos somar ainda o fato da crise na PF afastando vários candidatos, ou seja, a hora é excelente para uma aprovação!!! Tô de volta sem internet em casa, mas dou meu jeito. 

terça-feira, 1 de julho de 2014

Reconhecimento do nível superior


MEDIDA PROVISÓRIA N o- 650, DE 30 DE JUNHO DE 2014
Dispõe sobre a reestruturação da Carreira Policial Federal de que trata a Lei no 9.266, de 15 de março de 1996, sobre a remuneração da Carreira de Perito Federal Agrário de que trata a Lei no 10.550, de 13 de novembro de 2002, e dá outras providências.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:
Art. 1o Fica reestruturada a Carreira Policial Federal, de que trata a Lei no 9.266, de 15 de março de 1996.
Art. 2o A Lei no 9.266, de 1996, passa a vigorar com as seguintes alterações:
"Art. 2o A Carreira Policial Federal é composta por cargos de nível superior, cujo ingresso ocor- rerá sempre na terceira classe, mediante concurso público, de provas ou de provas e títulos, exigido o curso superior completo, em nível de graduação, observados os requisitos fixados na legislação pertinente. ..............................................................................................." (NR)
Art. 3o O Quadro II do Anexo II da Lei no 11.358, de 19 de outubro de 2006, passa a vigorar na forma do Anexo I a esta Medida Provisória.
Art. 4o O Anexo III à Lei no 10.550, de 13 de novembro de 2002, passa a vigorar na forma do Anexo II a esta Medida Provisória.
Art. 5o Os pagamentos dos aumentos remuneratórios decorrentes desta Medida Provisória são condicionados à existência de dotação orçamentária e autorização específica na Lei de Diretrizes Orçamentárias, nos termos do § 1o do art. 169 da Constituição.
Art. 6o Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.
ANEXO I
DILMA ROUSSEFF José Eduardo Cardozo Miriam Belchior Miguel Rossetto
(Anexo II da Lei no 11.358, de 19 de outubro de 2006) TABELA DE SUBSÍDIOS PARA A CARREIRA POLICIAL FEDERAL
a) .....................................................................................................................................................................
b) Quadro II: Valor do Subsídio dos Cargos de Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal.
CARGO CLASSE VALOR DO SUBSÍDIO (R$) EFEITOS FINANCEIROS A PARTIR DE 1o FEV 2009 20 JUN 2014* 1o JAN 2015 Agente de Polícia Federal Escrivão de Polícia Federal Papiloscopista Policial Federal
Especial 11.879,08 13.304,57 13.756,93
1ª Classe 9.468,92 10.605,19 10.965,77
2ª Classe 7.885,99 8.832,31 9.132,61
3ª Classe 7.514,33 8.416,05 8.702,20
* Pagamento do aumento condicionado à existência de dotação orçamentária e autorização específica na Lei de Diretrizes Orçamentárias, nos termos do § 1o do art. 169 da Constituição.