sexta-feira, 28 de junho de 2013

Prova e TAF


Vou passar um pouco da experiência que eu tive em relação a provas CESPE. Sem sombra de dúvidas é uma Banca que pode te levar do “céu ao inferno” muito rápido. Tive a oportunidade de estudar com vários professores no RJ onde muitos eram especializados neste tipo de avaliação. Descanso de no “mínimo” 2 dias. Menos do que isso vai acabar achando novidades na véspera da prova e poderá te desequilibrar.
Recebi a recomendação de perder 2 minutinhos avaliando o nível da prova logo no início. Ler o tema da redação de forma antecipada pode fazer com que parte da prova objetiva, principalmente textos, tenha haver com o tema. Existem casos de textos grandes e as questões nada tem haver com ele. Usei esta tática no dia e ganhei alguns minutos importantes, além disso, é possível identificar algo no texto que será cobrado logo depois. Sempre sublinhar as principais partes. Nas questões de reescritura escrever mesmo, nada de apenas olhando.

Importantíssimo redação oficial!!! Fácil, mas existem algumas regras chatas. No concurso de 2012 várias questões relativas a este assunto. A maioria das questões são relativas a interpretação. Devido ao número de questões português é o divisor de águas. Refazer provas cespe é uma excelente dica.
Informática não vem sendo cobrado nada muito complicado. Não sou bom, mas acertei todas que marquei deixando poucas em branco. Por outro lado, não sei dizer se para o cargo de escrivão a dificuldade aumenta. Em 2009 algumas era possível fazer e outras impossíveis.
Atualidades: ou cai o que é noticiado sempre na imprensa ou então questões do nível Interpol que ninguém sabe. Revista, jornal da TV e jornais impressos são o necessário para uma prova comum.
Raciocínio lógico geralmente é mais fácil do que nos cursos. Atenção e tranquilidade e saber montar tabela de forma rápida.
Em relação às matérias de Direito meu amigo é obrigação ir bem. Percebe-se que houve uma grande diferença da prova de 2009 letra de lei e 2012 jurisprudência e súmulas. Galera é necessário pontuar. Atenção total!!!
Administração Gerencial muita coisa relativa a motivação. AFO basta ler r torcer para cair o que você sabe.
Arquivologia não tenho noção mas excelente de pontar!
Redação: seja objetivo e claro. Não precisa ter rodeios. Nunca escrevi bem minha nota: 12,93 e foi o que me colocou pra dentro desta maravilhosa profissão. Objetiva fiz 64. Classificação inicial 620 e alguma coisa após todos os testes 412 salvo engano. O conectivo adequado faz diferença. O examinador observará que tem uma noção. Na introdução me posicionei sobre o que foi cobrado e logo após citei tudo o que obrigatoriamente terei que citar. Nos desenvolvimentos usar exemplos, dados estatísticos com fonte e citar fatos notórios. A conclusão novamente mostrar o ponto de vista e terminar de forma positiva, perspectiva de melhoras um Brasil melhor!
Rasura não é o fim do Mundo, rasurei e tirei excelente nota basta fazer um risco. Levar no mínimo duas canetas, ou melhor, três. Respeitar as margens e posicionar de forma clara os parágrafos. Muitos me perguntam: redação antes ou depois. Sempre fiz antes, mas nunca tive a possibilidade de ver minha redação corrigida. De uma forma ou de outra me sentia aliviado, bastava apenas marcar o certo ou errado. Por outro lado, me senti bem fazendo depois. Rola uma certa agonia vendo colegas ao lado terminando a redação e passando a limpo. É necessário respirar e fazer o seu. Na maioria das vezes parte do texto pode ser usado na redação. Sempre gosto de fazer todas as linhas 30. Na situação em questão fiz 27 ou 28.

Muita pressão psicológica pode trazer prejuízos à prova objetiva. Do que adianta muita adrenalina, cobrança se não fizer a sua parte na prova? Treinar é necessário, mas o cérebro precisa saber a que pressão será submetido naquele momento. Concentração, preparação para “guerra”. Tem muito haver com o vídeo que postei sobre: VOCÊ ACEITA DESAFIOS??? Me ajudou muito assistia sempre antes de dormir uns 15 dias antes. Me dava muita força para enfrentar a concorrência. Uma pausa física faz diferença e como faz. Independente da pontuação, meu camarada, mesmo existindo o mínimo de chances treine, treine... Se for chamado e perder jamais você irá se perdoar!!! Se eu não tivesse acreditado e me esforçado provavelmente não conseguiria. A nota de corte na objetiva foi 62 fiz 64!!! A redação me salvou me colocando entre os possíveis chamados. Nesta hora o site PCI vai ser importante para sentir o rendimento dos concorrentes. É muito bom saber que estudou e conseguiu ficar ao menos próximo. O treino sai com satisfação. Quantos estão preparados e na hora H ficam longe do objetivo. A pressão de prova é muito grande.
Confesso que não vi a data do TAF dos senhores. Acredito que não seja tão rápido quanto o meu. A pessoa que já possui facilidade basta o controle emocional. A galera do sufoco, treinar, treinar, treinar... Um profissional da área pode ajudar muito. Pare para pensar, o quanto já investiu neste sonho??? Vale a pena e cuidado com lesões – principalmente no salto. Treine sempre em caixa de areia. Lembre-se: o TAF é apenas eliminatório e não classificatório. 12 pontos é o necessário não precisa forças pode se poupar caso tenha alguma dificuldade.

