sábado, 26 de abril de 2014

Boa Vista - RR

Policia Federal
Boa Vista. Sem dúvida alguma arrependimento não é a palavra que define a minha escolha por essa maravilhosa cidade. Pelo contrário. Tenho convicção absoluta de que não poderia ter escolhido cidade melhor do que esta, considerando o conjunto da obra.
Quando estava na academia fiz uma grande lista com a ordem decrescente de preferência, isto é, da que era minha zero um até minha zero última. Entretanto elenquei alguns fatores que iriam basear minha escolha:


1)     Proximidade do Aeroporto – Absolutamente não queria ter que viajar mais de 100 km até chegar num Aeroporto. Existem cidades melhores que Boa Vista, mas que teria que viajar horas num ônibus até chegar ao Aeroporto e isso estava fora de cogitação pra mim. Já em Boa Vista eu demoro no máximo 7 minutos pra chegar ao aeroporto saindo da minha casa. Algumas vezes eu consigo ouvir o barulho do avião chegando da minha casa, sair e pegar o povo ainda desembarcando. Isso porque moro no bairro onde vivem a maioria dos colegas da firma. Mas mesmo assim Boa Vista é muito pequena, logo mesmo do bairro mais distante no qual você provavelmente nunca morará e irá no máximo à trabalho demorará no máximo 20 minutos até o aeroporto.

2)     Infraestrutura mínima – Já ouvi muita gente dizendo que pela PF vai morar em qualquer lugar.  Mesmo que a cidade não tenha nada. Até mesmo eu sou do conceito de que se o lugar tem internet e sky já consigo viver bem. Mas na prática não é bem assim.  Vejo muitos colegas que falam isso e depois passam anos reclamando e só atrapalhando os outros. Queria mesmo uma cidade que, além disso, dispusesse de Universidades, comércio, cursinhos, cinema e também uma baladinha. E Boa Vista possui tudo isso. Ainda estão construindo dois novos shoppings. Um na saída da cidade pra Venezuela e outro no bairro mais nobre. Atualmente sofremos, de vez em quando, com alguns picos de luz, mas pelo que acompanho nos telejornais nacionais, isso não é exclusividade de Boa Vista. O problema daqui é que recebemos uma parte da energia da Venezuela, e como vocês devem saber o ambiente institucional lá não é positivo.


3)     Pontuação, no mínimo 3 ou 4, para remoção – O processo de remoção na Polícia Federal, em regra, ocorre por meio de concurso de remoção (CR). No concurso de remoção ficará com determinada vaga aquele servidor que dispuser de mais pontos e se candidatar para a mesma e não tiver nenhum tipo de impedimento. Mas como assim pontos? Cada lotação é classificada por pontos, que vão de 1 a 4. As lotações consideradas melhores e que ficam nas grandes capitais pontuam 1 e quanto pior vai ficando a lotação a pontuação vai subindo até chegar a 4, como é o caso de Pacaraima, Tabatinga e Cruzeiro do Sul. Essa pontuação é contada diariamente por dia de efetivo exercício. Logo se você está lotado numa lotação de pontuação 3, após 1000 dias de efetivo exercício você terá 3000 pontos. Se você quiser ir pro Rio de Janeiro, terá que ser o servidor que se candidatou pra vaga e que tinha mais pontos que todos os outros que também se candidataram. Alguns colegas preferem ir pra um lugar muito ruim pra pontuar 4 e ter mais pontos mais rápido. Eu particularmente não acho bizu, principalmente se você for casado e tiver filhos. Pense que você terá que viver no mínimo 2 anos e meio naquele local e qualidade de vida mínima é um dos requisitos básico para uma boa higiene mental. Não fique sofrendo achando que tem que voltar logo pra casa. Deixe as coisas acontecerem. Mas voltando a minha escolha. Boa Vista é Capital, dispõe de tudo que já falei acima e você pontua 3, de uma pontuação que vai até 4. Melhor relação custo benefício não há. Rio Branco e Porto velho também são 3 pontos, mas as cidades são bem piores que Boa Vista, e tenho vários colegas de lá que disseram que se soubessem que Boa Vista era do jeito que é, teriam também vindo pra cá. Logo a relação custo x benefício de Boa Vista é excelente.

