sábado, 26 de outubro de 2013

Dificuldade de adaptação e isolamento



Após toda adrenalina da prova, curso de formação, escolha de vagas e despedida da família começa a realidade do que realmente é o Departamento. Acredito que com 6 meses você poderá observar que não era exatamente aquilo que você imaginava. Posse, recebimento da Glock, carteira funcional, cartão de suprimento, abastecimento, distintivo... Moral elevado, ligação para amigos e uma vontade imensa de combater a criminalidade e fazer a diferença para sociedade. Ao chegar à cidade de lotação ocorre todo aquele contraste natural, cultural e estrutural.

Mediante a isso, vem o salário liquido dos EPAs R$ 6.098,00. O Departamento não é para quem quer emprego e sim está em busca de um sonho, mas basta conquista-lo, que muita coisa muda em sua cabeça. O meu salário líquido era de R$ 3.00,00. Além disso, minha esposa poderia desenvolver a profissão dela agregando mais uma renda. Casa própria, minha filha morando ao lado da avó, amigos, cursos, Universidades... Tudo com muita facilidade. Embora eu tenha me decepcionado  um pouco com o DPF a luta que tive, o orgulho da minha família e admiração pelos amigos é algo que não tem preço.

Ser Policial Federal muda o seu estilo de vida, amizades, moradias... é um outro parâmetro. Associado a tudo isso, temos muitos jovens, estudantes das melhores Universidades do país que passam no concurso e assumem seus cargos. Muita gente morava com os pais e de uma hora para outra estão isolados em um ponto do Brasil. Além disso, acreditam no mito de que poderá ir até sua residência de 2 em 2 meses e etc... Ao se depararem com a discricionariedade do Chefe, levam um balde de água fria. O ambiente interno da Delegacia é fundamental para uma lotação ser tranquila, e na realidade, é muito difícil uma lotação ter um clima acima de 60%.

Sabe-se que o assunto do momento é a reestruturação salarial. Agentes, Escrivães e Papiloscopistas buscam o seu reconhecimento que por vezes não é muito claro. Atrelado a isso, existe o cargo de Delegado que dentro de todo este processo só diz que: essas categorias estão querendo acabar com o nosso cargo. Na atual conjuntura de desunião, o DPF está perdendo força e o Ministério Público, a cada dia, ganhando notoriedade no cenário nacional. A PEC 51 “carreira única” acredito que seja o momento mais aguardado pelo Departamento atualmente . Agrada grande parte do efetivo. Sou novo no Departamento e não quero entrar nesta briga (nosso objetivo neste blog não é esse). Por outro lado, vejo na prática, um grande enfraquecimento do nosso órgão e isso é muito triste. Apesar do cenário sou muito otimista e acredito que o Departamento voltará a ser unido.





O índice de suicídio é “enorme” e acreditem, muitas das vezes, terceiros nem ficam sabendo. Como atualmente existe uma grande crise, tudo é jogado no “ventilador” e as pessoas ficam sabendo. Onde sou lotado, ontem mesmo, nos reunimos na casa de um amigo com as famílias reunidas e brincamos: “como as pessoas conseguem ter depressão em um lugar desse”? É normal brincarmos assim. Importantíssimo você praticar atividade física, viajar, esporte, ter uma casa legal, ter em mente que a sua vida é aquela e esquecer que só sairá quando tiver concurso. Quando me perguntam, policiais, a minha opinião do próximo concurso eu sempre digo: meu amigo, eu tinha pressa para entrar, agora que estou dentro, não tenho a mínima pressa!!! E recordo dizendo que enquanto estamos aqui tem gente lá fora se fudendo, estudando de domingo à domingo querendo estar aqui...

A regra do jogo é clara: entrou, muito provavelmente, irá para região de fronteira!!! Todos sabem disso??? Depois não vão ficar dizendo que a cigana te enganou!!! Na formatura chora de emoção e na lotação de depressão... Acredito que a maior dificuldade seja para aqueles que têm filho(a)/família  e optam por não leva-los. É uma escolha difícil. Posso lhes garantir que quem vem com a família  a vida passa muito melhor, agora, tem que ter o coração aberto. Na moral, papo reto, minha esposa fica toda orgulhosa ao pegarmos uma ponte aérea e eu me identificando... A minha família tem orgulho de ser Federal. Passamos dificuldades aqui como escolas, hospitais, qualidade de vida... Tudo isso é passageiro e sabemos disso.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Orgulho de ser Federal


Fala rapaziada!!! Tô de volta... Após dez meses chegou a minha vez de voltar ao Rio de janeiro e observar de certo que ele realmente continua lindo! Como foi bom ver a família, amigos, dar uma passada no local onde aprendi a nadar e etc... Como me fez bem, voltei de ânimo renovado. Foi possível compartilhar o orgulho de familiares e amigos ao mostrar a carteira e o distintivo. Uma sensação que faz superar qualquer adversidade. Além disso, no mesmo dia que cheguei já fui ao novo maracanã e presenciei a vitória do Flamengo sobre o Internacional!!!

Todos querem saber da sua lotação, como é viver na região de fronteira, região Norte, se tem índio, enfim, não faltam perguntas. Por outro lado, muitas pessoas se afastam durante este período. Os contatos diminuem e muita coisa fica para trás. É o preço que se deve pagar por estar longe, sem ao menos, saber se vai voltar. Teatro, cinema, praia, paisagem, shopping tudo parecia novo.

Por outro lado, trânsito, dificuldade de achar uma vaga na rua já não possuem mais espaço na minha paciência. Uma pergunta constante até mesmo entre os amigos do DPF é levar ou não a arma e a funcional. Eu levei, mas acho necessário redobrar a atenção, muito mais do que em uma região de fronteira. O clima é diferente em uma cidade grande. O prestígio no aeroporto ao se identificar é algo indescritível ao dizer a respeito do seu órgão. Outra coisa que tenho que compartilhar com vocês é a paciência: muda muito, eu mudei, existem coisas que não consigo suportar tenho que me segurar. Acredito que tenha muito haver com a função, por sempre buscarmos uma excelência.

Como foi bom sobrevoar o Rio de janeiro e escutar durante o voo: “seja bem vindo à cidade maravilhosa”. É muito orgulho!!! Não estava ali por acaso foram anos de luta e dedicação. A família ao lado, amigos aguardando no aeroporto é muito diferente. Fiquei, literalmente, igual pinto no lixo de um lado para o outro, não parei durante a visita e não abria mão de frisar que a minha residência é no Acre. O tempo passa e boa parte dos amigos tomam outro rumo e por uma série de fatores não pode te encontrar. Faz parte, mas é uma coisa que faz você refletir em como as coisas mudaram durante estes poucos mais de 1 ano (Academia e lotação).


Estou voando galera... Já teve o psicotécnico? Quero novidades. Fiquei sabendo que a Academia Nacional de Polícia já está de portas abertas aguardando os novos alunos. Ohhhh que coisa boa!!!