Os examinadores são tranquilos não se preocupem. Uma boa hidratação e café da manhã leve. Existe tempo de uma prova para outra. O primeiro foi a barra uns 20 minutos depois salto outros 20 corrida e 25 natação. Chegue com antecedência sem esquecer o documento de identidade, atestado médico de acordo com modelo e fique de olho no examinador chamando os nomes. As pessoas não entram de uma só vez. Aparecerá um membro da banca chamando nominalmente, a partir dali irmão, é guerra, mas ao final rola um alívio gostoso. Salvo a corrida são duas tentativas em cada exercício. Se as pessoas pedirem a segunda chance mesmo já tendo feito o índice colaborará com quem não conseguiu, pois terão mais tempo de recuperação.

Acho que esgotei o assunto. Dúvida, basta participar nas postagens.

Abraços.

sábado, 22 de junho de 2013

Dia a Dia na Academia Nacional de Polícia



Levando-sem em consideração que a enquete a opção "dia a dia na ANP" estava disparada vou antecipar a postagem. Por mais que eu tenho me esforçado para lembrar momentos coloquei tudo de uma forma geral ams acredito que passe uma visão. Sem ser repetitivo, gostaria de novamente postar o texto da leitura semanal de um colega da ANP e hoje APF.

Vocês nunca vão encontrar um resumo sobre a realidade daquele local melhor do que o colega fez, fantástico!!! Vale a pena ver de novo. Logo abaixo segue o meu trabalho. Estou de missão na fronteira Brasil - Peru galera. O tempo está escasso mas não posso esquecer de vocês.


"DISCURSO DA TURMA “N” DO LIV CFP - APF


Dignos policiais, servidores administrativos. Senhores convidados e caros colegas.
Todos os dias os noticiários gritam em nossos ouvidos que é preciso fazer algo já. Imediatamente. E é para termos o privilégio de fazer algo que cada um de nós estudou durante horas, dias, semanas, meses. Anos. O que eu vejo aqui são mais de 600 pessoas que querem realmente fazer a diferença e que não se satisfazem em simplesmente escrever frases de protesto ou postar fotos chocantes nas redes sociais. Eu vejo mais de 600 pessoas que querem fazer mais, muito mais do que apenas reclamar. Na minha frente eu vejo um batalhão de homens e mulheres que sabem que a força de nossa polícia federal não está nas pistolas ou nas algemas que carregamos, mas na nossa sede de mudança, na nossa irrefreável vontade de fazer um país melhor para nós, para nossos filhos e para os filhos de nossos filhos. Sabem o que estou vendo? Estou vendo um monte de gente que tem plena consciência de que reciclar latinhas, dar algumas moedas para as crianças no semáforo ou fazer passeata pela paz vestindo branco e fazendo o símbolo da pomba com as mãos não é o suficiente para ajeitar esse país. Já terceirizamos o trabalho, terceirizamos a caridade e temos até redes sociais terceirizando os relacionamentos, mas não vamos permitir que nossa vontade de mudar esse país seja terceirizada. Queremos arregaçar as mangas e fazer nós mesmos. Talvez seja por isso que esse lugar cheira a suor e a batalha. Para onde quer que se olhe o que se vê são homens e mulheres que se propuseram a lutar por algo realmente grande. Pessoas como eu e como vocês que tiveram a coragem de contribuir para um país melhor e mais justo. Falo de esforço e superação. A superação que faz com que consigamos correr mais e mais rápido mesmo debaixo de um sol impiedoso. O esforço que faz com que nossas meninas superem o desafio das barras fixas, o esforço que faz com que as caixas de areia fiquem lotadas todas as noites, mesmo depois de um dia longo e cansativo de aulas. Falo da vibração de nossos companheiros de sala à beira da pista de corrida a cada volta a mais que completamos no TAF. Falo da constante e saudável disputa entre as linhas 1 e 2. Falo dos muitos alunos que nadam bem devagar para dar tempo para que seus companheiros que não conseguiram atingir o índice se recuperem para mais uma tentativa na natação. Lembrem-se de que ninguém disse que isso aqui seria fácil. Mas você ignorou todos os avisos e continuou seguindo seu caminho sem olhar pra trás. Em nenhum momento você pensou em recuar. E assim transformou o medo em coragem e o cansaço em força de vontade. Muitos pensam que é brincadeira quando falamos o que passamos. Falo da tristeza de se despedir de um amigo desligado. Falo de amizade e companheirismo. Falo da Academia Nacional de Polícia.
Dentro de poucos meses teremos a missão de investigar os muitos fraudadores, corruptos, traficantes, pedófilos, estelionatários, terroristas, sequestradores, ladrões e marginais de toda espécie que apostam na impunidade de seus atos e não raro são chamados de doutor ou vossa excelência. Não precisamos citar nomes, todos sabemos quem são os responsáveis pelo desvio da verba da merenda, pelo sucateamento da saúde pública, pela perpetuação do trabalho escravo, pela evidente falência da educação, pelo financiamento do tráfico de drogas. Todos sabemos quem alimenta a miséria e se alimenta da miséria. Eles certamente acreditam que serão poupados da justiça. Nunca serão. Eles pensam que serão inocentados. Nunca serão. Vamos dedicar nossas vidas a limpar nossa sociedade e livrar o povo da epidemia de corrupção que assola esse país e que mata mais, muito mais do que qualquer doença. Estamos aqui para não dar descanso aos criminosos que matam milhões de brasileiros apenas com uma caneta. Vamos fazê-los pensar três vezes antes de meterem de novo a mão em dinheiro público. Não podemos obrigar as pessoas a fazer a coisa certa, mas podemos dificultar bastante a vida de quem tenta fazer a coisa errada. O país nos deu uma missão e todos aqui sabem o que acontece com missão dada. Nossa tarefa é nobre e a nossa luta não tem nem freio nem marcha a ré. Não podemos andar pra trás enquanto o filho do faxineiro não puder estudar na mesma escola que o filho do senador, enquanto há tantos desamparados pela falta de verba que foi desviada dos cofres públicos, não com tantas mães perdendo seus filhos para as drogas. Só nos contentamos com a vitória. Por isso, quando voltarem para suas casas, avisem a seus amigos e à sua família que de alguma maneira vamos fazer a situação desse país mudar para melhor.
Peço a cada um de vocês que ao final da leitura dessa mensagem, quando os senhores forem bater palmas, que essas palmas não sejam dirigidas a mim, mas ao colega que está ao seu lado. Vamos aplaudir a nós mesmos com força e com vontade, para celebrar todo o nosso esforço, para comemorar a vitória de tanto tempo dedicado exclusivamente a chegar até aqui. Vamos aplaudir demoradamente toda a nossa garra, toda a nossa vontade de vestir aquela roupa preta. Vamos festejar com aplausos todo o longo caminho que tivemos que percorrer pra chegar onde estamos agora. Vamos lembrar que somos todos um só, somos todos o mesmo grupo, seremos todos policiais federais. Estamos passando por um momento de transição e por isso devemos aplaudir aqueles que lutam por uma Polícia Federal cada vez melhor. Senhoras e senhores, como diz a música, eu vejo a vida melhor no futuro, eu vejo isso por cima de um muro de hipocrisia que insiste em nos rodear. E é por isso que eu peço agora uma longa salva de palmas para todos nós."