4)     Possibilidade de adicional de fronteira – A lei que disciplina o adicional de fronteira para os servidores da PF, PRF, Receita e etc já foi aprovada. Mas ainda não foi regulamentada pela nossa querida Presidenta. Na época que eu estava na academia ainda era lenda, mas já se vislumbrava que tal lei sairia. Logo eu queria vir pra um local que tivesse possibilidade de ter adicional de fronteira e Boa Vista estava na possível relação. Para quem não sabe o adicional vai nos pagar algo em torno de 2000 reais líquido a mais no subsídio. Atualmente ainda não sabemos se Boa Vista entrará, mas a cidade se enquadra em todos os requisitos da lei. Agora é esperar.
Bem esses eram os requisitos que eu adotei na minha escolha enquanto eu estava na Academia. Agora vou falar abaixo das minhas impressões sobre Boa Vista depois de ter chegado à cidade.

Policia federal


Boa Vista é uma capital com ares de cidade do interior. Trânsito tranquilo (mas com muitos acidentes. Neguinho aqui é muito ruim de roda. Muita moto e ninguém ter carteira), poucos prédios na cidade, área urbana relativamente pequena, população muito pequena, mas acolhedora. O Estado todo tem em torno de 480 mil habitantes. Mas digamos que a única cidade que “presta” mesmo é Boa Vista. O Resto são cidades bem de interior e com pouquíssima infraestrutura.
Educação – Boa Vista tem uma Universidade Federal, um Universidade Estadual, além de mais umas 4 faculdade particulares. Além disso, dispõe de todos os cursinhos de línguas que existem nas grandes capitais, cursinhos para concurso como LFG, Damásio, dentre outros. Inlcusive eu virei professor de cursinho aqui em Boa Vista. Mas isso é outra história...
Para quem tem filho pequeno a cidade dispõe de diversas creches e escolinhas muito boas. Acho que o ensino aqui só deixa um pouco a desejar no Ensino médio
Moradia – Para quem deseja alugar acho que os preços são muito bons. Eu mesmo moro em uma casa (mas por aqui chamam de apartamento), que fica dentro de um condomínio que possui 4 casinhas coladas uma na outra, muito comum por aqui. Garagem, dois quartos, sala e cozinha americana, além de um quintalzinho. Morando no bairro com mais status da cidade. Não vou dizer que é o melhor porque isso é relativo. Pago um aluguel de R$ 740 reais atualmente. Acho justo se comparado com o preço de outras capitais. Já pra quem quer comprar, a cidade vive ainda um processo de expansão. Os preços já foram mais baixos, mas ainda são baratos quando comparados com capitais maiores. Com 300 mil você compra um terreno numa área boa e ainda constrói sua casinha.
Violência – Boa Vista é uma cidade relativamente tranquila. A violência vem aumentando sim, mas é algo natural diante de um processo de crescimento da cidade, infelizmente. Mas ser policial aqui é algo que não te oferece risco de vida como RJ ou SP. Entre os colegas até dizemos que Boa Vista é ruim nesse sentido. Pois pelo fato de a cidade ser tranquila acaba que os policias negligenciam certas normas básicas de segurança pessoal. Eu particularmente ando sempre ligado, pois nunca sabemos o que esta por vir e quando seremos testados.
Comércio-A cidade atualmente não dispõe de Shopping, mas dois estão sendo construídos e estão numa fase relativamente avançada. Mesmo assim BV dispõe de um comércio de rua, no qual dá pra encontrar tudo que se precisa. Em termos de roupas eu acho fraco. Só existem duas ou 3 lojas com roupas de qualidade. O resto é o resto...rss...
Os mercados daqui também tem tudo, porém você não encontra algumas coisas de marca, mas somente os genéricos locais, como por exemplo, pão de forma. Isto porque Boa Vista é muito distante e se torna mais caro e às vezes inviável economicamente trazer certos produtos pra cá. Frutas, legumes e verduras boas também não se encontram em qualquer mercado, tem uns pontos específicos. Mas se encontra tudo que precisa.
Mas resumindo. Acho as coisas no mercado aqui mais caras, acho que pela distância que enfrentam pra chegar aqui, já chegam mais caras. Qual a solução? Fazer compras na Venezuela. Muitos colegas que tem família e fazem aquelas compras de mês vão até a Venezuela e fazem grandes compras nos mercados de lá, onde tudo é bem mais barato e compram no atacado.
Internet – A única que presta por aqui é a da OI e eu, por exemplo, tenho um link de 10 mega na minha casa. Entretanto não tem disponibilidade pra cidade toda. Mas terá se vocês vierem morar no bairro onde vivem a maioria dos colegas. Consigo até mesmo jogar play 3 on line sem cair o link rs...A internet é boa sim!
Celular- Tem todas as operadoras, mas a melhor aqui é a VIVO. Em segundo lugar a TIM.
Balada – Pros solteiros aqui é o paraíso. Não vou entrar em detalhes, pois vão me chamar de machista, mas a cidade tem muito mais mulher que homem. E muitas mulheres bonitas!
 Pras mulheres solteiras é ruim. E por sinal mulher, principalmente se for bonita ou mais ou menos...não fica muito tempo solteira na firma rs...
Mas com relação à balada a galera aqui curte Sertanejo e forró. Eu até brinco que se tiver um show do U2 numa esquina e na outra tiver um show do Jorge e Matheus, a cidade inteira vai pro Jorge e Matheus rs. Tem várias baladinhas legais por aqui e a noite começa a partir de quinta-feira.
Já pros casais as opções são mais reduzidas, mas nem por isso piores. A cidade dispõe de alguns restaurantes e bares legais como a Cachaçaria Água doce, O Cajueiro,  Barbarous e o Rei Arthur.
Camaradagem – Os colegas por aqui, no geral são bem unidos. Jogamos futebol toda quarta-feira num campo de grama sintética paga pelo sindicato e outros dias da semana outra galera se reúne em uma das diversas quadras da cidade pra jogar um vôlei! Além de sempre realizarmos churrasco. A atividade policial exige união.
Lazer – A maioria dos colegas é sócia do Clube dos oficiais do Exército aqui em Boa Vista. Melhor clube da cidade e bem no centro. Super bem cuidado e legal pra relaxar. Piscina, campo e churrasqueira.
Viagens – De cara você vai conhecer dois Países. A Guiana inglesa, que mais parece um cenário de filmes de Western e a Venezuela. O mais interessante é a Venezuela. Primeiro porque é possível ir a Santa Helena, que é a cidade Venezuelana fronteiriça e fazer compras nos mercados, além do free shop onde é possível comprar perfumes, bebidas e chocolate. Não. Não têm eletrônicos. Outro ponto positivo da Venezuela é a possibilidade de viajar de lá. Inclusive pra conhecer o Caribe Venezuelano ( Isla Margarita e Los roques). As viagens são muitos baratas lá e partindo de lá. Isto porque nossa moeda é muito valorizada sobre a moeda deles. Atualmente com 1 real é possível comprar 22 bolivares.
Ponto negativo – Pra mim o único ponto negativo marcante de Boa Vista é a distância do resto do Brasil e o preços das passagens. Sempre rolam promoções e se consegue sim um preço justo. Mas se precisar comprar em cima da hora vai sair uma nota. O que eu faço pra conseguir um voo mais barato é tentar comprar o trecho saindo de Manaus e comprar à parte uma passagem Boa Vista/Manaus.
Não existe voo direto saindo e nem chegando em Boa Vista. Todos param em Manaus.
As cias Áreas que atendem Boa Vista são Gol, Tam e Azul.

Caros amigos.
Acho que consegui falar do básico e essencial dessa cidade. Hoje não tenho dúvida que Boa Vista é a melhor Capital do Norte para o Policial Federal. Caso surjam outras dúvidas podem me adicionar no Facebook: Antonio Fortunato Jr ou mandar e-mail para afortunatjr@hotmail.com.