Vamos falar sobre a “Terra Santa” Academia Nacional de Polícia. Berço de formação da Polícia Federal e melhor academia da América do Sul. O clima de Brasília “castiga” os alunos. Por ora muito frio em outros momentos muito calor.

Café da manhã: O restaurante possibilita que de forma remunerada os alunos tomem café. O preço não é baixo. Não existem muitas opções. Algumas frutas, iogurte, pão, queijo, presunto, pão de queijo e etc... Acordando cedo é possível ter uma variedade melhor. Salvo engano, abre a partir das 06h30minh. O ideal é pegar o café, pesar e já realizar o pagamento que pode ser com dinheiro ou “anotar” e pagar após sair à bolsa.

Formação: Todos os dias às 07h20min com “Brados”. É possível, e comum, que o Diretor da academia passe algumas orientações como, por exemplo: Protetor solar e muita água, água e água... Ou todos ficam com boné ou todos sem... se alguém esquecer... Isso vale também para o casaco. Toda sexta-feira terá leitura semanal onde as turmas se revezam em suas apresentações. Hasteamento da bandeira, hino Nacional e do DPF. Para quem “sonha” momento mais do que especial. Obs: sem boné.

Deslocamento para as atividades: Depende de cada turma. Uns podem ir para sala de aula e outros para diversas outras atividades. A depender de cada uma se usa uniforme diferente:
Educação física: tênis preto, meia (não necessita ser soquete), camiseta e short azul. É possível levar água e passar protetor.

Defesa Pessoal 
Calça preta, chinelo e dependendo do dia algema.


Sala de aula: Camisa polo amarela, calça preta e tênis preto ou coturno. É tudo muito organizado. Aulas interessantes. Não é possível ir ao banheiro a qualquer momento somente mediante autorização (o ideal é nem ir). A maioria dos professores são Delegados e possuem um relacionamento muito bom com os alunos. Não existe local marcado. Existirá o xerife, multimídia e subxerife. No intervalo é possível ir ao banheiro e ao Banco, porém, não é muito tempo.

Orientador: cada turma terá o seu. Geralmente o “pai” da galera. Ao final do curso a despedida é “dolorida” misturada com alívio. Com ele você poderá tirar qualquer tipo de dúvida.

Médico e psicólogo: A academia possui estes profissionais, mas não é nada interessante conhece-los. Pose ser interpretado como “miguelagem” para não assistir aula. Mesmo dispensado pelos profissionais o aluno toma falta e deixa de receber aquele  valor.

Bombeiros Militares do DF: Ficam à disposição de todas as aulas de educação física e durante todo o expediente na academia de segunda à sábado.