Um abraço.


sábado, 19 de abril de 2014

Epitaciolândia - AC

A  230km de Rio Branco, Epitaciolândia – chamada por muitos de Epitaciolost, ou se quiser ser mais romântico Epitaciolove - segue os padrões de uma cidade de interior. Com poucos habitantes e apesar de uma infra-estrutura precária possui dois “grandes” supermercados, onde os produtos de marcas “mais ou menos” são caros e os de marcas conhecidas mais caras ainda,  duas boas lojas de eletrodomésticos, um Banco do Brasil e alguns correspondentes da CAIXA, uma lotérica e dois postos de gasolina, inclusive o Ipiranga para quem gosta de uma molezinha para juntar milhas ;), não existe colégio particular ou cursos de idioma, mas os colégios municipais e estaduais não deixam a desejar se comparado à um colégio de pequeno porte das grandes capitais. O ensino… pense que estamos no interior do Acre, razoável para os padrões.

Atravessando uma ponte, onde existe o único semáforo da cidade, você chega em Brasíleia. Cidade mais antiga, mas nem por isso mais estruturada. A menos de 1km fica uma segunda ponte para Cobija (Bolivia) onde se pode fazer compras, principalmente de perfumes importantes e “bujingangas” para casa.
Fronteira Brasil - Bolívia
Ponte para Cobija - Bolívia

Centro de Brasiléia 


E por falando em fronteiras… A 100km de Brasiléia, temos Assis Brasil.  A cidade está localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia, formando uma conurbação com a cidade peruana de Iñapari e com a cidade boliviana de Bolpebra. A cidade é servida pela rodovia BR-317 (Rodovia Transoceânica), que é a única rodovia que liga o Brasil ao Peru. De lá pode-se chegar a Cusco que fica a 765km, por uma estrada impecável e uma belíssima paisagem.

Fronteira Brasil - Peru
Ponte de integração Brasil - Peru

Quanto a moradia aqui você conta com o Vila Bela Resort (o Resort fica por nossa conta), um condominio de casas e apartamentos com piscina e churrasqueira. Existem outro condomínio também de casas e apartamentos que não deixam a desejar. Para quem é caseiro e gosta de uma reunião entre amigos, Epitaciolândia é o lugar certo. Por não ter muitas opções de lazer acabamos virando uma grande família e assim sempre tem um churrasquinho, uma reunião na casa de alguém para assistir um jogo ou uma luta.

Residencial Vila Bela

E para os malhadores de plantão, sim, nos temos uma academia… Não é a top de linha, mas os aparelhos são novos e possui ar condicionado. Em Brasiléia tem um SESC para quem quiser praticar natação.

Na época de janeiro a abril estamos no período de inverno onde todos os dias chovem, o clima é quente, mas devido a chuva se torna bem agradável. A partir de abril estaremos no verão, as chuvas param e o calor se intensifica, mas nem tanto quanto no Rio de Janeiro neste ultimo verão. Não podemos esquecer que estamos no coração da Amazônia… muitos bichos, inclusive aranhas.

Mas… falando um pouco do lado ruim. Como havia dito poucos ou quase nenhum lazer, restaurantes contados no dedo.  A internet por aqui está caminhando por passos bemmm curtos, não dá pra baixar um filme por exemplo, mas com um pouco de paciência e sorte consegue-se assitir um video no you tube. Mas, dependendo de onde você for morar ela se torna mais rápido. Os celulares funcionam razoavelmente. Porém, há épocas que acontecem as filmagens do filme “Guerra dos Mundos”e pára tudo! Tudo mesmo!! Celulares, telefones fixos, internet, bancos… e o povo daqui diz que a culpa é da Polícia Federal.

A saúde é muito precária. Existe um hospital plúblico em Brasiléia e URPAS espalhadas pelas duas cidades. O atendimento em si não é o problema, o grande problema são os médicos, muitas das vezes bolivianos que não possuem CRM do Brasil.

O acesso para Epitaciolândia é feito pela BR-317, já que não existe aeroporto no município. A pavimentação da rodovia, como em muitas outras é muito ruim. Existem muitos buracos o que torna a viagem que teoricamente seria curta e rápida, longa e cansativa.

domingo, 6 de abril de 2014

Pontuação para concurso de remoção

TEXTO EPF KEMSYT

Uma das maiores indagações dos candidatos (e policiais federais) é "quanto tempo vou ter que passar na fronteira?" ou "em quanto tempo posso voltar para determinado lugar (geralmente cidade natal)"? Não temos aqui a intenção de respondê-las, pois isso é bem relativo. Abaixo vamos falar um pouco sobre o Concurso de Remoção e depois voltamos a falar sobre essas perguntas.

Possibilidades de remoção
Dentre outras possibilidades, o servidor pode ser removido por:
a) concurso de remoção
b) remoção para compor grupos táticos, como COT e CAOP, em caso de aprovação em Curso específico
c) nomeação ou exoneração de cargo DAS
d) recrutamento decorrente da criação de nova unidade da PF
etc...

Concurso de remoção
Para os que não sabem, a remoção no dpf funciona da seguinte maneira:
Quando abre um concurso público, antes de serem disponibilizadas as vagas para alunos daquela academia, ocorre um concurso de remoção, uma oportunidade para os servidores que já estão na casa saírem de onde estão para outras localidades. Assim, os alunos da academia ficam com as vagas que "sobram",aquelas que os policiais não quiseram. Assim, é natural que sobrem apenas vagas em unidades de fronteira e cidades mais distantes e com menos estrutura.

Veja o artigo da IN (instrução normativa) nº 64/2012 -DG/DPF que regulamenta a remoção dos servidores da PF:
Art. 40. As unidades disponíveis para fins de lotação dos candidatos aprovados no Curso de Formação Profissional da Academia Nacional de Polícia – ANP serão previamente disponibilizadas aos servidores mediante concurso de remoção.

Cada cidade tem uma pontuação, que pode ser 1; 1,5; 2; 2,5; 3 ou 4. No Manual das lotações, do Concurseiro Robson, ele fala cada cidade e sua respectiva pontuação. A título de exemplo, Brasília é pontuação 1, Belém (PA) é pontuação 1,5; Manaus (AM) é pontuação 2; Imperatriz (MA) é pontuação 2,5; Rio Branco (AC) é pontuação 3 e Tabatinga (AM) é pontuação 4. Essa pontuação é contada POR DIA passado naquela lotação. Assim, um policial que passar 365 dias em uma cidade de pontuação 4 (por exemplo, Oiapoque/AP) vai ter 1460 pontos, ao passo que uma pessoa que passar os mesmos 365 dias em uma cidade de pontuação 2 (por exemplo, Caxias/MA), vai ter 730 pontos. Esses pontos se acumulam com o passar dos anos, não são zerados a cada vez que se muda de lotação.

PS: caso você mude DE CARGO (por exemplo, era Escrivão e passou no concurso de Perito) a pontuação de Perito não vai acumular com a que você tinha de escrivão, vai começar do ZERO quando você sair da academia do novo cargo.

Cargos em comissão e Funções Gratificadas
Existe ainda um diferencial: caso você tenha um cargo DAS (mais comum pra Delegado), a pontuação é multiplicada por 1,3. Caso seja FG, é multiplicada por 1,15. Por exemplo. Digamos que você, Escrivão de Polícia federal, passou 500 dias em uma cidade de pontuação 2, normalmente acumularia 1000 pontos. Caso tenha um cargo DAS (e passar esses 500 dias acumulando este cargo), vai ficar com 1,3 *1000 = 1300 pontos. Caso a situação seja de FG, então ficará com 1,15*1000 = 1150 pontos.

Sim, o papo tá bom... mas quanto tempo vou ter que passar na fronteira e em quanto tempo posso voltar pra minha cidade??