Almoço (Restaurante)
11:40h até 13:45h salvo engano. O restaurante não é bom, mas é o que temos. O preço é elevado pela qualidade. Também existem cantinas sendo possível lanchar. Devido à carga de exercícios isso não é muito recomendado. Também é possível anotar e pagar quando a bolsa entrar.

Agência bancária: Somente banco do Brasil no interior da ANP. Para receber a Bolsa servidores Federais deverão optar e servidores Estaduais se não tiver impedimento no Estado deles podem receber as duas. O que é vedado é receber dois valores da União mesmo que seja a bolsa família. Atenção: Pode ser conta de qualquer Banco, mas não pode ser conjunta!!! Atenção: A Polícia Civil do ES mandou todos que acumularam devolver os valores recebidos após 3 meses...

Of Road: Muito boa aula. Percursos por locais esburacados, lama, ladeira e uma noção de como pilotar L200. Nunca tinha pilotado antes. Direção defensiva e operacional, inclusive com cavalo de pau!!!hehehe Aí você vê  quem é quem. É uma zoação geral...

TOA: Simulação de operações muito legal. Não posso falar muito. Bastante interessante.

SAT 

Aulas de tiro. Excelentes profissionais rola uma pressão. Não precisa fazer curso fora lá é o suficiente são mais de mil tiros. Farei uma postagem à respeito.


Natação

 A natação é operacional por isso não contribui muito para o TAF é necessário treinar por fora quem possui dificuldade. No início o volume é muito grande. Salvamento, calça, tênis, camiseta, nado lateral, pernada e etc... e ao final tira a roupa e tiro de 50 ou 25 metros.

Corrida: Vai até 50 minutos direto depende da aula. Separa em grupos que é estabelecido no taf diagnóstico. É possível fazer o máximo ao final. Isso vale para o salto e barra excelentes profissionais.
Treinamento para os TAFs: Fica à disposição somente no horário do almoço. A pista de corrida, Barra e caixa de areia toda noite podem ser utilizadas.

Horários de aula: 8:00h até 17:40 salvo corujão... Pode ir até 22:00 inclusive tiro de visão noturna...

Biblioteca: Do término da aula até 22:00hs. Além disso, acesso à internet.

Toque de recolher: Após 23hs qualquer aluno fora do alojamento está passivo a punição. Alojamento varia de 6 a 4 pessoas. Separado homem de mulher. Quem fica no seu alojamento é da sua turma. Separado por ordem alfabética. Serviço de limpeza de segunda à sexta.

Serviços: Lavagem de roupa, lençol, tênis e transporte de alunos. Procurar Laércio. Existem concorrentes para lavagem também.

Celular: 90% do departamento possui o telefone TIM.

Quem pretende levar família: Aluguel de apartamentos falar com Medeiros: 61 8170-8181 Ótimos preços. Além desse também existe Laércio: 61- 8195-4736. O quanto antes melhor, pois vai ficar cheio. Existem pessoas que levam esposa, namorada, filho e lá tem um preço bom à 5 minutos da ANP.


Abraços, 
e não esqueçam de votar para o próximo post.

OBS: Divulgando o grupo de estudos do amigo Claudio




sábado, 15 de junho de 2013

"Você não sabe o quanto caminhei pra chegar até aqui"...


Superar limites para realizar Sonhos

O assunto hoje vai "tocar" no coração de muita gente. Estudar para um concurso difícil, trabalhar e/ou ainda ter que se preparar para um dos TAFs mais difíceis do Brasil não é para qualquer um. Vamos lá, eu nunca soube nadar. Sempre que estava com amigos, adolescentes, ficavam rindo da minha cara. Sempre respeitei muito o mar, piscina. Chegou a ter situações de irmos passear de "Saveiro" e eu com uns 20 anos pular ao mar de colete, sempre motivo de piada.

Para realizar o sonho de vida minha vida tive que superar esta adversidade. Começar a nadar com 29 anos não foi fácil. Sabia que haveria necessidade da natação mas com o tempo de 56 segundos era uma coisa (taf 2004). Quando saiu o edital (2009) com o tempo máximo de 41 segundos quase joguei tudo para o alto. Vários profissionais da área não acreditavam quando eu dizia este tempo mínimo. Tive que ter forças... Com 1,86m e 75kg apresentava uma dificuldade ainda maior na água apesar de ter boa envergadura. E para superar a vergonha iniciei os treinos no meu condomínio com um amigo formado em educação física.

Tinha que nadar no tempo dele, por volta das 19:00h e era época de inverno. Muito, mas muitoooo frio. Na realidade apesar do sofrimento preferia assim. Não gostaria que terceiros me vissem fazendo "garrafinha" na água. Não existiam pessoas na piscina, somente o guardião (por sinal de casaco) , mas no final de semana pegando um sol com minha filha uma senhora me abordou: " meu filho, você é o rapaz que fica nadando naquele frio"? Respondi que sim! Ela disse: "nossa, que Deus lhe abençoe, fico com minha empregada na janela com uma dó de você"... Até que resolvi entrar em uma natação mesmo SESC Niterói e comecei a minha luta.

Estudando, trabalhando e treinando era complicado ir todos os dias. Evoluía muito devagar. No curso observava amigos dizendo que o taf era mole, isso e aquilo e dava uma profunda tristeza. Imagine passar e rodar no teste físico... Conseguia nadar durante uma hora sem parar, mas nada de fazer o tempo. Para ser sincero antes do teste só fiz por 2x e achava que era minha professora querendo me dar moral. Achava que o tempo de 41 era algo muito bem pensado, pois fazia 41 e alguma coisa, 42... Sinceramente cheguei a duvidar da minha capacidade. Estava cansado daquilo: feriado, finais de semana, dedicação e, além disso, lutar contra algo que eu não conseguia. Tinha um amigo que também foi aprovado que passava o mesmo sufoco que eu, porém, ele também tinha problemas com o salto coisa que eu nunca tive. Nunca consegui, mesmo tentando, saltar "menos" de 2.14 metros. Este companheiro nadava um pouco melhor do que eu, mas era raro fazer abaixo do tempo também.

Após a prova vi que minhas chances eram reais. Eu e aquele amigo de treinos começamos a nadar de segunda a sábado. Era treino às 06:00h sofrimento total. Isso era devido a minha professora ministrar aula em outro local com piscina de 25m e a necessidade de ser cedo era para nós não termos que pagar. obs: onde eu nadava tinha 20 metros. Ao ser aprovado a primeira pessoa que liguei foi minha professora e falei: "Bianca agora sou eu e você"... Ela me apoiou muito nunca desistiu de mim. Eu tinha muito medo de desapontá-la não só ela como os outros professores... Treinei muito pesado e faltando uma semana para o taf nadei com um professor que era bombeiro fiz em 42. Ele disse parabéns na adrenalina um segundo é mole!!!

Já estava esquecendo. Quando saiu o local do taf fui até a UFRJ. Necessitava ver a piscina. Chegando lá me arrepiei. Literalmente senhores, conversei com a piscina. Explicava a ela que estava muito próximo do meu sonho e que estes 50 metros não poderia apagar tudo o que eu fiz para chegar até lá. Orava, pedia com os olhos vidrados nela. Levei minha sunga e conversei com o guardião que me autorizou nadar. Ao entrar nadei bemmmm de leve e acreditem: " logo que entrei na água pensei que eu conseguiria a piscina me recepcionou bem". Fiquei por cerca de 20 minutos e fui embora. Foi importante para saber que o local da virada era complicado. Havia alguns candidatos nadando e marcando tempo. Teve um que olhei e falei esse cara não sabe nadar e quando chegou a borda falaram 40 segundos... Pensei: não é possível eu vou fazer!!!

Chegou o dia. Café da manhã bem leve. Fui quieto no carro com minha esposa. Falava muito pouco bem concentrado. De uma forma ou de outra não me imaginava perdendo aquela luta. Pensava muito em Deus! Fiz todos os testes com tranquilidades e vale ressaltar que quase nem treinei. Sou magro não tinha dificuldade com os outros exercícios. Fiz 8 barras (quando estava forçando a nona larguei), corri e saltei com tranquilidade tudo me poupando para natação. Sabia que minha família dependia deste momento. Professores aguardavam o resultado, amigos, familiares, companheiros de profissão.

Fui trocar de roupa muito nervoso. Antes de chegar ao vestiário colegas que sabiam da minha dificuldade gritavam (pois em uma parte do trajeto quem estava fora via os candidatos). Nunca vou esquecer-me do amigo Machado gritando: "Luizinho não cansa é braço é braço"!!! Aquilo foi tudo o que eu precisava ver aquela galera. Enquanto muitos comemoravam eu estava concentrada. Parecia o "frango sadia" com toca, óculos, parecia um profissional só faltava o pé de pato...heheheh A galera mesmo só de sunga aguardando a hora.

Quando eu era o próximo o examinador  mandou ficar atento. Passou um filme na minha cabeça. Fiz o que prometi, por favor, não comecem a rir.... Me imaginei representando o Brasil nas olimpíadas com narração do Galvão Bueno!!! Narrei tudo, exatamente tudo desde a minha caída na água até a chegada. Lembro como se fosse hoje: " ele tá chegando no momento crucial é a virada... perfeito faltam 25 metros, seguraaaaa que eu quero ver" (neste momento digitando meus olhos estão com lágrimas)... Pensava na minha família minha filha dizendo: papai nadar, papai nadar. Em um determinado ponto eu cansava últimos 10 metros, mas foi aí que me concentrei e puxei ainda com mais força. Cheguei à borda e o examinador gritou: 37.26!!! Chorei na hora quase não consegui sair da piscina. Era tanta emoção que tiveram que em ajudar. pulei em cima do candidato que entraria depois hoje é meu grande amigo.


Depois descobri que minha esposa estava em cima de um muro vendo a prova e chorou quando o cara que estava ao lado dela falou meu tempo. Ligou para minha mãe dizendo: ele conseguiu!!! Minha mãe só chorava... Fiz contato com os amigos e ao chegar em casa meu irmão estavam lá e fomos para churrascaria. Aí falei o seguinte: “meu Deus, hoje o senhor me mostrou que não tem jeito, a vaga é minha”...

É por essas e outras que dou o maior valor pela minha profissão.