Calma, meu nobre aluno da ANP/Policial-doido-pra-sair-da-fronteira/Candidato a PF! Voltando às perguntas do primeiro parágrafo, o tempo que você vai passar é bastante relativo. Pode variar em decorrência do intervalo entre os concursos públicos (por exemplo, a última academia de agente foi em 2012. Antes dela, de 2010. Ou seja, o pessoal de 2010 passou pelo menos 2 anos em regiões de fronteira. Já em relação aos escrivães, está tendo uma academia nesse momento e a turma anterior foi a de 2010. Ou seja, a última turma já está há cerca de 4 anos na fronteira. O concurso atrasou por conta de uma ação impetrada pelo MPF para incluir vagas para PNEs no concurso de EPF, PCF e DPF). No final das contas, é rezar para que haja concursos frequentes!

E para ir para determinada cidade? Também depende...
a) da quantidade de vagas para ir para determinada cidade. São Paulo, por exemplo, costuma oferecer dezenas de vagas. Já capitais como João Pessoa, Florianópolis e Rio de Janeiro costumam ter menos vagas. 
b) da quantidade de pessoas que querem ir para aquelas cidades. Enquanto cidades como Fortaleza são bastante disputadas, cidades do norte como Belém, Manaus e algumas cidades de fronteira, como Oiapoque, Pacaraima, Tabatinga, etc, costumam não ter suas vagas preenchidas, por falta de interessados
c) Razões pessoais. Imagine, por exemplo, que você é um APF com 5 anos de casa e está lotado em Santo Ângelo/RS e conheceu uma garota que fez o concurso da PF e foi para para a ANP. Sabendo que ela, a princípio, não vai para onde você está, é possível que você queira ir para uma cidade tipo Boa Vista e esperar que ela vá para lá também, para que vocês vivam juntos.
etc
Além disso que já foi falado acima, ainda há a questão da pontuação. Quanto mais pontos você tiver, mais rápido vai poder ir para a lotação desejada.

Planilha
Pensando em dar uma NOÇÃO ao pessoal que está na Academia ou aos policiais que estão na expectativa de serem removidos, foi montada uma tabela com os dados do último concurso de remoção de Agentes de Polícia Federal. Além disso, foi feito um simulador para simular a possibilidade de ir para determinada cidade, de acordo com a pontuação à época! Lembramos mais uma vez que a realidade pode mudar de acordo com os fatores já mencionados, a tabela é apenas para dar uma NOÇÃO.

Uma coisa a ser observada na planilha, é que algumas cidades tiveram mais vagas contempladas do que as ofertadas. Isso ocorre em decorrência das vagas surgidas no próprio concurso de remoção. Por exemplo: para a cidade de Rio Branco foram ofertadas 4 vagas no edital do Concurso de Remoção. Entretanto, pelo menos (pode ter sido mais) 3 pessoas que lá estavam pediram remoção para outro lugar (no mesmo concurso de remoção), abrindo mais vagas.

Existe também o contrário. Cidades que não conseguiram preencher todas as vagas, em decorrência da falta de interessados. Guaíra, por exemplo, ofereceu 3 vagas, mas não houve nenhuma preenchida. Assim, qualquer pessoa que quisesse ter ido para lá, ainda que contasse com poucos pontos, poderia ter ido.

Finalmente, em caso de concurso de remoção, não há necessidade de se cumprir o estágio probatório de 36 meses. Caso tenha um concurso de remoção antes desse período, você pode ser removido, sem problema!

Voltemos à IN
Art. 36. Poderão participar de recrutamentos para remoção e concursos de remoção, a critério da Administração, servidores que não tenham completado o tempo mínimo de lotação previsto em edital de concurso público [...]


Então, é isso! Boa sorte a todos os colegas e em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações, por gentileza, deixe uma mensagem para que possamos melhorar (se for o caso) o trabalho.

Segue o link e em tempo, gostaria de agradecer ao trabalho realizado pela dupla e a possibilidade de postar aqui no Blog. 

Dúvidas basta postar.

Abraços