Em tempo, informo que o meu colega de treino também passou no TAF, fez 38 na natação, mas infelizmente ficou no psicotécnico. Conseguiu liminar cursou ANP mas não conseguiu a posse precária até o momento. Está vindo quente para a prova de escrivão.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Nomeação e Posse


Festa de formatura PF 2012

Após a formatura ficamos aguardando de forma "ansiosa" pela nomeação e posse lembrando sempre que a investigação vai até o ato de nomeação. Muito se especulava em função a data exata. Levando-se em consideração que as passagens são "caras" algumas pessoas optaram por apostar. Haviam rumores que só sairia no final de janeiro e forte indício que sairia antes do final do ano. Tudo foi de forma muito rápida. Autorização para nomeação e um dia depois a nomeação.

Só então que realmente comemorei... Ver meu nome no D.O da União após toda minha luta e dificuldade não tem preço. Não existe nada melhor do que sentir orgulho de você mesmo! Família comemorando, enfim, acabou a pressão sou Agente Federal. Enquanto alguns escolhiam para tomar posse apenas ao final do prazo outros se antecipavam ou aguardavam até mesmo na cidade escolhida.  A partir da posse é que começa valer a matrícula mais antiga e isso é de grande importância para férias, pontuação para remoção...Dia 28 de Dezembro foi inesquecível!!! Dizem que quem tomou posse até o dia 31 poderá gozar um período de férias, na prática, não sei como funciona.

Estava com passagem comprada para o dia 8 de janeiro, pois aguardava alguns exames ficarem prontos. Dei "mole" o certo é assim que sair da ANP já começar a realizá-los. Observando amigos já servidores "devidamente empossados" resolvi solicitar o adiantamento do meu exame. O Militar necessita do certificado de reservista e necessitei ir até o Quartel general da PMERJ solicitá-lo, vale o comentário. Cheguei na maior humildade e falei com o responsável pela sessão. O mesmo informou: "Ihhh rapa, isso vai dar merda ein... Você necessita de ao menos 30 dias". Fulano, manda a pasta do fulano. Tá aqui mas não tem como!" Neste momento fiz o pedido: "eu sei que existe um prazo mas necessito disso a minha nomeação saiu hoje". De cabeça baixa o militar informou: " eu sei que você precisa mas não pode cagar para o nosso procedimento agora... Você passou para qual concurso? respondi: Polícia Federal! Neste momento ele levantou a cabeça e me deu o papel dizendo: "vou quebrar teu galho... Tire uma cópia e devolva, deixe sua funcional aqui"...

Na volta já estava geral da sessão sabendo me dando os parabéns, perguntando quanto tempo estudei, que era um exemplo...hehehehe depois fui no laboratório e informei que necessitava do exame mais rápido louco para que perguntassem o motivo né... Dito e certo, falei e consegui. Mudei a passagem do dia 8 para o dia 4. Um dia anterior a viagem recebi uma ligação do ACRE (ao ver o DDD 68 meu coração já acelerou) informando que teria uma equipe indo me buscar no aeroporto. Ao chegar na capital rola adrenalina né... E ao desembarcar vi a viatura ostensiva e ao lado 3 policiais Federais que em deram um abraço e falaram "seja bem vindo ao DPF"!!! irmão, fico arrepiado só de lembrar.

Precisava fazer o exame admissional pois não consegui fazer no RJ. Almoçamos e fomos direto lá. Existia uma fila devido a um outro concurso para professor. falei com a enfermeira que o Superintendente daria posse aos novos servidores no fim da tarde e já era próximo de 16h. Não sei o que ocorreu fui atendido rapidamente e ao entrar na sala o médico (que estava meio puto) falou: " Senhor Luiz, boa tarde. Policia federal né? já fizeram vários exames não sei porque mais este". Fez uma rápido exame e me deu os parabéns dizendo que sentia muito orgulho do serviço prestado pela Polícia Federal no Estado do Acre.

Retornei na parte administrativa do DPF onde conferimos toda documentação. cara que sufoco... É um medo de faltar algo ams eles são bem flexíveis. Quando gerou minha matrícula vibrei e aguardamos a posse. Veja e reveja várias vezes todos os documentos necessários para posse. Chegue com tudo devidamente separado, cópia e etc... Não teve uma solenidade como previsto mas sim um bate-papo e muitos elogios pela dificuldade do concurso e o período na ANP. Logo pós fomos buscar a arma. Não era novinha sei que a pergunta será essa mas é muito nova. 
obs: Alguns pegaram 0km da mesma forma que quem tomou posse pouco depois ficou uns 7 dias sem arma.

Valeu galera, espero que seja motivador este depoimento.

sábado, 8 de junho de 2013

Preparem o Brado de sua Turma


Brado formatura Polícia Federal 2012

Não existe um horário determinado para o aluno acordar. O certo é que as 07h:20min  todos deverão estar em forma e o xerife já deverá ter apurado as faltas e os respectivos atrasos. Não é algo taxativo, apertam no início e depois naturalmente vão afrouxando. No restaurante da academia é servido café da manhã mediante  pagamento, porém, muitos alunos optam a lanchar nos seus respectivos alojamentos. Lembrem-se que não é possível utilizar comida perecível. Pelo manual do aluno o mesmo fica passivo de perda de pontos. Sempre existe aqueles alunos que sempre chegam atrasado mas basta começar a cobrança de penalidades que os engraçadinhos se enquadram.

Dentro de uma semana as turmas deverão elaborar os seus respectivos "brados". Na verdade nada mais é do que gritos que cada turma dará antes de começar suas atividades. Mesmo que sejam em forma de brincadeira o certo é que assim as turmas ficam marcadas na memória de todos os alunos. É natural encontrar um colega e perguntar a sua turma e nós cantarmos o seu brado, é muito legal!!!

Alguns deles se destacaram e eram os que mais entoavam os seus cantos pela manhã!!!

Turma Bravo:

Braaaaaaavooooo!!!! (grito chamando a turma)

Ataca, massacra, impõe o seu valor
não tem medo da morte ao inimigo causa horror
a turma é bravo e tem muita moral
honramos o futuro da polícia federal
Bravo, Brasilllll!!!!!!!!!!!

Turma Eco:

E a turma eco (grito chamando a turma)

Agentes, de preto, cheios de moral
aqui na ANP a turma Eco é sem igual
seguimos nossa pátria com coragem e vibração
pra cima, pra frente, cumprir nossa missão
FORÇA E HONRA (xerife gritando sozinho)
Polícia federal, Brasil!

Turma Hércules:
Os caras eram cheio de marra mas eram os que estremeciam o horário da manhã!

Héeeeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrrrrrrculeeeeeeeeesssssssssssssssssssssss (eram uns 10 segundos o cara gritando).
Obs: Eu via o chão tremendo, os pássaros voando, o tempo fechando, o mar se tornando revolto, da selva saindo vários animais em extinção seguindo da Arca de noé)...kkkkkkkkkkkkkkkkk

A nossa farda é preta
o armamento é glock
guerreiros da fronteira do Chuí ao Oiapoque
Na Selva, Serrado, Caatinga ou Pantanal
Nós somos federais academia nacional
agentes papa fox de o povo varonil 
lotados na missão de bem servir nosso Brasilllll!!!!!!!!!!!!

Ao final do curso um Brado deve ser escolhido. O Diretor queria um que falasse de Constituição, defesa do cidadão e entrou um com pouca expressão mas de qualquer forma valeu. Foi marcante. Assistindo ao video acima  fiquei impressionado com o aluno que aparece. O cara estava com "sangue nos olhos" vibrando. Eu duvido que um cara desse não vai honrar o DPF. Isso é sinônimo de conquista, sonho realizado!!!

Após as devidas apresentações as turmas se dirigem as suas respectivas aulas. É tudo muito profissional. Dificilmente os professores se atrasam, faltar então é mais difícil ainda. cada aluno receberá mediante "cautela" um notebook para que possam acompanhar as aulas já que o material é disponibilizado mediante pen drive. 
Bizú: comecem a estudar devagar o quanto antes. Não deixem a mate´ria acumular. Digo isso em relação aos alunos que fazem questão de uma boa lotação. Os professores são proibidos de passar dicas da prova mas fazem um RESUMO interessante (não todos)... Dentro de sala é vedado o uso de computador particular e o acesso a internet (piada né).kkkkk

É isso aí galera, sugestões de postagem estou no aguardo. Não esqueci do colega que pediu sobre as aulas de tiro. Deixa comigo, abraços.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Urgência para projeto que indeniza policiais em área de fronteira


Uma boa notícia para os aspirantes ao quadro do Departamento de Polícia Federal. Uma novela que teve início antes do curso de formação de 2009 ganhou vida ontem. Nãos e sabe o valor exato da indenização que poderá ser de r$ 2.700,00 se considerado todos os dias na região de fronteira ou se somente os dias efetivamente trabalhados. Poderão ser contemplados não somente regiões de fronteira como também locais de difícil provimento.
Com certeza se aprovada a lei o concurso de remoção terá uma nova vertente, pois muitas pessoas vão optar por ficar em regiões de 4 pontos até conseguirem ir para o local que realmente almejam. Sendo assim, será resolvida uma grande questão, pois todas as vezes que ocorrem concursos os "novinhos" ficam isolados devido ao fato de todos os servidores antigos saírem no concurso de remoção.
Dessa forma, os policiais poderão juntar uma "graninha" neste período. Quem for solteiro tranquilamente vive apenas com o valor da gratificação e quem levou a família terá uma grande ajuda.

Matéria FENAPEF

Foi aprovado, nesta quarta-feira (5), o regime de urgência para o PL 4.264/12, do Poder Executivo, que cria indenização para policiais federais, policiais rodoviários federais e auditores da Receita Federal em exercício em localidades fronteiriças estratégicas para prevenção, controle, fiscalização e repressão de delitos.

Parecer

Na Comissão de Finanças e Tributação o relator, deputado Afonso Florence (PT-BA), apresentou parecer com voto pela adequação financeira e orçamentária do projeto e pela inadequação financeira e orçamentária do substitutivo da Comissão de Trabalho e das emendas apresentadas ao projeto e ao substitutivo na Comissão de Trabalho, e das emendas apresentadas ao projeto da Comissão de Finanças e Tributação.
Isto é, o relator na Comissão de Finanças e Tributação manterá o texto original do projeto.

Tramitação

Com a aprovação do requerimento de urgência, a votação final foi transferida das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça para o plenário da Câmara dos Deputados.
A matéria deve ser votada na próxima semana.
Íntegra da proposta:   PL-4264/2012


Fonte: Agência FENAPEF

terça-feira, 4 de junho de 2013

Atribuições de um Escrivão do DPF



O Escrivão de Polícia Federal e professor João Lasmar ministra aulas no RJ e entrou para o Departamento no concurso de 2004. Naquela ocasião o candidato poderia fazer prova Nacional e Regional. Dessa forma, foi possível disputar vagas na prova regional que foi em data diferente do concurso Nacional. As provas de Perito e Delegado ocorreram no sábado e Agente e Escrivão no Domingo, sendo esse na parte da manhã e aquele a tarde.

Isso nunca mais ocorreu porque algumas pessoas fizeram três academias gerando ônus e muito desperdício para a União. ex: entravam para escrivão no regional, depois era chamado para Agente Nacional e depois delegado... Após este episódio o DPF nunca mais repetiu a fórmula e passou a ter verdadeiro "pavor" dos excedentes. Dizem que quase 3 mil candidatos entraram nos quadros da União. Editais com validade reduzida passaram a ser marca registrada.

Vale lembrar que o comentário da grande possibilidade de aprovação em 2004 nada tem haver com o sucesso do escrivão em questão. Foi aprovado com "louvor" na primeira turma do concurso Nacional. A matéria é antiga mas pode ser observado muita coisa coerente em relação aos concursos que vieram ou estão por vir. Esse servidor foi um dos responsáveis pela mudança radical no TAF. Digo isso porque já fui seu aluno e me recordo como se fosse hoje o aviso: "preparem-se para o TAF do edital do próximo concurso. O de 2004 só serve para separar quem está vido do que está morto"... Não deu outra.

Acredito que muitos já tenham acompanhado a matéria. Ele vem ratificar o que digo em relação ao escrivão fazer trabalho de rua.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Fronteira: Fim do Mundo e o início do Paraíso...


Dia 30 de maio para muitos apenas um feriado normal: cinema, praia, teatro, estádio de futebol, churrasco... Bem, eu já fui um simples "mortal". Na fronteira a coisa é diferente para quem quer usufruir e não ficar apenas reclamando da região. Alugamos um ônibus e fomos até Cusco PERU fazer um passeio durante o feriado. Famílias reunidas, muita festa, brincadeira... Neste momento fiquei pensando: esse era o local que diziam ser o fim do Mundo? Quem faz o local é cada um de nós, amigos, familiares. Estar de coração aberto para nova fase é fundamental.

Nunca imaginei cruzar a "Cordilheira dos Andes" rodeado de amigos e olha que a viagem foi muito cansativa. Conhecer novas culturas, pessoas, estilo de vida isso sim é ser diferente. Não entendo porque em fóruns 95% das coisas são negativas em relação a lotação. Torno a dizer: Sou muito feliz e minha família me acompanhará onde o DPF me mandar!!! Como eu pedi isso à "Deus". Ele jamais me perdoaria (se eu reclamasse) após tantos pedidos e graças a ele, minha família e dedicação cheguei lá.

Comentei com minha esposa quando que no RJ nós sairíamos em grupo assim. Vários carros na estrada em "comboio" duas trocas de pneus do mesmo veículo, empréstimo de estepe...rs 
Isso são coisas que só descobri aqui no Departamento. Nosso objetivo maior foi de disputar um amistoso em Cusco - futebol- mas só na viagem tivemos 3 baixas. A altitude foi o nosso maior adversário. São 3400 metros meu caro. Ver um colega dizendo: se não tiver jogo não contem mais comigo para nada!!! não tem preço.rs 

Foram 24 horas de estrada (ida e volta) e menos de 48 horas na cidade mas foi muito bom!!!kkkkk Como podem observar a logística e a estratégia foram perfeitas. Nosso próximo objetivo é ir em Quito ficando 6 dias na estrada e 1 na cidade! Durante todo o trajeto e inclusive passeios fomos "escoltados" pela Polícia Nacional do Peru. No retorno a imigração do país vizinho ficou aguardando por mais de uma hora nossa chegada. É por estas e outras que digo e repito: "orgulhosos por ser federais". Estar em um país da América do Sul e dizer sou policial no Brasil é uma coisa outra é dizer: sou polícia "de la linha" faz toda a diferença!

São essas coisas que fazem a diferença. Estudem, lutem pois jamais estarão sozinhos. Farei questão de buscar cada um de vocês no aeroporto dar um abraço e dizer: "sejam bem vindos à família DPF". Só é infeliz quem quiser. Não existe lotação ruim. "Ruim é estar fora do DPF". Percam 5 minutos de estudo e abracem sua esposa, marido, filho, namorado(a), pai, mãe, irmão etc.. e digam a eles que serão felizes!!! E como serão... Quanta experiência de vida e o melhor de tudo é poder sair após alguns anos e conhecer novos lugares. Será que este emprego existe???